Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18967552_n1oTm.jpg

De súbito, depois de um longo e estranho silêncio, Luís Filipe Vieira achou por bem falar aos benfiquistas (e ao público desportivo em geral, obviamente). Para isso, fez o que é habitual nestas ocasiões, disponibilizando-se para uma entrevista num jornal e para um discurso numa homenagem no Estádio da Luz. Ao mesmo tempo, sinal da grande aceleração dos acontecimentos, Pinto da Costa escreveu um artigo intitulado 'Os Intocáveis', na revista Dragões, dizendo ao que vem. Depois de Bruno de Carvalho, o presidente do FC Porto também se pôs a caminho.

 

Compreende-se a necessidade de Luís Filipe Vieira passar à ofensiva. É verdade que tem saudades do Bruno de Carvalho compreensivo que não lhe criou problemas depois de placas de alumínio terem voado num dérbi no Estádio da Luz e do Pinto da Costa que era um bom aliado e o convidava para o camarote no Dragão. Mas, de repente, tudo mudou, um dos seus vice-presidentes aperta-lhe os calos, leões e dragões juntaram os trapinhos, o Benfica pena na classificação da Liga e a “estrutura” sacode a água do capote. Chegou a altura do presidente fazer prova de vida.

 

Camarote Leonino deu relevo às declarações do presidente do Benfica por ser evidente que ele teve a intenção de reagir a Bruno de Carvalho e à ofensiva que este leva a cabo desde o célebre Prolongamento na TVI. Penso que deve ser levado a sério, pois é pouco inteligente menosprezar um dos principais adversários e desvalorizar a sua estratégia de contra-ataque. Todos conhecemos a longa história da rivalidade entre o Sporting e o Benfica, pelo menos desde o primeiro dérbi realizado em Dezembro de 1907, no Campo da Quinta Nova.

 

Luís Filipe Vieira procura, agora, trazer Pedro Proença para o centro da querela, quando o presidente da Liga tem procurado passar despercebido sentadinho numa cadeira na periferia de todas as peripécias. O que se passa é também com ele, pois claro.

 

Agora, nesta nova fase da contenda, ver-se-á se Bruno de Carvalho é capaz de controlar a ocasião e as circunstâncias, de pôr a cassete de lado e, explorando diversas possibilidades, alcançar os objectivos que interessam ao Sporting e ao futebol português. É mais do que certo que não consegue isso com a habitual conversa para a plateia, mas apenas se for capaz de estabelecer uma estratégia que considere a imprevisibilidade dos acontecimentos e interesses muito mais amplos do que os dele próprio. Assim, evitará a armadilha que ele próprio colocou no caminho.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:23

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.11.2015 às 10:55

E continua preso à ideia de ausência de estratégia por parte do presidente do Sporting.

Vieira não tem feito outra coisa que não estar na ofensiva desde que permitiu que o seu treinador bi campeão fosse para o rival.

Foram os SMS, foi a desvalorização do trabalho de JJ que passou a ser vendido como o obstáculo a mais vitórias por parte da estrutura, foi a rábula da exclusividade de um Hotel em Gaia, foram documentos internos do Sporting a passarem pelas mãos dos paineleiros vermelhos, foi o Football Leaks.

O que se esperava de Vieira era simples, face a uma denúncia com rosto, concreta e específica: ou confirmava a veracidade da denúncia e explicava o porquê de ofertas daquela natureza ou a desmentia.

Nada disso fez. Preferiu uma hipócrita postura de sentido institucional, tão querida ao Camarote, quando de forma cobarde e rasteira atacou ou pediu para que os seus cães de fila na CS, atacassem o rival, mas fugindo ao que está realmente em causa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 11:40

Lion73
De facto, penso que falta a BdC uma estratégia claramente definida ao serviço do Sporting. No caso concreto do Benfica e do FC Porto, todos nos recordamos da forma rasteira como se referiu a Pinto da Costa e como, agora, parece que nada se passou. Nessa altura, BdC calou-se com a arbitragem do "colinho" e foi condescendente com as placas de alumínio. Agora, mudou de rumo sem razão aparente.

O Sporting acusou o Benfica. A quem acusa compete o ónus da prova. Às instituições compete investigar e fundamentar uma acusação.
O Benfica passou à contra-ofensiva. Oxalá BdC saiba onde está metido e tenha unhas para tocar a guitarra. Caso contrário, quem se lixa é o Sporting.


Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.11.2015 às 12:16

Falta é ao Leão de Zargo a capacidade de percepção e de memória ou então simplesmente é intencional, de encadear determinados acontecimentos nestes 2,5 anos.

Não fosse assim, lembrava-se certamente da questão Moutinho, em que o porto se recusou a pagar aquilo que o Sporting considerava ter direito, lembrava-se dos insultos de um vice presidente do porto num jogo do andebol que o presidente do Sporting exigiu retratação pública por parte dos seus dirigentes, lembrava-se do caso Bruma/Zahavi ( com o jogador prometido para o Dragão e só não está lá porque o Sporting ganhou o processo ) e da ida de 2 juvenis para o Norte.

Lembrava-se também de várias criticas duras e por isso foi muito criticado, ao jogo do "limpinho", aos 7, 8 pontos que o benfica tinha a mais do que deveria ter ( que até resultou em ironias sobre telefonemas onde se dizia que os melhores reforços que o benfica contratara eram os árbitros ).

Lembrava-se também de uma CI onde se apontaram, com recurso a videos, vários erros arbitrais, altamente penalizadores do Sporting. Com beneficio dos vermelhos.


Quanto à questão das ofertas, só por absoluta negação das evidências, seja lá porque razão for e por esta altura, se consegue admitir que não existem e nos exactos termos da denúncia. Denúncia feita com rosto, dando a cara e sem se esconder perante um discurso mal lido e irrelevante.

Vejo contra ofensiva nenhuma. Vejo um benfica a assumir implicitamente como verdadeira a acusação de BdC, vejo os seus propagandistas da CS a tentarem desviar as atenções, vejo um benfica a abanar por todos os lados e estes sim, por falta de estratégia, que à conta do Sporting do seu actual treinador, passam de um paradigma de contenção de custos, contra a "loucura financeira" do rival, a gastar o equivalente a quase o triplo do Sporting, em jogadores.

A ofensiva do benfica deu-se, isso sim, a partir de Julho. E a resposta do Sporting rebentou-lhes na cara a e abanou-os por todo o lado. Sporting, "que não tem estratégia", diz Zargo.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 12:28

É o próprio Lion73 que demonstra a ausência de estratégia de BdC, se a entendermos como um planeamento que visa tomar decisões de forma a garantir o máximo de eficácia com o mínimo de esforço e protegendo os recursos próprios. Não é isso que se passa, mas um tacticismo ziguezagueante ao sabor dos humores de BdC e das circunstâncias do futebol português.

A sua exposição sobre as afrontas do FC Porto é verdadeira. Então, fico surpreendido com a lua-de-mel que actualmente BdC e PC vivem como velhos amigos.

De resto, o meu texto até é bastante conciliador para com BdC, mas verifico que o Lion73 não percebeu isso e optou por correr atrás das nuvens!
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 02.11.2015 às 12:42

Lua de mel?

Portanto a ausência de confrontos nesta fase, confrontos tão criticados a BdC, é uma lua de mel e prova de uma qualquer aliança.

Preso por ter cão, preso por não ter. Se confronta, é incendiário, se não, está de conluio com PdC.

Não deixa de ser interessante ler o Zargo ouvir falar de "eficácia". E depois olha-se para o momento do clube e para o rival, bi campeão, com uma estrutura directiva de longa data ( e com resultados, embora muito dependentes de um treinador ) e que deveria dar lições de solidez, à deriva.

De tal forma que lançam noticias para a CS, responsabilizando o seu novo treinador, que tanto desvalorizam à conta das dores de corno por JJ, pela não potenciação de dezenas de milhões em reforços, que andam às voltas pelas criticas de "aburguesamento" da "estrutura", por parte de um vice presidente e que agora iniciaram a narrativa de "beneficio dos árbitros ao Sporting", à conta de um lançamento mal efectuado em Tondela, quando esta equipa marca um golo ferido de 3 ilegalidades ( falta não existente, fora de jogo e mão na bola ) ou de um penalti precedido de fora de jogo contra o Estoril, esquecendo-se do penalti não assinalado 5 minutos antes.

A azia e o desespero vermelho, nesta altura, são evidentes. Umclube que é bi campeão, repito.

E o Zargo fala de "falta de eficácia".

É para rir, não?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 12:58

Não, não é para rir, Lion73. Embora, também para chorar.
Aposto que o Lion percebeu o que escrevi, mas propositadamente preferiu atirar a bola para fora para ver se pega.
Não se trata de fazer o elogio de qualquer atitude cordeirinho por parte de BdC, até porque não sobreviveria na selva. Mas, também não fico excitado com os tiros que dispara ora a um, ora a outro.
A lua-de-mel é em sentido figurado, obviamente. Mas, é certa a aliança com o FC Porto. Percebo qual é a ideia, visa atacar o Benfica. Acontece que a aliança com o Porto assenta em areias movediças.
Imagem de perfil

De Profeta a 02.11.2015 às 13:10

E normalmente quem se alia ao Pinto da Costa, cai. E o Pinto da Costa não se irá esquecer de que BdC lhe chamou velho senil.

Por essas e por outras, é que digo que tão cedo poderemos não ter outra oportunidade de sermos campeões.

Para já, Vítor Pereira ainda está na FPF com o apoio do Benfica, mas se calhar, esta época vão ter que andar mais calmos por tudo o que se tem passado. Mas quando sair de lá o Vítor Pereira, será para meter lá alguém da confiança de Pinto da Costa, e será o sistema do Porto a prevalecer novamente.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 13:21

É verdade, Profeta. O Pinto da Costa tem uma memória de elefante...
Sem imagem de perfil

De paulo a 02.11.2015 às 11:20

Que armadilha é essa?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.11.2015 às 11:23

Leu o post ou nem sequer se deu ao trabalho, antes de surgir com este "brilhante" comentário ?
Imagem de perfil

De Profeta a 02.11.2015 às 12:11

Neste campeonato, acredito que a estratégia possa resultar. Pelos vistos, as ofertas aos árbitros existiam mesmo. O Marco Ferreira também já disse de sua justiça em relação ao Benfica e a Vítor Pereira. Temos hoje o Jorge Jesus que sabe muitas coisas que se passavam na época passada, e que de certa forma, pode fazer com que os árbitros tenham cautelas http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/sporting/detalhe/video-atribui-frases-polemicas-a-jorge-jesus-984499.HTML
Temos o Octávio Machado, que tem muita experiencia nestas andanças.

Portanto, acredito que Vítor Pereira e os árbitros tenham maiores cautelas nas arbitragens desta temporada. Quero acreditar que eles não têm assim tanta lata, e continuar a assaltar a verdade-desportiva.

Mas, também poderão estar a ser reunidas as condições para que não tenhamos tão cedo, outra oportunidade de sermos campeões como nesta época.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 12:31

Profeta,
de facto muito deste campeonato vai decorrer nos bastidores e na comunicação social. Isso não é novo, só que nunca teve a dimensão actual e que está bem à vista.

Imagem de perfil

De Profeta a 02.11.2015 às 13:01

Este campeonato promete ficar na história.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 13:04

Profeta,
vai ficar na História e vai fazer História! No futuro, estou convencido que constituirá "caso de estudo".
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 02.11.2015 às 12:43

"Temos hoje o Jorge Jesus que sabe muitas coisas que se passavam na época passada, e que de certa forma, pode fazer com que os árbitros tenham cautelas"
e
"Temos o Octávio Machado, que tem muita experiencia nestas andanças"
Meu caro Profeta, por esta duas afirmações, quererá vossemecê dizer que parte significativa da "estratégia" do presidente do SCP assenta no "aproveitanço" do que tanto Jorge Jesus e Octávio Machado sabem, respectivamente, de Benfica e FCP? :-) Afinal de contas, o presidente do SCP contratou um treinador capaz de mudar o futebol do Sporting para melhor (sou um confesso admirador do Jorge Jesus) e com resultados, ou viu no Jorge Jesus alguém que traz como mais valia o conhecimento que tem da orgânica e funcionamento do Benfica? :-)
Resumindo e confundindo, às vezes parece que no melhor do futebol português o que mais importa é o jogo de xadrez que se faz fora do campo! :-) Sobra tempo para apreciarmos apenas e só o que se joga dentro das quatro linha?
Saudações!


Imagem de perfil

De Profeta a 02.11.2015 às 13:00

O Sporting para ser campeão não basta ser melhor dentro das 4 linhas. Tem que se saber defender fora dessas 4 linhas. Tão simples quanto isso.
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 02.11.2015 às 13:15

... ou seja, tem que vencer primeiro no "campeonato do zadrez"? :-) É por aí que o preseidente do Sporting corre para a armadilha do caminho, penso eu de que, como diria o outro! :-)
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 02.11.2015 às 13:17

Corrigindo "campeonato do xadrez"
Imagem de perfil

De Profeta a 02.11.2015 às 13:31

A preocupação com o Sistema não é da exclusividade dos presidentes do Sporting.

Houve quem tivesse dito, que o importante é reforçar na Liga e na FPF. Agora já não há idas ao MAI levar DVD´s, já que são esses quem hoje, dominam o Sistema.
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 02.11.2015 às 14:44

Essa do "Houve quem tivesse dito, que o importante é reforçar na Liga e na FPF" é mais uma daquelas coisas que se retiram do contexto quando dá jeito! :-)
Quanto ao "sistema", alguém domina o 4x1x3x2 melhor do que Jorge Jesus? :-)
Deixemo-nos de coisas, que o que está em jogo é poder, cada presidente (dos grandes) no seu clube :-) e nessa circunstância, parece valer tudo! O pior são as armadilhas do caminho, insisto nessa porque... porque sim! :-)
Sem imagem de perfil

De m1950 a 02.11.2015 às 12:28

Caro Zargo

Só não estou de acordo com a conclusão.


Mas referir que Proença nada tem a ver com o caso das prendas , é uma questão da FPF. O que o Benfica pretende é criar problemas entre Proença e BdC , isto porque Proença parece estar a ir ao beija-mão do seu clube de coração. Vamos ver o que acontece quando começar a dança de cadeiras e quantas o Sporting consegue , visto que hoje tem zero devido ao laxismo de antigos dirigentes , é fundamental garantir o mínimo de equidade nos centros decisórios para sermos permanentemente candidatos ao título. Já nem falo da imprensa , esperava que a influência de Álvaro Sobrinho desse pelo a volta à Cofina , mas aqui vamos esperar para ver , melhorou mas para mim muito pouco.

Depois discordo da ideia que não existe estratégia no Sporting , não foi por obra do acaso certamente que saímos de um pântano onde atingimos a miséria moral , desportiva e financeira para lutarmos por títulos. Não houvesse estratégia , hoje estaríamos a ouvir o Presidente do Braga a dizer que é maior que o nosso clube.

Tendo em conta o estado caótico em que deixaram o meu clube , eu fico muito satisfeito com o que temos agora , há trabalho para fazer e muito , mas o clube dá sinais de se levantar para ser novamente um clube vencedor como há muito tempo não se via.

Passei hoje de manhã em Alvalade e vi as obras do Pavilhão e é de encher o coração , sensação muito contrária a que tive quando vi o antigo estádio ser demolido ( o maior erro da história do Sporting ).

Depois gostava de saber o que o Zargo define por estratégia.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 12:49

Caro m1950
Aproveito parte do comentário que fiz mais acima ao Lion73 para lhe dizer que considero a estratégia um planeamento que visa tomar decisões de forma a garantir o máximo de eficácia com o mínimo de esforço e protegendo os recursos próprios.

Assim, o planeamento implica uma antevisão da acção que se vai desenvolver, o que decorre de um projecto global que fixe os objectivos, considere os recursos necessários e os disponíveis, calendarize as etapas e o tempo de execução.

Se a estratégia define o que fazer, o planeamento estabelece como alcançar a consecução da acção para realizar o que se pretende. A táctica decorre da boa utilização dos recursos, recorre aos métodos adequados e eficazes para desenvolver a acção planeada. A táctica diz respeito ao como fazer, ao modo de agir.

Na minha opinião, não é isso que se passa, mas um tacticismo ziguezagueante ao sabor de humores de BdC e das circunstâncias do futebol português. Quando olho para o percurso de BdC desde o momento que apareceu em 2010/20011 tenho essa convicção de acção de acordo com a ocasião. Temo enquanto sportinguista, porque uma acção tacticista não planeada pode terminar mal. Muito mal.

O Pedro Proença vai procurar seguir o caminho que lhe é conveniente. Também aqui discordo do panegírico que BdC lhe fez quando foi eleito para a Liga, como se Proença fosse um verdadeiro reformador.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.11.2015 às 12:55

Caro Leao,
Pode me dar um exemplo de um clube que utilize a estratégia definida por si?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 13:01

Posso, José. Infelizmente para nós há um clube que a utiliza e com grande sagacidade desde há mais de trinta anos: o FC Porto.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 02.11.2015 às 13:34

Não é sagacidade, é corrupção...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 13:38

peyroteo,
olhe que confunde a árvore com a floresta!
Sem imagem de perfil

De Rei do Camarote a 02.11.2015 às 14:06

Ainda não percebi se este cheiro nauseabundo é a croquette ou a nalguedo. De qualquer das formas vale o que vale. Aqui para nós, que quase ninguém nos ouve, ainda bem que vale zero.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.11.2015 às 14:50

Rei do Camarote,
... !

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo