Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (31)

Julius Coelho, em 08.02.25

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o FC Porto da jornada 21 da Liga Portugal Betclic, que resultou num empate 1-1. Golo de Iván Fresneda 42'.

TIVERAM O PÁSSARO NA MÃO, MAS AQUELE FINAL TRÁGICO ...

O Sporting esteve a escassos instantes de vencer na casa do FC Porto e dar uma machadada importante nas contas do título. Deixaram fugir os 3 preciosos pontos já nos descontos, num momento único do jogo, com a defesa a ter um bloqueio colectivo momentâneo, que permitiu uma bola pelo ar para as suas costas e um cruzamento com toda a gente a chegar atrasada para impedir o golo do empate. Uma primeira parte em que só deu Leão, sempre muito superior, com domínio quase avassalador, na gestão do ritmo e intensidade do jogo, empurrando a equipa da casa para trás, obrigando-a a manter-se quase sempre no seu processo defensivo. Não surpreendeu por isso a vantagem no placard que os leões, com toda a justiça, levaram para o intervalo. A segunda parte trouxe todavia um Sporting transfigurado, dando surpreendentemente a iniciativa ao FC Porto, deixando-o crescer e a acreditar que podia chegar ao golo do empate. À equipa de Alvalade faltou-lhe uma voz de comando, principalmente já no momento dos descontos, a escassos instantes do apito final, quando se deixou empatar. Fresneda voltou a marcar, Diomande e Matheus Reis foram expulsos no último minuto.

liga-portugal-betclic-fc-porto-x-sporting (1).jpg

DESTAQUE : MORTEN HJULMAND - 5.5 - Foi quem mais fez para levar os 3 pontos do Dragão, incrível a forma como se exibiu, um monstro que encheu todo o campo e com uma leitura irrepreensível do jogo e dos lances. Muito completo tecnicamente e fortíssimo nos duelos físicos. É já um sério candidato a melhor jogador do campeonato.

RUI SILVA - 4 - Finalmente teve um lance para brilhar que deixou um grande bruááá nas bancadas do estádio, uma grande defesa, felina, na segunda parte a negar o golo do empate ao PêPê.

IVÁN FRESNEDA - 4.5 - Descobriu que afinal é um defesa goleador, tomou-lhe o gosto e aí vai mais um, e este logo num palco de estrelas e que quase dava a vitória ao Leão. Na segunda parte estoirou fisicamente e devia ter sido substituído.

OUSMANE DIOMANDE - 5.5 - Não merecia aquela dupla traição, o golo do empate em que não teve culpa e o cartão vermelho, após uma acção muito mal interpretada pelo árbitro. No resto esteve fantástico na sua missão, limpou tudo, mostrando que é um central para jogar em qualquer equipa do Mundo.

GONÇALO INÁCIO - 3.5 - Vários furos abaixo do seu colega, com alguns erros comprometedores, um deles resultou numa bola na barra na baliza de Rui Silva. Vê-se ainda amarrado mentalmente e a precisar de soltar-se, para recuperar a confiança.

MAXIMILIANO ARAÚJO - 4 - Das melhores exibições da equipa, fortíssimo na condução e competente a defender.

JOÃO SIMÕES - 3 - Que lástima para ele e para a equipa o minuto 23´, quando se viu obrigado a abandonar o jogo por lesão. Estava a ser dos melhores elementos em campo, dando pura energia a todo o carrossel dos lances construtivos do Sporting . A equipa perdeu claramente com a sua saída.

DANIEL BRAGANÇA - 2.5 - O elemento menos da equipa, claramente ainda fora de forma, jogou sempre em esforço, mostrando incapacidade física, voltou a ter más decisões no ultimo passe.

FRANCISCO TRINCÃO - 4 - Exibição regular, sem deslumbrar, mas com boas iniciativas com acções atacantes a criar espaços e linhas de passe a rasgar as linhas adversárias. Inconformado, tentou sempre esticar o jogo da equipa, até que as pernas começaram a traí-lo pela fadiga na 2ª parte.

JEOVANY QUENDA - 5 - Um exibição agridoce, voltou a repetir o que de melhor sabe fazer, mas também o seu pior. Um génio a criar lances do nada, em espaços curtos, como a jogada que resultou no golo, dessa vez cruzou bem e resultou e golo, mas teve outros lances que podia e devia ter feito melhor e a equipa podia agora estar a festejar a vitória. Por 3 vezes tinha um colega em excelente posição para finalizar, mas definiu pessimamente, até no lance que sofreu falta para grande penalidade devia ter feito o passe para o Trincão ou o Gyokeres que seria só encostar para o golo. Urge fazer treinos extra para melhor a definição e a decisão do ultimo passe.

CONRAD HARDER - 3 - Voltou a mostrar dificuldades na recepção para poder oferecer à equipa o timing para subir organizada. Teve duas boas oportunidades para fazer golo, uma rematou por cima e a outra com um gesto acrobático fez passar a bola perto do poste.

ZENO DEBAST - 2.5 - (entrou 23') - Não conseguiu dar o mesmo andamento que o João Simões estava a dar, manteve-se sempre mais refugiado e perdido nas linhas recuadas da equipa, sem nunca se expor no risco e que a equipa tanto necessitava, principalmente na 2ª parte, quando começaram a faltar as forças.

HIDEMASA MORITA - 3 - (entrou 69') - Não entrou bem no jogo,  a falta de ritmo pela paragem sacou-lhe intensidade e que agora precisa de recuperar. Correu bem a um lance com o Quenda lançado pela esquerda em profundidade, mas a bola nunca lhe chegou para o que seria um golo fácil.

VIKTOR GYOKERES - 3.5 - (entrou 69') - A sua entrada teve logo impacto num lance que quase resulta em golo. Depois acumulou perdas de bola pela falta de ritmo devido à paragem. A equipa anseia pelo retorno do seu grande goleador rapidamente.

MATHEUS REIS - 3 - (entrou 86') - Entrada muito tardia no jogo, percebeu-se logo a diferença, ganhando todos os duelos num momento importante, quando o FC Porto já tinha tomado as rédeas do jogo, no auge do seu  ataque desesperado e em massa na direção da baliza do Sporting. Acabou por ser expulso, numa decisão de todo incoerente e intolerante do árbitro da partida.

RUI BORGES - 3 - Teve os 3 pássaros na mão e viu fugirem 2 nos descontos. Tem também algumas responsabilidades pelo falhanço da vitória nos instantes finais do jogo. Foi visível a quebra a fundo da equipa e com isso ter que recuar no terreno, convidando o adversário a subir as suas linhas sem uma sua pronta intervenção. Demorou uma eternidade nas substituições, deixando a equipa a sofrer, desamparada, como que se as substituições já estivessem programadas ao minuto, acontecesse o que acontecesse,  uma atitude que mostra ter que evoluir e melhorar, ter que se adaptar às necessidades de uma equipa grande, numa leitura mais correcta do jogo. Fez 4 substituições e com o Fresneda de rastos e o Quaresma no banco e foi precisamente naquele lado que saiu o golo do empate.

MARTIN ANSELMI - 3 - O Sporting ainda teve presentes que sobraram do Natal para oferecer e o jovem treinador argentino e a sua equipa agradeceram, apesar de obterem um resultado nada do seu agrado, um empate que os coloca praticamente fora da luta pelo título. Um jogo em que foram dominados em toda a primeira parte e só com o estoiro físico do adversário na 2ª metade, ousaram subir as linhas para o risco total dum ataque massivo mas ao mesmo tempo muito atabalhoado, com o golo do empate a surgir no ultimo minuto dos descontos.

JOÃO PINHEIRO (Árbitro) - 1 - Até que estava a fazer uma excelente arbitragem, corajosa nas decisões e com domínio total do jogo e das equipas, até que tudo se foi pelo cano já no tempo da compensação, um brusco descontrole emocional de todo surpreendente e que resultou num tsunami de asneiras, umas atrás das outras. 2 expulsões incompreensíveis e injustas a jogadores do Sporting que feriram de morte toda aquela coerência que mostrou nas suas decisões até então. Diomande encostou a cabeça ao adversário (que fez teatro) sem qualquer agressão, Matheus Reis fez muito menos que vários jogadores do FC Porto no final do jogo, que protestaram veemente ( Rodrigo Moura e Samu já tinham amarelo) sem que fossem admoestados.

TIAGO MARTINS (VAR) - 1 - Esta dupla João Pinheiro/ Tiago Martins, em que todos conhecem bem a sua inclinação, já com um tremendo histórico em decisões polémicas que prejudicaram sempre o mesmo, jamais assumiria a grande penalidade sobre o Quenda no último lance do jogo.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


93 comentários

Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.02.2025 às 08:10

A polícia esta semana vangloriou-se por ter capturado 5 bandidos de andavam fugidos......estes artistas que se passam por árbitros andam á solta, não andam fugidos, toda a gente sabe o seu paradeiro, continuam a cometer roubos descaradamente ano após ano e ninguém lhes deita a luva....
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 10:22

Um bom dia de sábado para todos...

José Santos,

apesar de tudo seguimos na frente bem destacados, ontem a nossa equipa também cometeu erros, uma segunda parte mal jogada e falta de mais cabeça nos minutos finais. Faltou-nos ali um líder nesses momentos finais. Quando era o Inácio a gritar para se moverem na defesa para que avançassem todas as linhas no terreno percebe-se a falta de liderança. Com Coates não sofríamos aquele golo, não daquela forma.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.02.2025 às 10:32

Caro Julius
Tem toda a razão no que diz....golo um pouco infantil...no entanto uma coisa não invalida a outra porque os personagens além de prejudicar o Sporting no jogo ainda condicionou para a próxima jornada.
Isto tem o seu que de maquiavélico pois eles sabem que o Sporting anda preso por arames....isto já passa para além da incompetência....isto já cheira a vigarice.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 10:52

Pensávamos que o João Peinheiro estava curado do vírus anti-Sporting mas engano nosso, ontem quando em momento de pressão voltou a sofrer do mesmo ataque viral.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.02.2025 às 10:56

E ainda mais preocupante é que o fetiche do personagem (Coates) já se foi embora.....
Será o Diomande o herdeiro do fetiche?
SL
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 09.02.2025 às 11:50

Nem ao Boaventura, já condenado 343 vezes
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 08.02.2025 às 08:16

O que me custou mais,foi ver o Sporting de rastos na segunda parte, e o treinador não reforçar a equipa imediatamente. É verdade que temos muitos lesionados,mas meter um Gyokeres ou um Moita vindos de lesão,mais valia ter ido buscar alguns miúdos...
Com todas estas contrariedades e mesmo assim continuarmos em primeiro lugar após jogarmos com o porto será sempre um lugar previligiado que qualquer equipa rival gostaria de estar.
Ver os comentadores felizes com este empate e já a contar com o benfica a 4pontos do Sporting é surreal,esquecem se que eles ainda não jogaram...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 10:36

Alexandre, custou-lhe a si e a nós todos, o Rui Borges demorou muito a mexer na equipa, a equipa a cair e a deixar andar, já se começava a adivinhar o golo do empate e urgia dar uma mensagem forte lá para dentro, normalmente faz-se com uma substituição. Vimos a demora que levaram para as fazer, eu pessoalmente enervei-me porque parecia que do banco ninguém estava a perceber o que se estava a passar no relvado, a equipa a precisar de ajuda urgente.

Não entendo aquele detalhe bizarro, do tanto tempo a dar instruções ao Gyokeres na sua hora de entrar, antes de cada jogo já todos deviam saber da sua missão, relembrar alguns pormenores entende-se, mas todo aquele tempo com tantas explicações custou-me a entender, tinham que ir lá para dentro rapidamente, o jogo estava a pedir já há algum tempo e não colocar o Quaresma com o Fresneda de rastos ainda fica mais difícil de entender, o Porto percebeu isso mesmo e acentuou os seus ataques por ali, porque pelo outro lado o recém entrado (também demorou uma eternidade) Matheus Reis não estava a dar hipótese. Previ o golo daquele lado e aconteceu.

Ao Rui Borges falta-lhe mais reação perante a leitura que o jogo pede.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.02.2025 às 08:18

Por opção própria só vi a primeira parte, não suporto ver uma equipa cujo jogo, só tem uma finalidade, iludir, enganar o árbitro. Tudo se torna pior, inaceitável, quando o árbitro é cúmplice dessa farsa.
Sem imagem de perfil

De Diz as verdades a 08.02.2025 às 09:16

De Luís eu até não vi, vi depois o resumo e mais do mesmo roubalheira a céu aberto, não vendo assim não.me enervo, enervo me mais é a roubalheira por isso não vejo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 10:54

Luís Carvalho,

os instantes finais do jogo foram de facto uma comédia trágica.
Sem imagem de perfil

De Diz as verdades a 08.02.2025 às 08:28

Este árbitro e auxiliares são dos maiores gatunos que á no futebol português, gatunos que andam á solta ao nível de um João Ferreira de Setúbal célebre mão do ronnye, não sei onde é este gatuno, mas que o Sporting dá se mal com os árbitros de Setúbal isso é verdade, quanto ao jogo o Sporting merecia ganhar ,mas o empate está certo, o Sporting não segunda parte não teve fôlego derivado às circunstâncias que todos ja conhecidos,o Sporting teve mais oportunidades á um ou dois pênaltis por marcar a nosso favor, quanto ao arbitragem são os árbitros do sistema, num estádio de guerra difícil la ganhar,tudo para favorecer os lampiões que este á eleições, futebol português vigaristas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 10:59

Diz as verdades,

Especialmente o"gênio" da arbitragem Tiago Martins, ainda nos está bem vivo na memória aquele episódio escandaloso na Madeira no Nacional/Porto quando perdoou a expulsão ao Rodrigo Mora.

Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 08.02.2025 às 10:16

Excelente crónica. Realmente, o treinador substituiu tarde demais, e isso foi penalizador. Quanto a João Pinheiro, já se sabe, é cobarde e tendencioso. O problema das lesões...é azar ou algo mais? E quanto a Gyokeres, parece-me a mim, treinador de bancada, que há ali mais do que cansaço muscular....
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:06

Rui Câmara Pina

A demora na reação do treinador penalizou bastante a equipa, percebe-se ser um treinador conservador mas que peca por excesso, isso pode funcionar numa equipa pequena, no Sporting vai ter que procurar adaptar-se a outra realidade.

A lesão do João pode ser ligeira e ja estar recuperado para terça feira, pareceu ter sido só traumática, dor intensa no momento que com o passar das horas poderá desaparecer.

O Gyokeres teve um qualquer problema, eu penso ter sido pubalgia, o que carece de algum descanso.
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 08.02.2025 às 10:27

Como se sofre 1 golo a 3m do final quando a bola está perto da baliza contrária? Fosse ao contrário após os 90 não tinha havido mais jogo...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:09

Carlos Barros,

hoje acordei com ácidos, ainda me custa aceitar a forma como sofremos aquele golo, inaceitável, faltou ali voz grossa de alguém da nossa defesa, e se o Quaresma estava no banco é porque estava minimamente preparado para dar uma ajuda na parte final do jogo, impossível fazer pior que um Fresneda completamente de rastos, tirou-me do sério. Bastou ver a diferença que o fresco Matheus Reis veio dar ao lado esquerdo, por ali não entraram mais bolas.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 08.02.2025 às 21:34

A 3 minutos do final? Penso que nem isso foi... faltava menos.
O Diomande tem destas coisas. É capaz de fazer um grande jogo e no final ser passivo e ficar a ver a bola passar por cima a passo.
O Sporting com um Pote e Nuno Santos em campo obtem não tinha perdido este jogo. E tivemos sorte que o árbitro apitou logo após a marcação do canto, pois os jovens jogadores nem cabeça tiveram para pensar que com menos 2 jogadores se o árbitro não apitasse ainda podíamos sofrer. Aquele canto, com menos dois jogadores nunca podia ser batido para a molhada. Era para chamar o Gyokeres que tem corpor e ficar ali no canto a perder tempo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 22:32

O árbitro deu indicação que só ia autorizar a marcação do canto e que apitaria para o final
Vê-se nas imagens os jogadores a perguntarem antes do canto e ele a dar essa indicação que acabava o jogo a seguir ao canto.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 08.02.2025 às 10:32

Perdemos os dois pontos acima de tudo pela azelhice do Rui Borges, que ainda se julga a treinar o Vit. Guimarães. E lá tivemos mais um lesão, esse “mistério” que está a repetir-se nesta época … e que ainda ninguém veio explicar devidamente.
Sem imagem de perfil

De enterra a 08.02.2025 às 10:39

Deixe-se de conspirações! A lesão é traumática, é o resultado dum choque, como disse o treinador no final. Enfim!...
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 08.02.2025 às 10:53

E todas as anteriores lesões musculares em catadupa (De Bast, Eduardo Quaresma, Daniel Bragança, Morita, a do próprio Pote)? E acaso o tão propalado cansaço físico da equipa não é sinal preocupante de algum problema de preparação física?
Sem imagem de perfil

De enterra a 08.02.2025 às 11:38

As lesões musculares terão possivelmente a origem na preparação da pré-época para corresponder ao número de jogos para a LC e o cansado também. Pode-se deduzir isso, pelo facto da equipa ter começado a época em grande forma, que durou até à 11ª. jornada do campeonato. A partir daquela jornada, começou o cansaço físico.
Não se deve confundir lesões traumáticas, originadas pelo contacto físico entre os jogadores, com as lesões musculares. As lesões que surgiram em catadupa, podem confirmar as suspeitas duma preparação física no início demasiada exigente, que alguns jogadores podem aguentar, mas outros não. A estrutura físico-atlética de cada jogador tem muita importância.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 08.02.2025 às 14:03

A verdade é que mais nenhuma outra equipa portuguesa com a mesma sobrecarga de calendário denota estes problemas do Sporting… Que, de resto, já vêm do tempo de Rúben Amorim, cujo fulgor das primeiras partes caíam fisicamente quase sempre a pique nas segundas partes. Enfim, já lá os tempos das equipas do Sporting com grande pujança física…
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 15:32

A passagem do João Pereira e a ânsia de ter resultados mas sem convencer os jogadores levou-os a jogarem grande parte dos jogos de forma muito arcaica, cada um por si e isso rebenta qualquer um, obriga ao triplo do esforço e mais a jeito dos choques muito físicos, porque queriam resolver tudo sozinhos, tudo isso ajudou a acumular ainda mais o desgaste muscular.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 08.02.2025 às 16:01

Desde a deserção a destempo do RA ao erro de “casting” do JP, tudo aconteceu… Esperemos que a meta do bicampeonato ainda se alcance!…
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 16:08

O estar e bem ainda a competir na Champeon League força ainda mais os problemas físicos da equipa, a equipa como está atualmente só tem condições de responder bem se os jogos fossem semana a semana. Assim os problemas só vão continuar com o risco de piorarem mais ainda.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 09.02.2025 às 12:00

Isso é que é fé?!?!?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:15

José Mario Costa,

Infelizmente temos também que apontar o dedo ao nosso treinador que ainda lhe falta melhorar em alguns aspectos importantes, fica-me difícil de entender que havia um programa rigoroso para as substituições independentemente do que se passasse no jogo, o jogo é que dita as leis e o treinador tem que encaixar no que o jogo pede e não o jogo no programa das substituições.
Podemos questionar varias decisões, porque demorou tanto o Matheus Reis a entrar, porque o Quaresma afinal só foi aquecer o banco quando o Fresneda ja não podia com as botas, porque toda aquela reunião demorada com o Gyokeres na hora da sua entrada, varias coisas que me sacaram do sério.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 08.02.2025 às 11:22

Infelizmente é isso, Július Coelho…
Sem imagem de perfil

De enterra a 08.02.2025 às 15:09

Julius

O Rui Borges tem apenas 7 anos na profissão de treinador. Também anda a aprender. Não sabe tudo e nunca saberá. E depois erros todos fazem. Certamente que tinha um plano para o jogo, que depois foi alterado, perante os acontecimentos como lesões, o rendimento de certos jogadores e a falta de banco para o que desejava.
Para além de todo o azar que tem tido, é preciso ter em atenção, que está a utilizar um grupo de jogadores que não escolheu.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 15:38

Mas, acaro amigo enterra,

tudo isso é perfeitamente razoável de entender, mas tem erros que pelos vistos repete e não se consegue livrar deles, tem o ditado que diz que o "hábito faz o monge", fico revoltado por não ter metido o Quaresma, esse para mim o seu pior pecado de ontem, eu já desesperava por ele quando entramos no minuto 60 quando via que as pilhas do Fresneda ja tinham acabado, bolas, ele não conseguiu ver isso?
Sem imagem de perfil

De enterra a 08.02.2025 às 16:07

Todos tinham as pilhas acabadas. Nesse momento precisava de alguém rodado em plena forma, o que não acontece com o Quaresma, que acabou de sair dum período de vários jogos sem jogar por motivo de lesão.
Você dá a impressão de ser um pouco radical, para alguém que foi treinador...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 16:19

E fui de facto um treinador algo radical, de ideias seguras, firmes o que é diferente de teimoso.

Os jogadores confiavam muito em mim, mas tinham que fazer a sua parte, não lhes pedia mais nada, até nos treinos tinha que ser assim, nem imagina quantos treinos tive que interromper porque o que estavam a fazer não era nada, melhor que fossem todos para casa, mas depois de darem primeiro 20 voltas ao campo de treinos como castigo. e sem que me tentassem enganar nas voltas porque davam mais 5 por cada engano, se fosse caso, estávamos ali até ao outro dia de manha, sem problema.

Quanto ao Quaresma voltamos ao mesmo, não se trata de rodagem ou plena forma, tivemos titulares no jogo ainda com pouca rodagem e longe da sua forma, trata-se é que o Fresneda ja não dava mais e ainda havia uma substituição livre, o Quaresma mesmo só com uma perna faria de certeza melhor que um colega que já nem com as botas podia, se ele estava no banco é porque estava minimamente em condições.

Vemos que o treinador nunca faz a 5ª substituição, deve-a guardar para o jantar possivelmente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 16:30

E no pressuposto que o Porto canalizava mais os seus ataques por fora, como percebeu as dificuldades em tentar por dentro, alargou a sua linha de ataque para isso mesmo, qualquer leitura de um treinador percebia que tinha que fechar os corredores, fechou bem o da esquerda com o Reis e mesmo assim já fora do timing e nada fez com o corredor da direita, onde o Porto acentuou mais os seus ataques com o próprio Samu a aparecer mais naquela zona para tirar partido das fragilidades pelo desgaste cada vez mais notadas do Fresneda.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.02.2025 às 10:33

Resultado agridoce, por um lado um empate num dos campos mais dificeis do campeonato é sempre um bom resultado, por outro, perdermos 2 pontos tão perto do fim...

Nem vale a pena falar do arbitro, é o costume...

Completamente de acordo com a analise do Julius, Huljmand foi um monstro !
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:25

Mike,

as dificuldades eram afinal só antes do inicio do jogo, históricas e mentais, porque o jogo trouxe outra realidade bem diferente, atrevo-me a dizer que este Porto de ontem não vai conseguir parar o Benfica quando este lá for.

Nós é que tornamos o jogo difícil naquela 2ª parte muito mal jogada da nossa parte, e foi logo desde o seu início, o intervalo não fez nada bem aos nossos jogadores.

Depois lá se foram agarrando (mal) uns aos outros ate claudicarem nos instantes finais por clara falta de liderança, voz de comando na sincronização dos movimentos defensivos, andaram ali aos papeis sem necessidade, a darem tiros nos pés, depois o treinador ainda ajudou na festa na demora de reação, se podemos entender que o Gyo e o Morita tinham programa rígido de tempo em jogo, o mesmo fica difícil de aceitar a demora do Reis e a total ausência do Quaresma quando o miúdo espanhol ja andava com a língua de fora. Iria fazer o quê? Pior? E foi por ali que se adivinhava o golo e que acabou por acontecer.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.02.2025 às 12:40

A equipa está muito condicionada pelas dificuldades fisicas e lesões. Percebeu-se a urgência em colocar Morita e Gyokeres no jogo, o golo estava eminente.

Rui Borges foi aguentando o mais que pôde até que se tornou inevitável as suas entradas.

O golo acaba por surgir de um pontapé disparatado de Debast (que só jogou naquela posição por não haver mais ninguem) quando bastava fazer um passe para o lado, o Sporting congelava a bola mais uns segundos e o jogo acabava...

Foi pena, mas não quero criticar Rui Borges. Não é justo, tendo em conta a forma como entrou na equipa, com os problemas que existiam.

O que é certo é que foi dito que este plantel estava feito para jogar com 3 centrais e não conseguia render a jogar doutra maneira, não só pôs os jogadores a jogar noutra tactica como obteve resultados.

Jogámos 4 vezes com fcp e slb e não perdemos (em tempo util) nenhum dos jogos, apurámo-nos para o playoff da Champions, mantemo-nos com uma vantagem relativamente confortavel, temos um calendario simpático, portanto temos tudo para conseguir renovar o titulo.

E esse mérito tem que ser atribuido a Rui Borges
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 13:18

Mike,

Havia essa urgência de facto mas fica a ideia que estava programado jogarem só 25´ quando ja havia mais espaços e menos dureza física na disputa dos lances devido ao cansaço de todos. Até aí entendemos, mas o Reis e o Quaresma tinham que ter entrado antes, estávamos a ceder por todos os lados e o Porto alargava a sua frente de ataque e com 6/7 elementos, O Reis quando entrou conseguiu de imediato fechar mas ficou aberto até final o lado direito.

Ao treinador ninguém lhe pode tirar o mérito, mas ainda existem detalhes visíveis em que pode melhorar, eu pedia-lhe que dê urgente mais treinos específicos ao Quenda para que melhore na hora da decisão do passe, e que reflita no plano dos jogos, analisar todas as variantes do jogo, do que o jogo pode pedir e o que melhor pode fazer para responder e ajudar a equipa.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.02.2025 às 13:57

Claro que há muito a melhorar, especialmente no controlo do jogo quando estamos a ganhar, a pouco e pouco iremos lá chegar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 14:04

Ontem com o jogo na mão pusemo-nos a jeito de o perder, todos têm que conversar e refletir.
Sem imagem de perfil

De Pedro Silva Santos a 08.02.2025 às 10:52

Só quem nunca esteve a assistir a um jogo destes no Dragão pode pensar que o Porto é fraco em casa. O Sporting enquanto teve pernas dominou a primeira parte. Os últimos 30 minutos foram os mais penosos e todos percebemos que as substituições do Gyokeres e Morita só vieram nos últimos 20 minutos porque o treinador sabia que eles num ambiente e jogo daqueles nunca poderiam render mais. Até seria mais arriscado colocar o Quaresma em vez do Fresneda porque o Quaresma também não tem ritmo que pudesse trazer algo novo à equipa. Fiquei com a sensação de que a manta é muito curta para se gerir estes resultados em casa dos adversários diretos. Faltava frescura nos extremos para esticar o jogo porque o Porto está todo balanceado para o ataque e o Trincão e o Quenda já não tinham poder explosivo nessa altura.
Quanto ao possível penalty, ao início fiquei com a ideia de ser falta, mas o jogador do Porto toca primeiro na bola e o Quenda espera o contacto que é sempre inevitável. Ainda assim, dou benefício da dúvida. Não tenho dúvidas se o lance fosse ao contrário que seria marcado penalty e o VAR aceitava!
As expulsões são infantis e ridículas, pois os jogadores NÃO podem entrar nesses jogos que só os prejudicam. No máximo apanham 1 jogo e falham o Arouca no próximo sábado. Até pode ser uma coisa boa para descansarem, pois estão lá outros para se mostrarem e recuperarem o ritmo (St Juste ou Quaresma ou Debast).
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:39

Pedro Silva

com algum esforço ate se consegue entender o plano rígido para as substituições, assim ficamos a saber que tínhamos vários jogadores no banco muito limitados, impreparados para o que o jogo pedisse, não tínhamos respostas para o que o jogo viesse a exigir, isso não é mau, é péssimo e inaceitável, ter um jogador nessas condições no banco é normal e aceitável agora ter 4 (Gyokeres, Morita, Reis e Quarema) é condenar a equipa ao fracasso, podemos então dizer que se tratou de um bluf do treinador.

O Pedro pensa que o Quaresma faria pior que um Fresneda completamente de rastos e já perdido nas suas tarefas devido ao cansaço, então porque raio estava no banco? Qualquer miúdo dos juniores da equipa B daria mais energia naquela hora.

Verdade que faltou mais cabeça aos nossos jogadores nos derradeiros instantes colocando-se a jeito para caírem nas mãos deum árbitro também descontrolado, mas de todo não houve motivo para as expulsões, expulsa o Reis por protestar o lance do Quenda e não expulsa ninguém do Porto com todo aquele aparato que se viu do Mora e do Samu que ja tinham tambem amarelo, isso é má fé e cobardia.
Sem imagem de perfil

De Pedro Silva Santos a 08.02.2025 às 18:02

Há também uma parte psicológica que pode afectar o adversário ao ver o banco com Gyokeres e Morita, por exemplo, do que ver Luís Gomes, Nel ou Mauro Couto (sem desprimor, é claro!).
Ainda assim, ganhar um ponto no Dragão só se verá se é ou não importante no final do campeonato. Não esquecer que o Benfica ainda lá terá de ir, bem como a Braga ou a Guimarães, estádios onde o Sporting já foi.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 18:22

Pedro,

sei que vão falar em coincidências, mas o Benfica já copia várias estratégias que o Porto de Pinto da Costa fez durante décadas, que era por exemplo fragilizar os adversários de campos dificeis nas saídas do Porto nas segundas voltas do campeonato, sacando-lhes os melhores jogadores ou ficarem comprometidos para a época seguinte, aqui a coincidência toca-se com as compras do Bruma no Braga e o Manu ao Vitória.

Este Porto de ontem não tem argumentos para parar o Benfica.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 08.02.2025 às 21:40

Vários ex árbitros já vieram confirmar que era penalti. Ele toca na bola sim, mas só depois de entalar o pé do Quenda.
Fosse ao contrário aquele minorca Mora do Porto berrava que nem um bezerro, rebolava que nem um chouriço, as tripas saíam pela boca e iam ver ser o Árbitro e o VAR não achava que era penalti!!!.
Sem imagem de perfil

De Fúlvio Amaral a 08.02.2025 às 10:56

Diomande atrasa-se na saída para o fora de jogo, nem sai nem disputa o lance com o Samu, o resto dos jogadores já tinham saído para o fora de jogo, por isso estão atrasados no acompanhamento a Namaso!
Não podemos levar um golo nos descontos!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2025 às 11:44

Fúlvio,

tal e qual como descreve, por isso descrevi a tal falta do "patron" de uma voz de comando naqueles instantes finais, quem estava com o Namaso era o Inácio que demorou a perceber o lance, demora que foi fatal.

A essa hora já ali devia estar o Quaresma, atrevo-me a dizer que com ele o Samu não ganhava aquela profundidade.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo