Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Carrillo, um caso paradigmático

Leão Zargo, em 04.10.15

 

ng7F6289E9-3D32-4759-B4F0-BD4890333021.jpg

O caso Carrillo é revelador da elevada incapacidade de prever e de prevenir que é própria desta direcção liderada por Bruno de Carvalho. Quando a essa incapacidade se junta o muito acentuado desconhecimento da realidade intrínseca do Futebol e de um plantel de jogadores profissionais então verifica-se uma mistura explosiva.

 

O que se passa com Carrillo é paradigmático do que não poderia acontecer. Por um lado, trás à memória o que esteve quase a verificar-se com Adrien, Slimani e Jefferson ou que do se passou com Bruma, Illori e Dier. Um plantel de futebol é constituído, em simultâneo, por um conjunto de individualidades competitivas entre si e de uma individualidade grupal, o que implica dinâmicas próprias e irreversíveis. A relação de confiança e de autoridade entre o treinador Jorge Jesus e os jogadores fica beliscada de forma irreversível.

 

Os atletas do plantel do Sporting assistem em directo ao que poderá acontecer a cada um em situações contratuais semelhantes. Para agravar, entre os sportinguistas há quem veja os jogadores numa perspectiva esclavagista do século XIX como se as estruturas sociais, jurídicas e mentais tivessem permanecido inalteráveis na longa duração temporal. Quando há quem exija que Carrillo fique a aparar a relva ou deseje que lhe partam as pernas revela o ensandecimento em que se caiu.

 

Para tentar safar-se Bruno de Carvalho procura confundir o registo temporal dos acontecimentos com meias verdades ou informações incompletas na esperança que, com isso, se verifique a impossibilidade de avaliar a sua acção neste caso. Quando a direcção garante que desde há quase dois anos procura a renovação contratual com o jogador omite propositadamente a disputa que levou a propósito dos direitos económicos de outros o que inviabilizaria qualquer acordo.

 

Remeter culpas próprias para outros é infantil mas, pior ainda, profundamente prejudicial para os interesses do Sporting.

 

publicado às 13:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 04.10.2015 às 14:33

No ano passado o BdC incendiou o balneário, mas o Marco Silva pôs-se à margem das parvoíces do presidente, e ainda conseguiu unir ainda mais o grupo em seu torno.

Será que Jorge Jesus terá essa capacidade? Ele pode ser muito bom tacticamente, mas a nível da gestão emocional e psicológica, tenho as minhas dúvidas...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2015 às 15:04

Profeta
É um desafio para JJ. No Benfica estava bastante resguardado destas peripécias, no Sporting é questionado nas conferências de imprensa porque permitiu determinado tipo de ambiguidade.
Ele sabe, como poucos, que o sucesso desportivo decorre da estabilidade emocional e psicológica. Fico com a ideia que ele já está a delimitar o terreno para se justificar se as coisas correrem mal. Mas...
Sem imagem de perfil

De m1950 a 04.10.2015 às 15:21

Imagino que o Zargo esteja assim na posse de todos os dados para poder afirmar isto e assumir frontalmente a posição de advogado do jogador.

Aqui há um erro , que é de análise , o Carrillo com Jardim chegou inclusive a ficar fora da convocatória quando começou como aposta , era sempre mais do mesmo , o seu potencial era conhecido e era por aí que tinha de ser avaliado e isso não aconteceu.

Neste "registo temporal" , o Sporting nunca poderia oferecer valores elevados por ele , mas podia tê-lo segurado na minha opinião.

Depois se começa a jogar a 2 anos do fim do contrato , isso é algo que a direção não controla , se quer sair , é algo que a direção não controla. Agora se levou a direção a pensar que ia e queria renovar e começou com xico-espertices fazendo o clube perder 12M de euros , a ação da direção parece-me adequada , tem de ter mão pesada com ele. O Sporting ainda deve procurar provas que o jogador comprometeu-se com outro clube antes de Janeiro, para o poder entalar. Ninguém é maior que o Sporting Clube de Portugal.

Depois há outro erro que é o facto da direção não ter preparado este cenário e deixar-se enganar. Jesus preparou a equipa a nível ofensivo para girar à volta do Carrillo , é normal que sinta muito a falta dele , isto não podia ter acontecido.

Nota : Que nenhum jogador calce no SCP com menos de 24 meses de contrato . Devia ser uma regra desta direção para evitar casos futuros , Adrien e Jefferson para o ano estão nesta situação.

Mais uma nota , Carrillo nunca mais será o mesmo ao contrário do que alguns inocentes andam a propagar que isto não lhe afeta , um jogador de alta competição que fique 1 ano sem jogar precisa de 2 para recuperar ( não estamos a falar do Puskas propriamente) , e Carrillo que ia na fase de afirmação da sua carreira não será titular num clube de alto nível depois de estar 1 ano sem jogar , vai recomeçar a inconstância nas suas exibições numa fase decisiva da sua carreira.

É um erro tremendo o que lhe vai custar a carreira. Lamento este desfecho , Carrillo custou muitos aos adeptos do SCP até jogar o que joga , merecíamos os melhores anos da sua carreira. Não se compreende o que este jovem tem na cabeça , os seus pais deviam inclusive interferir , porque está a ser muito mal aconselhado.

Um acordo para venda no final de época , ou a manutenção da clausula de 30M , era o que ele devia tentar , nunca a rotura com o clube.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2015 às 16:13

m1950,
acredite que fiquei surpreendido com o seu comentário, pois ainda há poucas semanas apresentou uma proposta que parecia exequível para a resolução do caso. Agora aconselha a pôr ainda mais achas na fogueira!
O texto do post constitui uma avaliação pessoal da situação em que o Sporting e Carrillo se encontram, não pretende sistematizar o desenvolvimento do processo desde há dois anos a esta parte. Vale o que vale.

O seu P.S. é delirante. Isso não acontece em lado nenhum e a verificar-se no actual plantel do Sporting daria a origem a uma confusão que nem consigo imaginar.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 04.10.2015 às 16:44

Apresentei a proposta sem saber o que o Sporting relata no comunicado , que é muito grave.

Não estou a pôr achas na fogueira pois não sou nenhum incendiário.

O Carrillo dificilmente volta a vestir a camisola do Sporting , e terá o tratamento adequado.

Eu lamento porque estamos a falar de uma criança , mas que é mal orientada , a ganância dos graúdos leva os miúdos a fazerem disparates.

O que o Sporting escreve encaixa na realidade , tinham uma estratégia para queimar tempo para que o jogador ficasse com o seu contrato na mão.

A minha solução seria um meio termo , mas perante os novos dados não pode haver meio termo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2015 às 17:17

m1950,
um dia, daqui a algum tempo, voltaremos a conversar sobre o despautério e o contrasenso que tomou conta do Sporting e que você verbaliza alegremente. E a cada dislate que é publicitado o m1950 acrescenta barbaridades ainda maiores!
Sem imagem de perfil

De JM Ribas a 05.10.2015 às 06:25

Habemus "catedrático" na matéria, querem ver!!
Irra que vc tem a mania que sabe tudo, oh m1950.
Não é o único, infelizmente.
Quem lhe garante que o Sporting está a dizer a verdade e só a verdade? Vc esteve presente no processo?
Até eu que não me acho nenhum ÁS, sei ver que há histórias muito mal contadas. Aconteceu quererem enterrar o Marco Silva até onde puderam com algumas mentiras pelo meio, quer que se confie em quem proceda desta maneira?

Não digo que o Carrillo e seu agente não tenham cometido erros, mas não acredito que esta direcção tenha sido tão boazinha e paciente. Com o BdC há sempre mais uma exigência e nem todos estão para baixar a grimpa e aceder a caprichos. Depois é o costume: são todos maus e o presidente, uma vítima.

Se o Carrillo não presta e é ovo podre, acordem de modo a este ir-se embora e pedra no assunto. QUEIMAR a carreira do moço para quê?
O Marco também passou a ser uma boa trampa, mas fizeram-no assinar de modo a não ir para os rivais até 2017. Não dá mesmo a bota com a perdigota .

Vamos dar um tempo e a verdade vai ficar à vista de todos.
Veremos quem vai sair em brasa.

Sem imagem de perfil

De m1950 a 04.10.2015 às 16:47

O PS é fácil , a 24 meses , ou renovam ou são vendidos ou são descartados.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 05.10.2015 às 01:41

M1950
como tudo são opiniões , feelings, analise este cenário.
Quando diz que JJ "preparou a equipa para jogar á volta de Carrillo?" nao lhe escapa nada?
Pois eu analiso e com a minha experiencia posso pensar que:
O problema de Carrillo derrapou no tempo , foi subindo fases, e nas derradeiras utlizou-se exactamente essa estratégia de JJ dar mais importancia a Carrillo, fazê-lo crer que era imprescidível e que iría ser super importante na manobra da equipa , que iría evoluir imenso com essas novas e inesperadas funções/responsabilidades, para quê?? Pois precisamente para renovar!!.

Para o vencimento actual de Carrillo (muito baixo) é provável que o seu agente avance com uma estratégia de cenário de rescisão para libertar o jogador de ficar parado 1 ano.
Caso nao seja possível pois será ruinosa essa paragem em muitos aspectos , Peru está em panico devido á falta que faz na seleção.
Esta malha foi mal calculada pelo seu empresário e pode sair-lhes cara.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 04.10.2015 às 15:39

Estamos a falar de um jogador que ainda há 1 ano atrás era assobiado em Alvalade

Estamos a falar de um jogador que se vendeu 50% do seu passe por 360mil euros

È impossivel saber tudo o que aconteceu, mas parece-me que a SAD fez tudo ou ainda mais do que deveria para renovar com o jogador

Ele é livre de assinar por um rival, mas ao fazê-lo não pode admirar-se de ser tratado como persona non grata. como Figo o é em Barcelona ou mesmo como Moutinho ou Sabrosa o são em Alvalade

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2015 às 16:12

"E impossível saber tudo mas parece-me que a SAD fez tudo ou ainda mais do que deveria para renovar com o jogador" !!?

A título de curiosidade, uma vez que admite que não sabe "tudo" o que é que lhe parece que a SAD fez "mais do que deveria" ?
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 04.10.2015 às 16:36

Estou a falar dos valores que sairam para a comunicação social, incluindo premios de assinatura/comissões - considero que são valores excessivos para um jogador tão intermitente
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2015 às 17:18

J.Pinto,
pelos vistos há quem considere que o Carrillo não será assim "tão intermitente"!
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 04.10.2015 às 18:11

Com o mal dos outros - posso eu bem - o dinheiro que vai para Carrillo e para o seu empresário não vão para outro jogador

No entanto concordo que esteve mal a SAD em não arranjar no verão alguem mais experiente para uma eventualidade de se encostar Carrillo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2015 às 18:41

Curiosamente - ou talvez não - potencialmente 10 milhões com um treinador não é excessivo !??
Sem imagem de perfil

De Pedr51 a 04.10.2015 às 17:41

De modo a precaver-se de uma possível não renovação do contrato, o que a SAD não fez, foi contratar um jogador experiente com as mesmas características.
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 05.10.2015 às 03:15

Parece-me que este caso está a ser muito mal avaliado pelos sportinguistas que, como se (ou)viu no estádio, engoliram cada grama da propaganda da direcção.

Alguém está a ver o Rúben Neves, Guedes ou Semedo acabarem o contrato esta época? Óbvio que não. Os contratos são assinados ANTES dos jogadores explodirem e não DEPOIS. Isto é o ABC da gestão no futebol! O que se faz, se um jogador "explode", é melhorar o contrato, negociando a partir de uma posição de força ou, se o jogador faz "birra", deixá-lo sair por uma grande verba.

O que o Bruno de Carvalho fez foi, nada mais nada menos, que deitar 15/20/25M€... para o lixo (a não ser que o venda em Janeiro).

É pura demagogia e desonestidade vir dizer que andavam a tentar renovar... quando por admissão própria revelam que entre Março de 2013 e Março de 2014 não fizeram NADA para renovar com ele, quando a força estava toda do lado do clube, que o podia convencer muito mais facilmente, derivado ao seu rendimento mais modesto.

É para isso que serve uma direcção: resolver problemas antes deles acontecerem!

Mas não só não renovaram quando deviam, "pela calada", como ainda destruíram completamente (pelo que parece) qualquer hipótese de vender o jogador.

E MAIS, não só não renovaram com ele atempadamente, não só destruíram qualquer hipótese de existir uma solução de compromisso, como AINDA afastaram o jogador mais influente da equipa!

3 em 1 de incompetência!

Se no final da época não existir um campeonato para apresentar aos sportinguistas, enfim, faz-se um discurso de 5 horas para ver se passa outra vez entre os pingos da chuva...

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.10.2015 às 14:32

Fernandes,
de facto se existisse um manual de instruções sobre a gestão de um grande Clube de futebol e dos seus activos, percebia-se que se está a fazer tudo ao contrário do que deveria ser feito. Não consigo perceber como se erra tanto, em tão pouco tempo e de maneira recorrente… sem aprender nada!
Um abraço leonino
Sem imagem de perfil

De JM Ribas a 05.10.2015 às 06:47

Gostei Leão Zargo , penso que estas supostas rebeldias não vão ficar por aqui.

Vamos ser realistas, o clube não tinha dinheiro para nada, de repente paga um treinador de forma milionária, tem dinheiro para construir um pavilhão que segundo o presidente está pago, muito antes de estar pronto, o que é surreal.
O presidente por amor ao clube e em nome da "contenção de despesas", decidiu solicitar que lhe dobrassem o salário.
Com a sua tão badalada transparência, veio a saber-se que afinal omitiu detalhes importantes dos contratos das transferências. Afinal, também houve comissões e outras acções como nas anteriores direcções? Palhaçada.

É natural que os que ganhem tostões, se sintam injustiçados e queiram mais.
Continue a sua boa obra Leão Zargo , porque ser um bom sportinguista não é bajular o Presidente e dizer-lhe amém a tudo, é apontar-lhe o bom e o mau.
O Leão Zargo faz isso de forma pragmática e corajosa. Continue.

Abraço e viva o nosso Sporting
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.10.2015 às 14:42

JM Ribas,
acredito que os sportinguistas avaliam o que se está a passar no Clube. Apresentar contas sem a provisão do pagamento da dívida à Doyen para fazer um brilharete e pedir aumento de ordenado e depois solicitar autorização para um empréstimo que parece coincidir com o preço do pavilhão conduz, mais tarde ou mais cedo, ao descrédito total.
Por vezes, ouço dizer que a única coisa que pode fazer calar os adeptos são os resultados da equipa de futebol. Quando não forem bons vira-se o feitiço contra o aprendiz de feiticeiro. Será, pelo menos foi o que aconteceu a Godinho Lopes, mas quem considera que se caminha para um abismo deve denunciar esse facto.

Um abraço… e agradeço muito as palavras de incentivo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo