Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cair na real - "Vendi para sobreviver"

Naçao Valente, em 08.02.20

A recém-entrevista concedida ao jornal Record, dividida em duas partes, aborda de forma pormenorizada a situação actual do Sporting CP, descrevendo e justificando o caminho seguido. Na primeira parte, desenvolve a situação financeira, e os seus reflexos na vertente desportiva. Na segunda parte serão analisados assuntos como ataque a Alcochete, claques, contestação. Dada a extensão desta entrevista, com muitos pormenores, a análise que aqui deixo para reflexão dos leitores, focar-se-á em aspectos que considero estruturantes. Para uma percepção mais precisa da entrevista, aconselho a fazerem a sua leitura na íntegra.

img_920x518$2020_02_07_09_22_55_1660717.jpg

Na primeira parte da entrevista, o presidente do Sporting abordou de forma objectiva a situação real do Clube. Focou-se no seu mandato e explicou a razão das medidas tomadas, que sempre foram condicionadas pela área financeira. Deste modo, afirmou que havia uma necessidade de tesouraria de 215 milhões de euros. Conseguiu com a venda de activos receber 115 milhões que permitiram colmatar os pagamentos mais urgentes. Desta verba foram gastos 25 milhões (12 no inverno e mais 13 no verão) na aquisição de jogadores. A negociação com os bancos aos quais deve 118 milhões, continua.

No final da época anterior, a Direcção percebeu que a preparação da próxima estava muito dependente da transferência de Bruno Fernandes. Acontece que a proposta que chegou ao Sporting era de 45 milhões de euros mais 25 em resultados variáveis. Na altura foi decido não a aceitar, por ser considerada insuficiente. A decisão implicou falta de qualquer verba para aquisições, algumas das quais estavam previstas, como a de Robertone, entre outras. Assim, houve a necessidade de recorrer a empréstimos possíveis, que nas circunstâncias não correram bem. Frederico Varandas admite que essa decisão foi um erro, assim como outras  referidas nas suas respostas. 

Numa descrição detalhada sobre a estratégia, afirma que esta se centrou, prioritariamente, em garantir a sustentabilidade financeira. Hoje, afirma, esse problema está ultrapassado, embora ainda exista um défice de cerca de 25 milhões que precisa de ser compensado com aumento de receitas. Conclui que o Sporting como Clube sustentável está muito melhor.  Acrescentou ainda que não referiu esta situação há mais tempo por razões que se prendem a reacção dos mercados, quando a credibilidade do Sporting estava de rastos.

Como já tive ocasião de escrever aqui, a situação geral do futebol, mesmo admitindo erros, esteve muito condicionada pelos recursos financeiros. Sempre afirmei que o dinheiro das vendas inicialmente efectuadas, como as de Bas Dost e Raphinha, por exemplo, foi usado para pagamentos urgentes de tesouraria. O pouco dinheiro disponível tem sido utilizado na recuperação da Academia, que deixou de fornecer activos para o Clube como devia ser a sua função. Nessa linha já foram foram efectuados contratos em todos os escalões com atletas prometedores, que os clubes europeus cobiçavam.

Em conclusão, saliento a prioridade apresentada por esta Direcção: recuperação financeira para que o lube possa funcionar e continuar a ser dos sócios; a reactivação da Academia como motor da criação de activos/mais valias que garantam autonomia e sustentabilidade; aposta em jovens como Camacho ou Plaza; preparação atempada da próxima época com parte dos cerca de 35 milhões da venda de Bruno Fernandes, para compra de jogadores credenciados, e fazer  regressar atletas emprestados, como João Palhinha. Nota-se, porém, alguma imprecisão sobre a próxima época.

A verdade nua e crua é a melhor forma de esclarecer devidamente os adeptos, e de os fazer sair da fantasia em que viveram ainda há poucos anos, e na qual têm vivido há muitos mais. Ou os sócios "caem na real" ou a agonia do Sporting, que não é recente, continuará.

A avaliação da Direcção de um clube deve fazer-se em relação ao seu trabalho global.  Os sócios/adeptos que teimam em concentrar a sua análise apenas nos resultados desportivos transitórios, cometem um erro, e não estão a ajudar o Sporting a reerguer-se. No entanto, quero justamente distinguir os adeptos que reagem de forma meramente emotiva, dos que propositadamente agem de má fé, em função de interesses que não são os do Sporting.

Numa nota final considero que poderá haver uma ou outra afirmação contestável, e que há em certos aspectos algum "dourar da pílula". É preciso dar esperança às hostes mas de forma puramente realista. 

Por fim, numa opinião pessoal, que tenho vindo a defender, a avaliação de uma Direcção também não pode depender da performance de uma modalidade, por mais importante que esta seja, mas pelo trabalho global que está a efectuar, para garantir um rumo coerente e consistente para o Sporting CP, sustentado na saúde financeira, e que permita dar passos seguros numa competetividade constante.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De abilio silva a 08.02.2020 às 09:20

Mas, quem foi que disse que afinal as contas não estavam tão más como se pensava?
Perfil Facebook

De Paulo Apolinário a 08.02.2020 às 09:37

Não sei, já agora, quem foi?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 12:52

Leia a resposta que dei a Abílio Silva? E confirme na entrevista do Presidente.
Imagem de perfil

De relva a 08.02.2020 às 11:46

Que não estava preocupado, que estávamos mais fortes que os rivais, que existia plano a b e c?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 13:26

Comentários ao nível da relva, podem ser muito importantes, mas não se enquadram no que está em discussão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 12:49

Quem sempre o disse foi o Presidente destituído. Se não tem memória curta, nem falta de atenção, deve-se ter apercebido que o Sporting teve imensa dificuldade em montar e concretizar o lançamento do empréstimo obrigacionista, já com meses de atraso, porque os mercados não confiavam no Clube. Queria que fosse dizer que estava à beira da falência?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.02.2020 às 10:51

Caro Nação Valente

Apreciei muito a leitura do seu texto. Constitui uma reflexão oportuna sobre a entrevista de Frederico Varandas, sistematizando o principal. É importante olhar assim para o nosso Clube, as ideias determinantes, as linhas de força e os caminhos possíveis. Não podemos baixar os braços, o conformismo não permite resolver os problemas. As soluções têm de decorrer da realidade, da realidade do Sporting tal como está e como existe. Uma coisa é certa, quem espera nunca alcança, como diz a canção de Chico Buarque.

Um abraço sportinguista

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 12:33

Caro Leão Zargo,

Obrigado pela apreciação. Apresentado o diagnóstico e traçado o tratamento é preciso executá-lo, com o apoio de todos os que gostam do Sporting. Acreditar que é possível, mas que a cura exige muita determinação.

Grande abraço
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 10:53

Como eu disse ontem, acho que devemos dar ainda o benefício da duvida a FV, e esperar para ver como corre a próxima época.

No entanto cada vez que FV fala da herança, a chamada "necessidade de tesouraria" sobe uns pontos, neste momento já vai em 215M.

Era bom que FV disesse exactamente a que se refere esse valor, o que entretanto pagou e como isso se reflete nos R&C porque por exemplo as dividas a fornecedores têm aumentado.

São coisas diferentes os resultados do futebol e a gestão desportiva dessa modalidade - não é estar em 4° ou 5° que me preocupa - o que me preocupa com FV é que estamos a vender os jogadores com mais mercado e os que entram dificilmente vão render tanto porque a qualidade é inferior.

Por isso a aposta na formação (leia-se meter os putos a jogar) é fundamental para gerar receitas - veja-se o exemplo de T.Correia e temos jogadores bem mais valiosos que TC.

Por isso era também fundamental escolher treinadores com outro perfil e que independentemente dos resultados, conseguissem também valorizar jogadores.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 12:43

Cris Dileo,

A gestão financeira de qualquer empresa, tem no seu dia a dia, nuances que escapam ao cidadão comum. Faz parte da prática concorrencial. Também num clube/empresa o sigilo ás vezes é fundamental. Varandas na sua entrevista refere isso mesmo, no momento em que o clube estava em maus lençóis nos meios financeiros.

Também disse que o Sporting precisou de vender para fazer pagamentos imediatos. Apesar de afirmar que a situação financeira está mais equilibrada, creio que ainda é muito difícil.

Não sei se Silas é o treinador. O que sei é que desde que chegou tem dado espaço aos jovens.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 13:10

O discurso de FV é cheio de contradições.

Há no entanto contradições que se aceitam, como por exemplo dizer que o plano A era Não vender BF e agora vir dizer que tudo correu pior porque não o vendeu.

No entanto a questão da necessidade de tesouraria imediata têm sido atirados números que não se entende.

Na entrevista que deu no início da época, falou em 100M - agora em 215M ???
Já salgado zenha uns meses antes falou em 65M.

A ideia que dá é que quanto mais "apertado" pior "pinta" o cenário que encontrou.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 13:29

Sobre os números apenas acrescento que estes terão que ser comprovados em relatórios contabilísticos, Tudo o que acrescentar são especulações.
Imagem de perfil

De Greenlight a 08.02.2020 às 10:55

Varandas não chegou ao Sporting agora nem há 16 meses. Apresentou-se a eleições como alguém, aliás o único candidato, que sabia de futebol e conhecia o mundo do futebol do Sporting. Até agora, nessa área, que ele considerou e bem, a mais importante, fez asneiras atrás de asneiras. Porque havemos de acreditar que, na próxima época, é que vai acertar?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 13:03

Greenligt,
Acredita quem quiser. Todos aprendemos com os erros. Se há alguém que não aprenda será a excepção. Além disso no meu texto, e mais explicitamente, na entrevista, estão referidas as razões que condicionaram toda a estratégia no futebol. Neste comentário usa-se, mais uma vez, da análise que olha para a árvore sem ver a floresta.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.02.2020 às 12:16

O meu problema com Varandas vem já desde muito atrás, porque o homem diz uma coisa e passado 1 mês faz ou diz outra diferente. Até mesmo se eu ignorar completamente o que foi dito em campanha eleitoral por ele (atribuir tudo o que foi dito apenas a uma estratégia política de campanha e não como verdade, do género..."futebol é facil facil" e outros chavões), mesmo assim já depois de entrar para a presidência ele e alguns dos seus membros eleitos continuaram a dizer coisas que depois mais tarde alteram.

Ora primeiro as finanças não estão assim tão más, depois afinal temos muitas dívidas deixadas pela anterior direção, depois temos a auditoria que "misteriosamente" foi parar ao Record (jornal onde esta direção tem sempre dado primasia a entrevistas) e que fez grande sensacionalismo, mas que afinal não revelava nada de especial, tirando uma parceria estranha com o Batuque (que rapidamente esta direção fez esquecer fazendo o negócio Wang !!! Really??).

Passados quase 2 anos dos ataques a Alcochete, ainda temos a choradeira de que isso ainda está neste momento a condicionar as finanças do clube, no entanto já anteciparam €60M do contrato da NOS e conseguiram chegar a acordo com diversos clubes sobre as rescisões, recuperando muito do dinheiro "perdido", vangloriando-se até em praça pública sobre o dinheiro conseguido. Então como é? Estamos mal ou somos os maiores por conseguir muitas vendas?

Nem vou falar da questão do treinador Holandês escolhido nem dos jogadores com valor duvidoso, pois isso atribui-se a pouco conhecimento e não a má fé ou desonestidade.
Mas as incoerências que apontei antes "cheiram" a má fé e isso deixa-me bem irritado com as pessoas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 13:21

De tão afirmativo deixa-me sem argumentos. Por outro lado não tenho mandato do Varandas para o defender. Nem sequer fui apoiante do homem. Apoio enquanto Presidente eleito do Sporting e critico-o quando tenho que o criticar, como aconteceu logo com o despedimento do Peseiro.

Independentemente do que disse Varandas, no início, sobre a situação financeira, que ele justificou na entrevista, sempre tive a noção que a situação era mais grave, e não fui o único, muito pelo contrário.

Como tenho memória ainda me lembro da carga de trabalhos que foi montar e concretizar o empréstimo obrigacionista que ficou pendurado da anterior Direcção. Bancos não interessados, investidores retraídos, e por aí fora. Agora imagine que a Direcção referia a situação real, ou seja Clube á beira da falência. Eu não consigo imaginar.

Qual choradeira? De 215 milhões em falta conseguiram-se 115. Meu caro eu sou muito bom a gerir a casa dos outros. O problema é quando tenho que gerir a minha.

Se não houvesse incoerência, nem má fé isto era o Paraíso. No caso concreto não sei se há uma coisa ou outra, com as devidas provas, cá estaremos de boa fé, como sempre.
Sem imagem de perfil

De José a 08.02.2020 às 12:17

Todos estes comentários até agora são para encher pneus, para se chutar para fora. Não são capazes que foram apanhados de surpresa e que desconheciam (se calhar nem imaginavam as dividas intoxicados que estavam pelos brunistas) que o Sporting estava crivado de dividas. Pobres crentes brunistas!...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 13:24

José,

Utilizou a expressão certa. Comentários a chutar para canto. Acrescentaria que o pior cego é o que não quer ver.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 08.02.2020 às 13:34

Não conheço nenhum gestor que tenha como estratégia denegrir a marca que representa.... o Varandas deve ser o unico que o faz e ainda é aplaudido por isso.
Diz o Varandas que precisamos de 215M... mas não pagamos 2M para pareceria na China? Não investimos mais de 40M? Não foram despedidas 4 equipas técnicas?

Agora vejamos o que o Varandas faz para promover a marca Sporting.... aumenta as gamebox, diz que não temos dinheiro para colchões, descreve sportinguistas como escumalha, atingiu o recorde negativo em Alvalade..... e como consequência queria ter um aumento de ordenado, porque na ideia dele esta direcção está a fazer um grande trabalho.

Por muitas entrevistas que faça.... o Sporting tem estatutos e os sportinguistas aguardam o cumprimento dos mesmos. Inaceitável esta demora, mas compreensível tendo em conta a hipocrisia de quem lidera o Sporting.
Sem imagem de perfil

De João F a 08.02.2020 às 14:03

Quem fez bem foi o teu guru destituído, que antecipou receitas da NOS para assim inventar R&C com lucros virtuais e desta forma justificar a parte de leão que recebia, mais os seus acólitos.Ao mesmo tempo deixava por pagar as dividas ao V.Guimarães e ao Avelleda, um empréstimo obrigacionista por liquidar, mais as comissões das compras e vendas de jogadores aos intermediários. O Varandas que veio depois, é que teve que fechar a porta e como não tem tido meios para o fazer, aí estão os fanáticos todos do guru, a atacá-lo do que não fez, mesmo do que nunca prometeu fazer. E viva o guru e os seus acólitos cheios de azia!
Sem imagem de perfil

De José Lima a 08.02.2020 às 14:09

Caro schmeichel,
Aprecio muito a lucidez dos seus comentários. Ainda bem que há sportinguistas que não se conformam com triste estado a que este cd levou o clube. Até parece que é dos poucos sportinguistas deste blogue que defende o clube e não as patranhas destes estagiários incompetentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2020 às 14:18

Há de tudo neste nosso Mundo!!!

Sem imagem de perfil

De José Lima a 08.02.2020 às 14:23

Há até quem esteja satisfeito com a tristeza que assolou o clube. Espero que não seja um deles mas pela defesa que faz a estes incapazes até parece.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2020 às 14:25

Não confuda a sua pessoa e os da sua laia comigo!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 16:35

José Lima,

Durante cinco anos que levaram o Sporting para a insolvência, com apenas dois título "menores" como esta Direcção em ano e meio, não me lembro de vers manifestar alguma tristeza. Estava tudo alegre e distraído com o circo montado e as voltas olímpicas. Se ao menos fosse capaz de reconhecer isso, teria algum crédito. De outro modo, zero.
Sem imagem de perfil

De João F a 08.02.2020 às 16:39

"Eu quero ver é como Varandas vai "sobreviver" daqui para a frente, porque até agora fez dinheiro a vender jogadores que o Bruninho comprou." E o teu brunhinho sobreviveu com quê, quando lá chegou? Não foi com as vendas de Ilori, Dier, Arias, João Mário, Adrien Silva, Rubem Semedo, Cedric e mais uns tantos, que lá tinha encontrado? E depois não deixou sair o Carrillo de borla, depois de ter prometido que não sairia, que depois foi vendido pelo SLB por 20 milhões? Se vens dizer que o teu bruneco só vendeu jogadores que comprou, eu até vou acreditar! Na opinião de gente como tu, o teu bruninho destituído, foi um exemplo a gerir os interesses do Sporting! És como as tais ditas, que como não querem ser sózinhas, acusam as outras que também o são.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 14:59

Uma mentira mesmo que dita muitas vezes não passa a ser uma verdade. Esta Direcção não infringiu nenhuma norma dos Estatutos. ponto.Quanto ao resto é tão inverosímil e tão mal intencionado que nem merece resposta.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 08.02.2020 às 14:26

O SCP sempre teve dívidas. Não é de agora e vai continuar. Sempre houve necessidade de vender jogadores. Agora o que eu nunca vi foi um presidente receber milhões por Rui Patricio, Gelson, William e Podence. Ainda vendeu Raphinha Thierry e Dost.. e ainda se queixar que os maus resultados são devido a falta de €€€. Nas já se esquecerem das epocas de Paulo Bento que tínhamos aos 6 putos no plantel principal?? Nesse tempo tb não havia €€ e como tal não se pagavam empréstimos tipo Jese, Bolasie e Fernando que juntos davam para comprar o Tarami que ao menos o passe ficava do SCP.
Eu quero ver é como Varandas vai "sobreviver" daqui para a frente, porque até agora fez dinheiro a vender jogadores que o Bruninho comprou. Vamos lá ver quem é que ele vai vender em julho. Wendel e Acuna? Os únicos que restam que tb foram comprados pelo Bruninho.. Desmantelou uma equipa e não criou nada.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 16:56

GreenHill,

Em termos políticos o engenheiro Sócrates dizia o mesmo, em relação ao país, e olhe no que deu. Em relação à gestão de activos, também nunca vi nenhum Presidente desbaratar milhões como o anterior, com as rescisões do pós-Alcochete. Por outro lado os activos não são deste, nem de outro Presidente, são do Clube. Também a Direcção anterior vendeu os que já encontrou.

É preciso desmentir outra falácia. Nos tempos de Paulo Bento as contas estavam equilibradas. Além disso, a Academia fornecia consequentemente mais valias, o que hoje não acontece, depois de ter sido "dinamitada" pela Direcção anterior. Mais, os nomes que refere no início vieram dessa Academia, e não foram comprados.

Se quiser ser rigoroso quem desmantelou a equipa foi a sua querida Direcção. Quando esta chegou não existiam Patrício, Gelson, William, Podence. E foi a Comissão de Gestão que recuperou Bruno Fernandes e Bas Dost, que ajudaram a salvar o Sporting da falência.

Os emprestados custaram 600 mil euros segundo li na entrevista. Como é que davam para pagar Taremi. Que raio de contas são essas?

Cada qual pode ter as cegueiras idólatras que quiser. Não pode é deturpar a verdade.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 15:19

Segundo Frederico Varandas, o Sporting teve na ultima epoca de BC, um deficit orçamental de 35M euros, ou seja os custos operacionais eram 35M superiores aos proveitos.

Neste momento e tambem segundo FV, temos um deficit de 25M - conseguiu-se poupar apenas 10M ? cerca de 800mil/mês ? depois da saida de tantos jogadores supostamente por terem ordenados demasiado altos ??

Eu acho muito pouco - para a equipa que temos e o futebol que jogamos, é uma redução muito pequena.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2020 às 15:25

Há alguma coisa que o caro acha bem?... Parece-me que não, com esse leque de teses da bancada.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 16:21

O caro por outro lado deve considerar que está tudo bem para andar sempre a defender sempre o indefensavel.

O Sporting tem para esta epoca um orçamento de 70M
O Benfica e Porto - 90M cada
O Braga 25M
O Famalição 7M

Agora analise os resultados desportivos face ao orçamento e diga-me o que está assim tao bem
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2020 às 16:28

Está muito enganado, eu tento sempre analisar as coisas com razão de ser e fundamento, complementado pelos meus conhecimentos.

Sou tudo menos advogado de defesa desta Direcção, mas sim do Sporting Clube de Portugal.

Tento sempre ser positivo e quando possível optimista e, sobretudo, não sou espírito de contradição e negativista com tudo e mais alguma coisa.

Tenho muitos anos de vida e de experiência e, sem ser perfeito ou dono da razão, quero acreditar que aprendi muito ao longo dos anos.
Sem imagem de perfil

De João F a 08.02.2020 às 16:40

O caro por outro lado deve considerar que está tudo bem para andar sempre a defender sempre o indefensavel." LOOL!!!Sabes fazer contas tão bem feitas, que até te "esqueces" de meter na tua equação, que o teu guru pôs fora do Sporting 8 jogadores importantes, desfalcando desportivamente a equipa e os cofres do Clube em largas dezenas de milhões de euros! És um "barra" a fazer contas e cheio de discernimento, com uma lisura de ideias e de processos a toda a prova, por isso mesmo, tens a "lata" de acusares os outros de defenderem o indefensável! Acusas, como se te estivesses a ver ao espelho! Disto só mesmo saído da tola dum brunista fanático, convencido que a direcção que apoiou, não tem culpa nenhuma da situação actual.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 17:03

Se viesses aqui há mais tempo, verias que fui bastante crítico de BC e concordei com a sua destituição.

Acontece que infelizmente isso não torna FV melhor presidente e é a ele que devemos pedir satisfações agora.

BC foi o único responsável pelo seu mandato, o mesmo com GL e JEB e infelizmente nenhum deles encontrou o Sporting em boa situação.

FV que faça o mesmo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 17:09

C.D.
O défice entre receitas e despesas é uma, a dívida à banca é outra, a dívida a fornecedores é outros compromissos é ainda outra.

A comparação que faz com outros clubes num outro comentário é demagógico. São clubes com realidades diferentes, sem a mesma pressão dos "grandes". O Braga, por exemplo, com um pequeno orçamento, teve há a disputar o campeonato até ao fim. O Sporting, por exemplo, com os maiores orçamentos, na Direcção anterior nunca fez melhor que segundo. O Famalicão, creio que é como um cometa. Já houve outros. Curiosamente está perder por 6-0 com o Guimarães.

Comparar o incomparável não é sério.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 18:24

O deficit passou de 35M para 25M depois de sairem os melhores jogadores.

A divida à banca é controlada por esta desde a re-estruturação de 2013

A divida a fornecedores aumentou segundo o R&C

Diz que não estou a ser serio na minha comparação porque nós temos mais pressão, mas apresenta um bom desempenho do Braga de há uns anos atrás para justificar estarmos atrás deles ?
Sem imagem de perfil

De João F a 08.02.2020 às 20:06

"A divida a fornecedores aumentou segundo o R&C"

Como não havia dinheiro em caixa para pagar a todos (o guru antecipou os 2 primeiros anos do contrato com a NOS), primeiro têm estado os jogadores e os funcionários. Queria que existissem rescisões por incumprimento nos salários?

Tem passado o dia a escrevinhar asneiras...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.02.2020 às 23:08

Os jogadores não são fornecedores do Sporting.

Dos actuais 47M a pagar a fornecedores cerca de metade são clubes e a outra metade agentes desportivos nomeadamente gestifute e outros.

Já que gostas tanto de falar no "guru", quando este entrou no Sporting, estavam 3 meses de ordenados em atraso e quando FV entrou, estava tudo pago e em dia, segundo Sousa Cintra.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 20:08

Eu sei muito bem gerir a casa dos outros. Até o faço de olhos fechados. O problema é gerir a minha.

Apresento o exemplo do Braga para mostrar que circunstancialmente um clube com menos investimento pode estar à frente dos "grandes". Estarmos atrás deles já aconteceu mais que uma vez. O que conta é como acaba. E deixo-me dizer-lhe que a equipa actual do Braga é superior à que lutou pelo título.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 08.02.2020 às 17:12

Pelos comentários, à entrevista do presidente (mostrada neste e noutro post, que eu já tinha lido em papel no Record) o que ficámos a saber (que já sabíamos) é que nem dinheiro para salários havia, o Clube estava à beira da falência! E, mesmo com todo este dinheiro a entrar a gestão tem de ser muito cautelosa. Logo a gestão do Iluminado guru - destituído - para além de ser uma nulidade económica e financeira, e com a aquisição "baratinha"destes craques: Alan Ruiz, André Balada, André Geraldes, Aquilani, Azbe Ciani, Cissé Castaignos, Douglas,Dramé, Enoh, Elias, Heldon, Federico Ruiz, Jatobá, Leonardo Ruiz, Lumor, Magrão, Marcelo, Markovic, Marvin, Matías Pérez, Mattheus Oliveira,Maurício, Meli, Misic, Naby Sarr, Naldo, Petrovic, Piris, Rabia,Rosell, Rúben Ribeiro, Ryan Gauld, Sacko, Schelotto, Welder, Shikabala, Slavchev, Spalvis, Tanaka, Vítor Silva, e Viviano. (ainda falam de Varandas ter feito duas más contratações e 3 empréstimos flopes...) desportivamente foi outra nulidade em 5 anos não ganhou nem um Campeonato de Futebol, fez pior do que os croquetes (como lhes chamam as viúvas e órfãos) Roquette e Dias da Cunha e praticamente o mesmo que Varandas em 9 meses, com um treinador a ganhar pelo menos na última época de contrato 8 milhões€!!! A Academia e o Scouting, tinham parado no tempo. E as saudades são tantas que das viúvas que puseram os órfão a trabalhar no terreno, para quando houver eleições haver um testa de ferro que permita o regresso do Guru...
Voltando à entrevista, a qualidade que achei foi a honestidade, o que me desagradou a continuação de Hugo Viana, a incapacidade de fazer pontes e elas - quer queiram ou não - têm que ser feitas com as claques, com os sócios descontentes, e a resignação (apesar de realista) os sócios precisam de motivação e isso também tem de vir do presidente. Os adeptos precisam de algo que os motive, que abane com eles, não basta trabalhar na sombra é essencial comunicar, dar esperança, mostrar motivação, nesse capítulo o presidente é um bloco de gelo e assim (por muito bom trabalho que faça no silêncio, na sombra) corre o risco de derreter.
SL

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.02.2020 às 18:15

J. Oliveira,

Muito boa análise que subscrevo. Ainda bem que recordou as dezenas de flops compradas pelo anterior Direcção, e que nunca foram contestados,. Completa as minhas respostas aqueles que acentuam os desta Direcção, uma gota de água se compararmos. Também comungo da ideia que o Presidente tem que ser mais motivador, para além do trabalho que faz em silêncio. Gostei da imagem do gelo.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo