Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (7)

Rui Gomes, em 27.01.21

Palhinhaamrelobessa.jpg

Na 7.ª edição desta rubrica, temos a oportunidade de ler e comentar as notas (0-6) que o nosso leitor Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes no jogo de ontem com o Boavista, no Bessa, a contar para a 15.ª jornada da Liga NOS, que o Sporting venceu por 2-0.

"Vitória justa do Sporting com muita competência, apesar de muito perdulário a falhar vários golos cantados que se os tem marcado teria evitado Rúben Amorim fazer entrar o João Palhinha para acabar crucificado pelo árbitro. Era de todo importante darem esta resposta muito positiva três dias depois de terem ganho a Taça da Liga. O Boavista só incomodou nos 15 minutos finais".

ANTONIO ADÁN - 3.5 - Foi espectador a maior parte do tempo, também muito ajudado pela eficácia dos centrais.

PEDRO PORRO - 4 - Grande jogo do espanhol, foi um muro do seu lado e acabou a marcar um grande golo, que deu mais justiça ao resultado e tranquilidade à equipa.

LUÍS NETO - 3 - Aquele passe atrasado para o Adán deu-nos calafrios a todos, quando tem que jogar a bola com os pés ......!!! Tem muita sorte em ter um parceiro ao seu lado com a qualidade do Porro.

SEBASTIÁN COATES - 4 - Geriu muito bem a sua usual agressividade no momento do desarme para não levar amarelo. Ele e Feddal controlaram sempre a situação e anularam as tentativas do adversário, não lhes dando espaço para rematarem.

ZOUHAIR FEDDAL - 4 - Está em grande forma e melhorou bastante na saída com bola. É imperial no jogo aéreo e bravo nos duelos físicos.

NUNO MENDES - 4 - Foi deveras incansável e percorreu muito melhor o espaço que o adversário estrategicamente lhe facultou durante a primeira parte, executando excelentes cruzamentos e um deles teve o prémio merecido na excelente antecipação do Nuno Santos para o primeiro golo.

MATHEUS NUNES - 3.5 - A desempenhar muito bem o transporte de bola e construção de jogo, apesar das pobres condições do relvado não o ajudarem. Faz-me recordar muito a forma de jogar do colombiano James Rodríguez.

JOÃO MÁRIO - 3 - Algo menos activo que o colega Matheus; podia e devia ter explorado melhor o espaço que teve na primeira parte, falhou um golo cantado, fez tudo bem tirando o adversário do caminho e depois atirou à figura do guarda redes a três metros da linha de golo. Esperamos ainda aquela primeira versão do João Mário que bem conhecemos mas que tarda a aparecer.

JOVANE CABRAL - 4 - Foi o que teve mais capacidade para desequilibrar o meio campo adeversário com frequência, sofreu muitas faltas e acabou esgotado.

NUNO SANTOS - 4 - Com mais espaço, consegue tirar melhor partido da sua grande velocidade e levou quase sempre a melhor nos duelos; marcou o golo mais dificil que é invariavelmente o primeiro do jogo; pleno de oportunidade num excelente movimento de antecipação à bola cruzada pelo Nuno Mendes.

ANDRAZ SPORAR - 2.5 - Por vezes projecta a ideia que não anda lá; falhou dois golos cantados que podiam ter feito muita falta no final.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Entrou no momento em que a equipa já dava indícios de algumas dificuldades em parar o meio campo do Boavista e ajudou a acalmar a situação. Tem muito futebol nos pés e na cabeça.

TIAGO TOMÁS - 2.5 - Entrou na fase menos conseguida da equipa, no momento que era mais importante gerir o resultado.

JOÃO PALHINHA - 3 - Quando entra "aquilo" é outra coisa, pega logo no jogo, merece a "rendição" do árbitro no grave pecado que cometeu e fazerem-lhe a justiça de lhe retirar o amarelo premeditado, num lance em que nem falta foi.

TABATA - 2 - Entrou aos 88 minutos e jogou os 5 finais.

RÚBEN AMORIM - 5 - Mais um teste difícil que foi ultrapassado; é sempre tarefa árdua dar uma boa resposta três dias após se ganhar uma final de muita luta e com tremendo desgaste. Preparou com muita mestria o jogo e acima de tudo soube manter em alta o foco dos jogadores relativamente à responsabilidade de ganhar estes três pontos num campo tradicionalmente complicado.

JESUALDO FERREIRA - 2.5 - Cometeu um erro grave na sua estratégia da primeira parte, metendo o autocarro lá atrás com três centrais e uma linha de cinco, convidando o Sporting á invasão e o resultado não ficou definido ao intervalo porque os avançados do Sporting foram demasiado perdulários; remendou na segunda parte mas o mal já estava feito.

FÁBIO VERÍSSIMO - 2 - Estava preparado para lhe dar nota 5 quando aos 79 minutos cometeu aquele monumental disparate de mostrar o amarelo ao Palhinha. Ficamos todos convencidos que não foi um erro casual, dado que nem falta foi.

ANTÓNIO NOBRE (VAR ) - 5 - Excelente decisão no lance do golo do Nuno Santos, uma decisão de 10 centímetros.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.01.2021 às 08:14

Desculpa lá Julius mas o RA não pode levar 5 pois cometeu o erro estúpido de meter o Palhinha em campo quando não havia necessidade nenhuma.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 08:50

Bom dia a todos.

Mike, quando o Palhinha entrou ainda estava 1-0 com o Boavista a subir de rendimento depois de meter uma nova equipa no meio campo e na frente (5 homens frescos), o Sporting dava indícios de começar a ceder, a perder o meio campo, coincidência que quando entrou 1 mt depois fizemos o 2º golo que se tem apararecido antes ja não teria entrado.
Temos tambem que pedir responsabilidades ao Joâo Mario e principalmente ao Sporar por nao terem o descernimento necessàrio por não terem morto o adversário falhando golos faceis e o João já entraria.

O Amorim fez o que tinha que ser feito, aos 75m de jogo quando vejo o Sporting a perder o meio campo pensei que lá teríamos que arriscar e meter o Palhinha e o Amorim deve ter pensado o mesmo, a equipa estava a cair, nao á milagres meu caro a final Four da Liga foram um vendaval que deixou marcas fortes no fisico dos jogadores. Um golo do Boavista naquela altura e seria uma tragédia.
Temia muito este jogo não tanto pelas capacidades do Boavista mas sim pela forma como a nossa equipa se apresentaria para disputar uma partida sempre dificil lá no Bessa e que antecedia o derby com o Benfica.
Tiro o meu chapéu ao Amorim que mesmo com uma equipa de muito jovens sem experiência nao os deixou desviarem-se do foco principal e trouxeram os 3 pontos de forma muito merecida, armou muito bem a equipa durante o jogo e trouxe o que mais queriamos os 3 pontos.

Agora é fácil falar mas aos 75 mt de jogo meu caro a coisa ja nao parecia estar assim tão facil.

Palhinha se for despenalizado joga contra o Benfica, se não fôr ja ficamos a saber que joga no Funchal contra o Marítimo.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 08:51

E o João já não entraria.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 27.01.2021 às 11:50

Concordo inteiramente - naquele momento estávamos tremidos, e RA fez o que tinha de fazer. Imaginem o que estariamos a dizer se ele tivesse "poupado" o Palhinha e tivessemos empatado o jogo??
O que não significa que o amarelo não foi premeditado. Qualquer arbitro minimamente isento, sabendo que se estava a dizer que "à primeira" o Palhinha ia levar amarelo, só o faria se fosse um lance inatacável - o que claramente não foi o caso. Reparem também que logo a seguir começou a dar amarelos ao Boavista pelas mesmas faltas que fizeram o jogo todo... para dar uma ideia de "equilibrio" ou "errou para os dois lados em termos disciplinares"
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 12:09

Reparei óbviamente que o árbitro ficou nervoso apartir daí e quis limpar-se distribuindo amarelos aos jogadores do Boavista.
O estrago foi grande no amarelo ao Palhinha mas vendo bem as coisas podia ter sido bem maior.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 27.01.2021 às 12:03

"Palhinha se for despenalizado joga contra o Benfica, se não fôr ja ficamos a saber que joga no Funchal contra o Marítimo."

É esse o espírito, concordo plenamente.

E o RA fez o que o jogo pedia no momento.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 12:12

Se ganharmos ao Benfica e perdermos no Funchal ....!!!! Por isso pelo menos sabemos que ele joga contra o Marítimo, desconfio que o Coates já não, porque dificilmente escapará ao amarelo na 2ª feira.
Seriam 2 baixas enormes nesse jogo assim até que temos que ver o positivo que sai de tudo isto.
Sem imagem de perfil

De Rui a 27.01.2021 às 09:04

Concordo com o Julius: RA terá pensado "é melhor sair daqui com um jogador castigado do que com um empate".
Mateus Nunes e Bragança são bons jogadores, mas talvez falte também uma alternativa a Palhinha como 6, para estas situações em que é necessário segurar o resultado.
Não acredito que tirem o castigo a Palhinha, mas temos na mesma equipa para ganhar ao Benfica, embora eles vão dar 500% no jogo para salvar a época.
De resto, ficou o mais importante: uma vitória no Bessa.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 09:25

Como referi um golo do Boavista naquela altura teria consequências trágicas para a equipa e Amorim teve que aplicar os meios que tem para o impedir.
E a verdade é que logo que o Palhinha entrou viu-se a diferença, é outra coisa com ele em campo, Palhinha é hoje um monstro com inumeros tentáculos que dominam qualquer meio campo adversário.
Se não fôr despenalizado jogará no sempre dificil campo do Marítimo.
Afinal o Pote ja pode jogar, o Tomaz descansou ontem e esta injustiça que o árbitro expôs a todo o país que viu o jogo funcionará como um novo clic numa união ainda mais forte da equipa na luta do contra tudo e contra todos e estou seguro que se vão preparar muito bem estes dias para darem uma excelente resposta na 2ª feira contra o adversário seguinte.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:05

Apenas duas discordâncias com Julius.
A primeira é relativa a Sporar, que merece nota mais negativa. Já sabíamos que Sporar tinha dificuldades em marcar golos, agora falhar golos à boca da baliza deserta é confrangedor. Julgo que ontem ficou encerrado o debate acerca de qual é a posição em que o Sporting tem mais carências.
Quanto ao árbitro, merece nota ZERO. Como dizia, há pouco, um comentador da SIC, a um árbitro não basta ser sério, tem que parecer, como a mulher de César. Um árbitro que não mostra um cartão amarelo em 80 minutos de jogo, com faltas e mais faltas, nomeadamente sobre Jovane, que ao intervalo já parecia equipado de negro e puxa do cartão, como se tivesse uma mola, para admoestar Palhinha , na sua primeira falta, que é aliás duvidosa e mesmo que se aceite que tenha sido falta, não era merecedora de amarelo, não parece sério, parece desonesto. Como se dizia, ontem, o cartão amarelo a Palhinha foi encomendado e suspeito que não mostrou o amarelo a Coates porque este, salvo erro, conseguiu fazer o jogo todo sem cometer uma falta. Em resumo, árbitros como este valem ZERO e têm que ser irradiados do futebol.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:18

Correcção...árbitros como este valem ZERO e têm que ser erradicados do futebol
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 09:36

Caro amigo e pensa que não lhe dou razão? O amigo até sabe o que penso do Sporar, fui o primeiro aqui a delatar que o Sporting tinha um problema um tempo depois de o comprar.
Mas que fazer agora? Que ganhamos em arrasá-lo? Precisamos dele Greenlight, ainda nos vai voltar a ser útil.
Eu nem quero recordar a sua actuação de ontem, por isso escrevi "Por vezes projecta a ideia que não anda lá" isso ja diz tudo, mas não devemos arrasá-lo.
Amorim "joga" com o que tem e faz a melhor gestão possível, Aguentou-o até ao limite, o Tomás tem que estar fresco contra o Benfica que vai jogar com 2 centrais lentos e duros de rins.
A nota 2 é para animá-lo a ter que trabalhar mais para fazer melhor e não para o arrasar.

A nota ao árbitro não é inocente da minha parte caro amigo, para que se mantenha a esperança do Palhinha ser despenalizado o Fábio Veríssimo tem que dar a sua ajuda revertendo a ideia que viu no lance, vamos lhe dar esse benefício essa duvida e esperar o seu bom senso, ainda está a tempo.

O Sporting e todos os sportinguistas sabendo das areias movediças que pisam têm que ser mais inteligentes, mais perpicazes na sua caminhada.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:56

Caro Julius, agradeço a sua resposta ao meu comentário e entendo, agora melhor, as notas que deu mas receio que a sua esperança em relação aos protagonistas em questão, seja vã . Todavia desejo estar enganado e que o Julius esteja certo, nomeadamente no que respeita ao arrependimento do árbitro.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 27.01.2021 às 15:17

Caro amigo, realmente ontem ficou confirmadissimo qual a posição em que o SPORTING tem mais carências e essa é sem qualquer dúvida a posição 6, não temos ninguém que substitua Palhinha, esta é que é a realidade. Ontem para defender o 6 era Matheus, mas para iniciar o ataque já tinha de descer J. Mário e ser ele o 6 mas na realidade nenhum dos dois o é verdadeiramente de tal modo que quando o jogo apertou Amorim não teve outra hipotese senão lançar Palhinha....Ok, eu concordo que nessa altura o jogo já deveria estar resolvido não fossem os falhanços de Sporar ou J. Mário ou Jovane se bem que nesse caso por mérito do defesa que tirou o golo em cima da linha e se tal sucedesse já não haveria a necessidade de ter de recorrer a Palhinha, mas não tenha dúvidas é aí a maior carência da equipa.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 15:36

Amigo Verdesangue, analise:

neste momento substituir o melhor 6 português seria dificil para qualquer equipa mesmo para o Benfica ou Porto caso o Palhinha jogasse nessas equipas.

Palhinha tem atributos que mais ninguem tem áparte a sua excelente compleição fisica, pernas compridas onde mete o pé é dele, tem um extraordinário pulmão, saber ler muito bem o jogo e os seus timings, é muito rápido a meter o pé sem que seja falta, sabe pisar o terreno sem ter que correr muito e participa com qualidade na construção, é tambem um dos armários nas bolas paradas seja a defender ou na area adversária jogando bem de cabeça e agora surpreendentemente tambem mostra capacidade de bom remate e certeiro na meia distância.

Onde vamos encontrar um jogador que possa substituir este Palhinha com a mesma qualidade? No estrangeiro? Custava-nos valores superiores do que custava toda a nossa actual equipa antes do ínicio da época.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 27.01.2021 às 09:40

Bom dia,
Se Fábio Veríssimo depois de ver novamente o lance de Palhinha, continuar a afirmar que foi falta, perde toda a credibilidade,seriedade e direito a continuar a usar o título de juiz das leis de jogo; e só por interesse, ma fé, ou fanatismo poderá qualquer outra pessoa afirmar que em tal disputa de bola existe conduta faltosa!
Espero reparação do erro, ou então este futebol continuará a ser a mentira de que só um VAR mais aperfeiçoado tecnologicamente irá empurrando para a verdade!
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 09:56

Exactamente caro amigo, por isso lhe atribuo a nota 2, dando-lhe essa possibilidade de se redimir, se não o fizer perderá muito ele e o futebol e ficará claro para todos um sistema corrupto que funciona no invisivil a manejar o futebol para obter vantangens desportivas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.01.2021 às 09:49

Relativamente às notas atribuídas, continuo a achar que o Neto não é jogador para o Sporting, não me dá confiança devido aos inúmeros erros que comete, gosto bastante mais tanto do Inácio como do Quaresma. A questão de liderança não se coloca pois fazer atrasos de bola sem sentido não revelam liderança mas antes bloqueios mentais.

No meio campo ao contrário do Julius gostei do João Mário, que se tivesse marcado aquele golo fácil de certeza o Julius daria outra nota.....

Quanto à questão do Palhinha, talvez tenha sido uma substituição desnecessária, mas eu concordo com o Amorim de que o mais importante era ganhar ao Boavista, e ao contrário do passado vamos chegar ao derby com uma vitória e eles de um empate, coisa rara nos últimos anos. Palhinha fará falta, mas o mais importante neste Sporting é o coletivo.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 10:07

Caro amigo, toca num ponto importantíssimo e que gostaria de voltar a assinalar para que os sportinguistas não tenham a memória curta. " Ao contrário do passado" é aí que os sportinguistas têm que pensar nas diferênças, que fácil era antes estamparmo-nos logo após um qualquer êxito, por isso temia muito este jogo no Bessa, a equipa é muito jovem sem a experiência no meio de uma autentica selva e só com um grande treinador podiam manter o foco no essencial, que é manterem-se firmes e não se deixarem levar pelos minusculos sucessos e para agrado de nós todos o objectivo principal foi conseguido e até ja podemos dizer agora que toda aquele vendaval que foi a semana da final FOUR foi passado com muito sucesso e não deixou marcas.

Tambem necessitamos do Neto e ele mais que ninguem não quer falhar, mas de facto aquele atraso até deixei de respirar mas estou seguro que ele também.

Amigo, estou um pouco zangado com o João Mario, não se pode falhar golos daqueles, só tinha que a meter lá dentro "punto".
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 09:51

Só para dizer algo mais sobre o assunto do cartão amarelo mal mostrado ao Palhinha que me parece importante.

O Mundo mudou, a justiça aplica-se hoje de forma mais rápida se o assunto se tornar demasiado mediático, se mexer demasiado nas pessoas, na opinião publica, normalmente as possibilidades de ser retirado um cartão amarelo a um jogador são sempre quase nulas mas neste caso o país assistiu a uma injustiça, mas pior que a injustiça ficou clara a desconfiança de um acto premeditado do árbitro e que está a chocar não só sportinguistas como todos os adeptos em geral e a envergonhar outros.
Por tudo isso que começa a funcionar como uma pressão de se fazer justiça ganha forma a possibilidade de ser de facto feita e decidirem despenalizar o jogador, porque se não o fizerem irá ficar mais exposta que de facto existe um sistema corrupto que maneja o futebol.
Sem imagem de perfil

De RASR a 27.01.2021 às 12:21

Caro Julius, a mim não me choca retirarem o cartão. O que tenho a certeza de vir a acontecer é retirarem a 30mins do jogo do dérbi, como já aconteceu no passado. Tenho a convicta certeza de que será o que irá acontecer. Um género de retirar a água do capote, desresponsabilizando o jogador, mas mantendo-o à mesma fora das opções do treinador pelo atraso na tomada de decisão, beijando a mão ao DDT... No entanto, foram tão céleres a opinar quanto ao golo retirado ao Coates, ainda nem 5mins após o apito final tinham decorrido. Dois pesos e duas medidas. Vamos a ver...
SL
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 13:18

Esta decisão pretende-se que seja célere afinal hoje ainda é quarta feira, veremos que vai passar, ja circulam notícias que o árbitro assume o erro mas sabemos que pode não ter fundamento, tudo serve para vender mais, mas se de facto fôr verdade então teremos uma decisão até sexta feira, esperemos que seja favorável, que se faça justiça em nome da verdade desportiva.
Imagem de perfil

De Rampante a 27.01.2021 às 10:00

Bom dia Julius,
uma vez mais parabéns pelo trabalho de dar notas aos jogadores.


No caso do palhinha eu estou 100% com o Mister mesmo sabendo que esta pode não ser a opinião generalizada. As minhas razões são:

1 - O SCP não pode mostrar-se condicionado com medo das arbitragens. Chamem-me "inocente", mas acho que já chega de fazermos o jogo que eles querem e não o nosso jogo.

2 - O Jogo de ontem infelizmente estava mesmo a pedir Palhinha. E aos 77 minutos mais vale garantir 3 pontos "certos", que guardar um jogador para um jogo incerto.

3 - Falou-se tanto antes do jogo que Palhinha até no banco estava sujeito a levar amarelo, dadas as encomendas, que este amarelo acaba por servir para expor a podridão que ai anda... O CA irá agora ter de optar entre despenalizar por um amarelo que não o é e levar com a fúria da comunicação benfiquista, ou manterá o amarelo e expõe uma vez mais a arbitragem à sargeta que a alimenta.

4 - Se Palhinha não for a jogo com o SLB, o Mister já tem ai o mote para "atiçar" os jogadores antes do jogo e fazê-los comer a relva...

Parabéns Grande Sporting!
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 10:14

Caro amigo Rampante, isso tudo que muito bem descreveu estou 100% de acordo porque é isso mesmo.

O CD da arbitragem portuguesa e o Fábio Veríssimo têm agora a batata quente nas mãos ou fazem justiça e ficam fragilizados perante os patrôes ( Benfica e Porto) ou expôem de forma clara a podridâo do nosso futebol. Nem mais.

Atenção que o Porto tambem é parte interessada que o Sporting nao ganhe ao Benfica, nao esqueçam esse importante pormenor.

Creio que é de enorme orgulho de todos os sportinguistas ver esta jovem equipa e jovem treinador a enfrentarem o "sistema" corrupto do futebol portuguêm e a obrigá-lo á exposição.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.01.2021 às 10:17

Vou meter aqui a minha colher...

Até poderei concondar que o jogo na altura "estava a pedir o Palhinha", mas muito antes de se chegar a esse ponto estava tanto ou mais a pedir o Tiago Tomás, face à evidente ineficácia de Sporar.

O problema do jogo, ao fim e ao cabo, até não era segurar o meio campo do Boavista, mas sim o Sporting marcar o golo da tranquilidade. Teve e desperdiçou várias oportunidades para isso.

Por outro lado, não se pode ignorar a infeliz realidade do futebol português. Precisamente por isso, eu tenho argumentado que a gestão dos "amarelados" já devia ter sido iniciada antes deste jogo no Bessa.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 10:29

A gestão podia ter acontecido antes mas a verdade caro amigo todos os jogos valem 3 pontos, tanto valia o jogo que nao ganhamos ao Rio Ave como o de ontem o que dificulta essa gestão num plantel com evidentes limitaçôes por isso o treinador cada vez mais merece nota 5.

O Tiago foi muito massacrado na semana anterior e precisa respirar para estar fresco na 2ª feira, mas quisá pudesse ter entrado uns 5 mt antes, o treinador esticou até onde pôde para nao desmotivar o Sporar mas correu riscos de facto.
Imagem de perfil

De Rampante a 27.01.2021 às 10:38

"muito antes de se chegar a esse ponto estava tanto ou mais a pedir o Tiago Tomás, face à evidente ineficácia de Sporar."

concordo plenamente, mesmo sendo que Sporar é aquele jogador que já fez jogos muito maus e depois nos últimos minutos, marca, dai por vezes "se aguentar" o jogador... ontem infelizmente fez só um jogo mau e não marcou.

O Sporting ontem na 1ª parte com o "matador" na área, tinha ido para o intervalo a golear.

Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 27.01.2021 às 12:03

E que saudades eu tenho de ver um matador no Sporting... Tantas oportunidades falhadas e depois aos 70 min estavamos a perder o controlo do jogo. Num lance fortuito o Boavista poderia empatar e lá se iam 2 pontos num jogo que podia ter sido ganho facilmente por 3 ou 4 golos de diferença.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 13:21

Estamos de acordo que esta equipa merecia um matador, subia outro patamar, aquele Taremi esteve quase , foi pena.
Ontem com bom ponta de lança tinhamos o jogo resolvido na 1ª parte
Sem imagem de perfil

De Goes a 27.01.2021 às 10:13

Bom dia a todos!
Apoós ler os vossos lucidos comentários, haveria muito a dizer, num perspectiva positiva, claro, no entnto vou apenas referencir alguns pontos que acho serem interessantes!
Primeiro, parabens aos jogadores e ao RA, um jogo bem conseguido, perante um adversário que claramente entrou par não sofrer golos, e esperar pela nossa ansiedade para provocar estragos, felizmente fomos competentes, no mínimo, mas fomos, faltou nessa parte a eficácia de João Mário e Sporar, e tinhamos gerido pacificamente a segunda parte.
Nesta parte, ja o sabiamos, que o Bovistas iria apertar um pouco, sem grandes soluções, mas um livre , um canto, podia dar-lhes o empate, e foi nessa fase, como todos percebemos, que entrou o Palhinha, para estabilizar, aconteceu logo depois com o grande golo do Porro, a partir daí, o jogo terminou, pelo menos para nós, já que para outros, foi a altura certa para o protagonismo, ou para tratar da encomenda, enfim...
Gostaria, por fim deixar algumas ideias sobre 3 profissionais;
Matheus Nunes, encheu o campo, é certamente o centro campista nesta altura mais fresco, com uma entrega fantastica, e parece-me muito mais comprometido com o aspecto tactico e estratégico da equipa, é nesta altura positivo para nós, e deve ser aproveitado por RA.
RA, quando se fala tanto da estrelinha, fica a cada jogo patente, que dá muito trabalho a ter, essencialmente quando se coloca uma equipa tão inexperiente, a jogar futebol desta forma, começando do zero, com as armas que tem, uma saudação ao seu trabalho, muito bem.
Por fim Sporar!!!!
Acho que todos ja percebemos, que a alternativa a Sporar e TT, não vem, e de certa forma concordo, embora reconheça essa lacuna. Ou vinha alguem identificado com este modelo, identificado com a nossa Liga, e que pega de imediato a titularidade , ou então é preferivel não tocar.
Por isso mesmo, muito se tem falado de Paulinho, e neste particular, Sporar tambem indirectamente poderá estar envolvido, por isso mesmo, acho que é fundamental o fecho de mercado, ou então a estrutura assumir de uma vez por todas que não entra ninguem, e dar essa estabilidade a Sporar, é com ele que contamos, e acreditamos, julgo que o fraco rendimento dele , é mais uma questão mental, e cabe à estrutura e RA, dar-lhe essa injecção de confiança nele!
Se tudo correr como é esperado, ou seja , anivel do mercado, nada acontecer, iremos precisar muito dele, portanto, é ele e mais 10, como se diz, vamos apoiar e procurar levantar a moral dele!
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 10:24

Caro amigo obrigado pelo seu lúcido comentário que subscrevo na íntegra.

Tambem expliquei que agora é fácil falar-se da entrada do João Palhinha, todos esqueceram do que estava a acontecer a partir dos 70mt de jogo com a nossa equipa a cair perante o totalmente renonavado meior campo boavisteiro e que ja estava a fazer avisos do que podia acontecer.

Sporar e João Mario teriam resolvido tudo com relativa facilidade e como não resolveram a batata quente sobrou para o treinador que teve que estancar o que podia vir a ser trágico.

Matheus Nunes e Pote são os magicos da equipa e é um orgulho tê-los connosco e ver a forma como adoram jogar com a nossa camisola ja causam inveja a muita gentinha por aí.

Sporar todos sabemos...agora só nos resta apoiá-lo e motivá-lo porque vamos necessitar muito dele.
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 27.01.2021 às 23:05

Aquele lance que o Sporar falhou,custa a acreditar...

Mas ate o Ronaldo falha :)

Vai ser como o ketchup. Quando desbloquear,vai ser logo à meia duzia. O Sporar antes de vir para o Sporting tinha muitos golos marcados. É verdade que vinha de um campeonato menos competitivo,mas tenho plena confiança,que é apenas falta de confiança ;)
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 27.01.2021 às 10:34

Pois...
Efectivamente, concordando com a generalidade da apreciação por si feita, só discordo da forma como avalia a prestação do treinador.
Ganhar é sempre positivo e essencial , não haja dúvida, mas ganha-se de muitas maneiras e esta não foi a melhor forma, quanto a mim.
As opções iniciais de colocar de fora peças chave como Tomás e Palhinha quanto a mim foram correctas.
No entanto, e começando pelo primeiro, dado a já habitual péssima exibição de Sporar, acharia pertinente nem deixá-lo em campo para além do intervalo e continuar a arrastar aquela agonia em campo...
Quanto ao segundo, Palhinha, arriscaria dizer que Amorim estará a roer-se todo por dentro pelo opção mais que infeliz de o ter lançado a jogo.
Podemos aqui agora entrar na discussão do árbitro e limpar a água do capote ao treinador mas continuo a achar que a tese da incorrecta decisão do árbitro está por provar, pese embora saibamos o quão fácil é punir os nossos sem nenhuma hesitação em comparação com outros, e que a imprensa em geral virá me dar razão quando sancionarem a actuação do árbitro como correcta: há falta e é passível de cartão amarelo de acordo com o entendimento que o árbitro entender fazer.
Finalmente referir que Neto entra como opção em campo porque Amorim pretende reforçar aquele trio defensivo como o mais capaz, dada a larga experiência dos seus elementos mas que, de facto, de jogo para jogo, Neto demonstra insuficiência técnica de tal ordem que permite que Inácio comece a por em causa o seu lugar.
Naquele lance que nos ficou a todos na memória, o mais gritante é verificar que Neto faz o passe para o guarda redes mas nem olhou sequer para ver se há linha de passe sem interferência do adversário. Vale a pena correr a fita atrás para ver isto que digo.
Finalmente acrescento para dizer que não entendo como Amorim a dada altura e ainda com o jogo em 1-0 por em campo 4 médios interiores e de características mais defensivas, usando dois deles nas alas e sem efeitos práticos que permitiu que o Sporting perde-se profundidade e permitisse que o Boavista crescesse.
Do lado positivo há a realçar a excelente exibição de Mendes, a forma excelente de Coates e Feddal, a exibição de Porro coroada com um golo monumental e a forma desassombrada como um miúdo vindo dos distritais se comporta em campo com confiança e atitude cada vez mais evidentes.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 11:07

Caro amigo Leão campeão,

Repare quem ficou no banco, 3 defesas e o Plata (quisá de castigo devido á história do Cádiz).
O treinador meteu lá tudo o que tinha em campo, temos que ter sempre presente as limitaçôes do nosso plantel, o Boavista meteu 5 jogadores frescos renovando todo o meio campo e a sua linha avançado no preciso momento que chegou a fadiga aos nossos, o campo estava pesado e aos poucos percebeu-se que estavamos a começar a ceder e um golo por vezes nasce do nada a exemplo temos o nosso 2º golo marcado naquele excelente pontapé cheio de intenção do Porro.
Eu tenho opinião que cada vez mais o nosso treinador merece nota 5 principalmente depois de todo aquele esforço nos 2 jogos numa só semana em que ganhamos só ao Porto e Braga e nós com uma equipa repleta de jovens ainda com idade de juniores.

Estou convicto que o treinador lhes disse após o jogo da final que tinam só aquela noite para extravasar a felicidade, que gritassem e cantassem de alegria o que quisessem mas que no dia seguinte á hora do treino ja nao se falaria mais dessa final e que tudo começava ali de novo com um novo chip, isto é muito dificil de funcionar na prática e funcionou, 3 dias depois vamos ao Bessa e trazemos os 3 pontos, que mais queremos?

Neto nos apertos expôe as suas lacunas e falta-lhe qualidade para resolver da forma certa os problemas, viu-se apertado e a reaçâo foi fazer o proibido atrasar ao Adán oferecendo de bandeja uma forte possibilidade de o adversário empatar, felizmente que nao aconteceu e ele deve ter tido pesadelos, mas necessitamos dele, o Gonçalo está a crescer nas etapas correctas e nao vamos precipitar esse crescimento.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 27.01.2021 às 13:07

Amorim tinha como opção de ataque 3 jogadores em campo, qualquer um deles válidos para substituir os titulares e até alguns com qualidade acrescida: Tomás, Tábata e Plata.
O que critico na sua opção táctica é em determinada altura optar por ter Palhinha (escusado!) com Bragança no eixo defensivo e João Mário e Nunes a fazerem as alas. Perdeu-se com isso profundidade.
Se os outros que referi não são opção então o que dizer de por um miúdo que ainda mal jogou esta época em campo se o jogo estava assim tão difícil.
Ele lá terá, naturalmente, as suas razões para ter feito estas opções mas eu é que não as entendo e como tal referi-as.
Quanto a Neto, tudo isso! Mas no momento em que comprometa mais do que ajude, torna-se necessário começar a olhar para as alternativas existentes.
Inácio é um miúdo com valor e que não vacila, aliás como a maioria dos miúdos do plantel que têm dado uma verdadeira lição de maturidade, só assim se conseguindo chegar onde já se chegou, já que falamos de muitos deles ainda com idade de junior ou pouco mais que isso.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 13:29

Bragança é ja um grande jogador mas ainda não está naquele patamar que ja chegou o Palhinha, a concorrência no campeonato obriga-nos a ter que ganhar quase todos os jogos, a não cometer falhas, a importancia de dobrarmos a 1ª volta na frente e se possível com margem de alguns pontos de avanço é fundamental, temos uma 2ª volta muito mais complicada e precisamos dessa almofada.

Amorim é um grande profissional e leva todos os jogos muito a sério nunca menospreza os adversários estejam eles na cauda da tabela, porque a sua experiência lhe diz que no futebol tudo pode mudar num ápice, numa semana.

Devíamos é ter aproveitado o erro do Jesualdo Ferreira e ir para intervalo com 2 ou 3 golos de diferênça, nao conseguimos e depois tivemos que ir ao baú para salvar os 3 pontos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.01.2021 às 10:44

Foi uma daquelas vitórias que galvanizam, pelo espírito de combate e pelo contexto. Agora, segue-se a outra final, que passou a ser a mais importante.

Sporar é um caso sério de preocupação pelos golos certos que falha, mas principalmente porque durante demasiados momentos do jogo parece fora da dinâmica da equipa. No golo que falha na pequena área deve-se referir que o guarda redes desviou a bola, mas o Sporar estava com o corpo mal posicionado. Registe-se a assistência de cabeça para João Mário que falhou um golo igualmente cantado.

Feddal está cada vez mais de pedra e cal, muito bom nos duelos a dois. Nuno Mendes está recuperado fisicamente. Matheus Nunes cumpriu muito bem. Adán transmite a segurança indispensável. Jovane só tem capacidade para 50 minutos, mas de grande eficácia enquanto pode. Notável a rapidez de corrida e de execução de Nuno Santos.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.01.2021 às 11:18

Exactamente aí que eu queria chegar, a vitória no Bessa perante as circunstancias galvanizam a nossa equipa, por isso era fulcral vencermos para manter os fantasmas do passado bem distantes.
A equipa ganhou ainda mais moral, mais crença, escutem as palavras do treinador Jesualdo Ferreira no flash interview, o que diz da nossa equipa, a confiança tem sido a nossa melhor arma, está fortíssima e mais forte ficou depois de ontem.
Só com manobras maquiavélicas como aquele cartâo amarelo bizarro ao Palhinha podem tentar parar-nos.

Sporar eu afirmei aqui faz algum tempo que ainda iriam ter a mesma opinião que ja tinha dele, mas o mercado vai fechar e não vem mais ninguêm que nos resta fazer? Apoiá-lo e mantê-lo motivado. Feddal está em forma e adora jogar no Sporting dá a vida pela camisola é um excelente profissional.
Matheus Nunes está a transformar-se num James Rodríguez e irá encher os campos no futuro.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo