Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (7)

Rui Gomes, em 27.01.21

Palhinhaamrelobessa.jpg

Na 7.ª edição desta rubrica, temos a oportunidade de ler e comentar as notas (0-6) que o nosso leitor Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes no jogo de ontem com o Boavista, no Bessa, a contar para a 15.ª jornada da Liga NOS, que o Sporting venceu por 2-0.

"Vitória justa do Sporting com muita competência, apesar de muito perdulário a falhar vários golos cantados que se os tem marcado teria evitado Rúben Amorim fazer entrar o João Palhinha para acabar crucificado pelo árbitro. Era de todo importante darem esta resposta muito positiva três dias depois de terem ganho a Taça da Liga. O Boavista só incomodou nos 15 minutos finais".

ANTONIO ADÁN - 3.5 - Foi espectador a maior parte do tempo, também muito ajudado pela eficácia dos centrais.

PEDRO PORRO - 4 - Grande jogo do espanhol, foi um muro do seu lado e acabou a marcar um grande golo, que deu mais justiça ao resultado e tranquilidade à equipa.

LUÍS NETO - 3 - Aquele passe atrasado para o Adán deu-nos calafrios a todos, quando tem que jogar a bola com os pés ......!!! Tem muita sorte em ter um parceiro ao seu lado com a qualidade do Porro.

SEBASTIÁN COATES - 4 - Geriu muito bem a sua usual agressividade no momento do desarme para não levar amarelo. Ele e Feddal controlaram sempre a situação e anularam as tentativas do adversário, não lhes dando espaço para rematarem.

ZOUHAIR FEDDAL - 4 - Está em grande forma e melhorou bastante na saída com bola. É imperial no jogo aéreo e bravo nos duelos físicos.

NUNO MENDES - 4 - Foi deveras incansável e percorreu muito melhor o espaço que o adversário estrategicamente lhe facultou durante a primeira parte, executando excelentes cruzamentos e um deles teve o prémio merecido na excelente antecipação do Nuno Santos para o primeiro golo.

MATHEUS NUNES - 3.5 - A desempenhar muito bem o transporte de bola e construção de jogo, apesar das pobres condições do relvado não o ajudarem. Faz-me recordar muito a forma de jogar do colombiano James Rodríguez.

JOÃO MÁRIO - 3 - Algo menos activo que o colega Matheus; podia e devia ter explorado melhor o espaço que teve na primeira parte, falhou um golo cantado, fez tudo bem tirando o adversário do caminho e depois atirou à figura do guarda redes a três metros da linha de golo. Esperamos ainda aquela primeira versão do João Mário que bem conhecemos mas que tarda a aparecer.

JOVANE CABRAL - 4 - Foi o que teve mais capacidade para desequilibrar o meio campo adeversário com frequência, sofreu muitas faltas e acabou esgotado.

NUNO SANTOS - 4 - Com mais espaço, consegue tirar melhor partido da sua grande velocidade e levou quase sempre a melhor nos duelos; marcou o golo mais dificil que é invariavelmente o primeiro do jogo; pleno de oportunidade num excelente movimento de antecipação à bola cruzada pelo Nuno Mendes.

ANDRAZ SPORAR - 2.5 - Por vezes projecta a ideia que não anda lá; falhou dois golos cantados que podiam ter feito muita falta no final.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Entrou no momento em que a equipa já dava indícios de algumas dificuldades em parar o meio campo do Boavista e ajudou a acalmar a situação. Tem muito futebol nos pés e na cabeça.

TIAGO TOMÁS - 2.5 - Entrou na fase menos conseguida da equipa, no momento que era mais importante gerir o resultado.

JOÃO PALHINHA - 3 - Quando entra "aquilo" é outra coisa, pega logo no jogo, merece a "rendição" do árbitro no grave pecado que cometeu e fazerem-lhe a justiça de lhe retirar o amarelo premeditado, num lance em que nem falta foi.

TABATA - 2 - Entrou aos 88 minutos e jogou os 5 finais.

RÚBEN AMORIM - 5 - Mais um teste difícil que foi ultrapassado; é sempre tarefa árdua dar uma boa resposta três dias após se ganhar uma final de muita luta e com tremendo desgaste. Preparou com muita mestria o jogo e acima de tudo soube manter em alta o foco dos jogadores relativamente à responsabilidade de ganhar estes três pontos num campo tradicionalmente complicado.

JESUALDO FERREIRA - 2.5 - Cometeu um erro grave na sua estratégia da primeira parte, metendo o autocarro lá atrás com três centrais e uma linha de cinco, convidando o Sporting á invasão e o resultado não ficou definido ao intervalo porque os avançados do Sporting foram demasiado perdulários; remendou na segunda parte mas o mal já estava feito.

FÁBIO VERÍSSIMO - 2 - Estava preparado para lhe dar nota 5 quando aos 79 minutos cometeu aquele monumental disparate de mostrar o amarelo ao Palhinha. Ficamos todos convencidos que não foi um erro casual, dado que nem falta foi.

ANTÓNIO NOBRE (VAR ) - 5 - Excelente decisão no lance do golo do Nuno Santos, uma decisão de 10 centímetros.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:05

Apenas duas discordâncias com Julius.
A primeira é relativa a Sporar, que merece nota mais negativa. Já sabíamos que Sporar tinha dificuldades em marcar golos, agora falhar golos à boca da baliza deserta é confrangedor. Julgo que ontem ficou encerrado o debate acerca de qual é a posição em que o Sporting tem mais carências.
Quanto ao árbitro, merece nota ZERO. Como dizia, há pouco, um comentador da SIC, a um árbitro não basta ser sério, tem que parecer, como a mulher de César. Um árbitro que não mostra um cartão amarelo em 80 minutos de jogo, com faltas e mais faltas, nomeadamente sobre Jovane, que ao intervalo já parecia equipado de negro e puxa do cartão, como se tivesse uma mola, para admoestar Palhinha , na sua primeira falta, que é aliás duvidosa e mesmo que se aceite que tenha sido falta, não era merecedora de amarelo, não parece sério, parece desonesto. Como se dizia, ontem, o cartão amarelo a Palhinha foi encomendado e suspeito que não mostrou o amarelo a Coates porque este, salvo erro, conseguiu fazer o jogo todo sem cometer uma falta. Em resumo, árbitros como este valem ZERO e têm que ser irradiados do futebol.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:18

Correcção...árbitros como este valem ZERO e têm que ser erradicados do futebol
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.01.2021 às 09:36

Caro amigo e pensa que não lhe dou razão? O amigo até sabe o que penso do Sporar, fui o primeiro aqui a delatar que o Sporting tinha um problema um tempo depois de o comprar.
Mas que fazer agora? Que ganhamos em arrasá-lo? Precisamos dele Greenlight, ainda nos vai voltar a ser útil.
Eu nem quero recordar a sua actuação de ontem, por isso escrevi "Por vezes projecta a ideia que não anda lá" isso ja diz tudo, mas não devemos arrasá-lo.
Amorim "joga" com o que tem e faz a melhor gestão possível, Aguentou-o até ao limite, o Tomás tem que estar fresco contra o Benfica que vai jogar com 2 centrais lentos e duros de rins.
A nota 2 é para animá-lo a ter que trabalhar mais para fazer melhor e não para o arrasar.

A nota ao árbitro não é inocente da minha parte caro amigo, para que se mantenha a esperança do Palhinha ser despenalizado o Fábio Veríssimo tem que dar a sua ajuda revertendo a ideia que viu no lance, vamos lhe dar esse benefício essa duvida e esperar o seu bom senso, ainda está a tempo.

O Sporting e todos os sportinguistas sabendo das areias movediças que pisam têm que ser mais inteligentes, mais perpicazes na sua caminhada.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.01.2021 às 09:56

Caro Julius, agradeço a sua resposta ao meu comentário e entendo, agora melhor, as notas que deu mas receio que a sua esperança em relação aos protagonistas em questão, seja vã . Todavia desejo estar enganado e que o Julius esteja certo, nomeadamente no que respeita ao arrependimento do árbitro.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 27.01.2021 às 15:17

Caro amigo, realmente ontem ficou confirmadissimo qual a posição em que o SPORTING tem mais carências e essa é sem qualquer dúvida a posição 6, não temos ninguém que substitua Palhinha, esta é que é a realidade. Ontem para defender o 6 era Matheus, mas para iniciar o ataque já tinha de descer J. Mário e ser ele o 6 mas na realidade nenhum dos dois o é verdadeiramente de tal modo que quando o jogo apertou Amorim não teve outra hipotese senão lançar Palhinha....Ok, eu concordo que nessa altura o jogo já deveria estar resolvido não fossem os falhanços de Sporar ou J. Mário ou Jovane se bem que nesse caso por mérito do defesa que tirou o golo em cima da linha e se tal sucedesse já não haveria a necessidade de ter de recorrer a Palhinha, mas não tenha dúvidas é aí a maior carência da equipa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.01.2021 às 15:36

Amigo Verdesangue, analise:

neste momento substituir o melhor 6 português seria dificil para qualquer equipa mesmo para o Benfica ou Porto caso o Palhinha jogasse nessas equipas.

Palhinha tem atributos que mais ninguem tem áparte a sua excelente compleição fisica, pernas compridas onde mete o pé é dele, tem um extraordinário pulmão, saber ler muito bem o jogo e os seus timings, é muito rápido a meter o pé sem que seja falta, sabe pisar o terreno sem ter que correr muito e participa com qualidade na construção, é tambem um dos armários nas bolas paradas seja a defender ou na area adversária jogando bem de cabeça e agora surpreendentemente tambem mostra capacidade de bom remate e certeiro na meia distância.

Onde vamos encontrar um jogador que possa substituir este Palhinha com a mesma qualidade? No estrangeiro? Custava-nos valores superiores do que custava toda a nossa actual equipa antes do ínicio da época.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo