Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Alguém escreveu algures que o futebol é o ópio do povo, que o faz alucinar no epicentro de sentimentos brutais e radicais, sempre numa transformação constante que os resultados, os golos e a falta deles provocam, a velocidade com que se viaja do desanimo, frustração e depressão há euforia é incrivelmente supersónica.

Screenshot (2010).png

Ontem a Selecção portuguesa na voz dos portugueses estava condenada a uma morte prematura, muito pela péssima imagem que deixou no 1º jogo contra os checos, hoje, após a vitória contundente à Turquia, já se fala na Final e em ganhar o Europeu. A verdade é que se o selecionador espanhol fizer o seu trabalho de casa e deixar-se de continuar a querer ser o principal protagonista pelas piores razões, a matéria prima que abunda na Selecção consegue fazer a diferença, principalmente em jogos contra selecções como esta Turquia que optou meter-se por atalhos que não conhece, arranjando um grande sarilho para si mesma e que acabou sem surpresa, num duplo suicídio, o tentar jogar de igual contra Portugal e depois com um auto-golo absurdo, que fará com certeza parte dos auto-golos mais caricatos de sempre do futebol a este nível. 

As grandes selecções, recheadas de grandes jogadores tecnicamente evoluídos, tendem a crescer durante este tipo de torneios, o ambiente do grupo ganha melhor coesão, os erros estratégicos são detectados e corrigidos e o "jogo" de conjunto evolui. Esta Selecção Turca afinal não se mostrou diferente das anteriores, mostrando que continua a anos luz da qualidade das melhores selecções do planeta, tentou o bluff de jogar de peito feito, imagine-se a pressionar a primeira linha portuguesa, mas não passaram das aparências, porque depressa se percebeu que lhes faltava muita coisa, em que mais de metade dos seus jogadores não tem para dar.

448952007_10230142558735596_3925125996024706292_n.

A Selecção portuguesa aproveitou e muito bem o cenário de espaços que os turcos lhe ofereceu, para se alimentar da adrenalina, da vitamina motivacional e fazer boa figura num jogo bem jogado por todos os elementos, obtendo uma vitória justíssima e sem história, com especial destaque para o jovem possante Nuno Mendes que fez da sua exibição um paraíso e em que os 80 anos somados entre Pepe e CR7 ainda envergonharam e humilharam os turcos, arrasando-os.

Portugal vai terminar no 1º lugar do grupo, garantindo já a passagem para a fase do mata mata, onde começará na verdade o Europeu.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 23.06.2024 às 05:25

Caro Julius, com Palhinha as coisas funcionam doutra maneira. Sem falar de Nuno Mendes na ala.
O problema destes jogos é a euforia. Dos adeptos, é normal e não prejudica ninguém. Esperemos que não seja também dos jogadores, todos "estrelas".
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 12:05

Um bom dia de Domingo para todos

P,Vasconcelos, o Nuno Mendes sem as lesões que o têm apoquentado é de facto dos melhores do Mundo na sua posição.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.06.2024 às 08:22

Bastou escalar os jogadores na sua verdadeira posição, Cancelo e Nuno Mendes e chamar o Palhinha, claro.
Temo que a paixão do Martinez pelos jogadores do Benfica e ex( ontem jogaram 6) lixe tudo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 12:08

RCL

Passa por aí de facto, colocar os jogadores nas suas posições, não existe tempo de treinar modelos diferentes, tem que agarrar nas bases já feitas.

Ontem ficou também o aviso as outras seleções, jogar aberto contra Portugal é suicídio.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 23.06.2024 às 09:18

Com os jogadores nos seus sítios, a seleção esteve bem melhor. Vá lá, Martinez não é tão burro como parece. Pepe esteve em grande, mas não vai aguentar jogos de 4 em 4 dias. Rafael Leão, muita parra e pouca uva, como habitual. Pedro Neto perdeu todas as bolas, sem físico para estas coisas. Os outros, em geral, estiveram bem. Suponho que com a Georgia vai descansar toda a gente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 12:16

Orlando,

Ontem o vírus da burridade atacou com mais força o selecionador da Turquia e os nossos jogadores agradeceram, menosprezaram a nossa Seleção pela forma arrogante com que se apresentaram logo no inicio do jogo, perceberam mal no que viram a nossa Seleção fazer contra os checos e encheram-se de confiança excessiva e claro deram-se mal, aparte que andaram sempre muito nervosos durante toda a partida.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.06.2024 às 10:58

Julius, então e as notas?

Chamo a atenção para o facto de nos ter calhado um grupo muito fácil. Estas seleções da Chéquia e Turquia não têm nada a ver com as de há 20 anos.

A sério que os lampiões deram 30M pelo Kokçu?

Os problemas defensivos estão lá: meio campo muito macio e duas autoestradas nas laterais. Penso que quando vier uma seleção forte Martinez terá de ter a coragem de sentar Rafael Leão, Cancelo e Vitinha.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 12:24

Juskowiak

as notas estão de férias a descansar, por aí numa qualquer praia paradisíaca , voltarão quando a melhor equipa do Mundo voltar aos seus jogos

É de facto o grupo mais fácil e Portugal tinha a obrigação de ganhar os 3 jogos, está a cumprir, mesmo depois daquela má imagem que deu no 1º jogo.
O Kokçu teve palavras simpáticas para Portugal no final do jogo, esteve bem nesse aspecto...

Como escrevi no post, as grandes seleções têm tendencia em crescer durante este tipo de competições, no mata mata a seleção estará mais forte se o selecionador não voltar a atacar de novo com as suas "brilhantes" ideias.



Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.06.2024 às 15:41

O Kokçu é bom jogador.
No Benfica é vítima das invenções do treinador e na selecção turca sofre com aquela pressão suicida que "queima" os médios.
É um médio completo que com um treinador competente pode apresentar um nível de jogo altíssimo.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.06.2024 às 16:11

Acha mesmo, Leão do Norte? Até hoje ainda vi essas qualidades.

Nos últimos jogos do Benfica jogou na sua posição, ontem também... e jogou muito pouco.

Este não o quereria no Sporting, muito menos por sequer metade do preço que custou ao Benfica.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.06.2024 às 17:24

Juskowiak, sinceramente acho.
E não me importava nada em tê-lo no Sporting. Com o Rúben Amorim iria render muitíssimo mais. E um médio ao seu estilo.
É um médio intenso, boa técnica, com chegada à área e capacidade de remate. Tem boa amplitude de acção no meio-campo. Já o conheço dos tempos do Feyenoord e se voltasse a trabalhar com o Arne Slot, mesmo no Liverpool, acredito que voltaria a destacar-se.

Nos últimos jogos no Benfica jogou na sua posição, mas aquele treinador do Benfica é tão "criativo" que aquilo era uma anarquia que só prejudicava os jogadores. Mesmo assim foi o melhor.
E ontem, com aquela táctica da Turquia contra o meio-campo e ataque português, pouco poderia fazer.
Sem imagem de perfil

De AHR a 23.06.2024 às 13:29

Nesta fase de grupos Portugal encontrou um nível de qualidade dos opositores equivalente, embora com as devidas distâncias, semelhante à fase de qualificação. Mais uma vez Portugal teve sorte no sorteio, se compararmos com o que sucedeu com outras equipas. Se Portugal não tivesse ficado em primeiro do seu grupo seria um escândalo. Portugal cumpriu a obrigação, não considero que tenha realizado nenhum feito. Como ficou em primeiro lugar vamos jogar os oitavos com um dos terceiros dos outros Grupos, ou seja, um clube que ficou em penúltimo no seu grupo. Melhor sinal do que este também não poderia ter acontecido a Portugal. Será a partir dos quartos de final, na assunção que Portugal vença o penúltimo classificado de um outro grupo, que verificaremos o verdadeiro valor da selecção. Até lá não convém elevar muito as expectativas, pois Portugal ainda não defrontou seleções de nível equivalente ao seu.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 13:40

AHR

Em todos os jogos podem surgir surpresas, nestes torneios de Europeus e Mundiais o histórico das surpresas é abundante e também nos pode calhar a nós.

O 3º que nos pode calhar até pode vir a ser uma seleção tradicionalmente forte, teremos que esperar para saber.

Esta fase final a exemplo de todas do passado só começa a sério na fase do mata mata, aí teremos o verdadeiro início do Europeu, veremos como estará preparada a nossa seleção, porque neste tipo de torneios curtos, quem estiver melhor fisicamente, quem chegar em melhores condições há fase do mata mata terá obviamente mais possibilidades de jogar a Final.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.06.2024 às 15:24

Amigo Julius,

Como ontem escrevi há duas condições imprescindíveis para o sucesso da Selecção. Colocar os jogadores nas suas verdadeiras posições e o Palhinha ser titular.
No restante é acreditar na qualidade dos jogadores desta Selecção e que o selecionador não invente.

Mas atenção, na minha opinião não estamos nos principais favoritos à conquista do título. Temos condições, e eu acredito, para o conquistar, mas não estamos na primeira linha para o fazer.
Contra equipas que joguem muito fechadas, ou que saibam fechar muito bem os espaços, temos muitas dificuldades. Dificilmente voltaremos a encontrar uns líricos do futebol aberto como a Turquia.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 19:33

Amigo Leão do Norte,

jogar aberto contra Portugal é suicídio, nesse cenário o Bernardo e mesmo o Leão serão peixes na agua. Veremos o que sai no primeiro mata mata.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 23.06.2024 às 16:22

Boa tarde,
Para mim apenas razoável pois com a qualidade dos jogadores que temos exige- se um trabalho coletivo mais eficiente, como apresenta por exemplo a Alemanha, esses mecanismos poderão ainda aparecer com o avançar da prova; de referir que também a Espanha me impressionou com um futebol muito rápido e tecnicamente muito evoluído; enfim, a nossa selecção tem muito mais para dar, se deixar os temores e alguns individualismos de parte, jogando rápido de forma criativa, e utilizando de forma natural a tecnica que possuem os seus elementos!
Bom Domingo!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.06.2024 às 19:35

José Gonçalves,

Estamos ainda na fase do aquecimento, a doer a serio será já na fase seguinte, normalmente nos Mundiais e Europeus só começo a ver os jogos quando dá início o mata mata.
Sem imagem de perfil

De Manuel a 24.06.2024 às 05:28

Caro Julius, que bom ter oportunidade de voltar a trocar ideias consigo.
Ver as capas dos desportivos foi surreal. Que estupidez. Não houve dificuldades nenhumas pois a Turquia suicidou-se.
O que eu notei com agrado foi a prestação de Cristiano. Está diferente, nem parece o mesmo. Aquela de passar ao Bruno foi extraordinária. Acabou com o jogo. E é curioso que ainda dá um melhor impacto nos adeptos do que tentar marcar os golos todos como dantes. E já noto isto de há uns jogos atrás. Não gostando do que Martinez fez a Pote, tenho de lhe dar os parabéns por ter conseguido chegar à cabeça do Cristiano. E obviamente tb ao Cristiano por ter percebido. Noutra nota, queria responder ao Ricardo Quaresma: sem dúvida nenhuma, tirava o Pedro Neto para pôr o Pote. A maior injustiça depois da não convocação de Manuel Fernandes para o México 86.
Abraço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 24.06.2024 às 10:56

Manuel,

É de facto escandaloso o Pote não ser selecionado para ir no seu lugar aquele Pedro Neto que vimos atuar, terá muita história por trás dessa muito infeliz decisão.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 24.06.2024 às 15:41

Querido Amigo Julius
Parece que o selecionado acertou

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 24.06.2024 às 15:50

Querida amiga

O importante agora é acertar no mata mata, estamos na expectativa quem nos calha

beijinhos

Um feliz dia também para si

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo