Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Assim não, Jesus !

Leão Zargo, em 22.10.16

 

Jorge Jesus.jpg

 

Quando se avalia o desempenho de Jorge Jesus no Sporting é inevitável que se recorde o seu salário. É um dos dez ou quinze treinadores melhor pagos no Mundo. Foi contratado com um vencimento assim porque consideraram-no (e ele considera-se) um técnico muito especial com elevadíssimo grau de sucesso competitivo. E porque com ele os jogadores rendem muito mais. Afinal, Jesus é o Mestre da Táctica.

 

Esta é uma ideia que pode corresponder à realidade, mas não se está a verificar no Sporting nesta época. As saídas de João Mário e de Slimani e a lesão de Adrien revelam um treinador com dificuldades para acertar as agulhas no campo. Entretanto, o tempo vai passando e os jogadores que entraram neste defeso parecem corpos estranhos na equipa. Quando se observa Campbel, Markovic, André, Alan Ruiz e Elias fica-se com a ideia de que não percebem o que Jesus pretende deles. O problema de Petrovic é de outra dimensão, Castaignos e Meli continuam desaparecidos e apenas Douglas terá entrada certa nos próximos tempos. Dos restantes, Bas Dost parece integrado, Spalvis está lesionado e Beto constitui um caso à parte.

 

Sempre que o nome de Jorge Jesus surge associado a jogadores da Academia há muitos sportinguistas que receiam pela visão e opções do técnico. Com ele apenas Gelson Martins e Rúben Semedo, por razões naturalmente diferentes, conseguiram furar a malha. Carlos Mané foi para a Alemanha e Matheus Pereira continua na equipa B. Palhinha, Francisco e André Geraldes, Iuri, Podence e Wallyson continuam a ganhar tempo de jogo emprestados a outros clubes porque nunca teriam em Alvalade. Por um lado, isso é bom pois voltarão mais fortes. Mas, por outro lado, como alguns deles são jogadores de grande cultura táctica e de conhecimento dos processos de jogo, questiona-se se não seriam muito úteis no Sporting, nomeadamente quando as estrelas que foram contratadas não se integram nas ideias e nos propósitos do treinador.

 

Começa a tornar-se cansativo ouvir Jorge Jesus a justificar os maus resultados. No caso do Sporting-Borussia Dortmund foi deprimente. Creio que nem ele acredita quando se justificou com a fraca experiência europeia dos jogadores do Sporting, em comparação com os alemães. Foi um sinal de desnorte, pois há muito tempo que não tínhamos uma equipa com um percurso competitivo como o desta. As expulsões do banco que ele tem sofrido também são um mau indicador.

 

A capacidade de trabalho e a exigência profissional de Jorge Jesus são sobejamente conhecidas. É urgente que ele as aplique com proveito ao futebol do Sporting.

 

publicado às 12:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De zé vitor a 22.10.2016 às 13:02

Aqui está uma das grandes contratações do Jasus.

Não deixem dever o vídeo...vale a pena para ver o nível do scout sportinguista


https://www.youtube.com/watch?v=uzsnuPWxdAM



cumprimentos

Zé Vitor
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 13:09

A fama do André vem de longe. É quase como a aguardente Constantino! E o Zica das Smirnoff limita-se a cavalgar a onda.
É sem dúvida uma contratação de risco… principalmente feita por quem deixou escapar Mitroglou.
Cumprimentos, Zé Vítor
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.10.2016 às 13:31

O vídeo referido pelo leitor Zé Vitor:

https://www.youtube.com/watch?v=uzsnuPWxdAM
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 13:51

Obrigado, caro Rui... !
Sem imagem de perfil

De Profeta a 22.10.2016 às 15:05

O actual plantel é muito bom em qualidade\quantidade. Só em internacionais temos:

Rui Patrício, Beto, João Pereira, Coates, Willliam, Adrien, Elias, Markovic, Ruiz, Campbell, ou Bas Dost. Experiência não falta.

O que não fariam Mourinho e Villas-Boas se no inicio das suas carreiras tivessem um plantel destes à sua disposição?

Eu gostava do JJ no tempo em que ele estava no Belenenses e no Braga. Mas começo a ser da opinião que ele estava bem era nesses clubes. É verdade que no Benfica ele ganhou 3 campeonatos, mas precisou sempre de 2 planteis num só (sem olhar a meios para os contratar) para conseguir gerir o plantel ao longo das épocas. E os "túneis", os "colinhos" entre demais artimanhas também foram fundamentais.

Como o Benfica desde 1993-1994 apenas tinha ganho aquele campeonato da "treta" em 2004-2005, e desde então só coleccionou terceiros lugares atrás do Sporting de tostões do Paulo Bento, os benfiquistas viram nele um "messias", e este ao longo dos anos foi tendo um aumento de ordenado com o medo dele ir para o Porto.

Agora continua a ganhar o que não merece, ganhando aquilo que quer, pois tem um presidente que não o pode deixar cair do poder pelo seu projecto pessoal em que o Sporting é só um meio. Se cai JJ, cai também o "agendas" do presidente. E ele que já afirmou que não pode cair!...

E o Sporting não está em condições de desbaratar milhões no JJ e nos jogadores que ele quer contratar. Só o Alan Ruiz custou 8 milhões! 8 milhões!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 15:47

Profeta

Penso que o Jesus é treinador de clubes grandes. A questão do salário inquina toda a conversa, mas isso é outra história.
Jesus quando chega a um clube impõe condições salariais, de contratação de jogadores e de autonomia. Isso é sabido.

Incomoda-me a quantidade de jogadores de que ele necessita para fazer um plantel competitivo. A conversa dele a propósito de “reforços” é bem reveladora. Contrata-se e vê-se mais tarde o que é o jogador vai dar.
Isso e o facto de não estar disposto a perder demasiado tempo com jogadores da Formação.

Sem imagem de perfil

De Profeta a 22.10.2016 às 18:01

É um bom treinador do nosso campeonato, mas um dia mais tarde acho que vamos todos concluir que JJ nem merecia os 4 milhões\ano que recebia no benfica...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:12

Profeta,
de acordo sobre a qualidade de Jesus para o nosso Campeonato. Ainda mais de acordo quanto ao vencimento que ele recebe. É pornográfico.
Sem imagem de perfil

De Pieidge a 23.10.2016 às 16:49

Discordo caro Leão Zargo, Jorge Jesus disse á Sic Notícias, na sua entrevista em estúdio, que não discutiu um único valor do seu contrato, foi o Bruno de Carvalho, que do pé para a mão, lhe ofereceu aqueles valores de mão beijada. Portanto, eu no lugar do presidente, teria oferecido, o que o Marco Silva ganhava e se ele não quisesse, então aí perguntaria, quanto o Jesus queria, e logo se via. Depois, a questão do pavilhão, também não foi correcta. Nunca se deve pagar adiantado, porque senão é-se mal servido.
Quando se querem jogadores caros e o clube não tem dinheiro, a alternativa são os fundos. O Sporting entendeu que a Doyen não cumpriu o contrato que estava estabelecido, e foram para tribunal. Agora acho que, não se devia ir para tribunal, pagaria-se até ao último tostão, o que eles queriam, mas enquanto eu fosse presidente, seria o último negócio com aquele fundo e partiria para outro. O ano passado acho que não fomos campeões, mais por culpa do Presidente, do que do treinador, mas os dois tiveram culpa. O Carrillo devia ter sido usado até ao fim, e quem criou esta polémica não foram os jornais. Foi o Rui Santos no Tempo Extra, e ainda dizem que ele é Sportinguista. Foi ele que disse pela 1ª vez, entre toda a comunicação Social, que sabia de fonte Segura, que o Carrillo, iria para o F.C. Porto, e sugeriu que o clube se mexesse imediatamente, ou seja, que renovasse o contrato, para o Porto ter que comprar o jogador ao Sporting, e não o ter de mão beijada. O Sporting pelos vistos acreditou e deu-se mal, o jogador devia ter sido utilizado até ao fim. Um clube como o Sporting, que com Jesus acho que só ganhou uma taça e alguns torneios de pré-época, não se pode dar ao luxo de andar a emprestar jogadores a outras equipas, pelo menos, enquanto não ganharmos o campeonato, ou uma competição internacional, sem ser as de pré-época. Mas além disso, o que nos impediu de sermos campeões o ano passado, foram as vendas apressadas do Tanaka e do Montero, que há quem diga que foram para pagar a luz. Se o Sporting não tinha condições de comprar novos jogadores, sem se desfazer de jogadores que eram melhores que esses novos, mais valia o Sporting não ter comprado jogadores novos. Acho que o Jorge Jesus foi apanhado de surpresa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 24.10.2016 às 15:37

Pieidge

O Jesus não se deixa apanhar desprevenido, até porque conhece o futebol desde uma altura em que Bruno de Carvalho ainda não tinha nascido. O caminho deles está ligado, a queda de um será a queda do outro.

Sem imagem de perfil

De Pieidge a 23.10.2016 às 17:03

Acrescento que não seria descabido contratar de novo o Tanaka e o Montero. Isso comparado com a contratação de Elias, não é nada.
Imagem de perfil

De PF a 22.10.2016 às 15:29

Anda tudo doido então o melhor treinador português, o cérebro, o mestre da tática, o senhor 8 milhões, o homem que deu "N" títulos ao glorioso, o sportinguista desde pequenino, o braço direito do Bruno, o infalível, o detector de talentos, o treinador dos treinadores, o visionário o Jesus filho de Deus AGORA NÃO VALE NADA, NÃO... SÓ PODEM ESTAR A BRINCAR!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 15:50

PF

Jorge Jesus é um grande treinador e exprimo isso no texto. Mas, esta época não está a corresponder às expectativas de muitos sportinguistas. E aposto, às expectativas dele próprio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.10.2016 às 16:38

Caro Leão Zargo,

Não preste muita atenção a esse "PF". O forte dele é a propaganda encarnada avulsa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 17:16

Bem me pareceu...
Imagem de perfil

De PF a 22.10.2016 às 17:17

Ok entendo o ponto de vista e eu por ventura fui demasiado irónico, a meu ver o problema não é o JJ é o plantel, não é normal que depois de mais de uma dezena de reforços apenas um esteja a jogar com regularidade, isto é problemático para qualquer treinador e Jesus não foge à regra. O fato de o presidente viver numa cegueira absoluta sem qualquer pingo de racionalidade, funciona como pressão acrescida para a equipa, não só porque transfere a sua ambição desmedida para a equipa mas também para os adeptos, e as constantes guerras e guerrinhas nada ajudam, veja o exemplo do que aconteceu no dia da Champions, este egocêntrico presidente dá uma conferência de imprensa retirando todo o foco do jogo contra o Dortmund é um erro de amador.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:16

PF
O problema estará sempre em quem toma as decisões. No Sporting ou noutro clube.

No Sporting, é sabido, que quem decide é Jorge Jesus e Bruno de Carvalho. A ordem é arbitrária.
Se André ou Elias ou qualquer outro estão lá é porque lhes fizeram uma proposta de contrato. O perfil deles é conhecido.
Sem imagem de perfil

De Beirao a 22.10.2016 às 16:03

Não brinquem comigo ainda quero ver o Sporting e jj mais bruno de carvalho na 2 segunda divisão..
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.10.2016 às 16:08

Beirão
Se calhar é melhor arranjar uma cadeira para esperar sentado!
Sem imagem de perfil

De roc a 22.10.2016 às 19:00


O seu clube esteve bem mais próximo de descer para a 2ª. divisão, quando o Vilarinho lá chegou e encontrou uma divida ao fisco de 10 milhões de euros e deram como garantia acções da SAD, (o cúmulo) que nem sequer estavam cotadas em bolsa!!! Agradeçam à ministra da finanças Manuela Ferreira Leite que as aceitou!

E já pagaram?
Sem imagem de perfil

De Implacável a 22.10.2016 às 17:23

Eu ia comentar o post mas mudei de ideias. É interessante e, desta feita, comungo das ideias do Leão Zargo.
Contudo, NUNCA darei o prazer aos adversários de me ouvirem dizer mal do meu clube. E ultimamente, infelizmente, andam demasiadas andorinhas fanfarronas por este espaço...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:18

Implacável
Tem toda a razão quanto às andorinhas e, ainda mais, quanto à fanfarronice. A nossa melhor resposta é derrotá-los no campo. Perdem o pio!
Sem imagem de perfil

De Joao a 22.10.2016 às 18:30


Boa tarde a todos,

Espero que não me levam a mal estar a invadir este blog que como o nome indica e dedicado aos Sportinguistas.
Sou do clube do outro lado da circular do Benfica, mas gosto muito de ler este blog e venho aqui com muita regularidade, na minha opinião penso que escreve com muita paixão mas ao mesmo tempo com um claro conhecimento do que e a realidade do que se passa tanto no Sporting como assuntos extra Sporting, gosto disso.
Como atrás disso sou adepto do Benfica, mas quero dizer que gosto que o Sporting seja grande e forte, porque a meu ver so assim o futebol Português pode crescer e como não sou fanático nem cego o futebol Português precisa de um Sporting forte.
Em relação ao seu post penso que esta correto, a meu ver o JJ e um bom treinador mas penso que seja um péssimo gestor de atletas e de os potenciar em termos de regularidade e por isso ele precisar dos quase dois planteis por cada época, tenho esta opinião dele desde que treinava o Benfica, as finais que eles perdeu, os campeonatos que perdeu, certo que ele ganhou para o Benfica mas foi um investimento massivo que se fez e na minha opinião foi um valor muito alto que pode hipotecar outros projetos a curto prazo, penso que no final entre o deve e o haver fica prejudico, não quero ser mal interpretado, não e por o JJ ser agora treinador do Sporting que não presta, na altura quando era treinador do Benfica eu ja tinha essa mesma ideia sobre ele.
Em relação ao BB penso que nenhum presidente e maior que o clube, não gosto de ouvir o BB dizer que existe um antes e um depois de ele chegar, o Sporting e a sua historia e GRANDE demais para ser reduzido aos últimos 3/4 anos, um clube que nos deu jogadores e atletas que tanto contribuíram para levar o nome de Portugal alem fronteiras e serem um orgulho desta pequena nação, penso que merecia outro comandante.
Saudações a todos e continue com os seus posts muito lúcidos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:25

João
Agradeço as suas palavras.

De facto, Jorge Jesus é um treinador muito especial. Pelo seu percurso no futebol, pela sua capacidade, pela autonomia que exige e pela personalidade. E também porque tem boa imprensa e porque ganha muito mais do que deveria ganhar.

Ontem fiquei espantado quando ele afirmou, a propósito de Adrien, que tem de arranjar um substituto. Já tinha ficado de pé atrás com a teoria a propósito dos “reforços”.
O Sporting não vai aguentar financeiramente as exigências de Jesus. Deu-se mal sempre que nos últimos trinta anos foi por esse caminho.

Saudações desportivas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.10.2016 às 19:13

Leão Zargo,
Jorge Jesus é um bom treinador, mas como humano está sujeito às contingências da sua condição. Quem pensou que pelo facto de ter ganho campeonatos pelo Benfica ia fazer o mesmo no Sporting errou. Os títulos dependem de muitas variáveis: dos plantéis, de determinado contexto, como a situação dos adversários, e de uma série de factores que podemos designar como sorte. Enquanto esteve no Benfica contou com todas as boas circunstâncias. Pelo estatuto que ganhou e pelo que recebe quer ganhar depressa, mas a pressa nem sempre é boa conselheira. O resultado está à vista. E apesar de concordar com a análise que apresenta, acho que, neste momento, há variáveis que não controla.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:34

Caro Nação Valente

Concordo em absoluto, há variáveis determinantes que o Jesus não controla. Como nunca se terá verificado desde que chegou a Alvalade. Ontem, numa observação atenta ao comportamento dele no Estádio, notou-se (ou pareceu) existir um misto de desorientação e incredulidade.

O problema neste momento é que tudo está tão condicionado pela teia que foi tecida. Há o risco do fenómeno do baralho de cartas. Veremos se ele tem cabeça fria para segurar os acontecimentos.
Sem imagem de perfil

De Luis a 22.10.2016 às 20:57

A anedota nacional. Mais uma vez hoje se viu. Muita posse de bola mas um futebol inconsequente - muito poucas oportunidades de golo durante o jogo ! Qualquer equipa pequena marca golos ao Sporting. Vários jogadores perdidos em campo ou inconsequentes ! Exceto Bas Dost, contratações todas falhadas ! O vencimento desta anedota é uma afronta. Quanto mais tempo os Sportinguistas vão aguentar ?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:39

Luís
Agora não há muita volta a dar. O plantel foi construído com base naqueles jogadores e, no tempo próximo, só haverá a possibilidade de intervir em alguns aspectos pontuais. É o que Jesus vai fazer.

Quanto aos sportinguistas aguentarem ou não... em Março de 2017 haverá eleições. Ainda não sei em quem vou votar, mas sei em quem não votarei.
Sem imagem de perfil

De Luis a 22.10.2016 às 21:09

Fico espantado os sportinguistas ainda terem contemplações / consideração por este sujeito ! Um fanfarrão, que não respeita os colegas de profissão (lembro o que ele disse sobre o Rui Vitória o ano passado, para depois perder o campeonato em casa). desrespeita os adjuntos (o que ele disse no final do último jogo com o Real Madrid - se estivesse no banco o Sporting não tinha perdido), como ele desrespeita os jogadores por vezes (o que disse sobre o Slimani o ano passado) ! Um vaidoso que se acha o melhor, mas que não passa de um MENTECAPTO ! O fato do JJ continuar a falar português da forma como fala, levanta-me muitas dúvidas sobre se este cromo tem alguma capacidade para treinar uma equipa de futebol !
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.10.2016 às 12:41

Luís
Por estranho que possa parecer, Jorge Jesus pode ter uma elevada capacidade de comunicar aos jogadores as suas ideias, apesar de se exprimir como se exprime. São coisas de ordem diferente.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo