Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

21120704_dl3Da.jpeg

 

"O Sporting Clube de Portugal viu hoje exposto um conjunto de temas da vida do Clube que de maneira alguma deviam ter sido exibidos da forma como foram.

 

Neste momento o relatório de auditoria da Baker Tilly, contratada pela Comissão de Gestão, está concluído.

 

Sobre o mesmo, o Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal tomou a iniciativa de o entregar às entidades de investigação nacionais, ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube e de pedir ao Departamento de Sócios que o disponibilize para consulta a todos os Sócios com quotas em dia, tal como aconteceu no passado, no centro de atendimento a partir desta 6ª feira".

 

Uma vez que o Relatório de Auditoria datado 15 de Março de 2019 preparado pela Baker Tilly já se encontra na praça pública, disponibilizamos AQUI o link do documento, em formato PDF, para leitura de quem tiver interesse.

 

Ao ler parte do documento, duas declarações da Baker Tilly despertaram interesse:

 

"O âmbito do nosso trabalho, não constituiu a natureza de uma auditoria forense, sendo que as nossas opiniões e conclusões se basearam e assumiram que a informação disponibilizada, é correcta, verdadeira, lícita e factual, bem como que os esclarecimentos que nos foram  disponibilizados, estão despidos de preconceitos ou intenções de distorcer as nossas análises e conclusões".

 

"A nossa análise não constitui uma descrição exaustiva de todas as situações anómalas que possam eventualmente ter ocorrido no período em apreço e que possam ser questionadas do ponto de vista de cumprimento das denominadas boas praticas de gestão, quer pelo facto de termos apenas efectuado as revisões e análises sobre as transacções enunciadas no caderno de encargos (cuja definição não foi da nossa responsabilidade), quer pela subjectividade que a classificação de uma pratica anómala encerra".

 

Induzem qualquer leitor a concluir que o ónus de investigar as anomalias resultantes da Auditoria recai sobre as "entidades de investigação nacionais".

 

publicado às 05:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 11.04.2019 às 05:16

Acho que ninguém acredita que esta divulgação tenha sido acidental. Ainda por cima no grupo cofina que tem sido um aliado desta direcção
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:05

Bem... é uma questão muito subjectiva, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De zé do povo a 11.04.2019 às 15:11

Acidental, que dúvida?!
Toupeirice só do outro lado.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.04.2019 às 08:33

Vamos ver o que dizem as autoridades. Curiosamente o relatório está no site da Bola desde 15 de Março. Se o Rui quiser eu até disponibilizo o link, mas basta fazer uma pesquisa no google por: auditoria de gestão sporting sad

Nem sequer preciso de esperar por 6ª feira. Já o li (algumas partes li na diagonal, confesso) e vejo algumas coisas que poderão ser alvo de investigação como alguns contratos de jogadores (mas não a parvoíce dos irmãos Ruiz pois isso foi apenas uma exigência do Allan). Há um ponto que acho parvo estar neste relatório, que é a análise desportiva a Montero. Mas o que é que uma empresa de auditoria sabe de futebol? Estamos a brincar?

A parte do scouting é para investigar.

A parte dos direitos de imagem, o fisco poderá querer perceber se há algo parecido com o que aconteceu com o Cristiano Ronaldo (numa escala bem menor, claro).

Depois há muito palavreado financeiro que não entendo.
Mantenho o que disse. Parece-me pelo que leio que não irá sair daqui nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:04

Mike,

Há muito para investigar caso as autoridades assim entendam. Vamos aguardar...

Agradeço mas dispenso o link, até porque já tenho a informação. Na realidade, creio que poucos, se alguns, estarão dispostos a ler o muito extenso documento. A maioria irá optar por rever as manchetes e resumos noticiosos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:43

Mike,

A data de 15 de Março não é indicativa de quando o documento foi disponibilizado no site de o A Bola, mas sim da carta que a Baker Tilly dirige ao Sporting.

Eu, se assim desejar, também posso publicar o documento aqui no blogue nessa data e foi isso que o jornal fez, deliberadamente, é óbvio, para enganar o "zé povinho".
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.04.2019 às 09:48

Na pesquisa do google indica claramente que o link está disponível desde 15 de Março.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:53

Porque o A Bola fez essa montagem. Se eu fizer o mesmo, a pesquisa da Google indicará essa data. É um processo muito simples.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.04.2019 às 10:14

Já estive a investigar a página e realmente parece ter sido colocada online apenas hoje de madrugada, apesar da data do google.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 10:23

Claro... nem podia ser outra coisa.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 11.04.2019 às 09:28

Rui Gomes

Amigo Rui hoje comecei mal o dia. A primeira notícia que li foi de uns tantos credores que vão a tribunal reclamar os seus créditos, que estão no seu pleno direito. Depois vi que a Auditoria do SCP estava acessível para quem a quiser ler, e por fim este comunicado que no primeiro paragrafo me dá uma revolta imensa, que tentarei não a divulgar.

Analisando estes casos que me fizeram ficar revoltado, eu não desejo e não quero que o meu clube seja todos os dias noticiado sobre dividas que gente foleira contraiu e que esta Direcção não consegue pagar nem negociar prazos de pagamento. Dever a maioria dos clubes sabem o que é isso, agora não acredito que não haja alguém dentro desta Direcção, que não consiga conversar com os credores sobre estes graves casos. O Presidente tem de assumir perante os adeptos que não consegue resolver este e outros casos que herdou de uma anterior Presidência desastrosa que espero seja condenada e tem jogadores que pode vender e liquidar as dividas mais prementes. Para mim tanto me faz o lugar que ficamos no campeonato, pois a partir do segundo lugar nada me interessa, pois prefiro ser de um clube sério e honrado e não ter todos os dias de ler estas vergonhas, que não deveriam de existir.
Sobre a auditoria, que não consigo ler, pois as letras são demasiadas pequenas espero que o jornal do clube a transcreva, pois tenho interesse em saber o que aconteceu nos últimos 5 anos de uma miserável gestão, que deixou o clube numa posição desesperada onde se gastou dinheiro sem qualquer controle da parte de um Conselho Fiscal, que pelos vistos nada controlou. Vou aguardar pela leitura deste documento.
Sobre o primeiro paragrafo, quem redigiu o comunicado tem falta de qualquer coisa , pois não sabe o que se passa na sua casa que foi "assaltada" sem autorização. Estou a ficar preocupado com tantas falhas. Errar é humano muitas vezes é muito preocupante.

Abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.04.2019 às 09:57

Fernando Albuquerque,

Pode descarregar a auditoria em formato PDF e fazer zoom, caso não a consiga ler.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 11.04.2019 às 11:10

Mike Portugal

Agradeço a sua informação. Já tinha acedido em vários locais à auditoria. O problema era aumentar o tamanho das letras, pois costuma haver uma lupa para se conseguir isso e desta vez não estava á vista. Ter 79 anos é bom sinal, mas estas modernices por vezes atrapalham.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 11:19

Caro Fernando Albuquerque,

No lado direito, por cima das páginas, aparece "+" e "-". É só fazer click à sua conveniência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 09:58

Creio que se refere à alegada dívida a empresários. A informação disponível é pouca, mas eu fico com a ideia que a Direcção pretende contestar a dívida, ou pelo menos uma parte.

Quanto à Auditoria, consta de 257 páginas. Não vejo como o Jornal Sporting pode publicar o documento completo.


A gestão dos últimos cinco anos é um "saco de batatas podres", por falta de melhores palavras.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 11.04.2019 às 10:09

Rui Gomes

A verdade é que os jornais publicam a notícia dos credores e não se preocupam se as dividas existem ou não. A função deles é deitar abaixo o nosso clube.

Sendo tanta página vai ser difícil o jornal publicar a auditoria. Na Net temos possibilidade de ler e imprimir o que nos interessa saber.

Obrigado pelo esclarecimento. Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 10:22

Caro Fernando Albuquerque,

Há outras fontes, mas já é público apresento-lhe aqui o link do documento de 257 páginas que consta a Auditoria em formato PDF. Pode ler com calma e como já referiu o leitor Mike, pode ampliar a letra para facilitar a leitura.

Uma palavra de cautela, tanto a ler como a comentar, deve.o fazer por partes, caso contrário tornar-se-á numa grande "salsichada".

https://www.abola.pt/doc/relato_rio_sporting.pdf

É só fazer click no link.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 11.04.2019 às 17:42

Estimado Rui Gomes

Estive toda tarde a ler a auditoria. Muitos mapas, muitas comparações que não fiz e muita confusão. Já não tenho paciência para me debruçar sobre este documento. Um coisa lhe posso dizer ninguém pode tirar conclusões. pois muitas informações não foram presentes aos auditores segundo li várias vezes.
Alguns mapas quanto a mim estão mal elaborados, por exemplo ao fazerem o historial de um atleta bastava um único mapa onde constasse o valor de aquisição incluindo as comissões e outras despesas e o valor de venda também com todas as despesas inerentes. Salvo erro também indicam os honorários, e isto é uma confusão, que só tendo os mapas à nossa frente conseguimos chegar a uma conclusão.
Por outro lado, fazer mapas com despesas não me diz nada. O que interessa saber é se essas despesas estão bem contabilizadas e se existe justificação para essa despesa. Se as pessoas que vão investigar esta auditoria não tiverem acesso a todos os documentos, principalmente contratos negociados não chegam a qualquer conclusão.
Vamos ter tempo para ler e ouvir os críticos e os que acreditam na gestão do destituído. Para mim esta auditoria é muito parca em informações concludentes, ou sim ou não , visto as suspeitas não poderem existir. numa empresa qualquer que seja a sua actividade.

Abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 17:49

Caro Fernando Albuquerque,

Por enquanto estou limitado a ler/ouvir opiniões como a sua, uma vez que ainda não tive disponibilidade para começar a ler o documento.

Tenho a ideia, no entanto, que é necessário alguns conhecimento da matéria para verdadeiramente compreender o todo do trabalho efectuado.

Vamos esperar para ver o que mais surge na praça neste sentido.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.04.2019 às 09:46

Depois de a colocarem na CS, a auditoria chega finalmente aos sócios….

Com tanta teoria da conspiração instalada, li algures que o sócio maioritário da empresa que fez a auditoria a BakerTilly, foi vogal da direcção do Godinho Lopes….. isto é verdade?!?

Todos os clubes se forem exaustivamente auditados vão encontrar más decisões…. a ânsia nesta busca deveria pelo menos ser igualada na busca de soluções de futuro….. quanto tempo esta direcção vai perder a falar do ex-presidente? Não me digam que quando vendermos o B.Fernandes também vai aparecer na auditoria que foi brilhante a contratação do Bruno….
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.04.2019 às 09:59

Schmeichel,

Há ali algumas coisas na auditoria que têm que ser investigadas, mas tal como já disse, no geral, não me parece que vá dar em nada de crime, pois o que se vê muitas vezes são apenas más decisões financeiras. E se isso fosse crime, Godinho Lopes estava na cadeia há muito, bem como alguns dos ex-presidentes do SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 10:09

Mike,

Por favor... há claros indícios de muita coisa, muito mas mesmo muito além de "más decisões".
Sem imagem de perfil

De Hugo T a 11.04.2019 às 18:55

Li ja uma boa parte do documento, muita informação é isso mesmo, informação, que coloca à avaliação do atual executivo, como o caso do Montero, por ser uma pratica pouco normal e fora dos parâmetros duma gestão coerente, nada de mais.
Mas não se podem ignorar varias decisões pelo menos em 3 areas, Comunicação, scouting, relação com as claques, a tal gestão champions não pode comprar milhões de euros em serviços sem conhecimento do departamento financeiro, sem relatórios, sem atas, etc. O Sporting pagou milhões por faturas em triplicado e tão só.
Outros atos de gestão em momentos chave, após eleições e pre suspensão do CD, são no mínimo passiveis de suspeição séria, basta verificar as faturas pagas com indicação expressa de bdc e Carlos Vieira após 25 de maio.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 10:05

Meu caro Schmeichel,

A minha intenção é respeitar a sua liberdade de expressão, como aliás sempre fiz ao longo dos anos que aqui comenta.

Para um bom entendedor, meia palavra basta!!!

E vou ficar por aqui... por agora.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 10:06

Com o mal dos outros podemos nós bem.....
Já cá faltava o defensor do destituído....
Há más decisões e roubos.... a auditoria aponta nas duas direcções.... é só ler
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 11.04.2019 às 14:03

Caro Schmeichel,

considerar um contrato de prospecção de 1M€ e, sem relatórios, sem resultados e sem indicações de jogadores e sem mais dados, não rescindir o mesmo contrato por incumprimento e, ainda assim pagar o mesmo, desculpe o caro, mas não é má decisão, é crime. Desvio de fundos da SAD. É um crime tão intemporal nas sociedades como as sociedades em si. E só falo deste episódio, porque muitos outros mais podem vir ao de cima, sendo uns realmente más decisões enquanto outros roçarão o crime... A entidades competentes pronunciar-se-ão.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 11.04.2019 às 10:50

Bom dia,
Esta auditoria e tantas outras que já foram feitas, na minha opinião só revela que o SCP movimenta demasiado dinheiro para que esteja à mercê de aventureiros sejam eles BDC ou GL .
Tendo um investidor que compre a maioria da SAD o mesmo terá mais a perder do que estes que não põem lá nada mas tiram de lá muito .

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 11:16

Uma faca de dois gumes...
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 11.04.2019 às 14:07

Levanta uma muito pertinente questão. Como é que pode o Sporting, através dos seus sócios, continuar a eleger pessoas completamente incapazes de reger o seu próprio património, quanto mais o de uma instituição como o Sporting??? Claro que irá haver prevaricadores, quando quem é eleito andou por esta vida sempre a tentar ser senhor mas com uma corda ao pescoço. Acho que os sócios têm que começar a pensar seriamente quem elegem, tendo em conta não apenas os seus programas mas também as ambições pessoais de cada candidato, os seus percursos profissionais e, se for do conhecimento, a sua saúde financeira... O mesmo se vê do outro lado da 2ª Circular, e o mesmo se vê no Norte. Negócios constantemente obscuros com o dinheiro que não lhes pertence. É uma boa questão!
Sem imagem de perfil

De Pedro a 11.04.2019 às 13:29

Com as já referidas contas consolidadas agora publicadas, aqui fica a comparação dos resultados com a indicação dos Presidentes das Direções, para que se possam tirar as devidas ilações:

1. Mandato Pedro Santana Lopes / José Roquette: € -32 Milhões (Prejuízo)
2. Mandato Dias da Cunha: € -118M (PREJUÍZO)
3. Mandato Soares Franco: € -51M (Prejuízo)
4. Mandato José Eduardo Bettencourt: € -70M (Prejuízo)
5. Mandato Luís Godinho Lopes: € -111M (PREJUÍZO)
6. Mandato Bruno de Carvalho: € +1M (Lucro)

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 13:56

Isso é para atirar areia para os olhos de quem?

Veio bater a má porta!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 15:11

Eles (os Brunistas) andam doidos.....
Sem imagem de perfil

De Pedro a 11.04.2019 às 15:47

Quando vão passar à frente do estigma de ser ou não ser Brunista (whatever that means) e verem tudo o que de bom foi feito... e a vergonha que este clube é hoje em dia?

E já agora... o Cintra já pagou a indemnização ao Peseiro, como disse que o faria???
Sem imagem de perfil

De Pedro a 11.04.2019 às 15:56

E mais....
Algum comentário a fazer????

O patrão da Baker Tilly


Muito Sportinguistas não sabem, mas o patrão da Baker Tilly é um antigo conhecido dos Sportinguistas. Falo do senhor Paulo Gil André, representante da Baker Tilly Portugal que esteve à frente desta auditoria, como podem ver de seguida:


Pag 2 - Auditoria de Gestão de Bruno de Carvalho

Como podem verificar, a introdução da auditoria foi escrita e assinada pelo senhor Paulo Gil André, responsável pela auditoria. Ora, e quem é este senhor, perguntam os Sportinguistas? 


O senhor Paulo Gil André fez parte das listas de Bruno de Carvalho em 2011. As célebres eleições do "churrasquinho" dos votos. A realidade é que Godinho Lopes foi empossado e uma das suas primeiras medidas passou por convidar precisamente o senhor Paulo Gil André para ser seu vogal no Conselho Fiscal da SAD (link do seu CV carregado no site do Sporting (aqui)). Convite que o senhor Paulo Gil André aceitou e que é demonstrativo da total falta de personalidade de alguém que esteve numa lista a apoiar Bruno de Carvalho e que no dia seguinte às eleições de 2011 passa a estar no Conselho Fiscal da SAD de Godinho Lopes. Absolutamente fantástico.

E mais uma daquelas jogadas de "jogo duplo" da política leonina, que já vai sendo um clássico para as nossas bandas. Só para exemplificar, recordar outra jogada fantástica dessa época em que a esposa de Sérgio Abrantes Mendes (candidato nessas eleições) que também no dia seguinte às eleições foi convidada para ser vice-presidente da MAG da SAD. Convite que também aceitou.


Por falar em Conselho Fiscal da SAD, falamos precisamente dos senhores que tinham o dever e a obrigação de fiscalizarem o trabalho do conselho de administração de Godinho Lopes. E não o fizeram, com os resultados conhecidos por todos de mais de 100 milhões de euros de prejuízos acumulados nesses dois anos.


Ou seja...

A Comissão de Gestão optou por escolher a Baker Tilly, liderada por um antigo membro dos órgãos sociais da SAD de Godinho Lopes - que já tinha "traído" Bruno de Carvalho - para liderar um auditoria precisamente ao mandato de Bruno de Carvalho. Isto nem inventado. E acrescentar que existem dezenas de empresas de auditoria registadas na CMVM e com habilitação para fazer este serviço.


Mas pior do que tudo isso é ver que a auditoria foi feita desde o início de 2012/2013 até ao final de 2017/2018. Ora, Bruno de Carvalho foi eleito presidente apenas em Março de 2013, o que significa que os primeiros quase 10 meses do exercício económico de 12/13 são da responsabilidade de Godinho Lopes, e também do próprio Paulo Gil André, então membro do Conselho Fiscal da SAD. Portanto, chegamos ao ponto de termos um auditor a avaliar uma parte muito relevante da época 2012/2013 em que a SAD esteve sob a liderança de Godinho Lopes e sob a sua fiscalização.

Ora digam lá que tudo isto não é genial. Bravo, Sporting!!!

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 16:25

Blá blá blá whiskas saketas..... o facto de roubarem o Sporting, no meio dessa conversa toda é que não o preocupa minimamente.... claro, não foi ao seu bolso que foram..... em relação às datas da auditoria e a quem a encomendou está um bocado equivocado, recomenda-se que fale com quem o possa esclarecer.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 11.04.2019 às 17:50

UMA PERGUNTA: Algum Presidente anterior ao mandato de Bruno de Carvalho teve a sorte caída do céu de conseguir um contrato de 515 milhões com a NOS ?
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.04.2019 às 19:03

UMA PERGUNTA: Onde pensa que o Sporting ia acabar se continuasse a ter BdC como presidente?????????
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2019 às 22:26

Inimaginável!!!
Sem imagem de perfil

De Rui santos a 11.04.2019 às 17:26

Parece que esta auditoria causou muita comichão a ala "desterrada" pudera, estão a expor os podres.. A anterior empresa de comunicação não explica a origem da tal verba, so sabe dizer e tudo erros e mentiras. Era o braço direito deles, normal que estrabuchem.

Quanto ao resto, se houver materia, cadeia com eles! É o lugar dos ladrões!

Quanto a divulgaçao, é de lamentar a forma como saiu. Expor dados sensíveis do clube..
Sem imagem de perfil

De Governo Verde a 11.04.2019 às 18:47

Segundo José Manuel Freitas foi a LPM a entregar aos media.
Sem imagem de perfil

De Rui santos a 11.04.2019 às 23:25

Quando se têm cavalos de troia (LPM = lampiões) no clube, da nisto.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo