Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

madeirarodrigues4.jpg

 

Pedro Ribeiro Ferreira, mandatário de Pedro Madeira Rodrigues (PMR), formalizou esta quarta-feira a lista do candidato à presidência do Sporting, e muito embora se admita que tinha boas intenções - pelo menos presume-se ser esse o caso - foi muito infeliz com o seu discurso, nomeadamente no que diz respeito à comparação que avançou entre o candidato e o ainda presidente Bruno de Carvalho. Não duvido, minimamente, que Pedro Madeira Rodrigues terá ficado decepcionado ao ler/ouvir o que foi dito pelo seu mandatário:

«Sempre fui um pró-Bruno de Carvalho, fez um excelente trabalho e está a ser um bom presidente. Mas conhecendo Pedro Madeira Rodrigues, a pessoa mais determinada, mais cega pelo Sporting que conheço – ainda mais que Bruno de Carvalho -, acho que é ainda melhor, é capaz de ir mais longe. No ano passado estávamos muito perto do título e, se tivéssemos sido campeões, não estaríamos a apresentar uma alternativa. Mas é bom haver alternativa, é bom para os sportinguistas terem possibilidade de escolher.

Não aponto defeitos a ninguém. Somos todos sportinguistas. Bruno de Carvalho tem o seu estilo e personalidade, o Sporting estava a precisar de alguém como ele por algum tempo mas Pedro Madeira Rodrigues é um Bruno de Carvalho mas um pouco mais polido. Com o Pedro, podemos passar do ‘quase’ a ganhar. Não há grandes diferenças, ambos querem ver o Sporting na frente. Com a nossa equipa podemos lá chegar, com Bruno de Carvalho esteve quase, mas não chegou.»

 

Por tudo quanto é possível saber de PMR nesta altura, não há comparação alguma entre ele e Bruno de Carvalho, em termos de princípios, valores, ética e integridade. Isto, além do facto do candidato ser um muito bem reputado gestor, distintamente situado na sociedade, tanto em termos sociais como profissionais, em contraste acentuado com o actual ocupante do trono de Alvalade.

 

Se Pedro Madeira Rodrigues poderá vir a ser ou não um bom líder do Sporting é um debate lateral, que na realidade não se enquadra na analogia sobre as características humanas que foi avançada pelo mandatário.

 

Por razões óbvias, este mês de Fevereiro será crucial para Pedro Madeira Rodrigues. Bruno de Carvalho, além do seu usual folclore, tem apresentado pouco ou mesmo nada sobre os seus planos para os próximos quatro anos do Sporting. Porventura, na sua bem conhecida arrogância, até pensará que não necessita de apresentar seja o que for, de concreto, para ser reeleito. Emissários pelos quatro cantos da praça a propagar a proverbial "banha da cobra", umas quantas missivas preparadas no seu escritório favorito do Facebook e, quando necessário, mais umas doses de demagogia avulsa para motivar as "tropas".

 

Dito isto, no entanto, é cada vez mais claro que maus resultados desportivos não vão ser o suficiente para elevar Pedro Madeira Rodrigues à presidência. Terá de focar a sua campanha em questões cruciais do consulado de Bruno de Carvalho - e tem muita matéria à disposição nesse sentido - e ser muito mais assertivo e específico na divulgação dos seus próprios planos.

 

Conhecendo o que a "casa" gasta, deixo esta última observação pessoal. A escolha dos sportinguistas votantes poderá não ser Pedro Madeira Rodrigues, mas admitindo que essa eventualidade se concretiza, não fará Bruno de Carvalho ser melhor do que realmente é. Talvez tenha sido o "bombeiro" adequado quando o Sporting precisou de apagar algum do fogo que ameaçava o Clube, mas não é, em qualquer conceito do termo, o líder que se deseja a longo prazo. Porquê ?... Não reúne as condições humanas e profissionais para esse fim. Tão simples como evidente !

 

publicado às 16:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 02.02.2017 às 16:56

É impressionante! Na formalização do candidato PMR referiu vezes demais o nome do candidato BdC. A comunicação não é claramente o forte do Sporting. Nem à esquerda nem à direita!
Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.02.2017 às 17:04

"No ano passado estávamos muito perto do título e, se tivéssemos sido campeões, não estaríamos a apresentar uma alternativa."

Como se fosse um campeonato ganho ou perdido por 2 pontos que permitisse discutir o que será o clube no médio\longo-prazo!...

Aliás, o Pedro Madeira Rodrigues nem deveria falar muito dos resultados-desportivos. Esses estão à vista.

Deveria era falar de todas as suas mentiras, má-criação e oportunismo. É isso que acima de tudo está em causa.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.02.2017 às 17:05

As mentiras, má-criação e oportunismo do bruno, atenção. Lol
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.02.2017 às 17:43

Que PMR não terá gostado, não tenho dúvidas, que o que disse o seu mandatário foi da mais elementar justiça, também não tenho.

PMR, além de um estudo mais aprofundado de dossiers importantes que não fez, devia ter entrado nesta campanha partindo do principio que as pessoas têm memória e a maior parte não age nem se move por preconceitos pessoais e reconhece que BdC teve um papel importante num momento dramático do clube.

Se BdC não tem perfil para, depois do tal serviço de bombeiro e num cenário de maior estabilidade, fazer crescer o Sporting para niveis superiores ao que eventualmente poderá fazer e tem feito, é coisa que muitos aceitarão sem problema.

Não se pode é assumir que os sportinguistas não têm memória ou não estão informados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 18:03

Não pretendo debater consigo seja o que for, mas não deixa de ser curiosa essa sua afirmação "que os sportinguistas não têm memória ou não estão informados", dado que para vocês, falange de devotos, essa tem sido uma acusação frequente, partindo da premissa irrisória que o Sporting nasceu em Março de 2013.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.02.2017 às 18:13

Essa premissa é o Rui que a aloca e invoca a terceiros, tão simples quanto isto.

A importância de BdC, goste-se ou não do homem e querendo, legitimamente, outra pessoa com outras ideias, outra postura e outro perfil, é absolutamente indiscutivel num momento dramático do clube.

O que o mandatário de PMR disse, é o que qualquer sportinguista consciente dessa importância diria e diz, mesmo que queira mudar e ache que BdC não é solução.

Há base e margem suficientes para a critica, para se apontar o dedo a erros pontuais ou não, estratégicos ou não. Desde que se faça o trabalho de casa, que PMR não fez. Tem estas semanas para o fazer.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.02.2017 às 18:47

Deixem-se disso! Mal do Sporting se uma personagem que veio do centro de emprego for decisiva seja para o que for! lol

Nós é o que o salvamos a ele. Essa é que é essa.

#Nãomedeixemcair
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.02.2017 às 19:02

Pode continuar com essas atoardas de natureza duvidosa para não as adjectivar de outra maneira, as vezes que quiser, já que não tem mais nada para dizer. Não muda a realidade nem os factos.

Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.02.2017 às 19:05

E são factos, precisamente.

#Nãomedeixemcair
Imagem de perfil

De PSousa a 02.02.2017 às 18:14

Já tinha ressalvado este texto num comentário meu, é fraco para não lhe chamar outra coisa o que foi proferido pelo mandatário.
Igual a BdC mas mais refinado?
Ou somos diferentes e queremos "mudar" ou para ser só a "mosca" mais vale deixar estar que com este já sabemos ao que "cheira".
PMR tinha e tem de ser diferente se quer ganhar as eleições ou então é derrotado e bem derrotado, pois ninguém (digo eu) quer o mesmo mas mais refinado.

Rui, quanto ao seu ultimo parágrafo, é também meu sentimento de que foi um BOM bombeiro mas que de "comandante" tem pouco, ou muda nos próximos 4 anos que se prevêem de mandato ou qualquer um tipo Bendito lhe tira o "trono".
Sem imagem de perfil

De João Carlos a 02.02.2017 às 18:27

"(...) mas não é, em qualquer conceito do termo, o líder que se deseja a longo prazo. Porquê ?... Não reúne as condições humanas e profissionais para esse fim"

Rui Gomes, podia ser mais específico? É que assim está a cair no mesmo erro do "seu" candidato, de criticar cegamente o actual presidente, sem dar ideias para o clube e sem explicar porque seria melhor presidente para os próximos 4 anos. Dizendo que é mau só porque "Não reúne as condições humanas e profissionais" é do mais vazio que se leu por aqui
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 20:59

O João Carlos é parvo ou simplesmente gosta de fazer a parte ???

Ao longo destes quatro anos do consulado do Bruno, quantos textos críticos de Bruno de Carvalho é que eu escrevi.

Agradeço que não perca o seu tempo com este tipo de contribuição neste espaço.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 02.02.2017 às 18:51

Boa tarde estimado Rui.

Esta afirmação de Pedro Ribeiro Ferreira foi, num cenário de responsabilidade que o envolve como mandatário de campanha, uma tremenda alienação de discernimento e de vocação para acompanhar um projecto de mudança, credível e peremptório, como se deseja que uma oposição faça. Infelizmente, nada que me surpreenda.

Entre ingenuidade, ou mesmo falta de real experiência de vida, tudo isto nada mais é do que a herança de um caminho traçado na sociedade civil portuguesa nos últimos 100 anos da nossa história – o português médio, por demais subserviente ao estado em que "as coisas se encontram", revela-se pouco capaz de agir em individualidade, expondo a sua própria militância a uma causa como de um favor ou um frete se tratasse. Assim, quando surge a oportunidade para contribuir com algo, fica órfão, perdido e comprometido, tal como com a falta de crença que o acompanha ao longo da vida ou a falta de capacidade em agir individualmente.

Que isto sirva de lição. Que Pedro Madeira Rodrigues consiga desenvolver por si próprio todas as diligências necessárias ao angariamento de apoios internacionais ao nosso Clube, não apenas financeiros como de know-how, e que fortaleça futuras intervenções com base no que pode oferecer no futuro, mais do que o que pode mudar no presente.

Tanto quanto possamos apontar que Pedro Madeira Rodrigues não esteja actualmente preparado para o que se candidata, a verdade é que o Adepto não está igualmente preparado para o perceber o que Pedro Madeira Rodrigues conseguiria (hipoteticamente) fazer de melhor. Mais a mais, por culpa do próprio, que não conseguiu superar nem o paternalismo de José Eduardo nem a preparação de Bloggers estudiosos na entrevista em Podcast...
Sem imagem de perfil

De José Santos a 02.02.2017 às 19:49

Caro Drake Wilson, concordo em absoluto com as suas sábias palavras.
Sem imagem de perfil

De HY a 02.02.2017 às 20:47

Oh, DW, a solução é dissolver-se o adepto!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 20:57

Ultimamente, mais do que usual a sua ideia de contribuir para o debate é fazer comentários sem nexo como este. Perdeu uma boa oportunidade...
Sem imagem de perfil

De HY a 02.02.2017 às 21:14

Estou à espera de ver publicadas as minhas respostas sobre a questão de o PMR ser ou não o CL e a minha sugestão para sabermos se isso é ou não relevante... Essas não foram contribuições para o debate? Ou não interessam!

Se fosse um pouquinho menos precipitado, o caro Rui poderia compreender que por trás de uma adaptação irônica de uma frase célebre está o meu repúdio pelas teses evocativas dos espíritos superiores que o povo ignaro não pode compreender, de que o DW, voluntariamente ou não, fez eco. Já tive a minha dose noutros tempos...

Já agora, quando o Rui revelar a mesma prontidão em reagir de igual modo às substanciais contribuições que comentadores como o profeta aqui costumam trazer levarei a sério as suas intervenções deste tipo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 21:23

Meu caro,

Se a sua ideia era impressionar-me, falhou redondamente.

Ao dirigir essa sua "insistência" à minha pessoa, deve estar a confundir-me com alguém que se incomoda, minimamente, com as suas exigências.

Bateu à porta errada !
Sem imagem de perfil

De HY a 02.02.2017 às 22:03

Impressioná-lo,eu? Para quê, Rui?

Isto está a ultrapassar as marcas...se lhe interessa diálogo, diga, se o que pretende é sempre mostrar-se dono e senhor da razão e do blog, não precisa, não tenciono disputar-lhe o título. Agora o que não pode - ou melhor, pode, mas para mim ficará a falar sozinho - é acusar-me de não contribuir para o debate (a verdade é que não esperava que compreendesse o sentido da minha ironia no comentário inicial) e quando o faço dizer que é irrelevante, porque o tema não lhe agrada, ou não publicar os comentários (se foi isso que aconteceu, dou-lhe o benefício da dúvida) e ainda me vir dar "lições de moral". Quem se julga que é para poder julgar se os argumentos dos outros são relevantes ou não?

E se não gosta quando lhe fazem notar coisas óbvias, paciência.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 22:28

Sou responsável de mais para pensar, por um minuto que seja, que sou dono da razão. Ofereço a minha opinião e defendo-a, quando necessário.

Quanto ao que é relevante ou não, é claro que estou em posição para fazer essa determinação. Tento ser objectivo, mas nunca clamei ser perfeito. Sou sobretudo um homem muito razoável e acessível. Quem frequenta o blogue e me conhece, sabe que é verdade.

Nada mais de importante a debater neste momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2017 às 21:02

Nada a acrescentar caro Drake. Circunstâncias lamentáveis que não beneficiam o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.02.2017 às 00:24

Subscrevo-lhe Drake Wilson, muito como como sempre!

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Não reúne as condições humanas e profissionais para esse fim. Tão simples como evidente !

🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽

Estou indecisa se devo pensar que, quem peça explicações que sustentem esta afirmação, está com amnésia selectiva, se é para encher a paciência ou se é apenas para se quer armar em engraçadinho! Na volta, são as 3 situações.

Quase 4 anos de disparates sem parar, não chegam? A validade do benefício da dúvida expirou há muito!! Mas bom, que continuem a engolir tudo tal qual vos é apresentado pelo senhor presidente, porquequantos mais ...melhor, para fazer maior estrondo e aí talvez vos caia a ficha. Há mentes que só encaixam a verdade, quando se rebentam 💣💣💣! Oxalá que o Clube sobreviva!
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.02.2017 às 00:37

Errata
...muito bom como sempre!
Peço desculpas !!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2017 às 19:25

Estas declarações do mandatário podem equiparar-se às do mandatário da outra candidatura. Infelizes. A candidatura tem de se diferenciar pelo projecto e não pela conquista imediata de títulos. Pelo que conheço de PMR não me parece que o seu pensamento se insira em tais informações. Se o PMR não se reunir de uma equipa com um discurso alternativo e baseado em princípios não vai a lado nenhum. Não queremos um novo Bruno, apenas um pouco mais polido. Estou espantado.
Sem imagem de perfil

De mfd a 02.02.2017 às 19:29

"Não duvido, minimamente, que Pedro Madeira Rodrigues terá ficado decepcionado ao ler/ouvir o que foi dito pelo seu mandatário"

Se isto é verdade então a "estrutura" de PMR é, por incrível que pareça, ainda mais amadora do que a de BdC. O mandatário nunca falou com o candidato? Não sabe qual é a estratégia? Ninguém o informou da mensagem, dos talking points?

Ou então... esta é a estratégia. E nesse caso, a leitura que faço, é que até a oposição (visível) no Sporting dá como certo que existe uma maioria de sócios e adeptos do Sporting com um novo perfile, e concluíram que com um estilo oposto ao de BdC não vão lá. Por essa perspectiva as palavras do mandatário de PMR podem não ter sido uma gafe mas, como dizem os americanos, um "pivot" para capturar o "novo Sportinguista".

Talvez gafe, talvez estratégia, o que é certo é que não se vislumbra alternativa ao status quo do Sporting contemporâneo.

Este clima político do Sporting faz lembrar o do partido Republicano dos Estados Unidos nas últimas décadas. Desde que os líderes do partido abraçaram, sem vergonha, as ideologias mais extremas do seu espectro o partido transformou-se num piada de mau gosto, numa sombra do partido Republicano de Lincoln. O resultado de tudo isso foi, eventualmente, um presidente Trump. No Sporting, contudo, o Trump já lá está, por isso não há problema...

A não ser que as forças que foram acordadas com este "estilo" de BdC continuem ainda com mais força nos próximos tempos e arriscamos ver daqui a 4 ou 8 anos Sportinguistas como o caro Rui Gomes, que defendem uma alternativa radicalmente diferente a BdC, a recordar os bons velhos tempos quando o presidente era "o moderado BdC”, como agora fazem os Democratas em relação a Mitt Romney ou até a George W. Bush.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 02.02.2017 às 19:37

Parecem apostados em dar tiros nos pés...
Ouvi o mandatário ontem nas notícias e fiquei com a impressão que era mais um apoiante de BdC do que do candidato que lhe vai disputar o lugar. Verdadeiramente inacreditável.
As hipóteses de vitória já eram poucas. Assim com este tipo de discurso parecem cada vez menos...
Sem imagem de perfil

De José Santos a 02.02.2017 às 19:47

Fiquei verdadeiramente desapontado e desiludido com estas infelizes palavras do mandatário de PMR. Um enorme tiro nos pés.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 03.02.2017 às 00:38

Precisamente José!!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo