Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tenho mantido aqui um debate sobre os ídolos do futebol da actualidade, que geralmente são idolatrados, na minha opinião, de forma excessiva. Nunca gostei de idolatrias. Sei que Cristiano Ronaldo é adorado por muita gente em todo o mundo, pela sua acção na arte do pontapé da bola. Iniciou a sua formação no Sporting, mas fez quase toda a sua carreira no estrangeiro, salvo as participações na Selecção Nacional. Ganhou títulos, prémios, bateu recordes, mas o que também orientou a sua carreira  foi o dinheiro, Tal como outros dos jogadores do futebol moderno. Ainda me lembro de em Espanha Figo ter sido acusado de “pesetero”. Não é culpa deles, mas da sociedade em que vivemos, o que não me constrange a usar o espírito crítico.

Screenshot (1733).png

Fiz esta introdução, para fazer o contraponto com um atleta, de outra modalidade, que tem a característica de ser muito mais pobrezinha. Estou a referir-me ao grande Carlos Lopes, na minha perspectiva, um gigante que está ao mesmo nível dos astros do futebol. Vou aqui lembrar que do seu currículo internacional fazem parte, um título olímpico, um titulo mundial e um título europeu, entre muitos outros. Várias vezes esteve no pódio e fez subir a bandeira de Portugal até ao lugar mais elevado. Este atleta se eu fosse idólatra, seria seguramente meu ídolo. Por isso limito-me a reconhecer a sua grandeza, e prestar-lhe a minha gratidão.

Depois de terminar a sua carreira, tinha, em Lisboa, uma pequena loja de desporto, de cuja exploração penso que vivia. Em determinada altura chegou a deputado na Assembleia da República. Creio que mais tarde esteve ligado à estrutura do atletismo do Sporting, Clube que sempre serviu. Homem simples que nunca apresentou tiques de vedetismo, na sua vida como atleta, e muito menos como cidadão. Para mais, foi o último atleta europeu a ganhar aos africanos, que acabariam por se impor como dominantes nas provas de fundo. É com Rosa Mota o atleta que mais honrou o nome do país, na minha apreciação.

news-featured-image-26181-686x1024.jpg

Escrevi este texto, porque li hoje um artigo do escritor Luís Osório, no qual diz que Carlos Lopes está muito doente e quase não sai de casa. De uma forma sentida, presta-lhe uma muito justa homenagem. Escrevi este texto com o mesmo intuito, e onde quero salientar a simplicidade do homem e do atleta que se treinava na Segunda Circular. Não sei qual a gravidade da sua doença, mas desejo-lhe rápidas melhoras e peço aos deuses do desporto, se existirem, que o ajudem neste momento difícil.

A avaliação de quem se salienta por obras valiosas, não deve restringir-se à sua técnica, mas também à sua dimensão humana.

publicado às 04:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


44 comentários

Sem imagem de perfil

De Jose Goncalves a 15.01.2023 às 09:02

Também li esse artigo e pensei o mesmo: Carlos Lopes é um grande Sportinguista, será sempre um símbolo do clube, como o o são Joaquim Agostinho, e os cinco violinos; sobressaem como eternas recordações do povo que ama o desporto, e neste caso o Sporting!
Para Carlos Lopes, rápidas melhoras!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:10

osé Gonçalves

Tive o prazer do ver correr no estádio nacional quando as pistas ainda não eram como são. Cruzei-me com ele, em Lisboa, na zona onde tinha a loja. Sem dúvida um grande símbolo do Sporting, como muitos outros ,em várias modalidades, que estão quase ou totalmente esquecidos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:11

Correcção: José
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 15.01.2023 às 09:59

Também nunca tive ídolos nem nada que se parecesse, mas há pessoas, e nem todas desportistas, que por um motivo ou outro nos leva a admirá-las. Lembro-me perfeitamente de Carlos Lopes, um homem discreto e sossegado na sua vida, que brilhava para o mundo quando corria. Para o primeiro campeão olímpico português e vencedor de mutas batalhas, e que irá vencer mais esta, os desejos de rápidas melhoras.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:19

Orlando Santos,

Sem dúvida um grande lutador, no desporto e na vida. Enquanto atleta iniciou uma época de ouro no atletismo português, dos quais se destacaram Fernando Mamede, Rosa Mota, Manuela Machado, e muitos outros. É pena que essa modalidade, esteja hoje numa fase pouco brilhante.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2023 às 11:17

Creio que já aqui escrevi sobre Carlos Lopes, com quem tive ocasião de privar várias vezes, inclusive poucos dias após a sua histórica conquista olímpica da maratona.

Assisti in loco aos 10000 metros e a medalha de prata em Montreal e até filmei a corrida.

No dia da maratona, realizava-se um jogo com Os Belenenses (particular). Assistimos a uma grande parte do evento pela TV no estádio e quando Carlos Lopes entrou na recta final, o árbitro mandou parar o jogo por uns minutos para podermos festejar o feito. Momento memorável!

Fiquei muito triste ao saber do seu estado de saúde e só lhe posso desejar as rápidas melhoras. Mais uma "corrida" para o Carlos vencer!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.01.2023 às 11:49


Uff!.. Recordações!
Eu nesse dia estava do outro lado do Atlantico.
Paguei a uma familia local para que me deixassem ver o acontecimento na sua TV.
Os comentadores norte-americanos preplexos, não conheciam o homem de Viseu. Estavam admirados com o "velhote" de 37 anos fazer essa extraordinária corrida.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 15.01.2023 às 23:05

Fiz uma noitada, empolgante e acabei a chorar.
Jamais esquecerei esse belo momento de orgulho e exaltação.
Enorme Carlos Lopes, o nosso papa léguas.
Votos de célere e absoluto restabelecimento.
Força Leão, há muitas metas, crosses e pistas para atravessar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:43

Boas recordações.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:47

Não percebo porque razão há respostas a sair do alinhamento. Resposta para o Rui.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2023 às 17:18

O sistema nem sempre funciona como compete.
Sem imagem de perfil

De João F. a 15.01.2023 às 11:30

As melhoras rápidas para o ENORME CAMPEÃO!
Ainda me recordo de o ver visto ainda desconhecido, a ganhar o campeonato da Europa de Corta-Mato, disputado dentro do campo de corridas a cavalo de Longchamps, situado dentro do Bosque de Bolonha em Paris.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2023 às 11:31

Fantástico o texto...Emocionante
Lições de moral!..
Que chatice, ser um idolatrado!..
O dinheiro só é bom, se for meu!..
Humildade e a hipocrisia, eis a questão!..

P.S. Fernanda Ribeiro, a portuguesa mais titulado do atletismo portuguesa.
Esquecida por a manipulação colectiva!..

P.S.S..Desculpa-os Carlos Lopes!..
As rápidas melhoras, ídolo.🙏
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.01.2023 às 11:33

Oh!..Não. . A minha vergonha. Voltou a passar-me.
Esse texto é meu
Carlos N.T.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.01.2023 às 11:34

Hoje há derby!..
Viva o Sporting
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 15.01.2023 às 11:36

Nunca tive ídolos mas se os tivesse o grande Carlos Lopes seria o numero um
Tenho uma profunda admiração pela sua coragem e foi dos muito poucos portugueses que ajudaram a transformar a minha vida, no acreditar no "que si se puede "
É como uma bandeira erguida nas alturas, um símbolo da conquista da sua imortalidade.

Desejo-lhe as melhoras e tudo de bom na sua vida, merece-o
Ficamos com uma dívida eterna para com ele, jamais o esquecerei é com todo o carinho do mundo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:31

O grande Carlos Lopes tornou-se um atleta de Top, depois de vir para o Sporting, onde contou com o apoio do grande treinador Moniz Pereira. O SCP abriu-lhe as portas, mas ele retribuiu, acabando por elevar o nome do Sporting, e do País. Não sei se tem, mas merecia ter o nome ligado a uma estrutura do Clube.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 15.01.2023 às 11:48

O atletismo não é a modalidade pobrezinha. Pelo contrário é, por excelência, a maior das modalidades desportivas. E a prova da maratona, que coroava o esforço maior e mais supremo dos atletas, é a rainha das provas de todas as disciplinas do atletismo.
Se alguém vestindo a camisola e o emblema do Sporting encarnou o espírito e o lema do Sporting na mais difícil de todas as provas desportivas que desafiam o indivíduo, esse alguém é Carlos Lopes. É que não há comparação possível com os chutos na bola. Como não haveria se estivéssemos a falar de um Joaquim Agostinho e do ciclismo. SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 13:41

João Gil,

Quando escrevi que a modalidade é pobrezinha, referia-me à quantidade de dinheiro de que dispõe. em comparação com o futebol. É verdade que este tem mais visibilidade mediática e gera mais dinheiro, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. Esta modalidade, como o ciclismo que refere, e até o hóquei e patins, ajudaram a engrandecer o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 15.01.2023 às 14:12

Carlos Lopes é natural da minha cidade, de uma aldeia denominada Vildemoinhos, às portas de Viseu e já quase engolida pela urbe. É, naturalmente, um orgulho para todos os viseenses.
Infelizmente, este país define-se apenas por Lisboa, Porto e o Algarve no Verão. O resto é fronteira...
Mercê dessa realidade, Carlos Lopes perdeu a ligação às suas raízes que nunca o esqueceram e julgo que nunca foram esquecidas por ele.
Terá sempre um lugar especial no coração da Senhora da Beira e seu povo.
Desejo-lhe rápidas melhoras.
Sem imagem de perfil

De RCL a 15.01.2023 às 14:49

Elitista
Julgo que Carlos Lopes nunca perdeu as sua raízes. Já na reforma nunca faltava às Cavalhadas de Vil de Moinhos, em Viseu no São João.
Vi-o muitas vezes com a família. Na verdade já não vou ao São João há cerca de dez anos .
Somos da mesma geraçãou. Vi o Carlos ganhar todas as provas em Viseu e segui o seu trajeto no Sporting como atleta e operário, de início,
Foi sempre um lutador, nunca virava a cara ao infortúnio. Teve uma lesão grave no tendão aquiliano mas recuperou graças à sua resiliência.
Fiquei triste com a notícia da doença do miúdo que passava na minha rua a correr. Nunca me passou pela cabeça que seria o futuro campeão.
EU morava em frente ao Quartel dos Bombeiros Municipais. Ia a Vil de Moinhos em cinco minutos a pé ( naquele tempo).
Desejo as rápidas melhoras a Carlos Lopes.
SL
Sem imagem de perfil

De Joaquim Brigas a 15.01.2023 às 14:56

Carlos Lopes há muitos anos que sofre de diabetes, uma doença silenciosa, lenta e progressiva, muito mais para quem vai a caminho dos 80 anos e, naturalmente, vai sendo vítima das maleitas que a passagem do tempo e a velhice acarretam.

Com tanta tralha e gente que está nos clubes por compadrio, é absurdo que figuras como o Carlos, meu vizinho de nascimento, não tenha tido um lugar de destaque regular no clube e/ou federação que serviu brilhantemente durante décadas.

Mais: sendo verdade que tem uma medalha de ouro olímpica e outra de prata, a realidade é que tem duas, pois o vencedor, Lasse Virén, quase de certeza fez uso de doping sanguíneo, uma prática que não era proibida na altura, mas que lhe trouxe claras vantagens competitivas, e que nunca teve a hombridade de reconhecer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.01.2023 às 15:26

Joaquim Brigas

A velhice vai trazendo maleitas que não são vulgares nos mais novos. Carlos Lopes como atleta de alta competição esteve sujeito a grandes esforços, que acabarão por ter reflexos na saúde.

Também penso que devia ter sido mais acarinhado pelos órgãos a que esteve ligado. E até considero que há futebolistas que deram nomes a "portas e janelas" sem terem feito nada pelo Sporting. Na minha opinião Carlos Lopes merecia uma dessas homenagens.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo