Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2017_08_22_11_38_39_1304285.jpg

 

A Comissão de Instrutores (CI) da Liga considera que o árbitro Jorge Sousa teve comportamento incorrecto para com Vladimir Stojkovic, guarda-redes do Sporting B, e defende a aplicação do castigo previsto no artigo 198 do Regulamento Disciplinar, que prevê suspensão de um a cinco jogos.

 

O despacho da CI seguiu na segunda-feira à tarde para o Conselho de Disciplina (CD), poucas horas depois de o órgão liderado por José Manuel Meirim ter solicitado a abertura de um processo sumário por auto de flagrante delito.

A decisão final sobre um eventual castigo ou absolvição será tomada esta terça-feira pelo CD, que divulgará o mapa de castigos ao fim da tarde.

 

Na transmissão do jogo entre Real Sport Clube e Sporting B, foi possível ouvir Jorge Sousa dirigir-se a Stojkovic com impropérios, o que motivou um comunicado do Sporting e um telefonema do árbitro ao treinador leonino, Luís Martins, a esclarecer o sucedido.

 

De acordo com o ponto 2 do artigo 258 do Regulamento Disciplinar, que estabelece a base para a instauração de um processo sumário, "considera-se verificada em flagrante a infracção que é detectada através de objectos ou sinais percepcionados directamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infracção foi cometida e o agente nela participou". 

 

O ponto 5 do mesmo artigo estabelece que "apenas a falta da verificação dos pressupostos previstos no n.º 2 justifica a não elaboração do auto, não sendo relevante a moldura sancionatória abstractamente aplicável". Algo que, como se pode constatar, não aconteceu neste caso.

 

publicado às 14:13

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Imagem de perfil

De PSousa a 22.08.2017 às 15:04

Apesar de achar que Jorge Sousa exagerou, acho que não deveria ser castigado mas sim alertado\avisado. Sabem bem o que acontecerá em futuros jogos, JS expulsará quem falar para ele e ponto final!
Estas formas menos dignas de falar é o que mais existe no Futebol, infelizmente!
Se um árbitro expulsar o jogador por lhe chamar um "nome" acreditem que muitos jogos acabam antes dos 90 minutos!
Foi exagerado, sim foi!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.08.2017 às 15:45

PSousa,

Não estamos a falar dum incidente entre 2 pessoas com o mesmo estatuto (estilo jogador a insultar jogador). Estamos a falar de algo que uma pessoa com autoridade sobre outra fez, o que implica que a pessoa insultada não pode responder na hora, por poder ser expulsa por quem o insulta.

As penas para quem tem o poder têm SEMPRE que ser mais pesadas.
Imagem de perfil

De PSousa a 22.08.2017 às 15:50

Mike,
E quando o jogador insulta o árbitro, fazemos o quê? Expulsamos logo?
Havia jogos que nem 45 minutos duravam!

Tudo bem que o juiz da partida não deve fazer o que JS fez, mas acho que devemos pelo menos ouvir a sua explicação e um pedido de desculpas, que já o deveria ter feito.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.08.2017 às 16:00

"...e um pedido de desculpas, que já o deveria ter feito."

Esta é a parte fulcral da tua frase. O facto de não ter sido feito na hora( depois do fim do jogo) mostra um não arrependimento.
Imagem de perfil

De PSousa a 22.08.2017 às 16:03

Ele não se vai arrepender e da próxima vez que apitar o SCP vai certamente se "vingar".
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.08.2017 às 16:05

Mas atenção que eu não estou aqui a pedir nenhuma pena "exemplar" como os Espanhóis fizeram ao Ronaldo. Acho que 1 jornada de suspensão seria o justo.
Sem imagem de perfil

De João a 22.08.2017 às 19:29

É o que vai acontecer.

Abriram a caixa de Pandora, depois não se queixem. Quem jogou futebol sabe que os árbitros costumam ter uma relação de camaradagem com os jogadores para manter um melhor ambiente no campo. Se essa relação de confiança for quebrada as leis vão estar do lado deles e se forem aplicadas à risca não vão gostar.

Não me recordo com quem foi mas há uns anos alguém ficou ofendido por o árbitro ter dito a um jogador que ele tinha comido churrascos a mais na férias pois não chegou a tempo a um corte e fez falta. Quem não compreende isto como uma brincadeira não compreende nada.

Este caso é diferente, ele realmente perdeu a calma por alguma razão e é punido desta forma com 3 jogos quando não ofendeu ninguém, apenas usou do vernáculo depois de tentar que um jogador cumprisse as ordens quando provavelmente o que devia ter feito era dar cartão e acabou. Não esteve bem mas o castigo é mais do que excessivo.

Depois disto, quando as leis começarem a cair em força depois não se queixem da "demasiada" rigidez.
Sem imagem de perfil

De FF a 22.08.2017 às 16:15

Boa-tarde,
No China Championship (snooker) 1 jogador cometeu uma falta tão imperceptível que passou despercebida ao próprio árbitro. O jogador (do País de Gales) informou o árbitro da falta cometida. Isto sim, é o verdadeiro fair-play, coisa que raramente acontece no futebol, onde, pelo contrário, é frequente ver situações pouco dignas dos respectivos profissionais, p.e., há jogadores que cometem faltas e logo levantam os braços como se nada tivesse passado e outros que simulam lesões, etc. com o beneplácito dos assopradores de apito, que desde há muito considero serem indivíduos sem qualquer nível, do ponto de vista educacional. Este recente exemplo daquele que já foi considerado o melhor árbitro, é elucidativo. Haverá certamente excepções, mas que apenas confirmam a regra. Estas atitudes mais o comportamento de certos dirigentes e treinadores fazem com que a actividade futebol (recuso chamar-lhe desporto) seja no mínimo algo desinteressante.
Criticável igualmente a atitude do meu conterrâneo em tribunal ao afirmar que lá se encontrava por se chamar Cristiano Ronaldo, evidenciando falta de respeito e arrogância, dando assim razão ao Dr.Gentil Martins pelo comentário que sobre ele teceu.
O dinheiro ter-lhe-á subido à cabeça e feito esquecer as suas (modestas) origens.
Quem nunca se viu e se vê, nunca se farta de ver.
FF
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.08.2017 às 17:08

Eu há muito tempo que digo que deveríamos ouvir o que o árbitro diz aos jogadores.... já sei que o Rui Gomes é contra.... mas dou o exemplo do Rugby onde isto é uma realidade, onde o árbitro explica porque marcou a falta, explica que para a próxima é amarelo, no fundo vemos a pedagogia do árbitro.... em Portugal vimos o que é a pedagogia dos árbitros anti-Sporting.... insultam os nossos jogadores, para nos provocar e depois originar expulsões.

Vejam a razão da expulsão do Conté após o golo da vitória do Sporting.... é isto um árbitro anti-Sporting.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 22.08.2017 às 17:15

Ora nem mais! Tudo que fossem conversas com o árbitro durante o jogo seja de jogadores, treinadores ou dirigentes deviam ser ouvidas!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.08.2017 às 17:30

Porquê para aí ?

É colocar microfones nos jogadores para se ouvir o vasto leque de impropérios que dizem durante um jogo !?!

E, já agora, permitir as câmaras nos balneários para se ver e ouvir as instruções que os treinadores dão aos jogadores. Deste modo, não haverá segredos, nem para os adeptos nem para os adversários.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.08.2017 às 17:36

Rui Gomes,

Ouvir.... os árbitros!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.08.2017 às 17:48

Eu compreendi. Apenas adiantei mais umas sugestões...
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 22.08.2017 às 17:55

Caro Rui Gomes,
Não concorda que uma grande parte da suspeição que se cria à volta do futebol tem a ver com o secretismo desnecessário que se faz de certas coisas?
Actualmente a FPF já divulga os relatórios de jogo dos árbitros! Porque não divulgar também os relatórios dos observadores?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.08.2017 às 17:59

Nada foi dito aqui até agora sobre os relatórios dos observadores. Até é impressão minha que já são divulgados.

O que o outro leitor referiu foi ouvir o que o árbitro tem para dizer sobre certas decisões e até o que é dito aos jogadores.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 22.08.2017 às 18:24

A questão que se coloca é a seguinte: O Jorge Sousa dirigiu-se naqueles termos ao jogador do Sporting, que é unanimemente considerada incorrecta. Mas é fácil de perceber que não foi a primeira vez que o fez.
Desta vez teve o azar de ser apanhado. E não esqueçamos que se trata daquele que é considerado o melhor árbitro português.
Do mesmo modo, não faltam jogadores e treinadores que, quando são expulsos por palavras, estão sempre a alegar "eu não disse nada" ; "só disse que não concordava" etc.!!

Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 22.08.2017 às 17:48

Os árbitros e as conversas deste com jogadores e treinadores! Acho que faria todo o sentido! Porque não?
Já agora o Jorge Sousa apanhou 3 Jogos.
Parece-me bastante bem, para variar!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 23.08.2017 às 10:29

Quando a noticia saiu, nada me surpreendeu, este senhor Jorge Sousa tem um ódio visceral ao Sporting, foi também este senhor que na época passada apitou o jogo de "andebol" do Pizzi na Luz, erros crassos contra o Sporting cometidos por este senhor são habituais, não passa de um palhaço vermelho

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo