Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

É do conhecimento geral que existe uma agenda para a comunicação planeada e executada de modo a constituir um elemento estruturante do modelo de gestão desenvolvido por Bruno de Carvalho (BdC). Essa estratégia comunicacional dependeu numa primeira fase de José Quintela, vogal do Conselho Directivo com os pelouros da Comunicação, Marca e Reputação, e posteriormente foi entregue às empresas de comunicação YoungNetwork Group e WL Partners.

 

17870590_kGp95.jpg

Uma agência de comunicação é especialista a fidelizar “consumidores” através de estratégias de marketing, produzindo conteúdos de acordo com o interesse do seu cliente. Neste caso, o cliente parece ser mais Bruno de Carvalho do que o Sporting Clube de Portugal.

 

No início era o Verbo, e no que se refere à estratégia de comunicação da presidência de Bruno de Carvalho, no início era José Quintela, director-geral da Quintela&Reis Consultores, empresa especializada em comunicação, vogal do Conselho Directivo e, durante algum tempo, director do jornal Sporting.

 

O mesmo Quintela que, referindo-se a sócios do nosso clube, escreveu esta jóia no jornal do Sporting, em 24.04.14: “Podemos vê-los como pseudo-sócios e adeptos, comentadores, mais ou menos ligados a outros grupos de interesse. Há para todos os gostos, tendo todos, em comum, uma agenda própria, geralmente oculta, onde os interesses supremos do Sporting são, quase sempre, ignorados.” O “Príncipe”, de Maquiavel, terá sido livro de cabeceira?

 

Entretanto, a estrela de José Quintela foi esmorecendo e o vogal desaparecendo das luzes da ribalta.

 

Em Abril de 2014 o Sporting anunciou que decidira “ajustar o seu modelo de gestão de conteúdos e plataformas de comunicação”, recorrendo à YoungNetwork Group para esse efeito. Esta agência de Comunicação já estava intimamente ligada à ascensão de BdC ao poder no Sporting e assessorava a direcção do clube, sendo-lhe entregue, também, a comunicação do Sporting nas suas diversas vertentes, nomeadamente o jornal e o site do clube, para além de vídeos, anúncios, promoções e movimentos de adeptos através da Carmen, agência criativa.

 

O final do ano de 2014 foi marcado com a polémica em torno do despedimento de Marco Silva. Nesses dias a confiança dos sportinguistas em BdC atingiu níveis preocupantes, que terá concluído sobre a necessidade de contratar um novo mensageiro.

 

Foi assim que surgiram, em Fevereiro de 2015, João Morgado Fernandes e a agência WL Partners no universo leonino, com a finalidade de mudarem algo de forma a permanecer o essencial. A justificação, como sempre, foi dada pelo próprio BdC, que enfatizou que a mudança será feita "através da contratação de uma empresa de comunicação especializada em relações com a comunicação social e gestão de crises. Uma empresa que trabalhe directamente comigo e que comece a assegurar, ao nível do Clube e SAD, uma comunicação estratégica, elevada e integrada, apoiada num conhecimento forte que já tem do, e no meio". Foi informado que João Morgado Fernandes assumiria a função que era até aí desempenhada por José Quintela, estabelecendo-se este apenas como vogal da direcção. 

 

Soube-se mais tarde através de João Duarte, CEO da YoungNetwork Group, que esta agência continuaria a assegurar o jornal do clube e projectos de criatividade e comunicação.

 

Na estratégia comunicacional de BdC prevalece o princípio de que o importante é a versão, não o facto. Assim, ao espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgá-la confundindo a veracidade dos factos. Esta estratégia é favorecida pela poeira que se vai instalando com o tempo: esbate-se a cronologia da sucessão apocalíptica dos factos, o que permite a sua manipulação temporal e protegê-los com uma máscara favorável. Como diria Sun-Tzu, "toda a guerra é baseada no engano".

 

Mas, tudo isto tem um preço e cabe questionar quanto é que o clube está a gastar no outsourcing da comunicação. Para “isto” há dinheiro a rodos?

 

Concluo com o Padre António Vieira (Sermão da Sexagésima): “E então ver cabecear o auditório a estas coisas, quando devíamos de dar com a cabeça pelas paredes de as ouvir!”

 

publicado às 11:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 12:45

"Assim, ao espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgá-la confundindo a veracidade dos factos."

Exemplos concretos, sff.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 17.04.2015 às 13:11

Lion

Quer mesmo exemplos concretos? Aí vão alguns para servir de aperitivo: Labyad que era crápula e que agora é aposta presidencial, o Marco Silva que anda em bolandas há meses, o Dier que afinal tinha uma cláusula que afinal ninguém sabia, a Auditoria que anda em bolandas e ninguém sabe, os Fundos que já foram assim-assim e que passaram a pérfidos, as contratações cirúrgicas que afinal são uma multidão, a reestruturação financeira que ora está concluída para afinal ainda estar em curso, a questão da maioria da SAD que se pretende fazer crer que não é questão, o Rascord que afinal é Record… Neste enunciado que pode ser multiplicado há um padrão de funcionamento: nada é esclarecido de facto, a informação é vertida à conveniência.
A versão vai-se adequando às circunstâncias!

Em suma, transparência precisa-se!
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 14:39

1- Mas viu/leu/ouviu o presidente afirmar que Labyad era uma aposta presidencial para a próxima época? Viu/leu/ouviu o presidente afirmar que Labyad era um crápula?

Links, pf.

2- Marco Silva

Dê-me exemplos concretos, sff. Não adianta recorrer a opinião de um qualquer sócio, mais ou menos notável ou a atoardas da CS.

Que eu saiba, MS continua a ser treinador do clube. Como foi dito, em Dezembro.

3- Dier.

O Sporting não tem que informar o público de uma cláusula criminosa relativa a um activo seu. Até porque essa cláusula nada teve a ver com esta direcção.

4- A Auditoria.

E continua a bater na mesma tecla. A primeira fase da mesma é pública, já foi discutida em AG e medidas foram tomadas. Não é o Leão Zargo que define os timings da mesma.

5- Fundos.

Ninguém referiu que os fundos são pérfidos, O que se diz é que vários não são transparentes, vários têm intervenção na gestão dos clubes e que os fundos com os quais o Sporting trabalhou no passado recente, trouxeram nada que não prejuízo para o clube.

6- Veja os pressupostos da reestruturação financeira. Das duas, uma. Ou desconhece os mesmos, ou intencionalmente tenta desviar as atenções.

7- Quanto ao "Rascord", concretize, sff.

Aliás, concretize tudo. Porque de especulações, ideias fixas sem real sustentação e descontextualizações, estão os Sportinguistas fartos.
Sem imagem de perfil

De Elpídio Pistoleiro a 17.04.2015 às 15:53

Obrigado Lion73 por nos oferecer um exemplo do que o Zargo pretendia ilustrar: como a versão prevalece sobre a realidade e o tempo instala a poeira nos pobres de espírito.

O Labyad foi o jogador que há menos de 2 anos o Bruno de Carvalho colocou a treinar com a Equipa B até Fevereiro de 2014, tendo publicamente referido que haveria jogadores que "quanto mais jogavam, mais se desvalorizavam". Relativamente a esse jogador foram igualmente passadas para a comunicação social detalhes (aqueles que, aparentemente para o Dier, escusavam de ser públicos) acerca dos termos da remuneração da sua contratação (da forma de receber o prémio de assinatura em causa). É também o jogador sobre quem, recentemente, o Bruno de Carvalho referiu dizer estar tudo sanado e que integraria o plantel da próxima temporada se desportivamente o próximo treinador o entender.

Quanto ao Marco Silva, a divergência entre a realidade e a versão é tão notória - com os elogios explícitos ao Zé dos Tachos, igualmente de Dezembro - que é manifestamente ridículo pedir "link" ou explicações. Ou o Lion73 estava em coma, ou está "intencionalmente a desviar as atenções".

Sobre o Dier, como sobre o Maurício, o Jefferson, o Rojo ou o Slimani, o que temos é a versão dos ingratos que queriam sair do Sporting. Já a versão dos jogadores que refere que o presidente lhes mentiu, ou que refere que o presidente lhes faltou ao respeito, que refere que ameaçou os jogadores com sanções desportivas, não se faz caso. Tudo poeira, seguramente. Tudo mentiras dos jogadores.

Sobre a Auditoria, todos ouvimos o presidente que gosta de meter outras pessoas em tribunal quando é insultado, a difamar os anteriores dirigentes quando referiu que "iríamos ver se o Sporting era o clube mais azarado do mundo". Também nos lembramos da lenga-lenga dos credores que queriam impedir a auditoria de gestão. E não nos cansámos de ver por essa blogosfera fora as referências aos crimes praticados pelos ex-dirigentes do Sporting, todos enriquecidos às suas custas. E não era só o linguajar imbecil de quem desconhece o significado da palavra "crime" (tão bem evidenciado pelo seu comentário, aliás!), era mesmo um rol interminável de acusações e a esperança convicta de que os "croquettes" iriam passar o resto dos seus dias a ver o sol aos quadradinhos. Pois bem, tivemos direito a 3 acções de mérito mais do que duvidoso e muito assobiar para o lado. Já o Lion73 do período pré-revolucionário não pedia links a ninguém (ser homenzinho contra a falange é mais complicado).

Sobre os fundos, tantas e tão fraquinhas foram as declarações e o movimento "anti-fundos" do Bruno de Carvalho - com declarações do género "os Fundos não têm qualquer interesse", basta pesquisar se quiser - que é realmente chocante ver a sugestão de que o Sporting fez algumas críticas localizadas a determinados fundos. Bastaria pensar no gáudio brunista com a interdição dos fundos. E aqui a versão é simples: quando os fundos rejeitaram trabalhar com o Bruno, ele fez-se a eles. A versão é de que lhes falta transparência. A realidade é que lhes falta a vontade de dar dinheiro ao Bruno para gastar.

Sobre a reestruturação financeira, o Lion73 também deve estar esquecido das declarações do Bruno de Carvalho sobre como, com a ausência de receitas (que imputa aos sportinguistas), estava em perigo.

E sobre, é difícil de quantificar o número de comunicados (oficiais) do Sporting a elencar os jornais do grupo Cofina. A versão, naturalmente, é de que são uns malvados conspiradores (embora agora já sejam uns bons parceiros) que visam destruir a mensagem do Br.. do Sporting. Jamais seria verdade que o Sporting não faz bem o seu trabalho, ou que os jornalistas (de qualquer grupo de comunicação social) preferem não ser insultados ou que a mensagem que o Br... o Sporting quer vender tem pouca qualidade e nenhuma verosimilhança.

Por estas e por tantas outras, obrigado Lion73 por apresentar um exemplo acabado de alguém manipulado, que escolhe acreditar no que dá jeito, por não ter cabeça para mais. Como se dizia ontem, a cada intervenção espúria do Lion73, 10 pessoas inteligentes percebem o logro que é o brunismo e esta reiterada propaganda pessoal. A cada tentativa de negar a evidência, um Lion73 apenas mostra a sua prioridades: a glorificação do líder
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 17.04.2015 às 16:06

Continuo a esperar algo de concreto, Sr Elpidio. Não de furos jornalistiscos carentes de confirmação, não de descontextualizações tendo em conta o fim de sempre, não de especulações e meros processos de intenções, atribuidos por preconceito, não de manifestações de puro desconhecimento ou de má fé.

Eu é que lhe agradeço, pelo oposicionismo acéfalo que demonstra. Só dá força ao bom trabalho que tem sido feito, conforme os RESULTADOS o demonstram.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.04.2015 às 20:08



Conforme os bons resultados!... Mas quais bons resultados? Quantos títulos de campeão nacional já se ganharam desde há 2 anos para cá?

Ahhh! Os "títulos" do melhor de Portugal nos resultados dos R&C semestrais!...

Perdão!!! Estava-me a esquecer...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds