De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 09:57
Os empresários sao um mal necessário!!! Os presidentes sao um mal necessário!!!
Os tesoureiros sao um mal necessário!!! Etc., etc., etc....
A diferenca sao as pessoas em si.......boas ou más. Tolerantes ou intolerantes..... Etc, etc.....
Para aprofundar estes temas, temos sempre a dificuldade de nao saber os detalhes que sao os essenciais para o apurar da verdade.
Eu por a minha parte, sempre espero para ver!!! Só o tempo me dirá se o presidente ou o empresário, qual deles tomou a atitude correcta.....Por exemplo: Dier, Bruma, Ilori, P.Mendes e outros que nao me lembro o nome...o presidente actou bem.
Porque??? Até hoje, nenhum deles mostrou ser uma perca para o Sporting!!! Teriam feito melhor, ter ficado no Sporting algum tempo mais, mesmo ganhando(regalias) menos.....Por isso, esta a minha posicao!!
Tentar ser equilibrado nas decisoes é dificílissimo..
P.S. Para onde foi o B.Djaló??? Meses sem jogar, tipo Matheus Pereira???
Carlos, não posso concordar de modo algum com as "boas decisões" que aplica aos jogadores citados, mas isso é outra conversa.
Quanto ao Bubacar Djaló, é um jogador livre e poderá assinar com quem desejar. Pelos vistos, ainda não assinou, mas esta situação deve ter surgido esta semana.
De OCR a 14.03.2015 às 11:02
"Dier, Bruma, Ilori, não são nenhuma perca para o Sporting?
Olhe que sim...olhe que sim...
E depois como é que pode fazer tal afirmação e em seguida dizer que teriam feito melhor ficar no Sporting?! Para ficarem encostados pelo BdC?
Não se precipite e pense primeiro antes de escrever. Tenha coerência.
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 11:20
Se quiseres comunicar comigo... deixa de parte as insinuacoes..Entendidos??
Nao é necessário para um bom entendimento.
Se nao és da mesma opinao, é também aceitavél...... Se eles decidiram ganhar mais e jogar menos... é coisa deles e nao do Sporting.
Joga algum deles regularmente????... Que eu saiba, nao !!! Logo aí, nao é muito aconselhável.....quem ficou a ganhar, foram os P.Oliveira, T.Figuieredo e por aí fora
Como disse e repito, deixa de lado as insinuacoes...Senao, passa bem!!!
De OCR a 14.03.2015 às 12:06
Insinuações?!
São insinuações minhas quando comento o que escreveste?
Também são insinuações minhas quando te demonstro que te contradizes, ao afirmares em primeiro que não foram grande perca para o Sporting a saída de Bruma, Illori e Dier e depois logo a seguir dizes que teria sido melhor terem ficado no Sporting?!!! Nesta tua última sugestão, pergunto eu, para fazer o quê? Para ser encostado pelo BdC, como aconteceu com outros?
Meu caro! Eu limitei-me a comentar e a demonstrar que a tua primeira afirmação, não "batia" certa com a segunda. A isso chamei-lhe falta de coerência!
Podes ter a certeza que comentarei sempre tudo o que muito bem entender. Seja escrito por ti ou por outro qualquer.
Passa bem.
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 12:35
"""""Não se precipite e pense primeiro antes de escrever. Tenha coerência.""""
Esta nao sao formas, nem maneiras de discutir temas!!! Senao, posso responder-te que aprendas a ler e interpretar o que outros escrevem!!! Nao ler a meias, ler tudo..e eu nao proíbi ninguém de comentar os meus comentários.. falha de interpretacao. Eu disse que em caso de.... .nao responderia pois, nao tenho, nem estou interessado em discussoes brutas, insultos ou insinuacoes.....ou ainda querer ou ter a mania de ser superior(presente na sociedade portuguesa, em cada esquina)
Pois bem, reele o que eu escrevi e chegarás à conclusao que nao é contraditório. É só querer entender.
Se os ditos jogadores ficassem no Sporting provávelmente jogam com mais ferquencia...Era positivo para todos, ou nao?? Onde está a contradicao?? ganhariam menos, é certo!!! Asim ganham mais e jogam menos: Opcoes!!!!!
E se achas a tua frase, sejam boas maneiras entao desejo-te que sejas feliz!!!!
De OCR a 14.03.2015 às 12:32
"Joga algum deles regularmente????... Que eu saiba, nao !!! "
Que tu saibas não!!!
Se te procurasses informar antes de vires para aqui escrever asneiras, evitarias assim, de ter que me ler!
Já o disse noutro comentário, que vi o Dier jogar pelo seu clube no fim de semana passado e o Illori também.O primeiro tem jogado quase sempre, algumas vezes a central e outras a defesa-direito.O Illori regressou à equipa principal do Bordéus depois de ter estado lesionado.
O que teria sido bem melhor era o BdC ter renovado o contrato com aqueles jogadores e assim valorizá-los, em vez de os ter "vendido", para em seguida ter ido ao mercado comprar merda, quando uma boa parte deles nem sequer servem para jogar na equipa B.
Dás a entender que foi melhor assim para o Oliveira e o Tobias! Não tentes esconder a verdade dos factos, que tem sido a gestão nefasta da parte desportiva, a relação com os jogadores e mais quem os representa.
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 12:45
Desculpa pá!! se te irritei.....asneiras?? Ve lá se elevas o nível!!!
Mostra lá as estadísticas do ano de esses dois.....e nao esquecas todos os outros todos.
De OCR a 14.03.2015 às 16:39
Olhem este!
Tu não contradizes nada do que escrevi e ainda por cima pedes-me para te mostrar estatísticas, como se eu fosse o teu secretário?
A tua tentativa, muito brunista,de tentar desviar do assunto em discussão, não pega comigo.
Tu irritares-me? Mas tu estás convencido que irritas alguém com a tua ignorância? Tu dás é vontade de rir, por vires aqui falar do que não sabes!
Anda por aqui cada um a opinar! Sinceramente!
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 16:49
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 11:26
""""E depois como é que pode fazer tal afirmação e em seguida dizer que teriam feito melhor ficar no Sporting?! Para ficarem encostados pelo BdC?"""""""
A sério??? Como se pode afirmar e concluir que é ou seria verdade??? Eu pelo menos nao sei se seria assim........nao tenho contactos priveligiados. Nao conheco pessoalmente, nem o Bruno, nem os jogadores...
Sobre que base se pode afirmar, tal coisa???
Carlos,
Apenas para futura referência:
ERIC DIER (Tottenham) - 26 jogos / 22 titular / 4 suplente utilizado
BRUMA (Galatasaray) - 23 jogos / 14 T / 9 SU
PEDRO MENDES (Parma) - 13 jogos / 10 T / 3 SU
TIAGO ILORI (Bordéus) - 11 jogos como titular. Esteve lesionado.
Quanto mais se teriam valorizado e contribuído para o Sporting ?... Creio que muito mais, mas nunca saberemos ao certo.
P.S. Omiti referir que os dados são da época ainda em curso.
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 12:55
De Carlos N.T. a 14.03.2015 às 13:40
Dei uma volta por o famoso Transfermarkt..
Bruma, valor apox. 8 milhoes.. O Sporting vendeu..obrigado... por 12 ou 10 (está descontente e nao tem muito apoio dos fans)
Dier, 7 milhoes...O Sporting foi ..obrigado... a vender por 5 (é o que melhorzinho está)
Mendes, 900 mil (já li que também via com bons olhos, ir embora) Nao me parece ser jogador para o Sporting. Temos melhor, muito melhor!!
Ilori, valor aprox. 4 milhoes
Nao preocupei em perder tempo, procurando outros..muitos outros, etc......
Nesta discussao fico por aqui... nao quero entrar nas guerras anti ou nao pois, é por aí que muita gente leva estes temas.
Já disse várias vezes, todos fizeram erros.. Uns menos que outros. Eu quero é que o Sporting ganhe.....sempre :)))
Carlos, não se guie pelo "transfermarkt", dado que não são dados concludentes, apenas cálculos.
De Sérgio Palhas a 14.03.2015 às 09:57
Eu costumo dizer que a vida é feita de equilíbrios, este caso como o LdA retrata mostra que a forma com que alguns!? jogadores são abordados para renovar os seus contratos será demasiado rígida e radical dando pouco espaço para negociações reconciliadoras (devido a quem os representa!?).
Dito isto, também tenho estado a atento às noticias que envolvem este jogador há já algum tempo. Até a pouco tempo ninguém sabia quem era até o dia em que saíram rumores do interesse de grandes clubes europeus, a partir dai a nossa CS fez eco desse boato !? a questão que coloco é terão sido essas noticias plantadas na CS com intuito de inflacionar um qq processo de renovação ... é que antes deste momento ninguém tinha ouvido falar do jogador.
A 2ª questão o jogador tem valor para dar azo a todo este falatório!?
Sérgio,
Penso que a questão mais pertinente, como aliás LdA sublinha, é a referida no seu primeiro parágrafo, até porque este jovem já pertencia ao Sporting há 3 anos, salvo erro.
Confirmando-se o que LdA indica, Virgílio Lopes negociou com os pais, quando o jogador já não era menor. E este não será o primeiro caso em que a SAD não respeita o direito do jogador a ser representado, por quem ele muito bem entende.
Ao fim e ao cabo, qual é a grande novidade em surgirem rumores noticiosos, com ou sem fundamento, sobre um jovem formado no Sporting ?
De Pedro Miguel a 14.03.2015 às 11:43
Bom dia,
Enquanto não forem criado os mecanismos necessários afim de protegerem clubes formadores e clubes que não possam oferecer vencimentos acima da média, iremos, nós Sporting e outros, continuar a ter problemas para fazer a transição de contratos de formação, para contratos profissionais. Parte do problema, na minha opinião, passa por aqui.
Visto de outro prisma, já foi mencionado neste blog, se a intransigência no nosso clube nas renovações, não será o abrir da porta, para os mais talentosos saírem. Sinceramente, admito que cada caso é um caso, e, não podemos tabelar todos os jogadores pela mesma bitola. Não deixa no entanto de ser curioso, que os mais talentosos são exclusivamente do Sporting, porque todos os outros clubes, incluindo os nossos principais rivais, também têm jogadores somente com contrato de formação, que terminam esta época, e desses, não existem noticias de Roma, Inter etc...curioso
Bubacar passou a ser conhecido, quando começaram a sair noticias nos pasquins, não tendo eu, ainda uma opinião formada sobre o jogador, devido a pouco tê-lo visto jogar, quero acreditar que o Juvenil que tem jogado na posição dele, seja superior. Curioso também, que até Rubio chegar, os pasquins pouco ou nada lhe ligaram, posteriormente, após os golos marcados, já afirmam que é para sair devido ao contrato.
Todos os dias saem informações sobre a dificuldade de renovação com Cedric, Carrillo e André, mas parece-me curioso, não saírem noticias sobre Maxi, Alex Sandro, Danilo etc...não somos somente nós a ter jogadores com contratos até 2016.
Se os meus caros companheiros de Sporting, me disserem que o clube não deve tratar as renovações como um contrato coletivo de trabalho onde todos recebem por igual, concordo. Mas não concordo que o clube aceite todas as exigências dos jogadores ou empresários. Ainda sobre Bubacar, segundo fonte do Sporting, tudo estava acertado com o pai, o que me leva a crer, que o problema reside na verba que o empresário deixou de receber por essa renovação. Se de facto Bubacar não regressar, vamos ver para onde vai e qual será o seu futuro, não me admirando que dê continuidade à carreira, mais a norte do país
SL
Boa tarde Pedro Miguel,
Vamos por partes:
1. Não discordo com o que indica no primeiro parágrafo. Há muito que venho a insistir que os mecanismos que existem não defendem, adequadamente, os interesses e o investimento dos clubes formadores. Contudo, acho que a solução passa por uma compensação muito mais elevada e não restrição de movimento dos jovens. Os dias de se ficar "preso" a um clube por uma eternidade já acabaram.
2. É uma realidade que esta SAD tem de encarar que a postura negocial de "ou pegas ou não jogas" não resulta, salvo em casos excepcionais. Lidar com todos os talento com a mesma "prescrição" nunca resultou e não resultar agora só porque BdC entende que deve ser assim.
3. O Sporting deve, obviamente, defender os seus interesses, mas não deve olhar para todos os empresários como inimigos e, ao mais pequeno pretexto, abrir outra frente de guerra.
4. Preocupamo-nos excessivamente com aquilo que é noticiado, não obstante a frequência de reportagens que visam a destabilização. Os jovens da nossa formação serão sempre alvo de mais atenção, face à sua qualidade desportiva. E ainda bem que assim é.
5. Não tenho opinião alguma sobre Bubacar Djaló, dado que nunca o vi jogar. Deve ser talentoso, caso contrário o Spoting não procuraria a renovação. Devemos reconhecer que negociar com os pais, à revelia do empresário, e com um jovem que já não é menor, não é receita para um bom resultado.
6. Como indica LdA no seu texto, não temos o direito e não devemos andar a escolher os empresários com quem negociamos. É um direito que pertence ao jogador, ponto final. Garanto, no entanto, que se este caso tivesse envolvido o amigo Nelson Almeida, não teriam havido confrontações.
7. Não tenho dúvida alguma que Diego Rubio sairá no final da época, indiferente da sua performance no Sporting. É de admitir que o seu salário é mais elevado do que a actual norma na SAD, mas a forma como lidaram com ele foi nada menos do que vergonhosa. Nem se preocuparam a observar o seu real talento e potencial, o único objectivo foi humilhá-lo, emprestando-o a equipas de insignificante nível competitivo, para o motivar a sair do Sporting antes do termo do seu contrato.
Por fim, os problemas que os outros têm com os seus jogadores, são deles. A nossa preocupação deve ser com os nossos. Haja ou não notícias nesse sentido.
Rui,
Qd comecei a responder ao Pedro Miguel ainda não tinha aparecido este seu comentário, daí que muito do que escrevi a seguir seja redundante... As minhas desculpas aos dois.
Abç!
Não há problema algum Virgílio, quanto mais melhor. Ab

A questão não se coloca com as exigências de quem negoceia com o SCP. O Clube terá toda a legitimidade de as aceitar ou não... A questão colocada tem a ver com o SCP não negociar com o representante legal, e tentar impor as suas exigências a outros representantes (familiares) que não o legitimo, escolhido pelo jogador... Mesmo SE chegando a acordo com o pai do jogador, não chegou com o próprio, como está bom de ver...
Seria o mesmo que o Pedro Miguel, calculo que já maior de idade e independente financeiramente, pretendesse negociar a renovação de um contrato de trabalho com a sua entidade patronal e apresentar o seu representante legal mas a sua entidade patronal não gostar do representante que escolheu (ou das condições que apresenta) e passar a negociar com o seu rico paizinho...
Questiono: qual é a ética disto? Que respeito demonstra a sua entidade patronal para consigo?
Por fim, não sei se o jogador tem qualidade para se impor no SCP, mas o facto do SCP querer negociar a sua continuidade será indicativa de que acreditava que teria futuro no clube e de que o pretenderia manter... Digo eu...
De PedroC a 14.03.2015 às 12:22
É com muita tristeza que eu vejo jovens jogadores sairem do Sporting. Mas,se estivesse outro qualquer lá com as mesmas condições, iria acontecer exactamente a mesma coisa.
O Sporting não tem dinheiro, principalmente para competir com grande parte dos clubes Europeus, que são capazes de oferecer 2milhoes de euros epoca a um jovem jogador, so para ver se ele vale alguma coisa.
Aqui ou o jogador tem um minimo de inteligencia, ou então assina sempre por que dá mais dinheiro. E tem-se visto os resultados disso. Ilori, Bruma, Dier, tenho a certeza que se tivessem ficado no Sporting, o seu futuro daqui a 2 ou 3 anos iria ser bem melhor do que agora vai ser. E o nosso tambem, porque eram jogadores de qualidade.
Nós temos um orçamento de 25milhoes de euros. Já andamos a luta com os jogadores que ganham 1 milhao de euros por mes...agora descobre-se o ordenado do Rubio por exemplo...que barbaridade. Miguel Lopes. Labyad, Violas, Capeis...etc.
Como é que sem dinheiro conseguimos segurar alguem nestas condições?
Já lhe pedi, mais do que uma vez, para apresentar comprovativos dos salários que surge a referir com frequência.
Concordo, no entanto, que as condições financeiras do Sporting complicam a defesa dos nossos interesses com jogadores da formação, muito embora também não seja por meios radicais que vamos lá.
Quem é que ganha um "milhão de euros por mês" ???
De HY a 14.03.2015 às 15:49
Rui, independentemente do caso concreto (acho muito estranho que alguém vá negociar com os pais de um jogador adulto, contra a vontade deste), e até reconhecendo razão em alguns dos seus argumentos, interrogo-me se o Rui não estará exactamente no oposto desse seu tal amigo sportinguista: que me lembre, em todos os conflitos que aqui analisou a sua posição foi sempre critica do clube e nunca do jogador/empresário, em suma da outra parte.
O clube não terá sempre razão, como diz o seu amigo, mas também não a terão sempre os jogadores ou os seus representantes....
Sobretudo, em quse todos os caso, o que nós sabemos não nos permite saber quem tem "razão".
Meu caro, eu sou tudo menos radical e se tenho criticado algumas das situações negociais desta SAD é precisamente porque se nota um postura menos recomendável por parte dos responsáveis.
Não obstante a notória cláusula dos 5 milhões, nunca lhes perdoarei a saída de Eric Dier . Esperei anos para ver este jogador chegar à equipa principal e depois acontece aquilo. Não houve boa fé por parte do Bruno, sabia que iria receber os milhões que ele tanto queria e fez uma daquelas suas ofertas "ou pegas ou largas" e teve a resposta. E pode vir o HY e mais cinquenta a apresentar quaisquer argumentos porque serão em vão. Além do mais, tenho conhecimento de causa, e não é do Sporting.
O meu amigo não diz "o SCP não terá sempre razão", o meu amigo diz que indiferente dos quês e porquês, só os interesses do SCP é que contam. Já lhe disse que ele vive no século XVIII.
Há de facto casos que não se sabe muito, porque o SCP só divulga à conveniência, pese a necessidade, por vezes, de preservar a confidencialidade das contendas.
Não reparou no caso do Bojinov ? Decisão de Novembro e só agora é que se soube através da CMVM.
De HY a 15.03.2015 às 11:17
Exprimi-me mal, Rui, devia ter dito "o Sporting não terá sempre razão, ao contrário do que afirma o seu amigo". Mas também não será sempre o oposto, ao contrário do que creio ser a sua tendência nestes casos... Era isto que eu queria dizer.
No caso do Eric, do Ilori, do Bruma, do Labyad, do Bojinov, etc, etc., até no do MPereira antes da solução feliz, parece-me que aqui se dá sempre mais compreensão à posição do jogador do que à do clube. Talvez haja exagero em ambos os extremos....
Era isto que queria dizer.
De Zargo a 14.03.2015 às 16:38
Um clube como o Sporting que possui na formação de jogadores de futebol um elemento fundamental para a constituição da sua equipa profissional e para a obtenção de dividendos financeiros o quotidiano organizativo do Departamento de Formação revela-se como uma inquietação permanente. Sabe-se que a legislação em vigor não protege suficientemente os clubes formadores, que a sociedade de consumo imediatista impele a agarrar no imediato em detrimento do planeamento demorado, que os empresários sopram destinos dourados a jovens que não são outra coisa do que promessas do futebol.
A alternativa não é a apresentação de uma minuta do contrato-tipo como o que o Sporting está a propor aos seus atletas que transitam para o profissionalismo. Mas, diz-se à boca cheia, que o clausulado dos contratos que lhes são apresentados implicam uma “prisão” para os que os assinam, ou, pelo menos, uma gaiola vagamente dourada. Sabe-se o que acontece quando uma ideia se instala e se espalha. Daí afirmar-se que os atletas mais promissores estarão muito reticentes a renovar e mais predispostos a abalar para outras paragens.
A alternativa é um Departamento de Formação constituído por gente capaz, que para além de conhecedores da realidade socio-cultural dos jovens atletas e de competentes na área do direito desportivo, sejam capazes de intervir, negociar, prevenir… em vez de andar a correr atrás do prejuízo.
Por outro lado, quem vai à guerra dá e leva. O presidente do Sporting abriu inúmeras frentes de combate e não protegeu a rectaguarda. E já não me refiro a conversas mal-cheirosas a propósitos de nádegas e da trampa, nem degradantes como as referências à idade de pinto da Costa e da sua capacidade decisória, mas do Sporting possuir uma rede de observadores eficaz que permita a antecipação relativamente aos rivais. Das ofensas a PCosta não ouvimos a resposta, mas sentimos que o Porto interfere diariamente na renovação de contratos ou no aliciamento de jovens jogadores.
Agora, foi a vez de Bubacar Djaló, de 18 anos “abandonar” o Sporting, depois de se lsr nos jornais que meio-mundo andava atás dele, com maior ou menos fundamento (Man United, Tottenham, Barcelona, Torino, PSG…). Nesta época é o segundo atleta com um procedimento idêntico. A notícia não é Matheus Pereira renovar. A notícia é que jogadores desejados pelo Sporting optaram pela fuga manhosa.
Perante este quadro, não é à martelada, sound bytes ou ameaças de pôr jogadores recalcitrantes a aparar a relva que se controlam os acontecimentos. É com inteligência e bom senso, um gabinete jurídico competente e um saudável ambiente sportinguista. E capacidade financeira, obviamente.