Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bas Dost diz adeus ao Sporting

Rui Gomes, em 26.08.19

33uB_e32Sxj_l.jpg

O Eintracht Frankfurt oficializou esta segunda-feira a contratação de Bas Dost. No site oficial, o emblema alemão confirma que o ex-leão assinou contrato por três temporadas, até 30 de junho de 2022. O Sporting confirmou igualmente a transferência num negócio de 7 milhões de euros "acrescido do valor variável, em função de objectivos, que pode chegar aos 500.000 € (quinhentos mil euros), ficando a Sporting SAD com o direito a receber o montante correspondente a 15% de uma futura venda.

Bas Dost foi contratado pelo Sporting no início da época 2016/17, por 10 milhões de euros, tendo marcado 93 golos em 127 jogos com a camisola leonina.

Eis o que ele teve para dizer na hora de despedida:

"Chegou o momento de dizer adeus após três anos apaixonantes ao serviço do Sporting. Sempre joguei com o coração por este clube, sempre dei tudo o que tinha por ele, e vivemos momentos maravilhosos juntos. Mas também passamos por outros muito maus, em especial após o ataque a Alcochete. Mas eu sempre senti o apoio dos sócios e adeptos no estádio e na rua. Esta foi a razão pela qual renovei o meu contrato no ano passado. Queria agradecer e retribuir a todas as pessoas que sempre me deram confiança e carinho duram esses tempos difíceis. Para ser honesto, este adeus custa muito. Mas a vida continua, e espero vir a ser igualmente muito feliz ao serviço do Eintracht Frankfurt".

Este caso chegou a um ponto que quase - e digo quase - não interessa o valor de venda. É por de mais óbvio que o jogador sentiu que não tinha condições para continuar em Portugal e no Sporting, seja ainda em consequência do evento de Alcochete, acrescido de problemas pessoais que não são para aqui chamados.

Bas deu-nos muitas alegrias e foi um excelente profissional até estes dias finais. Fica no história do Sporting pelo seu espectacular registo de golos. Só lhe podemos desejar boa sorte.

publicado às 13:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


69 comentários

Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 14:11

Boa tarde,

Ai está o negócio do século 93/127 por 7 enormes milhões há sim 500mil em variáveis... que dizer disto!!! Mas isto dos valores quase não interessa.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 14:48

Tomou tudo em consideração ou para si satisfaz a usual postura crítica, em que o caro nada faz salvo sentar-se na bancada a dar bocas?
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 17:19

Boa tarde,

Para o caro tudo o que não seja da sua linha de pensamento é dar bocas especulações retórica são anti isto e aquilo e outros mimos.

Vamos ser moderados e compreender que o melhor pl da nossa liga foi vendido por 7M.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 17:33

Não o pretendo convencer seja do que for. Dou a minha opinião sabendo antecipadamente que não vai ser consensual.

Vesti a pele de dirigente de futebol para não dar o benefício da dúvida a quem assume a enorme responsabilidade num clube da dimensão do Sporting.

Precisamente por isso, tento ser moderado e pontual com as minhas críticas.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 19:16

Boa tarde,

Eu também dou a minha opinião e isenta não tenho cartilha...

Já agora use essa moderação para o uso do contraditório porque nunca o apelidei de nada.

A responsabilidade num clube da dimensão do SCP é novidade?? Eu acho que não, e FV disse isso várias vezes.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.08.2019 às 19:49

Pelisca,

A opinião é livre, e a demagogia também. O valor deste jogador nunca foi elevado. E foi por isso que veio para Portugal e para o Sporting. Marcou muitos golos quando veio, mas já não foi assim na última época.

Como activo, ao contrário de Bruno Fernandes, não se valorizou. Apenas tem procura por valores mais elevados, em mercados periféricos, para onde não quer ir.

No mercado europeu só clube alemão e um inglês que o queria por empréstimo se interessaram por ela. A alternativa era não vender, mas o Sporting precisa de aumentar receitas e diminuir despesas e o jogador queria sair.. Para mais, na minha opinião não encaixa no actual sistema de jogo da equipa.

Eu só compreendo a guerra interna que por aí vai a propósito desta transferência, porque os resultados no futebol têm sido positivos. Até já vi alguém escrever que o futebol não interessa, o que interessa á a gestão.

A oposição brunista, não brunista, e assim assim, não vai parar. O Sporting que se lixe.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 21:43

Boa noite,

Nação Valente

Pode falar em demagogia e opinião livre vou focar me na segunda porque o caro já é a segunda vez que desvaloriza um jogador como Bas sem sentido nenhum e quero acreditar que é uma mera opinião.

Lembra-se de Liedson que valor tinha no mercado europeu ? E Jardel que só conseguiu ir para a Turquia e depois voltar a Portugal ou será que também não tinham valor.

Compara BF com Bas dois jogadores com idades completamente diferentes e mais em momentos diferentes porque Bas a jogar e a marcar então os 7M ainda faziam menos sentido.

Não sou da ala BDC nem da oposição só porque sim , não sou é do estilo yes man.

A mim nunca me viu dizer que a gestão é que é importante , mas mais uma vez estamos em desacordo os resultados têm sido bons? Perdeu um troféu por 5/0 empate com o Maritimo e duas vitórias acha isto excelente? Ontem o mau caráter disse uma grande verdade
Ele festeja títulos não pontos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.08.2019 às 23:08

Caro Pelisca,

Enu não desvalorizo Bas Dost. Quem o desvaloriza é o mercado. Diga-me que propostas concretas o Sporting recebeu de clubes europeus por este jogador, porque a ser verdade o que diz a Direcção, está no mercado desde Maio. Da mesma forma que desvaloriza Bruno Fernandes, porque ninguém quis pagar 70 milhões, valor que acho justo.

Não está em causa a eficácia do jogador na marcação de golos, mas como não encaixa no sistema do Sporting neste momento, também não encaixa noutros clubes.

Também não escrevi que as prestações desportivas têm sido excelentes, como não são as dos outros clubes porque todos perderam pontos e mais que nós. É futebol.

O jogo com o Benfica não serve de bitola para nada. Foi um jogo com as suas especificidades próprias. Na primeira parte o Benfica teve uma oportunidade e marcou contra a corrente do jogos. Tivéssemos marcado algumas das oportunidades que tivemos e o resultado seria diferente. Na segunda parte, desorientação associada a algum cansaço ditaram o resultado.

Eu não balanço entre a euforia e a depressão, mas prefiro festejar resultados, a não festejar, com a consciência que os títulos se ganham no fim.

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.08.2019 às 14:29

Parabéns á direcção por pelo menos ter referido o valor, terminando com a especulação daqueles que queriam criticar por ser 6M ou daqueles que puxavam para os 10M para não parecer tão mau.

7M é no entanto péssimo (o jogador está avaliado em 17M) e obriga-nos em 3 ou 4 dias a Ir ao mercado descobrir alguém que seja tão bom ( ou que tenha no mínimo potencial) por 5M e a ganhar max 2M brutos.

Viana que ontem esteve bem a criticar o Var que continue a ter uma boa semana e faça magia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 14:50

E qual seria a sua resolução, nas circunstâncias e tendo presente que ele recusou várias ofertas muito mais lucrativas?
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.08.2019 às 15:45

Pois o problema é esse mesmo. Falar é fácil.
Sem imagem de perfil

De jcp a 26.08.2019 às 15:59

O nosso presidente que por mais de uma vez disse que caso fosse eleito reverteria as rescisões, afinal o Bas Dost nem lhe atendia o telefone... ou seja, falar, devitar postas de pescada é tão fácil...
Sem imagem de perfil

De Jorge a 26.08.2019 às 17:07

É preciso "alguma" desonestidade para dizer isso.

Entre uma coisa e outra (a declaração e o não atender) decorreu quase um ano.
É natural que os contextos mudem. Isto admitindo que não é simplesmente uma grandessissima treta e uma tentativa de nos menorizar.

Mas a coisa mais impressionante é a credulidade à conveniência.

Quando dá jeito até as cofinas desta vida são fontes crediveis....

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 17:13

Os "antis" deste mundo aproveitam todas as ocasiões para se manifestarem e nem sequer vale a pena esperar um debate construtivo deles. É a tristeza que se continua a viver no Sporting, mesmo após o afastamento do lunático.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 17:21

Boa tarde,

E fazer mal mais facil é!!

SL
Sem imagem de perfil

De Sousa a 26.08.2019 às 17:25

Pela tua pinta, deves ser daqueles que passa a vida a falar dos outros e a nada fazer por tua própria mão. O mundo está cheio de "Peliscas".
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 26.08.2019 às 19:05

Boa tarde,

Por acaso conhece-me de algum lado para fazer uma observação dessas??!
E qual é a sua pinta....deve ser a de mau gosto!!! E não me trate por tu porque não andei consigo na escola
Esgrima argumentos e guarde para si considerações pessoais .

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.08.2019 às 17:36

A direção (e não eu) foi precisamente eleita para resolver esse tipo de problemas e são eles que têm obrigação de ter as melhores soluções.

Mas como já disse antes, se já se sabia atempadamente qual era vontade do jogador era encarregar o próprio ou empresário de arranjar o novo clube ( e não ser o Sporting a arranjar).

Sobre o que se diz da motivação pós Alcochete - vejam alguns jogos ainda do tempo de peseiro ou no início de keiser - Bas Dost foi nesse período o mesmo de sempre e só a partir do meio da época passada é que algo mudou.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 17:52

Como sempre, uma perspectiva à conveniência da sua visão das coisas, visão essa que se evidência por ser muito pouco fundamentada e sobretudo tendenciosa.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.08.2019 às 18:14

Ao contrário de alguns não é meu hábito dizer coisas por dizer.

Bas Dost ate dezembro - 15 jogos/16 golos
Bas Dost o resto da época - 20 jogos/8 golos.
Sem imagem de perfil

De Antonio Pereira a 27.08.2019 às 16:25

Não será Porque deixou de marcar os penalties ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.08.2019 às 16:42

Acho que o problema era mais profundo do que isso.
Sem imagem de perfil

De Antonio Pereira a 27.08.2019 às 17:01

Concordo, mas desde o início da época, porque tirando os penalties o rendimento foi uniforme e abaixo das épocas anteriores. Eu gostava do jogador e principalmente era reconhecido no balneário mas percebo o negócio. Tem 30 anos e ganha muito dinheiro. Ninguém se insurgiu quando o anterior presidente deixou sair Árias por 309 mil euros, Dier por 5 milhões, Carrilho de borla e vários jogadores da formação que agora aparecem no Benfica e Porto
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.08.2019 às 19:52

O valor de mercado até pode ser 170 milhões. O que vale na realidade é o que o mercado estiver disposto a pagar. E na Europa só apareceu a proposta do clube para onde vai.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.08.2019 às 20:56

E ainda bem que apareceu, senão teria provavelmente ido a custo zero
Sem imagem de perfil

De Jorge Pereira a 26.08.2019 às 14:34

Muito obrigado Bas Dost. Boa sorte nesta nova etapa.

Saudações sportinguistas
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 26.08.2019 às 14:50

Também fico com pena de ver um grande jogador ir embora.
O que fica é a memória dos golos marcados e da alegria em vê-lo jogar e a festejar os golos. Depois de Alcochete, o Bas Dost nunca mais foi o mesmo, com a mesma alegria a festejar os golos... Ficou mesmo afectado com o acontecimento.
Quanto ao preço e à percentagem de futura venda: quando não se pode obrigar o jogador a aceitar um país terceiro mundista de futebol e se tem a obrigação contratual de lhe pagar o ordenado mais alto do futebol português, não nos podemos queixar do negócio que foi feito.
Agora é esperar que até ao fecho do mercado, surja um coelho da cartola.
No próximo sábado, com o estádio cheio a apoiar esta equipa (que se tem esforçado domingo após domingo), seria a altura ideal para apresentar o tal joker que vai fazer companhia a Luiz Phelippe.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 14:58

É genericamente também a minha leitura da situação.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.08.2019 às 14:53

-"Para ser honesto, custa muito. "-
Entre linhas e compacto!...

Boa viagem Bas Leon Dost
Fica-te bem o teu segundo nome de nascimento.. Até parece que os teus progenitores adivinhavam o teu futuro. 😁

P. S.. Rui..
Se todos os chifrados realmente seguissem o conselho... Portugal seria um país com população reduzida..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 14:57

Desculpe, mas não compreendo o significado disto: "Rui.. Se todos os chifrados realmente seguissem o conselho... Portugal seria um país com população reduzida".
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.08.2019 às 15:03

-"... acrescido de problemas pessoais que não são para aqui chamados." -
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.08.2019 às 15:09

Simplificando.. Para evitar algum mal entendido.
Não acredito muito que ele se tenha ido embora por tal causa.. E ainda mais, conhecendo a mentalidade dos centro-norte europeus.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 15:27

Para o caso não interessa. Eu fui casado com uma europeia dessa região e também conheço muitíssimo bem a mentalidade prevalecente.

Para já, sendo eu sempre frontal, não me surpreende que o Carlos acredite salvo no que pode pintar a coisa mais negra do que ela já é. Todos os seus recém-comentários, inclusive sobre o jogo de ontem - o Carlos viu um outro jogo que não o Sporting - demonstram isso.

Talvez nos possa explicar a razão para ele aceitar ir para um clube no qual, tudo indica, vai receber um salário muito inferior ao que auferia no Sporting.

Já sabemos que ele recusou ofertas muito lucrativas de clubes de quatro outros países. Isso, nem o mercenário do empresário refutou.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.08.2019 às 16:16

Explicar, eu?..
O melhor, é mesmo ficar por aqui, ele já foi .... e também evitar armar aqui um 31...senão isto dispara para os 300 comentários.😁


Sim, claro que vi outro jogo e jà o revi..
Sim, vi o Sporting.. Acredite ou não!..
O adversário era o Portimonense. 😁

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 17:14

Eu estou sempre disponível para debater, nunca fujo às questões e não obstante a minha frontalidade e ocasional agressividade, não levo estas questões a peito.
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 26.08.2019 às 15:00

"Esta foi a razão pela qual renovei o meu contrato no ano passado."

Não é verdade. Não renovou. Rescindiu e depois fez um contrato com mais 1 ano de duração do anterior, entretanto rasgado, com condições financeiras que lhe eram muito superiores e vantajosas.

Mas pronto, siga a banda.

Agora ver de um ponta-de-lança de qualidade e que marque muitos golos, o que não se afigura fácil tendo em conta os poucos dias que faltam para terminar o mercado de Verão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 15:29

Por muito importante que ele fosse na altura para a equipa, acho que Sousa Cintra exagerou ao aceitar as elevadíssimas condições do novo contrato.
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 26.08.2019 às 15:53

Exagerou e bastante!
Sem imagem de perfil

De jcp a 26.08.2019 às 16:06

O SCP não tem condições de comprar um avançado já com fama e com provas dadas, é impossível, não temos dinheiro para isso.
Tem de comprar alguém do tipo Luis Filipe, Slimani, Liedson e logo se vê. Comprar alguém com provas dads, tipo Jardel, não temos qualquer hipótese, nem o SCP nem outro clube português.
Reparem o SLB investiu num avançado supostamente para ser titular Raul de Tomas, custou 20M e provavelmente vai sentar no banco...

Na minha opinião já tínhamos um, Gelson Dala
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 17:17

Não há nada de novo neste argumento. Os que não estão, mesmo sem nunca provarem seja o que for, em contexto, são sempre a solução para tudo.
Sem imagem de perfil

De jcp a 27.08.2019 às 12:14

Em tempos, sempre que o destituído emprestava ou vendia algum jogador da formação, o caro Rui tinha sempre algo a contrariar... Parece que agora está tudo bem. Coerência acima de tudo.

Na minha perspectiva, em primeiro lugar temos que olhar para os nossos jogadores e só a seguir tentar contratar alguém.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.08.2019 às 13:36

Meu caro,

Isso é conversa para incautos, não pega comigo.

Não consegue reconhecer que o período do lunático foi excepecional, pela negativa e que não havia o mínimo de respeito por esse personagem?
Imagem de perfil

De Greenlight a 26.08.2019 às 15:32

Ficar ou sair era mais Lose-lose do que win-win. A partir de certo ponto, qualquer solução para Dost seria má para o Sporting. Tudo começa na agressão em Alcochete, passa pelo resgate extraordinariamente caro de SC e termina agora com uma venda por valor extremamente baixo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.08.2019 às 15:39

Desportivamente há muito que digo que o Bas Dost é prejudicial à forma que o Keizer que pôr a equipa a jogar. Jogador com pouca mobilidade, acho que
numa equipa que faça muitos centros pode render muito mais.

Já financeiramente não se percebe este negócio…. um dos melhores avançados em Portugal a ser vendido por 7M€, a fazer lembrar a venda do Diego Sousa para a China por 5M€..... o futebol é maluco ao ponto de pagar loucuras por pseudo craques que depois passam a vida a ser emprestados, e por outro lado é incapaz de gastar dinheiro em jogadores com provas dadas.

Digam o que disserem, e agora como não está lá o BdC já me podem dar razão….. os empresários são um dos principais cancros do futebol, não criam valor acrescentado ao futebol, apenas incrementam custos, este caso do Bas Dost é mais um exemplo do que é o dito respeito que nutrem pelos clubes…. o respeito é ao dinheiro acima de tudo!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.08.2019 às 16:14

Schmeichel,

O Dost não pressiona tanto como o Phyllipe, mas por outro lado garantia mais golos. Ontem contra o Portimonense tivemos vários cruzamentos para a área deles que não foram aproveitados.

A culpa desta situação foi de Sousa Cintra que prometeu mundos e fundos ao empresário do Dost. E agora esta direção decidiu continuar esse processo vendendo-o por truta e meia só para não ter que pagar o ordenado. Dois erros graves.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.08.2019 às 18:53

Mike,

O B.Fernandes também tem um contrato em que recebe muito... e ninguém questiona isso, os jogadores bons paga-se por isso.

Acho que uma demonstração clara da forma de jogar do Keizer é ter os extremos com pés trocados.... isso diminui a ida à linha final e consequentes cruzamentos.... o Dost estava fora do estilo da restante equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 20:11

Certo ou errado é uma prática corrente no futebol, utilizada por muitos treinadores.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.08.2019 às 20:52

O tipo de ponta de lança como o Bas Dost é raro na Europa... exactamente por obrigar a ter um sistema que providencie esse tipo de jogo. Não era um acaso o Jardel nunca ter jogado numa equipa top europeia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.08.2019 às 13:39

É tão raro que veio para o Sporting por 10 milhões aos 26 anos?

A coisa correu bem, felizmente para o Sporting, mas quem é que o conhecia antes de ele chegar a Alvalade?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.08.2019 às 18:28

Relembro que tínhamos perdido nos 1/8 Liga Europa, tempo Marco Silva, com o Wolfsburgo e ele era o ponta de lança…. era já um jogador bastante conhecido….. outra coisa é se em Portugal as pessoas estão familiarizadas com a liga alemã.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 26.08.2019 às 15:46

Obrigado Bas Dost por tudo aquilo que deste ao SPORTING.Boa sorte.

José Silva
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.08.2019 às 15:50

Isso dos 15% numa futura venda deve ser para quando os Alemães o venderem por €40M. lol
Sousa Cintra lixou-nos com o Dost, lixou-nos com o Gudelj e lixou-nos com o Diaby. Dois deles já se foram, falta o último.
Sem imagem de perfil

De jcp a 26.08.2019 às 16:08

Tambem não percebo essa dos 15%, era preferível vender os 100% por mais 1M e retirar também os objectivos
Sem imagem de perfil

De RASR a 26.08.2019 às 18:42

Especulando, é bastante provável que tenha sido a única hipótese do Sporting ver o negócio concretizado. Receber menos agora, o Eintract paga ao agente é ficam 15% numa futura venda que nunca se irá concretizar. O Sporting sai prejudicado mas o menos possível... Contas feitas, é 1M para o agente, 15% de uma futura venda e 500mil por objectivos =10M
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2019 às 20:14

Poderá até valer muito se ele aos 32 anos, por exemplo, aceitar ir para um dos campeonatos mais emergentes, como o da China, que pagam bastante.
Sem imagem de perfil

De RASR a 26.08.2019 às 21:38

Exato, mas já estou a fazer as contas por baixo e, para mim, na verdade, prefiro ver desta forma, mesmo que sem fundamento nenhum, do que apenas que se foi embora um dos jogadores mais acarinhados e com um registo histórico por "apenas" 7Milhões. Para mim, estas contas fazem sentido e vejo desta forma, Bas foi ao preço de custo e desaperta-se mais um nó deste novelo todo enrodilhado.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo