Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (15)

Julius Coelho, em 06.11.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com Manchester City, jornada nº 4 da LIGA DOS CAMPEÕES, que resultou numa vitória por 4 - 1Golos de Viktor Gyokeres 38', 49' (Pénalti) 80' (Pénalti) e Maximiliano Araújo 46'.

SPORTING ATROPELA O CAMPEÃO DA INGLATERRA

Noite surreal em Alvalade, com o Sporting a rubricar uma das melhores noites europeias da sua história, banalizando o campeão inglês, Manchester City, para muitos, a actual melhor equipa do planeta e arredores. O leão, que nem começou nada bem a partida, entrou praticamente a perder após uma oferta muito 'generosa' de Morita logo aos 4', mostrou-se excessivamente temeroso e nervoso, errando inúmeros passes e com grande desacerto defensivo, mas o 1-1 foi decisivo para a remontada histórica. A equipa acalmou e acreditou que afinal era possível discutir o jogo e a 2ª parte acabou por ser um recital, com o Sporting a elevar ao mais alto nível a sua ideia de jogo destruindo o campeão inglês com mais 3 golos, que fecharam uma goleada surpreendente perante o olhar atónico de Pepe Guardiola. Gyokeres trucidou os SUPER SKY BLUES, com um hat trick e ainda teve perdida incrível, Geovany Quenda foi decisivo no passe para o 1-1, Maxi Araújo marcou um tremendo "golazo", Pote e o génio voltaram, Diomande, Debast e Israel fizeram exibição de gala.

438b085e-a588-4c97-b808-ce6781c86224.jpg

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 6 - O Cyborg de Alvalade voltou a ter uma noite de sonho. Ganhou de goleada o duelo de titãs com o Cyborg norueguês do City, fazendo um hat trick e ainda teve perdida incrível quando isolado falhou o chapéu ao Ederson, salvou também uma bola que parecia ir cair dentro da baliza do Sporting e que daria o 2-0 ao City. Após o empate pôs sempre em sentido a defesa inglesa até final.

FRANCO ISRAEL - 6 - Mal batido no golo do City mas redimiu-se com várias grandes defesas, uma delas um estoiro do Haaland para a parada da noite, agarrando a equipa na confiança total.

JEOVANY QUENDA - 5 - Alguma oscilação no período inicial até acertar a marcação ao renegado Matheus Nunes. Soberba e muito decisiva a assistência para o golo do empate (1-1) que mudou a história do jogo, num momento crucial quando a equipa estava com muitas dificuldades, sufocada pelo adversário e há beira de sofrer um 2ºgolo.

ZENO DEBAST - 6 - Exibição de grande nível, plena de coragem e sacrifício, travou grande luta para fechar os espaços e caminhos a um adversário temível que sabe como provocar desequilíbrios com facilidade com passes curtos entre linhas.

OUSMANE DIOMANDE - 6 - Teve noite de gala, meteu no bolso o melhor avançado do Mundo, que só por uma vez lhe conseguiu escapar e que disparou para grande defesa do Israel. Imperial no jogo aéreo a fazer recordar o professor e grande capitão Sebastian Coates.

MATHEUS REIS - 3.5 - Teve dificuldades, denotando nervosismo e alguma falta de confiança, com excesso de demora a acalmar o seu jogo, precipitou-se em más decisões, perdendo várias vezes a bola e com facilidade para o adversário com passes errados, não surpreende que tenha sido substituído a meio da 2ª parte.

MAXIMILIANO ARAÚJO - 6 - Este é o Maxi que os adeptos esperavam, foi (é) o elemento mais imprevisível da equipa e que provocou muitas dificuldades aos opositores do seu lado. Fortíssimo no processo defensivo (terá que se refrear na decisão do ataque à queima) e muito eficaz no transporte junto à linha. No melhor lance da equipa (jogada colectiva genial) marcou um golazo, o golo da remontada logo a abrir a 2ª parte.

MORTEN HJULMAND (Cap) - 5 - Exibição em crescendo na noite, com inicio dificil, sem acerto nos espaços e nos timings por onde a bola passava, andou aos papeis até ao 1-1. A partir daí leu melhor o jogo do adversário e começou a acertar melhor as marcações, apareceu mais no jogo com boas intersecções, na antecipação e no apoio para o contra ataque da equipa que passou a fazer com maior utilidade.

HIDEMASA MORITA - 3.5 - Uma entrada deveras falsa, com dificuldades em acompanhar a intensidade que o adversário provocou logo no inicio, lentidão que resultou num grande erro, uma perda de bola em zona proibida, muito perto da sua área e que o adversário aproveitou a oferta para fazer o 1-0. O erro afectou-o bastante, provocando-lhe a perda de confiança e nunca conseguiu soltar o seu melhor futebol, optando quase sempre quando em pressão por não correr riscos.

FRANCISCO TRINCÃO - 5 - Brilhou muito nas estrelas na monumental arrancada e que terminou estatelado dentro da área adversária, derrubado pelo Gvardiol, o pénalti que resultou no 3º golo importantíssimo e que "matou" o City. 

PEDRO GONÇALVES - 5.5 - O Pote não correu muito, mas o génio que tem dentro dele que libertou salvou-o de uma noite menos conseguida, a assistência soberba para o golo do Maxi é genial, a somar vários lances de génio na arte do passe curto que partiram alguns rins dos adversários e que carimbaram uma 2ª parte notável.

GENY CATAMO - 4 - Teve entrada forte e importante, a ganhar quase todos os duelos, como no lance que resultou na grande penalidade e no 4º golo que fechou a goleada.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Tentou segurar a primeira linha defensiva no meio campo e foi importante a fechar os espaços, mas esteve pouco inspirado no passe construtivo para o contra ataque e que nunca saíram.

JEREMIAH ST. JUSTE - 3 - Entrou bem no jogo, concentrado e pragmático na decisão dos lances, o adversário também já perdia a alma, paciência e o discernimento a correr atrás do 1-3.

EDUARDO QUARESMA - Saúda-se o seu regresso após a lesão e teve entrada de leão, não deu quaisquer chances à estrela belga, o jovem Jérémy Doku. 

CONRAD HARDER - SEM NOTA - Entrou aos 89' sem qualquer lance de registo.

RÚBEN AMORIM - 6 - Teve despedida de sonho no seu ultimo jogo em Alvalade, nem nos seus melhores pensamentos imaginou que os astros se iriam alinhar desta forma como aconteceu. Goleou o campeão de Inglaterra e nem de propósito, sendo o maior rival do outro clube de Manchester que vai ser a sua futura equipa e com toda a Inglaterra com os olhos na TV a assistir perplexos. Teve os deuses a seu favor, a equipa muito entrou mal no jogo, sofreu bastante na fase inicial e ainda esteve muito perto de sofrer o segundo golo, mas.... Gyokeres empatou a partida e foi o clique para uma noite memorável que ficará na história dos melhores resultados de sempre do Sporting na Liga dos campeões. No final, o estrondoso resultado embalou os adeptos que mesmo com os sentimentos muito divididos e misturados, o grande reconhecimento e a enorme desilusão, para uma grande despedida, ovacionado de pé por todas as bancadas do estádio e ainda homenageado pelos jogadores em pleno relvado.

JOSEP GUARDIOLA - 3 - Que humilhação inesperada, teve que engolir em seco, tragou duas goleadas, a do campeão de Portugal e ainda assistiu à outra goleada individual, a que o grande Gyokeres deu ao Haaland. Foram demasiadas coisas para uma noite só. Apesar da notada azia, ficou-lhe bem reconhecer o quanto é boa a equipa do Sporting e como ele próprio comentou "correm muito e bem, são muito bons".

DANIEL SIEBERT (Árbitro) (Alemanha) - 3 - O jogo saiu-lhe mais complicado do que possa parecer, algumas decisões estranhas e que podiam ter efeito no resultado final,  deixou passar um corte com o braço de um defesa do City dentro da sua área, o lance do Diomande é deveras discutível, a bola ressalta do pé para o braço, marcou uma falta inexistente ao Pote perto da linha da grande área do Sporting e na zona frontal à baliza e ainda mostrou-lhe o cartão amarelo. A coincidência de todos os erros maiores terem beneficiado o City.

BASTIAN DANKERT (VAR) (Alemanha) - 2 - Um bola directa no braço dentro da área do City não viu razão para penálti e depois uma bola indirecta que ressaltou dos pés para o braço na área do Sporting já decidiu chamar o árbitro.

publicado às 05:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


84 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 06.11.2024 às 06:11

Olá Julius
Bela apreciação. Quando se marcam golos a nosso favor, o árbitro não nos pode prejudicar. Tivemos a sorte do jogo. Ainda bem. Começamos desconcentrados. Nestes jogos costuma ser fatal. Finalmente Amorim percebeu que deve adaptar a equipa ao adversário. Às vezes não é muito importante, ontem foi. Tendo gostado de ganhar, não acho comparável à vitória contra o United quando se ganhou a taça das taças. E em nada me fez diminuir a sensação de abandono. Mas gostei da vitória. Obviamente.
Abraço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 10:24

Um bom dia de quarta feira para todos...

Manuel

Não creio que entraram só desconcentrados mas sim excessivamente temerosos, sem acreditar muito em si próprios, o golo do Gyo mostrou-lhes que afinal era possível a atiraram-se à luta de outra forma e como correu muito bem aquele inicio da 2ª parte a equipa soltou-se definitivamente a jogar o que sabe, o seu futebol.

Sem imagem de perfil

De FF a 06.11.2024 às 08:06

Bom-dia,
David derrubou Golias.
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 10:30

FF

Na gíria foi mais ou menos isso mas na realidade viu-se que a diferença no futebol praticados das duas equipas não fica assim tão oposta e distante, nem o City é tão Golias nem o David é tão David.

A maior parte das vezes é a mente que fica bloqueada e baixam demasiado as linhas por instinto.
Sem imagem de perfil

De João Andrade a 06.11.2024 às 08:43

Olhem que eu e o meu irmão estávamos acampados em Aljubarrota e ouvimos o 5-0 ao United. Este jogo de ontem vai para a nossa coleção de grandes vitórias do Sporting!
Viva o Sporting!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:13

João Andrade

este resultado será recordado muitas vezes no futuro e é fantástico tê-lo vivido, invejamos quem o viveu ao vivo, que recordação incrível, muito emocionante.
Sem imagem de perfil

De RCL a 06.11.2024 às 08:48

Bom Dia Julius
Concordo inteiramente com as suas notas mas gostaria de individualizar Gyokeres, é o herói do jogo, não só pelos 3 golos mas também,jogando a central ,safou o segundo do MCI em cima da linha do golo. Se aquela bola tem entrado a história do jogo era outra.
Todos jogaram muito bem mas Gyokeres faz a diferença. Se sair em Janeiro, será uma perda irreparável mas nesta altura em que alguns abandonam o comboio , maior razão terão os atletas para sair.
Gyokeres vai ficar na história do Sporting ao lado de Yazalde, Jordão e Manuel Fernandes.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:21

RCL

O Gyo é nosso e está a ser o nosso melhor embaixador pelo mundo fora, o seu gesto com as mãos no rosto é também ja a imagem de marca do Sporting que milhões repetem.

Voltou a jogar muito bem e fazer um hat trick ao City imagino que nem dormiu a noite toda, ele carregou a equipa para a remontada, ele humilhou o City

Não creio que sairá em Janeiro, a CS vai pintar a manta temos que estar preparados para isso, mas no verão sim irá sair, desta vez será impossível poder continuar, subiu a um patamar proibido para as possibilidades do Sporting em termos financeiros.

Mas ainda cá está e vamos continuar a desfrutar com os seus golos e exibições, os que diziam que após a lesão não conseguiria repetir o que fez na época passada terão que morder a língua, de facto não vai fazer igual, está ja a fazer muito melhor.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 06.11.2024 às 09:24

Uma enorme alegria pela estrondosa vitória, triste pela saída de Amorim.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:24

Luís Carvalho

o sucesso tem essas consequências como também a enxurrada de jogadores que virão buscar ao Sporting no final da época, consola-nos o facto de deixarem os cofres do Sporting cheios.

mas agora é pensar já em Braga, é determinante termos que ganhar em Braga para que a transição corra com menor riscos.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 06.11.2024 às 12:06

Esse é o grande desafio presente/futuro, ter opções de novos jogadores, o scouting tem muito a trabalhar. Vai haver certamente muito dinheiro disponível, há que não falhar em futuras aquisições e aqui deixo uma dica para o Rui Gomes, lançar um post sobre “ que jogadores da nossa Liga podem ser interessantes no futuro para o Sporting”? Um abraço!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.11.2024 às 14:03

Caro Luis Carvalho,

Agradeço a sugestão, mas não tenho conhecimento o suficiente dos jogadores da nossa Liga para publicar um post desses. Além do mais, exigiria horas de pesquisa e trabalho já não me falta.

Talvez o meu colega Leão do Norte, cuja memória é muito superior à minha, esteja disposto a levar a cabo essa missão.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 06.11.2024 às 16:13

Foi um privilégio estar presente, assistir a um jogo extraordinário e festejar um resultado, que de todo não estaria nas cogitações de ninguém.
Ficará certamente para a eternidade e a História deste ímpar clube.
Assistir, viver todos os momentos e participar, porque mesmo para os mais calmos e cépticos (onde me incluo), o espectáculo é contagiante e propaga-se pelas bancadas, contagiando comportamentos e estados de espírito, a tudo e todos.
Fantástico, ninguém consegue ficar indiferente.
Os destaques e notas, estão em conformidade com minha modesta leitura e apreciação.
Terminado o jogo, a esmagadora maioria dos quase 50 mil espectadores, permaneceu nas bancadas, ovacionando e cantando, em êxtase e reconhecimento.
Naturalmente, como em qualquer outro jogo, nem tudo foi "mar de rosas" e perfeito a nível individual e coletivo, a sorte também fez aparência em momentos determinantes, mas no cômputo geral, o mérito, a qualidade e a competência, caíram para o lado da justiça.
Enorme Sporting CP
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 23:52

Rumo Certo - Ventos Favoráveis

invejo-o como invejo todos os que puderam assistir ao vivo, são momentos únicos de brutal emoção como se viu no final, vi em vídeo e é de facto arrepiante.

A sorte de facto faz parte do jogo, que sorte teve o Ederson de o Gyokeres ter falhado o chapéu .

O Sporting ganhou ao poderoso Manchester City com toda a justiça, fez-me recordar a outra vez que lhes ganhamos com a soberba exibição do Matias Fernandez.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 06.11.2024 às 18:26

Caro Rui Gomes, muito obrigado pela resposta. Se me permite, a minha ideia era lançar um desafio aos habituais participantes do Camarote, talvez impondo um limite de jogadores por pessoa num único post, talvez 4 jogadores. Eu vejo poucos jogos da nossa Liga, normalmente só vejo o jogo do Sporting, mas certamente há quem veja mais e pudesse contribuir com a sua opinião. Afinal faríamos aqui um scouting amador( pelo menos o meu).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.11.2024 às 19:49

A considerar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.11.2024 às 23:53

Nos próximos dias vou tentar publicar esse post que sugere, deixando ao critério dos leitores.
Sem imagem de perfil

De Leão da Beira a 06.11.2024 às 09:31

Noite épica, com uma segunda parte quedeu gostver, um verdadeiyo hino ao futebol. Acho que o GYOKERES devia ser creditad3com 4 golos. Os 3 marcoue aquele que wue impediu de entrar na bal iza do Sporting. O que mostra que apesar de ter andado o tempo todo a infernizar a vida aos defesas do city ainda teve força e tempo para vir ajudar atrás.fiquei encantado com este hino ao futebol do nosso Sporting.mas é altura de pir os pés na terra
.ainda não ganhámos nada,vamos ter que lutar muito para regressar ao Marquês no próximo an e para termos futuro na champions.FORÇA SPORTING.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:28

Leão da Beira,

de facto uma surpreendente segunda parte que nos deixou a todos perplexos, a custar a acreditar se era mesmo verdade o que estava a acontecer, um mar de emoções.

É isso mesmo agora é manter os pês bem assentes, não ganharam nada ainda e é determinante a vitória em Braga por muitos motivos, que descansem bem para chegarem a Braga na máxima força.
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 06.11.2024 às 09:40

Não nos esquecemos que a equipa do João Pereira derrotou o Manchester City por 2-0 na Youth league
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:32

Alfacinha

um dia negro para o City, levaram o saco às costas bem cheio para Inglaterra com 6 batatas gordas e bem verdes. Não vão esquecer o Sporting tão cedo.
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 08.11.2024 às 01:22

É o que dá,terem dado ouvidos ao Bernardo silva e terem ido comer presunto, cabrito e lagosta na véspera para o solar dos presuntos. Encheram a barriguinha de iguarias portuguesas na véspera e nós enchemos a barriguinha de golos na sobremesa :)

Da ultima vez que jogamos contra o City o Guardiola veio buscar o Mateus Nunes,e agora? Será que vai meter o Gyokeres a jogar ao lado do Haland?
Sem imagem de perfil

De Manuel a 07.11.2024 às 05:06

Com um grande golo do Gabriel
Sem imagem de perfil

De Hugo T a 06.11.2024 às 09:58

O Maxi é o F. Israel são enormes "reforços " este ano.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:35

Hugo T

O Maxi ainda vai dar muito mais, está finalmente a sentir-se entrosado e a perceber que tem vários mestres na equipa para combinar o seu jogo, ele e o Pote vão partir muitos adversários, é um grande jogador de facto.

O Israel sabem o que penso dele, tenho-o elogiado e apoiado muito e fico feliz porque vejo que não me enganei, está a tornar-se num grande guarda redes a nível mundial.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 06.11.2024 às 10:22

Como já referi ontem e repito, acho que este resultado só é comparavel aos 5-0 de 63/64.

Pelos numeros, pelo nivel do adversário, pela imprevisibilidade.

Que feito!

Estamos a assistir a história no nosso Sporting !
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:37

Mike

é história sem dúvida, a noite em que o Manchester City campeão de Inglaterra esbarrou no colosso de Alvalade, isto sim é história.
Sem imagem de perfil

De LondonLion a 06.11.2024 às 10:24

Ao VAR daria nota zero visto que vinha mesmo com uma missaozinha. Mesmo os comentadores ingleses concordaram que nao era penalty. Tivesse o Haaland marcado e podia ter mudado a historia do jogo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.11.2024 às 11:41

LondonLion

eles quiseram dar um empurrãozinho mas estava escrito que não ia resultar, até falharam o pênalti, era a noite do Leão com os ingredientes de uma espetacular remontada.

Mas sim temeu-se o que poderia acontecer se o Haaland faz o 3-2, eles iriam galvanizar-se na busca do empate, a bola não entrou e foi o xeque mate na moral azul celeste.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo