Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2023/24(20)

Julius Coelho, em 05.12.23

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Gil Vicente da 12ª jornada da Liga BETCLIC, que resultou numa vitória por 3-1. Golos de Pedro Tiba (auto golo) 43', Vicktor Gyokere 52' e 56'.

MAIS UM "SHOW" DE GYOKERES NO REGRESSO DO SPORTING À LIDERANÇA

O Sporting voltou ao 1º lugar da Liga, agora isolado, após a vitória com competência contra a equipa de Barcelos. O leão liderado pelo possante avançado sueco Viktor Gyokeres (marcou 4 golos, 2 foram anulados e desbaratou toda a defesa gilista), teve sempre o domínio do jogo durante os 90', apesar de ter estado a perder por um golo muito fortuito, através de uma bola parada, na única vez que a equipa do Vítor Campelos criou perigo na baliza de Adán. O treinador do Sporting quis que a equipa ainda desse mais intensidade e velocidade ao jogo, fazendo 3 substituições de uma assentada após o intervalo, dando uma mensagem muito clara para a busca da vitória. Os golos acabaram por acontecer dando justiça no resultado final, contra um adversário que tentou surpreender e que teve no seu guarda redes o melhor elemento da equipa, que com excelentes defesas evitou uma goleada.

Screenshot (851).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5 - Demolidor, é o terror das defesas, sempre que lançado em profundidade ninguém o agarra, um "animalazo" na luta física e nunca se cansa. Aos 90' continuou a fazer sprinters, arrastando toda a equipa contrária atrás de si e levando à loucura todas as bancadas do estádio que gritaram pelo seu nome. Marcou 4 golos mas o VAR anulou 2.

ANTONIO ADÁN - 3 - Parecia ser mais uma noite tranquila até que, sofreu mais um golo numa bola parada, tudo normal como tem sido um hábito nos últimos tempos.  Não teve lances para grandes intervenções.

RICARDO ESGAIO - 3 - Até que estava a agradar a sua exibição, com melhor acerto nos dribles e na decisão, mas por questões estratégicas teve que ser substituído e já não regressou para a segunda parte.

OUSMANDE DIOMANDE - 4 - Exibição segura e com evidência em vários lances em que ganhou na antecipação.

SEBASTIÁN COATES (Cap) - 4 - Todas as camisolas da equipa tinham a assinatura do "El Comandante", momento para assinalar o rei estrangeiro com maior numero de jogos pelo Sporting. Exibição autoritária e a bom nível no jogo. Levou um amarelo injusto que o retira do jogo de Guimarães mas que lhe dá descanso para defrontar o FC Porto. 

GONÇALO INÁCIO - 2 - Voltou a não estar bem, foi ultrapassado várias vezes, errou no passe e foi lento na reacção (comete a falta que resulta no golo do Gil). Não está a passar um bom momento, denota algum esgotamento e por isso foi substituído sem surpresa ao intervalo.

NUNO SANTOS - 3 - O treinador do Gil Vicente preparou-lhe uma armadilha, desviou da esquerda para a direita o possante ala Félix Correia que foi sempre uma dor de cabeça que o Nuno nunca conseguiu curar, dando-lhe muitos problemas. O seu melhor momento, o remate que acabou no golo do empate, depois de a bola ter sido desviada pelo Pedro Tiba.

MORTEN HJULMAND - 4 - Dominou o meio campo com o colega japonês, uma dupla em fato macaco que funcionou muito bem, sempre muito segura a bloquear as tentativas de organização do jogo adversário. Cada vez mais se nota a sua influência na estratégia do passe directo para o espaço do Gyokeres.

HIDEMASA MORITA - 4 - Sempre ligado à corrente fez a melhor exibição dos últimos jogos. Funcionou como um relógio suíço na cobertura ao seu colega dinamarquês, nas dobras a bloquear as linhas de passe do adversário e depois na ajuda a conseguir espaços para ligar o jogo da equipa. 

PEDRO GONÇALVES - 4 - Também com a exibição mais positiva das últimas semanas, apesar de ainda não ter voltado aos golos. Um remate  que levou a bola a passar a centímetros da barra e duas assistências, uma quase que dá golo a que o Edwards falhou, a outra deu mesmo golo, com Gyokeres de primeira a fuzilar para o 3-1.

MARCUS EDWARDS - 4 - Como aconteceu em Bérgamo, entrou após o intervalo e desequilibrou ainda mais o jogo para o lado da sua equipa, só o conseguiram parar na falta. Um dado novo, dá sinais de maior maturidade, as suas exibições de melhor nível estão a aparecer mais regulares.

GENY CATAMO - 3.5 - Deu a sapatada final para o assalto à vitória, o adversário passou a ter na sua frente e nas costas Geny Catamo, Marcus Edwards, Pote e Gyokeres, ficaram de todo baralhados e sem argumentos, sem saber onde fechar.

JEREMIAH ST.JUSTE - 1 - Já tem o prémio assegurado do azarado da época. Entrou... lesionou-se e...saiu! Felizmente parece que desta vez não será grave, torceu um pé e será facilmente recuperável.

MATHEUS REIS - 3 - Um dilema que o Rúben tem na ala esquerda, o Nuno Santos que é de tracção à frente que define com qualidade competente no ataque, mas defende mal, tem por outro lado o Matheus Reis de tracção atrás que garante competência a defender e que se movimenta bem no apoio no ataque, mas que define sempre muito mal os lances, fica complicado.

EDUARDO QUARESMA - 3 - O miúdo até que se saiu bem, forte e concentrado nos duelos, nunca deu espaços ao adversário. Exibição positiva.

PAULINHO - 2 - O resultado já estava praticamente fechado quando entrou, ainda tentou mostrar-se tentando fazer o seu golito em 2 lances, mas sem sucesso.

RÚBEN AMORIM - 6 - O Sporting vive uma Nova Era, desta vez a equipa aproveita os deslizes dos adversários e não vacila no jogo que os pode ultrapassar, mesmo após o desgaste de um jogo europeu. Mérito do seu treinador em impor essa nova mentalidade . Ontem não vacilaram e cumpriram com justiça na vitória que se exigia para chegarem à liderança isolada da Liga. Repetiu a estratégia de Itália, com a entrada do mesmo trio no inicio da segunda parte, quando o adversário já oferecia espaços, e, voltou a dar resultado, deram cabo deles, do sonho do Gil Vicente, de pensar que podia roubar pontos em Alvalade.

VÍTOR CAMPELOS - 2 - Montou bem a estratégia, treinou-a afincadamente, surpreendeu na troca do Félix Correia (grande exibição) para a direita, para aproveitar o adiantamento do Nuno Santos, sabendo que do outro lado o Esgaio defendia melhor e é mais posicional, verdade é que chegaram à vantagem no marcador, mas os argumentos do Sporting foram sempre superiores e pareciam nunca acabar.

CLÁUDIO PEREIRA (Árbitro) - 3 - Arbitragem desnivelada, técnico e disciplinarmente. Esteve muito bem em contrariar o VAR validando o segundo golo do Sporting mas borrou a pintura com 2 amarelos mal mostrados, a Esgaio e ao Coates, em lances que nem falta foram. 

LUÍS FERREIRA (VAR) - 3 - A primeira vez que aparece como VAR nos jogos do Sporting e deixou dúvidas, anulou 2 golos ao Gyokeres em lances que mais uma vez não são mostradas as várias imagens de outros ângulos que se exigia, parece propositado, e quis anular o 2-1 ao Sporting, valeu o árbitro que não foi em cantigas, o Gyokeres não faz falta, o defesa sabido, mal sentiu o contacto atirou-se para a piscina.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


64 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 05.12.2023 às 06:08

Bom dia Julius
Este era um daqueles jogos em que, face ao resultado do clube do outro lado da rua, era muito importante vencer e convencer. Uma vitória grande e inequívoca mandaria muitas mensagens para os adversários e teria um efeito muito forte na própria equipa.
Fiquei na dúvida se tal foi conseguido. Qual é a sua opinião?
Abraço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.12.2023 às 10:19

Um bom dia de terça feira para todos.

Manuel

Um jogo em que marcamos 3 golos e estamos todos de acordo que podiam ter sido 4 ou 5 é uma resposta inequívoca. Não vamos agora diminuir o valor do Gil Vicente, todas as equipas estão mais fortes e obrigam ao registro máximo para as vencer, ainda para mais quando a seguir a um jogo europeu duro como foi o de Itália. Quantas vezes no passado o Sporting perdeu oportunidades de ultrapassar os seus rivais que tinham perdido pontos e a jogar contra equipas modestas e em casa, eu recordo inúmeras as vezes.

Sim deu uma mensagem forte e que preocupa os adversários, hoje o Sporting ofusca completamente as luzes que tinham preparadas para o rival do costume, basta ver as capas dos jornais de hoje. Não faz muito tempo o rival até era candidato a ganhar a Champeon League ou se recuarmos um pouco mais recordarmos o delírio que foi na chegada do Di Maria.

Isto é um tremendo mérito do treinador e dos jogadores do Sporting, mostraram ontem que vai ser mesmo tremendamente difícil derrubá-los.

Faltam todavia muitos meses e em Dezembro não se conquista nada, mas fica o aviso a todos os rivais que vai ser muito dificil para todos.

Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 06.12.2023 às 23:58

Só mais um detalhe. Mais uma vez ganhamos por mérito próprio sem ajudas "arbitrárias".

A única oportunidade de perigo do gil que deu em golo,nasce de um toque de raspão da ponteira do pe do Inácio,que o avançado aproveitou para mergulhar para o chão. Relembro que o Coates levou um amarelo por ter feito uma corrente de ar ao avançado do gil(nem lhe tocou). E o treinador do gil disse 3 vezes no pós jogo que o golo do Gyokeres devia ter sido anulado porque ele não deixou um m2 de distância para os adversários e ousou saltar na vertical,é curioso não ter ouvido ninguém falar na intensidade do toque e da decisão do árbitro nestes casos prevalecer perante a do VAR.

Resumindo,ficou clarinho que nao fomos ajudados e porto e benfica viram isso. Vencemos inequivocamente. As unicas duvidas com que fiquei foi nos 20cm que nos anularam 2 golos e nos outros 20cm que validaram o outro golo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.12.2023 às 00:13

Comento a arbitragem no post desta quinta-feira sobre as nomeações para Guimarães.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.12.2023 às 10:20

Alexandre,

Também tenho muitas dúvidas nesses lances e por isso fiquei com dúvidas desse Luís Ferreira como VAR, agora vou segui-lo. Sabemos por exemplo quem é o Rui Costa que não desperdiça um unico jogo para dar a mão ao clube da fruta, agora levou mais um castigo para o seu rico histórico de castigos e ninguém quer ver esse histórico e as razões desses castigos sempre pelas mesmas razões, "no pasa nada".

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo