Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

11159991_420477324798953_8782978905106115339_n.jpg

 

... Ou porque há informações relevantes que não são reveladas, ou porque são apenas parcialmente reveladas, ou ainda, porque são reveladas com acentuada ambiguidade, já para não dizer pior.

 

Veio-se agora a "saber", segundo o que a Sporting SAD comunicou à CMVM através do Relatório e Contas semestral, que o montante que se encontra congelado pela UEFA é na ordem dos 18 milhões de euros, referente aos prémios desta época e da anterior.

Em concreto, são 18,2 milhões de euros retidos pelo organismo máximo do futebol europeu, contra os 14,2 milhões entretanto provisionados para fazer face a um eventual pagamento. Eventual porque, neste momento, o Sporting aguarda ainda uma decisão das instâncias nacionais, "situação esta que é considerada como relevante do ponto de vista jurídico."

Ainda que a Sporting SAD "tem reunidas todas as condições para, quando necessário, liquidar essa responsabilidade que por sua vez está devidamente provisionada nas Demonstrações Financeiras, pelo que não afectará a sua rentabilidade operacional futura".

 

A grande novidade - pelo menos para mim, que tenho acompanhado este processo com muita atenção desde o primeiro dia - é que contrário ao que sempre constou, não são só os prémios desta época que estão retidos pela UEFA, são também os da época passada.

 

Para verificar a veracidade desta disposição - algo que ainda não fizemos, mas temos toda a intenção de fazer - teremos de averiguar o valor total dos prémios de 2015/16 e, ainda, a data em que a UEFA emitiu a ordem de retenção da verba, por solicitação da Doyen Sports.

 

Ainda que o total da dívida é de 14,2 milhões de euros, quando se pensava que era 15,6 milhões. De qualquer modo, há ainda o acréscimo de custas e juros de mora de 0,5% mensalmente.

 

O terceiro ponto não verdadeiramente explicado, é que decisão é esperada das instâncias jurídicas nacionais, depois do juízo do Supremo Tribunal Federal da Suíça. Isto, no que é relevante ao pagamento da dívida, disposição que não pode ser revisitada por nenhuma instância jurídica.

 

O último parágrafo refere a mais da usual conversa demagógica, em que há condições para pagar mas que ainda não se pagou. Decerto porque o Sporting tem muito prazer em pagar juros de mora, além do impacte negativo na sua imagem.

 

É absolutamente exasperante lidar com um presidente deste baixo calibre, que, depois, ousa passar uma boa parte dos seus dias a disparar em todas as direcções do seu escritório no Facebook.

 

publicado às 18:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.03.2017 às 19:23

Sempre pensei que o Rui não fosse fazer referência ao R&C mas sim o Drake.

Assim sendo a razão do SCP decorre de :

" A Doyen requereu ainda, junto do Tribunal da Relação de Lisboa, o reconhecimento da sentença arbitral proferida pelo TAS/CAS. A Sporting SAD deduziu oposição argumentando que o reconhecimento seria contrário à ordem pública, designadamente porque a sentença arbitral (i) condena o Sporting ao pagamento de juros usurários; (ii) valida contratos que violam direitos fundamentais dos jogadores; (iii) valida contratos que violam regras do direito da UE da concorrência e a liberdade de circulação de trabalhadores.
Sobre este último ponto, o Sporting requereu ao tribunal que suspendesse a instância para colocar determinadas questões ao Tribunal de Justiça da UE. O Tribunal aceitou a constituição da UEFA e da FIFA como assistentes do Sporting no processo.
Até à data o Tribunal ainda não proferiu qualquer decisão. "

Acho ainda mais curioso que o Rui tome de animo leve como correta os 0,5% ao mês referidos pela Doyen.

Sobre:

"A grande novidade - pelo menos para mim, que tenho acompanhado este processo com muita atenção desde o primeiro dia - é que contrário ao que sempre constou, não são só os prémios desta época que estão retidos pela UEFA, são também os da época passada."

Conforme deve saber existe um desfasamento de tempo até que UEFA os valores relativos a MArket Pool por exemplo e como acontece nessa rubrica eventualmente poderá acontecer noutras, basta ver por exemplo no relatório do 1º trimestre de 2016/17 a "Europa League Surplus" de 376 mil €.

Foi publico em Abril de 2016 que a UEFA iria cativar os valores a receber pelo SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 21:01

Tanto para explicar tão pouco e nem lhe digo o que pode fazer com o seu parágrafo de abertura.

No que diz respeito à jurisdição portuguesa nada tem a ver com o juízo do tribunal da Suíça directamente, mas sim com o reconhecimento para efeito de penhora, que acho que foi o que a Doyen intentou.

Se não é 0,5% ao mês, quanto é ?

Sei que vocês são peritos em fazer copy-paste, especialmente de outros blogues com uma postura favorável ao "messias", mas pode indicar aqui a data exacta em que a UEFA congelou o dinheiro dos prémios ?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.03.2017 às 21:14

Rui ignorando o seu comentário alias está a tornar-se pratica usual logo pouco efetiva, sobre as minhas fontes digo-lhe que ainda sei ler os R&C.

As noticias que encontrei são todas de Março de 2016.

Mais recentemente encontrei este artigo do Record mas para o Rui não deve ser levado em conta pq o Record é pro bdc no entanto aqui fica:

"Os prémios do Sporting na Champions foram congelados pela UEFA por causa do caso Rojo, mas o dinheiro (entretanto transferido para uma empresa independente) só será entregue à Doyen quando for encerrado o caso que decorre na Justiça portuguesa, iniciado precisamente pela empresa e no qual os leões apresentaram um requerimento onde alegam que o acordo de partilha de passe do atleta violava os princípios da concorrência.
Ao que Record apurou junto da UEFA, a empresa depositária dos cerca de 15,6 M€ que o Tribunal Arbitral do Desporto obrigou os leões a pagar à empresa só libertará a verba quando o caso estiver completamente fechado nos tribunais portugueses."

http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/doyen-a-espera-do-tribunal.html

Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.03.2017 às 10:19

Notícia da imprensa em Dezembro de 2016:

"O Sporting informou esta quinta-feira que vai ter de pagar 12 milhões de euros ao fundo de investimento Doyen, depois de o Supremo Tribunal da Suíça ter recusado o recurso interposto pelo clube da I Liga portuguesa de futebol.

Os leões tinham decidido recorrer da sentença do Tribunal Arbitral do Desporto, que tinha condenado o Sporting a pagar 12 milhões de euros à Doyen, que detinha parte dos direitos do argentino Marcos Rojo, transferido para o Manchester United por 20 milhões de euros.

"O Supremo Tribunal da Suíça decidiu não dar provimento ao recurso interposto pela Sporting Clube de Portugal — Futebol, SAD sobre o chamado “caso Doyen”. Nesse sentido, foi confirmada a sentença proferida pelo Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (TAS) que condena a Sporting Clube de Portugal — Futebol, SAD ao pagamento de 12 milhões de euros à Doyen acrescidos de juros”, lê-se no comunicado dos leões no Facebook.

A decisão do Supremo Tribunal Suiço não é passível de recurso, o que BdC está a fazer é tentar atrasar o pagamento, com evidentes custos reputacionais para o clube que devia defender, seguindo o velho ditado dos caloteiros que pagar quanto mais tarde melhor.

Mas com juros a vencer a 6% ao ano é um excelente investimento para a Doyen e por isso nem sequer têm pressa na cobrança.

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.03.2017 às 10:26

O Vasleras que o digam não é Francisco Maria!
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.03.2017 às 10:30

Quando lhe faltam argumentos invoca sempre o SLB.
Mentindo como sempre.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.03.2017 às 10:46

Não me confunda ...

Veja o que os Suecos tiveram que fazer para vocês chegarem-se a frente ... e passado quanto tempo !?

E não é falta de argumentos meu caro apenas uma lembrança ao vosso sentido critico em relação a temas relacionados com o SCP Vs a ausência dos mesmo qd relacionados com o vosso clube.

Quando perceber isso ai sim poderemos "argumentar" até lá vai levando com estes lembretes.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.03.2017 às 11:00

A sua falta de argumento até o leva a desmentir comunicados do seu clube, veja bem!
E o SLB pagou aos suecos apenas aqui a que tinham direito, nem mais um cêntimo, apesar das pressões públicas para extorquir uma pequena fortuna que não lhes era devida, e que tiveram que reconhecer.
Assunto encerrado... enquanto a Doyen vai capitalizando juros a 6% ao ano!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.03.2017 às 12:05

Mas desmentir o que homem o que é que eu desmenti !?

"E o SLB pagou aos suecos apenas aqui a que tinham direito"

Se tinham direito porque não o fez mais cedo !? Vá lá enganar quem quiser com a sua oratória.

A Doyen irá cobrar os juros a que tiver direito, assim como o SCP irá pagar, se estiver atento o processo em questão foi colocado pela Doyen nos tribunais nacionais o que o SCP fez foi aproveitar para:

"Sporting requereu ao tribunal que suspendesse a instância para colocar determinadas questões ao Tribunal de Justiça da UE. O Tribunal aceitou a constituição da UEFA e da FIFA como assistentes do Sporting no processo.
Até à data o Tribunal ainda não proferiu qualquer decisão. "

Acho que a UEFA e da FIFA não seriam assistentes num processo de um clube "caloteiro" como o caro teve a desfaçatez de escrever.

Eu assumo o que escrevo não preciso de me esconder em mentiras nem deturpar o que outros escrevem como o caro fez.

Passe bem .... longe de preferência!
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.03.2017 às 12:11

Não é o seu clube que é caloteiro, é o presidente transitório que hoje lá está sentado.
Um dia a historia contará toda a verdade.
E as citações que faz referem-se a Abril de 2016, antes da decisão final a que se refere o comunicado do Sporting em Dezembro de 2016, que você está a desmentir.

E não me manda para longe, não tem autoridade para isso.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.03.2017 às 15:12

"E as citações que faz referem-se a Abril de 2016, antes da decisão final a que se refere o comunicado do Sporting em Dezembro de 2016, que você está a desmentir."

As citações que fiz relativo ao processo com a Doyen fazem parte do R&C publicado ontem dia 01-03-2017.

Como esta a ver continua a mentir e a deturpar o que escrevi por isso pergunto-lhe +1 vez onde é que eu desminto o que ?



Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.03.2017 às 15:24

Bem sei donde retirou o texto, mas o factos referidos remontam a Abril 2016, antes da decisão final e sem recurso do Supremo Tribunal Suiço referida no comunicado do Sporting em Dezembro de 2016.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.03.2017 às 16:17

O que você andar a fumar !?

Espero que seja a última vez que se intrometa nas minha conversas farei o mesmo em relação à sua pessoa.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds