Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Neste primeiro vídeo vê-se o lance em que Ygor Nogueira, jogador do Gil Vicente, foi alvo do seu segundo cartão amarelo do jogo, resultando inevitavelmente na sua expulsão.

Até me parece que seja falta, mas é o tipo de contacto que se vê à dúzia em todos os jogos. Uma árbitro competente, justo e imparcial, consciente que iria expulsar o jogador, daria um forte aviso, sem admoestação. É por de mais óbvio, por este e vários outros casos do passado, que esta adjectivação não é aplicável a Nuno Almeida. Creio que o VAR (António Nobre) não teve influência na decisão.

Instantes antes (aos 43 minutos), temos o lance em que Gilberto, jogador do Benfica, deliberadamente agride Joel, jogador do Gil Vicente. Não há nada aqui acidental. Gilberto primeiro dá-lhe com a mão aberta, e de seguida, com convicção absoluta, dá-lhe com o cotovelo na cara. 

Nuno Almeida teve clara visão do lance, tanto assim que prontamente assinalou falta e mostrou o cartão amarelo a Gilberto, quando, na realidade, na minha opinião, devia ter sido o vermelho.

Nem sequer me dei ao incómodo de assistir à segunda parte do encontro, convicto que com superioridade numérica durante mais de 45 minutos, teríamos mais uma vitória do Benfica, a fazer jus ao já notório "limpinho, limpinho".

Reconheço que é um caso subjectivo e por isso alerto, desde já, que a haver debate, este será apenas sobre este jogo e estes lances. Desvirtuar a conversa com incidentes de outros jogos e de outras equipas é contraproducente.

publicado às 02:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


61 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 21.12.2020 às 07:13

Do Ferrari não se poderia esperar outra coisa.
Benfica com árbitros à medida.
Noutra Liga estaria em 5º
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:21

Presumo que seja um Ferrari da cor em tempos proibida no Sporting:)
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.12.2020 às 08:36

A primeira chapada parece-me acidental, mas o cotovelo é completamente propositado, pois até se vê aos 54s do vídeo ele a morder os lábios de raiva antes de disparar o cotovelo. O VAR deveria ter intervido no lance e dizer ao árbitro para expulsar. É para isto que o VAR devia servir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:05

Mike,

Creio que não é caso para VAR. No entanto, a decisão final é sempre do árbitro.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 21.12.2020 às 09:28

Também me parece que o VAR deveria ter intervido. Então não é suposto intervir quando é lance para vermelho direto? E este é o caso.
Já relativo ao lance de expulsão do jogador do Gil, nada a dizer - um jogador amarelado saltar à bola daquela forma, de punho em riste....
Agora, nessa altura o benfica já deveria estar a jogar com 10.
Resultado, mais uma vez o benfica, com ajuda e mesmo assim com muita sorte, acaba por levar os 3 pontos...O Gil poderia ter marcado 2 ou 3 antes de sofrer o 1º golo..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:39

A primeira expulsão acontecer a um jogador do "glorioso" era caso muito espinhoso para o sistema.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 21.12.2020 às 10:55

Seguramente, seria um autêntico cataclismo em Portugal, de colocar a própria pandemia num canto...!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 11:04

Ai se o Gilberto tivesse vestida a camisola do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.12.2020 às 12:03

Caro Julius, obviamente todos sabemos o que aconteceria se o Gilberto tivesse vestida a camisola do Sporting, era Vermelho direto e se calhar 2 jogos de suspensão...
Imagem de perfil

De Greenlight a 21.12.2020 às 08:42

Ontem em Barcelos, assistimos a mais do mesmo, um jogador do Gil a fazer a mesma falta 3 vezes, como que a pedir para ser expulso, antes vimos os defesas do Gil a fazer passes "de morte" para o seu GR mas o prodígio Darwin a desperdiçar as ofertas dos adversários. Na segunda parte a equipa do Mestre ainda precisou de um autogolo ridículo, de um dos defesas do Gil, para se colocar em vantagem. Os médios e avançados do Gil pareciam com uma vontade diferente da dos seus colegas da defesa e o Gil com menos um jogador criou mais oportunidades de golo que o SLB; o golo do Gil foi, no entanto, negado pela barra e por Odysseas, o melhor jogador em campo.
Em resumo, uma vitória caída do Céu, ou sabe-se lá de onde (não se sabe mas suspeita-se) para uma equipa do SLB, que apesar dos seus jogadores caríssimos e de ser liderada pelo Mestre, joga muito pouco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:19

Se perguntar a Jorge Jesus, ele conta-lhe uma história muito diferente. É como diz um cartoon que vi há instantes... em que ele consegue ver jogos que mais ninguém vê.
Imagem de perfil

De Greenlight a 21.12.2020 às 09:34

O JJ não pode ser levado a sério, se, por acaso, ele aparece na TV, não consigo deixar de sorrir com as baboseiras e inverdades que ele consegue dizer. É um Clown, muito bem pago por sinal. Mas enfim, sempre é preferível ao outro grosseirão, que se passeia no Porto, que aparenta, quase sempre, querer bater em toda a gente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:40

É um exemplo clássico de dois negativos não fazerem um positivo.
Imagem de perfil

De Greenlight a 21.12.2020 às 10:29

Exactamente.
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 21.12.2020 às 08:57

Como sportinguista, acho que isto é para amarelo. O gajo põe o braço dqeual maneira, é um lance negligente. Mas compreendo que talvez se não desse amarelo podia aceitar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:01

Na realidade, há muitos actos "negligentes" do género que não são punidos com cartão. Isto, se se está a referir ao caso de Nogueira.
Sem imagem de perfil

De RASR a 21.12.2020 às 09:13

A mim, pareceu-me outra coisa. Pareceu-me que o jogador do Gil estava mesmo MESMO a tentar e a querer ser expulso. Leva o primeiro amarelo ~10 mins antes por uma cotovelada ao jogador do Benfica. Não conseguiu. 10 mins volvidos, vemos exatamente o mesmo jogador a andar à cotovelada com o do Benfica. O que ali ficou mal foi que apenas foram mostrados amarelos, quando devia ter sido vermelho para ambos, porque vê-se o do Gil a disferir intencionalmente uma cotovelada mas a falhar e o do Benfica a disferir outra logo a seguir e a acertar. Mas ambos com intenção!

A meu ver, clara agressão de ambos que deviam ter sido admoestados com cartão vermelho. Se o do Gil claramente queria ir para o balneário, o do Benfica apenas deixou-se levar pelo calor do momento, mas amarelos? Não!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:17

Essa alegada intenção do jogador do Gil Vicente torna-se ainda mais subjectiva.
Sem imagem de perfil

De RASR a 21.12.2020 às 09:35

Digo que foi com intenção atendendo aos movimentos e posições dos corpos naqueles segundos. Apenas alguém que procura o vermelho é que coloca os braços (diga-se, levantados mas dobrados ) para jogar uma bola com os pés, rente ao chão.

Se não se conseguisse aferir a "intencionalidade" do jogador, de forma nenhuma, nunca haveria vermelhos diretos. É a posição e movimento dos corpos que nos mostram a intenção do jogador, não o que ele diz depois de partir uma perna ao adversário

Por isso digo novamente, houve intenção de ambos para as cotoveladas e vermelhos não foram corretamente mostrados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 09:42

Tudo inteiramente dependente dos critérios do árbitro.
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 21.12.2020 às 12:33

Exato. Acho que o jogador queria mesmo receber esses amarelos e fez por isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 12:42

Sendo verdade, é muito grave!
Sem imagem de perfil

De RASR a 21.12.2020 às 12:59

Coloquemos as coisas nesta perspectiva, são jogadores profissionais que sabem que jogar com os cotovelos diretamente à cabeça do adversário será sancionado por cartão vermelho direto. Não só atua desta forma uma vez, tendo ficado pasmado por ter levado apenas um amarelo, como volta a fazer o mesmo assim que a bola passa novamente por aquela zona... Vê-se claramente ele a fazer-se ao lance com o cotovelo elevado no ar, falhando apenas a cabeça do adversário. Depois, o Gilberto envolve-se de cabeça quente por sentir o contacto físico de Ygor evidente e sem sanção e vai atrás. 2º amarelo para um e amarelo para o outro................. Isto só na liga tuga.......

A mim, ninguém me tira da cabeça que o jogador do Gil queria sair rapidamente de jogo (seja por que razão for), e só demorou mais porque o árbitro não o fez na primeira vez
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.12.2020 às 10:00

Rui Gomes

Não vejo jogos que me dão sono. Nas capas dos jornais um deles informa que houveram casos em Barcelos, que podem ter prejudicado o clube local.
O SCP é o maior "beneficiado " dos últimos jogos que fez, pois empatou um jogo em Famalicão quando meteu mais golos que o adversário. Ganhou ao Farense, com um penalti onde existiram dois no mesmo lance e assim sucessivamente. Em Barcelos nada se passou golo na própria baliza, (são frequentes) um jogador a menos toda a segunda parte, um penalti contra os encarnados que não foi assinalado, um jogador encarnado , que não foi expulso , um banho de bola, pois os da casa remataram mais à baliza e só o santo grego os salvou. Mas para mim o mais grave é a perseguição que os apitadores fazem aos jogadores do SCP mostrando amarelos, por tudo e por nada cuja intenção eles lá sabem. Entretanto o SCP vai a Braga com a hipótese de não jogarem Palhinha, Coates, outro central e o Nuno Santos. Já agora no próximo jogo expulsem o Neto para completarem o trabalho. Esta é uma forma de os outros c ganharem campeonatos pois os jogos entre si não contam, pois estão sempre protegidos com os outros artistas a trabalharem para eles. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 10:16

Os jogadores já com 4 amarelos são os que referiu e ainda Feddal. Situação algo preocupante mas que já era antecipada, graças ao "ritmo" dos apitadores.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 10:25

>Estao a esquecer-se do Joao Mario , escrevi aqui que o seu processo ia ser colocado em banho maria ate o jogo de Braga , ja nao falta muito.
Imagem de perfil

De Rampante a 21.12.2020 às 10:05

Amigo Rui, permita-me a "picardia", mas ontem após esse lance ocorreu um fenómeno que eu diria "nunca visto"...
Ao inicio eram barulhos distantes quase impercetíveis, mas à medida que o lance ia sendo repetido ia-se ouvindo cada vez mais...

"Crac... crac..." o inconfundível barulho de espinhas a partir, a cada justificação para o amarelo de Gilberto...



Quanto ao jogo... eu apelidaria o jogo de "estranho"...

A expulsão de Ygor efetivamente podia ter sido "perdoada" já que o lance não foi perigoso, contou com o teatro habitual e tal como refere o Rui, podia ter sido substituída por um raspanete que os árbitros tanto gostam dar.
No entanto também é verdade que fiquei com a sensação que este jogador se não fosse expulso naquela jogada, seria noutra qualquer nos minutos seguintes já que o mesmo estava a revelar uma atitude imprudente desde o inicio do jogo.


Quanto ao caso de Gilberto... não há muito a dizer, as imagens estão ai e tentar justificar outra cor que não o vermelho direto numa agressão clara e objetiva com o jogo a decorrer, é só "conversa de taberneiro"... e pegando nas palavras de um nosso leitor adepto do SLB ontem, que dizia "nunca ter visto uma agressão ser punida com cartão amarelo", espero que ele tenha tido a oportunidade de ver o jogo da sua equipa para assistir a este fenómeno tão extraordinário!

Por fim, mais um "fenómeno"... o golo do SLB contra-corrente do jogo... um auto-golo graças a um movimento estranho de um jogador que já tinha por diversas vezes mostrado estar "desinspirado".

Vitoria do SLB onde não se viu minimamente a diferença abismal entre orçamentos e onde o factor "sorte" prevaleceu...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 10:13

Esse outro leitor ainda não ousou dar a cara. É possível que a conversa não seja ao seu agrado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 10:27

O Boaventura o melhor avançado dos lampiôes faz anos , atacou de novo.
Sem imagem de perfil

De Sel a 21.12.2020 às 11:29

Estes lances do Gilberto devem ser de cartão vermelho. E o jogador do Gil Vicente que foi expulso, já o deveria ter sido antes, por exemplo em mais uma cotovelada dentro da área que passou impune, a qual deveria ter dado penálti a favorecer o Benfica e expulsão do jogador do Gil Vicente.
Muitas destas equipas mais fracas são muito agressivas quando jogam com equipas mais cotadas, mas os árbitros também são muito permissivos na tal "agressividade".
"Vitoria do SLB onde não se viu minimamente a diferença abismal entre orçamentos e onde o factor "sorte" prevaleceu". Concordo (sem aspas na sorte) e acrescento que isto tem acontecido mais frequentemente nestes tempos de pandemia, sem público nos estádios.
Sem imagem de perfil

De Tiago Santos a 21.12.2020 às 18:23

Correndo o risco de colocar mais lume para a fogueira dos teoricos da conspiração neste post, esse jogador, Ygor, ja aos 15 minutos e sem a bola estar nessa zona acerta uma "solha" no Darwin dentro da grande area quando o Darwin se tenta desmarcar para o centro. Passou despercebida. Portanto o 2o amarelo foi à 3a vez que o jogador fez a mesma coisa.

Quanto ao caso do Gilberto, raramente estou de acordo com os "comentadeiros" da Sport(o)tv, mas tenho de concordar neste caso. O Gilberto agride depois de 3 faltas consecutivas e tentativa de agressão do jogador do Gil, isto na mesma jogada. Seria vermelho para os 2. A opinião do comentadeiro era que seria amarelo ou vermelho para os dois, eu dava vermelho.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 21.12.2020 às 11:17

Um lance para vermelho directo, sem qualquer dúvida. É por esta e por outras, que o Sporting deve continuar a sua luta contra este "sistema" podre e viciado da arbitragem onde a Federação e liga, são os seus maiores responsáveis.
Sem imagem de perfil

De o cunhado a 21.12.2020 às 11:39

Sim sim! a gente compreende.
Cinco pontitos de avanço era bem melhor que os dois actuais, que é assim a modos de como quem diz ao alcance de um empate.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.12.2020 às 11:57

Em 2015, foi proposto pelo Sporting que deixasse de haver nomeação de árbitros e passasse a haver sorteio como anteriormente.
Esta proposta foi aprovada pela maioria dos clubes da Primeira Liga e II Liga...
Mas... curiosamente, o CA avançou com uma série de razões para continuarem com o mesmo sistema, razões estapafúrdias que nunca se puseram quando existia sorteio.
Mas o verdadeiro problema para o CA com o sorteio, é que deixava de haver controlo sobre quem apitava o quê, e curiosamente (ou talvez não), os clubes que têm sido sistematicamente campeões e ganho a maior parte das competições mais importantes em Portugal manifestaram-se e votaram contra o sorteio.... PORQUE SERÁ que SLB E FCP votaram contra???? Pois....
Desde que há VAR a coisa pia mais fino, é sempre possível roubar mas dá mais nas vistas e em face disso aposta-se muito no critério disciplinar, critérios diferentes na amostragem de cartões, apertado para umas equipas, largo para outras, isto pode não parecer importante mas quem jogou futebol ou treinou ou esteve de alguma forma ligado ao jogo sabe que um jogador com cartão amarelo entra aos lances de outra forma e o seu jogo fica condicionado bem como o jogo da sua equipa, isto também explica porque é que geralmente à 1ª falta os jogadores do Sporting são amarelados e o critério para outros não é o mesmo. As consequências de um critério desigual não se refletem apenas no jogo a decorrer, um jogador que leve um cartão amarelo por jogo rapidamente chega aos 5 e fica de fora no jogo seguinte, um jogador que dê "pau" com fartura mas vá escapando ao amarelo estará disponível para jogar muito mais jogos beneficiando assim a sua equipa.
Exemplo do referido é mesmo o nosso jogo com o Famalicão, as consequências da desigual amostragem de cartões foram evidentes, quer no jogo, quer posteriormente, com um critério igual, o Famalicão não chegava ao fim com 11 jogadores e se calhar o resultado não tinha sido o que foi.

Ontem era por demais evidente que os padres tinham de assegurar que a missa em Barcelos decorria sem sobressaltos de maior e assim foi, já não falo do autogolo anedótico mas falo sobretudo do critério disciplinar. Não tenho dúvidas nenhumas que o jogador expulso do Gil Vicente não o seria se jogasse na outra equipa, não quer dizer que as faltas que fez não fossem passíveis de amostragem de amarelo mas seria poupado, fazendo um aparte, também digo que é preciso ser-se muito anjinho para, já com um amarelo, fazer uma falta daquelas, hipoteticamente se eu fosse treinador de futebol e tivesse na minha equipa um jogador que fizesse uma asneirada destas, podem ter a certeza que ia aquecer o banco durante muito tempo...
Quanto ao lance da agressão:
O braço do jogador do Gil Vicente não atinge a face do jogador do Benfica, nem sequer o pescoço, assenta sobre o ombro do jogador do Benfica, o braço do jogador Gilberto atinge em cheio a cara do jogador do Gil Vicente, se no caso do jogador do Gil Vicente o amarelo parece-me que se ajusta, no caso do Gilberto ficou um vermelho por mostrar, e a culpa não é apenas do arbitro de campo.... o VAR nada fez quando o lance é claro e evidente e fácil de ver nas imagens.
Circula por aí que o jogador do Gil tentou agredir e que tentativa de agressão ou agressão são a mesma coisa à luz das leis de jogo, efetivamente são mas aqui a questão é que o jogador do Gil Vicente não tentou agredir o jogador do Benfica, foi, ISSO SIM, agredido com uma cotovelada em cheio na cara que era passível de amostragem de cartão vermelho, cartão esse que foi clara e descaradamente poupado, não só porque punha o SLB a jogar com 10 e o jogo ainda não estava resolvido (longe disso) mas também porque vem aí a Supertaça...
Este é o critério recorrente, em resultados tremidos ou ainda não resolvidos a favor, são sistematicamente poupados a cartões, já não é de agora e assim e ganham títulos, taças, etc etc etc etc... o mesmo é válido para os "dourados" do norte...
É contra este sistema podre de gente corrupta que urge lutar.
Ontem foi mais uma pouca vergonha, e depois ainda vêm falar, como virgens ofendidas, dos lances que acontecem nos jogos do Sporting!
Que moral têm para falar? Nenhuma, como é evidente!
SL

Sem imagem de perfil

De João a 21.12.2020 às 19:04

Como é que espera que se possa responder a um testamento destes?
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 22.12.2020 às 09:06

Pois, realmente está um bocado longo, às vezes escrever as verdades dá trabalho...
É ir falando ponto por ponto...
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.12.2020 às 12:40

Até o CMTV considera na sua notícia de Ultima Hora: "perdoada expulsão a Gilberto".
Quem não concorda é o Calado, só de nome.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 12:44

Ou seja, "Calado" é um poeta:)

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo