Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bruno e a sua sombra

Naçao Valente, em 22.01.16

 

bruno-de-carvalho (2).jpg

Bruno Azevedo de Carvalho foi eleito, democraticamente, presidente do Sporting Clube de Portugal. A sua eleição criou alguma apreensão. No entanto, nos seus primeiros tempos de mandato surpreendeu. Fez uma negociação da dívida que mereceu elogios. Aplicou uma política de redução de custos. Diminuiu as despesas correntes, reviu salários e estabeleceu tectos salariais. Sem lhe retirar mérito, que teve, beneficiou de circunstâncias, que de certo modo tiveram outros protagonistas.


A gestão de Bruno Azevedo de Carvalho parecia estar no caminho certo. Para mais, e fruto de um discurso inovador no que diz respeito à moralização do mundo do futebol, granjeou simpatias em sectores que extravasavam o clube. No campo desportivo herdou uma equipa destroçada, mas que começava a ser reconstruída pelo trabalho competente de Jesualdo Ferreira. Numa decisão louvável e adequada à realidade, contratou outro bom treinador, Leonardo Jardim, que traçou como estratégia, e de acordo com os recursos existentes, uma recuperação pragmática do prestígio perdido, não queimando etapas, nem dando passos em falso. O mesmo aconteceu com Marco Silva, cuja temporada terminou com a conquista de um título nacional, o que não acontecia há mas de uma dezena de anos. Até aqui, e tirando uma certa tendência para o narcisismo, continuava , na área desportiva, num caminho, que poderia continuar a dar frutos de uma forma consistente. E se é justo atribuir mérito à actuação desportiva do Presidente nos primeiros dois anos, também convém assinalar, que foi bafejado pelo acaso ou numa expressão mais popular, pela sorte. No momento propício caiu-lhe do céu Jorge Jesus, que tinha sido escorraçado do Benfica, e que lhe permitiu gerir com sucesso o lamentável processo do despedimento de Marco Silva.


Este Presidente teve tudo para que o seu mandato corresse bem. Mas temos que admitir que, até ao momento, não correu. Parecendo ser portador de dupla personalidade, as decisões sensatas depressa foram substituídas por atitudes e comportamentos desajustados da realidade. A sua gesta moralizadora deu lugar a uma saga persecutória, contra os que discordavam, e até contra os que não discordavam das suas ideias. Assumiu-se como dono único da verdade, transformou adversários em inimigos, e pasme-se, como não chegassem os alvos externos, inventou os internos: ex-presidentes , sócios contestatários, ou atletas, por exemplo. Enredou-se em processos judiciais, denunciou contratos, bem ou mal negociados, e nem sequer respeitou todos os que assinou. Como D. Quixote lutou contra moinhos de vento, sem que disso tenha tirado, até agora, qualquer vantagem para o Sporting.


Se dispôs de condições excepcionais para ser um Presidente com êxito, porque está a falhar Bruno Azevedo de Carvalho? Na minha opinião, falhou na aplicação dos princípios e na elaboração de um projecto sólido. Foi vivendo, cada vez mais, de fogachos. Como um Caterpillar usou a força em vez da sagacidade. Julgou, possivelmente, que bastaria falar mais grosso para tudo cair a seus pés. Erro estratégico. As grandes mudanças nunca foram acto de homens providenciais mas de colectivos, de congregação de esforços e de ideias. Ao apresentar-se como só contra o mundo, acabará, se persistir, por querer combater a sua própria sombra, o que significa o combate contra si próprio, com reflexos no clube que dirige, o que é o mais preocupante.


Não sendo “brunista” mas sportinguista, atrevo-me, humildemente, a deixar uma sugestão. Talvez fosse altura de parar para pensar. De fazer um balanço retrospectivo, de assumir eventuais erros , para poder corrigir o trajecto, delinear objectivos precisos, sem deixar de mudar o estilo, algumas vezes boçal, que não se adequa a uma instituição centenária e prestigiada, como é o Sporting Clube de Portugal. Mas será Bruno de Carvalho capaz de o fazer? Será capaz de domar a sua natureza e de dar espaço ao uso da racionalidade, sem possíveis tiques de esquizofrenia? Será que a aparente moderação que mostrou na última entrevista, prenuncia uma mudança ?

 

publicado às 18:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


60 comentários

Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 18:43

Falhar???
Está a falhar para si e para mais meia duzia que têm toda a legitimidade de não simpatizarem com ele , mas para a esmagadora maioria dos adeptos nao está a falhar exactamente pelos inumeros motivos que de forma exaustiva inumerou e explicou .
Quanto á sorte ? Sorte no Leonardo , sorte no Marco , sorte no Jesus , precisávamos (o Sporting necessitava) de um presidente que a sorte acompanhe.

Depois essa malícia em realçar o "Azevedo" no meio do nome do presidente faz perder todo o crédito , o estratagema usado muitas vezes pelo City Lion .
Já agora e assim devia ter feito escreva todo o seu nome Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho , talvez fosse mais credível a sua intenção.

E não é necessário pararmos para pensar , enquanto o Sporting manter esta força renovada futebolisticamente este presidente só tem de continuar , é simples.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 18:53

Caro Julius,

Esse forte ataque seu ao primeiro post do nosso colega Nação Valente obedece a alguma estratégica que aprendeu quando andou no futebol, inclusive da acusação de malícia por utilizar o nome completo do presidente do Sporting ?

É que se não teve muito sucesso então, também não terá agora.

Tente ser mais coerente com as suas análises. Um dia assume uma posição, noutro, especialmente depois de um mau resultado, assume outra radicalmente diferente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 19:14

Obrigado Rui pela achega, mas eu não receio o confronto de ideias. Só espero que seja feito dentro da decência e do respeito.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 19:16

Rui Gomes nunca leu algum comentário meu a opinar a saída deste presidente antes do seu mandato, nem vai ler,
a minha opinião foi sempre a mesma que apesar dos erros onde muitos deles critiquei , mantive a opinião que o resultado geral é francamente positivo por isso remato no meu anterior comentário que enquanto futebolisticamente o Sporting mantiver-se forte como está é de continuar e estou convicto que é essa a opinião da maioria dos adeptos do Sporting.
Nos maus resultados desportivos , quando na minha opinião detectar erros graves, sejam eles de jogadores ou treinadores farei a minha critica directa.

Tive sucesso felizmente , fui campeão sem derrotas .

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 19:30

Julius,

Nunca leu, e salvo algo mesmo muito invulgar acontecer, nunca irá ler qualquer escrito meu a promover a saída precoce de Bruno de Carvalho.

Apesar de não o apoiar, entendo que deve concluir o seu mandato e que, se tiver que sair, que seja através de um futuro acto eleitoral.

Não sei onde foi retirar essa ideia.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 19:42

Não nunca li até porque ja referiu outras vezes a sua opinião de que o presidente nao deve sair de forma precoce mas sim se os adeptos na sua maioria assim o entenderem. Conheço desde á muito essa sua opinião mas não impede de eu ter a legitimidade de escrever contra criticas que na minha opinião me parecem injustas.
O que conta para mim é o saldo na globalidade da gestão de cada presidente , saldo avaliado , analisado todas as semanas e até agora compreendo-o ( na presente gestão de Bruno de Carvalho) francamente positivo.
Erros ali e virtudes ali , as virtudes sobrepôem-se.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 20:54

Rui sabe como resumo Bruno de Carvalho e na correcta resposta a este post?

Respondo-lhe com o sonho que tive
Que todos os moinhos de vento de Bruno de Carvalho foram dominados e num salto para o futuro vi nesse sonho , que já não existiam os fundos , que o Sporting tinha saúde financeira, que já tinha ganho alguns campeonatos , , que o Benfica já nao oferecia jantares aos árbitros , que a arbitragem passou a ser normal nos jogos do Sporting sem o prejudicar, que Rui Barreiro foi expulso do Concelho Leonino, que os meios tecnológicos no futebol no apoio aos arbitros eram um sucesso, uahau!!! venceu tudo e todos, inacreditável e agora? Acabaram-se as batalhas, deve viver tranquilo , pensei eu entretanto , no preciso momento que no sonho vejo-me em pleno estadio de alvalade entre os adeptos no meio de um jogo Sporting - Benfica e que o Sporting já ganha , com os adeptos ao delírio,
Onde estara o presidente ? agora sem guerras estará certamente tranquilo na tribuna , procuro , volto a olhar para lá mas .....não está , mas onde estará???
O Sporting quase que marca outro golo o que levou todo o banco do Sporting a levantar-se e.....ali está , estou a vê-lo , Bruno de Carvalho lá em baixo no banco ........ a sua tribuna.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 20:56

Caro Julius,

Poesia raramente corresponde à realidade.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 22:51

Mas será que entendeu o significado do .... sonho??
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 19:04

Juliuscoelho,
Nunca fui, nem sou dono da verdade. Esse atributo cola bem ao Presidente e alguns incondicionais. Manifesto opinião com base numa análise pessoal, que não está isenta de subjectividade. Tem todo o direito de discordar.
Quanto ao realce dado a Azevedo não é inocente, mas também não o pode considerar um anátema. Lembre-se que Pinheiro de Azevedo, considerado o Almirante sem medo foi um antepassado do Bruno. Interprete como quiser.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 19:23

Caro Naçao valente
Realço a sua sinceridade em manifestar que o facto de realçar o Azevedo nao foi inocente e é minha opinião que não foi com o Pinheiro Azevedo que quis honrar Bruno de carvalho...
A minha discordãncia no que escreveu é legítima assim como a sua.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 18:48

Caro Nação Valente,

Excelente pontapé de saída como redactor do Camarote Leonino.

Seja muito bem vindo, hoje e sempre.

Um grande abraço
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 19:09

Caro Rui Gomes,
Muito obrigado, pela recepção. Espero que esteja tudo correcto.
Grande abraço
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 19:17

Caro Nação Valente,

Está tudo com perfeição.

Deixo o alerta, desde já, que os devotos andam um pouco mais excitados do que usual, porventura pela última patética excursão de Bruno de Carvalho nos estúdios da RTP3.

Sente-se que há uma necessidade de "recuperar terreno perdido" e reparar danos à imagem do imaculado.

Abraço
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 22.01.2016 às 22:07

Caro Rui

Parabens pela aquisição - tal como no futebol vamos ver como o novo reforço se adapta

Já pensou um dia "contratar" alguem cujo pensamento diferisse da generalidade dos outros redactores ?

È um desafio o que acha ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2016 às 22:57

Meu caro,

Já convidei três, dois deles assíduos comentadores neste espaço, mas recusaram abraçar o desafio.

Isto de recrutar redactores é matéria muito sensível e, para ser sincero, menos é melhor.

A minha aventura na blogosfera começou num blogue com mais de 30 redactores, teoricamente. No resumo final, a responsabilidade acaba por cair sobre 4 ou 5. Isto, além do potencial para "lutas" internas.

Mas, a propósito do nosso colega Nação Valente, se fizer pesquisa no blogue, talvez em 2014, verificará algumas grandes "lutas" entre nós. O meu colega, na altura, como aliás este seu artigo dá a entender, tinha uma visão das coisas muito diferente, pelas circunstâncias desse momento.

P.S. No entanto, agora que declarei "guerra" aberta, só posso recrutar combatentes da mesma linha:)
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 22.01.2016 às 23:18

Soldadinhos da falange :)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.01.2016 às 19:14

Caro Nação Valecte
Saúdo-o pela sistematização que realiza no seu post a propósito do percurso realizado por Bruno de Carvalho enquanto presidente do Sporting. Excelente a forma como junta as “pontas” de muito que anda separado.
Provavelmente o BdC actual já é muito diferente daquele que deu uma entrevista ao programa Dia Seguinte (SIC Notícias), em Dez. de 2012. Então, tenho que acreditar que foi com convicção que garantiu que “não há Messias. As coisas não se resolvem por milagres.”
Entretanto, muita água correu por debaixo das pontes e o exercício do poder e as obsessões que dele decorrem toldaram-lhe o espírito. Assim, coisas naturais no mundo do futebol como contratações que falharam passam a ser tratadas com pinças para que ninguém ponha em causa a preclara competência de BdC.
Creio que, infelizmente, isso torna difícil o exercício da presidência de modo racional e pragmático.
Um abraço leonino

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 21:49

Caro Leão Zargo,
Procurei juntar algumas pontas dispersas, mas creio que há mais para juntar. De facto, o exercício do poder e as obsessões que dele decorrem toldaram o espírito ao Presidente. A propósito e porque vem a talhe de foice, lembro-me de ter assistido ao vivo, no fim do último verão, a um discurso de Bruno de Carvalho, num almoço em Alenquer, onde estive como sportinguista e como representante de uma colectividade local. Vi, nesse nesse evento, um Presidente de espírito toldado, atacar presidentes anteriores e outros ilustres sportinguistas que dele discordavam, como se fossem os inimigos principais do clube. Percebi e acredito que está provado, que certos comportamentos e atitudes de Bruno de Carvalho, se pautam pelo receio que começou a ter de perder o poder. E penso não haver dúvida que o medo gera irracionalidade.
Grande abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.01.2016 às 22:38

Caro Nação Valente
É muito interessante a sua referência ao discurso de BdC no almoço em Alenquer. Surpreende a frequência com que leio relatos sobre situações semelhantes. Sem dúvida, o medo de perder algo que custou a obter é um combustível inconveniente que debilita o raciocínio.
Um grande abraço
Imagem de perfil

De Profeta a 22.01.2016 às 19:53

Penso que é necessário perceber o porquê da forma de estar de Bruno de Carvalho, enquanto líder máximo do Sporting Clube de Portugal.

No meu entender, o problema de Bruno de Carvalho, é que sempre tentou ser aquilo que nunca foi. Antes de 2011, era um mero desconhecido, sem qualquer relevância na sociedade e no mundo do futebol. O seu percurso profissional fala por si...

Viu na crise do Sporting, uma excelente oportunidade para se fazer ouvir aos muitos sócios do Sporting que estavam tristes e desmotivados pelos resultados do futebol, nomeadamente, na época de 2012-2013. Com ele, haveriam fundos russos e americanos; os antigos presidentes eram todos uns "ladrões", e a auditoria iria desmascara-los a todos. As redes sociais e os blogs, foram também uma importante ferramenta para dar seguimento a uma campanha sujinha sujinha! Valeu de tudo.

Curiosamente, ou talvez não, na derradeira Assembleia-Geral para apresentar os resultados da auditoria, preferiu malhar nos oposicionistas que o criticam, precisamente, nos blogs e no facebook. Chegou ao ponto, de inventar uma teoria, de que havia um grupo de 6 pessoas, que tinham uma acção concertada, no sentido de fazer oposição ao presidente - o Governo Sombra. Tudo o resto, foi varrido para debaixo do tapete. Agora, convém que não se fale muito...

Como também convém, que não se fale nos investidores prometidos, mas que afinal, eram mera fantasia para enganar "aqueles burros que tomam poucas decisões por dia".

Por isso, esses "burros que têm que ser expurgados", são processados pelo próprio presidente do clube, numa tentativa de amordaçar os restantes sócios. Pois convém que não se fale muito, nem se faça muitas perguntas...

Da minha parte, dou-lhe o mérito de ter ido buscar os treinadores que o Sporting precisava, dentro daqueles que estavam disponíveis no mercado. De resto, não vejo o que ele acrescentou ao Sporting...

A sua gestão de fuga para a frente, de rasgar contratos a torto e a direito, de perder processos, de berrar com tudo o que mexe, não augura estabilidade ao futebol do Sporting. Quanto muito, será sol de pouca dura...

De resto, humilha-se tudo e mais alguma coisa, para fazer crer que é Bruno de Azevedo o Salvador da pátria, e sem ele, não existe Sporting. Enquanto isso, ele continua a receber 10.000 mensais, ao invés dos 700 ou 800 euros que recebia como mero ladrilhador.

Bruno de Carvalho tem plena noção que é um Deus de sapato roto. Dai a necessidade de tantas entrevistas, tantos comunicados, e tanta necessidade de calar oposicionistas. Ele até treme.

Ele tenta ser coerente com aquilo que fez desde o principio. A mentira, a demagogia, a falta de respeito, são lemas que continuarão a persistir, e o Sporting Clube de Portugal, infelizmente, parece ser o menos importante no meio de isto tudo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 20:36


Caro Profeta,
Penso que Bruno de Carvalho aparece como um Salvador, o único Salvador que iria resgatar O Sporting do pecado, fazendo uma espécie de Refundação. Por isso não aceita que alguém ponha em causa a sua missão quase "divina". E quanto mais acossado se sente mais tendência tem para agir irracionalmente. É de facto uma questão de poder, que ultrapassa o interesse do Sporting.
Imagem de perfil

De Profeta a 22.01.2016 às 22:58



Espero que de forma mais ou menos regular, possa ir escrevendo umas coisas por aqui. Já tinha lido os seus comentários que foram transcritos em posts intitulados "Ponte de Ligação aos leitores", e gostei do que li.

Faz falta mais Sportinguistas como o senhor.

SL
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 23:03

Nação Valente , tambem podemos analisar de outra forma , que o Sporting naquele momento estava a necessitar de uma terapia de choque , de alguma tirania , que arripiasse caminho mais a direito, se analisarmos tambem dessa forma chegamos á conclusão que o puzzle parece encaixar na perfeição e até deu resultados positivos.
E é aqui que as opiniões dividem-se , se não sería melhor iniciar-se uma segunda fase com estratégia menos tirânica para melhor desarrollo com menos atritos.
Imagem de perfil

De Profeta a 22.01.2016 às 23:28

Não vejo o que tem de positivo para o clube, tanta sangria interna...
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 23:38

teve tambem outras sangrias externas essas sim positivas , e até algumas internas tambem positivas quando emagreceu considerávelmente a folha salarial do clube , ação determinante para a salvaçao do clube.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 23:28

Se com terapia de choque quer dizer, descer à terra, acondicionar as despesas às receitas, concordo. Se com terapia de choque quer dizer, apresentar um projecto que procure moralizar o mundo do futebol, com objectivos, estratégia, alianças e realismo, concordo. Se com terapia de choque quer dizer colocar o Sporting nos centros de decisão, concordo. Já a palavra tirania me causa alguma repulsa. Se calhar foi por aí que se foi. Não podia dar bom resultado.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 23:42

Mas pensar numa terapia de choque é uma coisa colocá-la em execução é uma outra bem diferente e só com uma estratégia de um governo tirânico foi possivel executá-la tão rápidamente.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 22.01.2016 às 19:58

No fim do mandato é que se vai ver se falhou e depois veremos o que manda a
NAÇÃO SPORTINGUISTA .
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 20:45

Caro Angelo,
Durante o mandato é lícito fazer uma avaliação parcial. No fim caberá ao universo sportinguista julgar o seu mandato democraticamente, sendo certo que os resultados desportivos terão um peso considerável, mas que não será o único.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 22.01.2016 às 21:16

O peso maior é o de ser de boas contas, depois para mim que sou um apaixonado
por desporto e pelo Sporting ter um pavilhão é básico que é aquilo que nenhum
presidente fez a não ser o Sr. João dos Anjos Rocha, porque sem isso é muito
mais difícil ganhar no Andebol,Hoquei, Futsal,Basquetebol, fazer saraus na
ginástica,etc. Ainda é mais importante que um campeonato de futebol que se
ganha de 15 em 15 anos e que ainda por cima deixam o clube de rastos e sem
sustentabilidade, que foi o que aconteceu desde 73/74.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 21:32

Concordo. Um pavilhão desportivo é fundamental, mas não podemos desvalorizar o futebol. Foi com ele e por ele que o Sporting nasceu e cresceu, passando de clube de bairro a clube nacional. Se Bruno de Carvalho construir o pavilhão tudo bem, faz o seu trabalho, como presidentes anteriores o fizeram, quando criaram infraestruturas como o novo estádio. O que contesto é que a actual direcção se auto-valorize, procurando desvalorizar, pelo menos, parte do passado. O Sporting tem de estar acima das contingências pessoais.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 22.01.2016 às 21:44

A obrigação era a de todos os presidentes que passaram pelo
Sporting e não só de BC, quer que eu lhe diga os nomes?
José Roquette - Dias da Cunha - Soares Franco - José Bettencourt
Godinho Lopes - Bruno de Carvalho e isto para não dizer
de mais de trás, se as coisas fossem assim tão simples, todos
o tinham feito, até agora numa lista de donativos os sócios
só se quotizaram com duzentos e tal mil euros, portanto se ele
o fizer tem muito mérito. Temos fama de ser um clube eclético mas
as direções nem uma casa quiseram para as modalidades e alguns
até acabaram com algumas. Uma vergonha
Imagem de perfil

De Profeta a 22.01.2016 às 22:50

Pavilhão construído com dinheiro da doyen, e que entretanto tivemos que o devolver.

Se mandar construir um pavilhão é algo de grande mérito, porque não dar mérito a esses presidentes que enumerou, já que foram eles quem construíram o Alvalade XXI e a Academia de Alcochete?

Pelo menos alguns desses, já tenho ouvido dizer que meteram património pessoal em risco, para que a banca financiasse a modernização do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 23.01.2016 às 19:25

Para construir um estádio com um fosso vergonhoso, vendendo o
património todo, aumentando o passivo para números astronómicos
e eles sim colocando o Sporting em risco até de não podermos ir ás
competições europeias.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 22.01.2016 às 21:08

Gostei
Também é a minha opiniao..... O Bruno até nem comecou mal mas, agora nota-se-lhe um desesperozinho.
O conselho, é mesmo parar para pensar e analisar !!!! Tranquilamente ....

Parece-me que a razao (uma das razoes) pela qual ele ultimamente aparece um pouquinho desconcertado.... é a eliminacao da Liga dos Campeoes (euros)
Nao estava no plano dele !!!
Nao condiz com o que ele sempre mostrou e deixou perceber..
Nem acredito que ele esteja satisfeito com as palavras do JJ mas, tem que fazer de conta....

Quer dizer, ele sabe que se falha o campeonato, é o desastre total !!!
Ainda assim Bruno, .....para, olha, escuta e ..analisa !!

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 22:42

Carlos,
Obrigado pelo comentário. Em certo sentido BdC aposta na conquista do campeonato a sua sobrevivência, mas há outros factores que, neste momento, contribuem para alguma impopularidade.

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 22.01.2016 às 21:30

Bem vindo Nação Valente,

Sobre o seu 1º post deixo aqui os meus comentários:

1. a sorte não é acaso a sorte conquista-se, muitas vezes é preciso correr riscos e BdC correu os na medida certa com os timings certos, a entrada do JJ é de grande audácia, mas também não deixa de ser verdade como apontou no seu post que BdC precisava de um nome de peso que permiti-se efectuar de forma mais suave a transição entre MS e o novo treinador.

2. Discordo totalmente que fosse quem fosse o presidente teria condições excepcionais para ter sucesso pelo contrário recuperar financeiramente (dividas a crescer de foma galopante o fair play financeiro a colocar em causa a participação do clube em provas europeias) o clube passaria sempre pelo desinvestimento, com isso perda de competitividade no entanto BdC soube e foi capaz de ultrapassar essa fase com relativo sucesso alicerçado na escolha de bons treinadores e em alguns achados (destaco essencialmente o William e o Slimani).

3. Último ponto ;) tenho no entanto de concordar com a sua sugestão final mas apenas no que toca a alguns devaneios "comunicacionais" de BdC sendo inegável os excessos que na minha opinião não se justificam em diversas ocasiões, reforço no entanto que confio no trabalho de toda a sua equipa nos campos financeiros e desportivos.

SL,

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 22:07

Sérgio Palhas,
Obrigado pelas boas vindas. Se a sorte não é acaso pode ser uma questão de semântica, mas o que lhe digo é que me esforço todas as semanas para acertar no euromilhões e nunca ganho. Se alguma vez acontecer vou chamar-lhe sorte. Do mesmo modo se Jesus não tivesse ficado livre, precisamente naquele contexto, não teria sido treinador do Sporting.
Do ponto de vista financeiro o Sporting tinha batido no fundo, por isso acredito que outro presidente tinha que seguir um caminho idêntico. Os credores não admitiam mais devaneios. Agora se faria rigorosamente igual também concordo que não.
Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 22.01.2016 às 22:23

LOL NV a sorte que falo não é na "semântica" nem no euro milhões ... decisões todos tomamos diariamente uns acertam mais que outros é sorte que nos distingue !? não me parece.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 23:11

Atençao Nação Valente o seu comentário resposta é baseado nos "Ses" estávamos aqui a semana toda se formos pelos ....ses!!!
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 22.01.2016 às 22:03

Em primeiro lugar seja bemvindo a este espaço como redactor

Já gostei de ler algumas coisas que escreveu, outras nem tanto mas nós Sportinguistas ao contrario do que alguns tentam fazer passar, pensamos por nós proprios e cada um tem direito às suas opiniões e também a muda-las caso haja motivo para tal

Em relação ao seu texto, concordo com alguns pontos (nomeadamente na incapcidade de reunião mais consensos e menos frentes de luta), mas discordo de outros, nomeadamente de atribuir o factor sorte a alguns momentos-chave do mandato de BC (também já tivemos azares como as 2 eliminações da Liga dos Campeões) ou que BC tinha tudo para que o mandato corresse bem - não tinha mesmo, nem dinheiro tinha para reforços (perdemos jogadores para o braga)

Aliás houve logo que lhe desse 2 semanas de duração e só não houve mais contestação porque as coisas começaram logo a correr bem

O mandato de BC tem altos e baixos, mas 3 anos depois e analizando de forma factual, para mim tem sido um bom mandato, porque mesmo tendo de reduzir drasticamente a estrutura da SAD e do clube, estamos melhor, desportivamente, financeiramente e temos melhor plantel que há 3 anos

Há 3 anos estavamos a anos luz de Benfica e POrto, mas agora podemos dizer que estamos ao mesmo nivel e esse é o grande merito de BC - naõ tenha duvidas que o grande sonho de muitos não SPortinguistas era ter um futebol nacional decidido a 2 e o grande obstaculo a esse cenário tem sido Bruno de Carvalho

PS: bem sei que Bruno de Carvalho tem Azevedo no nome, mas sinceramente parece-me, caro Nação Valente que é suficientemente inteligente e esclarecido para não necessitar desse truque para passar as suas ideias

Bem haja
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 22:37

J. Pinto,
Muito obrigado pelas boas vindas. Escrevi que BdC teve sorte (Jesus ficar disponível no momento certo) mas também escrevi que teve mérito, mas é preciso reconhecer que os Bancos não lhe fecharam a torneira, nem o podiam fazer porque o Sporting lhes devia muito dinheiro. Sem esta cobertura a missão de BdC , ou de outro, seria impossível.
Continuo a pensar que não havia necessidade de abrir tantas guerras(principalmente internas) e interpreto isso como insegurança e medo de perder o poder pela actual direcção.
Quanto ao seu reparo sobre a utilização do nome Azevedo, não percebo o anátema. Os nomes não fazem as pessoas.
Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.01.2016 às 23:16

Os nomes não fazem as pessoas , é verdade mas na minha opinião é o que de mais sagrado a pessoa tem na sua vida porque simplesmente é a unica coisa que é .....imortal. Depende de cada um na vida escolher o pretende fazer com ele , com o seu nome.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 22.01.2016 às 23:26

Mas como sabe Bruno de Carvalho não é vulgarmente conhecido por esse nome - existe alguma razão especifica por utilizar esse nome ? em vez de Miguel ou Gaspar por exemplo ??

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.01.2016 às 00:01

Vou fazer-lhe uma confidência que extravasa um pouco o cerne desta discussão. Cavaco é um dos meus nomes, mas não é o que utilizo regularmente. E quando alguém o faz, não me sinto ofendido. Para bom entendedor. Da mesma forma, penso que BdC, não se sentirá ofendido com o facto de ser Azevedo. Daí que toda esta polémica não passe de um não assunto. Ponto.
Imagem de perfil

De Profeta a 22.01.2016 às 23:03

"Há 3 anos estavamos a anos luz de Benfica e POrto, mas agora podemos dizer que estamos ao mesmo nivel e esse é o grande merito de BC"

Isso é indiscutível, e não se pode tirar algum mérito que o Bruno de Carvalho tem.

No entanto, na minha opinião, para o futebol do Sporting ganhar estabilidade, será necessário fazer uma transição para outro estilo de presidente. Convém é que surja essa pessoa...

Para além disso, o Bruno de Carvalho não respeita o Sporting, e está lá para se servir dele.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 22.01.2016 às 23:34

Para sí, servir-se do Sporting é trabalhar e ser pago ?

O Bruno serve-se do Sporting porque arrecada 10M todos os meses ?

Servir-se do clube é por exemplo o que faz LFV que por se serve do Benfica para facturar milhões com as suas empresas ou por exemplo o que fez PPC quando instalou um sistema de CCTV no estadio, no valor de 500.000€ e o adjudicou a uma empresa sua

Sem imagem de perfil

De PSousa a 22.01.2016 às 23:08

SL
Vou só desejar-lhe as boas vindas porque tento não comentar POST onde o tema é BdC! -Apesar de "aqui" ser extremamente difícil.

Aguardarei sobre novos "temas".

Bem vindo e boa "sorte"
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.01.2016 às 23:49

P. Sousa,
Obrigado pelas boas vindas. Temas sobre BdC são tão normais como quaisquer outros, mas compreendo a sua opção, legítima, de não os comentar.
Imagem de perfil

De Profeta a 23.01.2016 às 00:38

Eu bem digo que o Bruno de Carvalho é um vira-casacas.

http://i.imgur.com/XUC40Zl.jpg

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo