Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

image.jpg

 

Muito bom jogo entre duas excelentes equipas, acabando por vencer aquela que foi mais eficaz, ou talvez, a que menos erros cometeu. Portugal foi infeliz ao ter sofrido um golo tão cedo num remate fortuito, com a bola a tabelar num defesa e a trair Varela, mas a equipa espanhola apresentou um melhor jogo colectivo, com a portuguesa a abusar pontualmente do individualismo. O terceiro golo espanhol, mesmo ao cair do pano, resultou de um erro grosseiro de Rúben Semedo, ao não aliviar uma bola de fácil alcance. Portugal fez 21 remates contra os 10 dos espanhóis.

 

Há opções de Rui Jorge que merecem discussão. Difícil de compreender a substituição de Daniel Podence, talvez o melhor jogador em campo, quando ainda havia mais de 30 minutos para jogar. E não digo isto pela entrada de Bruma, que, aliás, acabou por marcar um golo espectacular. Podence terá despendido muito energia com os seus constantes "rasgos", mas creio que ainda tinha mais para oferecer. No outro lado da moeda, a insistência em Gonçalo Guedes a realizar o jogo completo, mas com uma exibição muito fraca. Dá para compreender ter realizado uma época muito abaixo do que era esperado no PSG. Rúben Neves ficou condicionado com o cartão amarelo que levou ainda na primeira parte e passou o resto do tempo muito ao lado do jogo. A entrada de um ponta de lança, Gonçalo Paciência, fez uma diferença notável, disposição que nos leva a questionar a sua não utilização logo de início.

 

  

Fica tudo agora para decidir no terceiro e último jogo da fase de grupos, a ser realizado na sexta-feira. Portugal defronta a Macedónia e a Espanha terá a Sérvia pela frente. Espanha lidera o grupo com 6 pontos, seguida por Portugal com 3, Sérvia e Macedónia com um cada, após o empate de hoje. Recorde-se que apenas os três vencedores dos grupos e o melhor segundo classificado avançam para as meias-finais da prova. A vitória de Portugal sobre a Macedónia pode não ser suficiente.

 

Esta é a primeira derrota dos sub-21 desde Outubro de 2011 (Rússia).

 

publicado às 04:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De MB a 20.06.2017 às 22:33

Perdemos porque insistimos em cruzamentos para a pequena área. Dificilmente resultam, ainda por cima sem ponta de lança. Se tivéssemos optado por cruzamentos mais tensos e mais atrasados ou mesmo rasteiros ou então, ter paciência e apostar em passes de desmarcação ou tabelas, algo onde, por exemplo, Geraldes é sublime.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.06.2017 às 23:09

Algumas opções de Rui Jorge são discutíveis.
Sem imagem de perfil

De MB a 20.06.2017 às 23:11

Fora isso. Renato destaca-se quando joga numa equipa mais adulta, em que fica com espaço para correr para a frente.
Geraldes, André Horta ou Iuri teriam tido mais efeito.
Sem imagem de perfil

De MaTic a 21.06.2017 às 01:21

Ja o Ruben Semedo, (o tal que há um ano diziam ser o proximo patrão da defesa dos AA's) fez uma exibição formidável...
Que troncos nos pés...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2017 às 02:09

O que vale é que a usual óptica "encarnada" (a sua), vale pouco ou nada. Por uma questão de bom gosto, evitámos referir no post que a grande vedeta Renato Sanches passou uma boa parte do tempo ao lado do jogo. Mas isso somos nós...
Sem imagem de perfil

De J. a 21.06.2017 às 07:18

Ou então poderia-se falar na exibição daquele João Carvalho que ninguem compreende bem o que faz em campo...

Portugal não jogou mal, mas há uma grande diferença de qualidade individual entre as duas equipas.
Só os 3 da frente da Espanha cada vez que se aproximavam da área criavam imediatamente perigo.
A nós custava-nos muito mais definir as jogadas de ataque.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.06.2017 às 11:32

2 vedetas que passaram completamente ao lado do jogo Renato Sanches e o proximo fenómene João Teixeira , com este ultimo então jogamos com 10 enquanto permaneceu em campo.
Renato Sanches ja quando entrou no primeiro jogo viu-se que era menos 1 na equipa as como lhe saiu aquele bom passe para o golo contra a Servia encantou o Rui Jorge.

Gosto do Rui Jorge mas sempre escrevi aqui que algo se passa na escolha dos selecionáveis e depois na escolha da equipa e essa desconfiança alastra-se aos sub 19 igualmente.

De todas as formas o Sporting está a ser o unico beneficiado neste Europeu , todo o mundo começa a querer saber quem é aquele baixinho de nome ...qual é mesmo? Podence? Esse mesmo Podence . Este baixinho cresce cada dia (jogo) que passa e de que maneira.
Sem imagem de perfil

De antonio a 21.06.2017 às 14:10

julius, entendo a frustracao que possa sentir nesta derrota, mas vir culpar 2 jogadores associados ao Benfica nao lhe fica bem, para além de estar a ser injusto para com os mesmos.
vir culpar o Ruben também nao está certo.

Espanha tem muito mais qualidade coletiva e por isso ganhou limpo e fácil
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.06.2017 às 15:10

No futebol de alta competição aprende-se com os erros mas vai ficando a marca e as limitações visiveis, Semedo faz coisas muito boas coisas mas ao mesmo tempo tem bloqueios que comprometem a equipa ja era assim no Sporting , falo de bloqueios que o levam muitas vezes ( já começam a ser demasiadas) a falhas infantis .

Nao critico o Renato mas o treinador que insiste em metê-lo na equipa quando se vê que está longe da sua forma , nota-se nos posicionamentos e falta de concentração.João Teixeira muito inconstante desaparecendo do jogo demasiadas vezes e com ausencias prolongadas , nao o vejo trazer nada a acrescentar á seleção.

Algo aprendi no passado com um dos vossos treinadores , Eriksson, implacável para quem falha-se nos jogos em que ninguem podia falhar e assim teve o seu sucesso , com ele sabiam que nao havia abébias .

Quanto ao meu comentário critico , o motivo é muito mais profundo com o que se imagina com o que passa com as nossas seleções , são muitas as coincidencias e eu nunca acreditei em coincidencias , desde a seleção A ás seleções mais jovens á uma certa tendencia nas convocações e nos titulares em que nao se entende o critério e a desconfiança de que existem coisas extra la dentro isso para mim é evidente.

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.06.2017 às 15:14

Quanto ao jogo nao tive qualquer frustração , a Espanha foi superior e é superior actualmente com um meio campo recheado de jogadores de enorme talento e que jogam de olhos fechados. Com precisão no passe e imaginativos em que com menos toques na bola deixam as defesas adeversárias desiquilabradas. Depois jogam muito bem em bloco baixo nao dando muito espaço obrigando o adversário ao individualismo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2017 às 15:25

Mas com isso tudo, Asensio foi completamente controlado. O jogo não foi desnivelado, era uma questão de concretização. Se o remate de Podence tivesse dado em golo, aliás, ele fez do que um perigosos, a história poderia ter sido diferente.
Sem imagem de perfil

De julius coelhou a 22.06.2017 às 00:31

Rui analisemos friamente o que se passou.

A Espanha nunca chegou a ser verdadeiramente apertada , teve sempre o domínio do marcador e percebeu-se que caso fosse necessário estaríam preparados para subir o bloco.
Nao chegámos a vê-los a jogar com bloco alto porque nao foi necessário fazê-lo , quero com isto dizer que eles controlaram quase sempre o ritmo do jogo.

Nos minutos finais o golo do Bruma trouxe-lhes mais apreensão mas nada mais que isso, a seleção portuguesa raramente conseguiu penetrar na defesa espanhola apos a saída do Podense.

Na minha leitura o Geraldes podería ter ajudado mais naquele meio campo, o jogo tecnicista dos espanhois pedia as caractrísticas do Geraldes.

O Paciencia e o Helder entraram muito mal no jogo e estiveram fora do contexto do que era necessario fazer naquela fase.
Aqui foi claramente uma estratégia falhada e mal pensada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2017 às 00:36

Cada um tem direito à sua opinião !
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 22.06.2017 às 01:01

Por isso a importancia deste espaço para a dar-mos .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2017 às 01:09

É isso mesmo Julius !
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.06.2017 às 15:16

O unico jogador que lhe deu reais problemas foi Podense o resto foi.........!!
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.06.2017 às 09:51

Prezado Rui Gomes

Também não percebi a substituição do Podence, quando haviam outros jogadores que passaram ao lado do jogo. A publicidade aos jogadores vale muitos milhões.

Como bem diz o Rúben Neves a partir do cartão amarelo ficou condicionado com medo de ser expulso.Um jogador como ele fulcral no meio campo, tem de ser agressivo, no bom sentido, e não sendo, quem sofre são os centrais que tendo um defesa esquerdo tosco, outro que ataca muito bem mas que defende mal, torna-se difícil a sua missão.

Li algures que o Semedo tem qualquer coisa nos pés. Seria bom apreciar as exibições de dois génios que jogaram 90 minutos sem justificarem a fama que lhes querem dar. Quanto ao Renato Sanches, deu-me a impressão que estava no sítio errado, mas também não gostei da sua actuação, embora saibamos que passou parte desta época a suplente na sua equipa e isso não é bom para um jogador rotulado como um fora de série. Como é jovem vai ter tempo para mostrar a sua capacidade.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2017 às 10:06

Caro Amigo,

Não é minha intenção ser crítico de Rui Jorge, que eu considero um excelente treinador e, ao fim e ao cabo, esta foi a primeira derrota dos sub-21 em mais de 5 anos, mas neste jogo não foi muito feliz com algumas das suas opções.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 21.06.2017 às 11:51

Portugal até praticou futebol de qualidade, a espaços, mas em alta competição há erros que custam pontos... os jogadores + "galardoados", curiosamente, foram os que acusaram + o momento e a responsabilidade...

De qualquer forma, temos que acreditar no apuramento, e já agora, Rui Jorge esteve bem nas declarações pós-jogo. É um treinador exigente, que mesmo nestes + de 30 jogos que estivemos s/ perder, em cada jogo referiu aspectos que aqui e ali, podiam e deviam ser melhorados... mas na hora da derrota, como ontem, assumiu as responsabilidades e deu os parabéns aos jogadores pelo esforço contra 1 equipa que gostemos ou não, é uma "dream team" (como referiu 1 jornalista da SportTV), e tem jogadores de grande classe que não precisam de muitas oportunidades p/ marcar. Segundo ouvi na rádio, em 12/13 remates já tem 8 golos marcados, diz tudo sobre a capacidade de concretização dos espanhóis...

Vamos procurar fazer 1 resultado volumoso contra a Macedónia (bem sei que não será fácil porque os macedónios tem o seu valor, senão não estariam neste Euro nem tinham conseguido "anular" a Sérvia que também é 1 excelente equipa, c/ um empate a 2 golos) e acreditar. No fundo, já estamos habituados a andar de calculadora na mão e sofrer até ao último minuto, é uma provação que nós já conhecemos "de gingeira".
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 21.06.2017 às 12:45

Rui Jorge não perdia um jogo nos Sub-21 há mais de 5 anos.
Mas perdeu ontem, talvez perante a melhor selecção do campeonato e uma séria candidata à vitória final.
Apesar de tudo, dizem os cronistas, fizemos um bom jogo que pecou na concretização e, talvez algum azar naquela bola do Podence à base do poste.
Rui Jorge perdeu um jogo... e parece que não vão faltar candidatos a colocar-lhe uma forca ao pescoço, se não nos conseguir apurar para as meias finais.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.06.2017 às 14:36

Esqueçam as guerrinhas!!
Independemente de haver realmente, alguns jogadores com menor rendimento.
Se não temos goleadores de qualidade, é normal perder este jogo. Aí o problema eterno português.

Quando se acabar C. Ronaldo, voltamos ao de sempre.
Jogar bem ou atractivo e perder como sempre.
LOOOOOOOOOOOLL!!
É só analisar o passado!!

Não estou a ser negativo, nem exagerado Rui Gomes.
Sómente realista.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2017 às 14:47

Então deve explicar porque razão os sub-21 já não perdiam há mais de 5 anos. Tínhamos mais goleadores durante este período ?... Não !

Houve alguma infelicidade e por muito que eu aprecie Rui Jorge, acho que não fez as melhores opções para este jogo e, para agravar as coisas, deixou ficar em campo alguns jogadores que deviam ter saído.

Esta equipa é muito rica em talentos e estavam vários disponíveis no banco.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.06.2017 às 15:23

Não perder!!
Quer dizer, algumas vezes também não ganhou.
Ganhamos o que até agora nesses 5 anos?? (Rui Jorge não entra para análise)

Não levo uma estatística dos jogos
Senão, podia fazer(fazermos) uma análise detalhada.

P. S.. Ontem perdemos por falta de eficácia.
Espanha ganha por a excelencia do seu ataque, especialmente!
Ok.. Varela e os nossos centrais são fracos.
Mais remates enquadrados que a España.
Quém são mesmo, as referencias goleadoras de esta actual Sub21??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2017 às 14:52

P.S. A Espanha foi mais eficaz em que marcou 3 golos em 10 remates, enquanto nós marcámos 1 em 21 remates.

No entanto, esta eficácia é muito subjectiva: o primeiro golo é absolutamente fortuito. Depois de terem levado com um excelente remate de Podence ao poste, beneficiaram de uma bola a tabelar num defesa para atraiçoar o nosso guarda-redes.

O segundo golo é de bom aproveitamento, também por alguma deficiência defensiva nossa.

O terceiro golo origina com um erro de Rúben Semedo, mas é inconsequente, com o jogo mesmo a terminar.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo