Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Claques e afins" out!

Naçao Valente, em 12.10.19

960.jpg

A colocação de "claques" entre aspas não é por acaso. Considero ser necessário distinguir entre claques e claques e estabelecer diferenças dentro das próprias claques.

Deste modo, neste meu texto, centro a análise no comportamento das claques e afins na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 10 de Outubro. E se no estádio, no contexto dos jogos, ainda se compreende determinadas atitudes menos respeitosas, que não deixam de ser condenáveis, no âmbito de uma Assembleia Geral com uma agenda determinada, as atitudes destes grupos organizados não podem ser admissíveis.

A verdade nua e crua é que estes grupos, provenientes sobretudo da Juve Leo, coligados com 'brunistas' e um ou outro adepto que vai na onda, não vão para a AG para discutir o que está na Ordem de Trabalhos, mas propositadamente para insultar o presidente e os Órgãos Sociais. O que os move singularmente é uma campanha organizada com o intuito de derrubar a actual Direcção, na esperança de conseguir fazer regressar o status quo anterior, assuma ele a forma que assumir.

A estes grupos de contestação selvagem pouco interessa o Sporting Clube de Portugal. A estes grupos interessa uma política de terra queimada, para que o passado recente renasça das cinzas. O que não é admissível, seja qual for a circunstância, é que estejam numa AG a boicotá-la, desrespeitando não apenas a Direcção, mas os restantes associados e o próprio Clube. O que não é admissível é que os deixem actuar dessa forma durante horas seguidas, não deixando que se discuta livre e criticamente, os assuntos do Sporting.

Por isso, aqui uso a mesma expressão que eles utilizam contra a Direcção. Claques e afins 'out'. Não peço a sua imediata extinção, porque isso levanta várias questões legais. Estou a sugerir à Mesa da Assembleia Geral que exerça a sua legítima autoridade e que ponha na ordem, no limite com expulsão imediata da sala, todos os arruaceiros que não respeitem as regras de urbanidade, necessárias para que estas reuniões de associados possa realizar-se.

Em último caso, se isso de facto não for possível, por a MAG não querer tomar posições consideradas drásticas, tem ao seu dispor a faculdade de cancelar a Assembleia Geral, por natural falta de condições minimamente aceitáveis para que aconteça. Ao condescender com a indisciplina organizada à vista, está a ser cúmplice de um crime de transformação da reunião numa 'bagunça'. Esta forma pusilânime de dirigir uma reunião descredibiliza não só quem a dirige, mas o próprio Clube. A crítica é legitima, a discussão necessária, mas a anarquia tem que ser proibida.

Por outro lado, é possível identificar os grupos de energúmenos, a quem a educação das nossas escolas não conseguiu transmitir quaisquer valores e princípios condizentes com uma cidadania responsável. Essa identificação permitirá levantar processos disciplinares no âmbito dos Estatutos por obstrução à realização de uma AG. Seja qual for a solução, uma coisa é certa: estes comportamentos não podem ser permitidos num Clube centenário e apoiado maioritariamente por gente séria, honesta e civilizada. Firmeza contra a arruaça exige-se.

P.S.: Lamentáveis as declarações de Sousa Cintra - cuja presidência não foi nada brilhante - que procuraram incendiar ainda mais os ânimos. Lamentáveis opiniões de comentadores sportinguistas nas estações de televisão a deitar gasolina na fogueira. Ainda durante a AG assisti a análises de um deles na CMTV, dando cobertura a campanhas de desestabilização que esta estação promove, usando a situação do Sporting, para captar audiências.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.10.2019 às 08:34

Para poder colocar pessoas fora da AG será necessário que o SCP contrate muita segurança. E mesmo assim eles (seguranças) vão estar me número muito menor. Talvez envolver a PSP?
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.10.2019 às 10:09

Mike Portugal-------------Ouvi que a PSP entrou no Pavilhão João Rocha. Não faço a mínima ideia qual a razão para que foi chamada. O Presidente da AG deveria ter pedido aos arruaceiros, pois é assim que os devemos chamar, para deixarem de insultar quem quer que fosse e que a mesma decorresse com normalidade. Como se viu as pessoas não estavam interessadas em divulgar ideias, mas apenas em boicotar a referida reunião de associados. Não restava outra alternativa que mandar expulsar dessa AG os prevaricadores, pois é o que acontece em qualquer local, onde existem pessoas que não sabem portar-se como gente civilizada. Já se importam jogadores , treinadores, investidores, temos de pensar em mandar vir um jagunço tipo Coreia do Norte, para educar esta gente mal comportada, pois no seu País as pessoas não podem dormir nas Assembleias, pois já sabem o caminho que levam. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 12:40

Fernando Albuquerque,
Jagunços tipo Coreia do Norte? Não iria tão longe. Mas mandar para lá os arruaceiros não era má ideia. Há gente que não se educa, com boas maneiras.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 12:36

Ou há condições para pôr fora arruaceiros de forma coerciva, ou cancelar a AG, e marcar outra, tomando previamente medidas adequadas.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 12.10.2019 às 09:47

Totalmente de acordo. Alguma coisa se tem de fazer. O Conselho Disciplinar tem de actuar. Acrescentar só a intervenção de José Pedro Rodrigues ex membro da lista de Pedro Madeira, anti todas as direcções e que aparece sempre com críticas nestas horas. Quanto ao Pinotes Batista , na CMTV( o deputado do PS que foi condenado a trabalho comunitário por conduzir embriagado e não o cumpriu !), e que a estação televisiva escolheu para representar o Sporting, é mais um a bater nesta direcção, uma vez que é o testa de ferro do Ricciardi e já está em campanha! É um sossego ...
Sem imagem de perfil

De altaia a 12.10.2019 às 10:43

Acompanhando as R.S.deu para perceber que silenciosamente estava preparada para esta A.G. a reprovação das contas e a tentativa de fazer cair a direção,deu-me a paciência de ouvir durante mais de 2 horas um podcast que acabou em decepção «não deu» foi o final da transmissão e acabou.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 12.10.2019 às 11:26

R.S. ?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 13:01

Altaia,

De acordo com os Estatutos a não aprovação do Relatório e Contas não implica a queda da Direcção
Sem imagem de perfil

De altaia a 12.10.2019 às 23:39

R.S. redes sociais, segundo os estatutos haveria algo que lhe daria essa esperança.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 12:44

Pedro 51,

Obrigado por acrescentar ao assunto, a atitude de José Pedro Rodrigues, igualmente lamentável. Quanto ao Pinotes Batista, também me parece que tem agenda escondida com rabo de fora.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 13.10.2019 às 08:32

Pedro 51------------Ontem a novela continuou no CMTV. Não sabia que esse tal Pinotes era político. Um bom exemplo de cidadão, pois se tivesse vergonha na cara nem sequer deveria aparecer na TV, pois o que ele fez segundo, aqui relata, não é próprio de uma pessoa que deve ser um exemplo para os outros cidadãos, que acreditaram nele. É por estas e outras razões que o maior partido silencioso tem mais percentagem, que muitos todos juntos, mas isso é outra conversa para outro local. Como disse a novela ontem teve continuidade, sempre com o mesmo objetivo, denegrir a imagem do SCP, pois os outros comentadores presentes deveriam de olhar para dentro das suas colectividades, pois ninguém tem moral, para dar exemplos de nada. Mas. como infelizmente vivemos num País onde a mentira, a hipocrisia, o vandalismo e a criminalidade é aceite sem haver contestação, pois fazem-se manifestações para tudo mas nunca para acabar com estes males que afectam toda a população . Temos de viver com aquilo que temos que é pouco na minha forma de estar na vida. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2019 às 11:03

Existe actualmente no Sporting uma coligação espúria. Órfãos do destituído e vendedores promitentes do Clube juntaram-se estrategicamente com elementos das claques a guardarem-lhes as costas. O desrespeito pelos órgãos sociais democraticamente eleitos é intolerável. Os sportinguistas têm direitos e deveres consagrados nos Estatutos.

Alguns (bastantes) sócios não foram à AG para debater os documentos em análise. Foram lá para cavar ainda mais fundo a cova, turvar a água para conseguir melhor pescaria. Afinal de contas, o desafio de Frederico Varandas ainda é maior do que aquilo que se imaginava. Se esta Direcção cair temos pela frente mais um “ano zero”.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 12:56

Caro Leão Zargo,

Estamos de facto em presença de uma coligação negativa com interesses diversos, unida para derrubar a Direcção.

Não conheço as razões que levaram à marcação de uma AG numa quinta-feira à noite, coartando a possibilidade de estar presente, a muitos sócios, por estarem distantes da sede, ou por não terem disponibilidades, num dia de trabalho. De certo que os "sublevados" estiveram presentes em grande maioria.

Não vejo razões legais para demitir a Direcção, e considero que se deve manter firme, pois o Sporting tem que ser governado pelos órgãos eleitos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2019 às 16:09

Caro Nação Valente

Os viúvos e órfãos do destituído de braço dado com os ricciardis falharam por pouco a maioria na AG. Na próxima AG arregimentam mais uma ou duas centenas nas claques e nas redes sociais e têm a maioria dos vostos!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 16:43

É uma possibilidade, caro Leão Zargo. Compete à Direcção mobilizar os sócios da maioria silenciosa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2019 às 15:14

Leão Zargo,

Eu sou sócio do Sporting e não fui à AG... sabe porquê? Porque iria lá para votar contra..... Mas como prefiro ser construtivo e não destruidor, preferi não comparecer... Logo não é liquido que os sócios ausentes sejam pró Varandas.
Quanto ao desafio ser maior que o expectável.... ninguém obrigou o Varandas a ir contra a vontade de pelo menos metade dos sportinguistas.... existia a ideia de que agora eramos todos anti brunistas, mas o que tem vindo a ser comprovado é que não é bem assim.... não existe humildade do Varandas para reconhecer esse erro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2019 às 16:06

Schmeichel

Permita que eu seja claro num aspecto importante: o Schmeichel nunca revelou espírito construtivo, foi sempre absolutamente destrutivo com aquilo que não concorda. Não vejo grande mal nisso, mas não me parece correcto que afirme o contrário.

Frederico Varandas foi eleito com os votos maioritários que obteve. É assim que as coisas funcionam democraticamente. Faz parte do "jogo" a crítica e a oposição, o que pode surpreender é a existência de alianças e a acção organizada entre pessoas que se chegaram a odiar em determinado momento.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2019 às 16:56

Eu sou contra esta direcção mas não vou ser eu a pedir AG destitutivas.... ser destruidor é por exemplo estar constantemente a definir alguém como croquete ou maluco como o faziam no passado. Eu posso ser contra o Varandas fazendo oposição construtiva.... nunca leu da minha parte pedido de eleições antecipadas.... ao contrário do que foi feito com o anterior presidente.

Quanto à maioria ter votado no Varandas.... confunde-se maioria com mais votos.... é difícil definir democracia quando uns valem mais que outros!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2019 às 17:05

Scmeichel,

no caso do Sporting os Estatutos estabelecem que é eleita a lista que obtiver mais votos para o respectivo órgão social.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 12.10.2019 às 13:26

O problema é que não são só os órfãos, viúvas e elementos de claque. são também grupos, grupinhos e grupelhos, com agenda própria, para irem para o poleiro mais os amigos, pois sabem que nunca ganharão umas eleições no Sporting. Numa situação de caos aparecerão como os messias. Apoiantes do destituído e alguns membros de claque, são a parte mais ruidosa e mais turbulenta, mas são apenas a ponta do iceberg. A parte não visível - e que manobra nos bastidores - é a mais perigosa para o nosso Sporting como o conhecemos. Dos sócios e ecléctico. Há muitos interesses. Grande Sporting, só um clube gigantesco, consegue continuar imponente e a ganhar títulos em todas as modalidades, apesar de tudo. Eu por mim, só tenho uma preocupação: o bem do Sporting Clube de Portugal. Logo às 18:30 lá estarei no João Rocha a apoiar o Andebol.

PS - Penso que os estatutos são claros, tanto para aqueles que insultam e denigrem o os dirigentes em AG, como aqueles que prejudicam e apoucam o Sporting nas TVs. Estou à espera dos processos disciplinares para todos e até os votarei em AG, se necessário for.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2019 às 15:07

Porque razão não se aplicou os estatutos ao Espadinha?! Nivel no discurso é só quando dá jeito?!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 15:19

O seu comentário acrescenta ao debate um aspecto importante: os ruidosos turbulentos, são apenas a parte visível do iceberg.

E concordo que o Clube, sem pôr em causa a liberdade de expressão, devia começar por demarcar-se de comentadores que dizem representar o Sporting, mas representam interesses obscuros.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 13.10.2019 às 17:55

Nação Valente----------- Estamos feitos ao bife, como diz um neto meu, por acaso da cor vermelha. Começo a ficar farto desta engrenagem, pois o lugar de Presidente do meu clube deve ser um lugar muito apetecível. Esta coisa de dizerem, que adoram, que gostam do SCP, é tudo uma farsa e uma grande hipocrisia. Se essas pessoas que concorreram ás eleições e que foram derrotados estão num silêncio profundo é sinal que concordam com esta gente, que apenas desejam a demissão do Presidente Varandas, para se sentarem no lugar de sonho de alguns deles.
Temos de resolver rapidamente dois ou três problemas. Um está solucionado há muito tempo, que foi a destituição do presidente em exercício numa AG bastante concorrida, mas que ficou muito longe da totalidade dos associados que podem votar. O outro problema é o das claques. É uma assunto a estudar e que a actual Direcção terá de apresentar propostas, que não prejudiquem o clube e que acabem com as mordomias que tinham, que eu pessoalmente não concordo em muitos casos e que já foram tornadas públicas, O terceiro caso é perguntar aos associados que perderam as eleições se estão ou não de acordo com esta situação horrível, que aconteceu na AG. Quem estiver de acordo com esta selvajaria deve a Informação do SCP proporcionar no jornal ou no canal do SCP , que digam aos associados deste clube, o que pensam desta situação, pois tenho a certeza que vamos ser surpreendidos , pois chega de se esconderem.
Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 12.10.2019 às 14:20

Apesar do ruido dessas facções, a minha pergunta é outra:

Quem é que está na realidade com FV ?

Numa altura em que o clube deveria estar unido em recuperar de tudo o que aconteceu, passado 1 ano, FV não tem apoios de ninguem.
Só um ex.presidente apareceu a defende-lo e por mais incrivel que possa parecer, até a comissão de Gestão que devia saber bem das dificuldades que FV ia ter - está abertamente critica do trabalho desta direcção.

Nas TV's os mesmos que colaboraram para a queda de BC, estão agora a fazer o mesmo a FV.

E tudo isto numa altura em que se conseguiu realizar o que me parece um bom acordo com a banca.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.10.2019 às 14:51

Não tem o apoio de ninguém? Explique lá isso. Se se baseia na maioria dos 1.300 sócios que votaram na AG, é a prova que não sabe nada do que afirma, porque não existem outros elementos de comparação para o que diz. Você deve ser um dos porta-vozes dos jornalixos que nos canais de TV dizem o mesmo, só por pressentimentos e não por números.

Até às próximas eleições é ele o eleito e depois das próximas se verá. E olhe que eu não votei nele.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 12.10.2019 às 15:01

Provavelmente terá o comentario apagado e por arrasto esta resposta, mas vou ainda assim dar-me ao trabalhode responder.

quando digo que não vejo apoio a FV (e infelizmente na minha opinião) é apoio publico, de comentadores afectos ao Sporting, de ex dirigentes, jogadores etc.

Lembra-se de alguem vir a publico dizer que esta direcção está a fazer um grande trabalho ? eu não.

Sim "até ás proximas eleições ele é o eleito" - duvido é que seja daqui a 3 anos (infelizmente para o Sporting)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 15:34

A resposta ao seu comentário já foi dada, em parte, por um outro leitor, mas deixe-me lembrar-lhe que muitos dos comentadores que refere foram apoiantes de BdC, até cair em desgraça. A sua credibilidade vale o que vale. Por outro lado, Sousa Cintra foi apoiante de BdC até ao limite. Assumiu a Comissão de Gestão, alguém tinha de o fazer, mas as medidas que tomou não ajudaram a tirar o Sporting do fosso, antes pelo contrário. Vale o que vale.

Entretanto Varandas e a sua equipa vão resolvendo os graves problemas financeiros que encontrou. Ainda não cometeu nenhum erro que lesasse, os interesses do Clube, e que são fundamentais para a sua sobrevivência.

Cometeu alguns erros na gestão do futebol profissional, mas quem não fez que atire a primeira pedra.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 12.10.2019 às 19:25

Tem razão sobre Sousa Cintra e muito avisei aqui sobre isso.

Mas muita gente abstinha-se de criticar porque pensava que isso ia de alguma forma dar força a BC
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 12.10.2019 às 19:31

Sobre BC - este tinha mts inimigos mas calaram-se porque este mostrava alguns resultados e tinha a grande maioria dos adeptos com ele.

Mas as críticas a Varandas vêm até de pessoas que nunca apoiaram BC

Esse José P Rodrigues, Octavio Machado, espadinha, moita flores etc
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 12.10.2019 às 14:48

Deixem-me lembrar o que disse o Schmeichel a propósito da AG de 30/11/2018:

"De Schmeichel a 01.12.2018 às 12:52
Não vi a AG... mas acho desconcertante esta ideia de que vamos unir o Sporting expulsando os brunistas.... não tem sentido! O direito à critica é um direito de todos os associados, e só se atinge a união no Sporting quando todos se sentirem minimamente representados pela direcção.....
Não me parece inteligente estar com limpezas étnicas nesta altura.... o Varandas que lidere, e aos poucos o pessoal vai esquecendo BdC, trazer a expulsão do próprio só atiça mais os seus apoiantes, e primariamente é uma decisão que não visa unir, mas sim separar. Depois não se admirem, se estamos a analisar um orçamento, falar-se do BdC.... é ridiculo o extremismo de ambas as partes.
Não percebo a lógica de expulsar pessoas de serem sócios do Sporting.... chamem-se BdC ou Godinho Lopes....."

Andamos sempre á volta do mesmo e não saímos disto. Meu pobre Sporting o que mais te irá acontecer!
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2019 às 15:04

Obrigado por recordar o meu comentário.... mantenho na íntegra o que escrevi.... porque ser sportinguista é ser de um clube de Milhões de adeptos e não existe só uma forma de ser sportinguista, por isso a minha recusa nesta visão muito simplista de expulsar sócios e acharem que isso será benéfico.
O BdC pecou e foi expulso por não ter tido a capacidade de perceber que ninguém está acima do clube..
esta direcção do Varandas não tem o apoio da maioria dos sócios do Sporting e como resolve isso? Antagoniza.... divide.... cria atritos com sócios.... parece-me precisamente o rumo contrário ao que o Sporting precisa.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 12.10.2019 às 15:45

Solução ?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2019 às 16:57

Podiam começar por deixar de usar o termo expulsão e usar mais a palavra integração....
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 12.10.2019 às 18:27

Boa. E o que preconiza para o comportamento dos arruaceiros em todas as AG, que fazem com que elas não decorram normalmente ?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2019 às 15:58

Cada qual utiliza determinados argumentos como entende. No entanto as conclusões que tira não passam de interpretações, pautadas pelo subjectivismo.

Nenhuma AG expulsou os brunistas, e a melhor prova é que aparecem em todas as Assembleias, com o intuito único de desestabilizar. Quem foi expulso foi o Presidente anterior (não me lembro se mais algum membro da sua Direcção) por tomado graves decisões, à margem dos Estatutos.

Confundir direito à crítica legítima com arruaça nem sei se lembra ao diabo. Esta gente que anda por aí, desde que Varandas tomou posse, incluindo AGs, não a criticar construtivamente, mas a insultar órgãos legitimamente eleitos, não pode gostar do Sporting. O comportamento arruaceiro não pode ser permitido. Quem o acha normal é seu cúmplice.

A questão da expulsão é simples. Está prevista nos Estatutos. Godinho Lopes que se demitiu após ter sido pressionado, foi expulso em função de um acto vingativo do ex-Presidente. Pode ter gerido mal o Clube, mas se formos por aí poucos terão a consciência limpa.
Imagem de perfil

De Radio TugaNet a 12.10.2019 às 16:11

Muito Bom Este Blog

TOP

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo