De Schmeichel a 01.02.2017 às 14:13
Caro Leão Zargo,
Este tema das VMOC's é um dos maiores mitos.... dos anti-BdC.
Quem foi que criou as VMOC's no Sporting?
Resposta: Bettencourt.... em 2011.
O que é que ele fez no dia seguinte a ter emitido essas VMOC's?
Resposta: Demitiu-se....
Qual era o prazo para o pagamento dessas VMOC's?
Resposta: 2016.... onde teríamos que pagar 55M€.
Portanto, BdC chegou ao Sporting em Março de 2013, com 2 meses de ordenados em atraso, com um défice anual de 45M/ano, um plantel detido por fundos e onde teríamos de pagar em 2016 um valor de VMOC's de 55M€.... era este o estado do Sporting em 2013!
A solução encontrada permitiu reequilibrar as contas, reforçar a equipa e sair do fairplay financeiro da Uefa....
A questão que refere das VMOC's no controlo do capital da SAD é uma questão muito importante... mas actualmente existem todas as condições para que não percamos o controlo da SAD, e só vai depender da responsabilidade dos futuro dirigentes do Sporting.
De Passaleão a 01.02.2017 às 14:35
O inventor dos VMOCs foi, em 2008, o engenheiro químico Castro Guedes, que defendia que o Sporting não devia deter mais de 20% da SAD.
Foi o mesmo senhor que, ao sair em 2011, disse que o clube não tinha salvação - uma afirmação curiosa para quem tinha sido CFO nos 5 anos anteriores.
De Passaleão a 01.02.2017 às 14:48
Errata: saiu em 2013 e tinha sido CFO nos 7 anos anteriores, com um interregno de alguns meses no início do mandato de JEB.
Caro Schmeichel
A responsabilidade é do actual presidente do Sporting que herdou todo o passado. O Estádio, a Academia, o plantel... e as VMOC's!
Não adianta, agora, limitar a a conversa a questões passadas. O que importa é o futuro!
De Schmeichel a 01.02.2017 às 14:45
É a mesma coisa que dizer que a divida de 130% do pib.... é culpa deste governo!
A história tem de ser bem contada.... só isso!
Scmeichel,
é conhecida a parte mais importante da história e quais podem ser as consequências.
Mas, ainda fico mais preocupado quando vejo alguns apoiantes de Bruno de Carvalho mais preocupados em livrá-lo de responsabilidades do que exigir-lhe uma acção efectiva quando isso ainda é possível!
De Passaleão a 01.02.2017 às 15:06
Já lhe foi explicado que a reestruturação prevê uma conta reserva para cativar verbas destinadas justamente a este fim, porque há 4 anos alguém se lembrou de acautelar a questão.
Vamos continuar a fazer de contas que só o Félix Rodrigues é que tem esta preocupação?
Schmeichel
As VMOC's são uma parte do acordo de reestruturação financeira assinado por esta direção.
Foi a reestruturação financeira que permitiu adiar a resolução do problema.
Não imagino quem é o Félix Rodrigues de que fala!
De Lion73 a 01.02.2017 às 16:29
Caro LZ. Não é um adiar de um problema. É transformar divida em capital, num prazo previamente definido. A preocupação é assegurar 40M até lá, existindo um mecanismo que o assegura, no caso de mais valias suficientes nas transferências de jogadores.
Caro Lion73,
registo a leveza com que um conhecido adepto de Bruno de Carvalho trata um assunto sério e preocupante por não ter solução à vista.
Agora, como Pedro Madeira Rodrigues se dispõe a encarar o problema, a estratégia do situacionismo é dizer-se que não se passa nada!
De Lion73 a 01.02.2017 às 17:58
Mas que leveza? Há acordos assinados e condições estipuladas espartanas, quer para abatimento da divida, quer da alocação à recompra das VMOCs e isto assegurando a maioria da SAD.
A leveza é não se estudarem os dossiers, falar do que não se sabe, "encarando problemas" que estão estudados e planeados pelo Sporting e os seus parceiros.
Lion73
Admiro a leveza com que aborda um assunto sério. Para isso, prefiro o compromisso eleitoral de Bruno de Carvalho:
"(…) potenciar, durante este mandato, as operações que permitam a capacidade de exercício das opções de compra de VMOCs até meados do mandato seguinte" através do "aumento consistente dos saldos das contas reserva, que permitirão a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção desse controlo, sendo fundamental que essas mesmas reservas se encontrem na posse do clube".
Como vê a conversa é bem diferente da sua!
De Lion73 a 01.02.2017 às 18:26
Mas que conversa? Leu os contratos da reestruturação financeira ou não?
O que está acordado foi o que escrevi acima.
VMOCs C servirão para compra das VMOCs A, que passam a ser capital do Sporting na SAD e ficam a faltar cerca de 40M para o Sporting garantir a maioria, em 2026.
50% das mais valias em jogadores servirão para abatimento do passivo, numa determinada fatia e a outra fatia para também abatimento do passivo/recompra das VMOCs/Obras de beneficiação.
Portanto definido para a manutenção da maioria da SAD e na cativação dos valores necessários para a recompra das VMOCs.
E o que leio de si é que PMR "encara o problema".
Lion73
Conheço os termos da reestruturação financeira. Mas, interessa-me particularmente a prática de quem preside. E essa não me deixa descansado.
Agora, Bruno de Carvalho propõe-se no programa eleitoral a fazer "a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção do controlo" da maioria da SAD. Acontece que eu não acredito que ele faça isso.
De Lion73 a 01.02.2017 às 19:50
Ou prefere dizer que não quer acreditar. Toda a reestruturação financeira o prevê, há inclusivamente uma conta reserva criada para o efeito, para onde vão ser creditados 20% dos 60M do verão, mas o LZ diz que não acredita... com fins politicos.
Assim não vale, meu caro.
Lion73
Se as coisas fossem tão simples como apresenta eu ficaria descansado. Mas, na realidade o que está estabelecido na reestruturação financeira é mais vasto e complexo.
De facto, a cláusula 24 da reestruturação financeira prevê a constituição de uma conta de reserva para ser movimentada em condições estabelecidas.
Assim, estabelece que 30% do montante recebido em transferências destinam-se a pagar duas dívidas à banca, que designa por tranche B (25 milhões de euros) e tranche D (despesas correntes com a banca). A tranche D tem que ser paga independentemente de haver ou não vendas.
“Após o reembolso integral e incondicional da Tranche D e da Tranche B será aplicado ao reembolso obrigatório o montante correspondente a 20% do excesso de preço de venda de passes de jogadores” (cit da reestruturação financeira).
Não sei se se já verificou o reembolso integral e incondicional da Tranche D e da Tranche B. Tendo acontecido, o Sporting passa a depositar 20%.
Mas, esta verba de 20% destina-se a vários fins, previstos na reestruturação financeira: VMOCs, pagamento de dívida, 50% das remunerações e obras de conservação do Pavilhão e outro património. Creio que o Lion73 se refere a estes 20% no seu comentário.
Como vê, as coisas fiam muito mais fino. Uma coisa é certa, daqui a 10 anos o Clube tem de dispor de mais de 40 milhões de euros para recomprar as VMOCs.
Voltamos ao princípio da conversa: não confio nem acredito em Bruno de Carvalho.
De Lion73 a 02.02.2017 às 10:20
Está no seu direito de acreditar no que quiser.
Não pode, na minha opinião, é fazer desta questão algo diferente do aquilo que é.
O acordo contempla a substituição de dívida por capital, com a garantia da maioria da SAD, caso se arranjem 40M até 2026, havendo mecanismos específicos que obrigam a alocação de verbas para o abatimento do passivo por um lado quer para a recompra de VMOCs ou mais abatimento do passivo por outro.
Portanto quando me diz que PMR encara o problema é o mesmo que dizer que este descobriu a pólvora, há séculos utilizada.
Lion73,
você é teimoso e diz as banalidades convenientes em determinado momento. Já lhe expliquei a que se destinam os 20% "do excesso de preço de venda de passes de jogadores".
Precisa que faça um desenho?