Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

sporting-sad.jpg

 

Está marcada para o dia 4 de maio a Assembleia Geral dos obrigacionistas da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, na qual será proposto o adiamento por seis meses da data de pagamento do reembolso do empréstimo recebido pela SAD leonino. O anúncio da data, hora e local da reunião magna (18:00 de 4 de maio, no auditório Artur Agostinho, nas instalações do Estádio José Alvalade, em Lisboa) foi feito esta quinta-feira, na convocatória enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

No documento, a SAD leonina dá conta da intenção de "modificar os termos e condições das obrigações" denominadas 'Sporting SAD 2015-2018', nomeadamente a "data de reembolso de 25 de maio de 2018 para 26 de Novembro de 2018". Este adiamento prende-se com a "intenção" de realizar o reembolso destas obrigações "com os fundos obtidos no âmbito de uma nova oferta pública de subscrição de obrigações, no valor de 30 milhões de euros, cuja emissão deverá ter lugar no último trimestre de 2018".

 

A Sporting SAD recorda que as anteriores emissões obrigacionistas foram sempre realizadas em Novembro, à excepção das ocorridas em maio de 2015, realizadas no âmbito da reestruturação financeira do grupo Sporting em 2014, assegurando a manutenção dos restantes termos e condições, nomeadamente quanto ao pagamento de juros, acrescendo, com o adiamento, mais um semestre para o reembolso.

 

Esta emissão obrigacionista ocorreu entre 07 e 20 de Maio de 2015, perfazendo até seis milhões de obrigações até 30 milhões de euros (ME), com um valor nominal de cinco euros, a taxa de juro de 6,25%.

 

Em caso de falta de quórum no dia 4 de Maio, fica agendada reunião para 20 de Maio, à mesma hora e no mesmo local.

 

Na passada terça-feira, a Sporting SAD tinha solicitado a convocação de uma Assembleia Geral de accionistas e obrigacionistas, admitindo que as recentes polémicas no clube prejudicaram a emissão obrigacionista de 30 ME.

 

Críticas de Bruno de Carvalho à equipa de futebol após a derrota com o Atlético de Madrid (2-0), na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, motivaram uma reacção do plantel e a abertura de duas dezenas de processos disciplinares, que, entretanto, foram retirados pela administração da SAD 'leonina'.

 

O sucedido deu também lugar a uma crise institucional, depois de o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube, Jaime Marta Soares, ter afirmado que Bruno de Carvalho não tinha condições para continuar, antes de a Holdimo, maior accionista externo da SAD, ter solicitado uma AG para debater a situação interna.

 

publicado às 16:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 12.04.2018 às 16:14

Quando se ganha mil euros por mês para despesas de 1500€...fica dificil. Este é o Sporting de Bruno Miguel, o homem responsável pelo milagre financeiro do clube.
Sem imagem de perfil

De António a 12.04.2018 às 16:23

Default" da SAD do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Manuel Pinto a 12.04.2018 às 16:24

"... na qual será proposto o adiamento por seis meses da data de pagamento do reembolso do Empréstimo Obrigacionista recebido pela SAD leonina."

A quem os ler até parece que não são os Bancos NB, BCP e CGD a dizer que sim... a permitir o adiamento!!

A quem os ler até parece que isso não implica mais juros, impostos, coimas, taxas a pagar!!

Esse o grande problema de há 5 anos para cá... a gaveta está vazia, mas fazem crer que houve um milagre de rosas !!

Um sr que faliu tudo por onde passou
Sem imagem de perfil

De Máximo a 12.04.2018 às 16:51

O teu presidente também faliu tudo até chegar ao futebol e chegado aí, foi o mestre da máfia até ser intervencionado,.
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 12.04.2018 às 16:44

Isto é gravissimo. Aqui está o milagre financeiro.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2018 às 16:51

Ao contrário do que muita gente diz, eu entendo esta questão da emissão obrigacionista como uma nuvem de fumo....
1) Existe algum dos investidores que já tenha dito que não irá subscrever e não conseguem em tão curto prazo garantir os 30M?
2) Quando referem que as condições não são as adequadas, estamos a falar do quê? taxas de juro?
3) Ou isto é apenas um jogo mediático para evitar eleições?

Outro aspecto que queria deixar bem registado, é que se para muitosque aqui comentam isto significa que o Sporting está falido, então revejam bem esse tipo de argumentos porque o tal clube que diz que vai abater 100M de divida, o ano passado fez um empréstimo obrigacionista de 60 milhões..... a somar aos 50M de 2016 e 45M de 2015.... e assim sucessivamente.
Imagem de perfil

De Lusitanian Express a 12.04.2018 às 17:27

Benfica,Benfica,Benfica..........não vai abater, abateu 100 milhões de dívida, sendo que o passivo neste momento já é inferior ao do Porto e também seria em relação ao do Sporting se não fosse o "truque" dos VMOC's, e os empréstimos obrigacionistas activos são dois, no total de 108 milhões, o primeiro que refere já venceu.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2018 às 18:26

Treta, Treta, Treta..... sabe-me dizer de onde veio esse dinheiro?! no comunicado do próprio benfica fazia referência a antecipação de receitas.....

O problema destas discussões, é a nebulosidade da discussão..... as pessoas como você encaram uma noticia que visa adiar o pagamento de um empréstimo obrigacionista de 30M como um sinal de falência..... mas o benfica que andou durante mais de 10 anos a fazer empréstimos obrigacionistas sempre a subir, o ultimo de 60M, aí já ninguém analisa, aí já é tudo espetacular.
Aumentar um empréstimo obrigacionista, significa que não existe dinheiro para repor a antiga divida.....

Como é óbvio, nenhum clube português pode dizer que está bem financeiramente..... se o benfica para o ano não for à Champions, também está tudo garantido? é que eu só vejo estas questões colocadas ao Sporting....
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 12.04.2018 às 19:04

Caro Schmeichel, é verdade que o Benfica, o Sporting e outros clubes andaram nos últimos tempos a trocar dívida bancária por obrigações. quando essas obrigações vencem tem que se pagar aos investidores o dinheiro investido. Pagar tudo certinho confere credibilidade. Falhar uma vez só que seja estoira com toda a credibilidade. Ninguém mais vai querer investir. É uma catástrofe. As coisas nunca poderiam ter chegado a este ponto. Mesmo que o Sporting ainda consiga vir a pagar a tempo, só o facto de o não pagamento ter sido assumido como hipótese é muito mau. o assunto é muito sério para ser usado em jogos de poder. Eu compreendo que gostaria que as notícias fossem outras, mas não é por querermos que as coisas aconteçam de uma maneira que alteramos a realidade.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2018 às 19:22

Sergio,

Concordo.... por isso eu digo que a SAD do Sporting deveria esclarecer a razão concreta do adiamento.... para percebermos se é uma razão estrutural de falta de dinheiro ou se p.ex um dos habituais investidores avisou à última da hora que não iria garantir a subscrição.
Perder a credibilidade é muito mais rápido que ganhar....
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 12.04.2018 às 19:45

Mas que raio tem o Benfica com o facto de o Sporting não ter dinheiro para pagar os seus EOs? 😳

O meu vizinho tb tem umas prestações atrasadas da casa e não vai feito tótó dizer que eu tb pedi empréstimo ( já paguei tudo, como o SLB).

95% do discurso do bdc é dizer mal do benfica ( os outros 5% é para dizer bem dele próprio). Ideal para os muitos schmeichelzinhos deste mundo sportinguista.

"Ah eu não sei fazer ponta de um corno... mas mas e esses lampiões ãh c*******!!" E pimba, 90%
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 12.04.2018 às 23:42

Schmeichel, mas quais habituais investidores? Porque continua a atirar areia para os olhos dos adeptos?

Houve mais de 4000 investidores nesta emissão de obrigações do SCP a 6,5%, dos quais apenas 2 investiram 500.000 euros ou mais.
Se não sabe do que fala abstenha-se de o fazer! É um favor que faz ao clube e aos seus adeptos!

A razão pela qual o SCP entrou em "default" é a mesma razão que existe quando qualquer entidade ou país entra em "default", não tem dinheiro para pagar a dívida nem meios para a estender no tempo.

Se é grave? É gravíssimo!!!
Acha que irá haver muitos investidores dispostos e subscrever a próxima emissão obrigacionista? Sabe a que juros irá ser feita para atrair investidores?
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 12.04.2018 às 19:51

Lusitania, o Benfica tem, e tenciona manter, 3 empréstimos obrigacionistas, um por ano. O Benfica NÃO tem empréstimos bancários (pelo menos de valor significativo).
Schmeichel, segundo o que o LFV e o CEO do Benfica disseram, os priemeiros 100M recebidos da NOS seriam para pagar a divida bancária. Como o Benfica, está no segundo ano do seu contrato, teria antecipado cerca de 20M (se quizerem 20M e o que falta desta época). Também ouvi falar que, na renegociação do contrato com a NOS ficou acordado este adiantamento sem custos para o Benfica. Se foi assim ou não, apenas saberemos no próximo R&C, no final de Setembro!

Lembro que o Sporting e o Porto têm antecipadas verbas dos contratos (ver R&C), mas estes apenas se iniciam no próximo ano.

Outro pormenor: o "default" do Sporting deverá ter consequências nos próximos EO de todos os clubes. Para já a cotação das obrigações do Sporting cairam 5%

PS: já tive Obrigações do Sporting (anterior emissão) e do Benfica.
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 12.04.2018 às 23:33

O sr. Schmeichel continua a falar de coisas que não percebe ou prefere não querer perceber.

Por “Princípo da Prudência”, o passivo não reduz à luz das normas internacionais de contabilidade, porque o dinheiro que entra é uma antecipação de receitas futuras que assim fica também registado em passivo, em substância, mas na prática há de facto uma redução de passivo porque esses fluxos financeiros já estão definitivamente REALIZADOS (o contrato é feito "sem retorno"), o recebimento da receita e o pagamento do passivo.
À medida que a NOS vai pagando os montantes do contrato o passivo baixa na mesma proporção.

O facto do contrato ter sido feito "sem retorno", significa que mesmo que a NOS não pagasse os montantes ao credor, este nunca os poderia exigir ao Benfica.

Por isso, a antecipação de receitas é contabilizada como passivo apenas porque uma questão de prudência contabilística. O facto é que a antecipação já esta realizada.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 13.04.2018 às 10:28

Obg João Ferreira.

Este texto esclarece algumas dúvidas que eu tinha em relação à operação feita pelo Benfica e que, por desconhecimento da matéria, não tinha ainda claro.
Sem imagem de perfil

De Luis a 12.04.2018 às 17:41

Corrijam-me se tiver enganado mas, é só impressão minha ou o comunicado contém mentiras? Tanto quanto me lembro todos os EO foram feitos no periodo entre o fim de uma época e o inicio da seguinte.. ou estarei enganado?
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 12.04.2018 às 21:12

Estranhar-se um comunicado do Saraiva/bdc ter mentiras?

🤔

Sem imagem de perfil

De Agá Éme a 12.04.2018 às 21:25

As anteriores EO nunca foram feitas em novembro, nunca. Foram sempre em maio e em julho....
Não compreendo a necessidade de enfatizar uma data que nem sequer corresponde à realidade.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo