Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

É do conhecimento geral que existe uma agenda para a comunicação planeada e executada de modo a constituir um elemento estruturante do modelo de gestão desenvolvido por Bruno de Carvalho (BdC). Essa estratégia comunicacional dependeu numa primeira fase de José Quintela, vogal do Conselho Directivo com os pelouros da Comunicação, Marca e Reputação, e posteriormente foi entregue às empresas de comunicação YoungNetwork Group e WL Partners.

 

17870590_kGp95.jpg

Uma agência de comunicação é especialista a fidelizar “consumidores” através de estratégias de marketing, produzindo conteúdos de acordo com o interesse do seu cliente. Neste caso, o cliente parece ser mais Bruno de Carvalho do que o Sporting Clube de Portugal.

 

No início era o Verbo, e no que se refere à estratégia de comunicação da presidência de Bruno de Carvalho, no início era José Quintela, director-geral da Quintela&Reis Consultores, empresa especializada em comunicação, vogal do Conselho Directivo e, durante algum tempo, director do jornal Sporting.

 

O mesmo Quintela que, referindo-se a sócios do nosso clube, escreveu esta jóia no jornal do Sporting, em 24.04.14: “Podemos vê-los como pseudo-sócios e adeptos, comentadores, mais ou menos ligados a outros grupos de interesse. Há para todos os gostos, tendo todos, em comum, uma agenda própria, geralmente oculta, onde os interesses supremos do Sporting são, quase sempre, ignorados.” O “Príncipe”, de Maquiavel, terá sido livro de cabeceira?

 

Entretanto, a estrela de José Quintela foi esmorecendo e o vogal desaparecendo das luzes da ribalta.

 

Em Abril de 2014 o Sporting anunciou que decidira “ajustar o seu modelo de gestão de conteúdos e plataformas de comunicação”, recorrendo à YoungNetwork Group para esse efeito. Esta agência de Comunicação já estava intimamente ligada à ascensão de BdC ao poder no Sporting e assessorava a direcção do clube, sendo-lhe entregue, também, a comunicação do Sporting nas suas diversas vertentes, nomeadamente o jornal e o site do clube, para além de vídeos, anúncios, promoções e movimentos de adeptos através da Carmen, agência criativa.

 

O final do ano de 2014 foi marcado com a polémica em torno do despedimento de Marco Silva. Nesses dias a confiança dos sportinguistas em BdC atingiu níveis preocupantes, que terá concluído sobre a necessidade de contratar um novo mensageiro.

 

Foi assim que surgiram, em Fevereiro de 2015, João Morgado Fernandes e a agência WL Partners no universo leonino, com a finalidade de mudarem algo de forma a permanecer o essencial. A justificação, como sempre, foi dada pelo próprio BdC, que enfatizou que a mudança será feita "através da contratação de uma empresa de comunicação especializada em relações com a comunicação social e gestão de crises. Uma empresa que trabalhe directamente comigo e que comece a assegurar, ao nível do Clube e SAD, uma comunicação estratégica, elevada e integrada, apoiada num conhecimento forte que já tem do, e no meio". Foi informado que João Morgado Fernandes assumiria a função que era até aí desempenhada por José Quintela, estabelecendo-se este apenas como vogal da direcção. 

 

Soube-se mais tarde através de João Duarte, CEO da YoungNetwork Group, que esta agência continuaria a assegurar o jornal do clube e projectos de criatividade e comunicação.

 

Na estratégia comunicacional de BdC prevalece o princípio de que o importante é a versão, não o facto. Assim, ao espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgá-la confundindo a veracidade dos factos. Esta estratégia é favorecida pela poeira que se vai instalando com o tempo: esbate-se a cronologia da sucessão apocalíptica dos factos, o que permite a sua manipulação temporal e protegê-los com uma máscara favorável. Como diria Sun-Tzu, "toda a guerra é baseada no engano".

 

Mas, tudo isto tem um preço e cabe questionar quanto é que o clube está a gastar no outsourcing da comunicação. Para “isto” há dinheiro a rodos?

 

Concluo com o Padre António Vieira (Sermão da Sexagésima): “E então ver cabecear o auditório a estas coisas, quando devíamos de dar com a cabeça pelas paredes de as ouvir!”

 

publicado às 11:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


63 comentários

Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 17.04.2015 às 12:12

outra vez arroz ? pronto hoje é com ervilhas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 17.04.2015 às 12:15

Pelo menos são verdes as ervilhas
Sem imagem de perfil

De Ricardo Nunes a 17.04.2015 às 12:13

"Os Deuses devem estar loucos!"
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 12:45

"Assim, ao espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgá-la confundindo a veracidade dos factos."

Exemplos concretos, sff.
Sem imagem de perfil

De southwest lion a 17.04.2015 às 12:58

1- Não existia nenhuma cláusula de 3M para o estrangeiro do Jardim. Faz algum sentido ter clausula de 15M para clubes nacionais e 3M para fora? A cláusula era de 15 ponto.
Mas Leonardo Jardim quis sair do Sporting
Mas esse foi o valor acordado com o Monaco, daí a demora em ser anunciado a sua saída.
Inventou-se essa.

2- Polémica Marco Silva, disseram que era so poeira, era invenção dos jornais, estava tudo bem. Comunicados para o Espadinha, zero para o Zé Eduardo.
Em que ficamos?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 13:11

Lion

Quer mesmo exemplos concretos? Aí vão alguns para servir de aperitivo: Labyad que era crápula e que agora é aposta presidencial, o Marco Silva que anda em bolandas há meses, o Dier que afinal tinha uma cláusula que afinal ninguém sabia, a Auditoria que anda em bolandas e ninguém sabe, os Fundos que já foram assim-assim e que passaram a pérfidos, as contratações cirúrgicas que afinal são uma multidão, a reestruturação financeira que ora está concluída para afinal ainda estar em curso, a questão da maioria da SAD que se pretende fazer crer que não é questão, o Rascord que afinal é Record… Neste enunciado que pode ser multiplicado há um padrão de funcionamento: nada é esclarecido de facto, a informação é vertida à conveniência.
A versão vai-se adequando às circunstâncias!

Em suma, transparência precisa-se!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.04.2015 às 13:45

Caro Zargo,

Podia ai misturar também a tal clausula de recompra de %s do passe de Marcos Rojo à Doyen que afinal nunca terá existido e outras mais do género.

Para se ser esclarecido tem de haver vontade de o ser.

SL,
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:16

Sérgio

Pode crer, interessa-me tudo o que diz respeito ao Sporting. As boas decisões, ou as más decisões.
Sem imagem de perfil

De J. a 17.04.2015 às 13:58

Transparência precisa-se!?
Mas está-se mesmo a dizer isto?
Quer-se transparência ou estar dentro de toda e qualquer decisão que o clube toma?
Ora é o rei dos comunicados ou fala muito em entrevistas ou então é falta de transparência?
A sério, que acho que já começa a faltar argumentos sérios para justificar tamanha perseguição!!!

Eu também posso enumerar.
Ilori quer sair, a custo 0? não, 7,5 Meuros!
O Bruma também!? também não, 12,5 Meuros.
O Rojo pressiona para sair e a Doyen também? Ok, mas primeiro paguem 20 milhões de euros, que é só um negócio Top 3 das maiores transferências do clube!
Jesualdo não quer renovar e vai para o Braga? Não faz mal, arranjamos outro melhor que ele. Que pela primeira vez da história do clube, foi transferido e não despedido como quase sempre.
Dier saiu? Olha que faça bom proveito lá nas Inglaterras que era isso que pelo menos o seu pai e empresário sempre quis para ele. Entretando, contratou-se, repito, contratou-se quase uma defesa nova e que parece dar de novo, boas garantias salvo qualquer Olegario: Ewerton, Paulo Oliveira e Jefferson.
Foram 30 as contratações!? Outra vez a mesma história do Sambinha, Matias Perez e Gazela, etc. Só pode ser por má fé. Ainda assim, os campeões das compras e vendas, como são o Porto e Benfica, devem ter contratado para ai uns 60 ou 70 cada um. Olha, talvez seja esse o segredo, não sei...

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:20

J

Preocupa-me essencialmente o que se passa no Sporting e não nos outros clubes.

Você é que vai buscar essa do "rei dos comunicados". Lá sabe. Mas, eu acrescento que se pode fazer sair dois ou três comunicados por dia e não acrescentar o que quer que seja em termos informativos. Qualquer agência de comunicação é especialista na matéria.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 17.04.2015 às 14:12

Já nem pego no resto, mas "(...)o Dier que afinal tinha uma cláusula que afinal ninguém sabia (...)"... tenho que chamar ignorante ao Zargo. Fale com o Rui (Gomes), que ele talvez lhe explique que essa cláusula existia há muitos anos, que nem ele é capaz de a desmentir...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 14:20

Veio-se a saber que a cláusula existia, mas a sua existência só foi divulgada oportunamente, visando única e exclusivamente defender/justificar o insucesso das negociações.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 17.04.2015 às 14:29

Rui, isso são outros quinhentos. Eu só quis mesmo "ensinar" ao Zargo que se quer falar de cor convém que decore o guião primeiro, não lhe vá dar uma "branca" de repente, como esta.

É preciso perguntar a José Eduardo Bettencourt o porquê da tal cláusula ou?...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 14:39

1- Mas viu/leu/ouviu o presidente afirmar que Labyad era uma aposta presidencial para a próxima época? Viu/leu/ouviu o presidente afirmar que Labyad era um crápula?

Links, pf.

2- Marco Silva

Dê-me exemplos concretos, sff. Não adianta recorrer a opinião de um qualquer sócio, mais ou menos notável ou a atoardas da CS.

Que eu saiba, MS continua a ser treinador do clube. Como foi dito, em Dezembro.

3- Dier.

O Sporting não tem que informar o público de uma cláusula criminosa relativa a um activo seu. Até porque essa cláusula nada teve a ver com esta direcção.

4- A Auditoria.

E continua a bater na mesma tecla. A primeira fase da mesma é pública, já foi discutida em AG e medidas foram tomadas. Não é o Leão Zargo que define os timings da mesma.

5- Fundos.

Ninguém referiu que os fundos são pérfidos, O que se diz é que vários não são transparentes, vários têm intervenção na gestão dos clubes e que os fundos com os quais o Sporting trabalhou no passado recente, trouxeram nada que não prejuízo para o clube.

6- Veja os pressupostos da reestruturação financeira. Das duas, uma. Ou desconhece os mesmos, ou intencionalmente tenta desviar as atenções.

7- Quanto ao "Rascord", concretize, sff.

Aliás, concretize tudo. Porque de especulações, ideias fixas sem real sustentação e descontextualizações, estão os Sportinguistas fartos.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 17.04.2015 às 14:43

Lion73,

Quanto à imprensa, eram estes que há uns meses diziam que era "A Bola", agora já dizem que é o "Record". Com sorte e com algum engenho, a vez do "O Jogo" e do "Mais Futebol" deve estar a chegar. Mas só na cabeça deles!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:36

Lion

O Lion quer que eu diga o que eu não quero dizer, mas o Lion sabe como eu sei o que se passou.
A palavra "crápula" provavelmente nunca foi utilizada. Não sei, mas o que foi dito sobre Labyad resume-se numa palavra.

Sobre o Marco Silva, o Lion quer voltar à vaca fria. Aguarde um pouco de tempo.

Sobre a cláusula do Dier não havia necessidade de manifestar estupefação de última hora. Estava no contrato. O Rui Gomes também se refere a este aspecto.

A Auditoria é coisa séria. O nome de pessoas foi arrastado na lama. O presidente anunciou um calendário para informação aos sócios. Perdi a conta, mas creio que já devia ter sido comunicada a 4ª fase (Dias da Cunha). Entretanto, o silêncio, uma cortina de omissão. E o bom nome e a segurança das pessoas em causa?

Sobre os Fundos já houve duas narrativas. Na 1ª fase uns eram aceitáveis e outros não. Mas podia-se regulamentar. Na 2ª fase é para acabar com todos eles. Se o Lion não percebeu esta diferença, eu percebi. No entanto, nada foi explicado, tão pouco as vantagens para o Sporting.

Lion, sobre a reestruturação financeira voltaremos a falar. De duas coisas, do seu ponto de situação e das suas consequências.

Uma das primeiras medidas da WL Partners foi acompanhar BdC numa visita ao Record. Se o Lion anda de olhos fechados e continua a chamar de Rascord... olhe que um dia destes é repreendido!
Sem imagem de perfil

De Elpídio Pistoleiro a 17.04.2015 às 15:53

Obrigado Lion73 por nos oferecer um exemplo do que o Zargo pretendia ilustrar: como a versão prevalece sobre a realidade e o tempo instala a poeira nos pobres de espírito.

O Labyad foi o jogador que há menos de 2 anos o Bruno de Carvalho colocou a treinar com a Equipa B até Fevereiro de 2014, tendo publicamente referido que haveria jogadores que "quanto mais jogavam, mais se desvalorizavam". Relativamente a esse jogador foram igualmente passadas para a comunicação social detalhes (aqueles que, aparentemente para o Dier, escusavam de ser públicos) acerca dos termos da remuneração da sua contratação (da forma de receber o prémio de assinatura em causa). É também o jogador sobre quem, recentemente, o Bruno de Carvalho referiu dizer estar tudo sanado e que integraria o plantel da próxima temporada se desportivamente o próximo treinador o entender.

Quanto ao Marco Silva, a divergência entre a realidade e a versão é tão notória - com os elogios explícitos ao Zé dos Tachos, igualmente de Dezembro - que é manifestamente ridículo pedir "link" ou explicações. Ou o Lion73 estava em coma, ou está "intencionalmente a desviar as atenções".

Sobre o Dier, como sobre o Maurício, o Jefferson, o Rojo ou o Slimani, o que temos é a versão dos ingratos que queriam sair do Sporting. Já a versão dos jogadores que refere que o presidente lhes mentiu, ou que refere que o presidente lhes faltou ao respeito, que refere que ameaçou os jogadores com sanções desportivas, não se faz caso. Tudo poeira, seguramente. Tudo mentiras dos jogadores.

Sobre a Auditoria, todos ouvimos o presidente que gosta de meter outras pessoas em tribunal quando é insultado, a difamar os anteriores dirigentes quando referiu que "iríamos ver se o Sporting era o clube mais azarado do mundo". Também nos lembramos da lenga-lenga dos credores que queriam impedir a auditoria de gestão. E não nos cansámos de ver por essa blogosfera fora as referências aos crimes praticados pelos ex-dirigentes do Sporting, todos enriquecidos às suas custas. E não era só o linguajar imbecil de quem desconhece o significado da palavra "crime" (tão bem evidenciado pelo seu comentário, aliás!), era mesmo um rol interminável de acusações e a esperança convicta de que os "croquettes" iriam passar o resto dos seus dias a ver o sol aos quadradinhos. Pois bem, tivemos direito a 3 acções de mérito mais do que duvidoso e muito assobiar para o lado. Já o Lion73 do período pré-revolucionário não pedia links a ninguém (ser homenzinho contra a falange é mais complicado).

Sobre os fundos, tantas e tão fraquinhas foram as declarações e o movimento "anti-fundos" do Bruno de Carvalho - com declarações do género "os Fundos não têm qualquer interesse", basta pesquisar se quiser - que é realmente chocante ver a sugestão de que o Sporting fez algumas críticas localizadas a determinados fundos. Bastaria pensar no gáudio brunista com a interdição dos fundos. E aqui a versão é simples: quando os fundos rejeitaram trabalhar com o Bruno, ele fez-se a eles. A versão é de que lhes falta transparência. A realidade é que lhes falta a vontade de dar dinheiro ao Bruno para gastar.

Sobre a reestruturação financeira, o Lion73 também deve estar esquecido das declarações do Bruno de Carvalho sobre como, com a ausência de receitas (que imputa aos sportinguistas), estava em perigo.

E sobre, é difícil de quantificar o número de comunicados (oficiais) do Sporting a elencar os jornais do grupo Cofina. A versão, naturalmente, é de que são uns malvados conspiradores (embora agora já sejam uns bons parceiros) que visam destruir a mensagem do Br.. do Sporting. Jamais seria verdade que o Sporting não faz bem o seu trabalho, ou que os jornalistas (de qualquer grupo de comunicação social) preferem não ser insultados ou que a mensagem que o Br... o Sporting quer vender tem pouca qualidade e nenhuma verosimilhança.

Por estas e por tantas outras, obrigado Lion73 por apresentar um exemplo acabado de alguém manipulado, que escolhe acreditar no que dá jeito, por não ter cabeça para mais. Como se dizia ontem, a cada intervenção espúria do Lion73, 10 pessoas inteligentes percebem o logro que é o brunismo e esta reiterada propaganda pessoal. A cada tentativa de negar a evidência, um Lion73 apenas mostra a sua prioridades: a glorificação do líder
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 16:06

Pistoleiro
Permita que o trate assim que o seu comentário vem mesmo a preceito. Agradeço a sistematização certeira dos factos, eu não seria capaz. Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos, mas acredito que alguém venha à carga! ;)
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 16:06

Continuo a esperar algo de concreto, Sr Elpidio. Não de furos jornalistiscos carentes de confirmação, não de descontextualizações tendo em conta o fim de sempre, não de especulações e meros processos de intenções, atribuidos por preconceito, não de manifestações de puro desconhecimento ou de má fé.

Eu é que lhe agradeço, pelo oposicionismo acéfalo que demonstra. Só dá força ao bom trabalho que tem sido feito, conforme os RESULTADOS o demonstram.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.04.2015 às 20:08



Conforme os bons resultados!... Mas quais bons resultados? Quantos títulos de campeão nacional já se ganharam desde há 2 anos para cá?

Ahhh! Os "títulos" do melhor de Portugal nos resultados dos R&C semestrais!...

Perdão!!! Estava-me a esquecer...
Sem imagem de perfil

De PCosta a 17.04.2015 às 16:35

Nem mais, sr. Elpídio Pistoleiro. !!! Diz o povo que quem fala assim (e diz verdades) não é gago.
Sem imagem de perfil

De J. a 17.04.2015 às 20:43

Realmente é tão pouco consistente esta tentativa de oposição, que até preocupa.
Não há nada mais que não seja é mais um state of mind declarado e que reune um numero de pessoas, que se manifestam por um argumento onde o unico ponto que reune algum consenso é o relativo ódio á pessoa que é actualmente o presidente do Sporting.
Não há nada mais que se argumente, senão esse mesmo estado de espirito repetido uma e outra vez, sem qualquer tipo de discurso articulado ou pensado.
É mandar cá para fora, esse sentimento.
Bota abaixo nada mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 20:48

Com o "J" a ser o dono absoluto de toda a verdade, claro !!! Deve ser um estado de espírito espectacular, esse eu, sabendo que a única opinião que pesa neste Mundo é sua !!!

Invejo-o :)
Sem imagem de perfil

De HY a 17.04.2015 às 21:32

Rui, escrever que só os pobres de espírito acreditam nos argumentos contrários aos nossos e as pessoas inteligentes não, ou que por cada intervenção do adversário 10 pessoas inteligentes percebem que do outro lado é só demagogia, propaganda e mentira, isso não revela tendência a considerar-se dono da verdade, pois não?

Aliás, com tal rácio de 1 para 10 nem sei porque andamos nisto. Já deviam ter feito cair a direcção e eleger outra.... a não ser que achem que os sportinguistas são todos estúpidos...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 21:39

Essas são palavras suas e não minhas, mas preza-me ver que anda sempre à espreita para vir com uma qualquer "lição moral" !

Essa do "a não ser que achem que os sportinguistas são todos estúpidos" é uma jóia de observação. Vou mandar encadernar para a prosperidade.

Esperava mais elevação de comentário, para ser sincero, mas acho que já o compreendo.
Sem imagem de perfil

De HY a 18.04.2015 às 07:16

Eu também não disse que as palavras eram suas, mas não diga que são minhas Rui. São de um comentário que não lhe causou problemas, Rui. Já a resposta a esse comentário, muito menos ofensiva, mereceu-lhe reprovação, não pelo conteúdo, mas porque denotaria sentimento de ser dono da verdade, etc. Só queria sublinhar a coerência da sua intervenção face aos comentadores...

Não grave só a minha frase para a posteridade, grave também a do comentário que a originou. Se por cada vez que os estúpidos intervêm 10 inteligentes percebem que a direcção é o mal do Sporting, que devemos concluir? Que há poucas intervenções dos primeiros ou que os segundos são poucos?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2015 às 08:26

Perdão... posteridade, queria eu dizer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 21:55

Sr Pistoleiro, o caro acredita mesmo que os fundos nao querem dar dinheiro ao Sporting, claro que não , ninguem dá nada a ninguem sem retorno. Acredita mesmo que os fundos nao queriam ser eles mesmo a manejar as compras e vendas de jogadores do Sporting como fizeram até á chegada de BdC com vários atletas do clube.
Todos presenciámos que BdC imediatamente após ser presidente do Clube mostrou a sua ideia sobre os fundos e alguns empresários que dominavam os negócios do sporting.Uns concordam outros não á que respeitar as opiniões. Ainda li o seu comentário com alguma curiusidade até chegar aí onde se espalhou ao comprido, depois perdi o interesse.
Só uns reparos:
Sobre o Dier leia de novo a entrevista do Dier após a sua saída e ficará esclarecido e analise a influencia que tem o seu pai sobre ele e o ardil que o pai montou ao Sporting, em relação ao Laybad , o divórcio entre BdC e Laybad teve o seu epílogo quando o jogador teve atitudes pouco profissionais , atitudes de superioridade julgando-se a grande "cosa" atitudes que não ajudavam a uniao de grupo e foi e bem impedido pelo presidente de seguir com a equipa no autocarro para determinado jogo e jogos seguintes até voltar para a Holanda.
Jefersson , Rojo e Slimani independentemente de onde estiver a razão nao podem de forma alguma terem as atitudes que tiveram, pode-se depois questionar a gestão dos casos pelo Presidente mas antes eles meteram a pata e puseram-se a geito.
Sobre a auditoria nao fiquei com uma boa ideia das atitudes de BdC a remexer o passado com os anteriores dirigentes mas falta-nos a todos nós mais detalhes para uma opinião melhor formada, mantem-se algum mistério um puzle com falta de mais peças.
Na questão da comunicação BdC meteu-se desdo o início numa grande caldeirada e parece nao querer sair dela gosta de lá estar ,é esse de facto o seu principal e mais grave pecado A VAIDADE.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 22:12

Julius,

Está visto que tem ignorado os diversos comentários que eu já escrevi sobre o Eric Dier. Está redondamente enganado na sua tese, e digo isto porque tenho conhecimento de causa.

Mas que ardil ??? Completamente desnecessário. Bastava alertar clubes interessados da cláusula, como aliás acabou por acontecer com o Tottenham, e assunto fechado.

Sobre o resto não comento. Por vezes sinto alguma dificuldade em compreender a sua posição, pela ambiguidade da sua posição de um comentário para outro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 23:25

Rui o pai do Eric sempre mostrou superior interesse de ver o filho em Inglaterra e temeu as consequencias de uma renovação com clausula elevada e aproveitou o momento e a tal outra "clausula"(essa clausula funcionou como um ardil para o caso de vir a ser necessária como acabou por o ser, existiu alguma chantagem quiza de ambas as partes) que seguisse imediatamente para o futebol Ingles. O resto foi fogo de artíficio áparte que "alguém" de fora mandava recados pela imprensa que o Dier tinha que ser titular. Eu nao tenho qualquer tipo de incertezas porque nao apoio presidentes nunca o fiz e nunca o farei, nem no desporto nem na política, simplesmente opino o que aprovo e reprovo dependendo das acções das gestôes. BdC é só mais um presidente nao mais que isso e que espero da mesma forma como esperei de outros no passado de fazer o Sporting campeão e tenho (vou) esperado sentado.
Procuro simplesmente a verdade dos factos e estarei sempre ao seu lado doa a quem doer, sou averso ás conveniencias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 23:43

Julius,

Eu sei o que se passou e mais não digo. Pode acreditar que a sua tese não tem fundamento. Ficamos por aqui.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 23:50

Eu comento o que foi publico e a "ideia" que foi passada para o exterior se existem outros detalhes (e acredito que existam) nao os conheço mas gostaria de vir a conhecer um dia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2015 às 00:05

Desculpe, há muito mais de facto, mas o que o Julius comenta é a sua percepção do que foi público na altura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2015 às 00:10

Julius,

É a primeira vez que leio essa referência à suposta afirmação de Marcel Veerman. Não a refuto, mas gostaria de aprofundar a questão, porque me surpreende.

Obviamente, quem escreveu isso nesse espaço teve de ir buscar a informação a algum lado.

Veremos...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 23:35

Quanto a Labyad, quando se preparava para seguir no autocarro junto com a equipa para o algarve para a disputa do torneio do Guadiana foi impedido por BdC e ficou em terra , iniciava-se assim o primeiro dia do seu calvário, foi aqui afastado da equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 23:45

É a primeira vez que sei desta história. Não a refuto, porque não vou clamar que sei tudo, mas nunca tal li ou ouvi e gostaria de saber onde o Julius leu ou ouviu isto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 23:51

Recordo-me bem desse episódio mas vou procurar na internet é possivel que algo tenha ficado registrado desse episódio
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 23:55

aqui vem qualquer coisa desse episódio mas tentarei encontrar algo mais detalhado
http://visaodemercado.blogspot.com/2013/08/bruno-de-carvalho-afasta-labyad-da.html
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2015 às 00:21

Julius,

Tem razão sobre Labyad ser impedido de participar no Guadiana.

Fiz pesquisa e a primeira coisa que a Google me deu foi o que eu escrevi sobre esse assunto em Agosto de 2013. O resto da história é outro assunto...

A memória e o lidar com tanta informação diariamente, "apagou" completamente este episódio.

Bem... pelos vistos agora já é bem vindo. Veremos o que vai acontecer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.04.2015 às 01:25

É estranho o ser "bem vindo" agora e ainda estou á espera de mais desenvolvimentos sobre esse "novo" assunto.
Nao acredito que o marroquino prescinda de parte do valor do que aufere.
Passaria a ser o jogador mais caro do plantel.
Nao lhe reconheci (ainda) a qualidade futebolistica para esse estatuto.
Vamos ver "que pasa".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 22:14

P.S. Labyad foi impedido de seguir com a equipa no autocarro ?... Gostaria de saber a origem desse episódio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.04.2015 às 01:43

Foi acusado ( o que se soube no exterior) de atitudes de megalomaníaco , no Peru teria o titulo "julga-se a gran cosa" nariz empinado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.04.2015 às 21:11

Lion73 essas respostas foram brutais e pragmáticas, boa.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.04.2015 às 13:42

Quero fatos leio os R&C ... nunca me sigo pela C&S já que a mesma está contaminada e não será apenas pelas políticas de comunicação de BdC.

Os orçamentos da equipa de futebol são para "ignorar" mas os gastos com o "outsourcing da comunicação" são para escalpelizar :).

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.04.2015 às 13:48

Sérgio,

Eu sei que o Sérgio não acredita na totalidade do que é apresentado em qualquer Relatório e Contas. Por norma, são elaborados de tal forma, que só peritos na matéria os podem decifrar devidamente, além de que os dados são invariavelmente apresentados estrategicamente.

É verdade que a CS não é totalmente fiável, mas tem sido a maior "arma" do Bruno, à conveniência da ocasião. Neste contexto, ele tem mais assessores do que o Primeiro Ministro, e, sim, muito mais para defender a sua imagem do que o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.04.2015 às 14:01

Certo Rui as questões aqui faladas como as transações as comissões é informação que se encontra espelhada nos R&C os gastos de determinadas áreas ou departamentos serão impossíveis de determinar pois muitas vezes estão diluídos num bolo do qual é impossível especificar os seus elementos que o compõem.

Desconheço o número de assessores de BdC, acredito que os tenha que ter tal a quantidade dos ataques que sofre externamente mas também internamente (muitas frentes abertas por ele em simultâneo ... outras não), brincando um pouco e fazendo fé naquilo que dizem e escrevem acerca da sua personalidade acaba por ser algo contraditório que os tenha em quantidade... basicamente seria o mesmo que os não tivesse porque ele é "Deus"!

SL,

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 13:54

Sérgio

Também leio. Ou, pelo menos, consulto. Mas os R&C dão informação muito específica, naturalmente parcelar.
A minha crítica vai para a gestão cirúrgica da informação.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.04.2015 às 14:03

ai é complicado muita desinformação atirada ao ar com diferentes propósitos de diferentes players ... sempre muito subjetivo.

SL,
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.04.2015 às 13:56

Zargo,

Relativamente à estratégia comunicacional denoto uma clara melhoria nos últimos meses da Direcção do Sporting, não sei se foi mérito ou não da nova equipa contratada por BdC, mas temos de reconhecer uma melhoria evidente... Logo, é positivo esta mudança!!!

Você afirma: "Assim, ao espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgá-la confundindo a veracidade dos factos. "
Dou-lhe um exemplo disso à pouco tempo... teórica lesão do Jackson Martinez!! Era possível isto no Sporting? penso que não... pois as duvidas e exigências constantes não são o hábito dos adeptos do FCP... não passam o tempo a chamar lampião ao seu Presidente (como alguns deste blog... que ficam cilindrados por o Record ter dito que BdC tinha sido pacificador), e isso tem o beneficio no controlo da informação... ou como você chama, confundindo a veracidade dos factos.

O que é que eu quero dizer com isto? simples... a gestão comunicacional no futebol não tem de ser sempre clara, tem de ser sim, uma gestão que defenda os interesses do nosso clube! Na maioria dos casos, expor todos os factos na CS não é a melhor estratégia de defesa do Sporting.
Por essa razão, denoto uma melhoria desde Fevereiro de 2015.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De J. a 17.04.2015 às 14:00

Nem mais!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:44

Schmeichel

Não me refiro a fenómenos noticiosos como o do JMartinez que foi perfeito e eficaz. Refiro-me à forma como a informação é gerida e utilizada no seu todo ou em parte para atingir determinados fins que decorrem mais da agenda de BdC, do que do Sporting.
Uma agência de comunicação não mente (no sentido restrito da palavra). Faz gestão da informação para atingir determinados fins. Repare como o “caso” Paulo Fonseca foi gerido no FCPorto e compare com o “caso” Marco Silva. Não percebe a diferença?

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.04.2015 às 16:00

"Repare como o “caso” Paulo Fonseca foi gerido no FCPorto e compare com o “caso” Marco Silva. Não percebe a diferença?"

Existem algumas diferenças... de facto o Paulo Fonseca foi despedido... que é uma diferença assinalável!

Outra diferença, é o comportamento de PdC relativamente a BdC, repare esta diferença:
"Após a derrota do FC Porto contra o Estoril, e face à aglomeração de adeptos insatisfeitos à saida do parque de estacionamento do Dragão, Pinto da Costa falou aos jornalistas que a SAD portista não está na disposição de aceitar as ordens da polícia, isto porque os elementos da PSP queriam que os jogadores seguissem um caminho alternativo de forma a evitar esses mesmos adeptos.
Perante a insistência de um jornalista para saber mais informação sobre a situação do técnico portista, Pinto da Costa - que já tinha dito que não queria comentar sobre o treinador do FC Porto - confrontou-o e convidou-o a abandonar o local..."

Isto é, os jogadores e treinador do Porto foram obrigados a passar perto dos adeptos furiosos, por ordem do seu Presidente, e ainda por cima quase tentou agredir um jornalista. Aí se fosse BdC... caia o Carmo e a Trindade...

Este exemplo não é claro sobre a gestão da imagem de PdC?! ele tem de sair sempre por cima, porque é assim que funciona uma instituição vencedora... o líder não pode ficar mal visto... por isto é que PdC é o Rei da propaganda!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 16:13

Schmeichel

Tem toda a razão. O Pinto da Costa é o rei da propaganda. E Bruno de Carvalho pretende suceder-lhe!

Sobre o Paulo Fonseca o que pretendi sublinhar foi a forma como a presidência do FCPorto procurou protegê-lo, apesar da época catastrófica. Desde Dezembro que o Marco Silva e a sua continuidade no Sporting são notícia. Neste caso, a presidência do nosso clube não viu necessidade de cortar cerce as notícias, optando por deixar o trinador arder em lume brando.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.04.2015 às 16:58

Caro Zargo,

"Desde Dezembro que o Marco Silva e a sua continuidade no Sporting são notícia. "

Mas são noticia aonde? espero não estar a referir-se ao Camarote Leonino... (uma pequena brincadeira...)

A discussão sobre a continuidade dos treinadores é uma constante no futebol, não tentem tornar isto um caso só do Sporting... Do JJ não se fala na sua saida? do Lopetegui?
A afirmação de BdC em 01/04/2015: "O Marco Silva tem ainda mais três anos de contrato. Mas todos nós estamos dependentes de tudo, ele também está dependente assim como eu..."
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 21:20

Schmeichel
Não é o Camarote Leonino! É o próprio BdC quem aborda a continuidade de MS, o que é absolutamente contraproducente. E para dizer o quê? Banalidades, coisas óbvias que os presidentes do Benfica e do Porto nunca referiram. É normal que os jornais puxem o assunto. O que eu nunca tinha visto é o próprio presidente fritar o treinador em lume brando. Mas, reconheço que a WL Partners cortou bastante o pio a BdC.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.04.2015 às 20:14

O Paulo Fonseca foi despedido no final da época e o Marco Silva não o foi em Dezembro último, porque o BdC não tinha dinheiro e os seus financiadores habituais não lho emprestaram. Tão simples como isso.

É interessante ver como há quem insista em querer esconder o que é evidente.

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 17.04.2015 às 14:45

Não tenho nada contra o recurso a agencias de comunicação

O Sporting tem por norma má CS e se conseguimos nivelar isso só pode ser bom

Só tenho um reparo - que essas agencias estejam ao serviço do Sporting e não de BC

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:45

iorda

Concordo com o seu reparo. E também não tenho nada contra as agências de comunicação. Aliás, elas estão em todo o lado~!
Sem imagem de perfil

De m1950 a 17.04.2015 às 15:20

Já dei conta também de algumas situações que não gostei , como por exemplo "Bruno apresenta 24M de lucro" , quando não tenho sequer memória de ver algo assim , era o Presidente de braço no ar em destaque no record , quando devia ser "Sporting apresenta 24M de lucro".

Mas pronto , o que desejo é que agência acabe com os tiros nos pés na comunicação , e traga mais maturidade e uma postura mais Presidencial , de início vi-o falar numa semana 4 vezes , mas entendo que aquilo era o cachimbo branco com os jornalistas , agora já não o vemos a falar , tem estado calado e acredito que apareça menos vezes.

Eu gostava também que a agência o aconselhasse a sair do banco de suplentes.

Não me importa muito que seja lampião , lamento que tenha insultado o nome do meu grande clube , mas que o Sporting seja uma estrutura forte e com os melhores profissionais a rodear quem lidera para poder facilitar as suas decisões , pois no final quem ganha é o Sporting.

Em nada ganhava o Sporting em ver o seu Presidente mal tratado na CS , note-se por exemplo que ojogo online , todas as fotos que escolhe dele , são as piores em todos os momentos , e quando não há , colocam fotos anteriores para satirizá-lo.

Não sou tonto é óbvio que a direção tira partido da agência de comunicação , mas o que eu quero é que quem ganhe mais é o Sporting Clube de Portugal.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 15:59

m1950
Concordo consigo em vários aspectos. Qualquer clube trabalha com uma agência de comunicação, aliás, como os partidos políticos, os próprios políticos, empresas, câmaras municipais, etc. É uma realidade dos nossos dias e não vale a pena ir por aí.
No caso do Sporting registo dois aspectos:
- em dois anos e mandato BdC está a trabalhar com a terceira agência de comunicação (isto considerando José Quintela e a sua agência);
- a percepção de que a informação é gerida com a finalidade de ir “safando” BdC das asneiras que vai cometendo. Verifique que a WL Partners é especializada na gestão de “crises”.
Neste momento há duas agências de comunicação a trabalhar para o Sporting. Uma mais na área do jornal e do site, outra na área da presidência. É surpreendente num clube que fez um despedimento colectivo!

Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 17.04.2015 às 16:14

Zargo, criticar o presidente por preferir versões a factos e apoiar a maioria dessas críticas em versões e não em factos é, no mínimo, um erro metodológico. Se há coisa com que sempre embirrei é a acusação sem prova.
- Ah, ele fez isto.
- Ai sim? E em que é que se baseia para o acusar?
- Oh fulano de tal, você sabe bem que eu sei mas não posso dizer como.
Outra asneira: insistir no BdC vs MS. "Ah, espere mais um pouco que logo verá". OK, se é para esperar a gente espera, mas não podemos esperar todos? Não pode esperar também o Zargo? É que essa teoria já a difundiu mais do que uma vez, tem medo de que não lhe creditemos o visionarismo se a ruptura se vier a confirmar? Das duas uma: ou quer mesmo que MS vá embora (porque atacar o Bruno vale mais do que defender o clube) ou tem uma ideia um pouco difícil de transmitir sobre o benefício para o presente e futuro do SCP de fomentar/empolar crises internas.
Para quando um texto seu a incidir nas virtudes da gestão de BdC? Ou crê que não existem?
Sinceramente, Zargo, desde que passou ao "quadro" do CL noto-lhe um maior compromisso com aquilo a que eu chamei "linha editorial". É pena. Mas, também, é só a minha opinião.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 16:41

Marcos Cruz
O post refere-se a uma determinada estratégia comunicacional de BdC e à sua organização temporal. A realidade das coisas apresenta-me determinadas evidências, ao Marcos apresenta outras. Em mais do que uma situação pretendi apresentar e demonstrar as minhas convicções. Penso que sou razoavelmente coerente.
Não insista nessa conversa da “linha editorial” porque não existe. Acredite.
Escrevo sobre o que penso, como sempre. No entanto, há uma diferença quando se coloca um post que é sujeito a uma bateria de interpelações. A defesa do que se escreve origina algum entricheiramento. É da natureza das coisas.
Sobre as virtualidades de BdC não tenha a necessidade de escrever pois há quem o faça.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo