Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Carlos Mané alvo do "Football Leaks"

Rui Gomes, em 12.11.15

 

600.gif

Carlos Mané foi alvo do Football Leaks, esta quarta-feira, através da revelação que o Mónaco tentou contratar o jovem do Sporting no último Verão, mas sem sucesso. De acordo com dados revelados, o clube monegasco enviou uma proposta de compra do passe de Mané de sete milhões, a pagar em três prestações.

O clube treinado por Leonardo Jardim pretendia pagar a primeira prestação já em agosto de 2015 no valor de 2.333.334 euros; outra no dia 30 de agosto de 2016 (2.333.333 euros) e uma última a 30 de agosto de 2017, de valor igual à anterior.

O Mónaco conta com sete portugueses no actual plantel: Ricardo Carvalho, Rony Lopes, João Moutinho, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva pertencem mesmo ao clube francês, Hélder Costa está emprestado pelo Benfica e Fábio Coentrão pelo Real Madrid.

 

Mandando mais "fumo" para o ar, o jornal O Jogo surgiu esta quarta.feira com a notícia que o Sporting está receptivo a negociar o jovem jogador, dado que não é aposta de Jorge Jesus.

 

Tudo isto não passa de rumores, por enquanto, mas não deixo de lamentar o que está a acontecer com esta grande promessa da formação leonina. Ainda há dias tive uma troca de opiniões com um leitor que não concordou com a minha apreciação de que após a evolução da época passada, esperava-se que este ano podesse ser a sua época de explosão. Creio que as estatísticas confirmam esta tese:

 

2014/15 - Participou em 41 jogos em todas as competições, 19 dos quais como titular, acumulou 2003 minutos de jogo (22,2 jogos) e marcou 9 golos.

 

2015/16 - Participou em 13 jogos em todas as competições, 6 como titular, acumulou até este ponto 607 minutos de jogo (6,7 jogos) e tem um golo marcado.

 

Entre outras considerações, veremos quantos jogadores do actual plantel - inclusive dos rotulados de craques - chegam ao fim desta época com 9 golos marcados.

 

publicado às 04:24

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 12.11.2015 às 09:03

Mané é um jogador especial na minha opinião. Pois pode vir a ser um jogador banal mas também pode dar um grande jogador.

Penso que o jogador está a ser desvalorizado por ser mal aproveitado.

Quem se lembra do futebol pauper de Leonardo Jardim na segunda volta , sabe que uma das armas que tinha além de Slimani e Montero nos últimos minutos , era colocar o Mané ao meio... onde este verticalizava o jogo com uma qualidade incrível e desequilibrava sempre os jogos para o lado do Sporting com o seu slalom muito complicado de travar. Há um Marítimo - Sporting , que o SCP ganha por 4-1 , o Mané jogou no meio e partiu tudo num jogo frenético , que foi o melhor jogo do Sporting nos barreiros na última década no mínimo.

Ao contrário do li , não acho que seja um jogador com fraca capacidade de decisão , acho sim que define mal os lances - há jogadores assim , principalmente quando joga de lado para o jogo , pois de frente que é assim que ele deve ser utilizado onde Mané decide e define bem.

Neste modelo de jogo , onde se pede aos alas que interiorizem bastante , era de esperar que mostrasse mais.

O momento que atravessa , passa pela ascenção de Gelson e Matheus , Mané está aterrorizado , mas deve ter calma pois apesar de ser 2 anos mais velho que estes , a nível de maturidade mental o Mané é um menino , ao contrário de outros que vimos que com 18 anos já apresentavam um futebol mais sólido que o de Mané. Acho que Mané bem utilizado e motivado é um jogador que pode ser muito bom , pois ainda soma qualidade a finalizar.

O problema é que os adeptos do Sporting estão habituados a ver miúdos até mais novos com um futebol mais maduro que o do Mané , e as comparações com o Djaló já começaram , e o Mané arrisca-se a ser queimado porque anda o fantasma Djaló à volta dele. A maturidade dos jogadores varia de pessoa para pessoa e por vezes nada tem a ver com o BI , passa até muito pela vida que levam. Pelas entrevistas deu para perceber que Mané deve ser o "betinho" lá do bairro complicado e que é muito pegado à sua mãe , pequenos detalhes como este fazem a diferença.

Com Jesus , Mané está a ter problemas porque não corre para trás , e isso é algo que o jogador tem de rever.

Para mim uma solução seria o empréstimo por 1 ano de Mané ao Mónaco sem opção de compra. Pois tem de ser trabalhado e solidificado , e sair do país fazia-lhe crescer mentalmente , sendo que ao estar com o treinador que mais acredita nele poderia evoluir muito. Tenho é dúvidas que o Mónaco aceitasse algo deste estilo , mas podíamos tentar.
Sem imagem de perfil

De J. a 12.11.2015 às 10:08

Visto que nem chegamos a um terco do campeonato, Mané continua a ter a mesma utilização, que até pode ficar comprometida com a possivel eliminação do Sporting na Liga Europa/Taça de Portugal.
Mas para já concordo que Mané parece estar em declinio no plantel do Sporting.
É que mesmo Gelson e Mattheus já mostraram mais que ele este ano. E neste momento estão á frente na escala de JJ.
Pode ser que recupere, esperemos que sim!!!

PS - Incrivel como o Mónaco dá tão facilmente 15 milhões por certos jogadores e ao Mané nem chegue a metade
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.11.2015 às 10:32

J,

O Mónaco não dá €15M tão facilmente como parece. O Jorge Mendes é que faz um arranjinho para parecer que o jogador foi vendido por €15M.
Sem imagem de perfil

De Titto a 12.11.2015 às 15:39

Entram colombianos em barda pela porta 18... acha mesmo que os índios andam a vender reservas por 15 milhões de euros?

Relembro o pinto da costa há uns anos, quando andava inflamado com vieira a dizer que há clubes que escrevem coca-cola sem cola, ou algo do género.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 12.11.2015 às 10:37

SL
Mané é um bom jogador... mas é mais um "inconstante" nas suas exibições.
Se fosse mais constante penso que não havia duvidas da sua titularidade.

Rui, no seu texto os anos de pagamento devem estar trocados onde está 2014 deve ser 2016!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2015 às 11:00

Obrigado pelo reparo, já corrigi.

Para ser "constante" tem de jogar com regularidade.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.11.2015 às 11:14

PSousa,

O Mané sofre do mesmo mal do Montero.
São jogadores que sozinhos, poucas vezes podem resolver um jogo, mas em conjunto com outros jogadores inteligentes ao lado, podem fazer maravilhas. São ambos jogadores criativos, com boa técnica (Montero tem mais) e um bom perfil de decisão. Não são muito aguerridos (como o Slimani), mas têm boa visão de jogo.

E ainda (como dizia o outro) sofrem do mal de não lhes darem oportunidade de jogar regularmente. Assim é impossível um jogador conseguir manter uma forma constante. O Montero ainda vai tendo, de vez em quando, 30m em campo, mas o Mané nem isso.

Eu até posso perceber que JJ prefira Bryan Ruiz e J.Mário nas alas e Téo na frente com Slimani, mas não é a melhor combinação de jogadores para conseguirmos atacar adversários fechados. No entanto, resulta bem se atacarmos adversários mais abertos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2015 às 11:23

Mike,

Vamos ser honestos, o Jorge Jesus só recorre aos jovens quando não tem outras alternativas, mesmo insistindo em colocar jogadores fora das suas posições mais naturais, como é o caso de Bryan Ruiz, que não é e nunca será ala.

Digo desde o primeiro dia que tendo em conta a dimensão da formação do Sporting, Jorge Jesus é a pior treinador que podia ser escolhido.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.11.2015 às 11:59

JJ já o disse.
Quem ele achar que tem mais qualidade, joga. Independentemente de ser jovem ou não. Ele tem é outra coisa. Ele é muito reservado no que diz respeito ao seu esquema tático e quer que os jogadores que lá coloca sejam os melhores a fazer o trabalho que ele quer nessa posição especifica.

Para ele ter o Mané e o Montero em campo teria que alterar substancialmente a sua tatica e forma de jogar pois são jogadores que dão outras coisas à equipa.

Mas eu digo que em 90% dos jogos da Liga valeria a pena ele fazer isso, ou seja, do meio-campo para a frente:

--------- William J.Mário
Mané -------------------- B.Ruiz
--------- Montero Slimani

Esta equipa seria muito criativa. E teria que ter permissão para os jogadores mudarem constantemente de posições em vez de ficarem estáticos no desenho. Ruiz e Mané descairiam muitas vezes para o centro, Montero viria atrás várias vezes fazer jogo, J.Mário viria à frente para desequilibrar, etc....
Sem imagem de perfil

De Petinga a 12.11.2015 às 13:12

Mike,

"JJ já o disse.
Quem ele achar que tem mais qualidade, joga. Independentemente de ser jovem ou não. "

e nao é assim que deveria ser?

Nao restam grandes dúvidas que Adrien, Slimani e Teo jogam apesar de nao serem necessariamente os mais criativos do plantel (é por vezes assustadora a forma como Slimani destrói lances de ataque simples pela incapacidade de recepcao ou falta de qualidade no passe). Mas trocar um Slimani por um Montero implica perder uma impressionante qualidade no pressing. Implica optar por floreados e solucoes bonitas em vez do pragmatismo que por exemplo permitiu meter a bola lá dentro contra o Arouca. Idem para os outros. No caso de Mané eu até acho que ele pode ter mais intensidade na transicao defensiva.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 12.11.2015 às 13:09

Gelson Martins participou em 14 dos 18 desafios possíveis.

Sejamos honestos, para o que mostrou até agora Mané dificilmente poderia justificar mais oportunidades, ainda para mais num plantel recheado de qualidade do meio-campo para a frente.

Pedir reforcos de qualidade internacional durante anos e, quando eles finalmente chegam, queixar-se de que os jovens ficam com menos espaco é pouco lógico.
Sem imagem de perfil

De Joao a 12.11.2015 às 15:33

A mesma treta do costume. Quais sao os reforcos de "qualidade internacional" ?

O Ruiz e aceitavel, o Aquilani nao aquece nem arrefece e depois temos o Teo que estamos a espera que mostre alguma coisa sem ser dar pontapes no ar como fez contra o Arouca.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 13.11.2015 às 08:09

Caro Joao,

Ruiz, Aquilani, Naldo e Teo sao jogadores que cumprem perfeitamente a sua funcao sempre que sao chamados e acrescentam à equipa a necessária experiencia e "matreirice" para evitar que, por exemplo, a vencer 1-0 com 5 minutos para o final o adversário nao mais consiga ter a bola em condicoes de ameacar a nossa baliza. Certamente que nao achará uma coincidencia em 2014-15 termos perdido tantas vantagens no marcador nos minutos finais e esta temporada, até ver, suceder precisamente o contrário?

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 12.11.2015 às 12:01

Foi comigo que falou da evolução do Carlos Mané

Eu continuo a achar que depois de uma epoca (com LJ) em que saltou da equipa B e terminou perto da titularidade, esperava que no ano seguinte se pudesse afirmar um pouco mais ainda

Os numero são bons, mas se compararmos com a epoca de LJ não são assim tão diferentes, principalmente se pensarmos que o campeonato era mais pequeno, fez ainda jogos pela equipa B e não tivemos taças europeias

Mané é um bom jogador, mas o problema é que não tem vindo a evoluir na sua posição preferida - que para mim é como segundo avançado, mas isso é culpa de todos os treinadores e não só de JJ

Depois aparecem jogadores como Gelson que é um extremo puro e Matheus Pereira que arranca logo com 4 golos e a vida complica-se para Mané

Não sei qual é a melhor solução, mas se não conta para JJ - provavelmente um emprestimo a um clube estrangeiro seria a melhor solução

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2015 às 12:17

Desculpe que lhe diga, mas é teimoso. As estatísticas falam por si próprias e se comparar ao rendimento de outros jogadores do Sporting, ainda mais.

Participou em 41 jogos, repito 41 jogos, e marcou 9 golos. Quantos jogadores do Sporting marcaram 9 golos ?

Gelson e Matheus só "complicam a vida" a Carlos Mané pelas opções teimosas de Jorge Jesus, uma vez que estes são extremos e o Mané não é.

Um empréstimo seria um desperdício de talento. A época é longa e vamos precisar dele. O Jorge Jesus tem de ser menos teimoso e dar confiança ao jovem. No último jogo foi para a bancada e não pela primeira vez.

Uma das razões que me levam a não gostar deste treinador, muito embora andarem todos numa onda eufórica pelo 1.º lugar neste momento.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 12.11.2015 às 12:54

Eu concordo que pode e deve ter mais utilização

A possibilidade do emprestimo é apenas alternativa à bancada - isso é que não pode ser

Comparado com os outros jogador, na epoca passada Mané foi:

5º jogador com mais golos
12º jogador com mais utilização
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2015 às 13:35

O 5.º e o 12.º aonde ?
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 12.11.2015 às 14:17

O 5º é facil de verificar - ficou atrás de Slimani, Nani, Montero e Adrien

Em relação à utilização - foi o 12º jogador mais utilizado no campeonato - teve uma maior utilização na taça de Portugal e menor na L. Campeões e obviamente taça da Liga

São estes os numeros e não estou a dizer que são maus só que por exemplo no ano passado tinha sido o 14º jogador mais utilizado e veio da equipa B

mas no fundo até concordo consigo - foram 2 epocas em que prometeu e espera-se a explosão a qq momento
Sem imagem de perfil

De Petinga a 12.11.2015 às 13:16

A posicao correcta de Mané seria provavelmente a de segundo avancado. E acho que ainda nao houve um treinador capaz de apostar nele.

De qualquer forma, Mané está num momento menos bom e tem tido o azar de - por uma razao ou por outra - nao conseguir corresponder nas oportunidades que vai tendo (Liga Europa). Havendo aposta em Gélson e Matheus (logo dois) acho complicado manter a tese de que JJ nao gosta da formacao.
Sem imagem de perfil

De Titto a 12.11.2015 às 15:46

Gosto muito de Mané. Para além de que me parece bom menino.

Precisa de jogar mais vezes e com os melhores jogadores do plantel.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.11.2015 às 15:54

O Carlos Mané é um jogador veloz que finaliza bem, é muito bom nas diagonais, mas que precisa de espaço no campo. Parece-me que no modelo de JJ o 2º avançado é mais posicional, joga em tabelas nas entrelinhas, numa espécie de passa-recebe-passa (ou remata). Aqui, Teo ou Montero serão sempre a preferência. No entanto, sendo a opção estratégica de JJ, outro treinador poderá perfilhar uma filosofia diferente.

Não sei sobre a maturidade emocional na dimensão social de Mané aos 21 anos. No entanto, parece-me ter uma maturidade emocional na dimensão competitiva bastante equilibrada. Recordo-me de um jogo no Restelo, na época anterior, em que com menos um jogador em campo, o Mané foi sempre bastante acutilante, empurrou a equipa para perto da área adversária e marcou o golo do empate aos 90+5 minutos. Sublinho o registo disciplinar com 4 amarelos em 14-15 e 2 amarelos em 15-16. Nunca teve um vermelho na equipa A.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.11.2015 às 18:24

Não me identifiquei por lapso. Leão Zargo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.11.2015 às 21:19

Acho.......
que o C.Mané hoje (sub 21) deu a resposta...
Para aqueles que duvidam do talento do miúdo, incluindo o mister JJ :))))
Também para aqueles que dizem que é inconstante ou defende mal, etc...


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo