Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Campeão de uma só cor

Rui Gomes, em 09.04.19

 

21312452_L0T3b.png

A guerra Benfica-FC Porto está a atingir níveis que chegámos a julgar impensáveis. As acusações sucedem-se e vão do ataque aos árbitros, de campo ou VAR, até à honorabilidade das equipas adversárias, vide as dúvidas dos encarnados em relação ao Feirense. Se havia quem pensasse que o desaparecimento de Bruno de Carvalho da cena pública iria melhorar o debate e comportamento dos clubes, a esta altura já deve ter percebido que o ex-presidente leonino não era o único problema. As culpas pelo nojo vigente têm de ser repartidas por mais gente e emblemas. 

 
O principal problema das duas cruzadas pela verdade desportiva é encerrarem uma questão péssima para a liga; ganhe quem ganhar, seja Benfica ou FC Porto, só os adeptos desse clube acreditarão no título. O facto de ambos terem as respectivas máquinas de propaganda a bombardearem diariamente o espaço público com a verdade a que acham que os adeptos têm direito vai fazer com que mais ninguém acredite na justiça da conquista. A cada ataque que fazem um ao outro, águias e dragões diminuem o significado do título que perseguem. Não no acesso aos milhões da Europa. Mas aos olhos de todos nós. E isso é uma pena...".
 
Bernardo Ribeiro, Director jornal Record
 

publicado às 04:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 09.04.2019 às 06:52

E nao sao os jornais como o Record que dao ainda mais voz a essas máquinas de propaganda?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 12:27

O Record, sem ser inocente, é o menos mau, se vamos comparar aos principais outros que são dominados pelo "vermelho". O A Bola e o CM, os dois mais em destaque, O O Jogo dedica-se mais ao que é relevante a Norte.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.04.2019 às 08:14

Os orgão de comunicação social bem querem tentar separar-se do problema, mas não conseguem.....porque são grande parte do problema. E só mesmo um parvo é que poderia pensar que BdC era o grande responsável por isto tudo. Este ambiente já existia em 1995, em 2000, em 2005, em 2010, em 2015 e continuará a existir em 2020.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 12:29

Todos nós sempre reconhecemos que ele não era o responsável, à raiz. A crítica que se fazia na altura era que andar a gritar na praça todos os dias nada resolvia e, na realidade, está bem à vista, nada resolveu, dado que o estado de coisas mantém-se intacto e a favorecer os mesmos de sempre.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.04.2019 às 13:46

Não é bem assim Rui.
O gritar na praça pública teve alguns efeitos, sim, nomeadamente as pessoas ficaram a conhecer o caso dos vouchers, por exemplo. E só o facto dele ter andado a gritar, meteu o foco em muita coisa que era suposto ficar escondida. O facto é que ele exagerou no gritar, depois.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 14:56

Alguns efeitos, sim, mas fundamentalmente são superficiais e não mexem com o que ocorre nos corredores obscuros do poder, e aí reside a essência da questão.

Benfica e FC Porto decidiram há muito dividir o "bolo" entre os dois e o Sporting acaba por ser sacrificado. Só isso explica um Clube como o nosso estar décadas sem conquistar o título. Só pode ser pela corrupção prevalecente e os seus tentáculos.

Temos um exemplo simples e muito recente que foi a primeira época de Jesus. Mesmo com 86 pontos não chegou, e porquê?... Porque garantiram que o SLB não iria perder mais pontos a partir de um determinado momento. Não acontece por mero acaso.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.04.2019 às 09:12

A realidade é só uma…. o BdC apenas veio estorvar o controlo da discussão pública dos outros 2 Grandes em Portugal…. aqueles que ficavam ofendidíssimos com as declarações belicistas do BdC, hoje ficam calados perante a continuidade dessa mesma estratégia, porque os intervenientes são os 2 do costume…. é quase como ter 2 irmãos que podem sair à noite, beber uns copos, partir umas coisas, e nós somos o irmão betinho que tem de ir à missa e fazer sempre os trabalhos de casa, e quando porventura pretende fazer alguma pequena loucura, aparecem logo os outros 2 irmãos questionando as nossas atitudes…. é isto o futebol português.
Sem imagem de perfil

De antonio a 09.04.2019 às 12:13

O seu adorado ex-presidente foi responsável pela perpetuacao deste ambiente durante vários anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 12:19

Esse personagem fez muito barulho na praça pública, mas apenas isso, já que não não sabia fazer mais nem tinha poder para isso.

O estado de coisas há muitos anos deve-se exclusivamente - à parte da contribuição da comunicação social - a Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, sem esquecer Valentim Loureiro.
Sem imagem de perfil

De antonio a 09.04.2019 às 12:43

De acordo. Agora querer fazer passar a imagem que o incendiário era um santo... :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 13:21

Isso só da parte do Schmeichel e afins...
Sem imagem de perfil

De josé antonio a 09.04.2019 às 09:47

E, quem alimenta a fogueira??
A imprensa,claro!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 12:23

A imprensa faz parte do problema e não da solução, é verdade, mas a essência do problema deve-se a tudo quanto está ligado ao Benfica e FC Porto.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.04.2019 às 10:48

O Record não pertence ao grupo Cofina?
O mesmo do Correio da Manhã e da CMTV? Existe em Portugal algum grupo de comunicação mais incendiário do que este? Na CMTV todas as noites são noites de vergonha e de destruição da credibilidade do futebol Português.

Posto isto, concordo com aquilo que Bernardo Ribeiro escreve. Entrámos numa fase em que já ninguém acredita em ninguém. Por enquanto o futebol vai tendo público porque ainda há muita gente que passa ao lado destas guerras e só quer mesmo é ver futebol.
Mas a tendência é para piorar e talvez chegue o dia em que as pessoas se cansem.

Culpados são todos. As campanhas de descredibilização do adversário são agressivas e não olham a meios.
Desde 2017 que foi montada a maior campanha de descredibilização de um clube em Portugal. Essa campanha foi montada por FCP e SCP e não olhou a meios, desde o roubo de correspondência privada de um clube até à sua divulgação pública, usando frases soltas de emails para compor uma história de controlo do futebol Português. O caso está na Justiça, mas até que seja julgado, a outra justiça, a popular, já condenou esse clube como culpado de todos os males do futebol Português.

Há muito dinheiro em jogo. Com o acesso direto à Champions League, estão garantidos muitos milhões de euros em prémios que são essenciais para tirar os clubes dos buracos financeiros em que se meteram.

Vale tudo. O condicionamento é óbvio sobre todos os agentes do futebol. O que se viu desde domingo ao fim do dia, a propósito do Feirense-Benfica é um bom exemplo. Ver gente crescida em canais de TV a espumar pela boca devido a um lance em que ninguém pode ter a certeza de um possível fora de jogo, excepto a única pessoa bem colocada no campo para o avaliar, é apenas triste.

Os futuros campeões em Portugal, se este clima se mantiver (e vai manter) vão estar sempre envolvidos em suspeitas e dificilmente terão o reconhecimento dos restantes adversários.
Longe vão os tempos do Apito Dourado, em que um clube ganhava campeonatos com 15 ou 20 pontos de avanço. Os interpretes desse período negro ainda por cá andam, pelo menos alguns...

Inocentes?
Não há. Todos têm culpas no cartório. Uns mais, outros menos, mas todos contribuem para a destruição de uma industria que os alimenta.
Se algum dia der mesmo para o torto, nenhum deles teve nada a ver com isso...


Sem imagem de perfil

De mike a 09.04.2019 às 11:19

concordo absolutamente com tudo o que dissestes.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.04.2019 às 11:35

Então só desde 2017 é que existe uma campanha de descredibilização?! Relembro um aspecto que se prende com a divulgação pública de documentos internos do Sporting, em particular o contrato do JJ que na altura era inimigo público do benfica….. com que intenção foi feita esta divulgação?!?

Depois tem de ser dito outra verdade…. foi o benfica o principal criador das cartilhas na TV…. acho no mínimo hilariante esta alegação de condicionamento das arbitragens, já que foi precisamente o benfica o grande responsável pela agressividade na TV com Pedro Guerra e Rui Gomes da Silva, dirigentes do benfica….

Grande parte da guerra foi sempre estimulada pelo porto e benfica…. é no mínimo discutível dizer se algum destes dois clubes é melhor que o outro….. na minha opinião são iguais, têm tácticas iguais, sendo que o benfica por ter mais gente acaba por ser mais dominador do espaço de opinião publica.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 09.04.2019 às 11:46

Apesar desses dois energúmenos (Guerra e Rui Gomes da Silva) serem uma vergonha, creio que o início das cartilhas e cenas afins começou com o Serrão e anteriormente, com o Pôncio Monteiro (sempre defendeu o intensómetro nos jogos do Porto e um diferente nos rivais)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.04.2019 às 12:02

Se vai por ai…. Lembra-se do programa Donos do Jogo na SIC, ainda no tempo do Vale e Azevedo?!
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 09.04.2019 às 13:48

Era Donos da Bola e sim, na altura do Vale e Azevedo houve uma colagem a ele por causa dos interesses da própria estação, que andou a vasculhar casos fracturantes no futebol português ( e muitos deles, tipo Caso Calheiros eram relativos a tramóias do Porto). O Pôncio vem desse programa, foi mesmo do primeiro comentadores, juntamente com o Santana e o Cunha Leal, acho eu. E por lá também passou o Serrão.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.04.2019 às 12:03

Não comparemos o que foi divulgado do Sporting (com S maiúsculo) e do Benfica.
E é curioso que após o início da divulgação dos emails do Benfica, nunca mais saiu nada relativo aos outros dois grandes.
Talvez alguém tenha comprado o lote total de emails e tenha passado só a divulgar o que lhe interessa.
Ou então alguém tem os emails e aguarda pelo momento certo (ou pela quantia certa) para os divulgar.
Outra hipótese é não haver mais nenhum email com interesse, relativo a Sporting e Porto...

Quanto a cartilhas, isso é conversa sem qualquer interesse. É assim tão anormal um clube fornecer informação a quem o representa nesses tristes programas de debate? Desde que as pessoas sejam crescidinhas e saibam pensar pela própria cabeça, usando apenas a informação disponibilizada para formarem a sua opinião, qual é mesmo o problema?

Quanto à guerra e a quem a estimula, não há inocentes. São todos culpados...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 12:15

À excepção do período em que o ex-presidente destituído andou a gritar muito na praça pública, essa de dizer que "são todos culpados" tem muito que se lhe diga.

A realidade nua e crua já de há muitos anos é que o estado de coisas do futebol português, no que a clubes diz respeito, deve-se exclusivamente ao Benfica e ao FC Porto.

Daí, que sejam estes dois clubes constantemente a dividir o "bolo", seis para um e meia dúzia para o outro.
Sem imagem de perfil

De Sel a 09.04.2019 às 11:50

"vai fazer com que mais ninguém acredite na justiça da conquista". Isto tem sido assim há muitos anos.
Fala-se que a transferência de Manafá para o Porto envolve uma cláusula que prevê um quantia se o jogador alcançar o título de campeão. Significa isto que se o Porto for campeão o Portimonense (que terá que jogar contra o Porto e o Benfica) terá um retorno financeiro, assim às claras. Se isto for verdade é gravíssimo.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.04.2019 às 12:05

Li que era um milhão de euros...
Manafá campeão, Portimonense recebe um milhão.
Esperemos que seja só boato...
Sem imagem de perfil

De antonio a 09.04.2019 às 12:16

Isto é gravíssimo. E entretanto a entidade que regula o futebol em primeira instancia nada faz. Também nao me surpreende, nao fosse o seu presidente uma das mentes do apito dourado.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 09.04.2019 às 12:38

Foi o hugo gil que lhe disse? Gravissimo e por exemplo o Alfa Semedo cometer um penalti estupido no ultimo jogo e ser recompensado com uma transferencia para o slb.
Sem imagem de perfil

De Sel a 09.04.2019 às 12:55

Quantos casos de erros de jogadores adversários em favor do Porto quer? A táctica é sempre a mesma, procurar um exemplo que possa servir para acusar o clube rival daquilo que é frequente fazerem. Na época passada, quantas vezes os vimos defesas adversários a passarem a bola a avançados do Porto para estes marcarem golos em situação isolada? É verdade que esse padrão não se repetiu nesta época. É preciso inovar.
Mantenho que fazer um contrato com uma regra assim às claras, se for verdade, é gravíssimo. Muito mais grave do que os tais azares dos jogadores que ninguém nunca vai conseguir provar se será ou não premeditado.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 09.04.2019 às 13:07

Temos os contratos revelados pelos e-mails de pagamento de exercicio de
futuros direitos de opcao a belenenses e vitoria sobre jogadores que nunca se viriam a transferir. Nunca vi nenhuma indignacao com esta forma criativa se garantir 6 pontos
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 09.04.2019 às 12:25

Bom dia,
Este sr devia era estar no recato, só a crónica disto muito do que se passa BDC era o problema? Ele foi mais um problema com muitas das declarações que fazia, mas não havia este estado de guerra antes? A memoria deste sr deve ter 5 anos!!

Sem querer defender o FCP viram a capa hoje do record? A saida de dois jogadores do clube deste sr é mais importante que a CL incrível .

SL
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 09.04.2019 às 12:31

"O principal problema das duas cruzadas pela verdade desportiva é encerrarem uma questão péssima para a liga; ganhe quem ganhar, seja Benfica ou FC Porto, só os adeptos desse clube acreditarão no título."

Temos a Liga Real do Rui Santos que apesar de não ser perfeita dá uma indicação. Se o mesmo clube for campeão na Liga Oficial e na Real, então à partida foi um justo vencedor.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.04.2019 às 12:58

Ainda ontem na CMTV se assistiu a mais um episódio da santa aliança que existe entre FCP e SLB para derrubar o Sporting. Esta semana ampliada pelo SLB pela indisfarçável ânsia de vingança pela eliminação da taça de Portugal pelo Sporting, que julgavam impossível mas que foi inapelável. A encenação que ambos os clubes SLB e FCP fazem desde há décadas e que no fim se destina exclusivamente a eliminar concorrência para entre eles repartirem os campeonatos e o dinheiro mais ou menos irmãmente é repugnante. Brada aos céus. O Sporting tem alguns participantes nestes programas que são umas autênticas moscas mortas, de tão frágeis são as suas participações em defesa do Sporting contra ataques como o protagonizado ontem pelo representante do SLB no programa pseudo desportivo da noite da CMTV. Não é por acaso que é Jaime Mourão Ferreira o convidado para defender as cores do Sporting numa noite em que André Ventura, no fim de um programa 100% cozinhado para diminuir o Sporting, atira para o ar uma suposta e por confirmar mensagem do actual presidente do Sporting (entretanto e já hoje desmentida) em que alegadamente FV incentivaria Rafael Leão a rescindir contrato com o Sporting na sequência do ataque à academia de Alcochete. Depois da gritaria toda em torno dos e-mails e do hacker Rui Pinto, a bomba noticiosa era afinal para derrubar o Sporting (o verdadeiro, único e último “inimigo” eleito pelo SLB) e apareceu a segundos do fim do programa pela boca do irresponsável advogado paladino do SLB. Às CMTV deste mundo interessa este clima de guerra total e de completa irresponsabilidade. Um dia, quando o problema lhes entrar a todos pela porta adentro (da estação, do carro, de casa, na rua...) e levarem todos uma valente surra de adeptos cuja fúria se torne impossível conter talvez percebam finalmente que foram longe demais. Um tipo começa a pensar que afinal se calhar em vez de ter só um seria bom mesmo era ter aí uns dezassete Mustafas nas claques do Sporting. Um deles podia substituir JMF no painel de comentadores da CMTV. Era mais ajustado e as forças ficavam pelo menos um bocado mais equilibradas.
O que se passa no futebol em Portugal é de uma gravidade e impunidade extremas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 13:25

Há muito que esse palhaço do Ventura devia ser chamado à responsabilidade pelas mentiras que manda para o ar na CM TV.

Isto é Portugal, no entanto... tudo passa em branco.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 09.04.2019 às 15:32

Boa tarde,
Tem um partido e aposto que vai ter votos é o espelho desta sociedade actual .
SL
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.04.2019 às 17:04

Rui Gomes,
Obrigado por ter eliminado o meu comentário.
Mostra solidariedade e concordância com este comentário épico do leitor João Gil.
Muito bom.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2019 às 17:09

Não eliminei comentário nenhum seu. Se aconteceu, deve-se a algo técnico do sistema. Se desejar, pode repetir o comentário.
Sem imagem de perfil

De yazalde a 09.04.2019 às 15:16

Andam os dois do sistema as turras uns com os outros, sao dois grandes polvos metidos no pais pequeno como o nosso transbordam a lama toda que nao foi limpa, guerra dos milhoes que os titulos para eles nao contam como antigamente que tinhamvalor

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo