De Leão Campeão a 27.12.2020 às 22:06
Que jogo tão miserável!
Seja pelo estado do relvado, seja pela atitude medíocre de uma equipa que se pretende ser campeã...
A jogar assim é certo que não chegaremos longe.
Falta alguma qualidade no plantel e muito experiência mas se não houver uma atitude irreverente e ousada, nada nos restará de capaz para conseguirmos alguma vez ganhar alguma coisa.
Entrarmos no início de janeiro onde muito se decidirá e onde aguardo para perceber qual a postura táctica que Amorim pretende para esta equipa para além do golito de ocasião é um constante jogo de bolas para o lado e para trás ao ponto de se verem jogadas promissores de ataque a acabarem em sustos tremendos na defesa...
Uma coisa inacreditável!
Salvo as emoções dos adeptos, há muito pouco no futebol que seja inacreditável!
De Leão Campeão a 27.12.2020 às 22:16
Uma pessoa assisti a um jogo do seu clube com muita emotividade, é certo!
Mas isso não invalida o facto de poder deter um espírito crítico sobre aquilo que vê.
A leitura é individual e subjectiva. No entanto, quando analiso o futebol praticado nem há um mês e o actual, aquilo que denoto de evidente é a atitude profundamente medrosa da equipa.
E aqui o dedo tem qie ser naturalmente apontado ao treinador que não é Deus.
Não compreendo a que propósito vem essa do treinador não ser Deus.
De João a 28.12.2020 às 12:03
É espantoso como há afinal alguns adeptos da bola que nada devem ter que fazer senão criticar o SCP. Jogámos menos bem do que gostaríamos. O campo estava péssimo mas isso não explica tudo. Afinal o que explica? Para os que nada fazem e ainda pensam na anterior direção: metade da equipa vai fora, o treinador idem aspas, o roupeiro, claro que também! Sinceramente. Leiam, divirtam-se, mas deixem de escrever com ódio!
Esqueceu-se dos apanha-bolas:)

De Luís Silva a 27.12.2020 às 22:23
Nos últimos jogos é verdade que a equipa tem entusiasmado menos, mas existem aqui certos fatores para explicar:
- melhor conhecimento dos adversários
- alguns jogadores têm rendimento menos nos últimos jogos (por exemplo Pedro Gonçalves)
- alguns jogadores estão a recuperar a forma depois de lesões, como o Nuno Mendes
- alguma retração em certas jogadas devido à distribuição de cartões amarelos
Vamos continuar a apoiar e fazer alguns melhoramentos no mercado em Janeiro.
Já agora e só criticamos quando corre mal, os meus parabéns à arbitragem, pois achei que esteve bem em quase tudo.
SL
Luís Silva
A haver queixas é das condições horríveis do relvado e não da arbitragem.
Considerações válidas. Achei, por exemplo, Palhinha excessivamente consciente dos seus 4 amarelos.
De Liondamaia a 27.12.2020 às 23:00
Pois eu achei os azuis muito conscientes na questão dos cartões, usando, e aqui e ali, abusando, de lances físicos mais a provocar do que apenas a disputar a bola.
Muito pior vai ser com os lampiões B, num jogo em que podemos perder 2 ou 3 jogadores para o jogo com a toupeiragem.
Quanto ao penalti assinalado a Adan: até agora não vi uma imagem -uma só que fosse- que mostrasse a falta do nosso redes. Até os "insuspeitos" tagarelas da Sportv começaram por falar nas imagens (que vimos) em que PARECIA que o 1º a chegar à bola fora o belenense e quase a seguir falaram em outro ângulo de imagens (não mostradas) em que PARECIA que o 1º fora Adan.
Pergunto: que imagens foram mostradas ao árbitro para que, de forma célere, se decidisse pelo penalti e não pelo abalroamento recíproco, ocasional e, portanto, sem falta?
SL
Ainda não tive ocasião de rever o lance, mas admite-se que hajam algumas dúvidas.
De Zé Manel a 27.12.2020 às 22:51
No lance do penalty contra o SCP, parece-me que é o Adan q toca na bola antes do avançado da B SAD, portanto o penalty não deveria ter sido assinalado. Admito que possam haver outras imagens que mostrem o contrário, mas naquelas que vi parece ser o Adan a tocar na bola.
Terei de rever o lance, mas aceito a explicação do Adán... fez-se ao lance e não podia sair do caminho do avançado.
De RCL a 27.12.2020 às 22:30
O titulo do post diz tudo.´
Ja passou! como diria o outro, 3 pontas.São estes jogos que fazem campeões.
O Belenenses SAD, que derrotou o Braga, levava a lição bem estudada. Valeu Adán e TT. Palhinha esteve condicionado pelos cartões.Nuno Mendes ainda não recuperou totalmente da lesão.
Não concordo com o comentador acima, ninguém no Sporting assumiu candidatura ao título. Amorim tem dito que isto é jogo a jogo.
Quem disse que ia arrasar foi JJ. Arrasou em 2015/16 com os grandes, perdeu o campeonato com o União da Madeira e Tondela.
2x1, 3 pontos, siga a música.
SL
É verdade que houve aspectos do jogo e alguns jogadores que não agradaram, mas apesar disso conseguimos o mais importante.
Exibiçâo ainda com os sintomas tradicionais do Natal ...mas já la vai!!
Dificil de descrever o jogo do Sporting tantos foram os erros , verdade que muitos deles provocados pelo estado horrivel do relvado que dificultava a posse de bola.
Se o jogo valesse pela primeira parte teria que dar nota 1 a toda a nossa defesa , meu Deus tanta asneira num curto espaço de tempo, deixarem-se comer sucessivas vezes com triangulaçôes simples e repetitivas.
Uma palavra para o velhinho Varela o mais esclarecido em campo com os seus ja 35 anos e tambem para a extraordinaria qualidade de passe que hoje os de Belem tiveram, fiquei deveras espantado.
Ganhamos os 3 pontos porque no nosso ataque está a nascer uma estrela , o miudo Tomaz quando ganhar mais massa muscular vai valer ouro , ja está acima da vedeta do outro lado da circular que custou mais de 30M, hoje marcou um golo á Manuel Fernandes , no meio de 3 adversarios meteu-a la dentro.
No geral jogo muito fraquinho da nossa equipa , medo dos amarelos?
Adan..... 4, decisivo na defesa do penalti
Porro......3, o melhor da nossa defesa mas tambem andou ali perdido
Neto..... 1, esteve em campo?
Coates.. 2, hoje tambem ajudou á festa do complicar
G.Inacio..2, tanta precipitaçâo , tem que treinar mais o fecho do 2 para 1
Mendes. 2 , uma sombra do que ja mostrou , comido demasiadas vezes
Palhinha 3, o medo do amarelo pesou , foi muito massacrado pelo adversario.
J Mario.. 2, nunca se adaptou ao relvado ,e nao conseguiu fazer o seu jogo
Pote ......2, pouco esclarecido tambem inadaptado ao relvado
Tabata....1, esteve em campo?
Tomaz ....5, o melhor em campo junto com Varela, um diabo á solta este miudo está a ser a grande surpresa da Liga.
N Santos..2, tentou dar um esticâo no jogo mas depressa caiu
Antunes...3, tem sido uma excelente surpresa , nunca compromete.
MNunes ..2, entrou para tentar estabilizar mais o jogo mas pouco se viu
Sporar .....2, jogou 8 mt a tempo de escorregar tambem algumas vezes
Amorim..3 hoje a equipa nao merece nota positiva pela exibiçao, ganhou os 3 pts
Sporting ......,2,5 valeu o resultado
Belenenses..3, pelo acerto no passe
Rui Costa ...3, muitas duvidas no penalti mas na duvida ja sabemos quem é sempre o lesado.
VAR ...........4, sem erros
Nota ; Na minha opiniâo este jogo pedia o miudo Bragança na 2ª parte.
Agora sim podemos começar a pensar no Braga.
Boa noite.
Muitas considerações para responder a todas.
Concordo que a defesa esteve particularmente mal na primeira parte. Neto totalmente fora de si e Gonçalo Inácio a mostrar a sua timidez e inexperiência.
Gostei do Tiago Tomás e apreciei muito a sua inteligência no lance do penálti, ao saber proteger a sua posição e a bola, forçando o defesa a agir.
Para dar uma pontuaçâo a todos os intervenientes ao jogo o comentario acaba algo extenso mesmo que o faça de forma resumida.
A nossa sorte é que os miudos atirados as feras estâo a aprender e a crescer com vitorias mesmo que com exibiçôes muito sofridas , assim aprendem ainda mais rapido como é o caso do Gonçalo , teve momentos que andou perdido mas vä-lá nao entrou em pânico.
Meu caro saiu-nos o ouro com o Tomaz , repare que ainda tem idade de junior 1º ano , este miudo vai ser fera. Gosto muito dele , da sua velocidade , do ir a todas e chegar quase sempre primeiro que o adversario , sabe desenvecilhar-se bem quando nos apertos , tem critério no que faz ,tem golo , tem chagada , tem explosâo , tem tecnica, joga bem no jogo aereo , em cada jogo mostra -se mais completo , ate parece começar já a entender bem os timings do jogo.
Daí eu ter algum receio que se vier mais um ponta de lança no mercado de Janeiro, o Tiago vai sofrer com isso em termos de tempo de jogo.
Compreendo que é difícil ter tudo...
Mas caro amigo , quem vier entâo tem que ser mesmo bom porque se nâo fôr o Tiago saca-lhe a "su plaza"
Pelo contrario , a perfomance que o Tiago ja demonstra obriga a um critério mais apertado na escolha do ponta de lança , so um tipo Paulinho bem adaptado ao nosso campeonato lhe saca o lugar .
De todas as formas o miudo nao vai poder aguentar ainda jogar todos os jogos de uma 1ª Liga , esta a ganhar ainda pelo seu crescimento natural mais massas musculares.
Sim... mas salvo uma enorme surpresa, não estou a ver o Paulinho no Sporting, e a vir... que seja antes do jogo com o SC Braga.
De Anónimo a 27.12.2020 às 23:19
Não concordo com as suas notas principalmente ao Tabata, pergunta vc se esteve em campo? Então a jogada do 1° golo não foi o Tabata a correr mais de 30 metros ir até ao corredor direito e assitir TT na área? Mais ainda na primeira parte veio muitas vezes ajudar atrás e saindo sempre com qualidade. Nota 1 exagero. J.Mario relvado difícil para ele é verdade mas não compremeteu e marcou o pênalti com categoria. Vm
Caro Vm,
Na próxima ocasião terá de se identificar como compete. Obrigado.
Imagino que seja o Luis Moreira
A minha nota negativa dada ao Tabata porque desistiu varias vezes do lance quando tinha que ajudar a fechar o seu lado , tinha que perseguir o homem com bola e nao desistir como aconteceu por diversas vezes e por isso sairam desse lado cruzamentos perigosos para a nossa area contra um Porro desamparado, Tabata nao entende ainda o que o jogo pede .
Depois porque escorregou demasiadas vezes , nao procurou perceber como tinha que adaptar-se e por ultimo falhou demasidos passes e nos cruzamentos quase sempre com força a mais .
Entrou bem no jogo mas depressa caiu.
De todas as formas fica a explicaçâo da minha nota negativa ao Tabata.
Por mero acaso, até subscrevo Julius. Não gostei muito do Tabata. Sente que se está a aproximar da titularidade e mostra alguma arrogância, mas ainda tem muito para pedalar.
O Amorim trata dessa sua arrogância , nao tenho duvidas.
Espero que sim e o mais breve possível. Está a precisar!
Apesar de existirem jogadores importantes com alguma baixa de rendimento (Pote) ou a ganhar ritmo após lesões (Nuno Mendes), a diferença nestes últimos jogos está nas outras equipas.
Para além de "respeitarem" muito mais o Sporting, preparam muito bem os jogos, explorando as nossas fragilidades.
Nada que não fosse previsível e o para o qual certamente o Rúben Amorim estará atento e a preparar alternativas.
No entretanto é muito bom irmos ganhando estes jogos e não exigir tudo à equipa, porque ela continua em primeiro e a surpreender face às expectativas iniciais.
No dia que dedicou um belo post ao João Palhinha, ele esteve muito longe do seu melhor, obviamente condicionado pelos 4 amarelos.
Esteve nitidamente condicionado pela possibilidade de exclusão, até porque ele também sabe a importância que tem na equipa.
Para além disso acho que jogar contra o Braga será especial para ele e não quis correr qualquer risco de não o fazer.
Penso exactamente o mesmo, até por isso achei que o Matheus Nunes devia ter entrado mais cedo.
Alternativas ? Que alternativas caro Leâo do Norte? Nao há alternativas nesta equipa com tantas limitaçôes e muito bem espremida pelo treinador .
Hoje o positivo foi termos um Tomaz que entrou para dar cabo deles e o negativo o terreno que nao ajudou na explosâo , os pes resvalavam e lá se perdia o arranque , Amorim está certo, deveriamos ter feito jogo directo quando o terreno era impróprio para jogarmos com posse , depois eles podiam jogar durinho e nós nâo, com o medo dos cartôes.
O terreno era igual para os 2? Nao é bem assim , o Belenenses treina ali as vezes que quer e conhece muito bem as manhas daquela relva , estavam adaptados e sabiam da melhor estrategia a utlizar naquelas circunstâncias.
Ganhamos os 3 pontos e pressionamos mais ainda os adversários mas temos que recuperar o "nosso jogo" espero que ja consigamos dar uma imagem dele já contra o Braga, porque repetirmos aquela primeira parte de hoje "ya fuimos".
Julius,
Quando refiro que o Rúben Amorim procurará alternativas, não me refiro a jogadores, nem estou a pensar no mercado de transferências.
Refiro-me sim à abordagem táctica dos jogos.
Dou como exemplo o jogo de hoje. Continuamos a sair a jogar pelos centrais, quando o terreno o impedia. Continuamos a jogar com o bloco muito subido quando se via que o Belenenses vinha com a estratégia definida de colocar sempre a bola corrida nas nossas costas. São alternativas a uma forma habitual de jogar que eu me refiro.
Sendo um indivíduo inteligente e percebendo o aproveitamento que as equipas começam a fazer das fragilidades do seu esquema e da própria equipa, acredito que o Rúben Amorim procurará as alternativas para contornar as dificuldades, seja no aspecto táctico, seja no aproveitamento da polivalência táctica de alguns jogadores.
No campo das estratégias Amorim tambem está ainda a crescer , gosto da sua honestidade e humildade em reconhecer que errou , e nao usar o tipo chavâo do "o culpado sou eu" ele explica de forma frontal , é muito nobre da sua parte e sò ganha pontos com isso .
Hoje aprendeu , foi uma boa liçâo que o Petit lhe deu.
É precisamente por acreditar que o Rúben Amorim também está a crescer como treinador, que tenho esperança que ele encontre alternativas para os obstáculos que lhe vão aparecendo.
Hoje aprendeu que tambem tem que levar em conta outros factores aparte o adversario , o campo onde vai jogar , o tipo de relvado , as dimensôes do campo , até se o local é mais ventoso que o normal , e perante isso terá que ajustar as melhores estratègias a usar e treiná-las durante a semana .
Recordo quando faz ja algumas dezenas de anos perdermos por 3 em famalicâo num campo todo enlameado porque teimamos em jogar durante os 90 minutos a fazer a bola rolar quando ficava sempre presa nos charcos enquanto o ponta pé para a frente dos jogadores do Famalicâo valeram-lhes 3 golos e 3 pontos.
Não sei se alguém esperava um relvado então más condições.
De J.OLiveira a 27.12.2020 às 23:42
A equipa esteve em campo, e não muito inspirada, apenas na1ª parte. A 2ª parte foi um descalabro. O meio-campo era do Belém (já no 1º tempo) e na 2ª parte o Belenenses SAD fez tantos cruzamentos para a nossa área que se tivessem um PL em condições podiam ter sido um bico de obra. O Belenenses na 2ª parte, mesmo com 10 quis sempre pelo menos empatar, os nossos jogadores queriam que o tempo passasse. Não compreendo que uma equipa a jogar contra 10 por 3 ou 4 vezes, com 3 jogadores na frente junto à área adversária em vez de tentarem o 3º golo passavam para trás. Faltou ambição, garra e houve muito medo.
No próximo jogo ou a equipa muda de atitude, ou vêm com um cabaz de Braga, é que eles têm um PL.
O que pode ter condicionado o jogo, o Palhinha não pôde ser o Palhinha que nós conhecemos, mas mesmo assim foi dos melhores.
Nuno Mendes, não está fisicamente bem, e sem confiança, Pedro Gonçalves em baixo de forma, Coates e Porro, não estiveram mal, o melhor em campo de longe foi TT e Adán muito bem, de resto foi uma mediocridade.
Não houve penálti que deu o golo ao adversário, Adán toca na bola primeiro e depois dá-se o choque, como tal é casual. Corroboram a minha opinião, tida assim que vi o lance, o insuspeito lampião Duarte Gomes, e o Rui Santos, o VAR estava a ver o Telejornal...
SL
O penálti não deu o golo, Adán defendeu.
Boa... "o VAR estava a ver o Telejornal".

De J.OLiveira a 28.12.2020 às 00:11
Obrigado pela correção, Rui. Claro que o Adán não fez penálti, mas foi marcado e o Adán defendeu a bola chutada para o seu lado esquerdo.
Não sei como tive este lapso, mas não estava a ver o Telejornal...
Cumprimentos Rui e Saudações Leoninas.
Cumprimentos também para si.
