Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_834x600$2019_03_07_12_21_15_1514667.jpg

 

"Toda a estratégia montada pelo FC Porto tinha como objectivo dizer que havia no Benfica um polvo como o Apito Dourado. Até os próprios árbitros começaram a ter medo de marcar faltas a favor do Benfica.

 

A divulgação de todos os e-mails confidenciais, de forma programada, obedeceu a uma estratégia de desgaste, que prejudicou o Benfica em mais de 17 milhões de euros, dos quais 200 mil só no departamento de comunicação.

 

Houve uma estratégia pensada para ter um efeito específico. Quando há uma entidade que tem acesso à informação de outra e a publica no seu canal sem contraditório, está definida a estratégia. Descontextualizaram também situações.

 

É óbvio e claro que essa estratégia foi delineada pela estrutura dirigente do FC Porto e que o director de comunicação do clube, Francisco J. Marques, assumiu o compromisso de a executar".

 

Breve excerto do depoimento de Luís Bernardo, director de comunicação do Benfica, esta quinta-feira, no Tribunal Central Cível do Porto, no início do julgamento da acção em que o Benfica reclama uma indemnização a empresas e figuras do universo do FC Porto pela divulgação de e-mails internos do clube.

 

Nota: Era a minha intenção escrever um comentário adicional, mas acabei por concluir que tudo aquilo que mais afecta o futebol português, em geral, e o Sporting, em particular, directa e indirectamente, e que mais exige debate, está bem à vista de todos.

 

publicado às 06:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 07:07

Seguindo a logica da ana peres e do Benfica, o Francisco J.Marques agiu por si proprio, logo a Sad do Porto nunca podera ser responsabilizada. Ou este argumento so vale para o Paulo Goncalves?
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 08.03.2019 às 08:30

Pode tentar dizer as mentiras que quiser, a ver se se tornam verdade, mas o fjm usou o canal do clube e o proprio presidente do porto veio fazer comunicados sobre a entrega dos emails do benfica as autoridades, assim não podem dizer que agiu sozinho e não têm conhecimento.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 08:32

Quais foram as mentiras que eu disse? Nao foram estes os argumentos utilizados que nao convencem uma pessoa minimamente inteligente mas chegam para a ana peres?
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 08.03.2019 às 10:37

A da Ana Pérez
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 08.03.2019 às 11:04

Mas, acredita mesmo que é comparável?
Isto é inacreditável! Quer dizer, a coisa passa num canal de tv, tem destaque na CS em geral, durante meses, e está a argumentar que os órgãos sociais da SAD e clube desconhecem o que se passou (divulgação da informação)? A sério? É claro que sabia e permitia, no mínimo, nem que seja por omissão e inação!

Incrível!

No caso do Benfica, não há evidências, não há relatos públicos antes da investigação, e daí o ilibar da SAD. Outra coisa é dizer que, mesmo sem haver indícios, se desconfiar que se achar pouco provável que os dirigentes, ou parte deles, não saber o que se passava! Eu tenho essa desconfiança, mas não tenho evidências, provas.

Percebe-se a diferença?
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 08.03.2019 às 14:38

Oa argumentos da juíza Ana Peres foram estes:

“Uma acusação frágil, curta, contraditória, sem factos, sem provas, um conjunto de conclusões e ideias genéricas”.
“'Assim, e perante imputações vagas e insuficientes, os arguidos em causa não poderão refutar concretamente factos que não conhecem, e o tribunal não pode, em consequência, formar, nesta parte, uma convicção concreta sobre o objecto do processo”.

“Em sede de alegações, o d. magistrado do Ministério Público disse que, com esta 'relação' que o arguido Paulo Gonçalves mantinha com o arguido Júlio Loureiro, sendo este observador de árbitros - mas não na liga profissional, apenas nas camadas jovens -, sempre poderia no futuro, com as boas avaliações que agora fosse fazendo a esses árbitros, das camadas jovens, ter alguma influência (assim o compreendemos), quando passassem para a liga profissional, a ter uma boa influência a favor do SL Benfica.
Mas, como muito respeito, afigura-se-me que a criminalização destas condutas não visa e não pode visar um juízo de prognose tão desfasado, impõe uma conexão mais concreta entre a actuação de agentes desportivos, nessa veste e por causa dessa veste, que violem a verdade desportiva, a transparência do resultado”.


As "mensagens" mostradas inúmeras vezes foram manipuladas, truncadas, alteradas, descontextualizadas e falsificadas. O facto de aqui e ali serem mostrados conteúdos reais, incluindo conteúdos pessoais e privados que nada têm a ver com o clube, tem como única intenção a validação do todo pela comprovação de algumas partes.


Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale, alguém que é insuspeito, escreve sobre o assunto:

“Os 'e-mails bombásticos' divulgados em momentos oportunos, constituem também um poderoso método de desinformação.
As palavras que são escritas numa determinada situação, apenas fazem sentido nesse contexto. O próprio acto de deslocá-las do seu momento histórico colocando-as posteriormente num outro, consiste num acto de falsificação.
O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico dos nossos direitos. Ninguém, excepto talvez um tirano, tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis".


Passe bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2019 às 15:13

Não pretendo desrespeitar o caro João Carvalho, mas ao ler toda esta "munição" em defesa do indefensável, salvo em Portugal, claro, dá-me vontade de rir.

E... com tudo isto, parece que o Paulo Gonçalves estava associado ao Donald Trump e não ao LFV e ao SLB. Uma conclusão óbvia e se existirem dúvidas, é só perguntar à juíza Ana Peres.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2019 às 16:45

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Jmonteiro a 08.03.2019 às 17:00

Coisa que não passa pela cabeça dos benfiquistas residentes do blog.

Nota-se que estão todos de mente aberta, com confiança na justiça portuguesa e calmamente à espera de uma decisão da mesma, não promovendo quaisquer ideias pré concebidas, julgamentos populares ou na comunicação Social.

O vosso respeito pela presunção de inocência e pelo sistema judicial é quase comovente.

Já agora, e o Apito Dourado? Qual é a vossa opinião? tudo gente séria, certo?
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 17:29

So mesmo na peres e nos carvalhos o Paulo goncalves nao representa o Benfica. Elle agora ajjudou na renovacao do salvio porque lhe apeteceu
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 08.03.2019 às 09:29

O que ele nao explicou , o presidente do Benfica nao explicou, ninguem do Benfica quer explicar e esclarecer é o teor de muitos desses e-mails que indiciam claramente praticas de trafico de influencias para beneficio dos jogos do 'Glorioso' é disso que de trata e o que importa e importaria saber.

E que todo este processo é já um dos maiores testes na historia da justiça portuguesa se ela " justiça" terá ou nâo futuro num Portugal corroído pela cortupção dominado pelos chicos espertos.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 08.03.2019 às 10:22

Tem calma que o campeonato 15/16 vai ser vosso!! Está escrito nos e-mails do Pedro Guerra!!!
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 08.03.2019 às 10:38

A da Ana Perez
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 08.03.2019 às 10:49

Sim, essa também!! Foi o Rui Pinto que me disse!!
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 10:53

Eles foram multados pelo juiz por nao quererem mostrar os e-mails...
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 08.03.2019 às 11:19

Neste processo não está em causa o conteúdo dos e-mails.
Esta em causa a obtenção (eventualmente, ilícita) e divulgação de informação privada (pessoal e/ou corporativa).

Sobre o conteúdo, suponho que ainda esteja em investigação. Mas, sobre isto, concordo que seja, no mínimo, estranho que nunca tenha havido uma intervenção peremptória sobre algum do conteúdo por parte dos corpos sociais.
Forçosamente, terá de haver algo sobre o resultado da investigação, ou sim ou sopas e qual a argumentação, quer do ponto de vista criminal quer desportivo.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 08.03.2019 às 22:27

Transcreva então aqui, sff, um desses emails, na sua totalidade, e que indiciam práticas criminosas.

Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 08.03.2019 às 09:48

Muito bem Indiana Júlio. Como sucede muitas vezes neste nosso triste Portugal, o problema não está nas notícias, no conteúdo das mensagens, o problema está no mensageiro ou no modo como as obteve.
Imagem de perfil

De Greenlight a 08.03.2019 às 10:33

Quem se mete com o Slb, leva...A frase original não é bem assim mas, enfim, também se aplica. Ou "ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão", também se aplica. Ou, como se dizia, há dias, nesta história também não há heróis, somente Vilões.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 08.03.2019 às 10:33

Bom dia,
Agora digam que a comunicação não é importante !!!

SL
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 08.03.2019 às 11:21

Tenho que dar toda a razão ao que disse Luis Bernardo.
É tudo demasiado óbvio.

Quanto ao conteúdo e interpretação dos e-mails, remeto os interessados para o Parecer da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação) sobre os mesmos.

Muito mal foi feito ao clube, com inúmeros prejuízos, não só financeiros mas também de imagem e até de devassa da vida pessoal de atletas do clube.
Espero que o caso vá até às últimas consequências e que quem tiver de pagar, que pague até ao último cêntimo. Sem qualquer perdão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2019 às 13:28

Por outras palavras, tudo é consequente menos o conteúdo e o objectivo dos emails.

Nada menos seria de esperar!?!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 08.03.2019 às 13:34

"Quanto ao conteúdo e interpretação dos e-mails, remeto os interessados para o Parecer da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação) sobre os mesmos."

Não li os e-mails.
A ERC leu-os, analisou-os e contextualizou-os. E arrasou a interpretação dada pelo justiceiro FJ Marques. O documento está disponível na internet, acho eu. Pelo menos foi onde eu o li.
Mas se calhar a ERC está ligada ao Benfica...

O resto, os investigadores que investiguem e os tribunais que decidam.
Julgamentos não se fazem na praça pública só porque dá jeito a quem lança as atoardas...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2019 às 13:51

No que ao SLB diz respeito, confio tanto na ERC como confo na juíza Ana Peres.

Meia dúzia de um e seis do outro!!!
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 13:56

Mas os e-mails nao eram falsos? Pelo menos foi o que a cartilha lampionica disse
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2019 às 14:11

Esse é apenas um argumento à conveniência. Se fossem falsos, não haveria causa para contestar em Tribunal.

Mas com todo este alarido, é deveras interessante verificar o esforço em curso para separar a divulgação alegadammente ilegal dos e-mails e o seu conteúdo. Conteúdo este que pela informação disponível, comprometeria e muito o Benfica.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2019 às 16:54

Comentário apagado.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 08.03.2019 às 17:34

Ele abordou os 3 clubes no football leaks mas so os benfas ficam incomodados
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 08.03.2019 às 17:06

O processo relativo ao conteúdo dos e-mails é um.
Este é outro.
Neste, a questão é apenas e só a queixa do Benfica sobre o roubo dos e-mails por parte do FCP.

O processo relativo aos e-mails é independente deste e estará em andamento, mas não está ainda em julgamento.
Sem imagem de perfil

De yazalde a 08.03.2019 às 17:18

O benfica esta para o estado' como o estado esta para o benfica, pedir indemizacao ? Entao o porto tambem pedia indeminizacao ao benfica por causa do apito dourado que a toda a hora na tv benfica nao se calava
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2019 às 17:19

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 08.03.2019 às 17:31

Já chega, porra!
Se queres “liberdade” total cria tu um blog.

Irra!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2019 às 18:10

É um anormal, só podemos ignorar, por agora.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 08.03.2019 às 20:25

Peço desculpa, eu não tinha nada que intervir, mas estar sempre a “comer” com este mesmo texto em todo o lado como forma, acha ele, de “protesto”, passei-me!
Sem imagem de perfil

De João Gil a 08.03.2019 às 18:12

O slb é o clube mais chorão e queixinhas que existe em Portugal. Deviam ter vergonha, com a dimensão que realmente têm e se lhes reconhece, da atitude miseravel que sustentam e fomentam todo o tempo. SLB e FCP andam coligados e associados de facto entre eles há mais de 30 anos, numa associação totalmente espúria e que se materializa na repartição irmanada de campeonatos, ao mesmo tempo que colaboram entre os dois (com a abdicação e auto afastamento do Sporting, diga-se também) para desde há décadas manter a luta a dois e afastar o Sporting de qualquer veleidade de conquista do campeonato da 1 liga e portanto do mercado e do poder. A corrupção (intelectual desde logo) desta gentinha é execrável.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 08.03.2019 às 22:22

Concordo que a corrupção, especialmente intelectual é execrável.

Factos:
Campeões nos ultimos 30 anos

FCPorto 18 titulos

Benfica 9 titulos

Sporting 2 titulos

Boavista 1 titulo

Nota-se realmente que houve uma coligação, mas deve ser entre Boavista e Sporting, que realmente estão irmanados na repartição de campeonatos.

O que diz a história, e não é uma invenção como a que escreveu, é que o vosso presidente, Roquette, foi o mentor, juntamente com Pinto da Costa, do projecto Roquette, que preconizava a repartição de títulos entre o Sporting e o FCPorto, afastando o Benfica da Liga dos Campeões, projecto esse que nunca foi para a frente porque existiu um grande desportista, chamado João Rocha, que se opôs no Conselho Leonino a tal projecto, por não fazer parte dos princípios que o Sporting deveria defender.

"Crítico é ainda João Rocha em relação a um acordo assinado entre Sporting e
Porto na era Roquette. «Havia um projecto com o FC Porto que era muito
prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável», analisa. «Era um
projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem
responsabilidades», adiciona, alegando que «José Roquette dizia que era
um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem
sempre representados na Liga dos Campeões».

in Record

Entretanto, continuo à espera que alguém me apresente nestes blogs que falam dos conteúdos dos emails, da transcrição desses emails que indiciem práticas criminosas.

E vou continuar sentado à espera....
Sem imagem de perfil

De João Gil a 08.03.2019 às 23:48

Roquette era e é realmente um tipo irresponsável, como se tem visto pelo resultado das suas actividades profissionais ao longo dos anos. Já o lastro de aldrabices empresariais que o presidente do SLB deixa por esse país fora e nos bancos a quem deve centenas de milhões de euros são um exemplo de responsabilidade, ética e lisura de processos. Os factos demonstram que não há nem nunca houve uma coligação negativa entre FCP e SCP para eliminar o SLB da competição. Os únicos clubes que em Portugal têm beneficiado do sistema instalado são o FCP e o SLB. Quanto ao Boavista como é público quando foi despromovido por corrupção quem o acudiu financeiramente foi o SLB, facto aliás que ainda recentemente foi lembrado e pelo qual o Boavista se mostrou naturalmente agradecido. De irmandades e vassalagens entre clubes está o futebol português absurdamente envenenado e distorcido. Quanto aos processos que envolvem o SLB tenha paciência e espere pelos tribunais. Podem sempre ter o mesmo destino que teve o FCP no apito dourado. Se assim for livram-se da punição mas não da fama e proveito de serem bandidos. Tanto quanto acusam os outros de terem sido e ainda serem. Não há clubes impolutos, esqueça lá o fanatismo clubista. O futebol é hoje um desporto que deixou de o ser e é generalizadamente corrupto, em Portugal, nas federações internacionais e no topo da sua organização. Anjinhos só no céu. Queixinhas e patéticos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo