Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2024/25 (07)

Julius Coelho, em 18.09.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Lille da 1.ª jornada da Liga dos Campeões, que resultou numa vitória por 2 0. Golos de Viktor Gyokeres, 38' e Zeno Debast, 65'.

EXIBIÇÃO IRREPREENSÍVEL PARA O MUNDO VER

Início perfeito do leão na campanha europeia, à campeão. Um triunfo incontestável, baliza a zeros. (O Lille só teve uma  única ocasião de golo já perto do final), uma mão cheia de oportunidades falhadas e domínio absoluto do jogo que até deu para gerir o esforço após o 2-0. As muitas estreias na equipa titular na maior competição mundial de clubes, provocaram algum nervosismo e ansiedade na fase inicial, alguma lentidão na saída forçou várias bolas batidas directas, dividindo o jogo com o Lille, fase de alguma preocupação a somar a saída prematura (13') do Gonçalo Inácio. Mas quem tem Gyokeres arrisca-se a ser feliz, marcou um golazo que desbloqueou o jogo, soltando a equipa e ainda conquistou a seguir, a expulsão do Angel Gomes, tornando tudo ainda mais fácil para o Sporting, que passou a dominar até final, banalizando a equipa francesa. Gyokeres desbloqueou, Debast fez um golo do outro mundo para ver e rever, Harder teve a sua estreia.

Screenshot (2248).png

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 5.5 - Foi a sua grande estreia na prova milionária e resultou numa exibição em cheio, grande golo que desbloqueou o jogo e atirou depois os franceses ao tapete quando mandou o Angel Gomes ir tomar banho mais cedo, expulso, aí o jogo acabou, a vitória já não iria fugir. O Viking voltou a resolver.

FRANCO ISRAEL - 4 - Até parece outro guarda redes, como cresceu o muchacho internacional do Uruguai, teve uma leitura irrepreensível do jogo e dos timings de acção. Tranquilidade em todos os lances que interviu e teve o seu merecido momento de fama, grande parada aos 89', a negar o golo que já parecia feito aos franceses.

GEOVANY QUENDA - 3.5 - Viveu o seu grande sonho aos 17 anos, mas faltou-lhe coragem para saltar da casca para fora, tímido manteve só a cabeça de fora, nem a ajuda do Gyokeres com o golo, o jogar contra 10 do adversário e ainda a baliza escancarada num grande lance, não foram suficientes para perder tanta timidez.

ZENO DEBAST - 5 - Exibição ao nível de um grande craque, rapidamente ganhou confiança mostrando a sua categoria e com a cereja no topo do bolo, um golo que nunca irá esquecer, nem todos os que o presenciaram, até Gyokeres levou as mãos à cabeça. A jogar assim, vai tornar a vida muito difícil ao Quaresma, para poder recuperar o lugar.

OUSMANE DIOMANDE - 5 - Das melhores exibições que o vimos fazer no Sporting, soberba, perfeita, sólida e irrepreensível, merecia a nota máxima, se tem marcado um golo semelhante ao do Debast ... rebentava a escala.

GONÇALO INÁCIO - (SEM NOTA) Foi tocado aos 10' e teve que sair lesionado logo a seguir.

GENY CATAMO - 3.5 - O corredor esquerdo não é de todo a sua praia, mas ontem nem a praia do da direita fez bom tempo quando mudou para lá. Ainda está em recuperação dos jogos da sua selecção.

MORTEN HJULMAND (Cap) - 5 - Grande jogo do comandante do centro do terreno, esteve em todo o lado enchendo o campo pelas as inúmeras piscinas que fez. Os franceses bem lhe podem apontar o dedo, acusando-o de não os deixar jogar nem brilhar.

HIDEMASA MORITA - 3 - Aquelas idas ao Japão à sua selecção escrevem já um histórico crónico, pelas dificuldades na sua recuperação após viagem de regresso. Constata-se que existe um Morita antes e um outro Morita após selecção. Ontem foi uma sombra do que sabe e pode  e deve fazer.

PEDRO GONÇALVES - 4.5 - O mago leonino voltou a morder pela calada, não marcou porque o Lucas roubou-lhe o golo com grande defesa, mas deu arte a tudo o que mexeu na frente do ataque verde e....assistiu Gyokeres no golo e em outras duas ocasiões isolando-o.

FRANCISCO TRINCÃO - 5 - Sacou quantidade de amarelos à equipa do norte da França que só o pararam pela falta. Carregou a bola e a equipa de forma incansável e com muita audácia pelos labirintos e desfiladeiros mais sinuosos entre as linhas inimigas francesas. Foi sempre o elemento da equipa mais desequilibrador.

MATHEUS REIS - 4 - Entrou para o lugar do azarado Gonçalo Inácio e assumiu total responsabilidade das suas tarefas, saiu por cima nos duelos e mordaz a ler os lances por antecipação, fez um corte decisivo e ainda cruzou direitinho para a cabeça do Quenda falhar um golo que parecia feito.

DANIEL BRAGANÇA - 4 - Ele sabia que tinha que crescer e evoluir em alguns aspectos, conseguiu-o e aí está o Daniel a querer ameaçar chegar a outro patamar. Era a Champions League? Pareceu-lhe igual, olhou os franceses olhos nos olhos e assumiu a liderança dos vários lances que teve intervenção. Com tranquilidade e perícia serviu perfeitamente o Debast para o golo de uma vida.

MAXIMILIANO ARAÚJO - 2.5 - Está a dar os primeiros passos na equipa, já percebeu que está noutro patamar bem diferente de onde veio e terá que erradicar aqueles erros de principiante, como aquele que quase oferecia o golo aos franceses ao cair do pano.

CONRAD HARDER - 2 - Muito pouco tempo em campo para se mostrar (5'), mas já deixou água na boca, um tipo de Gyoviking numa versão II, quase que tirou tinta na trave da baliza francesa, após bom cabezazo.

RÚBEN AMORIM - 5 - Voltou a realizar um trabalho de grande nível, projectando a equipa para uma exibição irrepreensível, segura, mandona e mostrando sempre mais vontade de querer ganhar. Uma entrada de Leão na competição dos milhões e que irá ajudar a crescer ainda mais a equipa na confiança. Ficou a ideia que podia ter antecipado no timing algumas das substituições efectuadas.

BRUNO GÉNÉSIO - 2 - Deixou um enigma de uma estratégia que ninguém entendeu, queria ganhar ou não perder?... A pura verdade é que o seu ataque foi uma nulidade, a única oportunidade resultou de uma oferta grosseira da defesa adversária e já a acabar o jogo. Arrastou o tempo,  jogando lento e marcando sem piedade os criativos do Sporting, com sucessivos pisões, mas nem tudo foi tão mau, livrou-se de uma goleada e de ver a sua equipa ficar reduzida a 9 elementos.

DONATAS RUMSAS (Árbitro) - 4 - No geral boa arbitragem, mas faltou-lhe coragem de reduzir o Lille a 9 elementos, após nova falta grosseira do jovem Ayoub Bouaddi e que devia ter visto o 2.º amarelo e expulsão.

ALEANDRO DI PAOLO (VAR) - 4 - Sem lances com casos de apreciação do VAR, não se meteu e deixou o jogo correr.

publicado às 05:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


40 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 18.09.2024 às 08:03

Missão cumprida, com 2 golos de excelência e muitos outros por marcar! A Champions não é para ganhar, mas para faturar. Se a isso podermos juntar bons jogos e golos como os de ontem, melhor ainda. Parabéns!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:02

Um bom dia de quarta feira para todos...

Luís Carvalho,

O que podemos de facto realçar é a eficácia, tirando aquele lapso do Maxi, mas ele também vai aprender
Sem imagem de perfil

De Davide a 18.09.2024 às 08:34

Sem duvida, venham os milhoes da champions para ajudar o projecto desportivo.

Grande equipa, grande treinador, vamos a isso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:05

Davide,

todos os sportinguistas merecem desfrutar deste grande momento que o clube e a equipa vive, é um momento fantástico
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 18.09.2024 às 08:52

Estimado Julius, uma vitória importantíssima para consolidar a confiança da equipa. É visível que estas "andanças" ainda são estranhas para nós.
Talvez este formato da Champions, por aumentar o número de jogos (o que para os jogadores é pesado, sem dúvida), ajude a dar menos carga decisiva a cada jogo. Vamos jogo a jogo, milhão a milhão, mostrar o que somos e valemos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:14

P Vasconcelos,

Ontem ja embolsaram uns milhões com a vitória e ainda deixaram a sensação que não vai ficar por aqui, este Sporting pode surpreender o Mundo.
Sem imagem de perfil

De carlos Estevao a 18.09.2024 às 09:18

Temos que acabar com pirotecnia vamos pagar bem caro
SL.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:20

Carlos Estevao,

Esta Direção já conseguiu acabar com muita coisa, será uma questão de tempo, todavia sabemos das dificuldades das revistas nas entradas, do outro lado inventam sempre formas de fazer passar estes engenhos, as multas que o clube paga terão que passar para quem pratica o crime, as câmaras facilmente detectam os criminosos.
Sem imagem de perfil

De carlos Estevao a 18.09.2024 às 14:23

espero nao sermos obrigado a ver um jogo na tv (a porta fechada)
Sem imagem de perfil

De De Perry a 18.09.2024 às 10:08

O Sporting foi uma equipa séria e nervosa demais teve um bicho á frente que desbloqueou o jogo, após a expulsão o jogo acabou. Isto foi o início do, vamos ver o que nos resta. A partir de agora as dificuldades vão crescer já no próximo jogo com o PSV que é um adversário bem melhor que o Lille, se entrarem borrados como ontem acontece-lhes a mesma coisa como aconteceu com o Ajax á 3 ou 4 anos. Muitos jogadores têm que ser mais fortes mentalmente para jogarem na Champions, sabemos que isto é complicado nem acusam essa responsabilidade. É jogo a jogo.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 18.09.2024 às 10:31

Uma nota importante que me faltou, todos os sectores independentemente do nervosismo, estiveram bem desde o guarda redes á defesa , á linha avançada, mas os alas estiveram mal e foi aqui que nasceu no jogo o principal problema do Sporting e por norma no nosso campeonato são eles que fazem a diferença ajudando a defesa e ajudando o meio campo e o ataque, como o jogo para o Quenda e o Geny não foi bom, acusaram a responsabilidade de jogar na Champions, isso prejudicou o jogo da equipa e para nós que estamos habituados a ver do melhor, ficamos com a sensação dos perigos que corremos nesta competição. As coisas não foram como costumam ser porque eles não estiveram ao seu nível. Para mim foi esta a razão e Amorim tem que os trabalhar muito para esta competição
Sem imagem de perfil

De Manuel a 18.09.2024 às 12:31

Pareceu-me também que a eficácia do Pote esteve em baixo. Senão tinha havido mais golos. E a força do Pote tb esteve mais em baixo. Naquela jogada genial, normalmente ele ia para a baliza e naquele momento ficou-se. Pareceu-me ter pouco gás. Espero que não tenha uma lesão.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 14:25

Manuel,

creio que na fuga cometeu um erro de controle e optou depois (mal) por desistir da fuga, devia ter continuado e colocado o corpo a frente do perseguidor, no mínimo ganharia falta para cartão, ele nunca foi de grandes fugas quando ganha pouco espaço de avanço, só quando esta super fresco e não estava.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:35

Perry,

foram precisamente os 2 alas que estiveram abaixo do que podem e sabem fazer, também o Morita mas esse por outras razões que são conhecidas por todos.

No Caso do Geny a difícil adaptação na ala esquerda a juntar o ter chegado da seleção de rastos deixaram-no quase KO, quanto ao jovem Giovany esse sim acusou o grande momento, as vezes que o sonhou acabou por o tolher no pensamento e não conseguiu libertar-se, mas cresceu muito por isso, ele sabe que terá que reagir melhor e irá faze-lo seguramente no próximo jogo desta dimensão.

Amorim não faz outra coisa que trabalha-los mentalmente, mas demora o seu tempo e só crescem na ação dos jogos, devemos sentir-nos satisfeitos e orgulhosos por a equipa durante essa aprendizagem conseguir bons resultados e que ajudam ainda mais para que esse crescimento aconteça mais rápido.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 18.09.2024 às 13:08

Sr. Julius isto foi como um exame e se Geny é melhor na direita tem que voltar para lá e jogar o Nuno Santos na esquerda. Geovany ainda pode não estar preparado para jogar jogos desta responsabilidade. Vamos ver o que faz Amorim. Maxi fez-me lembrar o Debast no jogo com o Porto na supertaça pelo erro que deu. As pernas também lhe tremeram. Isto é outro nível. Há muito a trabalhar
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 13:25

Construir uma equipa e um grupo coeso leva muito tempo, todos os jogadores são um mundo diferente e isolado, a tarefa do treinador é conseguir juntar todos esses mundos num só mas nunca o conseguirá totalmente, pode chegar longe nesse trabalho e quanto mais longe chega a equipa e o grupo respondem melhor.

O Rúben não deixa cair ninguêm muito menos um miúdo fantástico como o Giovany, está a crescer de forma sensacional, um miúdo de 17 anos que acorda a saber que passou a valer 100M é de loucos, ele também necessita do seu tempo para se habituar a essa nova realidade.
Nesta grande competição percebe a diferença de qualidade dos adversários que enfrenta e isso fá-lo admirara-los também, percebe que precisa mesmo de continuar a trabalhar muito para poder chegar aquele patamar. Habituado a fugir pela esquerda ou pela direita com alguma facilidade e ver que esses adversários sabem-na toda e que respondem com detalhes técnicos muito bons, fé-lo sentir-se bloqueado, o Ruben saberá como fazer, para soltar a sua mente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:26

Perry,

Perry todos sabem o que tem que ser feito, os próprios jogadores são os primeiros a saber, mas da boca para fora é muito fácil dizer, viver a situação é sempre bem diferente e dificil, é impactante quando se trata de jovens e estreias na competição, tudo leva o seu tempo e o impacto é sempre maior no primeiro jogo, que até correu de feição.

Penso que na Holanda contra o PSV já darão melhor resposta, com uma postura mais descomplexada.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 18.09.2024 às 10:32

Excelente crónica. É de mim, ou ainda se ouvem assobios ao hino da Champions? É que se existiram esses assobios, é um absurdo e cria, nos novos jogadores que vão à Champions, um sentimento negativo. Serão ainda resquíscios do mal-fadado brunismo?
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 18.09.2024 às 11:16

Não é brunismo. É do "gamanço" de que fomos alvos no jogo com o Marco Silva a treinador.
A máxima "Somos da raça que nunca se vergará!" é para levar a sério.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:38

Rui Câmara Pina,

acredite que nesse momento os jogadores não ouviam nada, estavam super concentrados no que iriam fazer, eles sabem que têm os adeptos a seus pes, eles conquistaram com mérito os adeptos, em Alvalade vive-se uma simbiose perfeita entre adeptos, jogadores e técnico.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 18.09.2024 às 17:48

Julius, o que falhou ontem, depois de ter visto melhor o jogo, foram os laterais, que jogaram muito abaixo do normal, e logo a equipa ressentiu-se disso, até porque o Lille é melhor do que se julgou. Quenda e Geny não estiveram nada bem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 18:33

Ë verdade os laterais estiveram uns furos abaixo, mas o treinador do Lille também é culpado, sabia do modelo de jogo que o Sporting pratica e treinou a sua equipa para ter preocupações acrescidas com os corredores fechando-os, felizmente esta equipa do Sporting tem sempre soluções na manga.
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 18.09.2024 às 12:29

Contra 10 acabamos a tremer. Em rigor devia ser contra 9 mas o árbitro foi amigo.
Cantar o hino do SCP quando tocaram o hino da CL foi épico!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 12:45

Carlos Barros,

a equipa por instinto passou a gerir o esforço após o 2-0 e vendo o adversário reduzido com 10 elementos perfeitamente na mão, sabiam que caso fosse necessário umas acelerações seriam suficientes para o rasgar totalmente, nesta competição essa postura pode sair cara, bastava um golo deles e as coisas poderiam azedar. A equipa vai crescer também nesse capítulo mental, este treinador não deixa passar nada em claro.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 18.09.2024 às 14:04

Muito bom jogo da nossa equipa, sem acusar em demasia a estreia de muitos elementos na LC e sempre com a baliza como alvo.

O resultado peca por escasso, tivemos o pássaro na mão a jogar contra 10, mas não conseguimos acertar com a baliza, e o nº de golos neste novo formato da prova pode ser decisivo: houve 6 vitórias até agora e estamos em 6º lugar, pois as restantes equipas vencedoras marcaram todas 3 ou mais golos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 14:28

Paulo,

na verdade e após a expulsão também pensei nesse importante detalhe, imagino que o Rúben também, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia, a equipa tem tremenda margem para melhorar, o que motiva qualquer treinador e adepto.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.09.2024 às 15:15

Amigo Julius

Estes jogos europeus são sempre muito complicados. Talvez tenha havido um pouco de insegurança e muitos passes falhados nos primeiros 20 e tal minutos, mas prevaleceu a concentração e a competitividade dos nossos jogadores. A equipa esteve quase sempre bem posicionada e não facilitou. Com dois grandes golos o jogo correu bem para nós, menos a lesão do Gonçalo Inácio. No final do jogo, Rúben Amorim destacou a juventude da equipa, e fez muito bem. O mais importante foi alcançado, a vitória, os três pontos e não sofremos golos.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 18:48

Amigo Leão Zargo, boa noite

Elogio a evolução da defesa e do sentido táctico de todos na postura no terreno, cada vez mais a equipa sabe posicionar-se porque decifra cada vez melhor o que o jogo pede, onde têm que estar, isso entre muitas outras coisas provoca um menor desgaste, a ausência de corridas loucas extras para reposicionarem-se porque perderam facilmente a bola.
Eu quando treinador foi dos trabalhos mais difíceis que tive, fazer compreender aos jogadores as formas de lerem o jogo e acima de tudo serem responsáveis com a bola no pé, perdê-la com displicência aparte de provocar contra ataque do adversário, provoca enorme desgaste a todos por terem que recuperar posições, finalmente vejo que a equipa já esta a chegar a esse patamar.
O jogo da Supertaça que para alguns (muitos) foi negligencia principalmente do treinador por sofrerem 4 golos, vim eu aqui escrever a seguir ao jogo que o Ruben aproveitou esse jogo como teste final para as suas ideias, agora vê-se quantos golos sofreram em 6 jogos oficiais e as tremendas dificuldades que os adversários sentem para construir oportunidades de golo.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 18.09.2024 às 16:18

Eu gosto deste modelo de liga dos campeões, nos temos uma grande equipa, mas não para ganhar a liga dos campeões, tentar faturar e fazer boa figura, nos sabemos que vamos perder alguns jogos, mas atenção atualmente somos uma equipa difícil de bater mesmo jogando contra equipas super milionárias, enquanto tivermos força e não tivermos lesões , liga dos campeões é de outro patamar , os outros sao so grandes porque tem mais dinheiro e jogadores de topi , o nosso objetivo é ser campeao nacional ,arbitragem foi de bom nivel devia ser ca assim ,eramos campeões nacionais com toda acerteza assim permanece a duvida pirque os nossos rivais sao beneficiados todos os fins de semana
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.09.2024 às 19:09

Fala verdades,

o nosso principal objetivo é e será até ao final sermos campeões nacionais, a não ser que cheguemos às meias finais da Champeon League e aí claro haveria mudanças de planos obvias.

Seguimos o nosso trilho, a equipa tem tremenda margem de evolução e pode melhorar, as lesões é que podem vir a atrapalhar, vamos acreditar que tudo correrá bem fisicamente.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo