Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

20862776_ONC6n.jpg

 

A próxima Assembleia Geral, convocada aliás de forma ilegal, pode vir a ser a última do Sporting Clube de Portugal tal qual o conhecemos. Para além do crescente movimento individualizado de oposição às propostas ditatoriais e atentatórias da liberdade de expressão dos associados, da autoria de Azevedo de Carvalho, que, a serem votadas, instituirão oficialmente a "lei da rolha" em Alvalade, sabemos, de fontes diversas, que estará em curso um importante movimento de cisão que se estende a largas centenas de associados do clube que se recusam a continuar no Sporting debaixo dos ditames do "Querido Líder".

 

E, se existem aqueles que ponderam contestar junto dos tribunais as decisões ilegais que poderão vir a ser tomadas, são todavia em maior número os partidários do rompimento definitivo e que não se identificam mais com "este" Sporting.

 

Na prática, esta cisão não seria mais do que a institucionalização do que tem vindo a suceder nos últimos meses com o crescente aumento do número de sócios que deixaram de pagar quotas (número este que ascende já a largos milhares...) e traduzir-se-ia, na prática, no primeiro abandono voluntário de sócios em grande escala e que pode estar na origem da constituição de um novo clube desportivo que honre os princípios dos fundadores do clube e de José de Alvalade em especial.

 

A acontecer, tal representaria uma "machadada" final na credibilidade da actual direcção de Azevedo de Carvalho e abalaria sobremaneira todo o panorama desportivo nacional.

 

De um lado ficariam os brunecos reunidos à volta de um Carvalho que tudo fará para, depois desta alteração estatutária, outras apresentar no sentido de se perpetuar no clube.

 

De outro, fora de Alvalade, estariam todos quantos, reunidos à volta dos valores e dos princípios do Sporting de sempre, se uniriam num novo projecto desportivo que honrasse e perpetuasse aquilo que sempre caracterizou o Sporting e que tem sido sistematicamente posto em causa pela actual direcção do clube.

 

Recordemos que cerca de 50% dos associados do clube não votaram nas últimas eleições.

 

publicado às 15:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Pepeu a 31.01.2018 às 16:46

Meu caro
Com Bruno ou sem Bruno...
O Sporting é só um!
Foi assim com Rocha mas também com Gonçalves, com Cintra ou com Roquette, até com Godinho e Bettencourt.
Uns agregadores, outros polêmicos.
Uns competentes, outros ruinosos.
E o Sporting ainda cá está... sempre o mesmo.
Há coisas que não estão bem no actual clube, outras estarão muito melhor... Faz parte da via de qualquer organismo dinâmico e vivo como o nosso.
Ainda bem que existe contestação aos rumos que se queira dar quando está represente simplesmente oposição livre e democrática.
E é pela palavra que todos os que não lhe agradem qualquer coisa que seja, se devem dirigir, nas instâncias proprias... longe destes meios que por muito nobres que sejam não passam de círculos de conversa fiada.
Dito isto, Bruno de Carvalho tem a legitimidade para propor o que quiser, os sócios (pagantes) têm-na para aprovar ou recusar.
Não serão esses movimentos que ditarão o destino de Carvalho no clube mas sim os resultados da sua gestão.
Entre coisas boas e más, mantém o apoio da maioria dos sócios e enquanto tal suceder razões de fundo que tendo que ver directamente com o sucesso do clube sustenta-o no seu cargo.
É a lei da vida... ou melhor, a ditadura do sucesso.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 31.01.2018 às 17:04

Muito bem! É isso mesmo!

Só não concordo muito com uma coisa - o Sporting que ainda cá está não é o mesmo ou, pelo menos, não é o mesmo de que lembro de começar a gostar.

É que, mais coisa, menos coisa, desde 2011 que mais parece outro clube que fica ali perto de Alvalade...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 31.01.2018 às 16:52

Utopia ou realidade?
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 31.01.2018 às 17:00

Não sei o que tem por base as alegações que faz Ricardo Leão, no que diz respeito à dita "cisão", mas algumas da alterações propostas aos estatutos, têm o objectivo claro de calar tudo e todos que se oponham, não há outra leitura possível! A mera participação neste blog poderá vir a ser motivo para sanção disciplinar!
Ainda estou para ver até que ponto vai a cegueira dos ditos "verdadeiros sportinguistas".
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 31.01.2018 às 17:02

Ainda teremos de ir todos comentar para o Artista do Dia ou para o Mister do Café
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 31.01.2018 às 17:00

Isto que vai a votação na AG é um atentado aos valores do Sporting , o Bruno vai fazendo aquilo que o Kadafi fez nas galinhas e que tanto criticamos.

Não é uma Lei da Rolha mas sim um atentado a Democracia, espero que os participantes da AG não caiam no monologo que o Bruno vai ler na AG para tentar levar a certa os sócios..

Se esta alteração passar podem ter a certeza que ele vai tentar alterar as condições para se ser eleito Presidente, fazendo uma alteração estatutária que o vai proteger de futuras candidaturas que possam por o lugar dele em risco.

O Poder tem destas coisas!!
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 31.01.2018 às 17:42

Sou do Benfica,não tenho nada a ver com isto mas subscrevo o que escreveu.
Já vi este filme umas centenas de metros mais ao lado...
Imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2018 às 17:18

1º Como não tenho grande conhecimento do que vai acontecer na AG, pode alguém aqui resumir o que está em causa?
2º Podemos ir à AG, contrapor essa(s) medida(s)?

Qual a fonte desta sua afirmação?
"Na prática, esta cisão não seria mais do que a institucionalização do que tem vindo a suceder nos últimos meses com o crescente aumento do número de sócios que deixaram de pagar quotas (número este que ascende já a largos milhares...)...."

Se queremos que não haja esta "cisão" temos de nos mexer...

"Recordemos que cerca de 50% dos associados do clube não votaram nas últimas eleições." - Não foram, não se queixem! Tivessem ido! E será que se lá forem as coisas "mudam"... mesmo que parte desses 50% votasse PMR acham que dava para vencer ou só para chegar aos 10%?

Acho que não é tempo de andar a mandar estas "pedras" para o ar...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.01.2018 às 18:21

Não sou perito em contas, mas há um número que me está a fazer confusão .Quantos associados tem o Sporting? Cento e cinquenta mil? Se votaram 18 mil isso corresponde a 50%. Ou então será que só tem 36 mil pagantes?
Imagem de perfil

De PSousa a 31.01.2018 às 18:26

Nação Valente,
Será uma bela questão a quem fez o post!
Mas quem de Leão tem pouco não se espera muito mais, é ver os seus posts!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.01.2018 às 18:13

Eu assumo-me, desde há muito tempo, como opositor desta direcção, como todos os que frequentam este espaço sabem. No entanto, não consigo perceber esta notícia do Ricardo Leão. Cisão para fundar outro clube? Com que condições, com meios, com que espaço. Tendo em conta a especificidade do adepto e a ligação, mais emocional que racional que este tem com a instituição, não me parece que possa ter qualquer viabilidade. É certo que Bruno Miguel está a adulterar a matriz do clube e que tudo fará para se perpetuar como presidente "eterno". É certo que procurará na Assembleia Geral que controla a seu bel-prazer, aprovar medidas que excluam os contestatários. Mas também é certo que a representatividade dos associados neste órgão é inferior a 1%. O que será questionável é se medidas tomadas com esta representatividade devam ser sancionadas? Seja como for, na minha perspectiva, a luta pela defesa de um Sporting livre e democrático, faz-se dentro do próprio clube. Já está cativo de um poder cada vez mais absoluto, mas perverter as regras para o tornar propriedade de alguém é "golpismo". Que os milhares de associados estejam atentos e vigilantes e que saibam parar a tempo qualquer tentativa de hegemonia pessoal. O Sporting é só um.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 31.01.2018 às 18:46

Concordo inteiramente! Sporting é só um!
Mas aos que têm estado aqui a comentar que o post é palerma, sugiro que leiam o que está na proposta e reflictam sobre o seu significado prático!
E depois digam se um presidente honesto e Sportinguista apresentaria sequer tal proposta!
Serei sempre Sportinguista, mas nunca serei Brunista!
Sem imagem de perfil

De João Sportinguista a 31.01.2018 às 18:16

Ricardo Leão
Tenha paciência mas o SPORTING não é um partido político, e mesmo nessa área as cisões deram sempre mau resultado.
Sigo o Sporting desde 1958, o meu primeiro campeonato, comemorei 9 títulos , noutro país teriam sido mais 4/5.
Nesse período o Sporting teve muitos presidentes, como disse um comentador acima, uns melhores, outros piores. Bruno de Carvalho foi eleito com 90%.dos votos. Numa altura em que o clube acaba de ganhar a taça da Liga, esta na taça de Portugal, na Liga Europa, ocupa o 2º lugar no campeonato com hipóteses de vencer, você vem falar em cisões.
Problemas pessoais devem ser resolvidos noutros locais. Não sei quais são as suas fontes, posso dizer-lhe que as minhas, baseadas em sócio anónimos, estão com Bruno de Carvalho.
Mas o SPORTING vai continuar para alem de B.C.
SL
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 31.01.2018 às 18:38

Infelizmente não posso ir, mas o meu conselho para todos, principalmente os que vivem mais perto da capital é que se desloquem á AG, se informem e votem conforme a sua consciencia.

Pouco percebo de estatistica, mas se participarem 2000, 1000, 500 ou até 100 na votação, duvido que o resultado varie assim tanto, por isso é ir votar

Eu se pudesse, no minimo votaria contra em muitas na especialidade, pelo menos
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 31.01.2018 às 18:51

Não dizendo ser contra ou a favor de qualquer proposta, por que razão tanta indignação e queixume????? Caros, este homem faz aquilo que lhe permitam fazer. Diz o autor do post que já perdemos metade dos sócios. Uma autêntica debandada do clube. Acho cómico quanto a esta afirmação quando, juntando esses 50% mais todos aqueles que se indignam aqui e já nem o homem estava à frente da direcção do clube! Não vos faz sentido, isso???? Eu só entendo uma coisa deste post, mais um a advogar contra o Bruno de Carvalho. Com tanto ódio, também Trump lá ganhou a presidência, e este vai mantendo a dele. Só pedia que ao menos fosse transparente nisso em vez de tentar dar a volta através de outras palavras. Todos têm direito à sua opinião, e não temos todos que gostar do BdC, no entanto, também não precisa de andar a fazer campanha com contos do Armaggeddon verde-e-branco contra BdC. Candidate-se contra este nas próxima eleições, já que FM não levou grande coisa da experiência. E se vier a acontecer, cá estaremos para assistir ao terceiro dérby lisboeta com o maior gosto!
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 31.01.2018 às 18:58

* Desculpem, PMR, não FM. Desloquem-se em massa àquela AG e votem contra as mudanças estatutárias que a vossa consciência, enquanto adepto leonino, não permita aceitar!
Sem imagem de perfil

De Diogo a 31.01.2018 às 23:13

A Assembleia Geral é ilegal porquê?
Quais as propostas atentatórias da liberdade de expressão?
Vão ser aprovadas pela maioria dos sócios?
Em que consiste o movimento de cisão?
Em que consiste o "novo Sporting"?
Qual o número de sócios não pagantes?

Este post é uma mão cheia de nada, que só levanta problemas e não da soluções. Nem sequer me dá um único argumento a convencer-me a "sair do Sporting". Se é suposto eu tirar ilações da saída de centenas de sócios, que ilações devo eu tirar com a entrada de dezenas de milhares ao longo dos últimos anos?

O que eu lamento, no meio disto tudo, é que estamos a assistir estas últimas semanas a acontecimentos extremamente importantes no futebol português: o colapso económico do Porto e o colapso do sistema instalado pelo Benfica e o seu presidente. Na realidade, este é o momento para o Sporting assumir uma posição preponderante no futebol português que não o tem há vários anos. Não tenham dúvidas: se o Sporting for campeão, coloca seriamente em xeque os seus rivais diretos (principalmente porque o 3.º lugar deixa de permitir a ida à Champions).

E, no meio deste momento extremamente importante, os sportinguistas fomentam cisões no Clube. Bom, vistas bem as coisas, se calhar é mesmo isso que o Sporting precisa.

Sem imagem de perfil

De Diogo a 01.02.2018 às 09:56

22 comentários, muitas perguntas no ar.
ZERO respostas.

A alternativa à atual direção consiste apenas num grupo de sportinguistas que pretende cindir-se do clube, num movimento oculto, que não divulga as suas intenções, não informa os consócios, não esclarece as suas motivações. Que se arroga como únicos detentores dos valores do Sporting, ao mesmo tempo que promover personagens como PPC.

Há alterações aos Estatutos suscetíveis de causar celeuma. Surpreende-me que a oposição à Direção não promove o debate, o esclarecimento, a informação dos sócios; que não tome a iniciativa de divulgar estas iniciativas e promover discussão.

Este estilo de oposição é uma das principais razões para BdC ter tido quase 90% de apoio dos sócios.

SL

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo