Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




22156696_Hac4K.png

A Comissão de Instrutores (CI) da Liga Portugal arquivou a solicitação do Sporting para que fosse elaborado um auto de flagrante delito a Pepe.

Em causa estava um lance ao minuto 32 do clássico (1-1, em Alvalade), na área portista, que envolveu o defesa portista e o capitão leonino, Coates.

No entender do Sporting existia matéria para considerar a existência de uma agressão do jogador do FC Porto ao capitão leonino.

A Comissão de Instrutores, no entanto, considerou que não existe matéria de facto para a abertura de um processo sumário.

Não "existe matéria de facto"?... Adorava saber a interpretação desta questão por parte da referida Comissão, mas tendo presente o que a casa gasta no futebol português, seria um desperdício de tempo e energia.

Desconhece-se neste momento se o Sporting CP vai recorrer desta decisão ou até se há mecanismos para esse fim.

Com tudo isto, o silêncio da APAF e do Conselho de Arbitragem continua ensurdecedor!

ADENDA

Miguel Braga, responsável de comunicação do Sporting, deixou duras críticas à Comissão de Instrutores (CI) da Liga pela decisão de arquivar o pedido do Sporting.

"O que os Instrutores da Liga responderam, no fundo, é que as imagens não mostraram de forma clara, evidente e inequívoca que foi cometida uma infracção. Ou seja, este murro que o Pepe dá no Coates não é um murro claro, nem evidente, nem inequívoco para os Instrutores da Liga. O que me deixa logo a pergunta: o que é que será claro e evidente? Se o Pepe entrar com uma matraca dentro do jogo? Não sei. Se o Coates jorrasse sangue?

Faz-me a maior confusão, ainda para mais tendo uma Liga que é presidida por aquele que foi considerado e que se dizia muito que era o melhor árbitro português. E interrogo-me qual é a mensagem pedagógica que estamos a passar às nossas formações, aos nossos jovens, às nossas crianças. ‘Se queres ser jogador de futebol e central, sê muito malandro e se possível dá um murrinho no avançado adversário de uma forma que certos Instrutores nem consideram que é clara, evidente e inequívoca'.

Não está em causa, nem nunca esteve, tenho repetido isso, a qualidade do Pepe, o que o Pepe já deu ao futebol português e à Selecção Nacional. Não é um lance que põe isso em causa, obviamente. O que está aqui em causa é que há uma agressão clara, evidente e inequívoca. Há pessoas no nosso futebol que olham para isto com outros olhos. Eu não percebo sequer onde é que se está a tentar chegar e que mensagem é que se está a tentar passar aos nossos, às nossas crianças e às pessoas que vêem futebol. Parece que estamos todos aqui a brincar e que se deixe que o Pepe faça estas coisas dentro do campo.

Volto a dizer, não está em causa o Pepe, a pessoa, está em causa um jogador do FC Porto que deu um murro nos queixos a um jogador do Sporting. Temos a sorte de ter uma câmara de televisão que está a ver de perto o lance. Ele cerra os dentes, dá-lhe um murro na cara e isto para alguém não é claro, nem evidente, nem inequívoco. Eu adorava saber a explicação dos senhores da Liga. Acho que esta é uma mensagem altamente perigosa que estamos a passar para todos, inclusivamente para jogadores que continuam no nosso campeonato e para outros escalões. Quem veja isto e percebe que pode fazer este tipo de comportamentos, até se mandam imagens para a Liga e os senhores Instrutores acham que isto é tudo normal, isto é tudo surreal! Normal não será, com certeza.

Sentimento de uma certa impunidade?

"Certa impunidade é ser simpático. Isto não é uma certa, é a total impunidade"

Não misturar com Pepe jogador

"Não devemos pôr tudo dentro do mesmo saco. Não estamos aqui a olhar para o Pepe, para o jogador x ou y. Estamos a olhar para um lance em concreto. E repito: faz-me muita confusão que os Instrutores da Liga olhem para isto e achem que isto não é um lance claro, evidente e inequívoco. E se vamos estar atentos a exibições de árbitros, acho que também vamos ter de estar atentos ao que dizem estes senhores Instrutores da Liga em casos futuros. Porque, volto a dizer, parece que só com sangue e com uma fractura exposta é que talvez considerassem que era um lance claro e inequívoco. Não se consegue perceber como é que alguém olha para isto e diz que está tudo bem"

Participação ao Conselho de Disciplina

"O Sporting fez uma participação ao Conselho de Disciplina sobre este lance, para dar origem a um processo disciplinar. Obviamente, não é o processo sumário, mas esperemos que do lado da Federação, de forma mais ponderada, tenham acesso a esta repetição, se calhar os senhores da Liga não tiveram, e digam de sua justiça. Eu acho que isto é um caso de Justiça elementar"

publicado às 12:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 21.09.2021 às 08:01

esqueça essas cenas de VAR, queixas, APAFs e CA's, que ninguém se quer comprometer e esta época há um clube para reerguer e um ex-vice presidente muito esquecido e distraído para entronizar (mantendo a anterior equipa dirigente, que, coitada, num sabia de nada - a ignorância é mesmo uma bênção).
A bem do futebol português e da nação, claro.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 21.09.2021 às 09:57

Se houvesse matéria (dentes partidos no chão, sangue a correr) aí talvez a Comissão pudesse analisar o assunto! Assim sendo, deixem os senhores trabalhar que o Palhinha ainda não cumpriu castigo do 5º amarelo da época passada.

E o VAR, alguem pergunte quando volta aos jogos dos 3 grandes!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 11:44

Voltará à conveniência e não antes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 22:10

"Se houvesse matéria (dentes partidos no chão, sangue a correr)"...

Miguel Braga refere precisamente isso.
Sem imagem de perfil

De FF a 21.09.2021 às 11:08

Bom-dia,
Era de esperar tal decisão.
Os mafiosos que integram os órgãos de decisão da tribo do futebol, ainda não refeitos das dores de cotovelo adquiridas na passada época desportiva, não deixarão de continuar a prejudicar cobardemente a maior potência desportiva nacional, que acaba de obter o seu 40º. triunfo europeu através da equipa de hóquei em patins (equipa esta que o sr. Medina se "esqueceu" da justa e merecida homenagem pública). Considerar não ter sido agressão o que se verificou com o patife do Pepe sobre o Coates, só mesmo de imbecis.
O nº.1 do artº 143 do Código Penal é bem explícito sobre esta matéria.
Claro que o ofendido nada poderá fazer, dado que nesta república das bananas (que me perdoem tão saborosos frutos) as leis constitucionais são subjugadas 'pelos regulamentos duma mera actividade desportiva, impropriamente denominada de indústria, onde até se cometem atropelos de linguagem ao considerar como "descontos" os tempos de compensação determinados pelos árbitros: se, p.e. esse tempo for de 5 minutos, significa que a duração do jogo terá sido 85 minutos?
A responsabilidade dos atropelos às leis constitucionais é dos políticos que tal permitem ao nada fazerem para os impedir, como até parece que os incentivam, dada a sobejamente conhecida promiscuidade entre o futebol e a política. Além de não protegerem os cidadãos, como é seu dever, também cometem e deixam cometer atentados contra a Natureza, como o exemplo que, a seguir, indicarei relativo a Alcochete.

Estará a Academia do SCP em perigo?
Dado que junto à Academia existe uma reserva natural, onde nidificam diversas aves, o previsto aeroporto porá em risco não só a fauna ali existente como os ocupantes da aeronave se eventualmente alguma ave for sugada pelos motores da mesma, danificando-os e tornando imprevisível onde irá cair.
A tal acontecer, é pouco provável que o piloto vá amarar no Tejo, repetindo a proeza do comandante Sullenberg que, salvo erro, em Janeiro de 2009, ao descolar do aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, viu os motores da aeronave serem danificados pelas aves e teve como única opção amarar no Rio Hudson, tendo todos os ocupantes do avião sido resgatados com vida.
É possível impedir a construção do aeroporto, desde que a Reserva Natural do Tejo seja considerada Patrinónio Mundial pela Unesco.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 11:47

Subscrevo genericamente a primeira parte do seu comentário. Tem razão!

Quanto à segunda parte, não comento por ser um assunto que me é alheio.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.09.2021 às 11:44

Normal e habitual, ontem, mais um roubo de igreja, ou digamos de catedral, o Sporting é um alvo a abater e os senhores da APAF, dentro e fora de camo perderam a vergonha, agora vale tudo...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.09.2021 às 11:45

"dentro e fora do campo"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 11:51

Eles não a "perderam", acho sim que nunca a tiveram.

Não assisti ao jogo de ontem, por isso não posso comentar, embora tenha visto o lance em que Otamendi comete falta clara para penálti. Ele dá na bola mas só depois de dar no homem.

Não sei se houve outros casos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.09.2021 às 12:18

O segundo golo é uma clara falta, e o penalty do Otamendi é claro e evidente, na sequência do lance (canto) o Benfica faz em contra ataque o 3º golo...
VARgonha, a semana passada foi o que foi nos Açores, esta semana mais um roubo de igreja....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 12:32

O objectivo é evidente. Parece que voltámos ao "limpinho, limpinho"!
Imagem de perfil

De Greenlight a 21.09.2021 às 13:02

Essa é a grande táctica do Mestre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 20:08

Eu diria do... "mestre".
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 21.09.2021 às 14:31

Aproveito este post para alertar os responsaveis do clube e da SAD (é quase certo que tambem freuquentam este blog) para não se cingirem apenas ao FC Porto, como tem sido apanágio, e começarem a questionar as arbitragens manhosas e ausência de VAR nos jogos do clube do regime, tendo como episódio nais recente o penalty escandaloso que não foi assinalado ontem no jogo contra o Boavista.
É que já basta o branqueamento da imprensa lampiónica... O Sporting que faça barulho. O Porto não o faz, por motivos obvios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 14:52

Creio que as reacções do Sporting obedecem a uma determinada estratégia, sendo verdade, no entanto, que o SLB anda a ser levado ao colo.
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 21.09.2021 às 15:25

Não pondo en causa aquilo que afirma o caro Rui, estou em crer que se trata de uma estratégia errada, uma vez que neste momento ninguém faz barulho relativamente ao Carnide... A imprensa, como sempre, branqueia e não se passa nada. O Porto é aliado desde Fevereiro e tambem nao se atreve a abrir a boca. E o Carnide la vai passando entre os pingos da chuva...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 15:36

Não refuto a sua consideração, mas nada mais posso acrescentar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.09.2021 às 19:19

Creio que está na hora de o Sporting dar "um murro na mesa"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2021 às 20:07

A questão será como dar esse "murro".
Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 21.09.2021 às 22:44

Infelizmente duas coisas que não causam efeito algum, cerveja sem álcool e as declarações do Miguel Braga.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo