Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18521875_junBe.jpg

A forma como Bruno de Carvalho assumiu o mandato de presidente do Sporting teve o condão de afastar muitos adeptos que não se reviram no seu modelo presidencial e na forma como definiu os atributos que regulam e exprimem a concretização da sua função.

 

Muitos não suportam que um presidente se procure substituir aos símbolos desportivos na função de representação da identidade leonina. Nem o seu subliminar providencialismo, a pretensa iluminação que irá resgatar o clube de todos os seus males e insucessos desportivos.

 

Por outro lado, aquela história pateta dos croquetes e dos lambuças, dos verdadeiros e dos falsos sportinguistas, dos ressabiados e dos barões marginalizou mais gente do que alguns suporiam. E quando proclamou que “o Sporting é nosso” percebeu-se que muitos ficaram excluídos do “novo Sporting”. Agora, proclamou que o “Sporting é do povo”. Mesmo sabendo que “povo” é uma palavra um tanto ambígua, considerou-se no direito de ostracizar ainda mais sportinguistas.

 

Agora é tarde e os que nunca apoiaram Bruno de Carvalho não mudarão de opinião, limitando-se a exigir que corresponda como presidente ao que a sua garganta apregoa aos quatro ventos. Daí não vem mal ao mundo, em todas as circunstâncias há quem não descortine méritos em alguém mesmo que muitos fiquem extasiados perante a obra e o criador.

 

Penso que não é este grupo recalcitrante de sportinguistas que preocupa Bruno de Carvalho. Os que não se aproximaram ou não foram comer à mão no início, dificilmente o farão noutro momento. Os que, entretanto, lhe caíram no regaço foram pescados à linha.

 

José Mª Ricciardi e Álvaro Sobrinho constituem um caso à parte nesta história de pesca à linha. São peixes de águas profundas e possuem outro habitat. Mesmo quando parece que estão imóveis, na realidade estão em permanente movimento. São eles que escolhem e/ou integram quem chega.

 

Pelo menos, desde Soares Franco que é assim. Imediatamente antes, foram Roquette e Dias da Cunha que com os seus nomes e fortuna que avalizaram o crédito para o Sporting. Depois, iniciou-se a dinastia Ricciardi & Sobrinho.

 

O que realmente incomoda Bruno de Carvalho é a possibilidade de ver encurtar a sua base de apoio, o que ele receia que aconteça quando tremem os resultados desportivos e/ou financeiros. Por essa razão tem em actividade uma legião de seguidores nas redes sociais e contratou um elevado número de “colaboradores” que actuam em diversos níveis e plataformas, mantendo uma constante e programada intervenção “política” de acordo com as circunstâncias. Para além do recurso a agências de comunicação, obviamente.

 

Não é por acaso que os que apoiaram a candidatura de Bruno de Carvalho e que em determinado momento se desiludiram e se afastaram são visados com particular violência nas redes sociais. Muitos deles têm um historial de oposição ao chamado “roquettismo” quando, apesar de minoritários, revelaram invulgar integridade. Mas isso não impede que agora sejam apodados de “lambuças” ou outros mimos do género. Neste grupo há quem tenha sido convocado pelo Ministério Público para eventual procedimento judicial.

 

Quando em Alenquer Bruno de Carvalho criticou um grupo de pessoas que têm no Sporting percursos e posicionamentos diferentes, colocou-os propositadamente no mesmo saco para serem identificados como responsáveis de males passados e de males futuros. A sua intenção é continuar a marcar o próprio território e manter a sua hoste agrupada e mobilizada contra os “inimigos internos” que serão, segundo ele, “eternos perdedores e submissos”.

 

Mas, em Alenquer, como é habitual ao longo do seu regime de presidente, Bruno de Carvalho dirigiu-se também a um grupo de sportinguistas ainda maior do que os anteriores, aqueles que observam em relativo silêncio o desenrolar dos acontecimentos. Estes recordam, comparam, avaliam e concluem. Sendo numerosos, serão decisivos num próximo acto eleitoral.

 

Quando Bruno de Carvalho parece lamentar ou criticar a divisão que se verifica entre sportinguistas na realidade está a fazê-lo por razões meramente instrumentais. De facto, ele nunca desejou nem procurou a unidade dos adeptos porque o seu carácter é o de quem provoca rupturas e procura impor novos modelos organizacionais e funcionais.

 

Mais do que assumir uma função agregadora e privilegiar plataformas negociadas e consensuais, é próprio em Bruno de Carvalho pretender impor caminhos de acordo com os seus dogmas de cada momento. A sua natureza é um pouco como a do escorpião e a sua personalidade possui um ego que tem dificuldade em caber em Alvalade.

 

 

P.S.: As últimas declarações do PMAG Marta Soares intimando determinados sportinguistas a “retractarem-se publicamente” revela que há uma intenção deliberada de intimidar e excluir sportinguistas. A lista elaborada pelo Fórum SCP de pessoas que não terão contribuído para a “Missão Pavilhão” denuncia que entrámos na fase do “índex”.

 

publicado às 12:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.06.2015 às 15:25

Zargo,

Esta des(união) como você a chama, resulta de um estado caquéctico ao qual o Sporting mergulhou nos ultimos 20/30 anos... e só uma ruptura total com os seus alicerces seria possível uma verdadeira mudança no Sporting!

Muitos dos que criticam agora BdC, ficaram calados perante o maior período de incompetência que governou em Alvalade, Dias da Cunha (que durante muito tempo fazia o papel de maluquinho do sistema) agora representa a oposição a BdC, mas eu não me esqueço do seu grande apoio a Godinho Lopes, dele e de toda a elite leonina que agora fica muito chocada com um investimento num treinador campeão, mas não ficaram chocados com decisões que ao longo dos anos me enojam como sportinguista:
- alianças com PdC
- prejuízos constantes
- construção novo estádio sem pavilhão
- ausência de títulos

Como se já não bastasse, pelos vistos agora ficar em 3º lugar é fantástico!!, apenas com o objectivo de valorizar o treinador e com isso atacar o Presidente!
São estes os reais objectivos do Sporting?! ficar satisfeito com um 3º lugar? é isto que são os nossos pergaminhos enquanto Grande de Portugal?

Para mudar esta mentalidade derrotista, é preciso fazer a guerra necessária para acordar este gigante que é o Sporting!
BdC encarnou o personagem da revolução...!! por inépcia das antigas direcções que nada fizeram perante a constante queda do nosso clube, e agora essas elites sentem o Sporting a mudar... mas a mudar para um Sporting mais popular, um Sporting que quer ganhar, um Sporting que luta pelo seu lugar, em vez de o Sporting acomodado... e só passaram 2 anos de gestão de BdC!!!

Podem meter a elite toda no espaço televisivo a criticar BdC... ,mas não podem enganar os resultados: aumento do nº de sócios, aumento das assistências médias em Alvalade, aumento do nº de modalidades, regresso à Champions, etc, etc. São factos!!! Parece fácil e se calhar até era... mas eu questiono se era fácil, porque não fizeram antes?!
Sem imagem de perfil

De João a 11.06.2015 às 16:00

Boas caros leões,

Não o fizeram antes, porque dessa forma não poderiam colocar os vários milhões ao bolso como fizeram!
Eu fico pasmado como certos Sportinguistas ainda vão nas cantigas desta elite de pseudo-sportinguistas!
Vamos por partes:
- Dias da Cunha: apoiou Godinho Lopes e nunca criticou os mais de 120M gastos que resultaram num resultado negativo de mais de 80M em 18 meses de mandato
- Roquette - este nem vale apena dizer nada, basta ver o que o saudoso João Rocha disse dele na entrevista ao record. Este Roquette foi o inicio do descalabro.
- Soares Franco - no seu mandato apresentou algum saldo positivo mas vendeu o património ao desbarato
- Bettencourt (conhecido como cotonete) - dos piores presidentes de toda a história. Saldo negativo de uns 40M salvo o erro, devido a compras, como por exemplo do pongolle por 6.5M!!! Ninguém dos ditod notáveis disse nada!
- Godinho Lopes - o PIOR PRESIDENTE DE QUE HÁ MEMÓRIA! Se Roquette é o incio este menino era o FIM! Desde Mentiroso, aldrabão, falta de liderança...tudo! Não vale nada...quase concretizou a sua missão de acabar com o SCP. Quando saiu disse que Jesualdo Ferreira era o seu treinador, que a reestruturação foi ele que a fez!! Como é possivel não ter vergonha na cara com as mentiras que diz! Agora já diz que o JJ estaria com ele no SCP há dois anos!!! Mas ninguém o interna num manicómio!

Esta é a escumalha que vem falar mal de um Presidente, que herdou o clube com 500M de passivo e num estado comatoso à beira do precipício!
O que fez Bruno Carvalho? Essencialmente "quase nada", apenas:
- reduziu o passivo quase para metade
- apresentou lucro que ascende aos 22M (num dos anos nem às competiçoes europeias foi devido ao descalabro do Sr Godinho Lopes)
- Recuperação de passes de quase todos os jogadores
- ordenados em dia
- equipa mais competitiva e valiosa
- Volta á liga dos campeões
- Volta aos titulos
- Construção do Pavilhão
- Auditoria
- Sporting TV
- aumento de nº de sócios
- aumento de assistência no estádio
- Claques unidas na curva sul
- CONTRATAÇÃO DO TREINADOR BI-CAMPEÃO JORGE JESUS

Os factos falam por si! O que este Presidente fez em 2 anos foi mais que esta escumalha fez nos ultimos 15 anos!
Podem não gostar de como ele é...mas que é diferente lá isso é...e era isso que o nosso SCP precisava, precisa e precisará nos próximos tempos.
Há muito tempo que não via crianças orgulhosas de serem Sporting...não serem gozadas pelos seus amigos...hoje andam de cabeça erguida e cheias de orgulho e gritam bem alto: SPOOOOORTINGGGGGGGG!

PS: doidas doidas doidas andam as galinhas...

Saudações Leoninas Sporting4ever

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds