Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (02)

Julius Coelho, em 10.08.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Rio Ave da 34ª jornada da Liga Portugal Betclic, que resultou numa vitória por 3 - 1. Golos de Pedro Gonçalves 6', 26' e Viktor Gyokeres 63'.

NO RETORNO À SUA FORTALEZA, SÓ DEU LEÃO

O Sporting entrou com o pé direito na Liga 2024/25, com um triunfo tranquilo e implacável contra um Rio Ave que fez o seu golo de honra no único remate à baliza (90'). O campeão dominou por completo toda a partida, conseguindo 3 golos e mais uma mão cheia de oportunidades que podiam ter dado um resultado final mais expressivo e maior justiça, tal foi supremacia perante os vilacondenses. O jovem Quenda desbloqueou o jogo com  uma meia assistência, Pote bisou e Gyokeres marcou e assistiu.

Screenshot (2133).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5 - Ainda a 50% do que pode fazer, já foi suficiente para levar a equipa às costas na maioria dos lances que levaram o pânico à defesa do Rio Ave. Assistiu, marcou, falhou 2/3 golos com um deles com a bola a bater na trave e ainda arrasou com o capitão e centralão adversário, Aderlin Santos, que a mancar das duas pernas teve que ser substituído.

VLADAN KOVACEVIC - 3 - Não foi colocado à prova em toda a partida, interveio uma única vez quando agarrou a bola com segurança a um cruzamento. No golo sofrido nada podia fazer e foi fuzilado.

GEOVANY QUENDA - 4.5 - Está a surpreender de estaca com o seu jogo adulto, muito responsável e competente nas suas acções, encarando o adversário de frente assumindo o risco do drible sem receio, apresentou outra novidade, sabe ler o jogo, antecipando-se varias vezes aos lances. Pode estar aqui a sensação da Liga 2024/25.

EDUARDO QUARESMA - 4 - Já deitou para trás das costas toda aquela desconfiança da sua regularidade, está um senhor jogador, poderá ser esta a sua época da explosão. Muita competência em tudo o que fez, no desarme e a sair com bola controlada. Deve acreditar que pode olhar para a selecção.

OUSMANE DIOMANDE - 4 - Distraiu-se uma única vez, aos 90' e...deu golo!  De resto, foi um autêntico muro para os avançados vilacondenses, não deu hipótese de qualquer remate que fizesse brilhar o Kovacevic, intratável nos duelos aéreos e na antecipação. Deu boas indicações na sua aspiração a patrão da defesa.

GONÇALO INÁCIO - 4 - Em geral toda a linha defensiva esteve em alta, muito concentrados, unidos e eficazes nas acções. Fechou sempre bem as costas do Geny e com vários passes a entrarem certeiros entre as linhas adversárias.

GENY CATAMO - 3.5 - Esteve sempre bem no jogo, mas acabou por ser o menos produtivo da equipa, com a mudança de flanco, agora à esquerda pede-lhe ainda adaptação, gosta das diagonais e cortar para dentro e o pé direito ainda não responde da mesma forma.

MORTEN HJULMAND (Cap) - 4.5 - Depois de algumas dificuldades no jogo da Supertaça, subiu de produção, mais interventivo e mandão nos lances no centro do terreno que bloquearam por completo as iniciativas de contra ataque do Rio Ave. Deu ajuda preciosa com passes a rasgar lançando com espaço o Gyokeres e o Pote.

HIDEMASA MORITA - 4.5 - Fez de bombeiro de principio ao fim até sair esgotado aos 91'. É um "expert" nas dobras com leitura exímia dos lances, onde aparece nos espaços onde a bola cai. A peça perfeita que completa o puzzle no processo de jogo da equipa, dando o seu equilíbrio. Num remate de boa mira, quase que fazia o 2-0, negado com defesa felina do Jhonatan.

FRANCISCO TRINCÃO - 4 - Deu "coices" no jogo, algumas arrancadas bem definidas em que não se deixou tentar pelo individualismo exagerado, libertando a bola no timing. Procurou o seu próprio equilíbrio para não cair em desgaste desnecessário. Dois remates de intenção, o 1º resultou numa assistência para o golo de Gyokeres, o 2º proporcionou a defesa da noite ao Jhonatan.

PEDRO GONÇALVES - 5 - Entrada de Leão na nova época, já tinha marcado na Supertaça e bisou agora na abertura do campeonato. Decisivo quando encostou na assistência do "toma-lá e faz-te famoso" do Gyokeres e de seguida aproveitou um brinde do Jhonatan, desferindo um belo remate em arco que entrou na gaveta. 

MATEUS FERNANDES - 3 - Dos que saíram do banco foi claramente o que mais acrescentou, apesar da queda da intensidade do jogo com o vencedor já encontrado (3-0), mostrou nervo e intencionalidade a puxar pelos colegas na busca do 4º golo. 

MATHEUS REIS - 2.5 -  Entrou para fechar de vez o seu corredor da esquerda e cumpriu.

MARCUS EDWARDS - 2 - Sente a tristeza de ter perdido o lugar na hierarquia para o jovem Quenda e o seu futebol ressente-se, sem a alegria e determinação nos lances, como aquele em que furou na área do Rio Ave ganhando algum espaço e depois perdeu-se na decisão do cruzamento ou remate e ficou sem a bola.

DANIEL BRAGANÇA - 2 - Quase que tinha o seu minuto de fama, mostrou-se num grande remate pleno de intenção errando só no efeito que deu na bola.

RODRIGO RIBEIRO - 2 - Jogou 4', suficientes para tirar tinta ao poste direito da baliza do Rio Ave, podia ter facilitado e assistir o Matheus Reis que seria só encostar para o golo, mas a sede de se mostrar foi mais forte e quase que fazia o seu golo.

RÚBEN AMORIM - 5 - Depois do furacão de Aveiro, era determinante darem uma resposta implacável de força e determinação no 1º jogo do campeonato e essa mensagem foi dada e conseguida. O resultado até acabou lisonjeiro para o Rio Ave que escapou de uma goleada, com números expressivos que dariam mais justiça no que se passou no jogo. O treinador sacou as suas ilações do desastre de Aveiro e fez cair o jovem belga, que naturalmente perdeu a titularidade para o mais experiente costa marfinense Diomande. Pena o golo sofrido ao cair do pano, no único lance em que a defesa facilitou.

LUÍS FREIRE - 2 - Que dizer de uma equipa que só conseguiu um remate à baliza do Sporting aos 90'? Salva-se a eficácia do remate que deu o golo da consolação mas que nunca o justificaram. Foram dominados em todos os timings do jogo.

JOÃO GONÇALVES (Árbitro) - 3 - Teve a sorte do jogo lhe ter saído facílimo de arbitrar, mas quis complicar, pela teimosia em deixar passar faltas sucessivas e grosseiras sobre o Gyokeres que se fartou de levar porrada em todo o jogo e com o beneplácito deste árbitro.

ANTÓNIO NOBRE (VAR) - 3 - Sem casos para intervir, deixou-se estar sossegadinho a assistir ao jogo.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.08.2024 às 07:36

Resultado muito pequeno para o que foi feito, o Sporting demonstrou a mesma capacidade de o ano transacto. Gosto do jogo mais rápido , para mim foi muito lento
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:28

Um bom dia de Sábado para todos, peço desculpa pela minha demora nas respostas mas estou com problemas de internet, vai e vem e tem estado assim desde manhã. Problema exterior à minha casa.

Perry jogar mais rápido é exigir demasiado neste ainda inicio de época, ja nos damos por satisfeitos estarem todos bem sincronizados, a velocidade de execução irá melhorar com os jogos.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 10.08.2024 às 13:35

Perry, mal do Sporting se nesta altura já estivéssemos no ritmo máximo.

Foi só o primeiro jogo, tem calma. Consegues ver sempre um lado negativo em todos os jogos, até mesmo quando ganhamos folgadamente e sem espinhas.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 10.08.2024 às 09:21

Caro Julius, um jogo que não foi difícil e que o Sporting não complicou. O próximo jogo, na Choupana, deverá ser mais exigente. Esperemos que a equipa se mantenha regular.
Quenda está a ser o grande "reforço" desta época. Dá gosto vê-lo jogar.
Os nossos 4 centrais são sub-23. Com paciência, teremos no futuro a defesa mais valiosa da Europa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:33

P. Vasconcelos

Quenda poderá vir a ser a revelação desta temporada, é uma tremenda surpresa eu pessoalmente não estava à espera de tanto e percebo pelas palavras do treinador que ele também não, o miúdo pegou de estaca, vamos ver como se vai aguentar porque o Rúben não lhe vais dar folga.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.08.2024 às 09:34

Quenda, devido à sua velocidade é colocado no corredor (tal como muitos jogadores com velocidade), mas a sua leitura de jogo faz dele um jogador que poderá perfeitamente jogar no meio, dadas as circunstâncias certas do jogo.

Geny está um bocado perdido do lado esquerdo. Acho que Amorim deveria fazê-lo voltar onde mostrou serviço e dar tempo ao Qenda do lado onde o seu pé esquerdo também poderá fazer estragos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:42

Mike,

na verdade na equipa só está a dar Quenda, o miúdo teve uma entrada na equipa ainda mais arrasadora que quando foi a vez do Geny que até é mais mais velho que ele, já com outra experiência, o Quenda pode tornar-se um caso sério, tem tudo para ser craque e o Rúben vai puxar por ele, na verdade vejo que é o Geny que vai ter que se adaptar na esquerda.

A equipa só ganha ao ter mais um elemento muito credível.
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 10.08.2024 às 10:43

Muito boa análise.
No pessoal, não pretendia salientar ninguém em particular mas...o Quenda...é incontornável.
O rapaz é de facto um "caso"! Muito conhecimento do jogo para a idade. Além disso tem as ferramentas para dar forma ao sonho. Há que o proteger ao nível do crescimento como homem para não se distrair do bom caminho.
De resto...equipaça!
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:49

Manuel Beites

de facto o que surpreende é a forma natural como interpreta bem o jogo, como se antecipa nos lances e depois a coragem de ir para cima do adversário mas protegendo sempre bem a bola, não a deixar perder.

Os amigos sabem que essa é sempre uma batalha que tenho com os criativos, os que acabam por ser brincas na areia e os outros que são mesmo craques, por serem pragmáticos e não perdem a bola nas suas ações, essa por exemplo a diferença que vejo neste jovem para o Edwards e mesmo o Trincão.
Imagino como o Rúben se sente com esta descoberta, radiante.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.08.2024 às 11:10

Amigo Julius

Uma vitória convincente, mas aquele lance de golo do Rio Ave no final do jogo deixou-me preocupado. Com equipas mais fortes como se comportará a nossa defesa? A Diomande e a Debast falta ainda a competência necessária para liderar a defesa que só se adquire com a experiência. Catamo à esquerda não é o mesmo jogador .

O meio campo está muito forte e equilibrado, Quenda continua a surpreender positivamente, Rodrigo Ribeiro está a subir (excelente a movimentação naquela bola ao poste) e Mateus Fernandes vai ter o seu momento durante esta época. Pote e Trincão já estão em boa forma, Gyokeres para lá caminha. Falta mais um avançado. Oxalá se resolva rapidamente a situação de Ioannidis.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:54

Amigo Leão Zargo,

teremos certamente uma das defesas mais jovens da Europa e isso tem as suas consequências, no meio campo o Daniel vai ter concorrência dura para o primeiro a sair do banco de suplentes, o Mateus Fernandes vai dar-lhe muita luta e até penso que vai ganhar essa preferencia do treinador.

O grego se vier será só depois do jogo em Amesterdão com o Ajax.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 10.08.2024 às 11:27

Vitória clara, muito facilitada por um Rio Ave muito “ simpático”. Oferta do segundo golo e meia oferta do terceiro. O próximo jogo será certamente uma boa oportunidade para ver como responde a equipa perante equipas mais agressivas e defensivas. Ontem faltaram mais golos e existiram bastas oportunidades para tal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 12:58

Luís Carvalho,

Verdade que o guarda redes do Rio Ave deu uns brindazos mas controlamos sempre o jogo e o que ele pedia e só forçamos quando foi necessário, perdemos várias oportunidades e a forma como foram construídas deu a certeza que se necessário continuavam a carregar no acelerador e outras oportunidades chegariam.
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.08.2024 às 11:46

Bom jogo contra uma equipa muito macia; o resultado peca por escasso.Já tínhamos 2 violinos, Pote e Gyokeres ,a que se juntou Quenda( só está surpreendido quem não segue a formação). Faltam 2

O problema é a defesa ; com equipas mais competitivas pode comprometer como na super-taça. Amorim tem muito trabalho pela frente , o principal é como compatibilizar Geny e Quenda; Geny à esquerda não é o mesmo.
Guardo a minha avaliação da equipa para o jogo com o Porto no dia 31 do corrente.
Sem imagem de perfil

De enterra a 10.08.2024 às 12:12

" Geny à esquerda não é o mesmo."

Talvez tenha recebido ordens para não o ser...Penso, que para o RA o rendimento que teve na Supertaça foi bom, senão não teria alinhado ontem e teria jogado o Matheus Reis desde o início.
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.08.2024 às 13:05

Enterra
Geny foi quase sempre titular na época passada; deu-nos a vitória contra o Benfica; tirá-lo da equipa seria péssimo a nível psicológico, ele que é extremo e se tem sacrificado pela equipa.
Geny e Quenda são duas boas dores de cabeça para Amorim.
Sem imagem de perfil

De enterra a 10.08.2024 às 14:42

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 13:02

RCL

macia ou foi o Sporting que os amaciou? Creio que os nossos não lhes deram hipótese para mais. O Rio Ave começou a perder o jogo em Aveiro a semana passada pelo tudo o que aconteceu, já se esperava que iriamos entrar com tudo, os próprios jogadores jogaram com sentimento de revolta.

A defesa tem uma tremenda margem de crescimento, irá ser uma das mais jovens da Europa e tem por isso muita margem para ser trabalhada e melhorada.
Sem imagem de perfil

De matos a 10.08.2024 às 12:46

Já escrevi e mais uma vez repito. Não renovem o contrato com o Quenda e depois admirem-se...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 13:03

Matos

eu renovaria hoje mesmo. Vem aí uma grande jogador.
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.08.2024 às 13:08

Julius
Julgo que o próximo contrato terá de ser aos 18 anos; tudo vai depender dos pais; tem o exemplo de Nuno Mendes a seguir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 16:10

Pois tem essa realidade
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 10.08.2024 às 13:38

Se houvesse alguém a dar 20 milhões pelo Edwards.....
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 16:11

Até um pouco menos, já seria bom negócio
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 10.08.2024 às 13:39

Julius, que Ruben Amorim nunca abdique dos 3 centrais. Este é O Sistema para este ano, com qualquer outro estaremos sempre muito vulneráveis.

Sem grande bazófia mantenho que somos, neste momento, os principais candidatos ao título mas preocupa-me as alternativa que RA tem no banco.

Este não é um banco, é um banquinho. 🙄
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.08.2024 às 16:12

com o grego e o Chiquinho se vierem já a situação muda de figura no banco

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo