Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

01-01.jpg

 

Mais uma vez o Sporting é capa de jornais; desta vez pela famigerada Auditoria que muitos teimam chamar de Forense, mas que, efectivamente é de Gestão. Não me perguntem qual é a diferença exacta entre uma e outra, mas pelo que entendi, a de forense seria sempre muito mais exaustiva e detalhada. Perguntem a um auditor certificado, que eu não sou.

 

Em seguida, assistimos prontamente a uns quantos pseudo-sabedores da matéria que ou não entendem, ou não querem entender, que o facto de alguns exercicios serem positivos ser uma grande proeza e assim não haveria problema de tantas despesas mal explicadas, sem documentos de suporte, com pagamentos de honorários milionários a sociedades de advogados, protocolos com jogadores-fantasmas ou que nem sabia que estavam a ser seguidos pelo Clube, " scouting" sem quaisquer relatórios e afins.

 

Não acho bem que o relatório tenha ido parar à Comunicação Social, mas se for verdade que o Sporting apresentou participação no Ministério Público, a fuga pode ter vindo de lá, já que o nosso segredo de justiça é o que se sabe. 

 

Depois das torpes insinuações do cartilheiro Ventura sobre alegadas mensagens mandadas pelo actual presidente ao jogador Rafael Leão, a comunicação do Clube veio através do seu director Rui Miguel Mendonça desmentir tal estupidez.

 

Logo vieram alguns dos usuais arautos que teimam em vomitar parvoices nas redes sociais e em alguns canais televisivos, que os chamam para fazer uma perninha, vociferar, que o presidente tinha que desmentir nos meios de comunicação social! Claro que o presidente fala pouco demais, mas ainda bem que não é disparatado ao ponto de começar a telefonar para as TV a vociferar como o que fazia o anterior. Já chega de circo !

 

Como cantava John Lennon: " Give peace a chance", mas no Sporting isso parece uma mera miragem...

 

publicado às 17:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 17:39

Bem... começo por manifestar a minha grande surpresa, e desapontamento, sobre a afirmação da cara Ophelia que a Auditoria não é Forense.

A bem dizer, desconheço as suas fontes de informação, mas garanto-lhe que se esta disposição que revela é certeira, vai surpreender a vasta maioria do universo sportinguista.

No dia 3 de Julho de 2017, através de Comunicado oficial, a Comissão de Gestão anunciou o seguinte, no ponto 4 da missiva:

"Dar início aos procedimentos tendentes à realização de uma Auditoria forense às contas do SCP e do Sporting Clube de Portugal SAD".

O comunicado está disponível aqui:

https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2018-07-03/comunicado-da-comissao-de-gestao-do-sporting-clube-de-portugal

Confirmando-se, então, a exactidão da informação que adianta neste post, só é possível concluir que Comissão de Gestou se equivocou quanto ao processo, ou então que, entretanto, o presidente Frederico Varandas e o Conselho Directivo revogaram a acção original e ordenaram uma simples Auditoria de Gestão.

Sendo verdade, acho que se cometeu um erro. As circunstâncias do Clube exigiam uma Auditoria Forense. Além do mais, não sendo Forense, até não dá para compreender ter sido um processo tão moroso.
Imagem de perfil

De Ophelia Queiroz a 10.04.2019 às 17:44

As minhas fontes são seguras, mas os motivo pelo quais não se efectuou uma auditoria forense , desconheço completamente
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 17:49

Sendo verdade, lamenta-se, e acho que merece uma explicação da Direcção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 17:51

P.S.: Já agora, a data do Comunicado é 3 de Julho de 2018 e não 2017, como indiquei.
Imagem de perfil

De Rampante a 10.04.2019 às 18:16

Amigo Rui Gomes,

O termo forense em auditoria é uma "inovação", um modernismo, já que a palavra "forense" é aplicada aos tribunais... assim seria apenas aceitável ouvir o termo "auditoria forense" se a mesma incidisse por ordem judicial ou associada a algum acto jurídico.

No entanto o Banco de Portugal, estando debaixo de fogo aquando o caso BES, decidiu utilizar essa expressão que até à data não era usual... porventura, queriam dar uma ideia de força... que estariam a fazer algo extraordinário e então chamaram "auditoria forense" àquela que mandaram fazer ao BES...

A moda pegou, e as próprias empresas auditoras passaram a chamar auditorias forenses, àquilo que antes chamavam auditorias especiais e/ou extraordinárias... puro marketing na minha opinião...

Pelo que é do conhecimento publico, a auditoria de que se fala, será uma auditoria especial já que não é de carácter continuo e teve em conta aspectos jurídicos, financeiros, processuais, informativos, tecnológicos, etc... Ora, sendo uma auditoria especial, podem chamar-lhe forense se assim o quiserem.

Na minha opinião... é apenas uma questão de semântica e não de conteúdo...


Para finalizar, deixar apenas a nota que pouco antes (1 ano) do termo ter sido utilizado pelo Banco de Portugal, tinha existido a publicação de uma dissertação de Mestrado no IP Tomar onde o autor defendia que deveria ser criado em Portugal a especialidade de auditoria forense, que se distinguiria por fazer incidir a sua actuação sob a fraude... ou seja, as auditorias forenses, seriam especializadas em fraude.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 19:53

Agradeço a explicação caro Rampante.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 10.04.2019 às 22:02

Uma auditoria forense pressupõe a busca de ilegalidades, ou de práticas fraudulentas, grosso modo.

"Auditoria Forense

A auditoria forense é uma técnica que visa a participação na investigação de fraude em atos conscientes e voluntários que contornar a legislação. Ele é desenvolvido através de técnicas de investigação forense, integrado com a contabilidade, conhecimento jurídico - processual e habilidades em áreas financeiras, de informação e pontos de vista perante a justiça.

Note-se que a auditoria forense é uma técnica útil para a pesquisa e órgãos de colaboração dos advogados, os departamentos de investigação policial, fiscal e esclarecimento judicial permitindo quaisquer atos ilícitos ou crimes.

O campo da auditoria forense é desenvolvido dentro de um ambiente composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais, falando contabilistas, advogados, caligrafia, engenheiros de computação, especializado em investigações das forças de segurança diferentes ou organizações, incluindo áreas especializadas dependendo do tipo de pesquisa, irá identificar as técnicas de trabalho para usar."

uma definição de Maria Evangelina Fontán

Uma Auditoria Forense só e mandada executar quando existem indícios graves de práticas fraudulentas ou desviantes, ou mesmo ilegais.

O que se pode, acerca desta situação, é conjecturar que o caso é de tal forma prejudicial ao Sporting, que o vosso presidente optou por não dar seguimento aos seus objectivos iniciais, a bem da nação leonina.
Imagem de perfil

De Rampante a 10.04.2019 às 23:40

Caro chakraindigo,

O texto que colocou é um artigo traduzido para brasileiro e desenvolvido de uma proposta do Ministério da Economia da Argentina...

Apesar de algumas semelhanças, não vamos trazer mais confusão ao tema... aliás, a sua conclusão final é mesmo resultado já dessa confusão e eventual má interpretação.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 11.04.2019 às 11:48

Caro Rampante,

acredito que a confusão seja minha, mas o que me pareceu, salvo melhor opinião, é que a auditoria pedida pelo vosso presidente visava esclarecer duvidas da prática de ilegalidades ou de fraudes por parte da direcção anterior, em que o caso das comissões pagas através do Batuque FC, e outras, indiciavam que isso era provável.

Fazendo a ponte para o meu clube, quando Vale e Azevedo saiu do Benfica, e dado os indícios existentes de desvio de verbas do clube, foram movidas acções que vieram a provar isso mesmo.

O nome da auditoria é irrelevante, mas o que se pretende com ela, e os meios diferenciados em relação a uma auditoria "normal", são aqueles que citei.

Eu também não acredito que a direcção do Sporting queira esconder algo, o que digo é que certas conclusões podem não ser trazidas a publico, no interesse do Sporting. E na minha opinião, bem.
Sem imagem de perfil

De Luis B. a 10.04.2019 às 17:42

Este arauto tem algum conhecimento de causa e fala baseado em provas e não em suspeitas que passam em certa comunicação social.https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/carlos-vieira-analisa-auditoria-e-recorda-que-houve-lucro-na-gestao-de-bruno-de-carvalhoNão sei como é possível fazer tantas alegadas falcaltruas, pagar tanto a um treinador e a uma centena de jogadores contratados e respetivas comissões, mandar construir um pavilhão, criar a SportingTV, aumentar o ecletismo com mais 20 modalidades competitivas e chegar ao fim do mandato e dar lucro? Como é possível? Há aqui certamente uma história mal contada.
Imagem de perfil

De Ophelia Queiroz a 10.04.2019 às 17:46

Eu não entendo nada de finanças, mas o facto de haver deixado mais de 40 milhões de dividas a fornecedores e empresários, se calhar tem alguma explicação?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 17:47

Dois reparos que tenho a fazer sobre o seu comentário.

Se não estou em erro, e creio que não estou, o caro aparece aqui a comentar sob vários pseudónimos. Se não agir como pessoa séria, as suas intervenções serão ignoradas/eliminadas.

Segundo, agradecemos a não referência de links a reportagens ou a seja o que for. O leitor pode muito bem manifestar a sua opinião sem isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 17:48

Este meu comentário é dirigido ao leitor "Luis B".
Sem imagem de perfil

De Luis B. a 10.04.2019 às 20:34

Então, eu vou fazer 3 reparos ao seu comentário.

1º) Não uso pseudónimo nenhum, é o meu nome, Luis Batista.
2º) Pessoa séria? Obrigou-me a voltar a ler o que escrevi e não encontrei nem mentiras, nem ofensas, nem linguagem ou vocabulário obsceno. Desculpe, mas não consegui atingir
3º) Quanto ao link, parece-me que já vi aqui alguns, e estando dentro do contexto do post, não vejo qual o mal, mas vocês lá saberão a política da casa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:27

O caro é um grande ALDRABÃO !!!

Só esta quinta-feira, já recoerreu a vários pseudónimos para comentar.

Mas pode ficar tranquilo, tudo o que aparecer da sua parte será eliminado.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 10.04.2019 às 17:46

Foi preciso ganhar o acesso à final da Taça de Portugal para logo o Sporting se ver envolvido em capas e mais capas de jornais por tudo e por nada. Ontem foi a da SMS ao Rafael Leão, hoje é da "suposta" auditoria. "Estou entusiasmado por amanhã!" dirão todos aqueles que adoram as novelas das TV's nacionais.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2019 às 19:01

Pelo que se tem visto na comunicação social parece-me que a montanha vai parar um rato e que não se vai tirar nenhuma acusação judicial daqui.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 19:56

Isso é uma previsão ou um desejo???

Pelo pouco que se sabe a este ponto, já há muita matéria para justificar um outro tipo de investigação.

Ou será que os milhões andaram a voar para a direita e para a esquerda por si próprios?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2019 às 20:14

É um feeling, pois a maior parte das coisas que se sabem, são apenas gastos de dinheiro de forma parva (ordenado de JJ e afins), mas não necessariamente crime.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 20:58

O que me parece é que há muitos indícios para justificar outro tipo de investigação.

Não se pode apenas fechar os olhos e dizer que foram "gastos parvos".
Imagem de perfil

De Rampante a 10.04.2019 às 22:07

Caro Mike Portugal,

pela experiência que tenho, o tempo que demorou esta auditoria, apenas se justifica caso os trabalhos da mesma tenham sido propositadamente estendidos no tempo... isso ocorre normalmente quando são encontrados indícios criminais e após reporte às autoridades, as mesmas intervêm no processo, pedindo muitas vezes auxilio na analise e interpretação de documentação, ou simplesmente para ganhar tempo às investigações entretanto iniciadas...

A própria intervenção de Varandas, que me pareceu extemporânea, leva-me a crer que nesse momento se vivia um momento fulcral na possível investigação.

Atenção, a montanha pode efectivamente parir um rato, ou seja, não haver qualquer acusação, no entanto não tenho a mínima duvida de que houve ou está a haver investigações criminais e que as mesmas eram/são sustentadas por fortes indícios.

Um futuro próximo virá mostrar se tenho ou não razão, mas neste momento e olhando para a "the big picture", estaria disposto a apostar forte em como a realidade estará em linha com o que descrevi.
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 10.04.2019 às 22:49

E ao fim de tanta conversa chega-se à conclusão que, apesar dos lucros gerados consecutivamente e das vitórias obtidas nas muitas várias modalidades do clube, com um conjunto de vitórias que há muito não se via por este lado, existirão em 5 anos de mandato uns milhares aqui e acolá por explicar, sem que tal propriamente configure crime de espécie algum.

Seja no futebol, ou em qualquer empresa pública ou privada de qualquer actividade económica neste atrasado país, já nos habituámos a viver com contas muito mal explicadas.
Algumas delas que se revelam verdadeiros desastres financeiros ao qual o Sporting, infelizmente, não é alheio nas muitas ultimas décadas de gestão desportiva e financeira, pela mão de vários protagonistas.

Noutros clubes, que não o nosso, as evidências de esquemas e trafulhices são mais que muitos, alguns configurando inclusivamente crime público e fiscal com branqueamento de capitais, inclusivé.
Mas eis que se descobre aqui uns dinheiritos mal explicados e toca de por a boca no trombone para justificar que se volte a continuar a arrastar o nome do clube no lodaçal a que já nos habituaram a viver...

Isto tudo perante dois factos: o primeiro é que o Sporting foi gerido durante 3 meses por uma comissão auto nomeada de pândega, caçadas e patuscadas que deixou um rastro inacreditável de contas e actos de gestão muito difíceis de entender e com as contas aí por pagar.
O outro facto é a explicação que já esta mesma direcção continua a sonegar aos sócios do clube a razão sobre a necessidade de se desperdiçar 2 milhões de euros na "abertura do mercado chinês" sem que ninguém até hoje entendesse do que realmente se trata.

Antes que venha para aqui banda dos indignados debitar a habitual ladainha, quero dizer o seguinte:
Eu não sou mandatado para defender Carvalho ou outro dos seus pares de modo algum. Não me revejo minimamente na figura do ex-presidente, nem nunca o apoiei em momento algum, dada a forma como sempre repudiei as suas atitudes caudilhistas e patéticas.
Mas isso não me coloca nem no direito, nem na necessidade de o destratar em base de coisa alguma, como aqui se revela, e que apenas serve outros interesses como seja desviar as atenções sobre assuntos, esses sim, verdadeiramente importantes e que tardam em serem sancionados e que sobretudo envolvem outros clubes, alguns deles configurando crimes graves e de inclusivamente lesa-Sporting!

Que esta gente que agora nos dirige demonstre tanto empenho sobre esses assuntos como agora revela para assuntos de relevância alguma.
Ainda assim, se entendem que tais "desvios" de dinheiro se sustentam em algum quadro criminal, acho muito bem que seja dirigida a matéria para as estâncias devidas. Apoio-os nessa decisão por inteiro.
Escusávamos era da pompa e publicidade que não nos favorece de forma alguma...!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2019 às 23:03

Confesso que esta sua narrativa me enfada, e muito, e não apenas por constituir mais um dos seus notórios "livros".

Reconheço, no entanto, que lhe assiste o direito de dizer as tolices que muito bem entende.

Apenas duas observações, para que conste:

Primeiro, não são "uns milhares aqui e acolá por explicar", mas sim uns bons milhões, e muito indica que não sabemos de metade.

Alega que não é "advogado de defesa do Carvalho", mas age, na escrita, como se fosse, e não é a primeira vez neste espaço.
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 10.04.2019 às 23:46

Rui...
O que o enfada não é o facto de você ser pouco dado à literatura.
Ler livros é uma chatice! Para alguns...
Bom, bom, é vivermos a vida a ouvir, aqui e ali, uma "bocas"!...

Mas eu acho mesmo que o que o enfada é que venha aqui alguém desmascarar a pouca relevância de um assunto que é a sua saga há longos anos, qual essa figura de Cervantes, D.Quixote de La Mancha e os seus Moinhos de Vento.

Aiiii... Cala-te boca!!
Lá fui eu evocar outra vez literatura...
Peço desculpa se o enfadei por isso!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 00:04

Sem me conhecer de parte alguma, impressionou-me!!!

Haja paciência...

P.S.: A relevância do assunto ainda tem muito por esclarecer. A minha "saga há longos anos" provou ser cem por cento fundamentada. Incomoda, não é ?
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 09:59

Aconselha-se uma leitura atenta da auditoria ao senhor Pepeu, talvez assim perceba a gravidade do que lá está escrito e deixe de misturar "alhos" com "bugalhos", o que os outros clubes fazem ou deixam de fazer nesta matéria é pura e simplesmente irrelevante para o problema que o Sporting tem em mãos.
Os actos da Comissão de Gestão de 3 meses são "difíceis de entender" já os actos ruinosos para o clube durante 5 anos são "uns milhares aqui e acolá por explicar, sem que tal propriamente configure crime de espécie algum".... está a brincar, certo?
Se o Sporting vai entregar ou já entregou às autoridades os resultados da auditoria para investigação acha mesmo senhor Pepeu que são apenas uns "dinheiritos mal explicados" que estão aqui em causa?
Para quem ama o Sporting como o destituído afirma como tem coragem para prejudicar o clube ilicitamente num cêntimo que seja? É esta a ética de ser Sportinguista? Onde estão os valores morais desta gente? Ou só pensavam no dinheiro e em sonegar o clube?
Li grande parte da auditoria e posso dizer perfeitamente que no meu entender há aqui matéria para investigação criminal, espero bem que as autoridades deste país o façam e que a verdade seja apurada doa a quem doer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 10:16

Estas suas observações passam ao lado do Pepeu, por razões óbvias.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 10:55

Caro Rui Gomes,
Pois, infelizmente a verdade é dificil de ver e entender para certas pessoas....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 11:10

Caro Paulo Salcedas,

E temos aqui entre nós algumas dessas ditas pessoas, mas acredito que sejam uma minoria muito pequena, felizmente.
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 11.04.2019 às 12:11

Não meu caro.
As suas observações não me passem ao lado. Respondo, isso sim, é se assim o entender fazer. Na maioria dos casos, os comentários do Rui Gomes, infelizmente, não levam a resposta alguma por não constituírem qualquer tipo de análise em resposta aos meus próprios comentários. Apenas se cingem a ser mensagens ofensivas é perfeitamente facciosas, sempre que alguém não esteja ao lado das opiniões dele.
Já quanto ao seu comentário, preocupa-me, da mesma forma que a si, qualquer assunto que respeite ao meu clube do qual sou orgulhosamente sócio efectivo há mais de 40 anos.
As contas do clube são, para mim, uma preocupação máxima por terem provado sido nos últimos longos anos absolutamente decisivas para a definhamento deste clube grandioso que poderia ser muito mais bem sucedido.
Mas não só as contas como também a forma e atitude de defesa dos interesses do clube perante as instituições que regem o futebol em Portugal e no mundo.
Sucede que tivemos uma direcção que alterou significativamente os pressupostos dessa forma de estar.
É isso trouxe resultados, tanto desportivos como financeiros.
Não obstante, foi secundado de estilos e práticas que eu repudio veementemente.
Tal conduziu a um mal estar instalado no clube que não nos favoreceu minimamente.
Se dúvidas houvessem, as atitudes últimas tomadas mais que justificaram a destituição da mesma direcção.
Ainda assim, isso, por si só, não justifica a diabolização de um determinado sujeito, seja pelo direito que tenha de se dfender, seja pela exposição pública do clube, seja ainda pelo resultado que a não comprovar coisa alguma sujeita o próprio clube a circunstâncias que podem em última estância não o vir a favorecer.
Burocratas e punhinhos de renda sugeririam sempre que se fosse dissecar tudo muito diteritinho, custasse o que custasse, mesmo que em última análise, apenas custasse ao próprio clube.
Já o mesmo foi referido por jornalistas, alguns insuspeitos, que demonstraram ser até defensores da actual direcção do clube. Vide o exemplo das declarações de José Ribeiro sobre este mesmo assunto.
Agora se se entende que exista realmente matéria de façto para se investigar a fundo, que se o faça. Já antes o disse, ao contrário do que as "bocas" do administrador deste blog sugerem. Mas eu compreendo-o, é pouco dado a ler livros, por isso não entende as mensagens.
Mas que se façam as ditas investigações com a necessária descrição e recato, em nome dos interesses do clube, e não em forma folclórica ao arrepio das intenções declaradas do actual presidente que não queria tornar o Sporting num circo.
Mas já que, com todo o aparato, foi exposto na praça publica as tais eventuais actividades criminais de Carvalho e restante direcção, agradecia que aqui me explicasse o que tanto o aflige.
Já agora não se fique só por essas aflições e explique igualmente as práticas tanto da comissão de gestão como da actual direcção em relação aos assuntos já aqui por mim referidos.
Acredito que de uma forma positiva e colaborante, podemos ambos nos esclarecer quanto assuntos que legitimamente nos preocupam.
Apenas porque o Sporting é o que nos une, onde este e aquele pouca relevância terão para qualquer um de nós.
Eu, por mim, o que gostaria mesmo é não ter que voltar a ouvir alguma vez mais o nome de Bruno de Carvalho relacionado com o Sporting.
Não me parece ser essa a intenção dos odiosos...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 12:27

Não seja estúpido!!!

Formei-me em Direito a ler o quê... jornais???

Tenho centenas de livros em casa de todo o tipo que já li.

Nem devia perder tempo a dar-lhe estas explicações.

Este é o seu último "livro" que permito neste espaço.já que o caro não consegue comentar seja o que for sem "dar a volta a Portugal".
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 12:55

Caro Pepeu.... é sempre assim? Uma no "cravo" outra na "ferradura"?
Basta o amigo ir ler a auditoria (na íntegra) e perceberá concerteza o que me aflige e o que aflige muitos sportinguistas.
Por algum motivo a SAD está em dificuldades financeiras, acha que o "reinado" da comissão de gestão e o tempo que a atual direção leva de funções explicam tudo? ou já sequer ao menos uma grande parte?
Claro que não, o que é um facto demonstrado pela auditoria é que os últimos 5 anos de gestão foram desastrosos com consequências muito graves para o clube e para o seu futuro, inclusive com situações que pressupõem além da má gestão, ilicitos criminais e dolo também. É isto que me preocupa, não só a criminalidade mas também a impunidade.
Sem imagem de perfil

De Ophelia a 11.04.2019 às 11:51

A narrativa de se dizer que uns milhõezinhos mal gastos e sem justificação, aqui e ali, não têm qualquer problema, porque o grande génio da gestão conseguiu lucros, é algo que não compreendo.
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 11.04.2019 às 12:39

Não minha cara. Não é essa a narrativa.
Acontece que na gestão diversa de uma qualquer imprensa ou clube existem práticas do foro financeiro que vêm sistematicamente toldadas de descrição que visam muitas vezes necessários pagamentos a terceiros ou formas virtuosas de mitigar eventuais encargos fiscais.
Lendo o que vai por essa imprensa fora é fácil perceber que existem ali dados perfeitamente explicáveis por essa via.
Ainda assim, na dúvida tende-se a querer dar entender ou a provar que talvez haja intenções mais perniciosas e com a a intenção única de prejudicar o clube.
Ora, o dissecamento com exposição pública de tais actos dificilmente favorecerão o próprio clube, sem a garantia evidente que se prove coisa alguma sobre eventuais actividades criminais e fraudulentas.
Além disso, de igual modo se pode questionar os actos de gestão tidos após a direcção de Carvalho que, esses sim, constituíem práticas bem mais habituais no nosso famigerado clube durante longos anos antes do próprio Carvalho.
O senhor Sousa Cintra então é um fartote!....
Mas como esse deve ter um santinho qualquer lá no altar que o coloca eterna e enternecidamente no coraçãozinho de todo o sportinguista....
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 13:50

Mas se o amigo tem conhecimento de atos ilicitos praticados pela Comissão de Gestão o seu dever como sócio é denunciá-los a quem de direito, direcção do Sporting para esta agir em conformidade, é o que deve fazer, o que espera?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 14:00

Isso mais acima é só mais da mesma conversa avulsa para distrair incautos!
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 11.04.2019 às 17:23

Isso mais acima é só aquilo que você bem quiser entender!
Compreende?!...
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 11.04.2019 às 17:21

Ninguém acusa aqui a comissão de gestão de practica de actos ilícitos. Única e exclusivamente, os seus actos de gestão foram passíveis de causar danos avultados ao clube, e em tão pouco tempo, por via de decisões sem um pingo de critério.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 12:42

Com a SAD em falência técnica.... eu cá gostava mesmo que me explicassem onde estão esses lucros.... é que a malta é toda burra e não os vislumbra.... deve ser a diferença entre a realidade a realidade virtual.....
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 11.04.2019 às 17:28

A Sporting SAD encontra-se em falência técnica há bem mais anos do que aqueles que você quer entender perceber...
Resolveu por tudo agora num saco e colocar-lhe um selinho com a chancela de Bruno de Carvalho, o que constitui uma distinta lata perante tudo aquilo que nos foi dado a observar durante largos anos.
Mas é esta a realidade dos novos-sportinguistas.
E é por estas e por outras que nós nunca iremos chegar a lado algum.
Falta gente nova com cabeça e ideias novas na já bem mofada hierarquia leonina.
Daí que se tenda a incorrer sempre nos mesmos erros de análise e de gestão.
Não parece haver emenda...!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.04.2019 às 12:53

"A Sporting SAD encontra-se em falência técnica há bem mais anos do que aqueles que você quer entender perceber..." a sério? Está a brincar não? Então a famosa reestruturação da dívida entre 2013/2018 foi para quê? O querido líder resolveu as dívidas todas pelos vistos, fez um pavilhão e não resolveu esse problema??
Vem com a conversa do lucro, como é que se pode ter lucro se a conta corrente fornecedores apresentava um saldo negativo de 40 milhões?
A conta clubes e empresários, portanto transferências um saldo negativo de quase 30 milhões? Andamos a brincar ou quê?
Ou o queridinho bruninho e os seus acólitos andaram a empurrar a dívida com a barriga e quem que lá ficar que se lixe?
Gente nova faz falta, com novas ideias e dinâmica, o que não faz falta são adoradores de vigaristas e afins
Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 11.04.2019 às 18:33

Querem tornar o Carvalho numa vítima?!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.04.2019 às 14:05

O melhor è canonizá-lo.... porque não Bruno ao Panteão????

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo