Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Co Adriaanse gostou do Sporting

Rui Gomes, em 27.07.14

 

Co Adriaanse - antigo treinador do FC Porto, entre outros - esteve a observar a partida de pré-época entre o Sporting e o Utrecht, na sua capacidade de conselheiro técnico do clube holandês, e no final do jogo dirigiu louvores à equipa leonina:

 

«Não esperava este Sporting. Fui algo apanhado de surpresa. Sei que venderam alguns jogadores e tem muitas nacionalidades diferentes, mas jogam como equipa, jogam bom futebol e estão muito bem fisicamente. Gostei muito da inteligência e qualidade de Montero, parece-me muito bom jogador. Gostei também muito do defesa central Eric Dier. Por ser um jogador alto, parece ser pesado e com pouca velocidade, mas não o é. Teve lances muito bons. Parece-me ser um jogador muito completo. Quando eu estava em Portugal, o Sporting lutava pelo terceiro, quarto lugar. Hoje, tem uma equipa ao nível da Liga dos Campeões.»

 

Sempre razão para satisfação ouvir um conhecedor do mundo do futebol dizer bem da nossa equipa e dos nossos jogadores. Veremos, em breve, se terá razão quanto à qualidade da equipa para a Champions. Gostei das suas apreciações sobre os dois "leões", mas, como não podia deixar de ser, tomei nota especial da referência a Eric Dier, um dos meus favoritos, como já tive ocasião de sublinhar aqui no blogue. Bruno de Carvalho e a SAD que façam o que for necessário para não perder este enorme talento, porque é por de mais evidente que não serão uns quaisquer 5 ou 6 milhões que compensarão devidamente a sua saída, como alguns dos adeptos mais "distraídos" advogam.

 

publicado às 05:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De gestão desportiva a 27.07.2014 às 08:40

Senhor administrador, se quiser colocar este comentário noutro post que se enquadre mais ao tema faça o favor de colocar.

Este comentário tem como como objectivo clarificar certas situações que têm sido falsamente postas a circular na blogosfera leonina, pelos "suspeitos" do costume.
Uma dessas situações é o prejuízo de mais de cem milhões pela anterior direcção, o que não corresponde á verdade.
O que houve foi um investimento claro para nos aproximar-mos dos outros, e que foi sabotado pela oposição.

A explicação sobre investimento e passivo, que está muito bem feita é da autoria de dois comentadores de outro blog

" Óbvio. Isso é verdade para qualquer dos 3 grandes. Os 3 têm défices de exploração crónicos. E por isso é que vendem.

A relação entre passivo e resultados não é tão simples como dizes. Os maiores passivos são os das maiores empresas, o que é normal. E há vários tipos de passivo, alguns preocupantes, outros nem por isso. O Benfica tem muito de ambos. O passivo subiu imenso nesta direcção, tal como o Activo, e tal como o Volume de Negócios."



"A ideia de que os clubes (e as empresas) são imunes ao que se passa na economia é, infelizmente, falsa. As crises na banca têm impacto no Benfica, como têm no Sporting, no porto, na PT, ou Porto Editora.

Em relação ao passivo, as coisas não são assim tão simples. Para se poder investir e aumentar as receitas é necessário crédito.

É a velha história do, se eu lucro 2 por mês e posso passar a lucrar 10 se comprar uma nova máquina que me custa 100, posso esperar 50 meses a acumular os lucros e comprar a máquina nessa altura, ou posso pedir já os 100 ao BES, leia-se contrair passivo, pagá-los em 11 meses (para pagar 10% de juro) e facturar 390 nos outros 39 meses. Tudo depende da rentabilidade dos investimentos efectuados. No cenário acima, o mau gestor até é o que não aumenta o passivo, como é fácil de perceber."




""E o buraco tem que ser muito grande"

O buraco? Que buraco? Se o BES exigir hoje à PT que pague os empréstimos todos (já faltou mais), e a PT não tiver dinheiro disponível (porque o investiu em infraestruturas e o BES não aceita o pagamento em infraestruturas) e não tiver mais quem empreste, a PT vai ter que vender edifícios e coisas do género. E dá lucro todos os anos. Qual seria o tamanho do "buraco" da PT?

A necessidade de vender não apareceu hoje, ela existe porque há défice de exploração. Mas a ideia é vender um ou dois por ano, manter o passivo bancário a níveis geríveis e ir criando novos activos para vender. A implosão do BES fez com que se tenha que fazer tudo de uma vez. O Benfica vai registar resultados como nunca tinha registado, vai pagar empréstimos e baixar brutalmente o passivo bancário. Isso quer dizer que passou a ser bem gerido? Passivo a baixar = boa gestão, passivo a subir = incompetência? O Benfica vai liquidar activos (registando mais valias, é certo) para pagar passivos, é só. E isto não é por incompetência: é porque houve uma mudança nas regras do jogo que ninguém esperava.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 27.07.2014 às 15:31

«Uma dessas situações é o prejuízo de mais de cem milhões pela anterior direcção, o que não corresponde á verdade.
O que houve foi um investimento claro para nos aproximar-mos dos outros, e que foi sabotado pela oposição.

A explicação sobre investimento e passivo, que está muito bem feita é da autoria de dois comentadores de outro blog»


Com certeza, quando gastas quase 2,5 vezes mais do que aquilo que ganhas, só podes ser um óptimo gestor... de falências!


Foi a oposição que convenceu o Sá Pinto a mandar vários jogadores importantes no balneário embora no início de 2012/13, foi a oposição que influênciou técnico e jogadores a exibirem-se em tão mau plano até praticamente à chegada de Jesualdo Ferreira ao comando técnico da equipa...

E foi certamente a oposição que obrigou Godinho Lopes a vender jogadores na janela de transferências de inverno e a utilizar jogadores jovens com contratos curtos, e a vender montes de percentagens de direitos económicos dos jogadores, porque gastava 2,5 vezes mais do que ganhava...

Pois com certeza... Haja Luz para entendermos as coisas da tua maneira.
Sem imagem de perfil

De gestão desportiva a 27.07.2014 às 08:56

Continuação

" pode parecer que estou a fazer a defesa da direcção neste assunto, mas não estou. Estou a tentar perceber o que se passa. Aliás, essa é uma crítica que faço à direcção: falta de transparência.

"Se as vendas do Benfica foram tão elevados nestes ultimos, superando largamente as vendas, criando assim mais valias óbvias, porquê é que havia a necessidade do Benfica em endividar-se como se endividou?" Se não se tivesse endividado não tinha comprado Enzo, Gaitan, Salvio, Oblak, Cardozo, Lima, Fejsa, Garay, Lisandro, etc. Só nestes estão quase 70 M €.

"Simplificando ainda mais, se eu tenho um negócio onde as vendas superam as compras, originando resultados liquidos positivos, para quê é que vou á banca para ainda ter que me financiar?" Este não é o teu negócio. O teu negócio é vender bilhetes e merchandising. Isto são compras e vendas de activos que a tua actividade corrente não suporta. Tens que te financiar. Isto é válido para todos os clubes portugueses, não é fruto dos meus "fervores clubísticos". Aliás, não vejo o que é que eles têm a ver com isto: os meus fervores nascem e morrem dentro do relvado.

"E o BES pode pedir assim do nada à PT que pague os empréstimos? Não há prestações acordadas?"

Claro que há. Mas numa relação normal pode haver um rollover, ou seja, uma renovação das linhas. Se estás fortemente financiado (como é o caso do Benfica) e as linhas não são renovadas, raramente sobrevives. Há montes de PME a falirem por causa disto.

"isso gerou um retorno financeiro brutal que permitiu um saldo positivo de 160 milhões de euros,"

É esse o saldo que vais transformar agora em liquidez.

Mais uma vez, estou a supor que é isto que se passa. Não sei se não é uma limpeza de balneário por outras razões, ou se o Benfica não vai investir a seguir todo o dinheiro que fez. Não temos explicações suficientes por parte da SAD.
Sem imagem de perfil

De d a 27.07.2014 às 10:45

Irra...! APROXIMARMOS...!!! Tira lá o hífen...
Sem imagem de perfil

De sardinha a 27.07.2014 às 11:23

Oh Talisca, mas alguém quer saber do boifica?
Estão em modo Godinho como os corruptos do Norte, nem sabem o que os espera.

Queres ver os 100M€ negativos é só ires ler os relatórios e contas, se souberes. Depois aproveita e passa pelo site da liga para conferires a classificação de 2012/13.

Talisca pah, tem dó.
Sem imagem de perfil

De jose a 27.07.2014 às 13:06

Muito sincramente, é uma análise em pés nem cabeça...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.07.2014 às 15:05

Foram interessante os elogios Co Adriaanse gostámos de ouvir e ler.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 27.07.2014 às 15:58

Também disse que se arrependeu de ter saído do FC Porto da maneira que saiu, algo que me surpreendeu, porque sempre tive a ideia que ele era um técnico com uma "pancada" muito forte, talvez uma ideia errada, mas que era arrojado, lá isso era, para vir jogar em Portugal em 3-4-3.

De resto, não disse mentira nenhuma, mas para conselheiro técnico, deixa muito a desejar, pois mal e porcamente, o Achiles '29 pareceu-me saber defender melhor como equipa, pelo menos durante a primeira parte, que na segunda já não se ralaram muito com isso. O Utrecht deveria fazê-lo muito melhor e já agora, podiam vir cá a Portugal e contratar um bom guarda-redes português, que por cá sempre se aprende a encaixar as bolas (é pá, isto agora soou um pouco suspeito).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 16:18

Por alguma razão o Utrecht é o 10.º classificado de uma Liga que privilegia mais o ataque do que a defesa.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 27.07.2014 às 16:48

Independentemente de ter dito coisas com validade e de gostar dele, o Adriaanse é parvo.

Foi treinador em Portugal um ano e a quatro jornadas do fim foi a Alvalade com dois pontos de vantagem.
O Sporting foi segundo, longe de lutar pelo terceiro e quarto nos "anos" que esteve em Portugal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 17:23

Penso que ele usou o termo mais como uma expressão genérica, tentando enaltecer o que aparenta ser um bom momento do Sporting.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo