Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (9)

Rui Gomes, em 06.02.21

image.jpg

Na 9.ª edição desta rubrica, temos a oportunidade de ler e comentar as notas (0-6) que o nosso leitor Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes no jogo de ontem com o Marítimo - a contar para a 17.ª jornada da Liga NOS - que o Sporting venceu por 2-0, golos da autoria de Pote, que agora soma 14 e continua a ser o melhor marcador do campeonato.

"Vitória do rigor na melhor primeira volta de sempre com 45 pontos conquistados. Há poucas semanas atrás desejávamos que terminássemos a primeira volta como líderes e se possível com quatro ou cinco pontos de vantagem sobre os rivais. A equipa excedeu todas as expectativas e ninguém já tem dúvidas que é neste momento a melhor equipa da Liga. Ontem, nos Barreiros, passámos com distinção mais uma etapa tradicionalmente difícil e com uma exibição muito segura e eficaz".

ANTONIO ADÁN - 4 - Exibição segura e tranquila. Em toda a partida foi incomodado uma única vez, fazendo uma excelente parada quando um adversário em fora de jogo lhe apareceu isolado pela frente. 

PEDRO PORRO - 4 - Entrou muito bem no jogo e foi mais extremo que defesa; trocou várias vezes os olhos ao Marcelo Hermes. Depois, foi reduzindo a intensidade e o ritmo dando alguns espaços nas suas costas na segunda parte e foi advertido pelo treinador.

GONÇALO INÁCIO - 4.5 - Das melhores exibições da equipa, (o trio de centrais voltou a estar muito bem). Neste crescimento que está a ter faltava soltar-se, ganhar confiança e ontem já mostrou grande evolução, assumindo a posição sem tremideiras. Excelente visão no passe teleguiado que fez ao Pote para o primeiro golo.

SEBASTIÁN COATES - 4.5 - " El comandante" nunca facilitou porque ali nunca se pode vacilar, manteve sempre o rigor secando tudo à sua volta; podia ter subido mais vezes à posição seis, arrastando o bloco um pouco mais acima, mas devia ter ordens para não arriscar.

ZOUHAIR FEDDAL - 4 - O menos exuberante dos três, mas cumpriu sempre e manteve sempre fechado o corredor quando  Antunes emigrava para o meio campo do adversário.

ANTUNES - 4.5 - A melhor exibição que fez até agora na equipa. Até parece que é ele a andar a aprender com o jovem Nuno Mendes; combinou várias vezes bem com o Nuno Santos baralhando o lado direito do Marítimo, teve a primeira grande oportunidade de golo nos pés quando solto na área atirou ao lado e fez a assistência para o segundo golo de Pote.

JOÃO PALHINHA - 4 - Melhor nas acções defensivas que a ligar o jogo; por estratégia, não se aventurou as vezes que costuma lá na frente, eficaz a sacar as segundas bolas, é o principal causador de o Marítimo não ter incomodado a nossa defesa.

MATHEUS NUNES - 4 - Está a fazer uma excelente dupla de entendimento com o João Palhinha e nem nos lembrámos do João Mário. Encheu o campo, é o melhor elemento da equipa a proteger a bola, ele e a bola é sempre um casamento feliz.

POTE - 5 - Quem marca os dois golos do jogo merece sempre nota alta. O primeiro é  de todo uma fabricação sua desde a excelente desmarcação a que o Gonçalo atendeu com um passe teleguiado e depois, até parece que "aquilo" é tudo muito simples. No segundo, foi matador.

NUNO SANTOS - 3.5 - Entrou a todo o gás, obrigando o seu polícia a trabalhos muito forçados, teve bons apontamentos nas triangulações com Antunes e Paulinho, nunca se escondeu até que já não dava para mais.

PAULINHO - 3.5 - Surpresa a sua titularidade, a primeira na equipa, deu um grande salto, passou numa só semana de 3º lugar da Liga a 9 pontos do líder para 1º com 6 pontos de vantagem do 2º. Apesar da falta de entrosamento com os novos colegas já mostrou que de facto faltavam aquelas suas características á equipa. Exímio a jogar de costas para a baliza adversária, muita técnica na recepção e inteligência a tabelar, a inventar espaços.

TIAGO TOMÁS - 3 - Vai continuar a jogar muitas vezes tanto como titular ou a entrar nas segundas partes para com a sua velocidade e agressividade manter a defesa adversária sempre alerta, nunca desiste de uma bola mesmo que pareça perdida.

TABATA - 3.5 - Está em forma este muchacho. Podia ter matado o jogo quando isolado desperdiçou a oportunidade para o terceiro golo; hesitou e deixou o guarda redes ganhar ângulo e acabou emparedado nele.

DANIEL BRAGANÇA - 2 - Os cinco minutos que jogou não foram o suficiente para se evidenciar, já esperavam o apito do árbitro para fim da partida.

JOÃO PEREIRA - 1 - Outra estreia na equipa e logo com a "boas vindas" do árbitro que o brindou com um amarelo, que provocou um livre muito perigoso para a nossa baliza.

RÚBEN AMORIM - 5 - Logo no discurso de antevisão ao jogo deu a entender que não permitiria quaisquer facilitismos. A lição do jogo da Taça ajudou a não repetir os mesmos erros. O relvado dos Barreiros é muito especial e obriga a trabalho específico. Muito bem nas substituições atirando para jogo os frescos Tabata e Tomás que mantiveram a defesa do Marítimo sempre lá atrás.

MILTON MENDES - 2.5 - Respeitou o líder e juntou as tropas nas trincheiras deixando o Sassa sozinho na luta contra os moinhos de vento; depois, já a perder por 2-0, partiu o jogo colocando uma linha de cinco na frente, mas já era tarde.

HUGO MIGUEL - ÁRBITRO - 3.5 - Muitos erros no capítulo técnico na avaliação das faltas, sendo o Sporting muito prejudicado.

ANDRÉ NARCISO - VAR - 3.5 - Nunca foi necessário a sua análise, não interviu.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 06.02.2021 às 11:50

Excelente vitória e, acima de tudo, muito tranquila.
Destaco a forma exímia como a defesa se portou onde Gonçalo Inácio merece o destaque, pela sua juventude que não se incomoda com o nível a que este trio defensivo nos tem habituado ao longo da temporada.
Diria mesmo que aos poucos já mais que justifica a titularidade do lugar, dado ter passado por duas provas de fogo na Taça da Liga e com muito sucesso.

O meio campo perde, apesar de tudo, com a não inclusão de João Mário.
Este poderá ter dias mais cinzentos em campo mas oferece uma inteligência táctica superior aos restantes companheiros, fruto da sua categoria e experiência. Matheus Nunes agradou muito mais uma vez mas demora-se sempre alguma falta de “escola” no seu futebol do ponto de vista táctico.
Volto a relembrar que nesta equipa o substituto natural de João Mário virá a ser Daniel Bragança que, cada vez que entra, mesmo que seja por meros 5 minutos como ontem, oferece à equipa imediatamente uma visão e abertura de jogo inexcedível neste plantel.
É um miúdo com muita presença e enorme qualidade técnica.
Antunes agradou mas não faz minimamente esquecer o seu substituto.
Paulinho terá atributos vários que acrescentem “coisas novas” à equipa como refere Amorim.
No entanto, por valores a rondar 20 milhões, aquilo que a equipa mais precisa na posição dele é de um goleador.
Será Paulinho esse goleador?!
Tenho dúvidas...
Para já, contentemo-nos por haver um médio na equipa que é realmente goleador é que não se cansa de marcar... muito jeito nos tem feito!
Finalmente, uma referência a Tabata...
Não por ele, mas sim pelas opções de Amorim, que eu, desconhecedor do que se passe lá dentro, realmente não entendo.
Numa equipa como esta que, para o futebol que produz, carece obviamente de finalizadores natos, existe outro, para além de Pote, que tem essas características evidentes. Falo de Jovane Cabral.
Jovane vem de um momento absolutamente decisivo para o bom momento do Sporting, quando foi protagonista de uma vitória quase impossível, que retirou ânimo ao nosso principal adversário enquanto nos deu um manancial de confiança, fundamental para o excelente momento que atravessamos.
Pois volto a não compreender a forma esquecida como Amorim trata a utilização de Jovane em benefício de Tabata que, mais uma vez falha um golo que a jogadores que equipem num clube destes não se pode admitir... e que Jovane dificilmente falharia!
Concluindo, o Sporting teve mais uma excelente vitória, joga com enorme confiança e preparara-se nesta fase para poder “matar” o campeonato.
Temos 3 vitórias possíveis e determinantes pela frente, com uma saída fora a um dos mais fracos adversários do campeonato e dois jogos em nossa casa, tudo isto antes de irmos ao Dragão onde trazer um resultado positivo praticamente escancaria as portas do título.
Vamos Leões!!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.02.2021 às 12:54

Mais uma grande leão, hoje somos de facto todos leôes amigo Leão Campeão e espero vê-lo aqui tambem na ultima jornada do campeonato.

Aborda varias questôes, do Gonçalo estamos todos surpresos e felizes e acredito ele mais que ninguem porque de facto mostra muita qualidade e cresce em tudo a muita velocidade, antes jogava para não falhar agora já assume o jogo e o espaço que quer,
As diferenças entre o J Mario e o Matheus é na leitura do timing que o jogo pede e por vezes perde-o é um facto, e vê-se ás aranhas depois para sair dali, felizmente que sabe proteger a bola mas não é isso que a equipa quer e precisa e muitos momentos e tem que crescer nessa area, quando la chegar vai subir para outro patamar.

Jovane entrou primeiro que o Tabata contra o Benfica e sendo verdade que ajudou a desbloquear o resultado naquele lance mas foi Tabata o primeiro a acreditar que ganharia a bola ao Weigl e acrobaticamente lançou o Jovane.
Aparte esse lance Jovane esteve mais "ausente" que Tabata e ele sim mexeu com o jogo.
Amorim está a ser justo com todos com o que fazem e não vemos os treinos.
Mas confesso que esperava que o Jovane tambem fosse a jogo ontem no decorrer da 2ª parte.
Não podemos ir para Barcelos a pensar que o Gil é das equipas mais fracas da Liga, eu recordo que no jogo da 1ª volta em Alvalade aos 82 mts estavamos a perder 1-0 e só com muita fortuna demos a volta ao macador.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.02.2021 às 13:07

Quanto ao Paulinho ser um ponta de lança com caractristicas de matador , se vermos só por esse lado não é mas tambem o é, quero dizer com isso que é um jogador mais completo, prende muito bem os centrais porque a este não lhe podem dar espaço, advinha os espaços, sabe contemporizar e é aqui neste ponto o que analiso ser a grande diferença e mais valia que vem trazer á equipa, não tinhamos ninguem lá na frente que conseguisse ganhar a bola ao adversário num lance esticado e depois que conseguisse proteger a bola até os apoios chegarem e depois é muito inteligente nas tabelas a inventar espaços.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.02.2021 às 18:59

Paulinho é um avançado que cria, segura e solta o jogo. É diferente de Sporar, ainda mais de Bas Dost e ainda muito mais de Jardel. É isso que o torna muito importante nesta equipa do Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.02.2021 às 20:09

Quando estiver entrosado com os colegas seremos mais fortes em soluçôes na frente e é aí que tambem os movimentos do Palhinha vão ser importantes na retranca na espera das 2ªs bolas que vão sobrar muitas vezes das tentativas de penetraçâo do Paulinho e Pote. E Palhinha é tambem um bom meia distancia.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo