Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Considerações de Salgado Zenha

Rui Gomes, em 11.09.19

img_920x518$2019_09_10_16_37_27_1600090.jpg

Em entrevista à agência Lusa, um dia depois de divulgado o Relatório e Contas da época 2018/19, Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, falou sobre o estado de coisas no Clube, nomeadamente na SAD.

Eis algumas das suas considerações, em síntese:

"O balanço do mercado de transferências foi muitíssimo positivo. Foi o segundo maior rendimento com venda de jogadores que tivemos na história da SAD. Depois, a própria janela, se atendermos ao volume de vendas e compras, temos uma receita líquida de cerca de 62 ME".

"O presente Relatório e Contas não contempla ainda as transferências de Raphinha, Thierry Correia e Bas Dost, que só vão constar no exercício 2019/20. Do ponto de vista desportivo, conseguimos manter a ‘espinha’ dorsal do plantel profissional, reforçar posições que achámos fundamentais e manter o nosso melhor jogador. Se tivéssemos tido esta conversa no início do ‘mercado’, pouca gente acharia que o Bruno Fernandes ficaria, a verdade é que ficou e conseguimos manter aquele que será o activo desportivo mais importante".

"A nossa estratégia foi de efectuar ajustamentos cirúrgicos no plantel com a saída de jogadores considerados excedentários. Percebemos que conseguíamos ter tanto ou mais rendimento desportivo ao retirar esses excedentários, que recebiam muitíssimo bem e estavam desajustados ao mercado, e introduzindo novos jogadores, nomeadamente, da formação e mais ajustados ao que vão jogar ao longo da época”.

"Procedemos à venda dos jogadores com um registo de mais minutos, mas não ajustados às possibilidades e com menos repercussões no rendimento desportivo. Conseguimos, com isso, fazer uma redução líquida de custos anualizada de 10 milhões de euros, logo a partir de Janeiro, que se reflecte no Relatório e Contas em cerca de cinco milhões de euros no ano".

"Os jogadores do plantel têm um salário ajustado ao mercado. O Bruno Fernandes terá um aumento adequado ao rendimento dele, dentro das nossas possibilidades. O caso do Bas Dost foi paradigmático, nós podemos fazer um esforço até determinado limite, depois não temos capacidade".

"Sobre Bruno Fernandes, não vou lançar números, porque o mercado é dinâmico e eu até estaria disposto a vender o Bruno por um valor, mas, depois de o Raphinha sair, já só estou disposto por outro. É dinâmico, não vou deixar um número que pode ancorar uma negociação, que depois não faz sentido, porque tem de se analisar o momento do jogador e o momento do rendimento desportivo".

"O desafio da administração passa por equilibrar financeiramente o Clube e manter a competitividade desportiva, ambicionando o reinvestimento na Academia e o reforço da aposta na formação. Temos de ser pacientes. Eu oiço muitas vezes que os sportinguistas são pacientes há muito tempo, pois são. Eu também sou sportinguista, sou sócio há 26 anos, e também tenho de ser paciente e tenho de ter consciência disso. Se quisermos dar um passo maior do que a perna, vamos ficar pelo caminho e isso não queremos. O que queremos é criar os alicerces para lá chegar".

"O Jorge Mendes é um parceiro, como é uma quantidade enorme de agentes, porque sempre dissemos que trabalhamos com todos os agentes, mas defendendo os nossos interesses. (...) Por curiosidade, não comprámos nenhum jogador com o Jorge Mendes, só vendemos, e contribuiu nas operações de Rui Patrício, Gelson Martins, Daniel Podence e Thierry Correia".

"Encaro com absoluta naturalidade a proposta de aumento da remuneração para os administradores da SAD e  para o presidente. Não somos nós que decidimos, mas não sou hipócrita (...), faz sentido porque temos um estudo de 'benchmarking' que mostra que o agora está a ser sugerido é muito abaixo da mediana do mercado e, se formos ver, os administradores dos nossos rivais ganham mais do que nós, e não estou a falar de variáveis.

Em primeiro, quem decide a política de remunerações é uma comissão accionista e, em segundo, esta Direcção prometeu manter inicialmente os vencimentos da anterior e até recebeu menos porque abdicou do 'bolo' dos prémios colectivos indexados aos resultados desportivos".

A Assembleia Geral da SAD está convocada para o dia 1 de Outubro.

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


4 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 11.09.2019 às 07:52

A herança que receberam foi pesada, não nego.
Comentando algumas frases
"Conseguimos, com isso, fazer uma redução líquida de custos anualizada de 10 milhões de euros, logo a partir de Janeiro, que se reflecte no Relatório e Contas em cerca de cinco milhões de euros no ano"
Foi de facto um dos principais mistérios, tinham saído Jesus e muitos jogadores que estavam no lote dos mais bem pagos, mas os primeiros relatórios parcelares da época demonstravam uma descida muito ténue das despesas com salários, estiveram bem nesse aspeto (apesar de terem exagerado nos acordos para revogação dos contratos a custo zero)

"O Jorge Mendes é um parceiro, como é uma quantidade enorme de agentes, porque sempre dissemos que trabalhamos com todos os agentes, mas defendendo os nossos interesses. (...) Por curiosidade, não comprámos nenhum jogador com o Jorge Mendes, só vendemos, e contribuiu nas operações de Rui Patrício, Gelson Martins, Daniel Podence e Thierry Correia".
Também por curiosidade, dos 4 jogadores referidos, Gelson e Thierry não são jogadores de Mendes. Também curiosamente, TODOS os jogadores que rescindiram e não voltaram (exceto Ruben Ribeiro) foram parar a clubes do universo (carrocel?) Mendes. E essa ajuda só nos custou PELO MENOS 5 milhões, está no Relatório, estando a maior parte da verba (4 milhões) relacionada com a assunção da alegada dívida por causa das renovações de contrato de Rui Patrício e Adrien

"Encaro com absoluta naturalidade a proposta de aumento da remuneração para os administradores da SAD e para o presidente. Não somos nós que decidimos, mas não sou hipócrita (...), faz sentido porque temos um estudo de 'benchmarking' que mostra que o agora está a ser sugerido é muito abaixo da mediana do mercado e, se formos ver, os administradores dos nossos rivais ganham mais do que nós, e não estou a falar de variáveis."

É claro que a proposta da comissão de remunerações vai ser aprovada, quando o Sporting tem a maioria dos votos.
Em tese até concordo com esta parte, o problema é quando nos têm vendido (em dias alternados, eu sei) a ideia que estamos a viver acima das nossas possibilidades. Exigem a redução de custos, cortar excessos, mandam embora jogadores porque têm vencimentos incomportáveis, não discuto nada disso, mas num momento em que vimos de dois anos consecutivos com resultados financeiros muito negativos, falar de aumentos para a administração de 20, 25% não lembraria ao careca.
E se quisermos falar em benchmarks com os nossos rivais, há muitos aspetos em que estamos abaixo do mínimo, e é nisso que a administração se devia concentrar

Neste momento, o principal problema financeiro do Sporting é ter uma estrutura de custos incomportável face às receitas fixas; Rendimentos operacionais (sem venda de jogadores) de 75.8M€ e gastos operacionais são de 104,9M, Mesmo com 75,793 milhões de vendas de jogadores, resultado negativo de 7,877 milhões.
O que faria sentido eram utilizarem esse dinheiro para atrair e manter talento, se aproveitassem o dinheiro para aumentar as pessoas ou para contratar novos que possam trabalhar no aumento desses rendimentos (muito a fazer em termos de marketing, comercial, comunicação e redes sociais), aplaudiria de pé, porque nestes aspetos, e em termos de benchmarking, estamos na pré-história quando comparados com os nossos rivais. Contratar e manter talento, mas não só na administração
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.09.2019 às 08:03

O mesmo redundante "disco"!!!

Estarei errado ao considerar o caro LG é um dos que constituem o lote dos "antis"?

Pergunto, porque todos os seus comentários, sobre seja o que for, são críticos desta Direcção.

Não me diga que ainda está agarrado ao doentio brunismo!?!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2019 às 09:10

Se me é permitido intrometer-me na conversa, acho que o comentário de LG é pertinente. A primeira vez que ouvi/li a notícia do aumento da remuneração da administração da sad, confesso que também me soou mal. Contudo, não podemos ser românticos. Só quem tenha fortuna pessoal ou a expectativa de receber ainda mais indirectamente, pode abdicar duma remuneração compatível com a responsabilidade do cargo desempenhado. E não vale a pena fazer comparações com jogadores e técnicos. É um mundo à parte. Já faz sentido comparar com o que se passa noutras sad e saber também se há acumulações com o clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.09.2019 às 09:17

Não apaguei o seu comentário, mas deixo o alerta que aqui é exigido que o leitor se identifique através de nome/pseudónimo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds