Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




20973671_TOhCZ.jpeg

O Sporting comunicou esta segunda-feira a convocatória para uma Assembleia Geral da SAD a ser realizada no dia 1 de Outubro:

"Nos termos legais e estatutários, convoco os Senhores Acionistas da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, Sociedade Aberta, para reunirem em Assembleia Geral, no Auditório Artur Agostinho, sito no Estádio Alvalade, Rua Professor Fernando da Fonseca, em Lisboa, no próximo dia 1 de Outubro 2019, pelas 20.00 horas, com a seguinte ordem do dia:

1. Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de junho de 2019.

2. Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de junho de 2019.

3. Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.

4. Ratificar a declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas para o exercício de 2018/2019.

5. Apreciar e aprovar a declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas para o exercício de 2019/2020.

6. Deliberar sobre a eleição de dois administradores para o Conselho de Administração até ao final do mandato em curso.

Assuntos relacionados:

- A época de futebol de 2018/19 fechou com um balanço negativo de 7,9 milhões de euros. Nesta década, só por três vezes a SAD mostrou lucro.

- Luciano Vietto custou 7,9 milhões de euros (7,5 milhões pagos ao Atlético de Madrid mais 400 mil euros em "outros").

- Rafael Camacho custou 5,6 milhões de euros (5 milhões pagos ao Liverpool mais 600 mil euros em comissões).

- Valentin Rosier custou 5,3 milhões de euros (5 milhões pagos ao Dijon mais 300 mil euros em "outros").

- Luís Neto custou 800 mil euros (100 mil euros em comissão de agente mais 700 mil euros em "outros").

- Vai ser proposto na referida Assembleia Geral que a remuneração fixa para executivos do Conselho de Administração seja de 131 mil euros  brutos anuais e que para o presidente, ou seja, para Frederico Varandas, seja de 182 mil euros, igualmente brutos por ano.

- A reestruturação financeira que a SAD está a negociar com os bancos Millennium BCP e Novo Banco foi novamente adiada e está agora agendada para ser concluída até 31 de Dezembro. Em causa está a alteração de alguns termos do Acordo Quadro, que não se encontrava contratualizado e cuja negociação foi retomada em Setembro de 2018, após a chegada de Varandas à presidência.

A CMVM foi informada que a renegociação compreende a alteração de determinados termos e condições do Acordo Quadro e dos contratos financeiros, incluindo a alteração dos termos da opção de compra das VMOC.

Frederico Varandas dá a seguinte explicação na mensagem que abre o Relatório e Contas:

"A manutenção de Bruno Fernandes implicou a venda, após 30 de Junho, de alguns jogadores, nomeadamente Raphinha, Bas Dost e Thierry Correia, permitindo-nos gerar receita sem colocar em causa o projecto desportivo e manter um dos melhores médios da Europa".

publicado às 02:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


115 comentários

Sem imagem de perfil

De Santos a 10.09.2019 às 07:47

Gostaria de comentar algo que confirma claramente que os sportinguistas andaram a ser enganados. Falo do fabuloso contracto de direitos TV que era o maior dos 3 grandes. O fabuloso contracto dos 515 milhões apresentado em Dezembro de 2015 com entrada em vigor na época 2018/2019. Assim faço um desafio, consultem na rubrica dos ganhos e verifiquem qual é o montante apresentado de direitos TV e comparem com valor apresentado para época 2017/2018. Depois tirem as vossas conclusões.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 10.09.2019 às 14:10

O caro desses 515M, têm de tirar os 3 anos do contrato com a PPTV, publicidade nas camisolas, publicidade no estádio, e Sporting TV...
Sem imagem de perfil

De Santos a 10.09.2019 às 16:34

Caro Sr. Hugo,
Eu tenho plena consciência desses factos. Eu somente gostaria de elencar que não poucas vezes vi e li na comunicação social que com entrada em vigor do novo contracto as receitas referentes aos direitos TV subiriam para valores aprox. 40 milhões €.
Já agora outro facto que gostaria de realçar sobre R&C da época 2018/2019, o mesmo relata para resultados financeiros, basicamente consiste nos juros pagos sobre o serviço da dívida/passivo ocorridos na época em análise, montantes de 10,4 milhões €. Para um clube que teve um perdão de dívida no valor 135 milhões €, em 2014, apresenta este dado 10,4 milhões € de juros pagos na última época, que em comparação com o clube que a comunicação social insiste em referir como 2 maior dívida da Europa, no entanto esquece que esse facto ocorreu no relatório anual da UEFA referente à época 2015/2016. Como referi esse relatório da UEFA de periodicidade anual, mas após essa data nunca mais vi referências desse tipo nos relatórios subsequentes.
Não deixa de ser corrioso.
Desde já peço desculpa pelo extenso texto.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 10.09.2019 às 18:17

O caro Santos, tem que compreender, que maior parte das pessoas, não lê os R&C, por isso, dizem as maiores barbaridades possíveis. Isto existe em todos os clubes. E depois temos as tv's, que são a voz do dono!! Dou-lhe um exemplo,Bas Dost ganhava 5.9M, era muito para o futebol português, ficou-se a saber que Aboubakar ganha 5.8M por época no Porto, já ninguém fala disso... Não deve ser muito!
Sem imagem de perfil

De Santos a 10.09.2019 às 23:23

Caro Sr. Hugo,
Fico admirado com o salário do avançado dos camarões do Porto. Pensava que não haveria salários dessa grandeza, excepto o ex-avançado holandês do Sporting. Poderia confidenciar como obteve essa informação.
Por fim gostaria se me permite deixar um conselho aos adeptos em geral, não procedam a análises e juízos de factos imputados aos clubes pela comunicação social sem analisarem todos os dados nomeadamente os R&C apresentados à CMVM.
Cumprimentos,
Santos
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.09.2019 às 07:58

Esta frase preocupa-me:

"A CMVM foi informada que a renegociação compreende a alteração de determinados termos e condições do Acordo Quadro e dos contratos financeiros, incluindo a alteração dos termos da opção de compra das VMOC."
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 08:35

Não sei porquê e acho piada que o Mike atira isso para o ar sem explicar.

A composição da frase é minha, a informação faz parte do comunicado à CMVM.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.09.2019 às 08:36

Preocupa-me que o valor de recompra possa ter aumentado significativamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 08:38

Bem, parece-me mera conjectura neste momento.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 10.09.2019 às 08:40

No R&C fala de 0,3€ a unidade de VMOC
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 10.09.2019 às 08:47

Bom dia,

Já sabemos o valor das variáveis de FV? Parece que a remuneração proposta é superior ao antigo CD.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 08:52

Se não sabe, porque é que diz parece?... Sempre o mesmo irritante tom!

Passa a saber:

A remuneração variável será "determinada anualmente pela Assembleia Geral da Sociedade, com referência ao ano anterior, sob proposta da Comissão de Accionistas, em função do cumprimento de diferentes objectivos desportivos e financeiros". "Para o exercício de 2019/2020, essa remuneração variável é fixada em 50% da remuneração fixa de cada um dos membros remunerados do Conselho de Administração da Sociedade".
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.09.2019 às 10:06

Sim 180k que podem ir até aos 270k

Ou seja entre os 14k e 21k mês.

O que não se sabe é quais são esses objectivos. Ser campeão ? Ter lucro ?
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 10.09.2019 às 13:10

Bom dia,

Vou reformular não fui explícito eu não sabia o valor da remuneração variável não tive tempo de obter essa informação... mas a fixa é maior que a do antigo CD não parece é factual.

Classificar o meu tom como irritante vindo do caro é elogio é sinal que os meus comentários são pertinentes e contribuem para o contraditório que faz parte de uma discussão com elevação.

SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.09.2019 às 09:05

Para já ainda vou ter de ler um pouco mais para perceber a razão destes resultados negativos…. mas nada disto me surpreende…. porque não existe estratégia tanto financeira como desportiva por parte do Varandas…. isto é apenas mais uma constatação!

Esta noticia do ordenado do Varandas e sua equipa é algo surprrendente…. eu ouvi da boca do Varandas que o que o movia não era o dinheiro, que ele até tinha ido ser médico do Setúbal por amor ao desporto. Fico aguardar a revolta daqueles que se indignaram com um ordenado inferior do ex-presidente….
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 09:16

O usual entulho do Schmeichel.

O meu primeiro instinto quando vejo um comentário seu, é de o apagar. E cada vez mais se aproxima o dia de passar a fazer isso mesmo.

O facto de uma pessoa em qualquer desempenho não ser motivada pelo dinheiro, não significa que não seja remunerada.

Este raciocínio pesa muito no seu intelecto?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.09.2019 às 09:21

Neste caso do Schmeichel estou de acordo. Não está em causa se recebe ou não, está em causa o valor, que foi duramente criticado com BdC por ser demasiado e agora temos um CD que vai receber ainda mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 09:28

Primeiro e sobretudo, o que o lunático recebia POR CIMA DA MESA é irrelevante.

Segundo, não devemos desconsiderar que um veio do desemprego e o outro é médico em pleno desempenho da sua profissão.

Acha mesmo que um médico em Portugal, e na maioria de países, ganha menos do que Varandas vai passar a receber do Sporting?
Sem imagem de perfil

De William a 10.09.2019 às 10:06

@Rui Gomes, acho. Um médico em Portugal tem um salário médio anual de 40.000€ (setor público). Ok, ganham mais depois no banco de horas etc..Mas falamos em termos de base.

Se formos comparar com um CEO de uma empresa em Portugal do PSI-20 -> não vai ganhar nem de perto o que eles ganham.

Sinceramente, este deve ser o nosso menor problema de todos os que temos para enfrentar. Mas em época de cortes, não cai bem..a verdade é essa.

SL
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.09.2019 às 10:10

Eu nem acredito que li isto.

Então o que conta para a remuneração do presidente é a ocupação que ele não pratica - ou o que ele está habituado a receber ?

Enfim...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.09.2019 às 10:19

Numa entrevista do Varandas ele disse que foi ganhar 700 euros para o Vitória de Setúbal..… portanto é normal que agora queira um mínimo de 182 mil euros que pode ultrapassar os 230 mil em caso de bónus…

Agora se explica a incapacidade em reduzir os custos com pessoal…..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 11:46

Não acredita?

Não é o que conta no ajustamento oficial do Clube, mas não deixa de ser uma realidade.

Em que Mundo é que vocês vivem?
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 10.09.2019 às 10:56

Desculpe, Rui, mas não creio que o que a pessoa fazia antes releve para o caso.

Quer no caso de BdC e Varandas os valores liquidos serão à volta de 7 mil euros por mês. Ser presidente do Sporting e CEO da Sporting SAD não o justifica?

Penso que não é por aí... Rui Costa, Reinaldo Teles, Fernando Gomes, etc,ganharão mais.

Neste particular a montanha pariu um rato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 11:29

Só não é relevante para quem está na bancada a criticar à distância.
Imagem de perfil

De Greenlight a 10.09.2019 às 11:07

O Presidente e a Administração da SAD devem ser remunerados. Os que não são, é porque retiram outros rendimentos directos ou indirectos do exercício das suas funções nas SAD.
Não percebo, à luz do Sportinguismo e voluntarismo, tantas vezes, repetidos por Varandas, esta pressa em aumentar os vencimentos. Isto só se pode compreender se Varandas e os restantes administradores entendem que têm sido excelentes no desempenho das suas funções. Não acho que assim seja pois embora tenham, de facto, feito um trabalho meritório, estamos longe de ver os resultados, que Varandas promete para o futuro, nomeadamente o investimento na Academia e na formação. Assim os, agora, anunciados aumentos deveríam ter ficado na gaveta, à espera de melhores dias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 12:15

Cada vez mais o Sporting que vivemos de há uns a esta parte é uma enorme decepção. Se não fosse a dedicação a uma obra que já vai quase com sete anos de vida, já tinha terminado este espaço há muito e apenas preocupar-me a assistir aos jogos.

Vejo aqui pessoas supostamente preocupadas com o que menos os devia preocupar.

Vejo aqui pessoas mais focadas em criticar o salário de Varandas do que fizeram durante os anos que se pagou todos os milhões a Jorge Jesus, e a "craques" como Alan Ruiz e às dezenas de flops contratados.

Até parece que sou um devoto apoiante do Varandas, que até não é o caso. Mas acho tudo isto muito triste e ajuda a perceber porque é que o Sporting nunca vai a lado nenhum. Ajuda a perceber porque é que pessoas altamente competentes nunca considerariam liderar o Clube.

Eu não me acho competente para ser presidente do Sporting. Não sou e nunca fui. Mas se fosse, nem por cinco vezes o salário aceitaria o cargo!
Imagem de perfil

De Rampante a 10.09.2019 às 14:41

Caro Greenlight,

supostamente os vencimentos dos Administradores da SAD são decididos por quadrienios.
Em 2014 houve o polémico aumento de BdC, porque foi para o dobro, no entanto estava já planeado nova regulação dos vencimentos volvidos 4 anos, que coincide com o agora (aliás, até já devia ter sido à uns meses em 2018).

A proposta de agora, não é aumentar para o dobro, mas sim cerca de 20%, o que na realidade corresponde a uns 5% ao ano.
O maior aumento não vai para o Presidente, mas sim para os restantes membros da Direcção (cerca de 25%), numa clara tentativa de encurtar o fosso salarial.

Este aumento NÃO está ainda decidido, sendo que é proposto pela Comissão de Remunerações, e podendo os accionistas da SAD (da qual o clube possui maioria), aceitar ou recusar esta proposta.

Muito honestamente, o SCP tem problemas tão grandes, que este para mim será eventualmente o menor deles.
Para mim esta situação é um "não assunto".

Cumps
Rampante
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.09.2019 às 18:15

caro Rampante,

Portanto para si a polémica é tudo uma questão de percentagem…. seu ganhar 500€ e pedir um aumento de 50% é brutal…. mas se eu ganhar 5000€ e pedir um aumento de 10% é aceitável….. sendo que em termos brutos o aumento de 10% é o dobro do outro.

Faço-lhe uma pergunta, porque sinceramente não o sei, nesta AG os sócios podem rejeitar este aumento? e como o podem fazer?
Imagem de perfil

De Rampante a 10.09.2019 às 19:02

Schmeichel,

claro que foi polémico por ser um aumento de 100%, independentemente do valor... como é lógico a % em causa leva logo a que haja polémica... agora bem diferente é se EU concordo ou não com esse aumento, mas isso é a minha opinião pessoal...
Agora, independentemente de ser o Presidente do SCP ou de ser o Presidente do "Panelas de Baixo" um aumento em 100% é sempre polémico... mesmo que esse aumento fosse de 1€ para 2€...

Quanto à questão, a AG é da SAD, pois é a SAD que remunera a Direcção, logo, só vota nesta AG, os associados da SAD e não os sócios do clube.
O que esta Direcção pode fazer, é em AG do clube, pôr à votação dos sócios qual deverá ser a intenção de voto do clube já que é este que tem a maioria da SAD. Para mim não faz sentido e seria uma medida meramente populista para tapar o sol com a peneira...

Quanto a esta questão, por vezes é bom relembrar da diferença que existe entre clube e SAD... pois às vezes oiço sócios a dizerem que andam a pagar quotas para andar a pagar estes ordenados principescos (dos jogadores, da direcção, etc...) o que é uma mentira... Os sócios contribuem para o clube e o clube contribui ZERO para a SAD e quem paga jogadores, direcção, etc, é a SAD com fundos gerados pelo futebol profissional (não é pelos sócios)...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.09.2019 às 19:45

Caro Rampante,

Obrigado pelo esclarecimento!

Quanto à sua análise sobre o aumento, é de facto algo bizarra.... é muito polémico aumentar o ordenado em épocas de lucro consolidado do Sporting.... mas por outro lado é aceitável perante um clube com resultados negativos aumentar mais ainda o tal ordenado que era polémico.... parece-me bastante contraditório este argumento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 19:50

Claro que é, mas desde que dê ensejo para mais crítica, até agrada!?!
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 10:58

Tentando comentar isto de forma séria, tenho dificuldade em compreender que o Presidente do qualquer Clube, tenha um vencimento superior ao do primeiro ministro. O que, diga-se, já é um vencimento bastante relevante. Isto acrescido das despesas que possa fazer ao serviço do Clube.
Esta minha opinião baseia-se no facto de achar que o Presidente se deve mover, essencialmente, por motivos de paixão pelo Clube.
Já não me escandaliza que os outros gestores da SAD, tenham vencimento superiores, assim justifiquem as suas qualidades técnicas.
Evidentemente que o timing para este aumento também não parece adequado, numa altura em que se dispensam jogadores, pelo motivo de auferirem vencimentos demasiado altos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 11:44

Ainda há muito pouco tempo tínhamos um treinador a receber 6/7 milhões por época e a ganhar "bolas", e...

"O Presidente se deve mover, essencialmente, por motivos de paixão pelo Clube".

Enfim, nem vale a pena dizer mais nada.

Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 12:04

"Ainda há muito pouco tempo tínhamos um treinador a receber 6/7 milhões por época e a ganhar "bolas", e..."

São os riscos de ter elegido um presidente lunático ...

"O Presidente se deve mover, essencialmente, por motivos de paixão pelo Clube".
Dentro do contexto do meu comentário, é assim tão ridícula a opinião?


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 12:24

É ridículo em qualquer contexto, atendendo à realidade da sociedade global.

Como mero exemplo, eu ando aqui desinteressadamente há quase 7 anos, mas hoje estou arrependido de ter rejeitado os vários contratos publicitários que me foram oferecidos.

Os dias de trabalho voluntário, por paixão e dedicação, fazem parte do passado.
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 13:32

Acho que não são coisas comparáveis!
O Rui tem aqui um espaço dedicado ao Sporting de muita qualidade e que deve dar muito trabalho a gerir. Nada de errado em obter rendimento desse trabalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 13:35

Cada um no seu.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 10.09.2019 às 12:34

"Esta minha opinião baseia-se no facto de achar que o Presidente se deve mover, essencialmente, por motivos de paixão pelo Clube."

A maior questão que divide os Sportinguistas é mesmo esta.

Há quem continue a acreditar que ser um presidente de um clube, o mais importante é a paixão.

Sendo que eu (e espero, mais um elevado número de adeptos e sócios), a paixão pelo clube é importante é certo, mas a capacidade de gestão e a forma racional como o gere é essencial para poder dirigir um clube no futebol moderno que é na verdade uma grande indústria e altamente competitiva.

No meu entender, só os adeptos continuam a viver o clube de forma apaixonada, todos os outros regem normalmente por outros quadrantes.
Profissionalismo dos atletas e corpos técnicos.
Capacidade e racionalidade dos gestores e directores

Esta diferença gritante de ver o desporto actual e na gestão de um clube é na verdade mais um alimento para a divisão que surge entre os Sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 13:46

Tem toda a razão no que diz.
Mas fica a pergunta: não deveria o Sporting em vez de eleger um presidente, contratar um gestor profissional qualificado?
O Sporting é um clube desportivo e uma associação na sua essência. Os seus sócios têm, na sua maioria, em comum uma paixão pelo clube e escolhem alguém para os liderar, que tome decisões que correspondam à sua visão para o clube. Não escolhem um gestor como se duma candidatura a um emprego se trate, olhando às suas capacidades e qualidades profissionais.
É este o motivo da minha afirmação.
Sem imagem de perfil

De William a 10.09.2019 às 14:37

Discordo. O PM não tem "funcionários" a receber os milhões que recebem os jogadores...

Aceito que ganhem 200k anuais brutos. Há empresas em que os CEO ganham muito mais que isso.. O problema aqui é so o timming.

SL
Sem imagem de perfil

De HY a 10.09.2019 às 14:49

Tem dificuldades em comprender que qualquer presidente de SAD tenha vencimento superior ao do PM?

Bem, que tal olhar um pouco para a realidade do sector privado? Não será melhor comparar com cargos semelhantes nas empresas, outras SAD, etc?

Verdade, eu acho que o PM ganha pouco...mas us usá-lo como bitola para privados...seria interessante...
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 15:05

Não é essa a questão. Até pode ganhar 6 ou 7 milhões.
Já expliquei acima a minha opinião.
Sem imagem de perfil

De LG a 10.09.2019 às 09:21

Li o relatório, principalmente as primeiras 30 páginas, que é onde consta a informação mais relevante.

Pontos a realçar:
- Balanço negativo de 7,9 milhões, quando fizemos 75 milhões em vendas de jogadores, é muito mau
- as compras de jogadores estão bem descritas, detalhando os gastos e custos adicionais, embora não perceba duas coisas:
a) Ilori aparece com 100% do passe. Ora, o Sporting anunciou em fevereiro à CMVM que tinha comprado 60% do passe e tinha a opção de compra dos restantes até Fevereiro de 2020. Isto quer dizer que o restante do Ilori já foi comprado? Mas aparecem nos passivos contingentes 40% de uma futura venda. Este relatório não bate certo com a informação enviada à CMVM em fevereiro,
b) Quanto a Vietto, no negócio com o Atletico o comunicado à CMVM refere que os espanhóis ficaram com "direito a 50% dos direitos futuros", ficamos agora a perceber que Vietto é 100% nosso, tendo o Atletico direito a 50% de uma futura venda (explicado nos passivos contingentes).

- Pelo contrário, as vendas estão mal explicadas, o relatório só refere os jogadores que foram vendidos/cedidos, não diz por quanto (nem os gastos associados).

- Num relatório que acaba em junho de 2019, não percebo tantas referências a factos que ocorreram após essa data. E não estou só a falar dos factos supervenientes que são elencados.
A frase mais surpreendente neste ponto é esta "De salientar que, se excluirmos as imparidades registadas com os jogadores Alan Ruiz, Luc Castaignos, Josip Misic, André Pinto, Fredy Montero e Bruno Gaspar o resultado líquido do exercício é positivo em 0,7 milhões". "aquele que não se pode mencionar" tinha de aparecer no relatório, quem contratou estes jogadores, quem foi? A maior parte destes jogadores saiu já na época/ano económico 19/20, porque é que são referidas imparidades?

- Conclusão da reestruturação financeira. Temos 3 meses para a concluir, ótimo, vejamos em que consiste a " alteração dos termos da opção de compra das VMOC".

- Descida de 15 milhões nos proveitos operacionais, causada em grande parte pelo factor Champions. Principal aspeto a melhorar, sendo que já há um aspeto positivo do lado da despesa, a saída de jogadores com salários elevados

- elefante na sala: o aumento dos administradores. Eu sei que aos dias pares estamos em situação económica difícil e aos dias ímpares em boas condições. Com sorte, este relatório foi divulgado num dia ímpar, pelo que se justificam estes aumentos (face ao tempo do inominável) de mais de 30 mil euros anuais. Sim, eu sei, o SPorting é uma grande empresa e um salário de 180.000€ anuais é baixo comparado com os presidnetes das outras grandes empresas portuguesas
Sem imagem de perfil

De HY a 10.09.2019 às 09:29

Desculpe, mas o relatório é referente a 2018/19, não é? Os 75 milhões não vêm depois? Não diz a seguir que não percebe porque se faz referência a factos posteriores?
Sem imagem de perfil

De LG a 10.09.2019 às 09:48

Os 75 milhões sao da época 18/19: patricio, william, gelson, etc
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 09:40

Vou apenas focar um ponto, porque para comentar tudo teria de recorrer à mesma lupa do leitor, ou melhor, uma lupa que não engana tanto.

O Fredy Montero saiu já na época/ano 2019/20?... O mesmo para Misic e Castaignos?

Fredy Montero: transferido no dia 15/02/2019
Luc Castaignos: 20/02/2019
Josip MIsic: 17/01/2019

Perante isto, passo a ignorar o resto do comentário.
Sem imagem de perfil

De LG a 10.09.2019 às 09:50

Pronto, rui, tem razão, substituo "a maior parte" por "metade" dos jogadores. Satisfeito?
Sem imagem de perfil

De HY a 10.09.2019 às 09:52

E os 75 milhões?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 09:54

Não é uma questão de eu ficar "satisfeito" ou não. Se comenta um Relatório e Contas, deve citar apenas as informações correctas.
Sem imagem de perfil

De Jo a 10.09.2019 às 10:18

Relativamente às vendas de jogadores que vão entrar para as contas 19/20 são:
Raphinha: 21M
Thierry: 12M
Dost: 7M
Podence: 7M
Estas vendas totalizam 47M (pode haver mais algum de valores mais baixos ou empréstimos que não estou a considerar).

Em relação aos factos que ocorreram após a data do R&C, é uma obrigação contabilística decorrente das normas contabilísticas, mais precisamente a NCRF 24 (transposição da IAS 10), que define os acontecimentos após data de balanço e podem ser de 2 tipos, os que dão lugar a ajustamentos e os que não dão lugar a ajustamentos, e que deverá incluir todos os que ocorreram até à data em que as demonstrações financeiras são autorizadas para emissão.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.09.2019 às 17:18

"De salientar que, se excluirmos as imparidades registadas com os jogadores Alan Ruiz, Luc Castaignos, Josip Misic, André Pinto, Fredy Montero e Bruno Gaspar o resultado líquido do exercício é positivo em 0,7 milhões".

Das duas uma, ou as imparidades foram constituidas de acordo com as regras e esta referencia era desnecessária e é mera propaganda (a CG ainda aguenta mais um bocadinho), ou foram constituidas em excesso por opção, sendo que a sua libertação vai gerar proveitos mais à frente, o que se traduz em ....mera propaganda. Corri o relatório todo à procura do detalhe destas imparidades para tentar perceber o porquê desta referencia a estes jogadores em concreto. Se alguem encontrou esse detalhe, agradeço que me aponte o sitio...eu nao consegui encontrar.

Depois mistura-se jogadorews que já forma vendoidos com jogadores q

No caso do Montero, é ver o que farão com o Dost mais à frente. Perdemos cerca de 3 milhões em relação ao valor de aquisição, vamos ver se o procedimento é igual. Eu até pensava que tinha vindo a custo zero (o Montero) mas se constituiram imparidades, estas têm que ser constituidas sobre alguma potencial perda, portanto algum valor teve que ser pago pela transferência.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.09.2019 às 17:20

a frase a meio seria: Depois misturam-se jogadores já vendidos com jogadores que ainda pertencem ao clube, não se percebendo o critério. A unica coisa em comum é terem sido contratados por outras direcções.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.09.2019 às 09:56

Não queria mais comentar.. Mas..

Se criticavamos acérrimamente o Bruno e o seu salário e muito especialmente as variáveis por o desempenho desportivo, também temos que criticar o Doutor Varandas.
Se um era desempregado e o outro não o era.. Pouco importa. Os dois são e desempenham a mesma função actualmente.
É indefensável..! Estas modernices.

P. S.. Como sei que o meu comentário não agrada aos meus amigos virtuais e companheiros de batalha contra a anterior Direcção e não tenho interesse em mudar de blog, deixo os meus aportes só e sómente para "posts" sobre o futebol jogado.

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 11:40

Quer dizer, um médico para todos os efeitos abandona a sua profissão e isso "pouco importa"?

Em que mundo é que vive o Carlos???

Vejo aqui os comentários, entre outros, e fico a pensar que o Sporting será sempre assim e por ser sempre assim nunca vai a lado nenhum.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 10.09.2019 às 12:49

Caro Rui, verifico que cada vez tem mais dificuldade em manter o discurso/argumentativo de apoio ao FV.
Vê-se que a sua vontade seria ser isento mas a coisa complica-se quando damos um apoio incondicional sem cuidarmos da racionalidade do acto. Certo?
Já vimos destas cenas com outras pessoas em momentos passados recentes. Lembra-se como rotulava essa gente?

Exemplo disso é a facilidade com que o seu argumento de "Quer dizer, um médico para todos os efeitos abandona a sua profissão e isso "pouco importa"?" é varrido quando lhe digo - abandonou foi porque quis, ninguém o obrigou, logo pouco importa! Certo?

Nota: não são assim tantos os médicos que em Portugal conseguem 180K por ano. Um médico no SNS com 4 anos de especialidade (10 anos de profissão!!) leva para casa pouco mais de 2,2k por mês.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 13:10

Dispenso...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.09.2019 às 10:07

Os críticos ao que foi proposto remunerar o CD atual alguma vez se interrogaram sobre os valores do anterior e, em particular, do então seu presidente (nomeadamente os sucessivos aumentos, “prémios” de gestão é demais mordomias, extensíveis à família)? Sabem por acaso qual era a remuneração de Frederico Varandas enquanto foi médico do SCP e quanto ele deixou de beneficiar no exercício profissional enquanto especialista em medicina desportiva (nomeadamente na sua clínica)? Querem comparar com um desqualificado profissional, sem modo de vida e com sucessivas falências (e dívidas!), quando se alcandorou a dono e senhor do SCP? JMC
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.09.2019 às 10:28

Essa lógica é muito engraçada….. portanto ai de nós que elegêssemos o Ricciardi ou o Rogério Alves….. senão tínhamos de lhe pagar 10M€ por ano…..
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.09.2019 às 10:40

Quando houver novas eleições, sugiro que se eleja uma dona de casa - sempre se poupa alguma coisa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 12:01

Aproveito o ensejo para lhe deixar uma breve palavra.

Não lhe compete questionar o tipo de posts que publicamos aqui e se alguns são relacionados ou não com outros clubes. A decisão é nossa e assumimos a responsabilidade.

Já publicámos cerca de 20 mil posts em quase 7 anos de existência, e com o sucesso à vista, sem a sua clarividência, e não precisamos de lhe dar quaisquer satisfações.

Espero que a mensagem seja clara e não está aberta a debate.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.09.2019 às 12:55

Concerteza que publicam o que entendem, tal como apagam o que entendem. Só gostava de perceber o motivo pelo qual tinham feito tal publicação porque, honestamente, não percebi. Mas o Rui pode ficar descansado que nunca mais questionarei, nem que faça uma publicação sobre ovos escalfados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 13:15

Ja o fizemos um bom número de vezes, mas só hoje despertou a sua atenção!

Enfim...
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 11:31

Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 10.09.2019 às 10:07

Este R&C é o resultado de terem permitido a entrada de uma comissão de liquidação incompetente e despesista.

Nunca se pagou tanto em comissões e apesar das várias saidas só reduzimos a massa salarial em 5M€ comparando 2017/18 (73M€) contra 2018/19 (68M€).

Lembro que saíram os seguintes pesos pesados (salários):
Piccini 1M€
Doumbia 3M€
Bruno César 0,8M€
Gelson Martins 0,8 M€
Montero 1,3M€
Nani (?)
William 1,6 M€
Rui Patricio 2,38M€

E claro está o senhor 8M€ JJ!

Varandas conseguiu pelo menos conter a sangria salarial despesista de SC.



Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.09.2019 às 10:15

Esqueceste-te de Gudelj e agora Diaby que também eram sugadores de ordenados.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 10.09.2019 às 10:21

Certo mas esses salários não constam no relatório de auditoria, sendo que na lista que apresentei são de jogadores que não iniciaram a época 2017/18 e/ou saíram em Janeiro de 2018.

Sinceramente tenho MEDO de saber o que recebiam (Diaby, Gudejl) as contratações de SC ... basta olhar para as comissões pagas nas compras & vendas de SC muitas vezes bem acima do 10% (tido como valor de referência).
Sem imagem de perfil

De Zequinha a 10.09.2019 às 10:40

Do ponto de vista financeiro e económico, parece ter havido um arrumar da casa, para permitir uma respiração melhor do Clube! Isto apesar de ter fechado com resultado negativo!
Parece, no entanto, terem sido criadas condições para haver sustentabilidade.
Falta a parte desportiva, mais importante para os adeptos, e que pode deitar tudo a perder.
Acho que convinha ao Sporting um grande grau de tolerância, por parte dos adeptos, durante esta época ... o que não se prevê.



Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 10:58

Aí está o gato escondido com o rabo de fora….Os ódios em tempos de guerra,

Em tempos de grandes apertos financeiros , em tempos de tremendas decisôes que visam cortes radicais no futebol , em tempos em que se pretende estabelecer um tecto salarial mais baixo nos atletas, treinadores e funcionarios, em tempos de grandes sacrifícios de todos, tudo pelo objectivo da recuperaçào das finanças do clube, em tempos que se fazem discursos negros do coitadinho pela falta de dinheiro eis que o seu presidente nao alinha no mesmo plano dessa restruturaçào interna demarcando o seu vencimento como algo à parte do sacrificio que deveria ser de todos e ele como presidente a ser o primeiro a dar o exemplo .

Nao admira que se as coisas nao correrem bem venhamos a ter de novo vendas de jogadores à pressa para …..pagar ordenados , ordenados dos administradores.

Este foi um dos pontos que o anterior presidente me começou a desiludir quando de 5mil EU passou num ápice para os 10 000 e por aí a fora , escrevi aquí por varias vezes ese meu desagrado.

Por um lado pinta-se o cenário de negro e pelo outro "defende-se o que é meu é intocável" por isto e por outras é que dirigentes desportivos e políticos venha o diabo que escolha é que comigo nunca contaram e não vão contar nunca.

Apresenta-se um ano negativo em perda e ao mesmo tempo um considerável aumento para o presidente.
Pensava eu que estas coisas eram feitas de forma progressiva , com lógica , com justiça , com coerência , com sustentação , erro meu , quando toca "ao meu" todos sâo iguais.

O que tenho a dizer digo-o seja a quem fôr e no timing imediato.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 11:11

E não façam confusões na minha critica, o meu ultimo parágrafo explica tudo , não poderia eu estar nunca contra os 180Mil brutos anuais que o presidente pretende auferir, 182 para ser mais preciso....

O que está em causa é a realidade do clube actual , são os discursos e ações consecutivas dos apelos aos sacrifício , são as contas ainda negativas apresentadas é disso que se trata .

Depois de tudo isso resolvido aí sim, ninguém iria comentar e muito menos criticar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 11:35

Comentário tão extenso para repetir a mesma coisa 5 vezes!

Curiosamente, nunca o vi aqui criticar o salário e afins do lunático. E nem sequer falo daquilo que se suspeita mas que ainda não está provado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 13:14

Não tem curiosidade nenhuma caro amigo Rui Gomes , o Sporting não nasceu hà 6 anos atrás , se formos por aí teríamos que comparar com muitos mais presidentes do passado.

E a legitimidade de criticar não será nunca sinónimo de política de defesa de anteriores presidentes , eu critico e elogio todos quando tenho que o fazer.
Neste assunto muito especifico e para mim de extrema importância fui bastante critico activo à anterior Direção, è só recuarmos no tempo a quando do aumento que Bruno de Carvalho pediu e propôs e verá esses meus comentários aqui escritos. a demonstrarem a minha desilusão .

Este pedido de aumento que o Drº Varandas pretende para o seu bolso nao é de todo coerente com a realidade do clube actual e mais ainda com as próprias ações do presidente quando este pretende reduzir ordenados e despesas no Sporting Clube de Portugal.

Não é de todo um ponto a seu favor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 13:22

É a sua opinião e muito subjectiva até.

Salvo num caso de exagero extremo, eu não perco dois minutos a ponderar a remuneração de um presidente do Sporting.

Há questões muito mais importantes sobre a mesa.

Depois ficamos admirados quando pessoas como Rogério Alves e outros recusam abraçar a liderança do Sporting. Eles sabem muitíssimo bem o que a casa gasta e não vão sacrificar as suas vidas pessoais e profissionais.

Mas os adeptos continuam satisfeitos, a chorar e criticar na bancada!!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 13:54

Rui nao critico o valor do vencimento mas sim o timing , de todo è o timing errado para tal pedido , nao è coerente com a ctualidade do clube , sejamos conscientes . Primeiro à que resolver o problema em que todos se uniram a dizer que è grave , então em que ficamos ? É grave ou não?

E depois de se chagar a um equilibrio com sustentação, aí sim que receba o que fòr justo e de direito.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 13:55

chegar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 14:37

Há muito que já cheguei à conclusão que para vocês críticos por tudo e mais alguma coisa, qualquer ocasião é fértil. Este timing deve-se ao Relatório e Contas e à AG, uma vez que todas as medidas requerem a aprovação desta.

Se o Julius é accionista da SAD, o que eu duvido muito, deve ir à AG votar contra, e se houver votos suficientes a medida será derrotada.
Sem imagem de perfil

De Borges a 10.09.2019 às 14:54

Duvido até que seja sócio quanto mais acionista.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 18:04

Sou socio desde os 17 anos sem nenhuma interrupç$ao de pagamento das cotas inclusive deixo em Portugal todos os anos dinheiro a um familiar no principio de cada ano para ir pagando as cotas.Satisfeito?
Imagem de perfil

De Rampante a 10.09.2019 às 14:49

Amigo Julio,

O "timing" é explicável, já o fiz numa resposta anterior, bem como se processa esta alteração de vencimentos.

Abr
Rampante
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 18:17

Caro amigo mas as explicaçào nao explica o que motivou o presidente e os seus colaboradores da Direção terem esta decisão num período de tantos ódios em tempos de guerra e com tanto aperto no cinto , quando se vive problemas de tanta gravidade.
E aí teremos que perguntar se de facto é grave ou nao é grave , quando afinal se auto-aumentam nos seus ordenados pessoais para mim nao faz sentido.
Sempre segui caminhos em que primeiro se arruma a casa e depois dela arrumada se desfruta.

Se o valor de aumento è pouco ou muito, 5% para o presidente e 25% para os restantes que seja nao è o timing para estas coisas neste momento.Nao ficam bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 18:30

Mas que "guerra" é essa?

O que há, e apenas isso, é os antis, ainda brunistas e outros,para quem o Sporting não tem muita importãncia.

Importante é fazer barulho na praça, estimular egos e, sobretudo, dar ensejo ao bota-baiximo à mais pequena oportunidade.

Apenas um dos factores que impede o Sporting de ir muito longe!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 19:05

Todos os dias assistimos à guerra e aos ódios variados no universo sportinguista.

Essa minha frase vem de um filme sul americano que muito aprecio , "Amor em tempos de cólera" que aqui transformei perante a realidade atual do que se vive no Sporting para "Ódios em tempos de guerra" que também poderia ser de cólera mas num outro sentido que nao o da doença.

Este pedido de aumento vem despropositado com o discurso do presidente por isso fica a geito nas criticas , mas no meu caso porque teve outras situações muito recentes e que decidi não comentei que me desiludiram , não comentei porque gostaria que ele percebesse que errou e que ainda pode sair por cima , tenho estado á espera mas que foram uma desilusão la isso foram.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.09.2019 às 22:30

Acho que focam o "monte" e ignoram a "montanha".
Imagem de perfil

De Rampante a 10.09.2019 às 18:45

A comissão apresenta a proposta, porque está definido que de 4 em 4 anos existe revisão dos vencimentos... ou melhor, está definido que existe uma proposta de revisão...

A SAD até pode não aceitar esta revisão proposta e querer manter tudo como está...
Só depois da Assembleia se saberá...

Entretanto, o que sabemos é que esta Direcção não foi remunerada (em prémios) pelos resultados desportivos de 2018/2019, tal como tinha direito.
Ainda pode vir a ser posteriormente, mas até à data não o foi, por isso, acho prudente só se criticar quando, e se se vier a provar que existiram aumentos... Até lá, é dar azo a "protestos" baseados apenas numa proposta que pode ou não acontecer.

Ao dia de hoje, as únicas certezas que temos são:
- Esta Direcção está a receber exactamente o mesmo que a anterior, tal como definido pela SAD;
- Esta Direcção (ainda) não recebeu qualquer valor em Prémio, sabendo desde já que tinha direito a ele referente à época 18/19.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.09.2019 às 18:54

Se queremos que nos respeitem tenho que ser o primeiro a dar o exemplo , o primeiro mandamento de um líder.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2026
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2025
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2024
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2023
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2022
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2021
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2020
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2019
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2018
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2017
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2016
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2015
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2014
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2013
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2012
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D




Cristiano Ronaldo