Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Blindar" o balneário

Rui Gomes, em 12.11.14

 

14067579_zkYyJ.jpg

 

Desde o primeiro dia que Marco Silva se preocupa com a protecção do balneário, numa tentativa de o "blindar" a intervenções do exterior. Consta que a partir do desaire em Guimarães, tomou precauções acrescidas para proteger o grupo, precauções estas que terão visado o próprio Bruno de Carvalho, até aí uma visita assídua.

 

Isto faz-me lembrar o lendário Johan Cruyff, quem eu muito admirei como jogador e, posteriormente, como treinador, primeiro do Ajax e depois do Barcelona, neste último durante cerca de oito anos, se a memória não me falha. Foi ele o principal responsável por dar a volta  este histórico emblema, entre outros feitos, com 11 conquistas competitivas durante o seu consulado.

 

O ponto da história, no entanto, é outro, e recordo como se fosse hoje. Entre as medidas que tomou na altura, teve um impacte muito mediático quando declarou (palavras para o efeito): "O presidente não entra no balneário sem a minha autorização."

 

Desconheço, ao pormenor, se Marco Silva agiu de semelhante modo, mas se não o fez deve fazer, sem hesitação alguma. O balneário é um local sagrado para qualquer grupo de trabalho e quem sabe estar no futebol tem pleno conhecimento desta regra.

 

Gostaria de ver o mesmo acontecer no banco, mas essa é uma questão mais complexa.

 

P.S. Um presidente do Sporting notório por ir ao balneário ao mais pequeno pretexto, foi Sousa Cintra, que até chegar ao Sporting mal tinha visto um jogo de futebol na sua vida, mas que, de forma espontânea, tornou-se em um "expert".

 

publicado às 16:08

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.11.2014 às 14:47

Queria apontar um exemplo actual, que foram as criticas ao DiMaria por parte do Van Gaal:
"Às vezes não podes driblar, tens de fazer um jogo de passes. E o Di María não é um jogador que goste de passar a bola muitas vezes", disse Louis Van Gaal, referindo-se ao desempenho do argentino no jogo do Manchester United com o Crystal Palace.
"Nesse jogo precisávamos de passes e não de dribles. Por consequência, ele perdia a bola muitas vezes, e isso não foi bom para a equipa", concluiu o treinador holandês do Manchester United - afirmou o polémico treinador, referindo-se à vitória sobre o Crystal Palace, no sábado.

Imaginem se fosse o BdC a dizer isto do Nani? ou o Marco Silva? o que não se ia inventar...
Sem imagem de perfil

De L a 12.11.2014 às 15:40

Caro Schmeichel,

Desculpe lá a insistência mas não vinha mal nenhum ao mundo se lesse primeiro o post - que até eu admito que só agora é que vi - porque está lá tudo tão bem explicadinho e com um monstro sagrado do futebol, que vale sempre a pena ouvir.

O líder desportivo do plantel é sempre o treinador! Não quer dizer que muito excepcionalmente o presidente não tenha ou se veja mesmo obrigado a intervir junto do mesmo. E muito excepcionalmente porque nunca é bom sinal, precisamente com o famoso tema do facebook mas com diferenças muito significativas.

Primeiro, senão em sintonia com o treinador, como foi o caso, já quer dizer outra coisa que convinha tentarmos evitar sequer comentar nesta altura. E segundo e lá está, outra vez excepcionalmente, à porta fechada no balneário. Que também nunca aconteceu! E para esta segunda conclusão bastava que todos tivessem pensado, que sentido fazia depois o facebook? Só para os amigos ou para os likes?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.11.2014 às 16:58

Caro L,

Poderei aceitar que BdC se excedeu nos comentários do facebook, porque entendo que pouco se ganha com esta forma de comunicar, mas não excluo que tenha sido concertado com o treinador Marco Silva... apesar de achar pouco provável!

Mas por outro lado, temos os resultados dessa agressividade do Presidente nos jogos do Porto e Schalke...
Sinceramente acho que a forma de comunicação do BdC tem como objectivo criar polémica para se falar dele e não se falar dos problemas da equipa, o que poderia ser benéfico para a equipa.

Não esquecer que os latinos funcionam melhor quando são criticados (ver exemplos constantes de falta de atitude nos jogos da Selecção...).
Por isso, deixo a questão como exemplo, o que é que Van Gaal ganhou em criticar publicamente o DiMaria?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2014 às 16:13

Meu caro,

Van Gaal é treinador e pode falar assim se desejar, embora seja sempre melhor não individualizar jogadores publicamente. Marco Silva, poderá fazer o mesmo, faz parte da sua esfera de competência. Bruno de Carvalho é presidente do clube, situação significativamente diferente.
Sem imagem de perfil

De L a 12.11.2014 às 16:42


Se calhar também é melhor esclarecer porque é que é o treinador que está mais apto para opinar sobre o rendimento desportivo. Porque é que o treinador é o treinador e porque é que um presidente nunca desautoriza um treinador. A história de cada macaco no seu galho. Apesar do post anterior retractar bem a relação de confiança que se estabelece e de liderança que se reconhece a quem trabalha todos os dias com os jogadores não vá alguém ainda pensar que a palavra vem mesmo de quem treina a dor.

E logo neste Sporting que para se falar a uma só voz só pode falar uma voz e fala sempre a mesma voz agora havia dois treinadores. Se bem que encartados só no banco são para aí meia-dúzia.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.11.2014 às 17:10

Caro Rui Gomes,

Faço minhas as palavras do iorda9 no seu comentário das 16.49.

SL

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2014 às 18:23

Agradeço que leia a resposta que dei a ele. Podemos "pintar" a questão de muita maneira, mas quanto mais afastado o presidente estiver da equipa melhor, e era importante ele reconhecer isso. E quando eu digo afastado, refiro-me ao dia a dia e ao leque de funções que são da pertença exclusiva do técnico.

BdC procura sempre o mediatismo e isso é uma "faca de dois gumes".
Sem imagem de perfil

De OCR a 12.11.2014 às 17:53



Misturar as funções de treinador, com as de presidente de clube...Sinceramente!

O treinador foi contratado para treinar e orientar a equipa.O presidente foi eleito para presidir e dirigir o Clube, naquilo que lhe diz respeito e se tiver que chamar a atenção o treinador e jogadores, deve-o fazer no seu gabinete ou dentro dos balneários e não servindo-se da CS.

Ele o presidente, devia fazer aquilo que diz o povo: CADA MACACO NO SEU GALHO!

E mais nada...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2014 às 18:25

Exactamente !
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 12.11.2014 às 16:47

O treinador é o unico elemento que (deve) está completamente envolvido com as diferentes sensibilidades dos jogadores, com a total responsabilidade de as gerir da forma que pense melhor conveniente para a equipa primeiro e depois para os próprios jogadores individualmente.
Qualquer estratégia util que julgue por bem utilizar seja no interior do balneário ou fora dele mesmo publicamente, nao deve ser nunca sensurado porque só ele o saberá porque o faz tendo toda a autonomia e legetimidade para o fazer.
Qualquer outro elemento exterior mesmo que seja o presidente as responsabilidades são forçosamente distintas mas com todo o direito á critica se a entrega dos atletas e os resultados nao forem condizentes .
A voz de um presidente pode e deveria servir quando se justifica de um alerta á nevegação. Mas nunca com intromissão directa no comando natural do treinador ou na hierarquia do balneário.
Tive no passado em alguns jogos das equipas que treinei a necessidade de pedir ao presidente que seria mais conveniente para a equipa e jogadores (nesse momento) nao entrar no balneário.(por vezes mesmo a pedido dos próprios jogadores) E é assim que deve passar-se sempre.É claro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2014 às 18:26

É precisamente isso, caro Julius.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 12.11.2014 às 16:49

Eu acho que seria pior se as criticas viessem do treinador em vez do presidente

O treinador tem de ter sempre uma bola relação com os seus jogadores - porque trabalha de perto e todos os dias com eles

Se eles deixarem de confiar e respeitar o treinador, aí sim está tudo perdido

Nem saindo do Sporting, lembro-me bem das criticas que Abel levou ( quanto a mim merecidamente) por ter criticado em publico Iuri Medeiros

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2014 às 18:17

Estamos a falar do foro interno, domínio exclusivo do treinador, onde o presidente não deve meter o nariz, salvo em situações mesmo excepcionais.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.11.2014 às 19:13

Percebo o que queres dizer, mas BdC quando fez o dito comunicado, fez não só para a equipa A como para a equipa B... a interpretação do que ele escreveu é que foi errada (o erro foi ele não ter percebido isso atempadamente).

A gestão interna será sempre do treinador (BdC sempre disse que não intervém nesse sentido), agora a gestão da comunicação terá de ser do Presidente. Não seria possível Marco Silva criticar a exibição dos B....
Imagem de perfil

De sportingsempre a 12.11.2014 às 19:00

Por muito que me custe dizer isto, teria feito muito bem ao Bruno de Carvalho ter feito um estágio lá pelas bandas do Dragão antes de ser presidente, para aprender coisas, algumas que pouco interessam (fruta, quinhentinhos e palmadas nos jornalistas inconvenientes) mas outras que são fundamentais num clube de futebol.
Uma é que, até que o treinador tenha mesmo de sair por doença súbita ou outra coisa qualquer, sempre com os maiores elogios, ele tem o poder total sobre a equipa e o balneário, e quem fala sobre jogadores e desempenhos é ele. O presidente está calado quando a equipa ganha e quando a equipa perde fala sobre arbitragem e sobre os clubes adversários, para desviar a pressão da equipa e facilitar a volta por cima. Quando o presidente vai para o banco é para dar força aos jogadores e impor respeito aos árbitros. O presidente empenha-se em dar todas as condições para a equipa ganhar campeonatos e taças, começando por não prometer nada nem por os seus desejos como objectivos a cumprir pela equipa. Por ultimo, não tem como ambição ganhar o campeonato dos facebooks, blogs e entrevistas. Enfim...

Sem imagem de perfil

De Joao a 12.11.2014 às 19:02

E pronto, ja esta! Conseguiu-se equiparar observacoes do foro tecnico:

"Às vezes não podes driblar, tens de fazer um jogo de passes. E o Di María não é um jogador que goste de passar a bola muitas vezes", disse Louis Van Gaal, referindo-se ao desempenho do argentino no jogo do Manchester United com o Crystal Palace.
"Nesse jogo precisávamos de passes e não de dribles. Por consequência, ele perdia a bola muitas vezes, e isso não foi bom para a equipa"

Declaracoes essas que nunca incluiram o caracter, ou falta de caracter do jogador, sao equiparadas com declaracoes em que se declara que os jogadores nao foram dignos, nao se quizeram esforcar, etc. Ou seja, com declaracoes que se focaram exclusivamente em descrever os jogadores como indignos e como maus profissionais.

E e' apenas isso que esta em causa. Um presidente, bem como um treinador nao pode ir para a praca publica, depois do primeiro mau jogo que corre mal em muito tempo insultar (que foi o que foi feito) os jogadores, chamando-os de maus profissionais e indignos.

Mas, la esta, a tentativa de defender o indefensavel leva a posicoes reveladoras de pouca inteligencia. Incrivel ao que se desce para nao dar o braco a torcer, ate porque estou convencido que as pessoas que estao a comparar as duas declaracoes sabem bem da falta de razoabilidade da comparacao. Mas o que e' preciso e' fazer barulho para ver se enganam os outros. Tipico.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.11.2014 às 19:47

Caro João,
A questão que coloquei em relação às declarações do Van Gaal não foi essa... foi: "Imaginem se fosse o BdC a dizer isto do Nani? ou o Marco Silva? o que não se ia inventar..."
Volto a dizer que acho um erro o comunicado (pela interpretação que ia sempre acontecer), mas não entendo a valorização excessiva dos comentários no facebook, que no fundo são verdade! A equipa A e equipa B não dignificaram a camisola do clube naquele fds.
Tudo o resto é a normal histeria sobre tudo o que BdC diz, ele fala demais e ao falar demais corre o risco de se prejudicar, a si e ao clube... e é isso que ele tem de melhorar, por forma a saber direccionar as guerras que têm de ser feitas.
Devíamos (na comunicação social) era estar a falar do Benfica estar a ser levado ao colo, em vez de estarmos a falar de comunicados no facebook e de teóricas divergências internas...
Sem imagem de perfil

De Joao a 12.11.2014 às 22:49

Se vosse o Bruno a dizer o que o van Gaal disse do di Maria nao haveria nem um terco da polemica. Haveria sempre alguma polemica por ser quem e' (o Bruno, nao o Nani), mas muito menos, pelo facto dessas declaracoes serem, no fundo, inocuas.

Agora, as declaracoes feitas pelo Bruno sao tudo menos inocuas. E dai a reaccao geral de repudio por quem tem um bocado de senso comum.
Sem imagem de perfil

De Pedro Sousa a 13.11.2014 às 11:18

No meu ponto de vista, BdC não devia entrar no balneário!
Ele não devia ser uma presença assídua! Ele deveria lá ir nos bons e nos menos bons momentos para dizer "presente"!
Para além de achar que não deveria ter escrito no FB, acho ainda que ele deve abandonar a RELVA e ir para a cadeirinha dele! Pelo menos no nosso estádio, ele que vá para a tribuna... se não quiser... estou sempre aberto ao convite de me sentar lá!
Nasci VERDE e VERDE morrerei...
Saudações Leoninas

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo