Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

14329934_1169871696389979_938038664652266845_n.jpg

 

Precisamente no sentido oposto à equipa principal temos a equipa B, que este domingo sofreu a sua quarta derrota da campanha, por 3-0, pela visita a Póvoa de Varzim.

 

Em jogo da sexta jornada da II Liga, um golo de Mama Baldé, na própria baliza, logo aos dois minutos, começou a desenhar a derrota, confirmada na segunda parte, por Renna, aos 61', e Delmiro, aos 87'. Terá valido Pedro Silva para o resultado não ser mais dilatado.

O Sporting situa-se em 20.º lugar neste momento, com 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas, 7 golos marcados e 13 sofridos.

 

A equipa alinhou com os seguintes:


Pedro Silva, Mama Baldé, Kiki, Ivanildo Fernandes, Empis, Fidel Escobar (Leonardo, 63'), Elves (Fábio Martins, 56'), Aouacheria, Guima, Delgado (Marques, 82') e Ronaldo.

Suplentes: Stojkovic, Marques. Foboko, Edu, David Sualehe, Leonardo e Fábio Martins.

Treinador: João de Deus.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Escobar (29') e Ivanildo Fernandes (60').

 
Aproveitamos o ensejo para referir o comunicado da Sporting SAD à CMVM - que nos chegou pela gentileza do nosso estimado leitor PSousa, a quem deixamos aqui o nosso agradecimento - onde entre todos os movimentos relevantes, a SAD reporta os detalhes das muitas aquisições para a equipa B. Ora vejamos:
 
Kiki Boubacar, Diogo Nunes, Pedro Salgado, Ricardo Guimarães (Guima), David Sualehe, Eduardo Pinheiro, Bitel Aouacheria, Budag Nasirov, Fidel Escobar, Leonardo Ruiz, Liam Jordan e Ricardo Almeida. Nem vale a pena referir Federico Ruiz, entretanto cedido ao Sintrense.
 
Ao todo, 12 reforços; 6 adquiridos a título definitivo, 6 por empréstimo com opção de compra.
 
Não me sinto suficientemente informado para adiantar uma avaliação sobre o plano em curso para a equipa B, mas não se pode deixar de questionar se se justifica tão elevado número de contratações e se estas irão ou não impedir o avanço de alguns dos talentos da formação.
 
De igual modo, será justo apontar o dedo a João de Deus pelo mau começo da época, tendo em conta a mais do que provável falta de entrosamento de muitos destes novos activos ?
 
Um cenário que exige reflexão.
 

publicado às 05:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Imagem de perfil

De PF a 12.09.2016 às 06:42

O problema não são os resultados da equipa B ou a sua classificação final, isso é secundário, desde que não desça, o que eu questiono é a política desportiva do SCP, senão vejamos, se juntar-mos estes novos jogadores que o Rui Gomes enumera aos contratados pela equipa A estamos a falar de um número perto dos 40 jogadores que o SCP contratou em cerca de um ano!!!, isto é qualquer coisa de surreal para quem deveria fazer da academia o principal centro de recrutamento de jogadores para as suas equipas. O número 40 impressiona, são praticamente duas equipas contratadas em 1 ano, à que questionar a administração sobre a política desportiva do clube, a não ser que os bons resultados, até hoje, apresentados pela equipa A sejam de tal maneira sobrelevados que mascarem tudo isto.
Imagem de perfil

De PF a 12.09.2016 às 07:24

Peço desculpa, aos sportinguistas,pelo comentário anterior, estava enganado acerca da política desportiva do SCP, afinal é objectivo de Bruno de Carvalho em 2022 trazer Cristiano Ronaldo para o Sporting, aí está uma medida que pelo seu alcance deita por terra tudo o que disse no comentário anterior.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.09.2016 às 11:26

Bem, enquanto a equipa principal continuar no bom caminho.....
Ningém quer saber!!

Rui,
Nao é que eu goste lá muito do Joao de Deus mas, que culpa tem ele??...Ou melhor, quanta culpa lhe podemos atribuir??
Ele nao nem tido, nem achado em nenhum processo de compra ou avaliacao, pelo que se ve !!
Asssim fica dificil....

Ò pá, olha, comprei-te aqui uns quantos gajos para jogar à bola.
Sao mais para ganhar algum garabeto !!....Como? Cala-te !!
Ve lá se metes alguns da formacao de quando en quando.....Tás a ver, meu !!
Nao te preocupes muito, descer nao descemos. Isso arranja-se !

P.S. Cada dia que pasa, menos eufórico estou..
É que nao consigo ver claramente como isto vai terminar..

Sem imagem de perfil

De J. a 12.09.2016 às 11:29

Curiosamente, comparando com o Porto B foram buscar 8 jogadores e com o Benfica B 6 jogadores....isto é, apesar de o numero de contratação ter sido exagerado este ano, sempre existiu uma politica de contratacoes para as equipa B.
O que se pode discutir aqui ou nao é o seu acerto...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.09.2016 às 11:40

Ò J.
mas andamos nós a reboque do Porto ou do Benfica ??!!... Comparar !!
O que?..Para que?..Porque ?

Somos sportinguistas ou antis ??
Temos nós um ADN próprio ou nao??

Ese tem sido precisamente o grande mal... Sempre olhando para o quintal do vizinho!..Assim nao dá !!..
Mas pronto, se a maioria actual acha bem, pouco me resta acrescentar .


Sem imagem de perfil

De J. a 12.09.2016 às 11:47

Tenha calma, foi só uma consideração que talvez pecou por uma falta de conclusão.
Passo a concluir:
É normal haver uma politica de contratações para a equipa B. Estas equipas nao se podem alimentar única e exclusivamente da equipa de Juniores e dos que transitam dessa equipa.Tal como há contratações para os iniciados, juvenis ou juniores, haverá igualmente para a equipa B.
Parece-me normal isso, aliás tal como fazem os nossos rivais. Não fazemos nada aqui de diferente. E isto não é copiar ninguém.
Agora parece-me evidente que comparando nao só os que vieram este ano, que o clube praticamente não acertou em nenhuma contratação para a equipa B.
Praticamente todos sairam sem sucesso no clube e sem grande continuidade em qualquer equipa sénior...acho esse dado muito mais importante do que andar a dizer que andamos a contratar 10 ou 12 jogadores, por exemplo
Sem imagem de perfil

De J. a 12.09.2016 às 11:26

Confesso que o projecto da equipa B é algo que urge ter uma melhor orientação.
Tendo saido este ano jogadores como Domingos Duarte, Gauld, Francisco Geraldes, Podence era natural que se tivesse ressentido um pouco a equipa.
Aliás, para estes jogadores o percurso parece tar bem definido neste aspecto.
Passam primeiro pela equipa B por 1-2 anos e logo são emprestados a clubes da primeira divisão para aumentar o patamar competitivo, antes de serem integrados ou não no plantel principal.
Acho que aqui não há nada a dizer.
A afirmação de jogadores dos escalões de formação pode estar a pagar o preço de um certo diminuir de qualidade nas ultimas equipas juniores.
Só para ter uma ideia na ultima convocatoria sub-19 o Sporting tem levado apenas 2 jogadores - Pedro Silva e Empis, tendo inclusive ido buscar mais 2 ( Ricardo Almeida e Pedro Delgado) nestas contratações que se fala.

Sem imagem de perfil

De Petinga a 12.09.2016 às 12:13

Concordo.

Há aqui questões centrais a discutir.

1. Queremos apenas que a equipa B ganhe todos os jogos? Ou estamos dispostos a que perca jogos para servir um outro propósito? É que se torna exasperaste verificar que só se discute equipa B quando os resultados são maus, mas logo depois se escreve "mas o importante não é que ganhe muitos jogos"

2. Há alguma dúvida de que a equipaB carece sempre de reforços?

3. Queremos que esses reforços sejam jogadores "de 2. liga com experiência" ou "jovens com margem de progresso"?

4. Queremos e esperamos desses reforços que venham a ser opções para a equipa A? Todos?

Quando se responder a isto de forma clara talvez se comece a perceber o que está bem e o que está mal. Criticar só porque perdemos 4 jogos em 6 é que não faz sentido.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 12.09.2016 às 18:05

Por cada fornada de juniores, a maioria dos jogadores não chega a afirmar-se nos dois principais escalões de futebol.

Isto é uma realidade evidente e normal em qualquer clube e desporto.

Nessa medida, parece-me evidente que a equipa B vai sempre precisar de reforços. Simplesmente não pode promover ao profissionalismo jogadores que não têm qualidade para tal.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 12.09.2016 às 20:02

Também me parece óbvio.
Podemos agora falar sobre o perfil que se pretende para esses reforcos?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.09.2016 às 12:12

A equipa irá dar a volta. Eu acredito em João de Deus.
Não é nada facil perder tantos jogadores de qualidade como os que saíram e atirar para lá uns quantos e metê-los a jogar bem, logo.
Para mim a equipa B é mesmo para rodar jogadores juniores e alguns de fora que possam mostrar potencial. O objetivo será não descer de divisão, claro, mas também fazer crescer os jogadores.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.09.2016 às 12:24

O programa eleitoral de Bruno de Carvalho, “Sporting no coração, confiança no futuro” (2013), concedeu grande importância à equipa B.

Sobre ela considerava que “a existência de uma equipa B é de enorme importância para o desenvolvimento sustentado e servirá de ponte entre o futebol júnior e o futebol sénior. Utilizando as mesmas metodologias, práticas, organização e sistemas de jogo que a equipa sénior profissional, os jovens que integram a equipa B estarão aptos a integrar a equipa principal, seja em caso de necessidade, seja por mérito próprio, fruto do desempenho pessoal.”
Penso que não é isto que se verifica no Sporting.

Bruno de Carvalho garantiu na campanha eleitoral que a equipa B é uma aposta para manter. E levou o compromisso ao nível mais elevado: “o presidente do Sporting terá a liderança directa do Futebol e da Academia. A equipa pluridisciplinar (da estrutura do futebol) reportará ao Presidente.”
Sem imagem de perfil

De PSousa a 12.09.2016 às 14:58

A mim, não me parece muito normal estarmos a ir comprar "muitos" jogadores para a equipa B. A meu ver esta deveria ser para os que viriam dos juniores com alguns da equipa A, que não jogassem ou estivessem em baixa produção.

Ao adquirir alguns jogadores para a B, teriam de ser "potenciais" craques e não comprar por atacado. Sei que alguns são incluídos em "pacotes" mas não são todos.
Para a equipa B reconheço que andam muitos a "comer" por fora! Nestes sim, acho que devemos ser esclarecidos do porquê das comissões e favores!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.09.2016 às 20:23

Parece-me factual - e é fácil de comprovar - que a equipa B nestes três anos de Bruno de Carvalho, tem sido um autêntico "quintal" de flops.

Contratamos à dúzia - sem aparente estratégia que faça sentido - e depois passamos uma boa parte do tempo a tentar arranjar colocação para esses mesmos flops. (Alguns activos com maior potencial continuam a vir da formação)

Alguns já rescindiram, outros continuam emprestados, e, em análise final, não se vê benefício real para a equipa principal. Ao fim e ao cabo, é essa a missão da equipa B.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 13.09.2016 às 00:34

Eu mantenho a mesma opinião que ja comentei anteriormente sobre o projecto da equipa B

Mantendo estes mesmo moldes a equipa B do Sporting nao faz sentido a sua existência e a continuar assim imagino que acabará por ficar suspensa no clube .

O problema nao é do treinador , dos jogadores ou da Direção ou mesmo de falta de estratégia . As equipas Bs nao têm objectivos desportivos para que os jogadores se sintam super motivados semanalmente quando a unica meta é nao descer de divisão. Objectivo muito insuficiente.

Entram numa competição sem terem a necessidade máxima de terem que ganhar e isso só prejudica a evoluçao dos jogadores e muita despesa .

Desta forma até podem descer e no ano seguinte já teriam uma motivação extra de poderem subir .

Depois de ver varios jogos da B na época passada eu proprio perdi o interesse de continuar a ver, Andam ali pela ueva!!! tanto se lhes dá ganhar ou perder dá igual o que lhes trás vícios nocivos contrários ao que se pretende.

Nao se admirem que se nao aparecerem outras ideias para objectivos mais concretos e motivadores o prjecto da equipa B estará em risco.

Pretende-se dar uma mentalidade ganhadora , competitividade ao limite aos nossos jovens mas que nao se consegue nunca quando se luta só para nao descer de divisão.

Esses atributos só o conseguem adquirir quando empestados ás equipas do meio da tabela da 1ª liga aí sim ganham o calo que precisam para entrarem na equipa principal.

Perdemos tempo desnecessário com varios jovens promissores que em vez de evoluirem regrediram e agora emprestados tentam recuperar o tempo perdido.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo