Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (10)

Julius Coelho, em 02.10.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o PSV EINDHOVEN da segunda jornada da Liga dos Campeões, que resultou num empate 1 1 Golo de Daniel Bragança 84'.

LEÕES SEM GARRAS NAS BOTAS EMPATAM NUM CAMPO ARMADILHADO

Valeu a ponta final do leão numa noite complicada, em que teve no estranho relvado do Philips Stadion o seu maior adversário pela sessão extraordinária e muito bizarra, de escorregadelas recorrentes dos jogadores leoninos e que divertiu à grande o público neerlandês nas bancadas. O empate acabou por ser positivo e com sabor a mel, face a tudo o que aconteceu na partida. A equipa de Amorim lidou muito mal com a pressão alta do PSV, perdeu a maioria dos duelos e raramente conseguiu sair com bola, com os médios do centro a serem facilmente anulados, principalmente por as botas não terem aderência ao piso estranhamente muito escorregadio. O banco acabou por salvar a equipa de males maiores, com as quatro substituições (Quaresma, Bragança, Harder e Maxi) a darem uma excelente resposta, a dividirem finalmente o jogo sobre a batuta do maestro Daniel Bragança que fez o golo do empate, já perto do final.

gol-voli-daniel-braganca-amankan-hasil-imbang-1-1-

DESTAQUE -  DANIEL BRAGANÇA - 5 -  A sua entrada foi decisiva e só peca por tardia (a inadaptação do Geny foi clara desde o início). Trouxe as garras que faltaram à maioria dos colegas da equipa. Bem grudado no terreno assumiu o comando das operações ligando o jogo da equipa finalmente com a linha da frente, dando recital de bem jogar futebol, com cérebro, músculo, técnica e arte no passe a rasgar o adversário ou a sair solto com a bola colada nos pés na direcção da baliza adversária. Fez o golo do empate num lance genial e que gelou as bancadas.

FRANCO ISRAEL - 5 - Conquista cada vez mais os adeptos, que já lhe reconhecem o lugar da baliza do Sporting. Muito seguro e com um punhado de boas defesas.

GEOVANY QUENDA - 5 - Contrariou totalmente a versão de que a inexperiência está na pouca idade. Foi o mais jovem em campo e foi o melhor em tudo o que fez, personalidade, técnica, táctica e irreverência, só mesmo o golo importante do empate do Daniel, lhe sacou o destaque.

ZENO DEBAST - 1 - Noite desastrada e que lhe irá servir bem para meditar. Vários erros consentidos em que terá que evoluir forçosamente, principalmente neste tipo de patamar elevado de competição. Duas muito más decisões ligou-o aos momentos mais negativos da equipa, o golo sofrido (nunca deveria ter escolhido o Geny para aquele passe) e depois com a lesão (grave?) do Diomande.

OUSMANE DIOMANDE - 3 - Até ao momento azarado da lesão estava a fazer bem a sua parte e a crescer na partida na confiança.

GONÇALO INÁCIO - 2.5 - Teve início difícil e paupérrimo, encolhido com medo do risco, do passe entre linhas, bloqueou várias saídas da equipa convidando com isso o adversário a ganhar confiança para a pressão alta, dando-lhe o timing do acerto das marcações à primeira linha do Sporting. Melhorou na segunda etapa do jogo, mas não o suficiente para merecer uma nota positiva. É verdade que teve um bom índice de passes acertados, mas a maioria foi para trás e para os lados sem risco.

NUNO SANTOS - 2 - Neste nível de exigência ficam mais à tona as suas insuficiências técnicas e bem alarmantes como mostrou em alguns lances.

MORTEN HJULMAND (Cap) - 3 - Nunca conseguiu verdadeiramente entrar no seu "endurance futebolístico" de patrão do centro do terreno, passou ao lado do seu jogo que tão bem conhecemos. Faltou-lhe muita confiança no passe e os apoios dos colegas que raramente funcionaram. Desgastou-se em missões extra, na tentativa de tapar os buracos que o Geny foi criando na primeira parte.

HIDEMASA MORITA - 3 - Foi o elemento da equipa mais esclarecido na primeira fase do jogo, parecia que arrancaria para uma grande noite, mas estranhamente foi se eclipsando até acabar por perder uma boa parte da influência do que deveria ser a sua missão de jogo. Deu a ideia de ter entrado em modo de grande desgaste.

FRANCISCO TRINCÃO - 3.5 - Na primeira parte a equipa passou por várias fases muito cinzentas e só ele teve a capacidade e a audácia de carregar a equipa para a frente nesses momentos difíceis, tem esse mérito, pena ter errado com más decisões na maioria dos lances.

GENY CATAMO - 1 - Um equivoco na estratégia em que chumbou com estrondo, mostrou a todo o mundo que não sabe jogar de costas quando pressionado em cima, nestes casos é bem preferível soltar de imediato a bola e não tentar rodar com ela, foi marginalizado pelo Schouten que facilmente o engoliu, tirando-o do jogo. A equipa jogava praticamente com 10 elementos e deveria ter saído ainda durante a primeira parte. Directamente ligado ao lance do golo sofrido, após passe deficiente do Zeno Debast.

VIKTOR GYOKERES  - 3 - Foi uma noite sem Gyökeres no jogo, não demorou a perceber a armadilha do terreno e perdeu muito a confiança, sentiu-se peixe fora de água quando se esforçava por se equilibrar nos duelos, dando por isso vantagem clara ao adversário na disputa. Teve receio de lesionar-se e por isso optou por não forçar.

EDUARDO QUARESMA - 5 - Entrou a substituir o infortunado Diomande e viveu uma noite alucinante, mostrou a sua fibra em que ninguém passa por ele. Vestindo a pele de um leão com garras bem afiadas travou luta hercúlea com os que lhe apareceram pela frente. Passou perto das portas do céu, num momento mágico e que provocou um silencio brutal a todos no estádio, mas as armadilhas do terreno roubaram-lhe o golo da glória. Depois passou as portas do inferno, mas dessa vez foram os deuses que deram uma ajuda. 

CONRAD HARDER - 3 - Entrada forte e decidida, dando a ideia que deveria ter entrado muito mais cedo, teve dois lances que podiam ter dado golo, obrigando o Walter Benitez a defesas de recurso.

MAXIMILIANO ARAÚJO - 3.5 - Demonstrou que é de facto uma opção muito válida e até já estará por cima do Nuno Santos. Possui uma capacidade invulgar de drible, difícil de contrariar, galgando em simultâneo e com facilidade no terreno. Fez a assistência para o fuzilamento do Bragança para o golo do empate.

RÚBEN AMORIM - 3.5 - Teve alguns equívocos, falhou redondamente no plano que tinha para o Geny, na esquerda a entrar para dentro e receber a bola de costas com marcação em cima e que devia ter corrigido ainda antes do intervalo. Depois com os médios engolidos e bloqueados no meio campo o jogo pedia a entrada rápida do Daniel e que tardou a entrar, também o Nuno Santos esteve muito apagado, num claro sub rendimento, com tremendas dificuldades em levar a bola mantendo-se demasiado tempo em campo. O golo do empate que soma os quatro pontos na classificação foram a única boa notícia de uma noite meio acinzentada.

PETER BOSZ - 3 - A sua equipa de facto fez uma grande pressão sempre alta e com muita intensidade, mas os principais lances de perigo que criaram foram mais consentidos pela defesa do Sporting que construídos pela sua equipa. Já levam dois jogos na competição e ontem foi o primeiro ponto que conquistaram naquele misterioso terreno, em que só eles sabem como funciona, só eles não escorregam. Ajuda a explicar como o PSV não perde em casa há 41 jogos, agora 42.

MARCO GUIDA (Árbitro) - 3.0 - Geriu o jogo à moda caseira, em lances idênticos para decisões diferentes, permitindo que os neerlandeses abusassem muito em meter o pé, várias vezes de forma faltosa em que fez vista grossa. Faltou a expulsão de Malik Tillman por entrada negligente.

ALEANDRO DI PAOLO (VAR) - 3.5 - Sem casos para análise deixou o jogo correr sem qualquer intervenção.

publicado às 06:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


54 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.10.2024 às 07:36

Caro amigo Julius,

Raramente comento aqui, mas não o resisto fazer no que diz respeito a Geny Catamo. É claro que ele não teve bem neste jogo, mas isso muito se deve à autêntica casmurrice de Rúben Amorim, a insistir a colocá-lo na ala esquerda onde ele há muito demonstrou que não dá o rendimento desejado.

Esta insistência do treinador está a prejudicar o jogador e, por consequência, a equipa. A própria comunicação social já abordou esta questão vária vezes nas conferências de imprensa e Amorim limita-se a dar explicações habilidosas e sem lógica.

Já escrevi um post neste sentido e vou voltar a fazê-lo em breve. Amorim é muito importante para o sucesso do Sporting, mas não é imune a erros, especialmente este que está à vista de todos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 10:42

Um bom dia de quarta feira para todos...

Amigo Rui Gomes,

o Rúben tinha ali um problema na esquerda e pensou uma ideia e acreditou nela, que podia resultar, na ausência do Pote fica difícil encontrar uma boa solução quando se trata de jogos a este nível elevado, sabemos que o Maxi ainda não dá garantias de consistência e se entra como titular aguentaria depois pouco tempo e Conrad tem outras características, quando se trata do nosso campeonato fica mais fácil arranjar soluções, na verdade tudo apontava que poderia ser o Geny a ocupar a posição, ajudando-o com o Nuno Santos, para que não tivesse excessivo foco a fechar o corredor, deu-lhe missão de vagabundo á esquerda, creio que o problema foi outro, ele foi implacavelmente marcado em cima e porquê? Porque o adversário percebeu logo de inicio que ele tinha dificuldades em jogar de costas e só tinha que o marcar, ficou claro para todos, eu faria o mesmo que o treinador deles fez, quando viesse receber qualquer bola, não o deixar virar e para piorar as coisas o Geny não cuidou como devia o equipamento das botas a usar, teve que as mudar durante o jogo, terá que evoluir nesta vertente da marcação, deveria por exemplo soltar a bola de primeira em vez de a segurar e tentar rodar, depois foi lento a fazer-se ao passe, esperava pela bola quando devia com rapidez antecipar-se ao seu marcador Schouten e tocar depois de primeira, dessa forma virava o feitiço contra o feiticeiro, seria o adversário a desgastar-se atrás dele. O Ruben vai ter trabalho com ele, para ele aprender a sair daquele tipo de marcação.

Inicialmente não vejo um erro do Rúben, a ideia esta correta, o Geny não tinha excessiva preocupação em fechar, tinha la o Nuno Santos, vejo erro sim depois de todos vermos que não estava a resultar e que nunca iria resultar, demorou muito tempo a corrigir com um qualquer plano B.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.10.2024 às 13:28

Podemos citar planos A, B ou C, mas há muito que é claro que Geny não rende do lado esquerdo, quando joga como lateral. Ontem, mais como extremo, aconteceu o mesmo.

Ele devia ter alinhado como lateral direito e o Quenda como extremo. Aí, o grande erro de Rúben Amorim.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 13:56

A questão não teve diretamente a ver com o seu rendimento à esquerda ou á direita, era uma necessidade para a equipa, a este nível e com a ausência do Pote alguém tinha que fazer aquele papel, o Rúben pensou e a meu ver bem, que sem a preocupação acrescida de ter que fechar o corredor, estava lá o Nuno Santos, ele corresponderia jogando um pouco mais dentro para ter espaço para fugir para fora ou para dentro, o problema é que ele nunca conseguiu soltar-se da marcação cerrada, porque não tem escola para o fazer e aí necessita de trabalhar para aprender a resolver em casos como o de ontem.

Uma coisa é jogar como lateral e aí sim rende substancialmente menos na esquerda, outra bem diferente é a liberdade de um extremo sem estar colado na linha, tinha liberdade de posicionar-me mais por dentro, se tem a arte de libertar-se da marcação faria estragos na defesa do PSV.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.10.2024 às 07:40

P.S.: Acho exagerada a nota de Geovany Quenda. Teve aspectos do seu jogo muito positivos, sem dúvida, mas defender não é um deles. Foi apanhado fora de posição e a dar muito espaço ao adversário em vários lances. Ele não é e nunca será um lateral, mas sim um extremo, a sua posição natural.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 10:50

O miúdo Quenda surpreendeu pela positiva, eu pessoalmente era de quem estava mais receoso, pensei que poderia encolher-se perante todo aquele ambiente mas não se amedrontou e fez o seu futebol, alguns lances até lhe saíram geniais, disse presente quando a equipa sentiu apertos e necessitava de sair para respirar e dar também uns sustos ao PSV, na verdade ele fez a cabeça em água ao seu opositor naquele corredor. Com 17 anos fazer tudo aquilo merece o reconhecimento e ainda esteve perto de um grande golo, ao seu jeito atirou em arco, faltou dar-lhe um pouquinho de mais arco e tinha entrado, ele percebeu pela expressão que fez.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.10.2024 às 13:24

O que eu referi tem a ver com a capacidade defensiva dele e não ofensiva.

Com esta sua insuficiência, ele castiga excessivamente o central à direita que se vê frequentemente obrigado a dar cobertura por ele.

Viu-se isso com Debast e depois com Quaresma.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 13:30

Por isso fez brilhar o Quaresma que foi a todas sem medo, o Quenda até percebeu que tinha as costas quentes bem guardadas e soltou-se mais em ações atacantes, quiçá com instruções do Rúben.
Sem imagem de perfil

De RCL a 02.10.2024 às 16:31

Era para o Rui Gomes.
Amorim tem que rever os posicionamentos de Geny e Quenda.
Tirar Geny da ala direita para colocar Quenda está provado que não resulta.Geny faz melhor a posição do que Quenda. Defende melhor
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.10.2024 às 21:02

Exactamente!
Sem imagem de perfil

De De Perry a 02.10.2024 às 08:25

Concordo com a análise do Sr. Julius, a este nível não se podem cometer erros e o PSV julgando nosso meio campo e pressionando bem alto fez os nossos jogadores cometerem muitos. Sinceramente estou muito apreensiva para os jogos do City e Arsenal equipas que jogam sempre no meo campo do adversário, pressionado alto. O Sporting nestes jogos tem que ter outra tática e jogar no 4-4-2,, com 4 defesas, 4 no meio campo e dois jogadores na frente bem abertos. O meio campo não pode jogar a 2. DeBast, Inácio, Nuno Santos e Geni fizeram um jogo muito mau, uns por uns motivos, outros por outros. Amorim como já aqui disseram teve um equívoco a montar a equipa. Ele dá muita confiança aos jogadores, mas neste nível com equipas fortes tem que se mudar também a parte tática, só as grandes equipas, com grandes jogadores é que se podem dar ao luxo de não o fazerem. A tática tem que ajudar a equipa a dar-se nestes grandes jogos
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:04

Perry,

Primeiro a equipa arrancou um bom resultado, lembrar que faz pouco tempo que uma equipa top desse campeonato deu 5 em Alvalade, a nossa exigência é que já chegou a um patamar que pensamos sempre na vitória.

Neste tipo de testes as deficiências vêm mais ao de cima, creio que o nosso staff tinha tudo controlado, menos 3 coisas, o terreno que será forçosamente algo a levar em conta no futuro nos jogos fora, o falhanço do Geny na sua missão e as excessivas facilidades que o miúdo belga deu, foi com tudo isso que tivemos que lidar no jogo para não sairmos derrotados e foi conseguido.

Não temos que ficar apreensivos para os jogos com o City e Arsenal, já jogamos contra eles recentemente e eles vão respeitar o Sporting, o resultado na casa do PSV também serve de montra para perceberem que não será fácil ganharem em Alvalade, eu espero pelo menos um empate nesses 2 jogos, tudo o que vier a mais será excelente.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 02.10.2024 às 08:35

Com muito respeito pelas nossas equipas (que lutam em condições difíceis), o PSV não é o Estoril. Um ponto fora, na casa deles, vale ouro. Há que ser humilde e reconhecer o nosso pouco "andamento" nestas lides. Os jogadores ganharão experiência e crescerão.
(E lembrar que estamos sem Pote...).
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:09

P. Vasconcelos

e faz pouco tempo que uma equipa deles deu 5 em Alvalade. Jogar ali é sempre difícil para todos inclusive para os tubarões.

Na verdade até ficou a ideia que que num relvado normal e com o Pote, temos mais equipa para ganhar mesmo no campo deles.

Temos um objetivo que será passar à fase seguinte e está bem encaminhado, numa situação excepcional até poderá ser possível chegarmos aos lugares da passagem direta, seria sensacional.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 02.10.2024 às 17:27

Sr. Julius eles jogaram sem o Dest um defesa que vale 22 milhões de euros, sem o Vermann um médio que vale 40 milhões de euros e sem o Lozano avançado que vale 15 milhões de euros, todos jogadores internacionais. Portanto não foi só o Sporting que jogou desfalcado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 18:16

Falo da ideia de jogo, mas temos jogadores que têm ainda que evoluir nos duelos quando sobre pressão, precisam de ganhar calo competitivo de nível elevado.
Sem imagem de perfil

De Davide a 02.10.2024 às 09:19

Tenho ideia que previ o empate como o resultado provavel deste jogo. O Sporting e o PSV sao equipas equivalentes em termos Europeus. PSV esta ligeiramente a frente do Sporting no ranking Europeu, e foi um jogo fora.

Bom ponto e seguimos o nosso caminho.



Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:12

Davide,

confesso que previ todos os resultados menos a derrota, também sinto a equipa mais forte e com boa resposta, com o golo deles até esperava uma melhor resposta nossa, mas aí ficou claro o terreno a dificultar bastante, terão que ver essa situação, em terrenos daqueles pitões de alumínio sempre.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 02.10.2024 às 09:36

Começo por dar os parabéns ao treinador do PSV, realmente estudou a forma como o Sporting joga e anulou durante muito tempo a nossa equipa. Em sentido contrário crítico Amorim porque perante a evidência de que a equipa estava manietada e que Catamo naquela posição era um jogador a menos, deixou correr o jogo sem nada alterar durante demasiado tempo. Péssimo jogo de Debast, muitas das jogadas de perigo do PSV começaram em erros seus. Os escorregões contínuos, alguns a roçar o ridículo, curiosamente alguns jogadores não escorregaram, outros passaram a vida a cair, porquê? Salvou-se o ponto, mas poderemos ter perdido Diamondé por bastante tempo, o que cria um problema enorme na equipa. Vamos ver como reage a equipa com o Casa Pia e qual o 11 que Amorim pode e quer apresentar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:23

Luís Carvalho

é italiano e imagino que falou com o treinador do Atalanta e viu esses jogos, tentou aplicar a mesma receita com marcações apertadas e pressão alta, o treinador da Atalanta deve-lhe ter dito que lidamos mal com a pressão alta e com marcação a roer os calcanhares e é verdade.

De facto enquanto o Geny esteve em campo jogamos com um jogador a menos, fico de certa forma surpreendido que tanto os colegas e o treinador não o tivessem ajudado a melhorar a situação em que caiu, eu rapidamente o teria chamado e exigir-lhe que não esperasse o passe e fosse rápido ao encontro da bola e a tocasse de primeira depois para se libertar do emplastro ou desgastá-lo também.

O Ruben demorou a interagir e podia ter-se tornado fatal, eles quase que fazem o 2º e aí ficaria muito mais complicado.

Debast pensa que todas as bolas têm que sair jogadas e não é assim, tem que perceber a leitura dos lances e a movimentação do adversário à sua volta, por vezes melhor é atirar a bola par a bancada, terá que crescer nessa situação, ser patrão de si mesmo nas decisões, foi passarinho em vários lances e terá que ter alguém que lhe diga isso mesmo.

Se nada partiu ou rompeu no pé serão 2 ou 3 semanas não mais que isso, pareceu torção e vai inchar, se nada rompeu não será tão grave.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 02.10.2024 às 14:54

O treinador do PSV é Italiano? Não creio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 15:13

Tem razão é natural dos Países Baixos.
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 02.10.2024 às 11:19

Pontos a retirar na minha opinião deste jogo:
- Franco Israel tem todas as condições para ser o titular.
- Debast alterna entre o fantástico e o horrível.
- Quaresma afirma-se cada vez mais.
- Geny só pode jogar a ala direito.
- Maxi mais cedo ou mais tarde vai assumir a ala esquerda.
- Faz falta no plantel um extremo esquerdo que jogue com pé-direito.
- Bragança é um craque.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:36

Rui Sampaio,

depois do que lhe vi fazer na parte final do campeonato anterior fiquei seu defensor e acreditar nele, e tenho-o defendido, poderá ser guarda redes top, está a defender muito bem.

Debast, descrevi tudo comentário anterior, são erros que pode resolver, é questão mental e acima de tudo concentração para perceber os momentos do jogo e dos lances.

Quaresma já é jogador de seleção, ando a dizer isso faz algum tempo, vejo-o fantástico

Geny antes de analisamos onde deve jogar terá que aprender a sair das marcações cerradas a roer os calcanhares, ontem estivesse onde estivesse com aquela marcação não se safava, porque não sabe jogar de costas, tem que aprender como fazer, tem várias soluções, deixou-se cair no futebol de rua e ficou bloqueado, ontem pedia-se pelos menos na parte inicial jogar simples de primeira e antecipar-se nos passes, o emplastro acabaria por desistir de anadar atras dele, percebeu que tinha ali um passarinho e não o largou até depená-lo.

Maxi tem capacidades ainda desconhecidas e que nos deixam agua na boca, tecnicamente está a anos luz do Nuno Santos.

Bom essa é a questão quente da equipa, a lesão do Pote atrapalhou quando se trata de jogos a este nível, o Rúben pensa que a equipa tem soluções, na verdade ela até ja la está mas não está ainda preparada para ser titular (Maxi).

O Daniel encheu ontem as medidas a nos todos.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 02.10.2024 às 11:22

O resultado foi bem melhor do que a exibição, e mais uma vez, Israel provou que veio para ficar, o Sporting tem neste momento um grande guarda redes. Muito bem Daniel Bragança que apesar de ter entrado mais uma vez tarde, foi o melhor em campo logo seguido de Israel.Quenda esteve bem, mas aqui com uma nota exagerada. Debast esteve mal no passe que dá o golo, mas Genny também se deixou antecipar com este a jogar fora do lugar habitual. Para terminar, dizer que Amorim deveria ter corrigido mais cedo o " erro grave" de ter colocado Genny fora do lugar. Estou preocupado com o Casa Pia, porque com a lesão de Diomonde, de caminho não temos centrais para jogar..., temos mesmo que ganhar este jogo porque depois vêem as seleções, e podemos recuperar alguns dos nossos jogadores.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 11:42

José Silva,

É de facto uma bonita frase, "o Sporting tem neste momento um grande guarda redes" eu sabia que um dia ele ia chegar aí, ao reconhecimento dos adeptos, isso dar-lhe-á ainda mais confiança e subirá a esse patamar.

O Dani rebentou com os neerlandeses que de todo não contaram com ele.

O Debast nunca deviria ter feito o passe para o Geny, as dificuldades do Geny em jogar de costas estavam já claras, ele teve tempo de libertar-se da bola e escolheu a forma que tinha tudo para dar errado naquelas circusntàncias.

Com mais ou menor dificuldade vamos ganhar ao Casa Pia, terá mesmo que ser.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 02.10.2024 às 12:07

Sim, o Zeno é o principal culpado. A defesa está super descida o PSV subido, e o tipo arrisca um passe para a cabeça da área? Receber uma bola daquelas pode sempre dar asneira, seja o Geny ou o Gyokeres. Basta o árbitro fazer vista grossa ao contacto.
Aliás Zeno teve várias más decisões tal como o Inácio. A entrada do Bragança deu mais uma linha de passe (e tb os holandeses já não chegavam a todos os jogadores em cima) e então aí as saídas ganharam qualidade.
Mas a primeira parte foi um desespero.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 12:19

Verdinho,

nem mais, tudo isso que comenta.
Sem imagem de perfil

De Alfredo pereira a 02.10.2024 às 11:25

Como é possível dar nota 1 ao debast no lance do gol recuoera a bola sai jogando e lança geny q om a sua técnica maravilhosa fez o q fez jogou se no chão. E nota 5 ao quaresma q perdeu um golo nem nos apanhados ao cair e fez um atraso maravilhoso quase deu golo do psv.
Enfim uns são filhos outros enteados.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 12:04

Alfredo Pereira

num grupo a este nível todos sabem ler minimamente o jogo e o que se passa à sua volta, o Geny estava a ser marcado em cima e a mostrar muitas dificuldades em sair da marcação, qualquer colega percebeu isso, o Debas teve tempo de resolver o aperto em que estava? Só tinha o Geny como solução de passe? Com estas perguntas respondi á sua questão.

Quanto à nota dada ao Quaresma o seu comentário não pode ser de um sportinguista, o miúdo não tem experiencia de aparecer isolado na frente do guarda redes contrário, para mais num jogo daqueles, escorregou, foi perfeitamente natural, o seu comentário teria alguma razão de ser se tivesse acontecido como um avançado ou médio que sabem que têm que pisar bem no relvado para terem equilíbrio e escolheram a forma como fazer o golo, o Quaresma ja percebeu isso e na próxima já não cometerá certamente o mesmo erro, mesmo nesse lance é construído por ele, é ele que foi lá na frente antecipar-se e cortar a bola e ninguém passou por ele em todo o tempo que jogou, atirou-se a eles sem medo e foi buscá-los a todos, fez uma tremenda exibição. Tenho muito respeito pelo Quaresma, reconheço que se transformou num grande jogador.

Em qualquer jogo haverá sempre notas para filhos e enteados, dependerá sempre da perfomance de cada um no jogo, o Quaresma já teve aqui notas para enteados e o Debast ja teve notas para filhos e sempre será assim.

Sem imagem de perfil

De Alfredo pereira a 02.10.2024 às 12:18

Cada um com sua opinião já dizia o poeta Nelson Rodrigues q toda a unanimidade é burra. Não concordo minimamente com a diferença de notas de 1 para 5. Dá a ideia q um foi o melhor em campo e o outro nunca deveria ter entrado. Só tem 20 anos o debast deve ter a mesma idade do quaresma. Benevolência sim mas para os dois.
Sl
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 12:30

Meu caro

as notas são cegas não vêm idade de ninguém, podem ter 15 ou 40 anos que serão avaliados no que fazem em campo, não retiro uma virgula em tudo o que descrevi do jogo de ontem, posso até dizer que aos 30 minutos de jogo trocava comentários via WhatsApp com amigos sportinguistas em que eu já reclamava que teria que haver ação do Rúben para a inadaptação do Geny à marcação em cima e uma entrada urgente do Daniel no jogo e ainda a exagerada timidez do Inácio nas saídas de bola, sem assumir qualquer risco, como os erros somados do Debast, em que os 2 pareciam borrados, isso só deu mais confiança ao adversário que sentiu e percebeu que teriam que aumentar ainda mais a pressão alta, tudo isso já eu estava a ver aos 30' de jogo e imagino que o Ruben também, hesitou e decidir e podia ter-se tornado fatal.

Quanto as opiniões, obviamente são sempre todas bem vindas, sempre. Eu só sustento o que opino.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 02.10.2024 às 12:16

O Quaresma controlou imensos lances e fez 3 ou 4 cortes importantíssimos. Teve esse brinde é verdade mas o resto do jogo esteve bem. Convém lembrar que o Quenda já não ajudava tanto e a equipa estava mais inclinada para a frente e o Quaresma viu-se muitas vezes no 1x1.
Quanto ao falhanço, foi uma pena, mas ele faz o gesto técnico com o corpo para se enquadrar e fazer um remate em arco, que seria a melhor decisão e provavelmente golo. Pena que quando está a posicionar o corpo, escorrega. Outros fecham os olhos e rematam e logo se vê, ou tentam driblar o GR. Ele tomou a melhor decisão, pena que escorrega.
A única coisa a lamentar é o azar do momento. De resto ele fez tudo bem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 12:38

Verdinho,

aprecio os seus comentários porque são realistas com o jogo e gosto sempre de discutir no bom sentido o futebol.

Nesse lance só não comentei algo, mas vou fazê-lo agora, dou de barato tudo o que o Quaresmas tentou fazer, mas tenho uma máxima que nunca abdiquei e sempre a exigi aos meus jogadores, quem decide o remate nunca pode ser o jogador, é a equipa e o Quarema tinha o Gyo á direita que só seria encostar para golo, devia ter-lhe passado a bola mas deslumbrou-se é de entender por isso não comentei mais nada.

Quanto a tudo o resto que ele fez, simplesmente foi um monstro e muito bem comenta a menor ajuda do Quenda a fechar o que ainda triplicou o trabalho do Quaresma que foi central e lateral ao mesmo tempo na maioria das vezes. Teve um 5 bem calcado, se faz golo nesse lance dar-lhe ia o destaque e 5.5.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 02.10.2024 às 16:32

Vi o lance novamente e parece-me que quando ele decide enquadrar-se para a baliza o defesa ainda está muito perto do Gyokeres, não dava para passar. Quando ele se estatela no chão é que o defesa já está longe do Gyokeres e fica a sensação que a melhor opção era passar-lhe a bola.
Aliás, provavelmente o escorregão advém de ele olhar para o lado a ver onde estava o Gyo.
Mas o tipo é central. Exigir-lhe uma finalização à Pote é muito otimismo. Continuo a achar que ele tomou a decisão certa. Aliás ele ao colocar o corpo lateral à bola ele até podia passar ao Gyo. Não sabemos. Teve azar ao escorregar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 16:58

É injusto critica-lo por isso não tem experiência desse tipo de lances, mas serviu para aprender que terá que manter o equilíbrio para a ação que vai escolher
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 02.10.2024 às 11:37

É fundamental recuperar os lesionados até dia 22, quando formos à Áustria, principalmente Pote, Diomandé, St Juste. Dá ideia que Gyokeres está com algum problema físico....espero enganar-me !
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.10.2024 às 12:13

Rui Câmara Pina,

Também me passou pela cabeça essa possibilidade, até que meteu gelo no jogo anterior, mas ainda dou o beneficio da duvida, grande como é sentiu-se fragilizado naquele tipo de terreno escorregadio, faltou-lhe aderencia para poder se virar uma das suas armas mais fortes, aí o adversário mais adaptado esteve sempre em vantagem.

Se jogar contra o Casa Pia e sem restrições nos sprinters perceberemos que está bem.

Esta paragem é daquelas raras que chegam em boa altura, Pote estará quase a regressar, Diomande e Matheus Reis vão necessitar de recuperar, Quaresma e Inácio em fase da recuperação plena, creio que após o jogo de Sábado a paragem de quase 20 dias vai fazer muito bem a muita gente da equipa

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo