Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (12)

Julius Coelho, em 19.10.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Portimonense para a Taça de Portugal, 3ª eliminatória, que resultou numa vitória por - 1. Golos de Conrad Harder 40' e 90'+4'.

SPORTING SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

Leões a meio gás carimbaram a passagem da eliminatória, derrotando o Portimonense no Algarve num jogo pouco atractivo, QB e sem grande história, jogado e controlado quase sempre no meio campo dos algarvios que defenderam nos 90' com um bloco compacto, muito baixo, com todos os seus jogadores amontoados na zona da sua grande área, tapando todos os caminhos da sua baliza. Ao cair do pano (87') o Portimonense teve a estrelinha, ao conseguir chegar ao empate (1-1) numa bola parada, a que obrigou o Sporting a um derradeiro forcing de aceleração para evitar o pesaroso castigo do prolongamento, com o jovem dinamarquês Harder a resolver com o seu 2º golo da noite, que matou de vez toda aquela alma sonhadora dos algarvios.

img_920x519$2024_10_18_22_14_36_2304204.jpg

DESTAQUE - CONRAD HARDER - 4 - Voltou a mostrar que quer e pode ser também solução para os golos, bisou na partida, com dois golos de belo efeito, especialmente o segundo, por ter acontecido já nos instantes finais, com toda a carga emocional que se vivia no estádio pelo golo do empate do adversário, livrou a equipa de um prolongamento que seria severo, de um tremendo castigo muito injusto. Foi quem mais rematou à baliza do Vinícius.

VLADAN KOVACEVIC - 3 - Na falta de lances do adversário que raramente chegou à sua baliza, testou-se a si mesmo, mostrando intranquilidade a jogar com os pés e a sair da baliza. 

RICARDO ESGAIO - 2.5 - Foi o "velho" Esgaio com as limitações habituais contra adversários que só defendem, pouco acrescentou e pareceu ser sempre menos um, exigia-se um elemento mais criativo que um conservador. Na função de fechar, fez bem a sua parte sem surpresa.

BRUNO RAMOS - 3 - Foi a surpresa na equipa, um desconhecido para a maioria dos adeptos presentes no estádio, percebeu a oportunidade e mandou para trás das costas o nervosismo, mostrou boa capacidade atlética, rápido e agressivo nos duelos.

ZENO DEBAST - 3 - Foi-lhe confiada a responsabilidade da posição e posto do patrão,  jogou simples sem inventar, mas foi pouco acutilante nos passes em que se pedia risco. Mostrou fragilidades a defender as bolas paradas, em que terá que melhorar muito e rápido.

GONÇALO INÁCIO - 2.5 - Tem tido uma época insípida com altos e baixos, ontem voltou a ser o elo mais fraco da defesa, errando passes e perdendo duelos em que ultimamente é batido com alguma facilidade, terá que pôr um travão urgente  nesse registo negativo.

NUNO SANTOS - 3 - Voltou a ter muito alta dinâmica, tentativas de ataque bastantes, cruzamentos ás carradas, depois de tudo isso espremido, saiu uma grande assistência para o Harder fazer o primeiro da noite.

MORTEN HJULMAND (Cap) - 3 - Exibição modesta do capitão, sempre em velocidade moderada, preocupou-se mais em asfixiar as tentativas de ataque do adversário e deixar para os colegas o trabalho criativo, de penetrar naquele mar de pernas do adversário estacionadas dentro da sua área.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Deu vários safanões no ritmo mais lento da equipa e do jogo, num trabalho de muito suor para provocar desgaste nos defesas algarvios. Esteve pouco inspirado em lances em que podia ter matado o jogo mais cedo.

GIOVANY QUENDA - 3 - Abusou daquela sua jogada preferida para dentro, para depois rematar com o pé  mais forte (esquerdo) à baliza adversária, mas os remates resultaram desastrosos, inconsequentes. Brilhou num único lance, quando cruzou com a bola a passar muito perto da linha de golo. A pensar na Champions?

FRANCISCO TRINCÃO - 3.5 - Exibição distinta dos colegas nas zonas de construção, o elemento que mais vezes carregou a equipa, que mais espaços e desequilíbrios criou, por isso também o mais massacrado pelos adversários, que não hesitaram em derruba-lo por várias vezes. Esteve perto de fazer um golo monumental, depois de um lance de génio em que sacou vàrios adversários da frente.

VIKTOR GYOKERES - 2.5 - Entrou no momento em que a equipa controlava o resultado da magra vantagem do 1-0, após o golo do Portimonense teve que acelerar e foi a tempo de inventar a grande assistência para o jovem Harder carimbar a vitória, em que salvou a equipa do prolongamento.

GENY CATAMO - 2 - Entrou para o lugar do Giovany, mas não fez melhor que o colega, arrancou alguns cruzamentos que não tiveram efeito.

IVÁN FRESNEDA - 2 - Grande surpresa a não aposta do treinador na sua titularidade neste jogo da Taça, o que demonstra a pouca confiança no jovem espanhol. Entrou quase no final e viveu os momentos mais alucinantes da partida, com as alterações no resultado nos últimos instantes, ainda brilhou, quando tirou o pão da boca a um adversário, que se preparava para empatar de novo a partida.

RÚBEN AMORIM - 3.5 - Apresentou uma equipa nova, com várias ausências de peso. Enfrentou um adversário que só quis retardar ao máximo o golo do Sporting e ter o sonho de levar o campeão nacional ao prolongamento. As ausências limitaram o entrosamento que perdeu qualidade e intensidade, mas tiveram o adversário sempre controlado. As maiores traições no futebol têm origem nas bolas paradas, quase que viveu essa traição, de ter que jogar um prolongamento injusto e que iria causar danos físicos à equipa, em vésperas de Champion.

RICARDO PESSOA - 2 - Ficou logo de inicio bem definida a sua estratégia, sonhar, defender com todos muito junto da sua área e sonhar. Quase que conseguem parte desse sonho, quando nada fizeram para o alcançar, mas o futebol é fértil destas histórias, quando não se mata aparece uma bola parada como a salvação. Ficaram muito frustrados com a justiça da... derrota.

HERDER MALHEIRO (Árbitro) - 3.5 - Jogo no geral bem dirigido, escapou-lhe uma falta clara sobre Francisco Trincão mesmo em cima da linha da grande área e que seria grande penalidade. Dúvidas também num eventual fora de jogo no golo do Portimonense.

( Fase sem VAR) 

publicado às 02:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 19.10.2024 às 08:49

A maior surpresa foi Hugo Viana, nem no Banco esteve

Amorim disse na conferência de imprensa que os centrais da equipa B iam a jogo mas não seria expectável que entrassem de início, Bruno Ramos ,brasileiro de Santa Catarina , veio da equipa B do Ac. de Viseu; dizem lá que tem grande futuro , viu-se ontem. O outro miúdo espanhol esteve a aquecer mas Amorim mandou entrar Fresneda.
O jogo valeu pelos golos de Conrad Harder e pelas elas magníficas assistências de Nuno Santos e Gyokeres.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 11:23

Um bom dia de Sábado para todos...

RCL, Fresneda nao ter sido titular num jogo daqueles dá a indicação do treinador estar a desistir dele, pode estar a chegar ao fim da linha nesta época, veremos que vai passar mas...

Conrad aproveitou bem a oportunidade e vai ser estrela no futuro.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 19.10.2024 às 08:58

Bom dia,
kovacevich, novamente muito hesitante a sair aos cruzamentos, mais parece um guarda redes de Andebol, muito trabalho pela frente; dentro dos postes já demonstrou reflexos, mas um guarda redes no Sporting terá que ser mais do que isso!
Israel neste momento é um guarda redes muito superior e deve continuar na posição da frente!
De resto pouco a acrescentar, ontem jogou- se muito a pensar em Terça feira!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 11:47

José Gonçalves

creio que neste momento o treinador não tem dúvidas sobre o guarda redes nº1, o Kova jogará as outras competições internas, as taças.

E sim muitas cabeças ja estavam no jogo de terça feira na Áustria.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 19.10.2024 às 09:35

O que me parece é que a equipa não está na mesma forma que estava há um mês atrás, fazendo com o que o seu rendimento seja inferior, isto devido às lesões no sector defensivo e de Pote o tal jogador que faz dentro do terreno uma data de serviço ao mesmo tempo num mesmo jogo, joga na esquerda para o centro, marcando e fazendo assistências, aparece no meio como um 10 e joga no meio campo segurando o jogo e jogando como um 8 é o 3 em 1 é para mim o jogador mais importante do Sporting . Sinceramente isto tudo acontecer num momento tão importante para a equipa não é bom sinal e não auguro nada de bom, a equipa sem Diomande é muito fraca nas bolas paradas, DeBast como defesa a jogar ao centro tem um rendimento fraco e o Sporting vai sofrer muito nas bolas paradas, conforme as coisas estão neste momento, os resultados negativos vão começar aparecer. Isto enquanto Diomande e Pote não recuperarem a forma, porque uma lesão que lhes tem feito fazer uma paragem de mais de um mês, demora o seu tempo a recuperar a forma. Espero que Amorim faça um milagre, pois conforme as coisas estão a equipa está a cair
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 11:53

Perry

a equipa de ontem jogou pela primeira vez junta, com várias adaptações e elementos novos e ainda o ser o primeiro jogo depois da paragem das seleções, era expectável jogarem com menor intensidade e velocidade, foi o jogo de mudança do chip e não foi assim tão mau, o adversário defendeu sempre bem e jogava a sua Champion.

O Pote ja esta na fase de recuperação física muscular e está iminente na equipa, vai aparecer bem, mais atrasado esta sim o Diomande, mas vão reaparecer todos em breve, inclusive o Matheus Reis, a equipa vai voltar à sua performance habitual.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 19.10.2024 às 11:14

Gostei bastante do miúdo Bruno Ramos; Kovacevic só defendeu porque tratou-se de um jogo de taça, Israel neste momento é muito superior em todos os aspectos; Malheiro é igual ao Baixinho, prejudicam o Sporting propositadamente...e por hoje não tenho muito mais nada para dizer. Agora é fazer um bom resultado na Austria.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 11:56

José Silva,

Kova irá de facto jogar só nas outras competições internas, Israel ja agarrou o lugar e não vai largá-lo tão cedo, só uma lesão o tirará da baliza do Sporting.

Eu estou mais preocupado com o jogo a seguir, em Famalicão.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.10.2024 às 15:19

Não desvalorizando o jogo na Áustria, o jogo de Famalicão vai ser de uma exigência extrema e também é ele que mais apreensão me causa.
Espero que para ele já possamos contar com alguns dos actuais lesionados.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 15:51

Na verdade é com o jogo de Famalicão que estou mais preocupado, eles vão estar uma semana limpa há nossa espera, uma semana muito exigente para o Sporting com a viagem à Áustria para um daqueles jogos que conta ganhar.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.10.2024 às 16:02

O Famalicão não só terá uma semana limpa, como é uma equipa de muita qualidade que contra equipas grandes, que dão espaço, rende mais.
Um jogo muito perigoso a exigir concentração e aplicação máximas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 16:09

Como já comentei, até que tem o positivo desse jogo na Áustria ser também fora, servirá para acertar agulhas perante um adversário e condições que não serão muito diferentes de Famalicão
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 19.10.2024 às 12:07

Ainda não deu para perceber se Fresneda é realmente uma mais-valia ou não. A jogar 10 mnts por jogo não dá para perceber isso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 13:21

Rui,

de facto surpreendeu ontem não ter sido titular, se num jogo como o de ontem não conta... terá vida complicada
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.10.2024 às 12:54

No golo do Portimonense, Chico Banza, formado em Alcochete, está em fora de jogo posicional mas intervém na jogada. Golo mal validado. Há dúvidas se a falta sobre Trincao é dentro ou fora da área, faltou o VAR . Se o interveniente fosse o Antas era penálti e vermelho para o jogador do Portimonense.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 13:23

RCL

também fiquei com muitas dúvidas nesses lances que referiu, surpreende também o detalhe da TV não ter dado mais repetições, o que ainda mais deu peso às duvidas.
Sem imagem de perfil

De Carlos Estanislau Alves a 19.10.2024 às 13:42

Caros
exatamente as 2 situações mais estranhas do jogo e que nem se deram ao trabalho de repetir muito os lances pois era claro que houve dúvidas e que caso existisse VAR, acredito que muito provavelmente as decisões poderiam ser diferentes.

No entanto, vale que vencemos e fica o registo claro de que o VAR ajuda os clubes e os árbitros a serem mais corretos na avaliação final!

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 14:08

Carlos

mas disso não tenhamos dúvidas por muitos resistentes que existam ao VAR
é o mesmo que os bandidos não quererem a existência das leis.

Verdade que o VAR ainda tem caminhos a percorrer mas é já uma ferramenta indiscutível e necessária, por muitos problemas que existam com o VAR, muitos mais problemas existiriam sem ele.

Ontem ficou mais uma vez demonstrado que com VAR haveria alteração no resultado, 2 lances em que o prejudicado foi o mesmo.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 19.10.2024 às 13:15

Caro Julius, com uma equipa meio remediada, foi o jogo possível. A tendência é a de estes jogos se tornarem cada vez mais difíceis, à medida que as equipas percebem as nossas limitações. Está ganho, é o importante.
Harder a mostrar muito talento, será um caso sério.
Fresneda, pelo contrário, é um problema. Nem num jogo destes a titular. Será também dos treinos? Falou-se no início da época da possibilidade de sair, talvez não tenha surgido uma proposta.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 13:27

P. Vasconcelos,

de facto foi uma equipa remediada mas que jogou o suficiente para merecer a vitória, existiam vários condicionalismos e teve que ser a equipa possível, os astros alinharam-se a favor nas ultimas semanas, uma paragem que chegou como uma dádiva e o retorno com um jogo mais macio, foi cumprido o objectivo e agora temos o jogo na Áustria e em Famalicão onde o Benfica caiu com estrondo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.10.2024 às 14:19

Boa tarde amigo Julius,

Um jogo típico de Taça. Descompressão dos jogadores, pouca intensidade e o pensamento que o jogo acaba por se resolver.
A situação poder-se-ia ter complicado. Não pela passagem da eliminatória, mas pelo facto de termos de jogar mais 30 minutos, o que era péssimo para o estado físico da equipa nesta fase.
O "clone" nórdico promete, mas nada de precipitações. Há um longo caminho a percorrer.
Mesmo neste tipo de jogos é possível avaliar as lacunas dos jogadores. Kovacevic sente dificuldades no timing de saída aos cruzamentos e o Debast tem muito a melhorar na defesa das bolas paradas. O pouco perigo que o Portimonense criou foi em lances de bola parada onde ele falhou na marcação ao adversário.
Muito preocupante a não titularidade de Fresneda num jogo como este, mas recuso-me a aceitar que o Rúben Amorim tenha desistido dele. Tenho confiança que o Rúben ainda vai extrair dele o potencial que já demonstrou.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 14:40

boa tarde amigo Leão do Norte

sintetizou muito bem os assuntos do jogo e do Fresneda.

O Conrad promete mas tem ainda muitas lacunas nos duelos, perde ainda muito depressa a bola e vai com certeza melhorar nesse aspecto, mas remata bem de todo o lado com o pé esquerdo, quanto ao pé direito também terá que melhorar, mais 2 anos e será um craque, provavelmente a explodir muito antes que o Viktor explodiu.

Fresneda, fiquei agora desconfiado, veremos o que o futuro reserva.

Kova, na verdade vejo que lhe falta escola, porque são detalhes que já deveria dominar muito melhor nesta sua idade e calo de experiência. Só os jogos lhe dão um curso intensivo.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 19.10.2024 às 15:24


Amigo Julius

Com a cabeça num jogo da Champions, estes jogos como o de Portimão são particularmente ingratos. E muito perigosos porque os níveis de motivação e compromisso estão baixos, o envolvimento psicológico e físico não correspondem ao que é obrigatório. Trata-se de jogadores de futebol profissionais, mas não são máquinas que se carregue num botão para os pôr a correr e a disputar bolas aos adversários. A ausência de Pote e Diomande, entre outros, também contribuiu para uma exibição mais pálida.
O importante é ganhar para seguir em frente, sem polémicas ou controvérsias. Na 3ªfeira haverá um jogo diferente, outro contexto competitivo, e acredito que os nossos jogadores conseguirão estar à altura das nossas expectativas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 15:59

Amigo Leão Zargo boa tarde,

O jogo de ontem foi importante para o retorno de todos à competição, até teve o detalhe a favor de ser fora, como os 2 próximos jogos na Áustria e Famalicão.

Foi uma treino sério para parte dos jogadores recuperarem o ritmo do sistema do Amorim, temos também a favor o facto de jogarmos na Áustria poder servir de grande preparação para Famalicão, com adversidades semelhantes, o Rubén vai com certeza rentabilizar ao máximo a ideia de jogo para a Áustria e fazer os acertos necessários para Famalicão, como ontem em Portimão, só a vitória interessa ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 19.10.2024 às 15:55

Harder já é uma certeza contra uma equipa de bloco baixo só se preocupou defender se não levava uma cabazada, a equipa do Sporting jogou para controlar o jogo, Sporting foi uma vez mais prejudicado pela arbitragem como o Sporting joga é difícil nos ganhar, jogo de Famalicão é difícil, concentração máxima nada esta ganho
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.10.2024 às 16:04

Fala verdades

Harder irá crescer há velocidade de cruzeiro e cada jogo estará melhor porque tem ainda lacunas a terem que ser trabalhadas, mas tem uma vontade de ferro de vencer, uma disponibilidade enorme para trabalhar e chegará lá com certeza.

Quanto a Famalicão, acaba por ser positivo o facto de jogarem antes na Áustria também fora, o que ajudará a concertar estratégias.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo