Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Bruno de Carvalho Sporting TV 5.Set.2017.jpg

 

O longo monólogo de Bruno de Carvalho à Sporting TV na passada 3ª feira inseriu-se na estratégia de reforço do pacto de auto-engano que mantém com o seu círculo interno de dirigentes e de fiéis seguidores. É o lado negro do modelo de gestão que adoptou. Na realidade, neste momento da pré-época, imaginar-se-ia o presidente focado naquilo que é essencial e indispensável. Da equipa de futebol quase que não falou, para além das atoardas e gabarolices habituais. As modalidades desportivas pouco foram mencionadas, mas referiu-se (e muito) a assuntos internos do Clube. A razão principal da entrevista residiu no tacticismo subterrâneo permanente de Bruno de Carvalho.

 

Para ele, adeptos, jogadores, treinadores e outros membros dos órgãos sociais são meros figurantes do seu projecto pessoal. Por serem figurantes mandou calar sportinguistas durante um jantar num Núcleo, ameaçando ir-se embora, ou decidiu que o adepto perfeito é aquele que fala, lê e ouve como o “Vasco”. Ou revelou-se na forma como afirmou que deu indicações a Leonardo Jardim e despachou William Carvalho proclamando que este lhe é devedor da sua carreira de futebolista.

 

Bruno de Carvalho considera o Sporting como uma coutada sua. A propósito de um processo a José Manuel Meirim, presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, garantiu que “vou colocar os meus advogados a trabalhar nesta atuação muito parcial no que à minha pessoa diz respeito”. Na verdade, estava a referir-se ao gabinete jurídico do Sporting e não a advogados cujos honorários paga do seu bolso. Há algum tempo falou com evidente volúpia do “meu treinador”. No monólogo de 3ª feira referiu-se ao “meu Estádio”.

 

Acontece com frequência que a cadeira do poder faça o seu “ocupante” perder a própria identidade pessoal e assumir uma outra identidade determinada pela "forma" e pelo “modelo” de governo. O que se passa com Bruno de Carvalho é algo bem diferente, pois ele limitou-se a refinar as características pessoais que já possuía.

 

Ele tem a necessidade de criar um clima que iluda o seu receio de fracasso depois de quatro anos na presidência, e de manter os sportinguistas na ilusão e na esperança do sucesso. Como vive obcecado com o reconhecimento forte por parte dos sportinguistas, desespera por ter uma impressão favorável entre os adeptos. Mas, de tanto pretender domesticar a realidade corre o risco de descolar dessa mesma realidade.

 

publicado às 12:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Pisca a 07.09.2017 às 14:29

Desculpem meter-me no assunto.

Quando um Presidente de uma Colectividade, seja ela o SCP ou o Desportivo de Vila Nova do Assobio, proclama, não admitir "que lhe tirem o emprego ou ganha pão", referindo-se a essa mesma "presidência" está tudo dito

Ser eleito é diferente e nada tem a ver com ser admitido numa empresa ou algo semelhante, se não o entende assim, está no lugar errado
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 07.09.2017 às 14:37

Os presidentes do SLB ou FCP são iguaizinhos (agarrados ao poder), a única coisa é que não dizem nada. Fazem tudo por ações, como a famosa alteração dos estatutos que LFV fez para se perpetuar no poder.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 07.09.2017 às 15:44

Tudo o que o Mike escreveu (nesta resposta) é absolutamente verdade. Agora usar a perpetuação de poder efetuada no Porto e no Benfica para justificar o que o Azevedo de Carvalho tem feito.. é triste e reveladora do tipo de 'adeptos' que cada um é.

Não é por alguém se ter deixado enganar que isso justifica que também nos enganem a nós.

Não é por alguém matar alguém, que isso justifica que nós também matemos.

Sim, no Porto e no Benfica também se perpetuaram no poder, é tudo errado e nenhum clube o devia fazer. Mas ao menos os outros presidentes dos clubes rivais não rebaixaram e enlamearam o clube enquanto o fizeram.

Adoram falar do que Azevedo de Carvalho fez pelo Sporting (será que fez mesmo?) É que Azevedo de Carvalho o que tem conseguido, em 4 anos, é um 2.º lugar, seguido de um 3.º lugar, seguido de um 2.º lugar, seguido de um 3.º lugar.

2006/07____Soares Franco_____2.º lugar
2007/08____Soares Franco_____2.º lugar
2008/09____Soares Franco_____2.º lugar

E lembram-se do que se queixaram na altura ? De que só 2.º lugares não era suficiente para o Sporting........ incrivelmente hoje até os 3.ºs lugares de aceita e se bate palminhas....

Isto é a explanação da 'cegueira' que Azevedo de Carvalho conseguiu toldar milhares de pessoas. É, verdadeiramente, preocupante.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 07.09.2017 às 16:55

2ºs lugares mas a que distancia do 1º?
O que se trata desportivamente é a aproximação efectica que o Sporting está a fazer aos eternos rivais , á 2º e 2º a grande diferença é capacidade competitiva em comparaçao com os outros 2 e nesse aspecto melhorou-se bastante , as nossas equipas dos ultimos 4 anos conseguiram melhorar a regularidade de ganhar .
Esqueceu que nao á muito tempo que perder era banal ? O balneário já nao reagia nem tinha como reagir ás derrotas? Nao consegue ver e perceber a diferença?
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 07.09.2017 às 17:07

E sabe o que também há ? A diferença abismal de investimento. O Sporting o ano passado era a equipa com maior orçamento! O MAIOR!! E com o treinador mais caro, auto-intitulado de melhor do mundo e, segundo o Azevedo de Carvalho, a estrela do Sporting. Sabe em que lugar ficou ? Em 3.º lugar. De que serviu isso ?

Respondendo diretamente à sua pergunta:

2006/07__Soares Franco___2.º lugar___a 1 ponto do 1.º
2007/08__Soares Franco___2.º lugar___a 14 pontos do 1.º
2008/09__Soares Franco___2.º lugar___a 4 pontos do 1.º

VS

2013/14__Azevedo de Carvalho___2.º lugar___a 7 pontos do 1.º
2014/15__Azevedo de Carvalho___3.º lugar___a 9 pontos do 1.º
2015/16__Azevedo de Carvalho___2.º lugar___a 2 pontos do 1.º
2014/16__Azevedo de Carvalho___3.º lugar___a 12 pontos do 1.º


Agora, o Julius, faça o favor de me explicar a diferença ? É que para mim está muito pior, dado todo o brutal investimento que se fez.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 07.09.2017 às 17:29

Meu caro nao tem comparação as equipas que tinhamos com Soares Franco e a que temos actualmente.

E se havia um projecto válido nessa altura pois foi rápidamente destruído , Soares Franco nao foi atirado aos crocodilos pelos adeptos mas outros que vieram depois tiveram que ser devorados tal foi a miséria que trouxeram , por culpa desses hoje temos o presidente que temos , a péssima politica exercida no clube após Franco levou á realidade de hoje .
Por vezes na história de um clube obriga a momentos de pedradas no charco.

Nao gosto por exemplo de quem se refira ao presidente do Sporting como Azevedo sabendo o objectivo comparativo que nao pode ter comparação , sejamos serios e coerentes.
Isso é conversa de lampiões .

O Sporting gasta hoje mais é uma realidade mas tambem factura muito mais , mesmo assim gasta menos que a concorrência .
O Sporting se quer competir para ganhar tem que entrar na roda e isso tem custos obvios , enquanto existir equilibrio no dinheiro que sai e no que entra nao á problema , mas hoje temos equipa que nos dá mais prazer a ver jogar e que obriga muito mais ao respeito dos adversários.

São factos .

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.09.2017 às 17:48

Julius

Permita que entre no seu diálogo com o Lusitanista.

Nos pratos da balança há que colocar a capacidade competitiva da equipa, a competência da equipa técnica e a eficácia da direcção. A ordem é arbitrária, não sei qual destes é o factor decisivo.

O grande Fernando Peyroteo disse um dia ao professor Manuel Sérgio que o “Sporting é grande, só precisa de ser bem dirigido”. É verdade. Mas, José Maria Pedroto, que sabia mais a dormir do que quase todos acordados, afirmou a propósito do FC Porto que “enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos”.

Disso ele saberia, até porque quando foi contactado pelo Presidente João Rocha quis saber das disponibilidades extras em áreas nevrálgicas.

Isto tudo para lhe dizer que um presidente que precisa da Sporting TV para se vangloriar não possui competências para levar o Sporting ao lugar que merece. A equipa de futebol é boa, a equipa técnica desenrasca, mas a equipa dirigente está muito longe daquilo que é imprescindível.

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 07.09.2017 às 18:17

Pois, mas é o que temos agora, e tremo só de pensar voltar ao tempo dos presidentes betinhos, alheios ao futebol e aos seus bastidores.

O Porto ganhou varios campeonatos porque Pinto da Costa é um patife , o Benfica está a ganhar varios campeonatos porque Luis Felipe Vieira é outro patife .

Nao pretendo ter um presidente no meu clube que seja tambem um patife , mas é necessario ser tipo um audacioso ,tenaz e capaz de vestir o camuflado sem receio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.09.2017 às 21:27

Julius,
olhe que Bruno de Carvalho não é nem audacioso nem tenaz!

Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.09.2017 às 22:10

Tem sido mais do que aqueles que o antecederam
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.09.2017 às 22:30

Julius
Quero dizer, não é verdadeiramente audacioso e verdadeiramente tenaz. A demagogia e a basófia não são audácia nem tenacidade.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds