Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Caso para reflexão...

Rui Gomes, em 26.08.14
 

 

Gráfico das contratações dos três "grandes" que nos foi referido pelo  nosso leitor Fernando, ao qual agradecemos, desde já, a gentileza. E aproveitamos o ensejo para transcrever a pergunta que deixou na caixa dos comentários:

 

«Não estará 100% certo, mas é uma referência útil. Dos quase 16 milhões de euros gastos, apenas Sarr é titular e apenas porque sairam dois defesas centrais. Como se justifica gastar... 15 milhões em jogadores que são inferiores aos titulares da época passada (+ Nani) ?»

 

Com efeito, caso para reflexão...

 

E... antecipando o inevitável argumento, há que ter em mente que, em contexto, o negativo extremo do passado recente não serve de justificação para o que pode ser interpretado como o menos positivo do presente, face à conhecida realidade do Sporting.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.08.2014 às 13:14

Qual é a fonte ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 13:32

Segundo o leitor, isto foi publicado pela SIC.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.08.2014 às 13:39

Segundo outros orgãos de comunicação social - já vi valores diferentes (menores) para a maior parte das transferencias
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 15:33

Meu caro, vamos tentar ser um pouco sensatos nisto. Diz "menores" porque é essa a sua preferência, nada mais. A exemplo, muito da Imprensa inglesa, e especialmente a escocesa, e a de Dundee, noticiou sempre 3000 libras por Gauld.

O meu ponto é que eu, pessoalmente, dou 10% para margem de erro e acho que estaremos perante os valores reais, ou seja, pouco mais de 14 milhões.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.08.2014 às 16:27

Meu caro

Nem vou dizer que apresenta estes numeros por serem mais favoráveis para o seu proposito - acho que não faz sentido estarmos com esses argumentos

Tem aqui links que no seu conjunto diferem 2M (fica em 13,7€) do apresentado em cima - sobre Paulo Oliveira, fala.se em valores menores mas sempre associado à cedencia de um jogador - não tendo ninguem saido para o vitoria, penso que o valor possa estar correcto

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=749673&tm=27&layout=122&visual=61

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=3963355

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=4069414
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 26.08.2014 às 13:22

Comentário ao titulo e á imagem:

Deixa-me contente que com metade do investimento dos outros consigamos estar a praticar melhor futebol, uma equipa com menos mexidas em relação ao ano passado, apostou-se em jogadores com uma excelente prespectiva de futuro (Sarr, Slavchev,Jonatan, Gauld, Oliveira,Rabia) e que daqui a 5 anos podem valer 20 vezes mais.

Boa gestão do orçamento até porque não podemos entrar em loucuras, os outros que se endividem.

.......

Depois comecei a ler o texto do post:

Ahh claro, estamos no camarote!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 13:35

A sua conclusão é que só pode existir uma interpretação desta informação, e que a surgir qualquer outra, só neste blogue.

Fantástico mesmo !
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 26.08.2014 às 13:43

Existem várias interpretações para tudo, agora aquelas que se fazem no camarote é que são sempre muito previsíveis!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 15:05

Na sua óptica que é ainda mais previsível, criticar sem sustentar a crítica, salvo pela demagogia em voga.
Sem imagem de perfil

De Leao do Indico a 26.08.2014 às 13:45

Obrigado Noivo de Verde!
Por mais que me mentalize, ainda não consegui deixar de aqui vir ver!
Apesar de ser uma oposição ao Sporting (sim, que a desculpa de ser só ao Presidente , já não cola) por vezes superior a que alguns benfiquistas, repito benfiquistas (não lampiões), têm , sempre é melhor do que fazer como os lampiões que andam a conspurcar os blogs relacionados com o Sporting!!
Mas ter visto o seu comentário final, fez-me sentir bem , pois de forma, cordata e educada, sem nada dizer, disse tudo o que eu penso sobre quem expõe aqui as suas "preocupações " quanto ao nosso Sporting.
Nao estou a dar lições de Sportinguismo a ninguem.
Terao razão se me disserem, que se estou mal devo deixar de vir, mas e sempre bom saber ate onde chega a desonestidade intelectual e a tentativa de rebaixar quem nos critica!
Ja agora, a soberba e um pecado mortal. E aqui existe muito boa gente que se julga melhor que quem os rodeia!
Se este comentário não for apresentado, pelo menos sei que alguém o leu e não gostou, o que também servirá para o efeito desejado tanto o exterior, como o da minha catarse!
Saudações Leoninas
P.S.: Fora do assunto da resposta, mas dentro do assunto das contratações . Estou muito satisfeito mesmo com o Sarr , mostra que tem muito valor mesmo. Se tiver cabeça , vai ser um grande central e não só um central grande.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 15:08

Meu caro, escreveu tanto para dizer tão pouco e nem sequer comentou os dados apresentados no gráfico e o que poderão significar. Lamentável...
Sem imagem de perfil

De Leao do Indico a 26.08.2014 às 16:38

Autor do blog, pois o facto de se dirigir a mim com o seu "meu caro" inicial, nao faz aumentar a sua urbanidade, que se situa normalmente a niveis muito baixos.
Tinha acabado de escrever uma resposta mais composta, talvez mais urbana, do que esta vai ser, mas por azar o explorer bloqueou e perdi o texto. Assim, de forma resumida dirigir-me-ei a si pela primeira e ultima vez!
Recordo-lhe algumas passagens do meu texto anterior:
- Primeira.
"Mas ter visto o seu comentário final [e cito, para o ajudar a entender - "Ahh claro, estamos no camarote!!"], fez-me sentir bem , pois de forma, cordata e educada, sem nada dizer, disse tudo o que eu penso sobre quem expõe aqui as suas "preocupações " quanto ao nosso Sporting."
Sim, pois e... Se quisesse entender, teria visto que o que escreveu no post original, pouco me interessou, pois de futurologia, ainda mais negativa, ja eu estou farto!
- Segunda.
"Ja agora, a soberba e um pecado mortal. E aqui existe muito boa gente que se julga melhor que quem os rodeia!"
Ora aih esta. Nao referi quem, mas a sua arrogancia e as suas permanentes tentativas de menorizar e, por vezes, ridcularizar quem contra si expoe os seus argumentos, e de uma soberba atroz mas tambem mostra uma pequenez evidente.
- Terceira.
"Se este comentário não for apresentado, pelo menos sei que alguém o leu e não gostou, o que também servirá para o efeito desejado tanto o exterior, como o da minha catarse!"
Com a sua LAMENTAVEL resposta ao meu comentario, que nem a si foi dirigido, so lhe posso dizer que demonstra bem o quanto o incomodou, mais uma vez alguem o questionar!
- Finalmente, apesar de nao ser na ordem correcta!
"Terao razão se me disserem, que se estou mal devo deixar de vir, mas e sempre bom saber ate onde chega a desonestidade intelectual e a tentativa de rebaixar quem nos critica!"
Nao necessita dize-lo, nao necessita pensa-lo, pois como disse acima, foi esta a primeira e ultima vez que me dirigi a si. Nunca o tencionei fazer, pois nao me considero paladino dos que aqui vem comentar (alguns por varias vezes), e que o deixam enxovalha-os. Faco-o hoje, porque num comentario (sim, que fiz no seu blog) a um outro comentador (Noivo de Verde) se dirigiu a mim de modos menos correctos, e tentando inferiorizar-me. Assim sendo, nao posso dizer que foi um prazer, mas posso dizer-lhe que me bani de aqui voltar, pois nem para rir com a desonestidade intellectual, de alguns, o seu blog voltara a ser usado.
Como sei que tem algum interesse pelo Sporting, desejo-lhe cordiais Saudacoes Leoninas.
P.S.: Tentei usar novamente o seu corrector, pois o meu teclado nao e portugues, mas por duas vezes o explorer bloqueou! Assim, o texto vai como esta. Certamente conseguira entender...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 17:01

Bem espero que tenha ficado satisfeito com este seu desabafo sobre a minha "desonestidade intelectual".

A exemplo do seu primeiro comentário, ainda não percebi o seu problema com este post, mas também verifico que não vale a pena insistir.

Tentarei sobreviver com a sua menos do que positiva impressão da minha pessoa.

Passe bem.
Sem imagem de perfil

De J. a 26.08.2014 às 13:33

Duvido desses valores para o caso de Paulo Oliveira, Slavchev e até Gauld....
E até Geraldes já custou um milhão.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 13:37

Explique a informação que tem para contrariar o gráfico.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.08.2014 às 14:13

Eu prefiro comentar sobre isto no final da época, onde terei mais dados sobre que é que jogou mais (ou menos) e sobre a real mais valia de cada um.
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 26.08.2014 às 14:29

Exacto, no fim é que se fazem as contas. Olhando para a época passada, a venda do Slimani pagou (ou vai pagar) todas as outras contratações, algo que não era de todo óbvio no início da época.

Isto não invalida que se façam balanços intercalares, sempre tendo em mente que a época ainda agora começou.
Sem imagem de perfil

De J. a 26.08.2014 às 15:25

Esperamos então pelas contas do Sporting para saber os valores exactos das transferências.
Até lá é especular.

Outro dado importante, era ter associado uma coluna de gastos em comissões e assesorias e outra para os valores mensais que estes jogadores vão receber.
Dava um dado importante para fazer uma análise deste género.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 15:37

A ingrata realidade, é que poderá não vir a saber os valores individuais dos jogadores. Estes Relatórios e Contas nem sempre especificam, dando somente o total das aquisições.

Já as comissões e afins é outra história à parte.
Sem imagem de perfil

De J. a 26.08.2014 às 16:44

Os ultimos relatórops de contas têm especificado estes valores.

O ultimo por exemplo diz:

"Heldon veio do Marítimo para o Sporting, por 1.250 milhares de euros, e Shikabala,
oriundo do Zamalek, custou 257 mil USD. Com Matias Pérez não houve custos de
aquisição, sendo que o atleta foi cedido temporariamente sem custos com uma opção de compra que, dependendo do momento em que for acionada, pode ter um custo de 1 ou 1,2 milhões de euros. A contratação de Dramé teve um custo de 25 mil euros, enquanto a de Enoh foi de 35 mil euros."
Sem imagem de perfil

De Fredy a 26.08.2014 às 14:36

Na minha opinião o problema do Sporting residia mais no banco que propriamente na equipa titular à excepção talvez da falta de um 10 criativo(que eu espero que venha a ser o Gauld visto que pelos vistos o Shikabala é um extremo).

Não me choca minimamente por isso que das contratações todas apenas 1 seja titular( apenas o é..pq sairam o Rojo e o Dier)
Por acaso seria com apenas este dinheiro dispendido que iriamos contratar alguem que entrasse de caras no 11 principal do Sporting?


Sem imagem de perfil

De Petinga a 26.08.2014 às 14:42

"Antecipando o possível argumento": vao-lhe dizer que com este dinheiro podíamos ter contratado o Adrian Lopez. Ou o Martins Indi. Ou o Brahimi. Ou que com este dinheiro podíamos ter oferecido 2M por temporada mais 1M de prémio de assinatura ao Eric Dier. Ou ao Ilori e ao Bruma. Ou podíamos ter aumentado o salário ao Rojo.

No fundo, se gastássemos mesmo 10M para contratar um gajo com um salário que nos arruinasse, seriam as mesmas vozes que escreveriam "a SAD correu enormes riscos que podem comprometer o futuro e a sustentabilidade do clube". Está a ver o filme, nao está?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 15:16

Recorre a argumentos extremos para apresentar a sua óptica justificativa.

Eu até não tenho sido muito critico de todas as contratações, apenas algumas. Acho que nos precipitámos em alguns casos e, sim, é verdade que contratando menos poderíamos ter contratado melhor, em dois ou três casos. O Kostic vem-me à mente, talvez dois dos centrais referenciados e o lateral direito Petrovich, salvo erro.

Quando ao médio ofensivo/criativo, nem comento.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 26.08.2014 às 17:13

A questao é a mesma de sempre. Investir mais num só jogador aumenta bastante o risco e, sobretudo, implica também custos adicionais em matéria de salário e prémios de assinatura que o Sporting aparenta ter decidido nao seguir como fio condutor.
Petrovic aparentemente nao veio por exigencias salariais. Kostic, a meu ver, nao justificava o montante por que foi vendido e nao teria forcosamente sido um bom negócio para o Sporting por esses valores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.08.2014 às 23:10

Como sabe que Kostic não teria sido um bom negócio para o Sporting ? Estas suas conclusões absolutas....
Sem imagem de perfil

De Petinga a 27.08.2014 às 06:17

Mas qual "conclusao absoluta"? Limito-me a dizer que, para as possibilidades actuais do Sporting, Filip Kostic nao vale 8M€.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 26.08.2014 às 16:14

Portanto, se estou a perceber bem, nós investimos 15 milhões em banco?

Incrivel as cambalhotas que esta gente dá para defender o facto de termos gasto 15 milhões em jogadores que não acrescentam nada
Sem imagem de perfil

De Petinga a 26.08.2014 às 17:15

Portanto, ter (por exemplo) um jogador capaz de fazer bem a posicao de Jefferson ou capaz de render William ou Adrien ou Capel "nao acrescenta nada"?

Incrível as cambalhotas que esta gente dá para atacar a direccao do Sporting
Sem imagem de perfil

De Fredy a 26.08.2014 às 19:05

Acho que a forma como o Sr.Jorge respondeu a quem tem uma opinião diferente da sua é o suficiente para eu abandonar desde já a discussão.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 26.08.2014 às 22:59

...e para eu nem sequer começá-la...
Incrível. Nunca pensei dizer isto, mas há gente que defende esta direcção de uma maneira como eu nunca vi ninguém defender as anteriores direcções com quem eu tive tantos confrontos...
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.08.2014 às 16:10

Se procurarmos pela CS vemos valores diferentes para alguns jogadores, sendo esta a visão completamente mais desfavorável para os cofres do Sporting

Não será necessarios colocar aqui os links, mas se fizermos as contas pelos valores mais baixos referidos - não passará dos 12M - penso que o valor total se situará algures dentro dessa amplitude

Não deixa de ser um valor considerável para os famintos cofres leoninos e acho que é perfeitamente legitimo intererrogar se não seria melhor gastar o mesmo dinheiro com 2 ou 3 jogadores que entrassem de caras no "11".

A estratégia (boa ou má, veremos) não foi pelos vistos essa, foi reforçar mais posições, com jogadores jovens que possam ser mais valias esta epoca mas principalmente nas seguintes

Para já creio que o que está a faltar é um jogador para romper pelo meio, alguem que jogue na posição de AM, mas que seja mais ofensivo e desquilibrador - apesar das varias opções que temos essa para mim a maior falha nas contratações - pelo menos eu julgava que Ryan Guald ou Shikabala poderiam soluções, mas por uma razão ou outra não o são, internamente já tinhamos Mané ou até Montero, mas a opção mais utilizada é ainda A Martins e parece-me pouco para o que se quer.

Estou tambem um pouco desiludido com a contratação de Paulo Oliveira, pensava que pudesse ter já outro estatuto principalmente sem Rojo e Dier

Sarr está a cumprir, Slavchev e Rosell são boas alternativas a Adrien e a William, Tanaka, por 700m é uma boa opção para 2º ou 3º avançado e Jonanthan Silva e Rabia chegaram há pouco mas acho que têm boas hipoteses de entrar no "11"

Mas como disseram no fim é que podemos falar com maior propriedade das contratações - vai haver sempre surpresas pela positiva e pela negativa
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 26.08.2014 às 18:57

O perfil de jovem jogador a um "baixo custo" dentro de um nivel salarial mais baixo não é nada mais do que tentar gerar mais valias a médio longo prazo, o risco assumido é muito menor.

O nivel da competitividade da equipa eventualmente irá se ressentir (a saida do Dier foi terrivel nesse aspecto do que estava a ser planeado) no curto prazo, mas a médio longo prazo a aposta poderá vir a ser acertada ... essa é a minha opinião!

E sim o Paulo Oliveira tem deixado a desejar esperava muito mais dele, mas também terá tempo para se afirmar.

Quanto a posição de AM eu julgo que temos no plantel 2 boas opções:
1- Mané para romper pelo contra equipas do CN.
2- João Mário num nivel mais competitivo como a c«CL ou nos jogos com os nossos rivais.
3 e 4 opções teremos o Shikabala e Gauld embora a margem do Shikabala é cada vez mais estreia ... se ainda lha dão!

SL,
Sem imagem de perfil

De j a 26.08.2014 às 19:19

Sr. Rui Gomes
Peço desculpa pelo meu comentário nada ter a ver com o "Caso para reflexão...", mas estranho que ainda não tenha sido abordado o caso do "castigo" aplicado a Jorge Jesus...
Não estou propriamente interessado em saber se o Benfica vale mais ou menos com JJ no banco, o que eu quero manifestar é a minha incredulidade e revolta perante o que se passou no estádio do Boavista no passado domingo.
Não sei nem me interessa o que Jesus disse ao árbitro para além de "isto é uma vergonha".
Mas espanta o silêncio, o branqueamento, perante as imagens que todo o país viu, de Jesus a dar instruções a Ola John, depois de ter ido para a bancada!
Na altura, vi e não quis acreditar. 48 horas depois, perante o que se está a passar, acho que é bom abordar este tema.
Vamos calar-nos?... Ah, preparemo-nos para os dislates da CS até ao próximo domingo...
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo