Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (36)

Julius Coelho, em 16.03.25

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o FAMALICÃO da jornada 26 da Liga Portugal Betclic, que resultou numa vitória por 3-1. Golos Ivan Fresneda 1', Viktor Gyökeres 64' (gp) e Geny Catamo 88'.

SPORTING VOLTA A ESTAR FIRME NA LIDERANÇA

Os leões sobrevivem às semanas difíceis e chegam à paragem das selecções na liderança do campeonato. Com os titulares recuperados das lesões de regresso à equipa (Morita, Hjulmand, Catamo, Quaresma, Matheus Reis) e  também com o iminente regresso de Pedro Gonçalves, o campeão nacional pode agora atacar as últimas 8 jornadas com mais e melhores argumentos, na qualidade, experiência e no retorno ao seu famoso modelo de jogarem de olhos fechados. Ontem foi a vez do Famalicão cair em Alvalade, perante um Sporting muito decidido e focado na conquista  dos 3 pontos, com um plano de jogo mais próximo de um passado recente, com as linhas mais baixas e a explorar bem com saída directa atacando a profundidade, para tirar partido das qualidades excepcionais do avançado sueco, resultou bem, já que Viktor Gyökeres fez toda a diferença, sendo decisivo nos 3 golos. No entanto é um estilo que deixa a equipa mais permeável defensivamente, com Morita e Morten ainda longe da sua forma. Gyökeres esteve nos 3 golos, Fresneda e Geny também marcaram, Maxi foi expulso e Quenda destacou-se passeando classe.

Screenshot (314).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5.5 - Em semana de grande tempestade voltou o furacão sueco para arrasar com o adversário da noite. Ainda não tinha passado um minuto de jogo e já fazia estragos na defesa do Fama, arrancou por ali fora e ofereceu de bandeja o golo ao Trincão, que falhou escandalosamente, valeu Fresneda que acompanhou o lance para empurrar a bola para o golo inaugural. De volta à sua grande forma, o exterminador de Alvalade não ficou por ali, marcou o seu 40º golo da época (28º Liga) de penálti e ainda fez uma nova oferta de bandeja "no toma-lá e faz-te famoso" ao Geny que carimbou a vitória e os 3 pontos.

RUI SILVA - 5 - Voltou a ganhar créditos nos adeptos pela demonstração de grande segurança na baliza. Mais um par de grandes paradas que negarem o golo ao Famalicão e que parecia já certo.

IVÁN FRESNEDA - 4.5 - Cada vez mais se apresenta como a grande "contratação" do mercado de inverno. De eterno suplente, deu um salto bem surpreendente para titular indiscutível. Beneficiou óbvio, das muitas lesões que vergastaram a equipa, mas a verdade é que tem feito pela vida para agarrar o lugar. Aquele feeeling de que o Trincão ía falhar, levou-o à fama e as bancadas do estádio à loucura, que aplaudiram com estrondo todo aquele esforço para chegar à bola a tempo de a empurrar para o primeiro da noite. Logo a seguir e em boa posição quase que faz o 2-0 de cabeça, faltou força e melhor direcção no "cabezazo".

ZENO DEBAST - 4 - Nota-se uma evolução de jogo para jogo, agora cada vez melhor entrosado com os colegas e com a exigência do peso da camisola que veste, começa a libertar todo o seu potencial, com mais confiança na abordagem dos lances ou com a bola no pé, assumindo a responsabilidade de não poder falhar em zonas criticas do campo ou quando sobe no terreno para apoiar a construção. Exibição segura.

OUSMANE DIOMANDE - 2.5 - Tem que parar de vez com aquelas viagens vertiginosas e estranhas que vão do oito ao oitenta e que mancham as suas exibições. Mais uma atitude de principiante, que resultou num penálti infantil, oferecendo o golo do empate a um adversário valoroso e que colocou a equipa do Sporting em grandes apuros.

MATHEUS REIS - 3 - Exibição mais em esforço e que precipitou algumas decisões menos felizes, na entrega do último passe. Teve acção árdua e notável para fechar o seu espaço a um adversário forte e muito veloz (Sorriso).

MAXIMIANO ARAÚJO - 2.5 - Falhou de forma ridícula 3 golos cantados, colocou nesses lances excessiva confiança, quando se pedia eficácia e convicção. Acabou (bem) expulso com vermelho directo, após uma entrada desastrosa, por trás, no tendão de aquiles do Gustavo Sá.

MORTEN HJULMAND - 3.5 - Continua na procura da sua melhor forma, apresentou ainda níveis muito aquém do que pode fazer, agilidade, reacção, leitura dos lances e a confiança nos duelos. Teve dificuldades (muito desamparado) no acerto do espaço quando o Famalicão subiu as linhas na 1ª parte. Mostrou melhoria no 2º tempo com o acerto estratégico geral da equipa na reacção com ataque rápido ao portador da bola.

HIDEMASA MORITA - 3 - Exibição intermitente, mas já com alguns rasgos de mestre, no passe entre linhas ou nas triangulações curtas executadas com êxito que desgastaram em muito o meio campo do Fama.

FRANCISCO TRINCÃO - 3 - Uma primeira parte muito má, a um nível irreconhecível que teve o exemplo perfeito na forma como quase destruía um golo cantado (1') oferecido de bandeja pelo avançado sueco, um falhanço inexplicável que terá que rever no vídeo. Melhorou substancialmente na 2ª parte em que teve papel determinante no apoio defensivo e nos vários contra ataques que liderou e que lhe seguraram a nota positiva, no limite.

GEOVANY QUENDA - 5 - Passeou classe, brilhando com arrancadas de génio por toda a noite até à sua substituição (90+3) muito ovacionada e de pé por todas as bancadas verdes. Pela esquerda ou pela direita levou o perigo iminente  e constante à baliza do Famalicão, merecia o golo, que só lhe foi negado pelo instinto do guarda redes Lazar Carevic e pelo poste da sua baliza.

GENY CATAMO - 3 - (entrou 60'). Foi a jogo no momento certo, quando a equipa necessitava de mais alguma energia e velocidade de execução para chegar de novo à vantagem no marcador. A verdade é que pouco depois a equipa fez o 2-1 e quando o adversário tentava de novo o empate, o jovem moçambicano matou de vez as dúvidas no resultado final, fez o 3-1, aparecendo no lugar certo, no sítio exacto onde o ponta de lança sueco cruzou a bola com peso e medida.

EDUARDO QUARESMA - 2 - (entrou 73') - Mais um regresso que se saúda, após a longa paragem por lesão, mas a verdade é que não entrou bem na partida, teve dificuldades na leitura dos lances, com alguns erros de cálculo na invasão do espaço e no passe, foi melhorando com os minutos e acabou com mais eficiência na execução das suas tarefas defensivas.

CONRAD HARDER - SEM NOTA - (entrou 90+3)  

RICARDO ESGAIO - SEM NOTA - (entrou 90+3) 

EDUARDO FELICISSIMO - SEM NOTA - (entrou 90+3) 

RUI BORGES - 4 - Uma entrada de Leão no jogo, com a vitamina extra do golo inaugurar a funcionar logo nos primeiros segundos de jogo que anteviam uma noite tranquila, mas não foi assim que aconteceu, a equipa depois do golo não soube como contrariar a subida das linhas do Famalicão e essencialmente o seu grande criativo, Gustavo Sá, que passou a mandar no meio campo a distribuir classe ao jogo forasteiro. O intervalo foi o melhor conselheiro para o Sporting, voltou vigorado para a segunda parte, com estratégia clara de um antídoto que assentou numa melhor reacção, mais enérgica de todos ao portador da bola, diminuindo-lhe o espaço de manobra e as linhas de passe. Uma vitória quase arrancada a ferros que saiu do laboratório do treinador e muito da sorte de ter um jogador de grande nível mundial no ataque.

HUGO OLIVEIRA - 3 - Surpreendeu com uma equipa bem arrumada e a jogar bom futebol de forma pragmática, virada sempre para a baliza adversária. Mostraram que sabiam como explorar os espaços entre as linhas recuadas do Sporting, causando-lhes problemas e alguns apertos sérios. Beneficiaram de um golo de um penálti oferecido mas que verdade seja dita, já era merecido pelo que estavam a fazer nesse momento no jogo, só que... não têm Gyokeres e isso fez toda a diferença.

MIGUEL NOGUEIRA (Árbitro) - 2 - Arbitragem estranha de um árbitro estranho, mostrando mais uma vez que nos jogos do Sporting a tolerância é ZERO. Sempre rápido no gatilho para disparar cartões amarelos a jogadores do Sporting e o filme de todas as jornadas, os constantes agarrões ao Gyökeres só tiveram a sua atenção a partir do meio da 2ª parte, até aí foram permitidos na sua lei muito especial e estranha. Muita hesitação na marcação do penálti na falta evidente sobre o Max.

LUÍS FERREIRA (VAR) - 4 - Nada a assinalar, foi elemento vigilante a um árbitro estranho no terreno de jogo. As duas grandes penalidades não deixaram dúvidas e a expulsão do Max também não.

publicado às 07:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


77 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 16.03.2025 às 08:58

Estranho o desempenho de Maxi. Antes do amarelo que teve há 2 semanas, parecia que estava a arrancar para um bom final de época, e eis que nada jogou ontem e já em Rio Maior só entrou no fim. É que não foi um jogador barato e que já devia fazer a diferença. E ainda uma nota: a Direcção em Janeiro não foi buscar um médio como o devia ter feito, e na Amadora não temos médios (uma vez mais) a não ser jogadores adaptados e da equipa B.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 16.03.2025 às 09:50

O Maxi é dos jogadores que mais intensidade coloca no nosso jogo. Se ele chega à finalização é porque corre até lá. Falta qualidade na definição? Sim, mas dos 3 lances apenas 1 se pedia mais calma na finalização. Mas se assim não fosse não tinha custado 15M€, tinha custado o dobro!!! E ainda fez duas assistências que os colegas desperdiçaram. A expulsão era desnecessária mas o movimento que ele faz é típico de tentativa de forçar o adversário a dominar mal a bola. Teve azar que o outro colocou ali o pé.
Já o Diomande é que não se percebe. Será que ele ainda não percebeu que existe VAR? Ele levanta os braços no ar que se tem o azar de tocar na bola seria penalti na mesma. É absurdo abordar o lance daquela maneira. É só estúpido. De resto concordo na generalidade das notas.
Destaco o MReis, não é jogador de grandes brilharetes mas é jogador de mínimos garantidos. Muito regular.
Achei o Morten e Morita muito passivos claramente sem ritmo. Mas se o Gyokeres está de volta, vamos acreditar que estes também vão melhorar e assim irmos para esta recta final na máxima força.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 13:06

De facto foi mesmo azar Verdinho

percebemos as dificuldades de não dar espaço a jogadores como o Gustavo Sá ou o Oscar Aranda, tem que ser logo em cima deles e isso pode trazer riscos como o que o Maxi correu, percebemos todos a intenção mas teve azar.

Isto do Morita ter que ir agora aqueles jogos no outro lado do planeta, quando mal se recuperou de uma lesão prolongada é que não lembra ao diabo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 11:44

Um bom dia de Domingo para todos...

Rui Câmara

O Maxi até à expulsão até que estava a ter um desempenho positivo, falhou 3 oportunidades claras de golo porque era ele que correu para lá estar para fazer o golo, pena que numa delas foi egoísta porque tinha ao lado o Gyo em melhor posição para empurrar a bola, podia ter sido sim mais cuidadoso naquele lance com o Gustavo de Sá, mas fica sempre difícil abordar os lances com aquele tipo de jogadores como também é o caso do espanhol Oscar Aranda, não se lhes pode dar espaço, porque do nada fazem nascer lances de perigo para a sua equipa, têm que ser sempre apertados de perto daí o risco.

Foi de facto um erro não terem trazido um médio porque mesmo com o regresso do Pote fazia sentido ter mais um, afinal disputam o maior objetivo de todos, o de revalidar o título de campeão nacional.
Sem imagem de perfil

De Davide a 16.03.2025 às 09:12

3 pontos importantes. Tenho ideia que o arbitro queria fazer a "folha" ao Sporting, e quase que conseguia.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 11:47

Davide

foi exatamente essa a ideia que o "senhor" árbitro deixou naquela sua forma muito estranha de dirigir o jogo, a forma fácil como amarelam os nossos jogadores é no mínimo estranha.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 16.03.2025 às 12:01

Caro Davide
Os árbitros já há várias (muitas) jornadas andam a fazer a "folha" ao Sporting...umas têm conseguido outras não.
SL
Sem imagem de perfil

De Caribe a 16.03.2025 às 09:12

Espero sinceramente que o Sporting não deixe fugir o Gonçalo Sá. Que jogador! Para mim, o homem do jogo. Classe, visão de jogo, operário a todo o tempo, tem tudo! É caro? Seja! É bom. Com 20 anos e a exposição que terá no Sporting, será outro com um retorno financeiro substancial, depois de 2-3 anos na equipa!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 11:54

Caribe,

Gustavo Sá tem sidos dos jogadores mais falados neste espaço nos últimos 2 anos, é de facto um jovem jogador de futebol excepcional, na minha opinião vale os 20M que o Fama poderá pedir e a Direção de Frederico Varandas devia pelo menos tentar, até porque o que mais me preocupa é se ele acaba por cair num qualquer dos rivais, se isso acontecer irá desiquilibrar a luta pelos objectivos.
Só necessita de chegar a uma equipa grande, que o puxe ainda mais para áreas de finalização para ficar perto da categoria de um Káká.

Irá ter seguramente uma carreira fantástica, é um prazer vê-lo jogar, a forma fina e elegante como trabalha a bola é atraente, é mágico.
Sem imagem de perfil

De Caribe a 16.03.2025 às 12:03

Não podia estar mais de acordo. Com as vendas temos dinheiro para o ir buscar! É daqueles que não engana! E é um investimento seguro e com retorno! Ligo fica barato :)
Espero que a Direcção veja o que está à vista de todos em tempo útil.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 16.03.2025 às 16:09

O Gustavo Sá é já um excelente jogador, com potencial para vir a ser fantástico. Há tempo que isso é visível e o Famalicão sabe-o bem.
Ao contrário dos outros clubes, o Famalicão não tem necessidades económicas de venda, vende como forma de rentabilização, o que lhe permite definir o preço.
É uma situação que não agrada aos sportinguistas, mas a forma mais adequada do Sporting contratar o jogador é deixar uma percentagem na posse da Famalicão. Não tanto para baixar o preço, mas para convencer o clube minhoto.
O Sporting pode rentabilizar o jogador como poucos clubes o podem fazer e essa realidade certamente interessa ao Famalicão. É só recordar o Ugarte.
Sacrificar-se-ia uma parte da vertente financeira, mas o ganho desportivo seria enorme.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 16:18

Todas as possibilidades devem ser colocadas em cima da mesa, importante é que haja interesse real de o trazer para o nosso clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 16:41

Caro Leão do Norte,

Eu não acho viável a sua vinda para Alvalade porque o Famalicão vai aproveitar-se ao máximo.

Muito além dos 20 milhões +, no mínimo, vai querer ficar com 30 a 50% do passe.

Já temos exemplos em que isto não funciona muito bem para o Sporting.

Até acredito que já tenham feito uma abordagem e ficou por aí.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 16.03.2025 às 17:38

Neste patamar a vinda do jogador para o Sporting é quase uma miragem, mas indiquei a única via que me parece viável para uma remota transferência.
Pelo aspecto desportivo a partilha de percentagem do passe não me escandaliza. Tivemos os exemplos do Ugarte, que foi favorável para as duas partes, e do Pote que conseguimos adquirir o restante. É tudo uma questão de definir bem as prioridades do negócio.
Tal como o Julius escreveu, se ele cai num dos rivais vai fazer a diferença.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 23:34

Gosto muito do seu futebol, por vezes quando joga o Fama e se tenho algum tempo dou uma passagem pelo jogo só para ver o Gustavo jogar.
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 16.03.2025 às 09:16

Devemos ser o único clube que os adversários podem atropelar ou saltar para as cavalitas. E que isso irrita os jogadores, irrita.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:01

Allfacinha,

irrita a todos nós, não só aos jogadores, mas está claro a existência de uma campanha obscura para tentar impedir o Sporting de ser de novo campeão, a Direção, equipa técnica e jogadores terão que triplicar as atenções na forma como preparam os jogos, todos a terem que ficar bem avisados que na mínima levam amarelo e não vão poder facilitar em nadinha nestes últimos 8 jogos que faltam, para que não sejam desviados à força do objetivo que todos querem.
Sem imagem de perfil

De RCL a 16.03.2025 às 09:38

Duarte Gomes diz : aos 13’ ficou um penalti claro por marcar a favor do Sporting, sobre Maxi; para compensar diz que o que o outro foi mal marcado (compensação?), também fiquei com a visão de que o primeiro foi mais evidente. E seria o 2x0 aos 13’, esse é o problema.
Concordo com as notas do Julius, até a do Quenda .

Maxi e Diomande estavam a fazer um excelente jogo até ao penalti e expulsão. Diomande tem de rever o modo como utiliza os braços, Maxi não está na América do Sul.

Faço um pedido ao Mister Rui Borges : treine os nossos esquerdinos o remate com o pé direito, perdem muitos golos .
Moutinho quando Júnior ia para o campo de Alvalade com o padrinho treinar o pé esquerdo. Cristiano Ronaldo treinou afincadamente o pé esquerdo e o jogo de cabeça.
Gyokeres se marcasse golos de cabeça e livres era candidato a bola de ouro.

Concluindo: esta equipa , muito bem dirigida pelo Mister Rui Borges, dá-nos a sensação de que vai ganhar tudo, Liga e Taça de Portugal, com o regresso dos lesionados, ainda mais
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:14

RCL

Dei uma dura nas notas ao Diomande para que as leia e perceba que tem que melhorar aquela sua forma disparatada de utilizar os braços, percebe-se que faz parte da sua evolução, ter que eliminar erros crónicos de uma forma de jogar, recordamos o Matheus Reis quando chegou ao Sporting, muito convencido que estava certo com toda aquela malandragem que trazia para o seu jogo e que aprendeu no Brasil, como se tratasse de um futebol de rua, aos poucos foi percebendo que só lhe traziam dissabores a ele e principalmente à equipa e fez um esforço enorme para melhorar, hoje é um jogador diferente nesse sentido.

Ainda tem coisas a melhorar substancialmente, ainda não vejo como garantida do treinador a forma da equipa saber lidar bem, quando os adversários sobem as linhas, sobem o bloco, temos ficado em severas dificuldades, a ver se as subidas de forma da dupla Mor y Mor (Morten e Morita) e o regresso do Pote resolvem de vez esse problema, porque é um contra censo quando temos o melhor avançado do Mundo, se eles sobem a equipa devia ficar como peixe na água para os contra ataques mortíferos.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 16.03.2025 às 09:56

Caro Julius não concordo com uma situação que diz na sua crónica que no próximo jogo o Sporting já pode jogar o seu futebol habitual, como é que pode quando 2 jogadores muito importantes não jogam ( Huljmand e Maxi ), já viu as alterações que vão de ter ser feitas na equipa ? Possivelmente vamos é perder na Amadora
Sem imagem de perfil

De RCL a 16.03.2025 às 10:15

A actual equipa do Sporting não conhece o verbo perder. Não joga o Maxi e o Hjulmand? Jogam Debast , Felicíssimo e Matheu Reis. E quem sabe , o maestro Pedro Gonçalves.
Faltam 8 jogos. Jogo a jogo até a vitória final.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 13:01

De facto amigo, chegou a hora de atacarmos ainda mais a sério o título, já não à margem para erros e faltas de concentração, agora é dar tudo jogo a jogo.
Sem imagem de perfil

De Scorpion a 16.03.2025 às 10:48

Temos de ser optimistas e acreditar (e apoiar) a equipa! Não joga o Hjulmand, joga o Debast na sua posição. Na defesa entram Quaresma (direita) e Inácio (esquerda), passando o Matheus Reis para o lugar do Maxi. Resta é esperar que nenhum dos internacionais regresse lesionado das suas seleções.
E o Pote contra o Estrela talvez já seja convocado e comece no banco.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:20

Perry,

teoricamente temos melhor calendário até final que o outro rival, e tudo aponta para que a equipa tenha mais e melhores soluções para as oito jornadas que faltam já com o regresso do Pote.

De facto só será incógnita a forma como irão chegar todos os selecionados, um risco que já sabíamos que iria acontecer. Para a Amadora haverá soluções, Debast volta ao meio campo e o Inácio voltará à equipa, agora também temos o regresso do Quaresma, começa a ficar mais composto o leque de soluções, creio que o grande elemento que poderá fazer a diferença na Amadora serão os nossos adeptos que irão invadir o estádio.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 16.03.2025 às 10:52

Ontem não pude ver o jogo, nem tão pouco acompanhar o resultado. Vi depois um pequeno resumo, com o Gyökeres em forma, a equipa é outra, para muito melhor. Na próxima jornada, mais uma vez faltarão jogadores, refiro-me a Morten e Maxi, por culpa própria dos jogadores.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:24

Luís Carvalho,

Não tanto no caso do Morten, teria que gerir o estar à bica, teria que escolher entre o Amadora e o Braga em Alvalade, sentia-se condicionado e acredito que até fez a melhor opção, ficando livre desde já para o jogo contra o Braga, iremos vê-lo mais solto e mais confiante.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:26

Verdade que tem o jogo da Taça de Portugal pelo meio, esse sim devia ter sido o jogo da gestão do amarelo, para mais sendo disputado em Alvalade.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 16.03.2025 às 15:28

Cinco amarelos na Liga limpam na Taça?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:30

Não, tem de ser na mesma competição.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 16.03.2025 às 15:35

Sou sincero, não sou a pessoa melhor informada sobre estes assuntos, mas há uns anos atrás para impedir estas coisas, “ dá-me lá um amarelo”, as regras mudaram. Foi por isso que coloquei a questão ao Caro Julius.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:36

Já é assim há muitos anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:31

P.S.: Só o cartão vermelho implica cumprir castigo no jogo seguinte, indiferente da prova.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 15:35

Se não contam então acaba por ser uma gestão que se pode considerar correta, um cartão amarelo na Amadora iria retira-lo do jogo de Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 15:36

perdão, do jogo em Alvalade com o Braga.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:41

Julius,

Neste caso concreto não creio que tenha sido gestão. Hjulmand reclamou com o árbitro pensando que como capitão não levaria amarelo.

Essa chamada gestão de amarelos pode ser muito útil, mas há treinadores que a recusam fazer, a exemplo de Rúben Amorim.

Eu, pessoalmente, como director-técnico, sempre fui a favor da gestão, mediante o jogador que está em questão. Com jogadores importantes, torna-se quase imprescendível, com outros, não é uma necessidade absoluta.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 15:50

Quando comento gestão não pretendo dizer que tenha sido de facto feita, mas sim que acaba por ter acontecido a favor dos superiores interesses da equipa por muita subjetividade que coloquemos, mas teoricamente será melhor tê-lo liberto dessa nuvem dos cartôes no jogo com o Braga, que irá com certeza ser de grau de elevada dificuldade e necessitamos estar muito fortes nesse embate, o empate de todo que não nos interessa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:57

Bem... esse argumento é lógico, desde que se vença o Estrela da Amadora.

Considerando o regresso de Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma, Debast poderá alinhar no meio campo, e, nesse cenário, eu talvez fizesse a gestão deliberadamente.

Veremos, entretanto, em que estado Morita regressa da selecção. É sempre uma incógnita.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 16:06

O é agora a grande procupação, tantas horas dentro de um avião veremos como chega, se ileso fisicamente e mentalmente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.03.2025 às 15:35

Julius,

Na Taça não há gestão de amarelos do campeonato, salvo cartões exclusivos da Taça.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.03.2025 às 11:54

Interessante ler das análises, comentários, etc,...sobre o Diomande.

Um miúdo que ainda està na fase de aprendizajem pois, não teve formação que muitos outros puderam desfrutar.
Chegou ao Midtjyland dinamarquês há três anos desde OS Abobos da Costa do Marfim, com uma curta passagem por o famoso Mafra português. Está no Sporting há um ano e meio, titular indiscútivel nos ultimos 6 meses.
Não importa se ele faz um jogaço,..se ele faz um só erro, é cruxificado e insultado e até lhe pedem, o que a outros defesas não pedem.😄

Nota: Desejo de todo o coração que o nosso melhor defesa na actualidade, o Ousmane Diomande vá embora, vendido no final desta época.
Mais vale um belo Franciso que um feio Ousmane.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.03.2025 às 12:01

Julius,

Como consegues dar uma nota mais alta ao nosso "João Felix" que ao Ousmane Diomande?.
O jogo tem 90 minutos. A minha TV transmite-os todos.😅😅😅
Hoje estou do outro lado.. concordo pouco com as tuas notas.
Também fiquei admirado com a diferença entre um 2 e um 2,5?. (Quaresma/Diomande).
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.03.2025 às 12:05

E no final de tudo o que eu quero, como concerteza todos querem, é vitórias e troféus, ligas e taças... com Zé, o Chico ou o António, jogando bem ou mal.
Viva o Sporting!..💚🤍
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:42

Tem como base que nunca dou 1 a um jogador que entrou tarde na 2ª parte, ou dou 2 ou "sem nota" o 1 é para situações de critica direta a algo muito mau que fez ou numa completa indiferença ao jogo, por isso essa aproximação de um 2 do Quaresma que até teve entrada mentirosa no jogo ao 2.5 do Diomande que até ao pênalti estava a ser imperial.

O problema é que mais uma vez oferecemos o ouro ao bandido e o Fama mostrou que não é uma equipa qualquer, podíamos ter ficado em sérios apuros, na verdade o Diomande só tem que agradecer ao Rui Silva e depois ao Gyokeres por lhe terem salvo a noite.
Sem imagem de perfil

De Fer a 16.03.2025 às 12:25

Concordo com os que apoiam o Diamonde. Na minha opinião, ele é mesmo um diamante por lapidar. É um jovem com corpo de homem e que ainda tem dificuldade de controlar a sua força. Compete à estrutura ajudar o jovem rapaz. É mesmo como os miúdos que crescem depressa mas mantém a cabeça de miúdo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:55

Todos nós apoiamos o Diomande,
pode não parecer as gosto muito do Diomande e jão não consigo ver a nossa defesa sem ele, é o melhor dos nossos centrais, mas aí sou um pouco como o Amorim, raramente elogiava os mais jovens mesmo havendo razões para o fazer, para que não se estraguem com os elogios, normalmente têm ainda muito caminho a percorrer e defeitos a terem que abandonar para subirem mais um degrau na sua qualidade.

Só me vejo a mim dizer que o Diomande tem tudo para poder vir a ser o melhor central do Mundo, mas para isso tem que levar as duras como as minhas a sério. Tem que trabalhar também mais o jogo de cabeça, não basta chegar primeiro à bola, à que saber dar-lhe a melhor direção e por exemplo na área adversária só dá cócegas na bola, falta-lhe acreditar, convicção e melhor técnica de salto e movimento do cabezazo.

Ele com a qualidade que tem não tem nenhuma necessidade de todo aquele jogo feio de braços, tem é que convencer-se disso e acreditar mais nele próprio.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.03.2025 às 16:06

Fer,

💯%
Mas há uns amigos que preferem passar paninhos quentes nuns e noutros, um bota-abaixo... Embora, todos joguem no Sporting.😊
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 12:35

Carlos

ambos, melhor, todos nós queremos é que Diomande melhore, evolua e vá deixando para trás todas aquelas suas formas de jogar que não o melhoram como jogador, se lhe dei uma dura nas notas e se ela servir para a sua melhoria ganha ele e acima de tudo a equipa, basta recordar o Reis quando chegou ao Sporting carregado com aquele saco cheio de manhas que aprendeu no Brasil que só o prejudicavam nos jogos e melhorou, hoje é um jogador diferente.

Só dando muito na cabeça podem abandonar práticas, costumes, formas erradas de jogar e o Diomande está a passar essa fase, quando mais cedo perceber isso melhor para todos, no final ele agradecerá.

Este grande jogador com a idade que tem, tem tudo para chegar ao patamar de vir a ser o melhor central do Mundo, mas para isso à um caminho espinhoso a percorrer, a começar por deixar-se daquelas mer..... e definitivamente, fosse eu o treinador e iria deixar sim.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 16.03.2025 às 17:53

Julius, o problema do Diomande não é a evolução é a involução.
Ele é, de longe, o melhor central do Sporting e o que tem maior potencial. Não teve uma formação adequada, mas no Sporting evoluiu muito e, após alguns meses de ter chegado, praticamente deixou de fazer erros associados à sua inexperiência. E este facto muito se deveu às duras que levou do Rúben Amorim e do Coates.
Se evoluiu e deixou de fazer os erros, porque é que agora voltou a fazê-los? Alguém não está a fazer o trabalho de o orientar correctamente.
Parece lógico questionar esta regressão, mas não é para todos compreender este facto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 23:37

O treinador tem que ser enérgico a alertar os seus jogadores, o próprio Luis Neto pode ter papel importante neste tipo de casos, espero que conversem bastante com o Diomande.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 16.03.2025 às 13:16

Bom dia amigo Julius,

Uma vitória justa e importante pelo facto de chegarmos à pausa para as selecções na liderança do campeonato.
Da importância do Gyökeres nem é necessário "falar", mas convém destacar o contributo do Rui Silva. É ele que nos salva de problemas, mantendo a equipa em vantagem no marcador.
Muito bem o Quenda. A "viagem" para Inglaterra parece que o revigorou.
O Fresneda continua a evoluir e está cada vez melhor. Fico satisfeito com o seu rendimento porque sempre acreditei que tinha potencial.

No entanto, apesar da liderança e do regresso de opções importantes, há um aspecto que me deixa apreensivo para esta recta final do campeonato. A equipa não está equilibrada emocionalmente, com jogadores a cometerem erros de concentração e de controlo inadmissíveis e, pior, de forma recorrente. Nesta fase, onde a pressão vai aumentar semana após semana, pode ser fatal.
Esta falta de controlo, até de inteligência na abordagem ao jogo, já nos fez perder, de forma marcante, 4 pontos (Arouca e Aves) e ontem colocou-nos à beira do mesmo. E sempre com o mesmo tipo de erros. Um penalty e uma expulsão injustificados, ridículos, a roçar a estupidez.
Não gosto de branquear comportamentos, aligeirar responsabilidades ou colocar "paninhos quentes" e é necessário identificar os responsáveis. Porque carga é que o Diomande, pela enésima vez, aborda os lances daquela forma, displicente, sem o mínimo de cuidado? Porque é que o Maxi tem aquela entrada brutal, totalmente fora da realidade?
A 10 minutos do final, com o Famalicão a crescer, poderíamos ter voltado a deitar pontos fora.
O Rui Borges, na realidade que se lhe deparou, está a fazer um bom trabalho, mas este estado da equipa também passa pela sua capacidade, ou falta dela, de liderar e responsabilizar os jogadores. Sejamos directos, com Amorim os jogadores tinham outra concentração e outro controlo em campo. Tinham porque sabiam que tinham de o ter e isso notou-se logo que ele assumiu o comando do Sporting.
Com os jogos que se avizinham, a pressão que a aumentar e os árbitros muitíssimo atentos às acções dos jogadores do Sporting, continuar com estes comportamentos é pedir problemas e complicar a nossa tarefa.

Uma nota final. Será que o Rui Borges sabe que se podem fazer as 5 substituições antes dos descontos?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 13:40

Amigo Leão do Norte

corroboro as suas preocupações nos aspectos muito importantes que referiu, sem dúvida que o maior responsável é o treinador, não o conheço na forma como endurece o seu diálogo com os jogadores, por esse motivo fico sempre de pé atrás quando vejo treinadores a abraçarem excessivamente os seus jogadores, deviam ver o exemplo do Ferguson ou mesmo do Amorim, o próprio Mourinho quando tem que arriar neles, não fica com papas na língua passa muito por ai a liderança e o medo de perderem algo valioso se seguirem nos erros.

O Rui Borges ainda não aterrou da viagem que fez à lua e também ele anda a aprender como se lida com um tipo de plantel bem diferente dos que treinou antes, as exigências são muito mais gigantescas treinar o campeão nacional e tem que trabalhar muito para estar à altura.

Entendo porque só mexeu na equipa depois do golo que garantiu a vitória, do trio que entrou, só o Harder dava mais garantias e o resultado estava ainda incerto, decidiu que tinha que confiar nos que lá estavam para segurarem os 3 pontos.
A equipa necessita urgente de ter melhores soluções no banco, assim é viver perigosamente no fio da navalha.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 16.03.2025 às 17:57

A questão das substituições por parte do Rui Borges não se refere especificamente a este jogo. Já vem há longo tempo.
Mesmo ontem o Harder poderia ter entrado mais cedo e penso que não devia ter deixado o Morita atingir o KO para o substituir. E foi o próprio jogador que pediu.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 23:39

O Harder devia mesmo ter entrado mais cedo, no momento da entrada do Quaresma.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 16.03.2025 às 13:25

Destaque para R. Silva e Quenda. muito bom jogo para ambos, e depois claro a um nível acima de todos Gyokeres, com um jogador assim, desta craveira, estamos sempre mais perto da vitória...espantoso! Quanto à arbitragem, enfim, havia um pinheiro, agora arranjaram uma nogueira...que arvore ou arbusto irão arranjar a seguir para prejudicar o SPORTING...tudo muito tendencioso mais uma vez, e mais um penalti ficou por marcar, por empurrão com o braço a Maxi, logo aí pelos 10mt +ou-...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 16.03.2025 às 13:45

verdesangue

nós já estamos tão calejados de tudo ter que ser diferente nos jogos do Sporting que já damos de barato pênaltis desses, claro que é empurrão à margem das leis, mas dificilmente um árbitro ou VAR em Portugal marcaria essa falta se o beneficiado for o Sporting.

De facto a mensagem que o árbitro trouxe para o jogo é tenebrosa para o Sporting, espero que todos a tenham entendido e do que terão que fazer nos 8 jogos que faltam.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 17.03.2025 às 02:24

Verde sangue,a corrupção é tudo a trabalhar para o vermelho estes corruptos não deviam arbitrar jogos , irradiação, arbitros estrangeiros sim.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo