Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (08)

Julius Coelho, em 23.09.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o AVS SAD  da 6ª jornada da Liga Portugal Betclic, que resultou numa vitória por 3 - 0. Golos de Conrad Harder 15' e Viktor Gyokeres 45+4 e 71'.

SPORTING METE A 6ª COM ALVALADE A (H)ARDER E A DERRETER O ADVERSÁRIO

Amorim apostou em Harder para o lugar de Pedro Gonçalves e o jovem dinamarquês correspondeu com uma estreia de sonho, fazendo explodir Alvalade com o 1º golo do jogo e a grande assistência para o 2º que derrubou o AVS SAD, sentenciando praticamente a partida ainda antes do intervalo. Um jogo com sentido único em que os leões engoliram o adversário em todos os momentos do jogo e nunca lhe permitiram incomodar sequer uma única vez a baliza de Franco Israel. Marcaram por 3 vezes, fechando um resultado que peca por muito escasso, em que só a grande exibição do mítico Guillermo Ochoa e a desastrada actuação do árbitro Ricardo Baixinho impediram uma goleada. Os 3 vikings brilharam e resolveram; Gyokeres bisou, Harder marcou e assistiu e Hjulmand esteve em 2 golos.

Screenshot (2266).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5.5 - Nunca abranda, nem aos 90', sempre insaciável e já com os 10 golos que lhe dão a liderança bem destacada na tabela dos melhores marcadores. É um animal danado com a "doença crónica" do golo, e ontem voltou a persegui-lo em todos os lances que participou, mesmo que grosseiramente massacrado à margem das leis pelo trapaceiro central francês Baptiste Roux que escapou à expulsão (2 º amarelo) em pelo menos 3 ocasiões. O "extra terrestre" merecia claramente o hat-trick.

FRANCO ISRAEL - 3.5 - Que grande emprego arranjou, sem trabalho. Com uma defesa assim até pode levar um baralho de cartas. Nem deu para aquecer.

GEOVANY QUENDA - 3.5 - Faltou-lhe a chama do costume, ameaçou aos repelões em vários lances a explosão, mas foram sempre cartuchos secos, está a passar uma fase de menor exuberança. Cumpriu sem risco.

ZENO DEBAST - 4 - Passeou técnica e visão de jogo, ganha confiança em cada minuto após um excelente passe ou um corte de grande execução, fez uma partida sem falhas. Está a conquistar com mérito o seu espaço e a torcida.

OUSMANE DIOMANDE - 5 - Intransponível, com o seu jeito discreto e de pantufas secou tudo à sua volta, um fantasma que aparecia sempre a antecipar-se e a roubar a bola aos apavorados avançados do Aves, deixando-os sempre sequinhos a morrer de sede. Quase que faz o 4º da noite, negado pela grande defesa de Ochoa.

MATHEUS REIS - 3.5 - Foi o que sentiu mais dificuldades do trio do centro da defesa, percebeu-as e optou e bem por não inventar, jogando sempre mais simples e mantendo-se mais posicional.

NUNO SANTOS - 3.5 - A bulha do costume, muita parra mas tudo espremido saiu um único cruzamento muito bem medido, uma bola rasteira cruzada em arco que viajou à frente de todos, guarda redes e defesas do Aves e também.... do Gyokeres.

MORTEN HJULMANDE (Cap) - 5 - Monstruosa actuação, um super polvo que pareceu ter uma dúzia de tentáculos em que absorveram todo o meio campo só para si. Esteve ainda ligado directamente a 2 golos, numa participação de grande nível também a ligar a linha da frente do ataque.

DANIEL BRAGANÇA - 4.5 - Correu kilómetros, um autêntico box to box, mostrou que ganhou também calo nos pulmões, foi o elemento que mais jogou para a equipa, participando nas saídas e na ligação das linhas e ainda meteu cérebro na construção dos lances de ataque.

FRANCISCO TRINCÃO - 4 - Voltou a ser o mais irreverente, com as habituais arrancadas ziguezagueando entre as pernas dos defesas, desgastando-os e baralhando-os, mas faltou-lhe maior eficácia no ultimo passe, com a maioria dos seus lances a morrerem na praia.

CONRAD HARDER - 5 - Vive o seu sonho e mostrou a grande energia como o vive e quer continuar a viver:  Chegou viu e venceu, não tivesse um colega "extra terrestre" e seria ele o destaque. Marcou um golo explosivo que empolgou as bancadas que já lhe estão rendidas e ainda fez tremenda assistência para o 2º, aparte um numero considerável de bons lances com bom critério e grande disponibilidade e uma enorme fome de...vencer.

MAXIMILIANO ARAÚJO - 3 - Por duas vezes Gyokeres ofereceu-lhe o golo, a primeira uma bola cruzada teleguiada para a sua cabeça, mas não teve o instinto matador e a segunda rematou ao poste. Bons detalhes técnicos mas ainda longe do entrosamento que a sua missão de jogo o exige, a juntar algumas dificuldades ainda a posicionar-se quando sem bola.

HIDEMASA MORITA - 2.5 - Entrou e escassos segundos depois abraçou o Gyokeres para a comemoração do 3º da noite que resultou no xeque mate ao adversário. Depois ajudou a gerir o esforço de todos até final, com a intensidade a cair naturalmente a pique para descontentamento do seu treinador.

GENY CATAMO - 2.5 - Viveu situação idêntica do colega japonês, entrou para abraçar o Gyokeres pelo 3º golo e passou depois também ao modo gestão.

RICARDO ESGAIO - 2.5 - Uma aparição surpresa para o quarto de hora final, fez os primeiros minutos da época com a equipa já a gerir o resultado e o esforço.

ÍVAN FRESNEDA - 3 - Rúben Amorim deu sinais do jovem espanhol poder vir a ser a 4ª opção para o centro da defesa à direita pelas ausências dos lesionados (St.Juste e Eduardo Quaresma). Cumpriu bem, querendo mostrar aptidões para o lugar, muito activo, intenso e participativo nos poucos minutos que jogou.

RÚBEN AMORIM - 5 - A equipa meteu a 6ª ... vitória consecutiva na Liga, em que continua a liderar destacada,  mais pontos, mais golos marcados e menos sofridos. Ontem foi mais uma demonstração de força e qualidade, sem facilitismos, apesar das alterações a que foi obrigado a fazer pela ausência por lesão do cérebro da equipa, Pedro Gonçalves. Não se notou grande diferença, o jovem Harder mostrou que é opção clara e muito válida, trazendo outras coisas à equipa, acrescentando na qualidade, creatividade e pujança.

VÍTOR CAMPELOS - 2 - Percebeu-se que trabalhou bastante durante a semana para tentar virem a surpreender o Leão campeão no seu próprio covil, viu-se o grande esforço da sua equipa em que tentaram de todas as formas, mas cedo perceberam que era tarefa impossível, passaram o tempo a farejar a bola e nem o cheiro da baliza contrária lhes permitiram chegar. Encontraram um Leão deveras gigante.

RICARDO BAIXINHO (Árbitro) - 1 - Arbitragem incompreensível deste novato, fartou-se de errar e coincidência sempre em prejuízo do mesmo lado, desde quando é que o braço no lance do penálti está em posição natural? Como foi possível deixar em campo até ao final o central francês, que já amarelado insistiu nas várias faltas grosseiras, massacrando o Gyokeres? Fez vista grossa ao forte pisão ao Debast e ainda perdoou outro amarelo que seria o segundo a um elemento do Aves após falta dura sobre o Francisco Trincão. Foram erros a mais que não têm  explicação.

RUI COSTA (VAR) - 3 - Salva-se a nota positiva o facto de ter chamado o árbitro pelo braço estendido em que teria que ser marcada a grande penalidade. Não sabemos quais foram as imagens que lhe mostrou e o diálogo que teve com ele, em que o devia ter chamado a atenção sobre as sucessivas faltas grosseiras do central francês que já estava amarelado, pôde ver os lances todos, quando só existe interesse pela isenção, não permitem tantos erros.

publicado às 06:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


47 comentários

Sem imagem de perfil

De Davide a 23.09.2024 às 09:25

Jogo a jogo, vamos a isso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 11:43

Um bom dia de segunda feira para todos...

Davide terá mesmo que ser assim, pensar jogo a jogo e amanha começar a pensar e fixar o jogo com o Estoril.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 23.09.2024 às 09:32

Caro Julius, a esquadra nórdica está a tomar conta da equipa, e está a tornar-se um caso sério. Mesmo com várias baixas, a equipa deu conta do recado.
É preciso manter a concentração, porque é um erro pensar que os concorrentes darão uma vida fácil.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 11:45

P. Vasconcelos,

nunca será fácil, os grandes títulos ganham-se em Maio, é uma longa e tremenda caminhada que ainda só vai no início, muita coisa irá ainda acontecer, desfrutamos sim o momento que é excelente.
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 23.09.2024 às 09:36

O comentário que faz ao Nuno Santos poderia tb ser aplicado ao Trincão: Muita parra e pouca uva.

E pensar que o Harder foi a 3ra opção de mercado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 11:53

CARLOS BARROS,

tiveram atuação algo diferente, basta ver o chorrilho de falta que o Trincão sofreu, tentaram impedir que ele cumprisse a sua missão do transporte da bola que provocou também desgaste e desiquilíbrios no adversário

Eu pessoalmente e disse-o logo na altura quando se confirmou a sua vinda que a equipa não iria ficar a perder por não ter conseguido trazer o grego, este dinamarquês é até bem mais jovem com muito mais margem de progressão e como se vê está bastante disponível para encarnar a mística do Sporting e da equipa, vai se atirar ao trabalho para conseguir chegar ao seu sonho e com tantos professores bons à sua volta vai lá chegar.
Sem imagem de perfil

De FitoMrtnz a 23.09.2024 às 09:54

Da tanto gosto ver este Sporting a jogar. Concordo em pleno com as avaliações.
Só una questão, Harder podia ter tido a oportunidade para bisar mas Gyo decidiu mandar a bola oara Trincão. A mim pareceu me que o Dinamarquês estava melhor posicionando e com o seu melhor pé à espera. Mas irrepreensível. SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:18

FitoMrtnz

Um dia teria que ser caro amigo, os sportinguistas são os mais pacientes do planeta, esperaram, esperaram e agora vivem o merecido céu, já era hora "pues"!!

É verdade é um lance em que o Gyo podia ter decidido diferente, o Harder estava solto pronto para faturar de novo. Com os jogos o entrosamento irá crescer.
Sem imagem de perfil

De FitoMrtnz a 23.09.2024 às 13:56

Só uma curiosidade, que reparei hoje de manhã quando vi uma foto do Harder...já repararam que a camisola principal usada na Champions é ligeiramente da usada na liga? A ultima faixa da camisola na liga é branca e na champions é preta 😅
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.09.2024 às 10:57

Jogo de sentido único, Israel tirou folga.
Esta equipa é a mais equilibrada que já vi jogar. Harder entrou com tudo , o golo que marcou foi de ponta-de-lança e ainda fez a assistência para Gyokeres. Será o substituto de Gyokeres, quando este sair. Os dois primeiros golos são escandinavos, isto vai acontecer mais vezes.
Cá atrás, Debast e Diomande. parece que jogam juntos há vários anos.Duas grandes contratações.

Baixinho fez uma arbitragem digna do nome; com este Sporting vos apitecos vão ter de inventar mais. O que me preocupa são as lesões, ontem, como noutros jogos , o adversário deu sarrafada de meia noite. Espero que Bragança não vá também para o estaleiro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:25

RCL,

Israel iniciou ja ontem à noite a sua folga de hoje , assistiu de cadeirinha ao jogo.

Os golos são escandinavos porque temos que juntar também o Morten que teve tambem "culpa" em 2 deles.

Confesso que do Debast ja esperava mas não tanto do Ousmane, está a surpreender brutalmente, esta a fazer esquecer o Coates, com os seus pezinhos de lá vai a todas e ganha-as todas, está a transformar-se num grande centralão, ainda necessita de evoluir no jogo aéreo, na técnica e força.

Mas o arbitro ontem ultrapassou fronteiras que deveriam já ser inultrapassáveis, os nossos não estão a dormir e terão que fazer as respectivas chamadas a questionar o que foi aquilo ontem.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.09.2024 às 13:52

Baixinho Jarra
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 23:26

mas por muito tempo
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 23.09.2024 às 16:37

Boa tarde,
Sobre Diamond, penso que o único deficit que deixa transparecer na análise que faço ao jogador, não é no jogo aéreo, mas sim no sair com bola conseguindo assim desequilíbrios no adversário!
Acho que deve insistir um pouco mais em conseguir colocar a bola pelo meio em vez de lateralizar; Debast fa- lo, com mestria, mas perde na marcação e jogo aereo ; esta é a apreciação que faço a estes dois grandes defesas!
Saudações Leoninas!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 23:31

José Gonçalves,

o 5º homem neste caso o patrão da defesa obriga-o a várias tarefas mas tem que ser primeiro que tudo exímio a varrer o jogo aereo do centro da defesa e ser o homem mais perigoso na area adversária nas bolas paradas como o era o Coates, a isso ainda lhe falta muito para lá chegar, no resto tem outras virtudes muito boas em que acrescenta bastante e outras suficientes que passam disfarçadas, a que eu mais temia era na leitura dos espaços e dos lances e aí está a surpreender pela positiva porque gere bem a linha do fora de jogo e os timings das dobras.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 23.09.2024 às 11:15

Estava à espera que o Fresneda explodisse mais, é que não foi um jogador barato.... Quanto ao futuro imediato, dois jogos de ganhar (Estoril e Casa Pia), e depois duas deslocações sérias, Famalicão e Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:31

Rui Câmara Pina

o jovem espanhol perdeu os primeiros comboios rápidos e agora tem a possibilidade de apanhar outro que pára nos apeadeiros, terá que aproveitar se quiser sair da situação em que tem estado.

Vamos para já e com calma pensar só no Estoril, concentração total nessa deslocação que pode complicar caro amigo Rui.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 23.09.2024 às 11:15

Bom jogo, vitória clara. O Baixinho, um “ filho” do Lobo, fez um jogo miserável.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:32

Luís Carvalho

essa é a palavra certa, "miserável" abusou excessivamente e pode vir a dar-se mal por isso se pensa enveredar por esse caminho.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.09.2024 às 11:41

Harder devorava vídeos de Cristiano Ronaldo. Aprendeu com o maior do mundo, CR 902, até ao próximo jogo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 23.09.2024 às 11:52

Todo um craque!.
Chega, joga, marca e saúda os sportinguistas com um Siiiuuu
Acho que ontem dormiu..a adernalina era tanta que ainda deve estar dando voltas olímpicas ao estádio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:34

Ele vive agora o seu sonho mas vê-se que tem sede de vencer, sabe que tem uma oportunidade e não a vai querer desperdiçar, vai crescer muito estou confiante.
Sem imagem de perfil

De Manuel a 24.09.2024 às 04:53

Odeio dizer isto. Mas aos dezanove anos tem aquilo tudo? Não vejo no Ribeiro nem no Nel este empenho todo. Este querer... Parabéns...
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 23.09.2024 às 11:55

Caro Julius,
Como sempre tenho reafirmado, não tenho conhecimentos e habilitações para ter o atrevimento de contradizer apreciações, análises e métricas de avalição de profissionais do futebol e muito menos «beliscar» os seus doutos e profundos conhecimentos, sempre equilibrados e justos nos apostados teores analíticos sobre cada jogo.
Regra geral, com sentimento prazenteiro, absorvo-os em concordância como se fossem advindos dos meus próprios olhos e observações.
Mas alimentando um pouco a relação de comentários e sem qualquer outro intuito senão o de elevar e apoiar a nossa instituição Sporting CP, assim como deste fórum, desta vez «manifesto ousadia» e uma ligeira discordância.
E esta, refere-se nomeadamente, quanto à pontuação atribuída a Daniel Bragança, porque em minha apreciação fez um grande jogo, tal como e bem registou e, parece-me modestamente, que um 4,5 ou mesmo um 5, estariam mais em consonância.
De facto, ficou-me na retina o deambular por diversas parcelas de terreno, exímio com a bola nos pés a distribuir jogo, sempre com critério de visão e construção, percorrendo kilómetros, mostrando uma disponibilidade e capacidade física pouco habitual (e apontada como a sua maior necessidade de provação) maior dificuldade de afirmação, jogando e fazendo jogar a equipa, recebendo, distribuindo e circulando a bola, encontrando linhas de passe de construção, sempre com propriedade e de forma cerebral.
A modéstia e humildade, são traços de carácter que nos acompanha na cultura Sportinguista, mas ontem, Daniel Bragança, foi um verdadeiro maestro e com momentos de delicioso recorte técnico, sempre em movimento, na facilidade com que desviava a bola e deixava o adversário para trás ou completamente desiquilibrado, atrever-me-ia numa expressão de exagero, que havia algo de aparente magia.
Com toda a elevação e consideração, forte abraço Leonino.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 23.09.2024 às 12:39

Tal como Matheus Reis, o Bragança tem sido muito desvalorizado pelos adeptos, ainda no final da época passada li aqui comentários que não tinha estofo para a equipa principal. Para mim é um jogador essencial, pois dos 3 centro campistas é o que melhor se enquadra na fase ofensiva e mais criativo. O seu rendimento depende do que se lhe pede. Se for para ser médio defensivo, não é claramente o melhor, se á para ser médio centro/ofensivo é o melhor que temos no plantel. Acho que o ataque fica mais fluido (porque ele ocupa o centro atrás do ponta de lança e extremo) quando ele joga. Ou seja, dá jogo interior. Algo que por exemplo na seleção nacional não havia quem fizesse pois o Vitinha normalmente não avançava muito.
Para mim há 3 jogadores que não são fora de série mas que são muito úteis ao plantel, até por não serem muito caros em termos de salário, e garantem rendimento mínimo aceitável quando jogam: Matheus, Bragança e Quaresma.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 23:33

É um facto o Bragança está a passar os testes mesmo os mais exigentes e começa a ameaçar a entrada no núcleo duro da equipa e com muito mérito, pelo trabalho que tem realizado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:50

Rumo Certo - Ventos Favoráveis

Pelo contrário caro amigo terei sempre o prazer do diálogo e discutir todas as opiniões que serão sempre bem vindas.

Para ajudar na apreciação correta que faz ao Daniel, acredite que chegou a estar na lista restrita para o "destaque", depois no final os detalhes fizeram a diferença, também lhe posso adiantar que no primeiro rastreio de decisão chegou a ter 5 na avaliação nas minhas notas privadas, mas tive que fazer acertos, a diferença para os que tiveram 5 pelos tais detalhes, mas fez um jogão e foi um 4.5 a puxar claramente para o 5. O facto do Mortem ter também feito um jogo similar e ainda ter participação direta em 2 golos fizeram a diferença nesse meio ponto, igual se aplica ao Harder porque fez o sempre mais dificil 1º golo do jogo e ainda aquela soberba assistência e logo no seu jogo de estreia, quanto ao Ousmane, porque foi simplesmente perfeito no comando da linha recuada da defesa, faltou ao Daniel um lance que o diferenciasse também para chegar à linha de igualdade dos colegas que citei que tiveram 5.
Mas vi bem o que fez em todo o jogo e ainda aqueles minutos de grande sofrimento em campo antes de ser substituído, vitima de um lance grosseiro que roçou a expulsão do infrator.

Abraço Leonino.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.09.2024 às 12:08

Amigo Julius

A equipa revela um elevado nível de trabalho táctico o que se reflecte nas movimentações ofensivas, principalmente quando mete o pé no acelerador. É esse trabalho de laboratório que permite que Harder e Maxi Araújo entrem em campo, e apesar de se notar que não estão totalmente integrados nas rotinas de jogo, não são “peças” fora do contexto. Participam, um marcou e o outro quase que marcou, mas é evidente que há trabalho a fazer. É como o Julius disse ao P. Vasconcelos, os grandes títulos ganham-se em Maio. Confiança!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.09.2024 às 12:58

Amigo Leão Zargo,

A grande diferença no jogo é e será sempre o acerto do passe e a recepção e depois a velocidade com que o fazem, ora uma equipa bem treinada e com mais tempo junta consegue essa velocidade que faz depois a diferença, é aí que o Maxi está a ter mais dificuldades em acompanhar principalmente sem bola, está a crescer junto com todos e rapidamente lá chegará e perceberá também que terá que ser mais eficaz quando as oportunidades lhe surjam.
O extraordinário foi ver o Harder a entrosar-se com nível já apreciado nessa velocidade de execução, a assistência é soberba.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo