Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Candidatura: a montanha pariu um rato?

Naçao Valente, em 27.06.18

 

gato-estimulante-um-leão-desenho_csp40515705.jpg

 

O Ricardo Leão já manifestou, em post, a sua opinião sobre a apresentação da candidatura de Frederico Varandas. Apesar disso, e à margem da discussão que o tema já gerou, quero, enquanto redactor do Camarote Leonino, apresentar também a minha análise, numa fase ainda muito embrionária deste processo.

 

Como ponto prévio deixo claro, que senti alguma simpatia pelo agora candidato, a partir do momento em decidiu cortar a ligação que mantinha com uma direcção, que se colocou na ilegalidade. Tenho porém de dizer que, numa primeira leitura, esta apresentação me desiludiu em alguns aspectos, pela forma e pelo conteúdo.

 

Na forma pareceu-me haver uma grande preocupação com os efeitos visuais, o que talvez fosse dispensável. Mas isso é o menos relevante. Já quanto ao conteúdo, o achei algo vazio. Para uma candidatura que tem sido anunciada com pompa e circunstancia, vejo apenas no campo das ideias uma muito vaga enumeração de linhas gerais, inteiramente expectáveis de qualquer candidato.

 

É certo que a procissão ainda vai no adro, e de certo que o projecto ainda aparecerá, assim como a equipa que também não foi apresentada. Pareceu-me haver nesta candidatura alguma precipitação no arranque, para conseguir ser a primeira. Se assim foi, considero ser um erro, porque a vitória só se consegue quando se cortar a meta. Admito porém, que a estratégia passe por vários capítulos, para manter o foco dos votantes sempre activo. Se assim for será uma estratégia, muito assente em marketing comercial.

 

Há dois ou três aspectos que me merecem alguma reserva. A assunção de uma espécie de evolução na continuidade, com a atribuição de louros a Bruno como o obreiro exclusivo do Pavilhão, sabendo-se que este resultou de um processo que passou por outras direcções e já estava em andamento. Talvez para ganhar votos na área brunista, mas há alturas, em que é preciso fazer algumas rupturas. E isso é normal em disputas eleitorais. A questão da unidade interna começa quando o presidente assumir funções. Até lá tem que haver um rumo e opções claras, de acordo com as alternativas. É assim a democracia.

 

O aparecimento de apoiantes incondicionais do brunismo, na Comissão de Honra, como Barroso,(um dos criadores do Monstro) também responsáveis morais pelo que aconteceu ao Sporting, no mínimo não era aconselhável. E não tem nada a ver com a sua condição de adeptos ou sócios, que são de pleno direito, nem com qualquer perseguição. 

 

Em conclusão e porque muita água ainda vai correr por debaixo das pontes, não vou, à partida, diabolizar esta sua primeira candidatura, embora não tenha arrancado da melhor maneira, podendo até comparar-se, nesta fase preliminar, à montanha que pariu um rato.Vamos esperar para ver o leque completo. Para além de divergências, o que de pior pode acontecer é a campanha transformar-se numa guerra fratricida. Haja lucidez e bom senso.

 

P.S.: Um pouco à margem das candidaturas, penso que tinha sido mais razoável dar mais tempo à Comissão de Gestão, composta por gente séria e competente, para arrumar a casa. Se havia a possibilidade de utilizar seis meses, porque se dão apenas dois? Considero que houve mais uma precipitação.

 

publicado às 04:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Anibal Silva a 27.06.2018 às 08:09

Prepare-se porque duvido muito que apareca uma candidarura melhor que esta... e esqueca aquele tipo de candidato agregador de 80% de votacoes porque para isso teria que ser um populista como bruno de carvalho e voce vou o resultado disso. Em suma, o candidato perfeito nao existe,ha que escolher o que conhecendo o clube e sendo minimamente inteligente possa ter margem de progressao para em poucos anos se tornar um excelente presidente. Nesse sentido parece-me que Varandas poder ser essa pessoa
Sem imagem de perfil

De Anibal Silva a 27.06.2018 às 08:14

Perdoem-me os erros ortograficos, escrevi so com uma mao
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 11:01

A,S.
Não digo que é má candidatura, nem que o candidato não será um bom presidente. digo que à partida faz opções de duvidosa eficácia. Dizer que não aparecerá melhor candidato sem saber quem são os outros é afirmação que não me atreveria a fazer. Vamos esperar para ver.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 08:33

Há aqui 2 pontos importantes:

1º Varandas sabe que se quer ganhar, terá que ter o apoio de muitos dos adeptos de BdC. Como tal, foi inteligente o suficiente para enumerar várias coisas que BdC conseguiu fazer bem no SCP, algo que os anti-BdC ainda não compreenderam que devem fazer se não quiserem perder votos logo à partida;

2º Em relação a dar mais tempo à comissão de gestão, era só o faltava. Eu não votei nesta gente para estar à frente do SCP. Quero-os de lá para fora o mais rápido possivel, especialmente JMS e quero eleições;
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 09:18

O discurso do ponto #1 é para convencer quem do quê?

O Mike vem com essa oratória como se fosse uma autoridade absoluta na matéria. Aliás, faz o mesmo com tudo.

O importante, pelos vistos, é garantir o apoio de quem apoiou o lunático!?!

O Mike deve pensar que todos comem gelados com a testa.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 09:41

Mais do que palavras, as ações dizem tudo. Vamos ver o que acontece às candidaturas que fizerem o discurso de: "BdC não fez nada no clube"
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 27.06.2018 às 10:51

Rui, não seja assim, o Mike há 7 meses era dos poucos que não defendia a minha expulsão de sócio, logo eu que modéstia à parte fui entre 30/06/2013 e 23/06/2018 um dos mais ferozes opositores de BdC, ao ponto dele me acusar de 11(onze) crimes diferentes, mas nunca ter apresentado uma única prova em tribunal :D

Por outro lado, creio que o Mike disse que eu deveria ser enxovalhado nas ruas :)

Que bom é podermos voltar a discutir o nosso Sporting com boa disposição e ver que o pior já está felizmente para trás. É surreal ver que o pesadelo terminou. Viva o Sporting!

S.L.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 11:16

ACF,

Eu só defendo expulsões de sócios para quem comete crimes, tipo o PPC.
Em relação a não gostar de pessoas, como Paiva dos Santos é porque ele passou informações do SCP a Pedro Guerra. A minha posição é clara e sempre foi esta.

Em relação a seres humilhado (não agredido) na rua, já não me recordo qual foi a razão, mas imagino que deve ter sido algo do género do Paiva dos Santos que me fez pensar assim. E não mudo isso. Comentes aqui ou não.
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 27.06.2018 às 15:27

Tranquilo, meu caro,

Eu na altura li atentamente(e até me ri) com alguns comentários sobre mim em blogues, e fiquei tranquilamente à espera que o Sr. BdC fosse à polícia apresentar provas dos 3 crimes que publicamente me acusou em Dezembro último. Para minha surpresa ;) , ficou-se por fazer "acusações de esplanada"

Quanto ao que o Mike disse aqui e noutros blogues(onde inclusive o "atacaram" a si), não dei grande importância, até achei piada a forma como as pessoas se deixam manipular emocionalmente só porque uma pessoa diz que outra fez isto ou aquilo, mas depois sabe-se lá porquê não quer fazer essas acusações em sede própria.

O Mike até ser(ou não) "cabeça quente", mas nunca foi incorrecto para comigo, portanto, não fiquei aborrecido consigo. Ainda ontem um jovem me contactou para me pedir desculpa por me ter feito uma série de acusações. É tudo tranquilo, o importante é termos o nosso Sporting outra vez nas mãos dos sócios.

S.L.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 11:17

Mike,
Respondendo a esta questão e à seguinte, discordo que qualquer candidato precise de apelar à "obra" de Bruno para ganhar. O tempo se encarregará de mostrar que essa "obra" foi muito sobrevalorizada. Os candidatos tem que convencer os votantes pelo seu projecto e pela sua postura, sem colagens seja a quem for.

Em relação ao segundo ponto essa "gente" avançou para ajudar a tirar o Sporting do atoleiro. Não precisam do clube para viver, estão numa missão de boa vontade, não cobram um euro pelo seu trabalho e pelo seu tempo, e quando houver eleições vão-se embora. Não tomaram o Sporting de assalto e estão a cumprir os Estatutos.
Resta-me uma dúvida: por acaso não votou em JMS, uma vez que fez parte da lista do Bruno?
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 11:50

NV,

Só por acaso..... não votei em BdC, não senhor. Nas últimas eleições votei Couceiro.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 16:34

Mike,
Por acaso na primeira leitura pensei: votou em Couceiro? Boa e grande surpresa! Mas depois fiquei ainda mais baralhado. Mas Couceiro foi candidato, nas últimas eleições? Há qualquer coisa que não bate certo.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 28.06.2018 às 08:21

Queria dizer, obviamente, nas últimas eleições onde votei. Não votei nas do BdC vs PMR.
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 27.06.2018 às 08:49

Tenho para mim que os 90% que elegeram o BdC no ano passado representaram uma aprovação global do mandato 2013-17, assente na ponderação de um conteúdo visto como muito positivo vs. uma forma muito negativa.

Os votantes terão considerado que o saldo entre as duas vertentes era pelo menos marginalmente favorável à continuidade, e por isso votaram em BdC (sendo que a alternativa que tinham disponível seguramente que os ajudou a tomar essa opção)

Mais: estou em crer que, se no boletim de voto de Março de 2017 houvesse a opção "Bruno de Carvalho, mas...", essa teria sido a vencedora por larguíssima margem.

Dito isto, tal como o Bruno não percebeu que os 90% traziam um "mas...", também as pessoas da linha defendida aqui no Camarote Leonino teimam em não perceber que os 90% representaram de facto uma massiva "aprovação global", parecendo agora que, a pretexto da (mais que merecida) queda em desgraça de BdC, tudo o que ele fez foi mal feito e deve ser rejeitado, não merecendo que candidato nenhum o acolha.

Ora, não foi, e nem sequer estou a falar apenas da minha análise. Contas por alto, dos 71% de votos que destituíram BdC, cerca de 60% foram votos que apenas há 15 meses aprovaram globalmente o rumo que ele vinha seguindo.

A conclusão é que a duplicação do número de sócios, os estádios cheios, as equipas mais competitivas, a aposta nas modalidades, o pavilhão, a reestruturação financeira, a defesa da maioria da SAD, tudo isto são coisas que, num passado ainda muito recente, cativaram, de facto, a grande maioria dos sportinguistas que agora votaram para destituir BdC.

Isto significa que há um mercado eleitoral de perto de 90% que estará receptivo a dar o seu voto a quem prometa seguir as linhas mestras do 1º mandato de BdC, mas fazendo (espera-se que muito) melhor quanto à comunicação.

Não é supresa que os candidatos queiram apropriar-se desse legado, e pela minha parte agradeço que o façam, desde que seja com sinceridade e não apenas por cálculo eleitoralista.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 27.06.2018 às 12:28

"Isto significa que há um mercado eleitoral de perto de 90% que estará receptivo a dar o seu voto a quem prometa seguir as linhas mestras do 1º mandato de BdC, mas fazendo (espera-se que muito) melhor quanto à comunicação."

Sem tirar uma vírgula

Acrescento somente que o presidente eleito, sem olhar deixar de olhar para o exterior, deve focar a sua atenção para dentro. Fazer o nosso caminho e quem quiser que nos siga. E sempre, sempre dircurso e atitude positiva.

Sem imagem de perfil

De LUIS FERREIRA a 27.06.2018 às 09:10

Quanto a Frederico Varandas ainda não me convenceu (espero para ver mais) e de acordo no geral com o que está escrito no post. Quanto a mais tempo para a Comissão de Gestão, discordo por completo. O poder no SCP tem de ser reposto o mais rápido possível por eleições. Respeito e tenho confiança na a CG, mas não foram eleitos pelos sócios. E concordo com Madeira Rodrigues que as eleições deviam ser mais cedo. Em meados de Agosto, mesmo com menos gente a votar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 11:31

O Sporting precisa de algum tempo de paz e estabilidade, precisa de respirar. O facto de se sair de uma convulsão e entrar de imediato noutra, como acontece com um período eleitora,l não é benéfico para essa estabilidade e para resolver os assuntos que não podem esperar.
Discordo da posição de MR por razões que não cabe aqui desenvolver. E não sou o único, considerando nessas linha pessoas até mais credenciadas.Não sendo eleita, a CG está a funcionar em termos legais. Qual é o problema de ter dois meses ou quatro? A nova direcção, em qualquer circunstância, não vai poder aplicar o seu projecto, numa época já em andamento.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 27.06.2018 às 09:19

Eu acho o discurso de FV ainda muito preso a lugares comuns e tem de se soltar mais.

Não tendo o dom da oratória tem de ser através do conteúdo que tem de chegar aos sportinguistas.

No entanto acho uma palermice que se resuma a sua candidatura a ser brunista ou croquete e ontem foi praticamente isso que se leu um pouco pelas redes sociais afectas ao Sporting.

Hoje fala-se em Benedito

Para mim parte em clara desvantagem por se ter escondido este tempo todo mas claro que ainda vai a tempo de recuperar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 11:35

C.D.
Todos sabemos quem é Frederico Varandas. Foi um director clinico que trabalhou para o Sporting e não só nesta direcção.

Não precisa, na minha opinião, de se colar seja a quem for. Tem que se impor por si e pelo seu projecto.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 10:33

Caros,
Continuo a achar que, ou Frederico Varandas não passou bem a mensagem ou vocês não interpretaram bem o slogan - #UNIROSPORTING

E a união faz-se com todos e não com a ruptura, talvez por isso estejam na lista dele o Barroso e o Sampaio, já conseguiram ver isto desta forma?
Vamos unir os "croquetes", os "brunistas", os "sportingados", os "etc." e vamos fazer deles TODOS o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
É isto que se quer....
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 11:19

PSousa,

Muitos ainda caem no erro de dizer que BdC não fez nada no clube e que é preciso meter lá alguém que seja ativamente anti-BdC.
Tal como já disse ali em cima nos comentários, vamos ver o que acontece a essas candidaturas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 11:27

Mike Portugal,

Ninguém é perfeito, nenhum presidente agradou 100% a todos, nem João Rocha, nem Sousa Cintra, nem Roquette e muito menos Bruno de Carvalho. Tivesse ele ganho logo o primeiro campeonato com JJ e a história seria outra. Mas não foi!
Neste momento o que Frederico Varandas quer fazer é UNIR, e como refiro, sejam eles anti, pró, indiferentes ao anterior presidente, o que ele quer é união e é isso que nós deveríamos TODOS querer!
Acho que antes de se "mandar as pedras" (por ter incluído Barroso e Sampaio), deveríamos tentar perceber o porquê da sua inclusão. Uma total ruptura com o passado recente só continuará a trazer divisões dentro do clube e quem mais ganharia com isso? Talvez o anterior líder, que se conseguir concorrer vai tentar novamente "dividir"!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 11:50

Caro PSousa,

Tem direito à sua opinião, obviamente, mas noto que é uma opinião típica de quem passa a vida a dar uma no cravo e outra na ferradura e, como tal, espera e/ou aprecia que Fredrico Vatandas faça o mesmo.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 13:13

Rui,

Opinião de quem acha que todos podemos errar e podemos estar de bem uns com os outros, mesmo com opiniões diferentes.
Acho que uma campanha que consiga agregar todos os Sportinguistas, tenham eles apoiado o BdC, tenham eles sido contra ou neutros, só trará vantagem para todos nós, os Sportinguistas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 13:36

Não meu caro...

Ou temos carácter resoluto ou não temos. Uma vez que não há respeito, a relação não é recuperável.

Muito mais do que Daniel Sampaio, não respeito Eduardo Barroso. Por consequência, qualquer pessoa que se associa a ele é, no mínimo, merecedor da minha desconfiança.

Este não é um caso de opiniões diferentes, mas sim de princípios radicalmente opostos e irreconciliáveis.

Quando mudo de opinião ou se erro, admito-o, mas não sou um homem que diz que o ontem era verdade hoje é mentira. Nunca fui e nunca serei.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 13:43

Perdão... "o que ontem era verdade...".
Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 13:43

Rui,
Não sei qual foi a razão do seu não-respeito por Barroso e também não há necessidade de saber, acho no entanto que o que Frederico Varandas está a tentar fazer é UNIR todos os Sportinguistas, tenham eles apoiado ou não BdC.
Mas isto é o meu ponto de vista que acho que todos têm o direito de estar no lado "errado".
Vamos deixar correr o tempo e ver as outras candidaturas!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 14:00

Nunca lidei pessoalmente com Eduardo Barroso e nem sequer tinha ouvido falar dele até o ver e ouvir no programa "Prolongamento". Fiquei boquiaberto ao saber que ele era um reconhecido médico.cirurgião. Antes dessa informação me chegar, cheguei a dizer a amigos que o Sporting tinha um autêntico "ignoramus" como seu representante naquele programa.

Por mero acaso, ainda escrevia no jornal Sporting quando integrei a equipa de redactores de um outro blogue sportinguista. Começaram a surgir distintas diferenças de opinião e até de linha editorial pelo surgimento do ex-presidente em 2011. Um dos outros então redactores era um dos filhos de Eduardo Barroso, salvo erro também Eduardo, que até disfarçava o nome para não ser associado ao pai. Aliás, era este filho e o seu irmão que preparavam o pai para debater no programa, sem grande sucesso, lamentavelmente.

De qualquer modo, o início da minha limitada associação aos Barrosos foi esta.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 16:08

PSousa,

O problema do Eduardo Barroso é que é uma pessoa muito manipulavel e com o coração na boca. Nâo se consegue abstrair da emoção nem pensar com racionalidade em quase nada, com exceção da sua profissão onde dizem que é um dos melhores.

E esse género de pessoas, mais ou cedo ou mais tarde, vai entrar em choque com muita gente quando é necessário debater algum assunto, pela sua incapacidade de raciocinar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 11:55

PS,
Mas qual é o candidato que rejeita esse slogan? Haverá algum que diga que quer desunir?
Barroso e Sampaio são adeptos sportinguistas. Não podem nem devem ser excluídos, mas num regime democrático é normal haver divergências e rupturas.
Permita-me uma comparação política. Vamos supor que depois da queda do salazarismo, os poderes democráticos tinham convidado, Marcelo Caetano, que restringiu a liberdade, para fazer parte do novo governo. De certo que isso seria totalmente absurdo. E não significa que os apoiantes desse regime tenham deixado de ser portugueses.

Na vida como na democracia não há, nem pode haver unanimidade total.

Por fim rejeito a expressão unir "croquetes" , "sportingados" etc. Isso é passado e espero que não volte. Somos e sempre fomos sportinguistas.


Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 13:17

Nação,
Primeiro entendo que queiram fazer ruptura total com tudo o que envolveu BdC, mas não posso concordar, quando TODOS (acho eu) queremos um Sporting cada vez menos dividido.
Mesmo a comparação politica é um pouco rebuscada, mas volto a aceitar a sua opinião.
Eu sou daqueles que gosto de juntar várias pessoas e com ideias diferentes e até contraditórias às minhas, só assim poderei aprender cada vez mais.
Ver tudo do nosso ponto de vista nunca deverá ser uma boa partida. Olhe, para mim, foi esse o maior erro de BdC.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 13:48

Não meu caro, o maior erro desse lunático foi pensar que ele era o Sporting e que todo o seu desejo era o nosso comando.

Alguém escreveu há dias, algures, que ele é uma pessoa sem amigos, e até acredito. Lá vai mudando de mulheres, mas mais cedo ou mais tarde a ruptura é inevitável, pela sua indecorosa e presunçosa maneira de ser.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 27.06.2018 às 16:01

Sim, podemos juntar os dois "erros", o de ele pensar que era o Sporting que por sua vez leva a não ouvir o contraditório.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 16:30

PSousa,

Não falei em ruptura total com o passado. Isso tentou fazer Bruno. O passado foi o que foi e tem que se assumir e corrigir, no que precisar de ser corrigido. Mas também entendo que a mudança não se faz com quem só formalmente se desligou desse passado. Há pessoas que pelo seu comprometimento activo, se deviam abster de participar em novas soluções. Quer um exemplo: Ricciardi, entre muitos outros. Para além disso devem são tão sportinguistas como qualquer outro.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 16:05

Unir croquetes eu aceito. Se forem de croquetes com molho de mostarda por cima.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 27.06.2018 às 10:38

Parece que o benedito vai avançar tambem.. A ver se confirma..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 11:51

Já referi isso no outro post.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo