Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (14)

Julius Coelho, em 27.10.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Famalicão da 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que resultou numa vitória por 3 0. Golos de Viktor Gyokeres 57', Geovany Quenda 63' e Gonçalo Inácio 86'.

A NONA VITÓRIA SEGUIDA DEU EM GOLEADA (MAIS UMA)

O Sporting não vacilou em Famalicão, deixando frustrados os rivais que esperavam a interrupção da fantástica série (agora) de 9 vitórias seguidas da equipa de Alvalade. Os leões entraram com tudo e de mangas arregaçadas, numa entrega total e sem limites, na disputa dos duelos e na reacção pronta a perda, asfixiando os rapazes de Famalicão que não conseguiram libertar-se e lidar com tal alto nível de pressão, que os empurrou para perto da sua área. Valeu o inspirado Ivan Zlobin que parecia estar sempre no caminho da bola e os "deuses" que resolveram  brincar com o tiro ao boneco, para que o resultado chegasse milagrosamente empatado ao intervalo. Os golos acabaram por aparecer na segunda parte, com o inevitável Viktor Gyokeres a desbloquear o empate com mais um "golazo". Quenda e Inácio também marcaram. Trincão e Daniel Bragança deram festival de técnica mas em dia não na finalização, Pote e Diomande regressaram à titularidade.

Screenshot (2397).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5 - Está de volta com o que faz melhor: sempre incansável, lá foi destruindo com paciência e persistência a resistência das linhas mais recuadas dos famalicenses. Desatou o nó do empate com um golo à Gyokeres, num curto espaço do terreno partiu os rins ao adversário e fuzilou.

FRANCO ISRAEL - 4.5 - Quando foi chamado a intervir respondeu sempre bem, ao nível de um craque. Parou um grande estoiro desferido fora da área e na zona central à sua baliza.

GEOVANY QUENDA - 5 - Jogo para guardar nas suas memórias, o golo que marcou bateu recordes, como o mais jovem leonino de sempre a marcar no campeonato. O menino já é craque, mas fica para já em segredo, para que não se estrague.

ZENO DEBAST - 5 - Calçou pantufas de seda e com a bola nos pés fez tudo perfeitinho, agora até aprendeu a sair por cima nos duelos, fica a faltar-lhe o jogo aéreo, quando o conseguir fazer bem, terá nível mundial

OUSMANE DIOMANDE - 5 - Não se viu a diferença para quem esteve parado por lesão várias semanas, a raça voltou-lhe inteirinha como mostrou nos duelos junto à relva e nos lances pelo ar, ganhando-os todos.

GONÇALO INÁCIO - 5 - A defesa titular esteve sempre muito segura e muito eficaz. Com as mazelas atrás das costas finalmente, o jovem internacional português subiu muito na sua produção e alegria pelo jogo. Marcou o 3.º, que carimbou a goleada num campo de besta negra.

NUNO SANTOS - 3 - O azar bateu-lhe à porta pela segunda vez na época e desta vez parece ser mais grave, saiu de maca e com esgares de dores bem visíveis no rosto. No jogo soltou-se varias vezes e com espaço para progredir, mas faltou melhor decisão para dar sequência aos lances.

DANIEL BRAGANÇA (Cap) - 5 - Está a rubricar muito boas exibições, ontem foi só mais uma, dinamizando todo o movimento de construção da equipa, sempre com ideias diferentes que levaram o esférico a entrar por várias vezes entre as linhas da defesa adversária, desorientando-a, provocando-lhes tremendo desgaste. Um dos grandes obreiros da vitória.

HIDEMASA MORITA - 4 - A sua forma está a chegar, já vem aí ao virar da esquina, ontem já houve mais Morita mas ainda de forma intermitente e tímida. Muito decisiva a sua visão quando assistiu Gyokeres no lance do 1º golo e que rompeu o zero-zero.

FRANCISCO TRINCÃO - 5 - Diabólico, em grande forma voltou a mostrar a sede pelo jogo, sentiu-se leve e super confiante nos lances, pena o desacerto na finalização. Brilhou na melhor jogada da noite, quando trocou os olhos ao seu opositor e se isolou pela direita, acabando o lance com vários remates no tiro ao boneco, com a bola a sair depois rente ao poste no ultimo remate. Merecia o golo.

PEDRO GONÇALVES - 3.5 - No regresso à titularidade e ao trio do ataque demolidor do campeonato, esticou até onde os pulmões deixaram, 65'. Deu para ver a diferença que trás à equipa, principalmente nos passes entre linhas que só ele sabe fazer com mestria, combinando na perfeição com os colegas Morita e Daniel. Faltou-lhe a maior intensidade.

GENY CATAMO - 3.5 - Entrou para o lugar do azarado Nuno Santos, uma actuação em crescendo no jogo pela demora em entrar nele, muito devido à troca do corredor quando na entrada do Max, mas acabou em muito bom plano culminada pela assistência para o golo do Gonçalo Inácio.

RÚBEN AMORIM - 6 - Grande vitória num dos campos besta negra na luta pelo título, onde o rival da Luz caiu com estrondo. Todos levaram a lição bem estudada, funcionaram como um motor mercedes de alta cilindrada, a rolar sempre acelerado, com as rotações bem em alta. Independentemente como terminavam os lances, o motor fez rolar o rolo compressor em quase todo o tempo de jogo, com a goleada a acontecer naturalmente.

ARMANDO EVANGELISTA - 2 - Viu-se que estavam bem preparados e ensaiados no esquema táctico para tentar parar o Sporting, a vontade era mais que muita, mas os leões surpreenderam-nos, aparecendo com um bom fato-macaco vestido e com as mangas bem arregaçadas, muito preparados para a guerra e a impor a lei do mais forte, venceu de forma incontestável.

FÁBIO VERÍSSIMO (Árbitro) - 4 - No geral levou o jogo a bom porto, tentou ser justo na maioria das decisões nos vários lances faltosos. A ideia seria deixar o jogo correr num critério igual, mas a dureza de várias faltas não deixou.

HELDER MALHEIRO - 4 - Duas decisões muito em cima do limite do fora de jogo e que resultaram num golo anulado e num golo validado ao Sporting.

publicado às 02:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.10.2024 às 06:54

Um bom dia de Domingo para todos...

Nota: Estou de saída em viagem para Portugal, com avião esta manhã para Lisboa e posterior viagem de carro até ao norte do País, ficará complicado participar no debate por isso.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 27.10.2024 às 07:46

Caro Julius, uma boa viagem, sem dúvida mais animada com a difícil é excelente vitória de ontem.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 27.10.2024 às 11:35

Acima de tudo, meu caro, uma viagem segura, abraço
Sem imagem de perfil

De De Perry a 27.10.2024 às 07:01

Será que vamos fazer história depois de 70 anos ? A velha máxima faz agora mais que razão, jogo a jogo, mas isto faz-nos sonhar, até a mim que sempre fui um borrado.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 11:53

"mas isto faz-nos sonhar, até a mim que sempre fui um borrado."

Aqui no blogue o Perry é um incompreendido pelo seu pessimismo, mas penso que o caro é quem mais sofre com esse estado.
E nunca duvidei do seu sportinguismo.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 27.10.2024 às 07:57

A nota do Pote parece-me muito elevada. O homem mal se mexeu o jogo todo e não foi por falta de pernas.. odeio quando ele falha uma jogada e põe-se a olhar para a bancada, para as estrelas, para tudo menos ir a correr para a sua posição ou tentar recuperar a bola.. ele que veja o exemplo do Bragança, sempre disponível para recuperar uma bola.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 27.10.2024 às 08:43

Estás coisas não é só a lesão, a paragem fe-lo perder a forma e ritmo de jogo, é normal. Bragança esteve 1 ano depois da lesão a jogar aos pouquinhos, agora n sta época sim está na plenitude . Pote necessita de mais uns jogos
Sem imagem de perfil

De Fernando Pais a 27.10.2024 às 10:56

Concordo. E chutar de qualquer lado, tendo colegas em melhores condições. Aliás, se todos os avançados pensassem mais no colectivo e menos neles, tornavam tudo mais fácil. E nós não roiamos tanto as unhas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 12:05

Verdinho, o Pote é um jogador especial. Até pela forma como, várias vezes num jogo, nos consegue tirar do sério.
Mas, na minha opinião, essa "especialidade" dá-lhe o direito à diferença. Se o Pote tivesse atitudes em campo, ou fosse obrigado a ter, iguais às de outros companheiros, estou convencido que não seria o mesmo e perderíamos esse jogador especial.
Há que entender a especificidade dos jogadores especiais. Aliás penso que esta percepção é que define os treinadores de elevada qualidade. Aqueles que não entendem as especificidades dos jogadores e querem que no campo eles façam parte de uma "linha de montagem" com trabalho igual para todos, perdem mais do que ganham.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.10.2024 às 09:22

Num campo tradicionalmente difícil, a equipa deu uma grande demonstração de personalidade e força. Pena a lesão do Nuno Santos, espero que recupere rapidamente. Bragança para mim foi o homem do jogo, a continuar nesse nível não sei se fica muito tempo no SCP
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 12:09

Paulo Salcedas,
Um campo difícil e contra uma equipa de qualidade. A demonstração de personalidade e força que refere, pode ter dado a falsa ideia que foi um jogo "fácil".
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 27.10.2024 às 10:52

Podia ter cinco ou seis
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 27.10.2024 às 10:53

“ GYOKERES, o sueco prejudica gravemente a sua saúde e a saude dos seus adversários “. 🙃🤣
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 12:14

Mas faz tão bem à saúde dos sportinguistas!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 11:50

Bom dia e boa viagem amigo Julius,

Este Sporting joga muito. E por jogar muito é que conseguiu esta indiscutível vitória em Famalicão.
Ao contrário do que o resultado possa indicar, do que muitos adeptos possam pensar e até do que o seu texto introdutório às notas possa sugerir, o jogo foi muito exigente para o Sporting. O Famalicão joga bem e é muito perigoso. Só com a sua elevada qualidade e uma permanente concentração, o Sporting comandou o jogo e conseguiu controlar, quase totalmente, a equipa famalicense, não lhes dando qualquer hipótese. Mas sem esses atributos do Sporting eles teriam sido muito mais perigosos, porque têm qualidade para isso. Juntamente com o do Antas foram os jogos mais exigentes do campeonato até à data.

Gyökeres é Gyökeres e ontem foi decisivo pela forma como abriu o marcador, mas, para mim, o destaque foi o Daniel Bragança. Está a jogar a um nível altíssimo.
Trincão a mostrar a sua genialidade e o Quenda a sua qualidade.
E caiu mais um mito. O nosso meio-campo também é intenso sem o Hjulmand.

P.S. Algum motivo para só ter pontuado o Geny nos substitutos?
É que achei positivas as prestações do Maxi e do St.Juste.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 27.10.2024 às 12:02

Um jogo muito conseguido, realçar a exibição de Bragança, está um senhor jogador!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 12:12

Luís Carvalho, surpreendeu-me a forma como recuperou da lesão e evoluiu para um patamar superior ao anterior.
E, por estranho que possa parecer, continua-me a surpreender.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 27.10.2024 às 17:41

Algumas vezes aqui escrevi que Bragança não tinha “ andamento” para ser jogador “ a sério”, enganei-me, ainda bem. Tudo tem uma explicação, a época passada exatamente no dia 1 de Março de 2024 , encontrei o Daniel a almoçar no Victor, no Montijo, falei com ele, tirámos uma foto, só podia correr bem! 🦁✌️😀.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 18:21

Em tom de brincadeira podemos dizer que a lesão foi benéfica para a carreira do Daniel Bragança.

Recordo-me do caro Luís Carvalho ter, aqui no blogue, feito referência a um encontro com o Nuno Santos. Se não me engano também foi no Montijo e andaria ele à procura de casa.
Convém o caro amigo providenciar um novo encontro com o Nuno Santos por forma a, também com ele, correr tudo bem, nomeadamente uma rápida recuperação e que volte ainda melhor jogador.😁🦁
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 27.10.2024 às 20:08

É verdade, encontrei o Nuno Santos junto da sua casa, meti conversa com ele e disse-me que andava à procura de uma casa maior. Tenho uma relação antiga com o Montijo, a Casa da Enguias desde miúdo, ainda lá vou por vezes, trabalhei lá no final dos anos oitenta, numa fábrica de pré-fabricados de betão que pertencia a um grupo Francês, depois tive uma central de betão pronto em Alcochete e o destino fez que a minha Mãe tivesse passado os últimos 5 anos da sua vida no Montijo. A minha Mãe partiu, mas o Montijo ficou cá dentro, ainda há uma semana atrás lá estive, no Victor, onde se come um peixe magnífico e onde encontrei além do Daniel, o Esgaio. Vou ver se encontro o Nuno Santos e dar-lhe um grande abraço de todos os Sportinguistas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2024 às 21:44

"Vou ver se encontro o Nuno Santos e dar-lhe um grande abraço de todos os Sportinguistas."
Ele bem merece!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2024 às 15:47

Amigo Julius

Uma grande vitória, infelizmente num jogo em que Nuno Santos se lesionou com gravidade. Sofreu rotura do tendão rotuliano do joelho direito e vai ter de ser operado. Para ele, no campo, a época chegou ao fim.
Sem imagem de perfil

De luis Moreira a 27.10.2024 às 16:35

A confiança é muita .Várias boas exibições .O Bragança está um senhor jogador.
O defesa central Debast a marcar cantos ?
Com Pote a equipa melhora .

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo