Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A chegada de Pablo Sarabia ao plantel do Sporting Clube de Portugal foi uma surpresa em vários meios do futebol, em especial os ligados ao país vizinho. A sua qualidade desportiva e o seu custo económico pareciam, nesta fase da sua carreira, estarem fora da realidade do Sporting.

No entanto, a conjugação de alguns factores, estabelecida a nível negocial, permitiu que este jogador, durante a presente época desportiva, possa expressar no Sporting as suas vastas qualidades, com a vantagem associada de não implicar qualquer custo do ponto de vista económico. É razoável ser tentado a pensar que, sendo Nuno Mendes o foco principal do negócio efectuado, Pablo Sarabia foi incluído como um "anexo" necessário para a sua concretização. Nada mais errado tendo em conta o valor do jogador e a sua "procura".

image (1).jpg

Independentemente dos objectivos financeiros do PSG, devido ao fairplay da UEFA, e da vontade de Pablo Sarabia em ter mais minutos de jogo para continuar a ser opção válida na selecção espanhola, a sua vinda é igualmente reveladora da credibilidade e estabilidade que o projecto desportivo do Sporting actualmente consegue transmitir e proporcionar.

Por mais que alguns desvalorizem este aspecto, o planeamento da carreira de um jogador de alta competição é actualmente tão rigoroso que nenhum aspecto pode ser considerado irrelevante ou deixado ao destino do acaso, muito menos as condições envolventes que são necessárias para o sucesso do seu rendimento desportivo. Se Pablo Sarabia não sentisse confiança no projecto desportivo do Sporting certamente não aceitaria a sua inclusão no negócio.

Para além de toda a importância desportiva, a vinda de um futebolista da sua reconhecida qualidade e curriculum, inegavelmente também credibiliza o Sporting Clube de Portugal a nível do seu projecto desportivo para o futebol. Até porque nos referimos a um jogador de elevadíssima qualidade, para o qual não faltam clubes desejosos de contar com os seus valiosos serviços e que também lhe proporcionariam o suficiente tempo de jogo.

Os objectivos bem definidos do actual projecto desportivo do Sporting Clube de Portugal, a competente e estratégica orientação técnica da equipa de futebol, os exemplos do sucesso recente de compatriotas, associado à uma apelativa presença na actual edição da Liga dos Campeões, criam um ambiente que o jogador julga ser propicio ao seu sucesso desportivo. A este respeito convém destacar a "ajuda" dos compatriotas Pedro Porro e António Adán. Apesar do inegável sucesso individual de ambos, só a elevada confiança que depositam no actual projecto desportivo do Sporting os leva a serem um género de "porta bandeira" no recrutamento de colegas.

A estrutura directiva, pela forma como competentemente (e revelando ter aprendido com os erros) criou e promoveu as condições globais do projecto, e a estrutura técnica, pela forma como desportivamente o legitimou com sucesso, estão intimamente ligadas a esta extraordinária aquisição, mesmo que, e aparentemente, seja apenas por uma época.

Fruto da competência adquirida a diversos níveis, da estabilidade entretanto criada e da confiança gerada por estas duas, o Sporting Clube de Portugal é hoje um clube apetecível e que permite aos seus jogadores, sejam jovens ou consagrados, as oportunidades que lhes possibilitam trilhar o caminho que os leve aos objectivos e expectativas de carreira. Assim eles consigam ter uma visão a longo prazo e não se limitem a olhar para o saldo actual da sua conta bancária!

publicado às 12:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 04.09.2021 às 13:26

Caro Leão do Norte,
Plena concordância com o teor analítico do post.
Sem mais delongas, o título resume e tudo diz:
"Competência e Estabilidade"
Apenas e se me permite, acrescentaria outra condição qualitativa:
"Credibilidade"
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 14:22

Caro Rumo Certo,
Sem dúvida que a credibilidade é mais uma das qualidades que o actual projecto desportivo do Sporting apresenta.
Muito por mérito da estrutura directiva foi possível a conjugação de múltiplas qualidades que nos tem levado ao sucesso.
Sem imagem de perfil

De RCL a 04.09.2021 às 15:27

O Sevilha tentou até ao fecho do mercado "roubar" Pablo Sarabia, sem sucesso.
Sem dúvida o Sporting, actualmente, tem credibilidade externa o que leva a que jogadores com esta qualidade escolham o clube para prosseguir a carreira .
Hoje, no Sporting, há um projecto que Varandas anunciou na sua tomada de posse : o real aproveitamento da Academia que tantos talentos tem dado ao futebol português e até Mundial, ainda há 3 dias, Cristiano Ronaldo, o maior expoente da formação leonina, transformou, em 7 minutos, uma derrota certa numa vitória fulgurante. Fernando Santos já preparava o discurso da derrota.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 15:59

Caro RCL,
Em Espanha não foi só o Sevilha a tentar o seu regresso. O Atlético de Madrid, por um pedido expresso de Simeone, também tentou a sua contratação.
Um jogador com esta procura optar pelo Sporting é a prova da credibilidade e das condições de sucesso que o Sporting actualmente proporciona.
Sem imagem de perfil

De RCL a 04.09.2021 às 16:14


O Sporting está no caminho certo , há que manter a este elenco e esta dinâmica.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.09.2021 às 16:43

Caro amigo Leão do Norte

O facto de um jogador como Pablo Sarabia aceitar jogar no Sporting revela como o Clube se tornou apetecível. É verdade que ele estava colocado perante um contexto especial, correndo o risco de pouco "calçar" no PSG, mas podia ter optado entre outras equipas que mostraram interesse nele.

Avaliado em 25 milhões de euros e com presença assídua na seleção espanhola, Sarabia escolheu o Sporting por se ter verificado uma conjugação de factores, desde logo a transferência de Nuno Mendes e a participação na Champions, não descurando a estabilidade do projecto desportivo leonino e a presença de Porro e Adán. O que é certo é que vai vestir de verde e branco um jogador de grande categoria que faz quatro posições (nas duas alas, 2º avançado e médio ofensivo).
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 17:07

Caro amigo Leão Zargo,

É de destacar o quanto o Sporting se tornou apetecível. Só assim se compreende a sua presença no actual plantel.
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 04.09.2021 às 16:54

Sim, de facto o Sporting Clube de Portugal, nos últimos tempos, elevou a imagem de forma exponencial.
Quanto ao Sarabia, já se escalpelizaram aqui as boas razões da sua escolha, mas convém, sendo realistas, acrescentar que também pesou muito o conforto de, teoricamente, se garantir uma titularidade certa.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 17:36

Manuel Beites,
É um facto que já se expuseram as boas razões da sua escolha, mas o que se pretende destacar é a própria escolha e alguns aspectos do contexto que a proporcionou.
Em relação à questão da titularidade o Sarabia também a poderia ter teoricamente conseguido noutros clubes interessados, destacando por exemplo a Real Sociedad, mas, mesmo no Sporting, convém ele não estar muito confortável. Rúben Amorim é um treinador que coloca o colectivo acima de qualquer individualidade e já demonstrou que não olha a nomes.
Apesar de toda a qualidade individual, Sarabia vai ter de demonstrar que ela é uma mais valia para o colectivo. Caso contrário vai sentir, como qualquer outro, o "conforto" do banco.
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 04.09.2021 às 18:41

Caro leão do Norte.
Bem... também sou do Norte e Leão. . Maia
É sobejamente conhecido que Ruben Amorim não leva os curriculum para os treinos e quanto à titularidade certa do Sarabia, salvaguardei-a com o advérbio "teoricamente".
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 19:00

Caro Manuel Beites,

Como já por diversas vezes expressei, o Sporting é um verdadeiro Clube de PORTUGAL, por mais que alguns, até mesmo dirigentes, na região de Lisboa desconheçam esta realidade. Mas nós "cá em cima" conhecemos bem a realidade e sabemos da nossa força.
Em relação à titularidade eu percebi que abordou o tema de uma forma provável e não consumada, mas utilizei a sua dica para salientar a necessidade do Sarabia no Sporting, e com o Rúben Amorim, justificar a titularidade.

Saudações Leoninas de um Norte que, em variadíssimos locais, também é Leão.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 04.09.2021 às 17:09

Boa tarde caro Leão do Norte,

Como benfiquista, posso dizer que estou verde de inveja. Como amante de futebol, muito contente de ver um jogador desta classe a jogar em Portugal.

O Pablo Sarabia, sendo certo que em condições normais, parece-me que nunca estaria ao alcance de nenhum dos ditos grandes, pelo que fui lendo, nomeadamente em Espanha, não foi nada difícil convencê-lo a jogar no Sporting ainda que tenha sido assediado por grandes clubes por lá e isso diz muito. O jogador vem motivado tendo tudo para correr bem.

Do que conheço, tem processos simples, muita visão de jogo, boa chegada a área, cruza muito bem e ainda tem golo. Já referi que estou verde de inveja?

Por muita pena que tenha de ver um benjamim sair de Portugal - desejo a maior das sortes ao Nuno Mendes - não creio que fiquem a perder, sai um jogador com muitíssimo potencial mas recebem um jogador feito e de grande classe.

Vocês este ano vão ser novamente um osso duro de roer, permita-me a liberdade de expressão.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 17:50

Boa tarde cara Elsa,

As suas considerações não me surpreenderam em nada, dado o seu conhecido desportivismo e a sua simpatia.
É precisamente o seu desportivismo que lhe permite ter uma visão lúcida sobre os acontecimentos desportivos e opiniar com propósito, mesmo em temas que versam clubes que não o seu.
Neste contexto o facto de ser benfiquista é um "mero" detalhe, como aliás deveria ser para os adeptos de todos os clubes.

Cumprimentos e continue a sentir a "liberdade" para participar neste blogue, o que para nós é um gosto.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 04.09.2021 às 19:46

Bem, no geral sim, considero que tenho bastante desportivismo, a excepção à regra é o FCP.

Pó outro lado, e em abono da verdade, o tema do seu texto é, do meu ponto de vista, bastante pacífico.

Há outros, por exemplo, o João Mário, um caso recente, onde, e deixando de lado o dinheiro, a minha opinião chocaria, eventualmente, com a sua e. Da mesma forma que a vinda do Otamendi para o Benfica, e por ter jogado no FCP, me fez irritar-me solenemente com muitos benfiquistas.

Mas, penso eu, desde que com educação, tudo se pode discutir.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 19:57

"Mas, penso eu, desde que com educação, tudo se pode discutir.".
Sem qualquer tipo de dúvida!

O eventual choque de opiniões até pode ser salutar e motivo para um bom debate de ideias.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 04.09.2021 às 20:16

Subscrevo, mas easier said than done.

De qualquer forma, como o Leão do Norte disse num comentário após o jogo do Sporting com o Famalicão, começar reconhecer o valor dos adversários, pode ser um bom princípio. Por cá, e não só por cá infelizmente, é muito raro acontecer e pior do que isso, a norma parece ser, quando um jogo corre menos bem ou mesmo mal, transformar isso numa arma de arremesso contra a equipa e/ou o próprio clube. There is still a long road ahead 😃.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 20:38

"There is still a long road ahead"
But we need to start running it.
Sem imagem de perfil

De MAV a 04.09.2021 às 17:16

Post a elevar a direcção actual.
Os jogadores sempre foram atrás do € legítimo ...Sarabia não perde € e ganha minutos.
Agora dizer que os jogadores têm tudo planeado na carreira podia dar tantos exemplos. mas vou dar um JM saiu do campeão sem saber se ia jogar a champions para um clube com o presidente
Detido na altura.
Como se vê foi uma comunhão de factores que trouxeram Sarabia e acredito que Porro e Andan tiveram mais influência que o resto.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 18:18

Caro MAV,
Interpreto a consideração de que o post é para elevar a direcção como uma legítima manifestação de opinião por parte de alguém que não me conhece.
Procuro emitir opiniões com base no que considero ser justo e não para, especificamente, elevar alguém ou algo. Se essa opinião é positiva e for, por alguns, interpretada como uma elevação, será sempre uma consequência e não o propósito.
Ninguém escreveu que os jogadores planeiam tudo, mas sim que o planeamento é rigoroso. No entanto o rigor ou as permissas desse rigor podem ser diferentes de jogador para jogador e dependem das possibilidades de cada um.
Acha que o JM não planeou a saída do Sporting? Obviamente que planeou tudo, mas estabeleceu prioridades nesse planeamento. Valorizou essencialmente a conta bancária para os próximos anos, mesmo que isso implicasse não disputar a Champions este ano ou encontrasse instabilidade no novo clube.
Sem imagem de perfil

De MAV a 04.09.2021 às 18:41

Leão do Norte

... JM planeou o que todos fazem... ou quase... o dinheiro legítimo como disse. É um rigor comum nada de mais.
Faço uma pergunta o que Cristiano fez?
Se não fosse Ferguson ia pro City mesmo com o facto de ter jogado no MU.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 19:31

É o chamado planeamento financeiro!
Mas a escolha do Sarabia até nem necessitou desse planeamento.
Sem imagem de perfil

De RCL a 04.09.2021 às 18:19

MAV
João Mário, profissional muito digno, não é burro :sabia que ia estar na Champions, quem tem um Odysseias.............e mais, que teria lugar certo nas escolhas de FS, ainda não tinha assinado já a CS lampiónica dava-lhe garantias.

O que se questiona : porque FS não chamou JM antes; foi titular na equipa campeã e esteve sempre em grande forma Porque Willians vindo de lesão e bancário em toda a época. Esta pergunta é para burros!
SL
Sem imagem de perfil

De MAV a 04.09.2021 às 18:54

Volto a repetir JM foi atrás do $ na minha opinião não teve nada a haver com a selecção.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.09.2021 às 20:05

Caro Leão Zargo,

Sarabia é a cereja em cima do bolo. Mas nele há outros ingredientes importantes. Não é por acaso que se têm contratado outros atletas, muito promissores. E para além do desejo de quem contrata, tem de haver a vontade do contratado. E neste momento, como diz, o Sporting é um clube apetecível. Os jogadores sentem que podem jogar e valorizar a sua carreira, sem esquecer o verdadeiro espírito de equipa que existe. Para além do que é visível, está a fazer-se um trabalho competente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 20:46

Caro Nação Valente,
Nas transferências do futebol actual a vontade do contratado é cada vez mais relevante, daí que os clubes devam apresentar condições que os tornem apetecíveis.
E o Sporting tem vindo a dotar-se dessas condições.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 04.09.2021 às 22:27

Depois do que se passou em Akcochete, pensei sempre que nunca viriam para o Sporting, jogadores de grande qualidade durante muitos anos, felizmente a credibilidade que também foi ajudada pelos resultados desportivos e a ida a liga dos campeões também ajudou muito. Agora é preciso dar continuidade a este projeto que tem muito de Ruben Amorim que foi o treinador escolhido pela Direção. Até chegarmos ao Ruben Amorim andamos a deriva e ele colocou-nos no sucesso, que esteja connosco mais de 20 anos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.09.2021 às 22:44

De Perry,
Muitos de nós pensamos o mesmo, mas a recuperação, a diversos níveis, tem sido mais rápida que o imaginado.
Em relação ao Rúben Amorim eu "só" peço mais 10 anos, mas se foram mais de 20 anos tanto melhor!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 06.09.2021 às 21:12

Excelente texto, Leão do Norte, o Sporting "tornou-se num clube apetecível"

Beijinhos
Boa Noite
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.09.2021 às 21:42

Obrigado Luísa.
Felizmente o Sporting actual não é só apetecível aos sportinguistas.

Beijinhos e Boa noite

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo